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Comentario bíblico de efesios cap.3
Comentario bíblico de efesios cap.3

                   Comentario bíblico de efesios cap.3

 

. Introdução

Este capítulo é composto por duas partes. I. da conta que Paulo dá aos Efésios respeito a si mesmo, como ele foi designado por Deus para ser o apóstolo dos gentios, Efésios 3: 1-13 . II. De sua oração devota e afetuoso para com Deus para os Efésios, Ef 3: 14-21 . Podemos observar que possa ter sido muito a prática deste apóstolo para misturar, com as suas instruções e conselhos, intercessões e orações a Deus para aqueles a quem ele escreveu, como saber que todas as suas instruções e ensinamentos seria inútil e vã, excepto Deus fez cooperar com eles e torná-los eficaz. Este é um exemplo que todos os ministros de Cristo devem copiar depois, orando fervorosamente para que as operações eficazes do Espírito divino podem assistir suas ministrações, e coroa-los com sucesso.

 

versículos 1-13

Nomeação do Apóstolo sofrimentos Paulo como Labours um do Apóstolo Paulo como um apóstolo.                                                         AD 61.

1 Por esta razão eu, Paulo, o prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os gentios, 2 Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus que me foi dada para convosco: 3 como pela revelação que ele fez-me saber o mistério (como escrevi há pouco, resumidamente, 4 pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo) 5 o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado a sua santa apóstolos e profetas pelo Espírito 6 que os gentios são co e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho: 7 do qual fui feito ministro, segundo o dom da graça de Deus dada aos me pela operação do seu poder. 8 A mim, que sou menos do que o mínimo de todos os santos, foi dada esta graça, que eu deveria pregar aos gentios as insondáveis ​​riquezas de Cristo 9 e demonstrar a todos os homens ver o que é a dispensação do mistério, que desde o início do mundo esteve oculto em Deus, que criou todas as coisas por Jesus Cristo: 10 para que agora, aos principados e potestades nos celestiais lugares pode ser conhecido pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus, 11 de acordo com o propósito eterno que ele estabeleceu em Cristo Jesus nosso Senhor, 12 no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele. 13 Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, que são a vossa glória.

 

Aqui temos o relato que Paulo dá a Efésios respeito a si mesmo, como ele foi designado por Deus, o apóstolo dos gentios.

 

