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Comentario bíblico de Efesios cap.2
Comentario bíblico de Efesios cap.2

                          Comentario bíblico de Efesios cap.2

 

Introdução

Este capítulo contém uma conta, I. da condição miserável destes Efésios por natureza (Ef 2: 1-3) e, novamente, Efésios 2: 11,12. II. Da mudança gloriosa que foi neles operada através da conversão de graça (Efésios 2: 4-10) e, novamente, Efésios 2:13. III. Dos grandes e poderosos privilégios que ambos convertidos judeus e gentios recebem de Cristo, Efésios 2: 14-22. Os esforços apóstolo afetá-las com o devido sentido da mudança maravilhosa que a graça divina tinha feito com eles e isso é muito aplicável a esse grande mudança que a mesma graça funciona em todos aqueles que são postos em um estado de graça. De modo que temos aqui uma imagem animada, tanto da miséria dos homens não regenerados e da condição feliz de almas convertidas, o suficiente para despertar e alarme aqueles que ainda estão em seus pecados e para colocá-los em cima apressando fora desse estado, e ao conforto e encantar aqueles que Deus se acelerou, com uma consideração sobre os privilégios poderosos com que são investidos.

 

versículos 1-3

Estado dos efésios por natureza. A. D. 61.

1 E vos vivificou, que estavam mortos em delitos e pecados 2, em que no tempo passado ye caminharam de acordo com o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência : 3 entre os quais todos nós também nossa conversa, em tempos passados, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e da mente e éramos por natureza filhos da ira, como os outros.

 

A condição miserável dos efésios por natureza, é aqui, em parte descrito. Observado, 1. almas regeneradas são mortos em delitos e pecados. Todos aqueles que estão em seus pecados, estão mortos em pecados sim, em delitos e pecados, o que pode significar todos os tipos de pecados, habituais e reais, pecados do coração e da vida. O pecado é a morte da alma. Onde quer que prevalece há uma privação de toda a vida espiritual. Os pecadores são mortos no estado, sendo destituídos dos princípios e poderes da vida espiritual e separado de Deus, a fonte da vida, e são mortos em lei, como um malfeitor condenado é dito ser um homem morto. 2. Um estado de pecado é um estado de conformidade com este mundo, Efésios 2: 2. Em Efésios 2: 1, ele fala de seu estado interno, neste da conversa para fora: em que, nos quais transgressões e pecados, em tempo passado você andou, você viveu e se comportou-se de tal maneira que os homens do mundo são costumava fazer. 3. Nós somos por natureza bond-escravos do pecado e de Satanás. Aqueles que andam em delitos e pecados, e de acordo com o curso deste mundo, andar de acordo com o príncipe do poder do ar. O diabo, ou o príncipe dos demônios, é assim descrita. Veja Mateus 12: 24,26. As legiões de anjos apóstatas são como um poder unidos sob um chefe e, portanto, o que é chamado os poderes das trevas em outros lugares se fala aqui no singular. O ar é representada como a sede do seu reino: e foi a opinião de judeus e pagãos que o ar está cheio de espíritos, e que não se exercitar e exercer-se. O diabo parece ter algum poder (com a permissão de Deus) na região inferior do ar lá está ele na mão para tentar os homens, e fazer tanto mal ao mundo como ele pode: mas é o conforto e alegria de Deus as pessoas que aquele que é o cabeça sobre todas as coisas para a igreja conquistou o diabo e tem-lo em sua cadeia. Mas os homens maus são escravos de Satanás, pois eles andam segundo ele se conformam suas vidas e ações à vontade e prazer deste grande usurpador. O curso e tenour de suas vidas estão de acordo com as suas sugestões e em conformidade com suas tentações estão sujeitos a ele, e são levados cativos por ele à sua vontade, ao que ele é chamado o deus deste mundo e do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Os filhos da desobediência é como optar por desobedecer a Deus e servir o diabo nestes ele funciona muito poderosa e eficazmente. Como o bom Espírito funciona o que é bom nas almas obedientes, de modo que este espírito maligno funciona o que é mau em homens maus e ele agora trabalha, não só até então, mas mesmo desde que o mundo foi abençoado com a luz do evangelho da glória. O apóstolo acrescenta, entre os quais também todos nós tivemos nossa conversa em tempos passados, que as palavras se referem aos judeus, a quem ele significa aqui para ter sido na condição triste e miserável como por natureza, e ter sido tão vil e mau como o próprios, e cujo estado natural, ele descreve ainda mais nas próximas palavras gentios não regenerados. 4. Nós somos por natureza drudges a carne, e nossos afetos corruptos, Efésios 2: 3. Ao cumprir os desejos da carne e da mente, os homens contrato que a imundícia da carne e do espírito a partir do qual o apóstolo exorta os cristãos a purificar-se, 2 Coríntios 7: 1. O preenchimento dos desejos da carne e da mente inclui todo o pecado ea maldade que estão atuou e por tanto o inferior e as potências mais altas ou mais nobres da alma. Morávamos na comissão real de todos esses pecados a que a natureza nos corromper inclinado. A mente carnal faz do homem um escravo perfeito para o seu apetite vicioso .-- o cumprimento da vontade da carne, de modo que as palavras podem ser prestados, denotando a eficácia desses desejos, eo que poder que tem sobre aqueles que se rendem-se -lhes. 5. Nós somos por natureza filhos da ira, como os outros. Os judeus eram tão, assim como os gentios e um homem é tão grande assim como outra, por natureza, não só pelo costume e pela imitação, mas a partir do momento em que começou a existir, e em razão de nossas inclinações e apetites naturais. Todos os homens, sendo naturalmente filhos da desobediência, também são por natureza filhos da ira, Deus está irado com o ímpio todos os dias. Nosso estado e curso são como merecemos a ira, e terminaria em ira eterna, se a graça divina não interpor. Que razão têm os pecadores, em seguida, estar olhando para fora para que a graça que vai fazê-los, de filhos da ira, filhos de Deus e herdeiros da glória! Até agora o apóstolo descreveu a miséria de um estado natural em Efésios 2: 1-3, o que vamos encontrá-lo perseguir novamente em alguns seguintes.

