Translate this Page

Rating: 3.0/5 (867 votos)



ONLINE
4




Partilhe este Site...

 

 

<

Flag Counter

site, fee epub, link, get pdf, enter link, free book, download book, this link, free book, download pdf,

biografia LUDWIG VON ZINZENDORF
biografia LUDWIG VON ZINZENDORF

                               

                                  NICOLAUS LUDWIG VON ZINZENDORF BIOGRAFIA

 

NICOLAUS LUDWIG VON ZINZENDORF, HERDEIRO DE UMA DAS FAMÍLIAS MAIS IMPORTANTES DA EUROPA, FOI DESTINADO PARA ALTAS FUNÇÕES NO SÉCULO 18 NA EUROPA. DESDE 1662 TODOS OS HOMENS DO CLÃ ZINZENDORF TINHA O TÍTULO DE CONDE NO SACRO IMPÉRIO ROMANO; ASSIM, JOVENS NICOLAUS LUDWIG TORNOU-SE O CONDE ZINZENDORF NASCIMENTO.

SUA MÃE GRAVOU SEU NASCIMENTO NA BÍBLIA DA FAMÍLIA, ANOTANDO EM 26 DE MAIO DE 1700, EM DRESDEN, O "PRESENTE DO MEU FILHO PRIMOGÊNITO, NICOLAUS LUDWIG", PEDINDO "O PAI DA MISERICÓRDIA" PARA "GOVERNAR O CORAÇÃO DESTA CRIANÇA QUE ELE POSSA CAMINHAR SEM CULPA NO CAMINHO DA VIRTUDE - PODE SER SEU CAMINHO FORTIFICADO EM SUA PALAVRA ".

ESTA CRIANÇA HERDOU, COMO É EVIDENTE, A FILIAÇÃO DIVINA DENTRO LUTERANISMO, E ELE CONTINUARIA A SER UM LUTERANO AO LONGO DE SEUS 60 ANOS. MAS A HISTÓRIA IRIA CONHECÊ-LO COMO UM MORÁVIA. NO ENTANTO, SE ELE ESTIVESSE VIVO HOJE, PROVAVELMENTE SERIA SATISFEITO COM NENHUM DOS DOIS. TALVEZ O PRIMEIRO CLÉRIGO A USAR O TERMO "ECUMENISMO" AO FALAR DA IGREJA, ESTE HOMEM--AHEAD OF-A-TIME TINHA UMA OBSESSÃO-A UNIDADE ESPIRITUAL DOS CRENTES-CRISTÃOS LUTERANOS, MORÁVIOS, TUDO.

A HERANÇA DE ZINZENDORF, ESPIRITUALMENTE FALANDO, ERA QUE DETERMINADA MARCA DE LUTERANISMO INFLUENCIADO POR PIETISMO. OS PIETISTS PROCUROU CONHECER A CRISTO DE UMA MANEIRA PESSOAL. PARA ELES, ANDANDO COM O SALVADOR SIGNIFICAVA SER SEPARADO DO MUNDO, EVITANDO A DANÇA E TEATRO E CONVERSA FIADA. ISSO SIGNIFICAVA VIVER EM OBEDIÊNCIA A CRISTO NA SUA PALAVRA E DE AMÁ-LO COM O CORAÇÃO NA CANÇÃO E ORAÇÃO. SEU FUNDADOR ESPIRITUAL, PHILIP JACOB SPENER, FOI O PADRINHO DO JOVEM LUDWIG E UM AMIGO QUERIDO DE NOTÁVEL AVÓ DO CONDE, BARONESS HENRIETTE KATHERINA VAN GERSDORF.

SEIS SEMANAS APÓS O NASCIMENTO DO JOVEM LUDWIG, SEU PAI MORREU DE TUBERCULOSE, DEIXANDO-O PARA SER CRIADO POR TRÊS MULHERES-MÃE; SUA IRMÃ, TIA HENRIETTA; E SUA AVÓ. APENAS OS DOIS ÚLTIMOS ESTAVAM PRÓXIMOS A ELE EM SUA INFÂNCIA PARA SUA MÃE SE CASOU QUANDO TINHA TRÊS ANOS. ZINZENDORF FOI MORAR COM A TIA HENRIETTA E LADY GERSDORF NA PROPRIEDADE DESTE ÚLTIMO, GROSS-HENNERSDORF, A 60 KM A LESTE DE DRESDEN. ELE SABERIA DEZENAS DE MOVIMENTOS DURANTE A SUA VIDA, MAS POUCOS SERIA MAIS CRUCIAL PARA O SEU DESTINO DO QUE ESTE.

A CONTAGEM JOVEM CRESCEU EM UM AMBIENTE BANHADO EM ORAÇÃO, LEITURA DA BÍBLIA E HINO CANTANDO. SEU TESOURO MAIS QUERIDO AO LADO DA BÍBLIA ERA DE LUTERO CATECISMO MENOR. EM SINCERIDADE INFANTIL, ELE ESCREVEU CARTAS DE AMOR A JESUS E JOGOU-OS PARA FORA DA JANELA DA TORRE DO CASTELO. QUANDO OS SOLDADOS SUECOS INVADIRAM SAXONY, ELES ENTRARAM NO CASTELO EM GROSS-HENNERSDORF E EXPLOSÃO "PARA A SALA ONDE A CONTAGEM DE SEIS ANOS DE IDADE, PASSOU A SER EM SUAS DEVOÇÕES HABITUAIS", OBSERVA JOHN WEINLICK EM CONDE ZINZENDORF. "ELES ESTAVAM ADMIRADOS COMO ELES OUVIU O MENINO FALAR E REZAR - O INCIDENTE FOI PROFÉTICO DO CAMINHO A CONTAGEM ERA MOVER OS OUTROS COM AS PROFUNDEZAS DE SUA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA O RESTO DE SEUS 60 ANOS ".

YOUNG "LUTZ", COMO ERA CHAMADO, NÃO FOI AUTORIZADO A "ESQUECER QUE ELE ERA UMA CONTAGEM", APESAR DE CRESCER NESTE AMBIENTE PIETISTA. ELE FOI EDUCADO E TREINADO, DISCIPLINADO E CULTIVADAS PARA O SERVIÇO FUTURO NO TRIBUNAL.

AOS 10 ANOS ZINZENDORF DISSE ADEUS À INFÂNCIA. ELE ESTAVA FORA DE HALLE PARA PARTICIPAR DA PAEDAGOGIUM DO DISCÍPULO FIEL PIETISTA, AUGUST FRANCKE. HÁ ZINZENDORF PASSOU SEUS PRÓXIMOS SEIS ANOS, SOB O OLHAR ATENTO DE UM TUTOR DESIGNADO PELO SEU TUTOR, O CONDE OTTO CHRISTIAN, E SOB O NARIZ MUITO DE FRANCKE-SE-ELE E ALGUNS OUTROS FILHOS DA NOBREZA TOMOU AS REFEIÇÕES NA CASA FRANCKE. SEUS CAMINHOS PIEDOSOS E STATUS DE NOBRE NASCIMENTO, JUNTAMENTE COM UMA CONSTITUIÇÃO BASTANTE FRÁGIL HERDOU DE SEU PAI, FEZ DELE UM ALVO PERFEITO PARA OS INSULTOS E TRUQUES DE SEUS PARES.