  1. Podemos observar que ele se familiariza-los com as tribulações e sofrimentos que ele sofreu no exercício desse cargo, Efésios 3: 1 . A primeira cláusula refere-se ao capítulo anterior, e pode ser entendida qualquer uma destas duas maneiras: - 1. " Por esta causa, --para tendo pregado a doutrina contida no capítulo anterior, e para afirmar que os grandes privilégios da evangelho pertencem não só para os judeus, mas para os crentes gentios também, embora eles não são circuncidados, - por isso eu sou agora um prisioneiro, mas um prisioneiro de Jesus Cristo, como eu sofro em sua causa e por causa dele, e continuar seu fiel servo, e o objeto de sua protecção e cuidados especiais, enquanto eu estou sofrendo, assim, para ele ". Observe-se, servos de Cristo, se vierem a ser presos, são os seus prisioneiros e ele não despreza os seus prisioneiros. Ele acha que nunca é o pior deles para o mau caráter que o mundo dá-los ou o tratamento do mal de que eles se reuniram com nela. Paul adere a Cristo, e Cristo de propriedade dele, quando ele estava na prisão .-- Para você, gentios os judeus perseguidos e encarcerados ele, porque ele foi o apóstolo dos gentios, e pregou o evangelho para eles. Nós podemos aprender disto que os ministros fiéis de Cristo são para dispensar suas verdades sagradas, por mais desagradável que pode ser para alguns, e tudo o que eles mesmos podem sofrer por isso. Ou, 2. As palavras podem ser assim entendido: - " Por esta causa, --since você há mais estranhos e estrangeiros (como Efésios 2:19 ), mas estão unidos a Cristo, e admitiu em comunhão com a sua igreja, - Eu, Paulo, que sou o prisioneiro de Jesus Cristo, rezo para que você possa ser capaz de agir como se os candidatos assim favorecidos por Deus, e fizeram participantes de tais privilégios ". Para este significado que você encontrá-lo expressar-se em Efésios 3:14 , onde, após a digressão contida nos vários versículos intervir, ele prossegue com o que ele começou no Efésios 3: 1 . Observe, aqueles que receberam a graça de sinal e favores de Deus necessitam de oração, para que possam melhorar e avançar, e continuar a agir como se eles. E, vendo Paul, enquanto ele estava preso a si mesmo empregado em tais orações a Deus em favor dos efésios, devemos aprender que há sofrimentos particulares do nosso próprio deve fazer-nos preocupam tanto com nós mesmos como a negligenciar os casos de outras pessoas em nossas súplicas e endereços a Deus. Ele fala novamente dos seus sofrimentos: Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações para você, que é a sua glória, Efésios 3:13 . Enquanto estava na prisão, ele sofreu muito lá e, embora fosse em cima de sua conta que ele sofreu, mas ele não os teria desanimado nem consternado com isso, vendo Deus havia feito tão grandes coisas para eles por seu ministério. O que uma preocupação concurso estava aqui para estes efésios! O apóstolo parece ter sido mais solícito para que eles não devem ser desencorajados e desmaiar em cima suas tribulações do que sobre o que ele mesmo sofreu e, para evitar isso, ele diz que seus sofrimentos eram a sua glória, e seria tão longe de ser um verdadeiro desânimo , se devidamente considerado o assunto, que ministrou causa a eles, para gloriar e de alegria, pois esta descoberta a grande estima e consideração que Deus deu a eles, na medida em que ele não apenas enviou os seus apóstolos para pregar o evangelho a eles, mas até mesmo a sofrer por eles, e para confirmar as verdades que eles entregues pelas perseguições que foram submetidos. Observe-se, não apenas os ministros fiéis de Cristo em si, mas o seu povo também, ter alguma causa especial de alegria e gloriar-se, quando eles sofrem por causa da dispensação do evangelho.

 