 

versículos 4-10

A mudança operada em Efésios. A. D. 61.

4 Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos) 6 E nos ressuscitou juntos, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus: 7 Isso nos séculos vindouros mostrar a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus: 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie. 10 Porque somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes ordenado que andássemos nelas.

 

Aqui o apóstolo começa a sua conta da mudança gloriosa que foi neles operada através da conversão de graça, onde observar,

 

  1. Por quem, e de que maneira, foi provocada e efetuado. 1. Negativamente: não vem de vós, Efésios 2: 8. Nossa fé, nossa conversão e nossa salvação eterna, não são o mero produto de quaisquer habilidades naturais, nem de qualquer mérito de nossa própria: Não vem das obras, para que ninguém se glorie, Efésios 2: 9. Essas coisas não são trazidos para passar por qualquer coisa feita por nós, e, portanto, toda a jactância está excluído aquele que glórias não deve glória em si mesmo, mas no Senhor. Não há lugar para a vanglória de qualquer homem de suas próprias habilidades e poder ou como se ele tivesse feito qualquer coisa que poderia merecer tais imensos favores de Deus. 2. Positivamente:. Mas Deus, que é rico em misericórdia, & c, Efésios 2: 4. O próprio Deus é o autor deste grande e feliz mudança, e seu grande amor é a mola e fontal causa do mesmo, portanto, ele resolveu mostrar misericórdia. O amor é a sua inclinação para o nosso bem considerada simplesmente como criaturas misericórdia nos respeita como apóstata e criaturas como miseráveis. Observe-se, o amor eterno de Deus ou de boa vontade para com suas criaturas é a fonte de onde todas as suas misericórdias atestar-safed para nós continuar e que o amor de Deus é grande amor, e que mercê de sua misericórdia rico, inexprimivelmente grande e inesgotável rico. E, em seguida, pela graça sois salvos (Efésios 2: 5), e pela graça sois salvos, mediante a fé - é o dom de Deus, Efésios 2: 8. Nota, cada pecador convertido é um pecador salvo. Tais são libertos do pecado e da ira são levados a um estado de salvação, e têm o direito dado a eles pela graça para a felicidade eterna. A graça que os salva é a bondade imerecida gratuito e favor de Deus e ele salva-los, e não pelas obras da lei, mas pela fé em Cristo Jesus, por meio do qual eles vêm para participar das grandes bênçãos do evangelho e tanto que a fé e que a salvação em que ele tem tão grande influência são o presente de Deus. Os grandes objetos de fé são dadas a conhecer por revelação divina, e fez credível pelo testemunho e evidências que Deus nos deu e que nós acreditamos que a salvação e obter a salvação através da fé é inteiramente devido à ajuda divina e graça que Deus ordenou que todos para que o todo deve aparecer para ser de graça. Observar,