ZINZENDORF PROVOU SER UM BOM ALUNO. AOS 15 ANOS ELE PUDESSE LER OS CLÁSSICOS E DO NOVO TESTAMENTO EM GREGO, ERA FLUENTE EM LATIM E "FRENCH ERA TÃO NATURAL PARA ELE COMO SUA TERRA NATAL, ALEMÃO." EMBORA NÃO SEJA EXCELENTE EM HEBRAICO, ELE MOSTROU DEFINITIVAS DONS POÉTICOS. UM BIÓGRAFO DIZ QUE "MUITAS VEZES ERA CAPAZ DE COMPOR MAIS RÁPIDO DO QUE ELE PODERIA COLOCAR SEUS PENSAMENTOS NO PAPEL, UM PRESENTE QUE ELE MANTEVE POR TODA A VIDA."

NO ENTANTO, EM HALLE O SENHOR FORMOU O JOVEM CONDE ATRAVÉS DE INFLUÊNCIAS NÃO INTEIRAMENTE ACADÊMICOS. ANTES DE SUA CHEGADA, A MISSÃO DANISH-HALLE TINHA ENVIADO DOIS EVANGELISTAS PARA A ÍNDIA. UM DELES HAVIA RETORNADO AO HALLE E MUITAS VEZES NA HORA DAS REFEIÇÕES EM CASA FRANCKE DIRIA DE SUAS EXPERIÊNCIAS. ZINZENDORF ANOTOU EM SEU DIÁRIO, ALGO DO EFEITO HALLE TINHA SOBRE ELE:

REUNIÕES DIÁRIAS EM CASA DO PROFESSOR FRANCKE, AS CONTAS EDIFICANTES ACERCA DO REINO DE CRISTO, A CONVERSA COM TESTEMUNHAS DA VERDADE EM REGIÕES DISTANTES, OS CONHECIDOS COM VÁRIOS PREGADORES, O VÔO DE MERGULHADORES EXILADOS E PRISIONEIROS - A ALEGRIA DE QUE O HOMEM DE DEUS NA OBRA DO SENHOR, JUNTAMENTE COM VÁRIAS PROVAÇÕES QUE FREQUENTAM ISSO, AUMENTOU O MEU ZELO PELA CAUSA DO SENHOR DE UMA MANEIRA PODEROSA -

WITTENBERG

EM VEZ DE CONTINUAR EM HALLE, ZINZENDORF PROSSEGUIU OS SEUS ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS EM WITTENBERG EM CONFORMIDADE COM AS INSTRUÇÕES DE SEU TUTOR. ESTA FORTE INFLUÊNCIA DA ORTODOXIA LUTERANA NÃO ERA TURF AMIGÁVEL PARA PIETISTS, MAS ERA O LUGAR APROPRIADO PARA UM FILHO NOBRE PARA SE PREPARAR PARA O SERVIÇO JUDICIAL. A AVÓ DA CONTAGEM, PREOCUPADO COM A SUA INCLINAÇÃO EM DIREÇÃO AO MINISTÉRIO, SEVERAMENTE DISSE-LHE QUE O SEU LUGAR ERA NO SERVIÇO DO ESTADO. HAMILTON, EM SUA HISTÓRIA DA IGREJA MORÁVIA, OBSERVA COMO OTTO CHRISTIAN EMITIU INSTRUÇÕES PRECISAS "RESPEITANDO A CONDUTA E OS ESTUDOS" DE ZINZENDORF. UMA AMOSTRA DO DIÁRIO DE ZINZENDORF REVELA COMO SEU TUTOR HAVIA MAPEADO SEU DIA PARA ELE, E COMO SEU "CORAÇÃO RELIGIÃO" ERA CLARAMENTE INTACTO AOS 15 ANOS:

ESTA SEMANA COMEÇOU O PLANO DE GASTAR UMA HORA INTEIRA DE SEIS PARA SETE HORAS DA MANHÃ, BEM COMO À NOITE DE OITO PARA NOVE, E POR QUINZE MINUTOS EM UM QUARTO DE DEZ, EM ORAÇÃO. TAMBÉM RESOLVI CONTINUAR O ESTUDO DO DIREITO CIVIL COM TODA A MINHA ENERGIA, UMA VEZ QUE EU ESPERO TODOS OS TIPOS DE INTERRUPÇÕES NO PRÓXIMO VERÃO. OS EXAMES COM MENCKEN. ÀS DEZ HORAS EU CERCADA. AOS ONZE ANOS, ESTUDEI OS PANDECTS. AOS DOZE ANOS EU COMI. EM UM EU JOGUEI BADMINTON (VOLANTS SCHLUG). ÀS DUAS QUE EU TIREI. ÀS TRÊS EU ASSISTI A UMA PALESTRA NA HISTÓRIA DO REICH. ÀS QUATRO DANCEI. ÀS CINCO BARDIN (TUTOR FRANCÊS) ESTAVA AQUI. ÀS SEIS EU ESTUDEI DIREITO CIVIL. ÀS SETE EU JANTEI. AOS OITO ANOS EU ORAVA. ÀS NOVE ESTUDEI EXAME DE HOPPI.

HAMILTON OBSERVA QUE EM WITTENBERG "SEUS PRECONCEITOS HALLENSIAN CONTRA AS AUTORIDADES EM WITTENBERG USAVAM OFF - ELE FRESADA PARA APRECIAR ESTES HOMENS." FIEL À SUA "OBSESSÃO" PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS, QUANDO AINDA ERA ESTUDANTE, ELE ESTENDEU UMA GRANDE DOSE DE ESFORÇO PARA CONCILIAR FRANCKE E OS ESTUDIOSOS EM WITTENBERG, MAS SEM SUCESSO. ZINZENDORF PERMANECEU SEMPRE NO CORAÇÃO UM PIETISTA E ENTRISTECEU-SE MAIS TARDE, QUANDO FILHO E SUCESSOR DE FRANCKE EM HALLE OPOSIÇÃO QUE ELE ESTAVA FAZENDO EM HERRNHUT.

NA FORMA HABITUAL DO DIA, ZINZENDORF COMPLETOU SEUS ESTUDOS EM WITTENBERG, DANDO INÍCIO A UM "GRAND TOUR" DE CENTROS DE ENSINO NO CONTINENTE. EM PRIMEIRO LUGAR, NA COMPANHIA DE SEU MEIO-IRMÃO, FRIEDRICH CHRISTIAN, ELE PARTICIPOU DE CONFERÊNCIAS NA HOLANDA, ESTUDOU INGLÊS E VISITOU CIDADES HOLANDESAS. EM SEGUIDA, EM 1720, ELE E SEU TUTOR FOI PARA PARIS, ONDE PERMANECEU POR SEIS MESES. ELE PERCORREU O PALÁCIO PRÓDIGO EM VERSALHES, MAS ESTAVA MAIS IMPRESSIONADO COM O TRABALHO DE SOCORRO EXERCIDA EM UM HOTEL DE PARIS. AQUI FOI FORJADO UM FORTE LAÇO DE AMIZADE COM O PRIMAZ DA ARQUIDIOCESE CATÓLICA ROMANA, O CARDEAL NOAILLES.EXPOSTOS ÀS ARTES PLÁSTICAS E RIQUEZAS CULTURAIS, SEU CORAÇÃO INCLINADO MAIS E MAIS PARA O SALVADOR-CADA VEZ MENOS PARA OS INTERESSES MUNDANOS.

"O QUE VOCÊ TEM FEITO POR MIM?"