  1. O apóstolo informa-los de Deus nomeando-o para o escritório, e eminentemente adequado e qualificando-o por isso, por uma revelação especial que ele fez-lhe. 1. Deus o nomeou para o cargo: Caso tenha ouvido a dispensação da graça de Deus, que me foi dada para convosco, Efésios 3: 2 . Eles não poderiam ter ouvido falar deste, e, portanto, ele não projetar a falar em dúvida sobre este assunto. Eige às vezes é uma partícula afirmativa, e podemos lê-lo, desde que você já ouviu falar, & c. Ele estilos do evangelho da graça de Deus aqui (como em outros lugares), porque é o dom da graça divina para homens pecadores e todas as aberturas de graça que ele faz, e as alegres novas de que ele contém, proceda da rica graça de Deus e também é o grande instrumento nas mãos do Espírito pelo qual Deus trabalha graça nas almas dos homens. Ele fala da dispensação desta graça dada a ele que ele quer dizer que ele foi autorizado e comissionado por Deus para dispensar a doutrina do evangelho, de comissão e autoridade foram dados a ele, principalmente porque o serviço dos gentios: para convosco. e, novamente, falando do evangelho, diz ele, do qual fui feito ministro, & c,. Efésios 3: 7 . Aqui novamente ele afirma sua autoridade. Ele foi FEITO um ministro --he não fazer-se tal, ele não tomou para si essa honra - e ele foi feito tal , segundo o dom da graça de Deus para ele. Deus fornecido e forneceu-lhe pelo seu trabalho e no desempenho de la adequadamente o ajudaram com todos os dons e graças necessária, tanto ordinárias e extraordinárias, e que segundo a operação do seu poder, em si mesmo, mais especialmente, e também em um grande número de aqueles a quem ele pregou, através do qual os seus trabalhos entre eles foram bem sucedidos. Observe, que Deus chama os homens para que ele se encaixa-los para, e fá-lo com um poder onipotente. Uma operação do poder divino atende os dons da graça divina. 2. Como Deus nomeou-o para o escritório, para que ele eminentemente qualificado-lo por isso, por uma revelação especial que ele fez-lhe. Ele faz menção tanto do mistério que foi revelado e da revelação dele. (1.) O mistério revelado é que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo, pelo evangelho ( Efésios 3: 6 ), isto é, que eles devem ser co-herdeiros com os judeus crentes da herança celestial e que eles devem ser membros do mesmo corpo místico, ser recebido na igreja de Cristo, e estar interessado no evangelho-promessas, assim como os judeus, e em particular no que grande promessa de o espírito. E esta em Cristo, sendo unidos a Cristo, em quem todas as promessas são sim e amém e pelo evangelho, isto é, nos tempos do evangelho, como alguns entendem ou, pelo evangelho pregado a eles, que é o grande instrumento e meio pelo qual Deus opera a fé em Cristo, como os outros. Esta foi a grande verdade revelada aos apóstolos, ou seja, que Deus iria chamar os gentios para a salvação pela fé em Cristo, e que, sem as obras da lei. (2.) da revelação desta verdade ele fala, Efésios 3: 3-5 . Aqui podemos observar que a coalizão de judeus e gentios na igreja do evangelho era um mistério, um grande mistério, o que foi projetado no conselho de Deus antes de todos os mundos, mas o que não pode ser totalmente compreendido por muitas eras, até a realização exposta as profecias do mesmo. Ele é chamado um mistério porque as várias circunstâncias e peculiaridades de que (como o momento ea forma e os meios pelos quais ela deve ser efectuadas) foram escondida e mantida em segredo no próprio peito de Deus, até ser uma imediata revelação que ele os fez conhecido a seu servo. Ver Atos 26: 16-18 . E é chamado o mistério de Cristo, porque foi revelado por ele ( Gálatas 1:12 ), e porque se relaciona de modo muito para ele. Deste o apóstolo deu algumas dicas antes, ou um pouco antes, isto é, nos capítulos anteriores. Pelo que, quando você lê ou, como essas palavras podem ser lidas, até que assistir (e não é o suficiente para nós apenas para ler as escrituras, a menos que estamos a assistir a eles, e considerar seriamente e colocar a sério o que lemos), você pode perceber a minha compreensão do mistério de Cristo , de modo a perceber como Deus havia montado e qualificou-o para ser um apóstolo aos gentios, o que pode ser para eles é indício de sua autoridade divina. Este mistério, diz ele, em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado aos seus santos apóstolos e profetas pelo Espírito ( Efésios 3: 5 ), que é: "não foi tão completa e claramente descobriram nos séculos antes de Cristo, como agora tem sido revelado aos profetas desta idade, os profetas do Novo Testamento, que são imediatamente inspiradas e ensinadas pelo Espírito". Vamos observar, que a conversão do mundo Gentile à fé de Cristo foi um mistério adorável, e nós devemos dar graças a Deus por isso. Quem teria imaginado que aqueles que tinha sido tanto tempo no escuro, e em uma distância tão grande, que seja iluminado com a luz maravilhosa e ser feita perto? Aprendamos, portanto, não ao desespero dos piores, da pior das pessoas, eo pior das nações. Nada é demasiado difícil para a graça divina para fazer: nenhum tão indigno mas Deus pode agradar a conferir grande graça sobre eles. E quanto somos nós mesmos interessado neste caso, não só como vivemos em uma época em que o mistério é revelado, mas particularmente como nós somos uma parte das nações que em tempos passados ​​eram estrangeiros e estranhos, e viveu na idolatria bruto, mas agora são iluminados com o evangelho eterno, e participar de suas promessas!

 

III. O apóstolo informa-lhes como ele foi empregado neste escritório, e que, com relação aos gentios, e para todos os homens.