 

  1. Em que esta mudança consiste em vários elementos, respondendo à miséria do nosso estado natural, alguns dos quais são enumerados nesta seção, e outros são mencionados abaixo. 1. Nós, que estávamos mortos são vivificados (Efésios 2: 5), somos salvos da morte do pecado e ter um princípio de vida espiritual implantada em nós. Graça na alma é uma nova vida na alma. Como a morte encerra os sentidos, veda-se todos os poderes e faculdades, o mesmo acontece com um estado de pecado, como com qualquer coisa que é bom. Graça desbloqueia e abre tudo, e amplia a alma. Observar, Um pecador regenerado se torna uma alma viva: ele vive uma vida de santificação, ser nascido de Deus e vive no sentido da lei, a ser entregue a partir da culpa do pecado perdoando e justificando graça. Ele nos vivificou juntamente com Cristo. Nossa vida espiritual resulta de nossa união com Cristo é nele que vivemos: Porque eu vivo, vós também vivereis. 2. Nós, que foram enterrados são ressuscitados, Efésios 2: 6. O que resta ainda a ser feito se fala aqui como se fosse já passado, embora na verdade, nós são ressuscitados em virtude de nossa união com aquele a quem Deus ressuscitou dentre os mortos. Quando ele ressuscitou Cristo dentre os mortos, ele fez de fato levantar todos os crentes, juntamente com ele, sendo ele a cabeça comum e quando ele colocou-o à sua direita nos lugares celestiais, ele avançou e glorificou-os dentro e com ele, seu levantada e exaltado cabeça e precursor .-- e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Isto pode ser entendido no outro sentido. Pecadores rolar-se na poeira almas santificadas assentar nos lugares celestiais, são levantadas acima do mundo o mundo é como nada a eles, em comparação com o que tem sido e, em comparação com o que o outro mundo é. Santos não são apenas os homens livres de Cristo, mas eles são avaliadores com ele com a ajuda de sua graça de terem subido com ele acima deste mundo para conversar com o outro, e eles vivem na expectativa constante do mesmo. Eles não são apenas funcionários para o melhor de mestres na melhor trabalho, mas eles são exaltados a reinar com ele, sentar-se no trono com Cristo, como ele sentou-se com o seu Pai no seu trono.

 

III. Observe o que é o grande projeto e objetivo de Deus na produção e efetuar essa mudança: E isso, 1. No que respeita aos outros: Que nos séculos vindouros mostram, & c. (Efésios 2: 7), para que pudesse dar uma amostra e prova de sua grande bondade e misericórdia, para o encorajamento dos pecadores no tempo futuro. Observe-se, A bondade de Deus na conversão e salvação dos pecadores até agora é um incentivo adequado para os outros no pós-tempo para esperam na sua graça e misericórdia, e aplicar-se a estes. Deus, tendo isso em seu design, pobres pecadores deve ter grande incentivo a partir dele. E o que nós não podemos esperar de tal graça e bondade, de riquezas da graça, para que essa mudança é devido? Por meio de Cristo Jesus, por e através de quem Deus transmite toda a sua graça e bênçãos para nós. 2. No que diz respeito aos próprios pecadores regenerados:. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, & c, Efésios 2:10. Parece que tudo é de graça, porque todas as nossas vantagens espirituais são de Deus. Somos feitura dele, ele quer dizer em relação à nova criação, não apenas como homens, mas como santos. O novo homem é uma nova criatura e Deus é o Criador. É um novo nascimento, e estamos nascido ou gerado de sua vontade. Em Cristo Jesus, ou seja, na conta do que ele fez e sofreu, e pela influência e operação do seu Espírito abençoado. Para as boas obras, & c. O apóstolo ter antes atribuído esta mudança à graça divina na exclusão das obras, para que ele não deve parecer assim para desencorajar as boas obras, ele está aqui observa que, embora a mudança é para ser atribuídas a nada dessa natureza (pois somos a obra de Deus) , contudo, Deus, na sua nova criação, foi concebido e preparado para as boas obras: criados para boas obras, com um design que devemos ser frutífera neles. Onde quer que Deus por seus implantes de carência bons princípios, que se destinam a ser para boas obras. As quais Deus antes ordenado, ou seja, decretado e nomeado. Ou, as palavras podem ser lidas, para as quais Deus antes preparou-nos, isto é, por nos abençoar com o conhecimento da sua vontade, e com a ajuda do seu Espírito Santo e através da produção de uma tal mudança em nós. Que andássemos nelas, ou glorificar a Deus por uma conversa exemplar e pela nossa perseverança na santidade.