TODA A SUA VIDA, O JOVEM CONDE APONTARIA PARA UMA EXPERIÊNCIA NO "TOUR", QUE O INFLUENCIOU MAIS. NO MUSEU DE ARTE EM DUSSELDORF, ELE ENCONTROU O SALVADOR. VENDO ECCE HOMO DE DOMENICO FETI ("EIS O HOMEM"), UM RETRATO DO COROADO DE ESPINHOS JESUS, E LENDO A INSCRIÇÃO ABAIXO ELE- "EU TENHO FEITO ISSO PARA VOCÊ; O QUE VOCÊ FEZ PARA MIM? ", DISSE ZINZENDORF PARA SI MESMO:" EU O AMAVA POR UM LONGO TEMPO, MAS EU NUNCA REALMENTE FEZ NADA PARA ELE. DE AGORA EM DIANTE EU VOU FAZER O QUE ME LEVA A FAZER ".

O JOVEM RICO TINHA DITO SIM!

AO ATINGIR A MATURIDADE MAIO 1721, ZINZENDORF COMPRADO DE SUA AVÓ A PROPRIEDADE EM BERTHELSDORF, APENAS A POUCOS QUILÔMETROS DE HENNERSDORF GROSS. NAQUELE MÊS, ELE TAMBÉM ENTROU EM SERVIÇO NA CORTE REAL, MAS QUE EXIGIA A SUA PRESENÇA POR APENAS ALGUNS MESES DO ANO. EM DRESDEN, ELE ABRIU SEU APARTAMENTO PARA SERVIÇOS RELIGIOSOS INFORMAIS AOS DOMINGOS E LOGO ATRAIU "UM CÍRCULO CRESCENTE DE ADEPTOS." UM TEMA DOMINANTE DA VIDA EM SEGUIDA, E POR TODOS OS SEUS ANOS ADULTOS, FOI QUE ELE SE CONSIDERAVA UM PEREGRINO. SEU MELHOR HINO CONHECIDO ESCRITO NAQUELA ÉPOCA, REFLETE QUE ESTADO DE ESPÍRITO:

JESUS, AINDA LEVAR POR DIANTE,

ATÉ QUE O NOSSO DESCANSO SER GANHA,

E, EMBORA O CAMINHO SEJA TRISTE,

SEGUIREMOS, CALMA E SEM MEDO.

GUIA-NOS COM A TUA MÃO A NOSSA PÁTRIA.

ESTE HINO, EM 33 ESTROFES, É CONHECIDA EM TODO O MUNDO E CANTADA EM CERCA DE 90 IDIOMAS.

CASAMENTO-E HERRNHUT

BIÓGRAFO WEINLICK INDICA QUE ESCOVA O JOVEM CONDE COM DEVOTOS CATÓLICOS ROMANOS, ESPECIALMENTE NA FRANÇA, LEVOU A ESTUDAR O ANTIGO EO NOVO TESTAMENTO SOBRE O ASSUNTO DO CASAMENTO. DEPOIS DE MUITA ORAÇÃO E CONSULTORIA COM OS AMIGOS, ELE DECIDIU SE CASAR ", MAS QUE ESCOLHER APENAS UM PARCEIRO QUE PARTILHA OS SEUS IDEAIS. ELE DESCOBRIU QUE A PESSOA DO JOVEM CONDESSA ERDMUTH DOROTHEA VON REUSS, IRMÃ DE SEU AMIGO HENRY. "ELES SE CASARAM NO DIA 7 DE SETEMBRO DE 1722. UM ANO ANTES DA QUE ELE TINHA PROCURADO PARA SE CASAR COM UM PRIMO, MAS AO SABER QUE HENRY ESTAVA APAIXONADO POR ELA, ZINZENDORF NÃO SÓ RECUOU, MAS ESCREVEU UMA CANTATA PARA CELEBRAR O SEU CASAMENTO.

EM CONDESSA ERDMUTH DOROTHEA, ELE ENCONTROU UM COMPANHEIRO CUJA CASA FOI AINDA MAIS DEDICADO AO PIETISMO QUE A SUA. "O AMOR ROMÂNTICO TEVE, MAS UM LUGAR MENOR NO NAMORO", OBSERVA WEINLICK. A CONTAGEM TEVE OS OLHOS POSTOS EM SERVIR A CRISTO E SUA ESPOSA IRIA AJUDÁ-LO A ISSO. O CASAMENTO DELES "ESTABELECEU UM PADRÃO PARA O TIPO DE CASAMENTO QUE LOGO SE TORNOU COMUM NA IGREJA MORÁVIA RENOVADA." CASAR NA PROPRIEDADE VON REUSS EM EBERSDORF, ELES PERMANECERAM LÁ ALGUMAS SEMANAS, ENTÃO SE MUDOU PARA UM APARTAMENTO DE QUATRO QUARTOS EM DRESDEN E EM NO VERÃO DE 1723 OCUPOU A SUA NOVA MANSÃO EM BERTHELSDORF.

COMO ZINZENDORF DEDICOU-SE A QUESTÕES DE ESTADO EM DRESDEN, LADY GERSDORF ESTAVA SATISFEITO QUE ELE PARECIA TER DESISTIDO DE NOÇÕES DE ENTRAR PARA O MINISTÉRIO. MAS O TEMPO TODO A VISÃO QUE ENCHEU SUA MENTE ERA FORMAR UMA COMUNIDADE CRISTÃ DE BERTHELSDORF, MODELADO APÓS CASA DA CONDESSA EM EBERSDORF. ESTA VISÃO NÃO DEMOROU A ENCONTRAR SATISFAÇÃO COM A CHEGADA DE UM MORÁVIA SOLITÁRIO EM SUA PORTA EM DRESDEN.

O HOMEM SE IDENTIFICOU COMO CHRISTIAN DAVID. ELE TINHA OUVIDO FALAR QUE ZINZENDORF PODE PERMITIR OPRIMIDOS REFÚGIO MORÁVIOS EM SUA TERRA.GRANDE-HEARTED ZINZENDORF CONCORDOU COM O PEDIDO, MAS NÃO ERA MESMO A BERTHELSDORF QUANDO O PRIMEIRO GRUPO DE DEZ MORÁVIOS CHEGOU EM DEZEMBRO DE 1722. JOHANN GEORG HEITZ, O GERENTE DA PROPRIEDADE, CUMPRIMENTOU OS IMIGRANTES E MOSTROU-LHES UM PEDAÇO DE TERRA A UMA CURTA DISTÂNCIA A MANSÃO NO SOPÉ DA COLINA HUTBERG. CITANDO O SALMO 84: 3: "SIM, O PARDAL ENCONTROU CASA, EA ANDORINHA NINHO PARA SI, -" CHRISTIAN DAVID DERRUBOU A PRIMEIRA ÁRVORE.

INFORMANDO ZINZENDORF POR CARTA, HEITZ DISSE QUE ELE TINHA ESCOLHIDO UM NOME PARA A LIQUIDAÇÃO. ERA PARA SER "HERRNHUT", SIGNIFICANDO "SOB VIGILÂNCIA DO SENHOR" OU "NO RELÓGIO PARA O SENHOR." NÃO ATÉ CHRISTMASTIME FEZ ZINZENDORF PAGAR QUALQUER ATENÇÃO PARA OS SEIS ADULTOS E QUATRO CRIANÇAS QUE TINHAM VINDO PARA VIVER EM SUA TERRA. PASSANDO A NOVA MORADA EM SUA CARRUAGEM, ELE E A CONDESSA PAROU NA CASA DA MORÁVIA E OROU COM ESSES COM QUEM ELE SENTIA AO MESMO TEMPO UM PARENTESCO ESPIRITUAL.