 

  1. No que respeita aos gentios, ele pregou a eles as insondáveis ​​riquezas de Cristo, Efésios 3: 8 . Observe-se, neste versículo, como humildemente ele fala de si mesmo, e como altamente ele fala de Jesus Cristo. (1) Como humildemente ele fala de si mesmo: Eu sou menos do que o mínimo de todos os santos. St. Paul, que era o chefe dos apóstolos, chama-se menos do que o mínimo de todos os santos: ele quer dizer por conta de sua tendo sido anteriormente um perseguidor dos seguidores de Cristo. Ele era, em sua própria estima, tão pouco quanto poderia ser. O que pode ser menos do que o mínimo? Para falar a si mesmo tão pouco quanto poderia ser, ele mesmo fala menos do que poderia ser. Observe, aqueles a quem Deus avança para empregos honrados que ele humilha e torna baixa em seus próprios olhos e, se Deus dá a graça de ser humilde, não dá qualquer outra graça. Você também pode observar de que um diferente modo, o apóstolo fala de si mesmo e de seu escritório. Enquanto ele amplia seu escritório, ele degrada-se. Observe-se, fiel ministro de Cristo pode ser muito humilde, e pensar muito mal de si mesmo, mesmo quando ele pensa e fala muito bem e honradamente de sua função sagrada. (2.) Como altamente ele fala de Jesus Cristo: . Os insondáveis ​​riquezas de Cristo Há um tesouro poderoso de misericórdia, graça e amor, colocou-se em Cristo Jesus, e que tanto para judeus e gentios. Ou, as riquezas do evangelho são aqui falado de como as riquezas de Cristo: as riquezas que Cristo adquiriu para, e concede a, todos os crentes. E eles são insondáveis ​​riquezas, que não podemos encontrar o fundo do que sagacidade humana nunca poderia ter descoberto, e os homens não poderiam de outra forma atingir o conhecimento deles, mas por revelação. Agora era negócios do apóstolo e do emprego para pregar estas insondáveis ​​riquezas de Cristo entre os gentios, e foi um favor que ele muito valorizado, e olhou para ela como uma honra indescritível-lhe: " A mim foi dada esta graça este favor especial que Deus concedeu a uma criatura tão indigno como eu sou. " E é um favor indizível para o mundo gentio que para eles as insondáveis ​​riquezas de Cristo são pregados. Embora muitos continuam pobres, e não são enriquecidos com essas riquezas, mas é um favor para tê-los pregado entre nós, ter uma oferta deles fez para nós e, se não são enriquecidos com eles, é a nossa própria culpa.

 

  1. No que diz respeito a todos os homens, Efésios 3: 9 . Seu negócio e de emprego foram para fazer todos os homens vêem (a publicar e dar a conhecer ao mundo inteiro) qual seja a dispensação do mistério (para que os gentios que têm sido até então estranhos à igreja, serão admitidos em comunhão com ele) , que desde o começo do mundo esteve oculto em Deus (mantida em segredo em seu propósito), que criou todas as coisas por Jesus Cristo: como João 1: 3 , todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele não era qualquer coisa feita que era feita e, portanto, não é de admirar que ele salva os gentios, assim como os judeus porque ele é o Criador comum de ambos, e podemos concluir que ele é capaz de realizar o trabalho de sua redenção, visto que ele foi capaz de realizar o grande trabalho da criação. É verdade que tanto a primeira criação, quando Deus fez todas as coisas a partir do nada, ea nova criação, pelo qual os pecadores são feitos novas criaturas através da conversão de graça, são de Deus por Jesus Cristo. O apóstolo acrescenta: Para que agora, aos principados e potestades nos lugares celestiais pode ser conhecido, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus, Efésios 3:10 . Esta foi uma coisas, entre outros, que Deus tinha em seu olho em revelar este mistério, que os anjos bons, que têm uma proeminência no governo os reinos e principados do mundo, e que são dotados de grande poder de executar o vontade de Deus na terra (embora a sua residência habitual no céu) pode ser informado, pelo que passa na igreja e é feito em e por meio dela, da multiforme sabedoria de Deus , isto é, da grande variedade com que Deus sabiamente dispensa as coisas, ou da sua sabedoria manifestada em muitas maneiras e métodos que ele toma em ordenar sua igreja nas diversas idades do mesmo, e, especialmente, em receber os gentios para ele. Os santos anjos, que olham para o mistério da nossa redenção por Cristo, não podia deixar de tomar nota deste ramo desse mistério, que entre os gentios é pregado as insondáveis ​​riquezas de Cristo. E isso é de acordo com o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, Efésios 3:11 . Alguns traduzem a palavras kata prothesin ton aionon assim Segundo o frente-a eliminação de todos os tempos que ele fez, & c. Então o Dr. Whitby, & c. "No primeiro dos séculos", diz o autor, "sua sabedoria vê por bem dar a promessa de um Salvador para a Adão caído: na segunda idade para tipificar e representá-lo aos judeus na Sagrada pessoas, ritos e sacrifícios ; e na era do Messias, ou o último idade, revelar aos judeus, e pregar aos gentios ". Outros entendem que, de acordo com nossa tradução, do propósito eterno que Deus propôs para executar em e através de Jesus Cristo, o todo do que ele fez no grande assunto da redenção do homem estar em conformidade com o seu eterno decreto sobre essa matéria. O apóstolo, tendo mencionado nosso Senhor Jesus Cristo, subjoins que lhe digam respeito, no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela fé nele ( Efésios 3:12 ), isto é, "por (ou através de) quem temos a liberdade de abrir a nossa mentes livremente a Deus, como a um Pai e uma convicção bem fundamentada de audiência e de aceitação com ele e isso por meio da fé que temos nele, como nosso grande Mediador e advogado ". Podemos chegar com humilde coragem de ouvir de Deus, sabendo que o terror da maldição é feito de distância e podemos esperar para ouvir dele boas palavras e confortável. Nós podemos ter acesso com confiança para falar com Deus, sabendo que temos uma tal Mediador entre Deus e nós, e como um Advogado para com o Pai.