 

versículos 11-13

A condição miserável dos efésios pela natureza. A. D. 61.

11 Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão na carne feito pelas mãos 12 Que naquele tempo estáveis ​​sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo: 13 Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis ​​longe são feitos perto pelo sangue de Cristo.

 

Nestes versos o apóstolo prossegue em seu relato da condição miserável destes Efésios pela natureza. Portanto, lembre-se, & c., Efésios 2:11. Como se ele tivesse dito: "Você deve se lembrar que você tem sido, e compará-lo com o que você está agora, a fim de humilhar a si mesmos e para excitar o seu amor e gratidão a Deus." Nota, os pecadores convertidos deveria frequentemente para refletir sobre a pecaminosidade e miséria do estado em que estavam por natureza. Gentios na carne, isto é, viver na corrupção da sua natureza, e sendo destituídos de circuncisão, o sinal externo de um interesse na aliança da graça. Que são chamados incircuncisão pelos que, & c., Isto é, "Você foi difamado e repreendido por ele pelos judeus formais, que fizeram uma profissão externa, e que parecia mais longe do que a ordenança para fora." Note, professores hipócritas estão acostumados a valorizar-se principalmente sobre os seus privilégios externos e para afrontar e desprezar outros que estão destituídos deles. O apóstolo descreve a miséria do seu caso, em vários elementos, Efésios 2:12. "Naquele tempo, enquanto você estava nações, e em um estado não convertido, você estava", 1. "Em uma condição sem Cristo, sem o conhecimento do Messias, e sem qualquer interesse poupança nele ou relação com ele." É verdade de todos os pecadores não convertidos, todos aqueles que são destituídos de fé, que eles não têm interesse salvadora em Cristo e deve ser uma coisa triste e deplorável para uma alma para ser sem Cristo. Ser sem Cristo, eles eram, 2. separados da comunidade de Israel não pertenciam à igreja de Cristo, e não tinha comunhão com ele, que se limita à nação israelita. Não é pouca privilégio de ser colocada na igreja de Cristo, e para compartilhar com os membros desta organização nas vantagens peculiares a ele. 3. Eles são estranhos às alianças da promessa. O pacto da graça tem sido sempre o mesmo para a substância, no entanto, ter sido submetido a várias adições e melhorias nas diversas épocas da igreja, ele é chamado de convênios e pactos da promessa, porque ele é feito de promessas, e, particularmente, contém o grande promessa do Messias, e da vida eterna por meio dele. Agora, a Efésios, na sua gentilismo, eram estranhos a esta aliança, sem nunca ter tido qualquer informação, nem insinuação dele e todos os pecadores não regenerados são estranhos a ele, como eles não têm interesse nele. Aqueles que estão sem Cristo, e por isso não têm nenhum interesse no Mediador da aliança, não têm nenhum nas promessas da aliança. 4. Eles não tinham esperança, ou seja, para além desta vida - nenhuma esperança bem fundamentada em Deus, sem esperança de bênçãos espirituais e eternas. Aqueles que estão com a Cristo, e estranhos a aliança, não pode ter uma boa esperança para Cristo e do pacto são a base eo fundamento de todas as esperanças dos cristãos. Eles estavam em um estado de distância e afastamento de Deus: sem Deus no mundo não sem algum conhecimento geral de uma divindade, porque eles adoravam ídolos, mas vivendo sem a devida atenção a ele, qualquer reconheceu dependência dele, e qualquer interesse especial nele. As palavras são, ateus no mundo para, embora eles adoravam muitos deuses, mas eles estavam sem o verdadeiro Deus.