DEZESSETE MESES DEPOIS, EM MAIO 1724, ZINZENDORF FOI NO ASSENTAMENTO HUTBERG PARA UMA OCASIÃO ESPECIAL. SUA VISÃO DE UMA COMUNIDADE A TOMAR FORMA, ELE E UM PEQUENO GRUPO DE AMIGOS DE CONFIANÇA TINHA VINDO PARA LANÇAR A PEDRA FUNDAMENTAL PARA O PRIMEIRO GRANDE EDIFÍCIO QUE ABRIGARIA UMA ACADEMIA SEMELHANTE AO QUE ESTÁ EM HALLE, UMA GRÁFICA E UMA FARMÁCIA. COM ELE FOI SEU COLABORADOR PRÓXIMO DE TEMPOS DE ESCOLA EM HALLE, FREDERICK VON WATTEVILLE.

COINCIDENTEMENTE CINCO JOVENS DE ZAUCHTENTHAL EM MORAVIA, TRÊS CUJOS NOMES ERAM DAVID NITSCHMANN, CHEGOU NAQUELE DIA. ELES HAVIAM DEIXADO TUDO PARA TRÁS E, ROUBANDO OUTRO LADO DA FRONTEIRA NA CALADA DA NOITE, ESTAVAM A CAMINHO DE UMA CIDADE DA MORÁVIA NA POLÔNIA QUANDO CHRISTIAN DAVID PERSUADIU-OS A VISITAR HERMHUT. ESTES HOMENS DA "SEMENTE ESCONDIDA" DA ANTIGA UNITAS FRATRUM FORAM TÃO COMOVIDO COM AS ORAÇÕES DE ZINZENDORF E VON WATTEVILLE QUE ELES DECIDIRAM QUE SUA BUSCA POR UM REFÚGIO TINHA TERMINADO. ELES FICARAM, E HERRNHUT FOI BEM NO SEU CAMINHO.

EM MAIO DE 1725, NOVENTA MORÁVIOS TINHA RESOLVIDO EM HERRNHUT. "DEZ VEZES CHRISTIAN DAVID VIAJOU DE VOLTA PARA CASA PARA LEVAR GRUPOS DE COLONOS PARA A NOVA CIDADE", DIZ ALLEN W. SCHATTSCHNEIDER NO ATRAVÉS QUINHENTOS ANOS. "AS TRÊS CASAS REALMENTE CRESCEU EM UMA PEQUENA CIDADE. MUITOS DOS RECÉM-CHEGADOS TINHAM CONTOS EMOCIONANTES PARA CONTAR SOBRE AS FORMAS PELAS QUAIS AMIGOS CATÓLICOS SIMPATIZANTES TINHAM AJUDADO A ESCAPAR. O PAI DE UM DOS CINCO JOVENS TINHAM SIDO ATIRADOS PARA A PRISÃO NA TORRE DE UM CASTELO. UMA NOITE, ELE VIU A CORDA PENDURADA NA FRENTE DE SUA JANELA E COM A SUA AJUDA, ELE DESLIZOU PARA O CHÃO E COMEÇOU PARA HERRNHUT - "

AO MESMO TEMPO, DEVIDO À PREGAÇÃO DE ESPÍRITO DE PASTOR ROTHE DA IGREJA PAROQUIAL BERTHELSDORF, LUTERANOS PIETISTS TAMBÉM SE TORNOU UMA PARTE DE HERMHUT. EX-CATÓLICOS, SEPARATISTAS, REFORMADA E ANABATISTAS MUDOU-SE PARA A NOVA COMUNIDADE. UM EXCELENTE TECELÃO DE LINHO DE UMA ALDEIA VIZINHA CONSTRUIU A SUA CASA PERTO DE HERNHUT, CONTRIBUINDO COM UMA INDÚSTRIA IMPORTANTE PARA A LIQUIDAÇÃO. DA MESMA FORMA, LEONARD E MARTIN DOBER, CERAMISTAS DA SUÁBIA, TROUXE O SEU COMÉRCIO COM ELES PARA HERRNHUT. NO FINAL DE 1726 A POPULAÇÃO HAVIA AUMENTADO PARA 300. MAS O PROBLEMA ESTAVA SE FORMANDO.

OS MORÁVIOS DIFERIU COM OS LUTERANOS SOBRE A LITURGIA DO CULTO DE DOMINGO.COM TÃO MISTURADO UM GRUPO, HAVIA OUTRAS BRIGAS SÉRIAS, PARA NÃO MENCIONAR AS PRESSÕES ECONÔMICAS E DIFICULDADES DE LINGUAGEM. EM SEGUIDA, UM PROFESSOR HERÉTICO FOI PERMITIDO RESIDÊNCIA NA COMUNIDADE, UM HOMEM "ZANGADO COM OS LUTERANOS, PORQUE ELES TINHAM O EXPULSOU." ESTE HOMEM "TEVE UMA GRANDE ANTIPATIA POR ZINZENDORF E MARCHARAM AO REDOR DA PEQUENA CIDADE DIZENDO A TODOS QUE A CONTAGEM NÃO ERA OUTRO SENÃO O , ÄÒBEAST 'MENCIONADO NO LIVRO DO APOCALIPSE. "ELE CAUSOU UMA ENORME REVIRAVOLTA ANTES DE SOFRER UM COLAPSO MENTAL.

DETERMINOU QUE A PEQUENA COMUNIDADE NÃO IRIA DESTRUIR A SI MESMA, EM 1727 ZINZENDORF MUDOU COM SUA FAMÍLIA PARA A ACADEMIA EDIFÍCIO-A, EM SEGUIDA, UM ORFANATO E NA FORMA DE UM PASTOR COMEÇOU A IR DE CASA EM CASA, DE ACONSELHAMENTO COM CADA FAMÍLIA A PARTIR DAS ESCRITURAS. EM VEZ DE UM ESPÍRITO DE COOPERAÇÃO E DE AMOR COMEÇOU A MOSTRAR-SE. QUANDO EM MAIO, ELE RELUTANTEMENTE TOMOU A INICIATIVA DE ESTABELECER UM CONJUNTO DE REGRAS SENHORIAIS PARA A VIDA EM HERRNHUT, AS PESSOAS ENTRARAM SINCERAMENTE PARA O "ACORDO FRATERNAL" COM ELE E COM O SENHOR.

VÁRIAS COISAS ACONTECERAM PRÓXIMO. A COMUNIDADE ELEGEU DOZE ANCIÃOS E VIGIAS NOTURNOS NOMEADOS (QUE ANUNCIARAM AS HORAS COM UM HINO!), OBSERVADORES PARA OS DOENTES, E ALMONERS PARA SUPERVISIONAR A DISTRIBUIÇÃO DE BENS AOS POBRES. "BANDAS" FORAM ORGANIZADOS, PEQUENOS GRUPOS DE GENTE QUE TINHA "AFINIDADE ESPIRITUAL ESPECIAL" UM AO OUTRO.