 

versículos 14-21

A oração do Apóstolo.                                                              AD 61.

14 Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, 15 do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, 16 para que ele iria conceder-lhe, de acordo com as riquezas da sua glória, para ser fortalecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior 17 que Cristo habite em seus corações pela fé que, estando arraigados e alicerçados em amor, 18 possais compreender, com todos os santos, qual é a largura, eo comprimento e profundidade e altura 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. 20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, 21 Àquele ser glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as idades, mundo sem fim. Um homem.

 

Chegamos agora à segunda parte deste capítulo, que contém oração devota e carinhoso de Paulo a Deus por sua amada Efésios .-- Por esta causa. Isto pode ser encaminhado tanto para o imediatamente Efésios 3:13 , Que você não desmaiar, & c ., ou melhor, o apóstolo está aqui retomar o que ele começou no Efésios 3: 1 , a partir do qual ele digressed naqueles que são interpostos. Observar,

 

  1. A quem ele reza - a Deus, como o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, dos quais ver Efésios 1: 3 .

 

  1. Sua postura para fora em oração, que era humilde e reverente: me ponho de joelhos. Nota: Quando nos aproximamos de Deus, devemos reverenciá-lo em nossos corações, e expressar nossa reverência no comportamento e gestos mais adequado e tornando-se. Aqui, depois de ter mencionado Cristo, ele não pode passar sem um elogio honrosa do seu amor, Efésios 3:15 . A igreja universal tem uma dependência do Senhor Jesus Cristo: . Do qual toda a família nos céus e da terra é nomeado Os judeus estavam acostumados a gabar-se de Abraão como seu pai, mas agora os judeus e gentios são ambos denominados de Cristo (para alguns) enquanto outros compreendê-lo dos santos no céu, que usam a coroa de glória e de santos na terra que estão em curso na obra de graça aqui. Tanto um quanto o outro make mas uma família, uma casa e dele são nomeados cristãos, como eles realmente são de tal ordem, reconhecendo sua dependência, e sua relação com Cristo.

 