 

O apóstolo passa (Efésios 2:13) adicionais para ilustrar a mudança feliz que foi feito em seu estado: Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis ​​longe, & c. Eles estavam longe de Cristo, de sua igreja, das promessas, da esperança cristã, e de si mesmo e Deus, pois, de todo o bem, como o filho pródigo no país distante: este tinha sido representada no Efésios 2: 11- 13. pecadores não convertidos retirar-se a uma distância de Deus, e Deus coloca-los à distância: Ele será detém o orgulho de longe. "Mas agora em Cristo Jesus, & c., Após a sua conversão, em virtude da união com Cristo, e interesse por ele pela fé, você se aproxima." Eles foram trazidos de volta a Deus, recebido na igreja, levado para a aliança, e possuidor de todos os outros privilégios, em conseqüência destes. Observe, Os santos são um povo perto de Deus. A salvação está longe dos ímpios, mas Deus é uma ajuda à mão para o seu povo e isso é pelo sangue de Cristo, pelo mérito de seus sofrimentos e morte. Cada pecador crente deve a sua proximidade de Deus, e seu interesse em seu favor, à morte e sacrifício de Cristo.

 

 

versículos 14-22

A União de judeus e gentios. A. D. 61.

14 Porque ele é a nossa paz, que fez tanto um, e derribou o muro de separação entre nós 15 Tendo abolido em sua carne a inimizade, mesmo a lei dos mandamentos contidos em ordenanças para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz 16 e que ele pode reconciliar ambos com Deus em um só corpo pela cruz, ter matado a inimizade: 17 e veio e pregou paz a vós que estáveis ​​longe, e aos que estavam perto. 18 Porque por ele ambos temos acesso por um só Espírito ao Pai. 19 Agora, pois, não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina 21 no qual todo o edifício, bem ajustado, o crescimento em um templo santo no Senhor: 22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.