EM JULHO DE ZINZENDORF VIAJOU PARA ZITTAU E AO NAVEGAR EM UMA BIBLIOTECA DESCOBRIU UMA CÓPIA DA CONSTITUIÇÃO DA ANTIGA UNITAS FRATRUM COM UM PREFÁCIO ESCRITO EM 1660 PELO BISPO COMENIUS. ELE, ENTÃO, ENTENDEU QUE A IRMANDADE MORÁVIA FOI UMA "IGREJA PLENAMENTE ESTABELECIDA ANTEDATING SI LUTERANISMO." ESPANTADO COM AS SEMELHANÇAS ENTRE A CONSTITUIÇÃO E O RECÉM-ADOTADO "ACORDO FRATERNAL", ELE COPIOU PARTES DELE PARA O ALEMÃO E COMPARTILHÁ-LAS COM AS PESSOAS EM SEU VOLTAR AO HERRNUT. NAQUELE VERÃO, O POVO TINHA-SE TORNADO, UMA COMUNIDADE UNIDA EM ORAÇÃO E NA QUARTA-FEIRA, 13 DE AGOSTO EM UM SERVIÇO DE COMUNHÃO NA IGREJA BERTHELSDORF, UMA MANIFESTAÇÃO TÃO PODEROSA DO ESPÍRITO VEIO SOBRE AS PESSOAS QUE ZINZENDORF DEPOIS QUE SE REFERE A ESSE DIA COMO O "PENTECOSTES" DA IGREJA MORÁVIA RENOVADA (VER "BATIZADOS EM UM SÓ ESPÍRITO").

COLOCANDO UMA FUNDAMENTAÇÃO DAS MISSÕES

ZINZENDORF NÃO TINHA IDÉIA DE QUE EM CINCO ANOS, EM MAIS UM DIA DE AGOSTO, ELE EA COMUNIDADE HERRNHUT IRIA ENVIAR OS DOIS PRIMEIROS MISSIONÁRIOS DA NOVA ERA. MISSIONÁRIOS INDIVIDUAIS TINHA IDO A SEUS POSTOS, O QUE REPRESENTA UMA SOCIEDADE OU EM CONEXÃO COM INTERESSES COLONIAIS; ORDENS CATÓLICAS ENVIOU MISSIONÁRIOS POR SÉCULOS. MAS NÃO ATÉ OS MORÁVIOS FIZERAM UMA IGREJA COMO UM TODO, LEIGOS E CLÉRIGOS, CONSIDERE A TAREFA MISSIONÁRIA DO DEVER DE TODA A IGREJA.

GUIADO POR UMA MÃO INVISÍVEL, ZINZENDORF COMEÇOU A TRABALHAR PARA RESOLVER AS DIFERENÇAS QUE AINDA AMEAÇADAS HERRNHUT. DECIDIU-SE QUE A IGREJA BERTHELSDORF CONTINUARIA COMO UMA PARÓQUIA LUTERANA, MAS HERRNHUT SERIA UMA UNIDADE DA IRMANDADE CONGREGAÇÃO QUE MAIS TARDE SE TORNARIA CONHECIDA COMO A IGREJA MORÁVIA. DURANTE 1727-1729 A CONTAGEM INCANSAVELMENTE E COM SABEDORIA NEGOCIOU OS DOCUMENTOS LEGAIS NECESSÁRIOS PARA ASSEGURAR A CONTINUAÇÃO DA ANTIGA IGREJA EM SAXON SOLO.PARA COMPENSAR CRESCENTES CRÍTICAS CONTRA ELE POR TER IDO ALÉM DA NORMA ACEITÁVEL DE CRIAR CÉLULAS PIETISTAS DENTRO DAS IGREJAS ESTABELECIDAS, ELE ESCREVEU CARTAS E VIAJOU PARA OS CENTROS DE INFLUÊNCIA DA SAXÓNIA PARA EXPLICAR SUAS AÇÕES.

AO MESMO TEMPO, A GENIALIDADE DE PIETISMO PARA A CRIAÇÃO DE PEQUENOS GRUPOS DENTRO DAS IGREJAS ESTABELECIDAS FOI SISTEMATIZADA EM HERRNHUT. PARA FORTALECER A VIDA ESPIRITUAL DAS PESSOAS, "COROS" FORAM FORMADOS-PRIMEIRO ENTRE OS IRMÃOS SOLTEIROS, ENTÃO AS IRMÃS SOLTEIRAS, CASAIS CASADOS E VIÚVOS.ESTES HOMENS E MULHERES LEIGOS VIAJOU PARA OUTRAS PARTES DA SAXÔNIA E ALÉM, INCENTIVANDO AS CÉLULAS DE CRENTES EM ESTUDO PESSOAL DA BÍBLIA E VIDA PIEDOSA. "FORA DESTE CRESCEU UMA REDE DE SOCIEDADES DENTRO DAS IGREJAS PARA QUE, EVENTUALMENTE, A PRAZO, ÄÒDIASPORA 'FOI APLICADO", DIZ WEINLICK.HERRNHUTERS PERCORRERAM UM LADO PARA OUTRO NO CONTINENTE, PARA MORAVIA, OS ESTADOS BÁLTICOS, HOLANDA, DINAMARCA E ATÉ MESMO PARA A GRÃ-BRETANHA.

WEINLICK ACRESCENTA QUE "CONTATOS PESSOAIS FORAM ACOMPANHADOS COM UM VIGOROSO PROGRAMA DE CORRESPONDÊNCIA - O DIÁRIO HERRNHUT DE FEVEREIRO 1728 REVELA QUE HOUVE, POR VEZES, UMA CENTENA OU MAIS CARTAS NA MÃO." CONTEÚDO DESTES FORAM COMPARTILHADAS EM DIAS MENSAIS DE ORAÇÃO OU EM CONGREGACIONAL DIÁRIA REUNIÕES. ATRAVÉS DAS VISITAS, OS FUTUROS LÍDERES DA BRETHREN FORAM ATRAÍDOS PARA HERRNHUT, COMO O, INSTRUTOR BRILHANTE WARMHEARTED EM JENA, AGOSTO GOTTLIEB SPANGENBERG. ELE VIRIA A SE TORNAR UM DOS PRINCIPAIS BISPOS DA IGREJA E SUCESSOR, EXCETO QUE NENHUM HOMEM PODERIA OCUPAR O LUGAR DO CONDE INTEIRAMENTE DE ZINZENDORF.

A PARTIR DESTE MINISTÉRIO PARA A DIÁSPORA, QUE ERA, MAS UM PASSO PARA OUTRO TIPO DE ITINERÁRIO CURSO COMO PREGADORES DO EVANGELHO AOS POVOS ESQUECIDOS. TRÊS FATORES, PELO MENOS, FEZ A AÇÃO MISSIONÁRIA DE HERRNUT QUASE INEVITÁVEL:

•           O ACORDO TINHA UMA MARCA CONTAGIOSA DO CRISTIANISMO.

•           SEU LÍDER "FOI UMA CONTAGEM COM ENTRADA PARA OS CÍRCULOS DIRIGENTES DE MUITAS TERRAS E CUJA NATUREZA INQUIETA O MOVEU A FAZER USO DESTA VANTAGEM", DIZ WEINLICK.

•           ALÉM DISSO, "OS EXILADOS DA MORÁVIA FORAM ARRANCADAS PEREGRINOS QUE TOMARAM PRONTAMENTE A UMA VOCAÇÃO DE EVANGELISMO ITINERANTE".

OS PRIMEIROS MISSIONÁRIOS

POR 1731 A CONTAGEM RARAMENTE ERA ENVOLVIDO COM ASSUNTOS DE ESTADO, MAS UM TAL EVENTO FIGURADO DECISIVAMENTE NO ENVIO DE MISSIONÁRIOS. NAQUELE ANO, ELE RECEBEU UM CONVITE PARA A COROAÇÃO DE CHRISTIAN VI EM COPENHAGUE E NÃO ESTAR INCLINADO A ACEITAR, ELE APRESENTOU O ASSUNTO À CONGREGAÇÃO, E PARA O LOTE. QUANDO PREVALECENTE OPINIÃO INDICADO "IR", ELE CONSENTIU COM UMA PREMONIÇÃO DE QUE ALGO FORTE LAY ESPECIAL NA LOJA.