III. O que o apóstolo pede a Deus por estes seus amigos - bênçãos espirituais, que são as melhores bênçãos, e mais intensamente a ser procurado e orou pela cada um de nós, tanto para nós como para os nossos amigos. 1. A força espiritual para o trabalho e direito a que eram chamados, e em que foram empregadas: Que ele iria conceder-lhe, de acordo com as riquezas da sua graça, a ser reforçado, & c. O homem interior é o coração ou a alma . Para ser fortalecidos com poder, deve ser fortemente reforçada, muito mais do que eles eram, neste momento, ser dotado de um elevado grau de graça e habilidades espirituais para descarregar dever, resistir às tentações, resistindo a perseguições, & c. E o apóstolo ora para que isso possa ser de acordo com as riquezas de sua glória, ou de acordo com as suas gloriosas riquezas - responde a esse grande abundância da graça, misericórdia e poder, que reside em Deus, e é a sua glória; e isso seu Espírito, que é o trabalhador imediata da graça nas almas do povo de Deus. Observar a partir destas coisas, que a força do Espírito de Deus no homem interior é o melhor e mais desejável força, força na alma, a força da fé e outras graças, força para servir a Deus e fazer o nosso dever, e perseverar em nossa vida cristã com vigor e com alegria. E vamos observar ainda que , como a obra da graça é primeiro iniciada por isso é continuou e continuou, pelo bendito Espírito de Deus. 2. A habitação de Cristo em seus corações, Efésios 3:17 . Cristo é dito habitar em seu povo, como ele está sempre presente com eles por suas influências e operações graciosas. Observe-se, é uma coisa desejável ter Cristo habite em nossos corações e se a lei de Cristo ser escrito lá, e o amor de Cristo ser derramado lá, então Cristo habita lá. Cristo é um habitante na alma de todo bom cristão. Onde seu espírito habita, lá ele incha e ele habita no coração pela fé, por meio do contínuo exercício da fé nele. A fé abre a porta da alma, para receber a Cristo fé admite ele, e se submete a ele. Pela fé somos unidos a Cristo, e ter um interesse por ele. 3. A fixação dos afetos piedosos e devotos na alma: Que você está sendo arraigados e alicerçados em amor, stedfastly fixo no seu amor a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, e a todos os santos, o amado de nosso Senhor Jesus Cristo. Muitos têm um pouco de amor a Deus e aos seus servos, mas é um flash, como o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela, ele faz um grande barulho, mas se foi presentemente. Devemos sinceramente desejo que as boas afeições podem ser fixados em nós, para que sejamos arraigados e alicerçados em amor. Alguns entendem que venham a ser assentado e estabelecido no sentido do amor de Deus para eles, o que inspirá-los com maiores ardores de santo amor a ele, e uns aos outros. E como muito desejável é ter um sentido fixo constante do amor de Deus e Cristo às nossas almas, de modo a ser capaz de dizer com o apóstolo em todos os tempos, Ele me amou! Agora, a melhor maneira de atingir este é ter cuidado para que nós mantemos uma constante amor a Deus em nossas almas esta será a prova do amor de Deus para nós. Nós amamos a ele porque ele nos amou primeiro. para isso, ele reza, 4. para seu conhecimento experimental com o amor de Jesus Cristo. O conhecimento mais íntima que temos com o amor de Cristo para nós, quanto mais o nosso amor vai ser puxado para ele, e para aqueles que são dele, por causa dele: Que você pode ser capaz de compreender, com todos os santos, e c. ( Efésios 3: 18,19 ), isto é, mais claramente a entender, e firmemente a acreditar, o maravilhoso amor de Cristo à sua, que os santos não entender e acreditar em alguma medida, e deve entender mais adiante. Os cristãos não devem ter como objectivo compreender acima de todos os santos, mas tenha conteúdo que Deus lida com eles como ele usa para fazer com aqueles que amam e temem o seu nome: o desejássemos compreender com todos os santos, ter tanto conhecimento como os santos são permitidos ter neste mundo. Devemos ser ambiciosos de chegar com os três primeiros , mas não de ir além do que é a medida da estatura outros santos. É observável como magnificamente o apóstolo fala do amor de Cristo. As dimensões do amor redentor são admiráveis: a largura, eo comprimento e profundidade e altura. Ao enumerar essas dimensões, os desenhos apóstolo para significar a grandeza do amor de Cristo, as insondáveis ​​riquezas de seu amor, que é maior do que céu, mais profundo do que o inferno, mais do que a terra, e mais larga do que o mar, Jó 11: 8,9 . Alguns descrevem os elementos assim: por sua largura podemos compreender a extensão do mesmo para todas as idades, nações e fileiras de homens, pelo seu comprimento, sua continuidade de eternidade a eternidade pela profundidade do mesmo, a sua inclinar-se para o menor condição, com um projeto para aliviar e salvar aqueles que têm afundado nas profundezas do pecado e miséria por sua altura, o seu intitulando e elevar-nos até a felicidade celeste e glória. Devemos desejar compreender este amor: é o caráter de todos os santos que eles fazem assim, para todos eles têm uma complacência e uma confiança no amor de Cristo: E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, Efésios 3:19 . Se ele excede todo o entendimento, como podemos saber isso? Devemos orar e se esforçar para saber alguma coisa, e ainda devem cobiçar e se esforçam para saber mais e mais do mesmo, porém, depois de os melhores esforços, ninguém pode entendê-la completamente: em toda sua extensão que excede todo o entendimento. Embora o amor de Cristo pode ser melhor percebido e conhecido pelos cristãos do que geralmente é, no entanto, não pode ser totalmente compreendido sobre este lado do céu. 5. Ele ora para que eles podem ser cheios de toda a plenitude de Deus. É uma expressão elevada: não devemos ousar usá-lo se nós não encontrá-lo nas escrituras. É como aquelas outras expressões, de ser participantes da natureza divina, e de ser perfeito como nosso Pai no céu é perfeito. Nós não somos para compreendê-lo da sua plenitude que Deus em si mesmo, mas de sua plenitude como um Deus em aliança com a gente, como um Deus ao seu povo: a tal plenitude de Deus está pronto para doar, que está disposto a encher-los todos ao máximo da sua capacidade, e que com todos esses dons e graças que ele vê que eles precisam. Aqueles que recebem graça por graça da plenitude de Cristo pode ser dito para ser preenchido com a plenitude de Deus, de acordo com sua capacidade, tudo que está no fim de sua chegada ao mais alto grau de conhecimento e prazer de Deus, e uma inteira conformidade para ele.