Chegamos agora à última parte do capítulo, que contém um relato dos grandes e poderosos privilégios que convertidos judeus e gentios tanto recebem de Cristo. O apóstolo aqui mostra que aqueles que estavam em um estado de inimizade se reconciliam. Entre os judeus e os gentios tinha havido uma grande inimizade para que haja entre Deus e todo homem regenerado. Agora, Jesus Cristo é a nossa paz, Efésios 2:14. Ele fez a paz pelo sacrifício de si mesmo e veio para reconciliar, 1. judeus e gentios um ao outro. Ele fez tanto um, através da conciliação destas duas divisões de homens, que estavam acostumados a difamar, ao ódio e ao opróbrio entre si antes. Ele derrubou o muro de separação, a lei cerimonial, que fez a grande contenda, e foi o emblema da peculiaridade dos judeus, chamada de partição-parede por meio de alusão à partição no templo, que separava o tribunal de os gentios de que em que os judeus só tinham liberdade para entrar. Assim, ele abolido em sua carne a inimizade, Efésios 2:15. Por seus sofrimentos na carne, a tirou do poder vinculativo da lei cerimonial (assim removendo essa causa de inimizade e distância entre eles), que é aqui chamado a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, porque ele ordenou uma multidão de ritos externos e cerimônias, e consistiu de muitas instituições e compromissos sobre as partes exteriores do culto divino. As cerimônias legais foram revogados pelo Cristo, tendo a sua realização nele. Ao tomar estas fora do caminho, ele formou uma igreja de crentes, se eles tinham sido judeus ou gentios. Assim ele fez em si mesmo dos dois um novo homem. Ele emoldurou ambas as partes em uma nova sociedade, ou órgão do povo de Deus, unindo-os a si mesmo como a cabeça comum, sendo renovado pelo Espírito Santo, e agora concorrendo em uma nova forma de adoração gospel, fazendo a paz entre estes dois partidos, que estavam em desacordo tanto antes. 2. Há uma inimizade entre Deus e os pecadores, quer judeus e gentios e Cristo veio para matar que a inimizade e reconciliar ambos com Deus, Efésios 2:16. Sin gera uma briga entre Deus e os homens. Cristo veio para assumir a briga, e trazê-la para um fim, reconciliando judeus e gentios, agora recolhidos e reunidos em um só corpo, a uma provocado e um Deus ofendido, e isto pela cruz, ou pelo sacrifício de -se na cruz, ter matado a inimizade. Ele, ser morto ou sacrificado, matou a inimizade que havia entre Deus e os pobres pecadores. O apóstolo passa a ilustrar as grandes vantagens que ambas as partes ganham pela mediação de nosso Senhor Jesus Cristo, Efésios 2:17. Cristo, que comprou a paz na cruz, veio, em parte, em sua própria pessoa, como para os judeus, que estão aqui dito ter sido próximo, e parte em seus apóstolos, a quem ele comissionados para pregar o evangelho aos gentios, que são disse ter sido de longe, no sentido de que tem sido dada antes. E pregou paz, ou publicou os termos de reconciliação com Deus e da vida eterna. Note-se aqui, Quando os mensageiros de Cristo entregar suas verdades, é na verdade o mesmo que se ele fez isso imediatamente a si mesmo. Ele disse para pregar por eles, de modo que aquele que recebe, recebe aquele, e quem despreza-los (agindo em virtude de sua comissão, e entregar a sua mensagem) despreza e rejeita o próprio Cristo. Agora, o efeito dessa paz é o acesso livre, que tanto judeus como gregos têm a Deus (Efésios 2:18): Por meio dele, em seu nome e em virtude da sua mediação, ambos temos acesso ou admissão na presença de Deus , que se tornou o reconciliado Pai comum de ambos: ao trono da graça é erguido para nós para chegar a, e a liberdade de abordagem para esse trono é permitido nós. Nosso acesso é pelo Espírito Santo. Cristo comprou para nós deixar de vir a Deus, e o Espírito nos dá um coração para vir e força para vir, mesmo a graça de servir a Deus de modo aceitável. Observe-se, nos aproximamos de Deus, através de Jesus Cristo, com a ajuda do Espírito. Efésios, após a sua conversão, tendo esse acesso a Deus, assim como os judeus, e, pelo mesmo Espírito, o apóstolo diz-lhes, pois, agora você não é mais estranhos e estrangeiros, Efésios 2:19. Isso ele menciona por meio de oposição ao que ele tinha observado uma delas no seu paganismo: eles já não eram separados da comunidade de Israel, e não mais o que os judeus estavam acostumados a conta todas as nações da terra além de si mesmos (ou seja, , estranhos a Deus), mas concidadãos dos santos, e da família de Deus, isto é, os membros da igreja de Cristo, e com direito a todos os privilégios do mesmo. Observe aqui, a Igreja é comparada a uma cidade, e cada pecador convertido está livre dela. Ele também é comparado a uma casa, e cada pecador convertido é uma das empregadas domésticas, um membro da família, um servo e uma criança na casa de Deus. Em Efésios 2:20 a igreja é comparada a um edifício. Os apóstolos e profetas são a base do prédio. Eles podem ser chamados em um sentido secundário, o próprio Cristo é a base primária, mas estamos em vez de compreendê-lo da doutrina entregue pelos profetas do Antigo Testamento e os apóstolos do Novo. Segue-se, que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. Nele judeus e gentios se encontram, e constituem uma igreja e Cristo apóia a construção de sua força: no qual todo o edifício, bem ajustado, & c, Efésios 2:21.. Todos os crentes, de quem ela consiste, estar unido a Cristo pela fé, e entre si pela caridade cristã, cresce para o templo santo, tornar-se uma sociedade sagrada, em que há muita comunhão entre Deus e seu povo, como no templo, eles adorando e servindo-lo, ele se manifesta a eles, oferecendo sacrifícios espirituais a Deus e ele dispensar suas bênçãos e favores para eles. Assim, o edifício, pois a natureza do mesmo, é um templo, um templo sagrado para a igreja é o lugar que Deus escolheu para colocar o seu nome, e ele se torna um templo assim pela graça e força derivada de si mesmo - no Senhor. A igreja universal que está sendo construída em Cristo como a pedra fundamental, e unidos em Cristo como a pedra angular, vem em comprimento a ser glorificado nele como o top-pedra:. No qual também vós juntamente sois edificados, & c, Efésios 2 : 22. Observe-se, não só a igreja universal é chamado o templo de Deus, mas as igrejas particulares e até mesmo todo o verdadeiro crente é um templo vivo, é uma habitação de Deus através do Espírito. Deus habita em todos os crentes agora, eles tendo-se tornado o templo de Deus através das operações do Espírito abençoado, ea sua morada com eles agora é o penhor da sua habitação junto com ele para a eternidade.

comentario biblico Mattew Henrys

fonte www.avivamentonosul21.comunidades.net