EM COPENHAGUE, PARTICIPOU NA RODADA ESPERADO DE EVENTOS SOCIAIS E ATÉ MESMO FOI CONCEDIDO A MEDALHA DA ORDEM DO DANEBROG PARA ATENDIMENTO DIFERENCIADO; MAS QUE "ALGO ESPECIAL" VEIO QUANDO ELE CONHECEU UM HOMEM NEGRO. ANTHONY ULRICH TINHA SIDO TRAZIDO PARA A EUROPA A PARTIR DE ST. THOMAS E DESDE A SUA CHEGADA HAVIA ENCONTRADO A CRISTO COMO SEU SALVADOR. COM ZINZENDORF E DAVID NITSCHMANN ELE APAIXONADAMENTE SUPLICOU PARA QUE ALGUÉM VÁ PARA O DINAMARQUÊS WEST INDIES COM O EVANGELHO, PARA COMPARTILHAR COM OS NEGROS ESCRAVOS, ENTRE OS QUAIS ESTAVAM SUA IRMÃ E CUNHADO, AS BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO. NÃO ERA QUE A IGREJA JÁ NÃO EXISTEM LÁ; ELE FEZ, MAS APENAS PARA O BENEFÍCIO DOS BRANCOS.

POR ALGUM TEMPO, UM NÚMERO DOS IRMÃOS SOLTEIROS EM HERRNHUT TINHA SIDO LEVADO NO ESTUDO DA ESCRITA, MEDICINA, GEOGRAFIA E TEOLOGIA POR ZINZENDORF CONTRA O DIA EM QUE ELES PODEM IR PARA OUTRAS TERRAS. AGORA ZINZENDORF CORREU DE VOLTA PARA HERRNHUT PARA RELATAR O QUE ANTHONY TINHA DITO.

DOIS DOS HOMENS JOVENS DEFINITIVAMENTE IMPRESSIONADO PELAS PALAVRAS DE ZINZENDORF FORAM LEONARD DOBER E TOBIAS LEUPOLD. DEPOIS DE UMA NOITE SEM DORMIR, DOBER SURGIU NA MANHÃ SEGUINTE E ABRIU A 1731 TEXTO DIÁRIO, PROCURANDO SABER SE SUAS FORTES PENSAMENTOS SOBRE INDO PARA AS ÍNDIAS OCIDENTAIS ERAM DE DEUS. SEUS OLHOS CAÍRAM DE FORMA ALEATÓRIA NAS PALAVRAS: "NÃO É UMA COISA VÃ PARA VOCÊ; PORQUE É A SUA VIDA; E POR ESTA MESMA PALAVRA PROLONGARÁ OS SEUS DIAS "(DEUT. 32:47). MUITO INCENTIVADO, ELE COMPARTILHOU SEU SENTIDO DE UMA CHAMADA COM LEUPOLD EM SEU HORÁRIO REGULAR DE ORAÇÃO NAQUELA NOITE E DESCOBRIU QUE LEUPOLD DA MESMA FORMA TINHA SE SENTIU CHAMADO A ST. THOMAS. ENTÃO, COMO ELES RETOMARAM PARA A ALDEIA COM OS OUTROS IRMÃOS SOLTEIROS, E PASSOU PELA CASA DE ZINZENDORF, OUVIRAM-NO DIZER UM CONVIDADO: ". SIR, ENTRE ESTES JOVENS HÁ MISSIONÁRIOS PARA ST. THOMAS, GRONELÂNDIA, LAPLAND E OUTROS PAÍSES" SUA ALEGRIA ILIMITADA, QUE ESCREVEU UMA CARTA PARA ZINZENDORF NAQUELA NOITE, OFERECENDO-SE PARA IR.

SEM IDENTIFICANDO QUE TINHA ESCRITO A CARTA, A CONTAGEM DE SEU CONTEÚDO COMPARTILHADO COM A CONGREGAÇÃO NO DIA SEGUINTE. QUANDO ANTHONY CHEGOU EM HERRNHUT E REPETIU SEU APELO, A CONGREGAÇÃO FOI MOVIDO POR SEU DESAFIO.MAS ZINZENDORF SABIA MELHOR DO QUE AGIR MUITO RAPIDAMENTE. DURANTE UM ANO, ELE PERMITIU DOBER E SEU AMIGO PARA ESPERAR ENQUANTO TODOS ELES PESOU A QUESTÃO EM ORAÇÃO E MUITA DISCUSSÃO. NENHUM CORTE UNANIMIDADE CLARA DENTRO DA COMUNIDADE FOI ENCONTRADO E FOI DECIDIDO SUBMETER O ASSUNTO À APRECIAÇÃO DO SORTEIO.

EM AGOSTO DE 1732, UM DESENHO DO LOTE INDICADO QUE LEUPOLD ERA ESPERAR.MAS PARA DOBER, ELE DISSE: "QUE O MOÇO." A 25-YEAR-OLD "RAPAZ" ERA PARA SER ENVIADA E DAVID NITSCHMANN, O CARPINTEIRO, CONCORDOU EM IR COM ELE. ELES FIZERAM IMEDIATAMENTE PLANOS PARA NAVEGAR A PARTIR DE COPENHAGA.

"NÃO HAVIA DOIS HOMENS NO MUNDO MAIS EQUIPADO PARA A SUA TAREFA", DIZ O HISTORIADOR HUTTON. "CADA UM TINHA UMA CONCEPÇÃO CLARA DO EVANGELHO;CADA POSSUÍA O DOM DA FALA PRONTO; E CADA UM SABIA EXATAMENTE O EVANGELHO PARA PREGAR. "EM UM SERVIÇO INESQUECÍVEL EM 18 DE AGOSTO, A CONGREGAÇÃO HERRNHUT DESPEDIU-SE OS DOIS IRMÃOS. CEM HINOS FORAM CANTADOS, TÃO INTENSA ERA A SENSAÇÃO.

O ANIVERSÁRIO DE MISSÕES DA MORÁVIA AGORA CHEGOU. ÀS TRÊS HORAS DA MANHÃ (QUINTA-FEIRA 21 DE AGOSTO), OS DOIS HOMENS FICARAM ESPERANDO NA FRENTE DA CASA DE ZINZENDORF. O CONDE TINHA PASSADO ALGUMAS HORAS NAQUELA NOITE EM ORAÇÃO E CONVERSA COM DOBER. SEU CARRO ESTAVA ESPERANDO NA PORTA; O CINZA DA MANHÃ BRILHAVA; E DEITOU-SE SOBRE O SILÊNCIO HERRNHUT. O CONDE TOMOU AS RÉDEAS E CONDUZIU-OS, TANTO QUANTO BAUTZEN. ELES POUSARAM NOS ARREDORES DA CIDADE DE DORMIR, AJOELHOU-SE NA BEIRA DA ESTRADA TRANQUILA E JUNTOU-SE O CONDE EM ORAÇÃO. O CONDE IMPÔS AS MÃOS SOBRE A CABEÇA DE DOBER EO ABENÇOOU. SUAS ÚLTIMAS INSTRUÇÕES ERAM DE NATUREZA GERAL. , ÄÒDO TUDO NO ESPÍRITO DE JESUS CRISTO ", DISSE ELE. DEU-LHES UM DUCADO CADA. OS DOIS ARAUTOS SE LEVANTARAM DE SEUS JOELHOS, PEDIU AO CONDE ADEUS, E SAIU PARA COPENHAGEN. (HUTTON).