 

O apóstolo fecha o capítulo com uma doxologia, Efésios 3: 20,21 . É adequada para concluir nossas orações com louvores. O nosso bendito Salvador ensinou-nos a fazê-lo. Tome note como ele descreve Deus, e como ele atribui-lhe glória. Ele descreve-o como um Deus que é capaz de fazer muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos. Há uma plenitude inesgotável de graça e misericórdia em Deus, que as orações de todos os santos nunca pode chamar a seco. O que quer que pode solicitar, ou pensou em perguntar, ainda assim Deus ainda é capaz de fazer mais, abundantemente mais, muito mais abundantemente mais. Abre a tua boca sempre tão grande, ele ainda tem meios para preenchê-lo. Note-se, em nossas aplicações a Deus devemos incentivar a nossa fé por uma consideração de sua auto-suficiência e poder onipotente. De acordo com o poder que opera em nós. Como se ele tivesse dito: Já tivemos uma prova desse poder de Deus , no que ele tem feito em nós e fez por nós, tendo nos vivificados por sua graça, e nos convertido para si mesmo. O poder que ainda trabalha para os santos é de acordo com esse poder que operou neles. Onde quer que Deus dá de sua plenitude ele dá a experimentar seu poder. Deus Tendo assim descrito, ele atribui-lhe glória. Quando chegamos para pedir a graça de Deus, devemos dar glória a Deus. A esse glória na igreja e em Cristo Jesus. Ao atribuir glória a Deus, nós atribuímos todas as excelências e perfeições dele, a glória de ser o effulgency e resultado de todos eles. Observe, a sede do louvores de Deus está na igreja. Aquela pequena aluguel de louvor que Deus recebe a partir deste mundo é da igreja, uma sociedade sagrada constituído para a glória de Deus, cada membro particular de que, tanto judeus e gentios, concorda neste trabalho de louvar a Deus. O mediador desses louvores é Jesus Cristo. Todos os dons de Deus veio de sua para nós através da mão de Cristo e todos os nossos louvores passar de nós para ele através da mesma mão. E Deus deve e vai ser elogiado, assim, ao longo de todas as idades, mundo sem fim para que ele nunca vai ter uma igreja para louvá-lo, e ele nunca vai ter o seu tributo de louvor de sua igreja. Amém. Assim seja e assim será, certamente, .

Comentario bíblico Matthew Henrys (N.T)

fonte www.avivamentonosul21.comunidades.net