THE GOLDEN DÉCADA

EM COPENHAGUE, DOBER E NITSCHMANN TEVE QUE LUTAR COM TODOS AQUELES QUE SABIA POR QUE SUA EMPRESA ESTAVA FADADO AO FRACASSO, E QUANDO EM 8 DE OUTUBRO, ELES FINALMENTE FEZ BORDO DE UM NAVIO HOLANDÊS, QUE TIVESSE QUE FAZER TUDO DE NOVO COM A TRIPULAÇÃO (VER "MISSIONÁRIOS CONTRA O TERRÍVEL ODDS ").

NO DOMINGO, 13 DE DEZEMBRO, 1732, APÓS QUASE DEZ SEMANAS NO MAR, O NAVIO NAVEGOU NO PORTO DE ST. THOMAS. DE ACORDO COM O SEU PLANO, NITSCHMANN FOI APENAS PARA PERMANECER O TEMPO SUFICIENTE PARA AJUDAR DOBER ENCONTRAR ALOJAMENTO, OU PARA CONSTRUIR UMA CABINE EM CASO DE NECESSIDADE E COMEÇAR UM TRABALHO MISSIONÁRIO ENTRE OS ESCRAVOS. ASSIM, EM ABRIL 1733 NITSCHMANN DISSE ADEUS A DOBER. O OLEIRO DEDICADO FARIA SOZINHO POR 15 MESES DE TRABALHO; UMA VEZ QUE ELE QUASE MORREU DE FOME E EM OUTRO MOMENTO UMA FEBRE TORNAVA IMPOTENTE DEPENDENTE DOS OUTROS. MAS ELE INSISTIU EM FALAR COM OS ESCRAVOS, UMA A UMA E LEVOU ALGUNS A CONFESSAR A FÉ EM CRISTO. UMA DELAS, CARMEL OLY, VOLTOU A HERRNHUT COM ELE NO ANO SEGUINTE, COMO UM DOS "PRIMEIROS FRUTOS" DO EVANGELHO.

EM JULHO 1734 REFORÇOS CHEGARAM NA FORMA DE 17 VOLUNTÁRIOS. ENTRE ELES ESTAVA LEUPOLD. MAS ELES TINHAM PASSADO SETE MESES NO MAR, FORAM DISSIPADAS E DESMORALIZADO. SEU PRIMEIRO SERVIÇO NA VIZINHA ST. CROIX, ONDE ESTAVAM A TRABALHAR, ERA UM FUNERAL PARA ENTERRAR UM DOS SEUS PRÓPRIOS. EM TRÊS MESES, NOVE TINHAM MORRIDO. MAIS ONZE MISSIONÁRIOS CHEGARAM MAIO 1735, MAS "O GRANDE MORRER", CONTINUOU; 22 DA PRIMEIRA 29 MORRERAM, FORÇANDO UMA RETIRADA TEMPORÁRIA DE ST. CROIX.

NO ENTANTO, A MARÉ DE MISSIONÁRIOS CONTINUARAM A SAIR DE HERRNHUT. EM 1733, TRÊS IRMÃOS FORAM PARA A GROENLÂNDIA. EM 1734, FOI PARA A LAPÓNIA MORÁVIOS E DA GEÓRGIA; 1735-SURINAME; GUINÉ COAST EM 1736-ÁFRICA; 1737- ÁFRICA DO SUL; 1738-PARA O BAIRRO JUDEU DE AMSTERDÃ; 1739-ARGÉLIA; ÍNDIOS 1.740 NORTE-AMERICANAS; CEILÃO, ROMÉNIA E CONSTANTINOPLA. A DÉCADA DE OURO DE 1732-1742 PERMANECE SEM PARALELO NA HISTÓRIA CRISTÃ, NA MEDIDA EM EXPANSÃO MISSIONÁRIA ESTÁ EM CAUSA. MAIS DE 70 MISSIONÁRIOS DA MORÁVIA, A PARTIR DE UMA COMUNIDADE DE NÃO MAIS DE 600 HABITANTES, TINHA RESPONDIDO À CHAMADA POR 1.742.

"A CARAVANA FORMIDABLE"

A MAIS BRILHANTE DAS MISSIONÁRIAS FOGOS QUEIMADOS EM HERRNHUT AS COISAS MAIS QUENTES SE TORNARAM PARA ZINZENDORF. SEUS ADVERSÁRIOS PROCUROU MINAR ELE E SEU MINISTÉRIO. EM 1736, ELE FOI BANIDO DA SAXÔNIA. DE LÁ, ELE LEVOU A FAMÍLIA E ALGUNS INDIVÍDUOS-CHAVE COM ELE PARA O OESTE PARA WETTERAVIA, NAS PROXIMIDADES DE FRANKFURT, E ENCONTROU RESIDÊNCIA EM UM CASTELO RESUMO, O RONNEBURG. DURANTE A PRÓXIMA DÉCADA, UM NOVO ASSENTAMENTO, HERRNHAAG, IRIA PROSPERAR NAS PROXIMIDADES, SUPERANDO HERRNHUT EM TAMANHO. MAS, AO RONNEBURG A CONDESSA ENCONTROU O VAI ÁSPERO EM PRIMEIRO LUGAR. ZINZENDORF FOI AFASTADO EM UMA DE SUAS VIAGENS PERPÉTUOS QUANDO SEU FILHO DE TRÊS ANOS DE IDADE, CHRISTIAN LUDWIG, ADOECEU. NÃO HAVENDO QUALQUER AJUDA MÉDICA DISPONÍVEL, ELE MORREU.QUANDO OUTRA CRIANÇA ADOECEU, CONDESSA DOROTHEA DEIXOU O RONNEBURG TEMPORARIAMENTE. ELA DEU À LUZ A CONTAGEM DE 12 FILHOS, APENAS QUATRO DOS QUAIS ATINGIRAM A MATURIDADE.

EM CASO DE NECESSIDADE, ENQUANTO NO EXÍLIO ZINZENDORF CRIOU UMA VIAGEM "COMITÊ EXECUTIVO", QUE FICOU CONHECIDA COMO A PILGRIM CONGREGAÇÃO.SERVIU PARA DIRIGIR O TRABALHO MISSIONÁRIO NO EXTERIOR DA IGREJA, ASSIM COMO O MINISTÉRIO PARA AS SOCIEDADES DA DIÁSPORA. A PILGRIM CONGREGAÇÃO OBSERVADO O REGIME DE HERRNHUT EM ORAÇÕES E DISCIPLINA, MAS ERA MÓVEL;"OS ANOS DE EXÍLIO ENCONTROU O GRUPO EM WETTERAVIA, INGLATERRA, HOLANDA, BERLIM E NA SUÍÇA."

A RAZÃO DE THE PILGRIM CONGREGAÇÃO PARA IR PARA BERLIM FOI QUE EM 1737 A CONTAGEM ESTAVA LÁ ORDENADO BISPO DA IGREJA MORÁVIA POR UM DOS DOIS BISPOS SOBREVIVENTES, DANIEL ERNEST JABLONSKY. A CONTAGEM TINHA PROCURADO AS OPINIÕES DOS PRINCIPAIS CLÉRIGOS DE SUA ÉPOCA, INCLUINDO O ARCEBISPO POTTER DA IGREJA DA INGLATERRA, E SENDO INCENTIVADOS, ELE PEDIU AO PREGADOR DA CORTE ENVELHECIDO EM BERLIM, PARA PRESTAR O SERVIÇO. FOI UMA AÇÃO QUE DEMONSTRA O COMPROMISSO CONTÍNUO DA ZINZENDORF PARA A SOBREVIVÊNCIA DA IGREJA MORÁVIA. ELE HAVIA SIDO ORDENADO PASTOR LUTERANO TRÊS ANOS ANTES.

EM 1738, A CONTAGEM FEITA UMA VISITA PASTORAL AO CAMPO MISSIONÁRIO ST. THOMAS, CHEGANDO A TEMPO DE LIBERTAR MISSIONÁRIOS DA MORÁVIA DA PRISÃO.UM FUNCIONÁRIO DE UMA OUTRA IGREJA TINHA ACUSADO ESTES MORÁVIOS DE NÃO TER ORDENAÇÃO VÁLIDA. EM DEZEMBRO 1741 ZINZENDORF EA PILGRIM CONGREGAÇÃO COMEÇOU UMA ESTADIA DE 14 SEMANAS NA AMÉRICA DO NORTE. DANDO BELÉM (PA.) O SEU NOME, ELE FEZ A LIQUIDAÇÃO LÁ SUA BASE A PARTIR DA QUAL ELE SAIU EM VIAGENS LONGAS ENTRE OS ÍNDIOS PARA ABRIR O CAMINHO PARA O TRABALHO MISSIONÁRIO. ALÉM DISSO, ELE DERRAMOU UMA GRANDE ENERGIA EM TENTATIVAS DE UNIR CORPOS PROTESTANTES NA AMÉRICA, ARGUMENTANDO QUE NO NOVO MUNDO NÃO HAVIA HISTÓRIA, DAÍ NÃO HÁ NECESSIDADE-DE DENOMINAÇÕES. MAS SUA TAREFA ECUMÉNICA FALHOU E ELE VOLTOU PARA A INGLATERRA EM 1743.

EMBORA O DECRETO DE EXPULSÃO DA SAXÔNIA FOI RETIRADA EM 1747, ZINZENDORF CONTINUOU A PASSAR MAIS TEMPO EM HERRNHAAG E NA INGLATERRA DO QUE EM HERRNHUT. DE HERRNHAAG SÓ NESSE ANO 200 IRMÃOS E IRMÃS SAÍRAM PARA CARGOS DE DEVER, COMO MISSIONÁRIOS, COMO IMIGRANTES PARA O NOVO MUNDO OU COMO TRABALHADORES ENTRE A DIÁSPORA. A PARTIR DE 1749-1755 O CLIMA ESPIRITUAL EM LONDRES FOI ESPECIALMENTE AMIGÁVEL PARA O CRESCIMENTO DA INFLUÊNCIA DA MORÁVIA E ZINZENDORF FEZ QUE SEU QUARTEL-GENERAL. MAS, EM 1755, SEU FILHO DE 24 YEAROLD CHRISTIAN RENATUS MORREU EM LONDRES.CONDESSA DOROTHEA ESTAVA A CAMINHO LÁ QUANDO A NOTÍCIA CHEGOU-LHE DA SUA MORTE. ELA SEGUIU PARA LONDRES PARA VER SEU TÚMULO NO ACRE DE DEUS LÁ, MAS ELA NUNCA SE RECUPEROU TOTALMENTE SEU ENTUSIASMO PELA VIDA DEPOIS DESTA PERDA. NO ANO SEGUINTE, ELA MORREU EM HERRNHUT.

PRATICAMENTE TODOS OS BIÓGRAFO DE ZINZENDORF OBSERVOU SOBRE O REMORSO E CULPA QUE ULTRAPASSOU A CONTAGEM APÓS A MORTE DE SUA ESPOSA. DURANTE DUAS DÉCADAS, ELE HAVIA PERMITIDO A CABEÇA DAS IRMÃS SOLTEIRAS, ANNA NITSCHMANN, PARA "USURPAR" LUGAR DA CONDESSA AO SEU LADO ENQUANTO ELE DAVA CADA VEZ MENOS ATENÇÃO PARA ERDMUTH DOROTHEA. UM ANO APÓS A MORTE DA CONDESSA, O CAMPONÊS ANNA TORNOU-SE A ESPOSA DE ZINZENDORF. ELES SE CASARAM TRÊS ANOS, E MORREU DENTRO DE DUAS SEMANAS UM DO OUTRO EM 1760.

NO DIA EM QUE LEVOU ANNA COMO SUA NOIVA, ZINZENDORF RENUNCIOU À SUA POSIÇÃO NO IMPÉRIO COMO A CABEÇA DA SUA CASA NOBRE, ABDICANDO EM FAVOR DE SEU SOBRINHO, LUDWIG, SENDO "MENOS INCLINADOS DO QUE NUNCA PARA AS HONRAS MUNDANAS."

O ANO DE 1760 MARCOU 28 ANOS DE MISSÕES DA MORÁVIA; NADA MENOS DO QUE 226 MISSIONÁRIOS FORAM ENVIADOS AO LONGO DESTES ANOS. COMO O GRANDE VISIONÁRIO, O PEREGRINO INCANSÁVEL, ZINZENDORF, VIVEU SEUS ÚLTIMOS DIAS EM HERRNHUT. FRACO E À BEIRA DA MORTE EM 08 DE MAIO DE 1760, ELE DISSE AO BISPO DAVID NITSCHMANN AO SEU LADO:

VOCÊ SUPOR NO INÍCIO QUE O SALVADOR FARIA TANTO QUANTO NÓS AGORA REALMENTE VER, NOS VÁRIOS ASSENTAMENTOS DA MORÁVIA, ENTRE OS FILHOS DE DEUS DE OUTRAS DENOMINAÇÕES E ENTRE AS NAÇÕES? EU SÓ APLACOU PARA COM ELE ALGUMAS DAS PRIMÍCIAS DO ÚLTIMO, MAS AGORA EXISTEM MILHARES DELES. NITSCHMANN, O QUE UMA CARAVANA FORMIDÁVEL DE NOSSA IGREJA JÁ ESTÁ EM TORNO DO CORDEIRO!

NO DIA SEGUINTE, O CONDE ZINZENDORF DEU SEU ÚLTIMO SUSPIRO E SE JUNTOU À CARAVANA DOS ADORANDO O CORDEIRO SOBRE O SEU TRONO.

 

KARL BARTH CHAMOU DE "TALVEZ A ÚNICA VERDADEIRA CRISTOCÊNTRICA DA IDADE MODEM." FEUERBACH DISSE QUE ESTAVA "LUTHER VOLTAR À VIDA." O ERUDITO GEORGE FORELL COM ETIQUETAS DE "O JESUS ABERRAÇÃO NOBRE." HISTORIADOR DA IGREJA TIMOTHY WEBER O LISTA COMO UMA DAS "OS SUPERSTARS ESPIRITUAIS DO 1700'S- QUE MOLDARAM O CURSO DO CRISTIANISMO." GOSTARÍAMOS DE IDENTIFICÁ-LO SIMPLESMENTE COMO O JOVEM RICO QUE SE ENCONTROU COM JESUS E DISSE QUE UM SINCERO YES.

 

FONTE          WWW.CHRISTIANHISTORYINSTITUTE.ORG