Comentario bíblico Hebreus cap.5
Introdução
Neste capítulo, o apóstolo continua seu discurso sobre o sacerdócio de Cristo, um sujeito doce, que ele não iria muito em breve descartar. E aqui, I. Ele explica a natureza do ofício sacerdotal em geral, Hebreus 5: 1-3 . II. A chamada adequada e regular, deve haver a este escritório, Hebreus 5: 4-6 . III. Os requisitos de qualificação para o trabalho, Hebreus 5: 7-9 . IV. A ordem peculiar do sacerdócio de Cristo não era segundo a ordem de Aaron, mas de Melquisedeque, Hebreus 5: 6 , 7 , 10 . V. Ele repreende os hebreus, que não tinha feito essas melhorias no conhecimento que poderia ter feito-los capazes de olhar para as partes mais obscuras e misteriosas da escritura, Hebreus 5: 11-14 .
versículos 1-9
O Sacerdócio de Cristo. AD 62.
1 Porque todo sumo sacerdote tomado dentre os homens é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados: 2 Quem pode ter compaixão do ignorante, e sobre eles que estão fora do caminho para que também ele mesmo está rodeado de fraqueza. 3 E por esta razão deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, oferecer sacrifício pelos pecados. 4 Ora, ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado de Deus, como era Aaron. 5 assim também Cristo não se glorificou a ser feito um sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei. 6 Como também diz em outro lugar, Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. 7 O qual nos dias da sua carne, quando ofereceu orações e súplicas com grande clamor e lágrimas, àquele que foi capaz de salvá-lo da morte, foi ouvido quanto ao que temia 8 Ainda que era Filho, aprendeu a a obediência pelas coisas que sofreu 9 e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem
Temos aqui um relato da natureza do ofício sacerdotal em geral, embora com um alojamento ao Senhor Jesus Cristo. Somos informados,
- De que tipo de seres o sumo sacerdote deve ser. Ele deve ser tomado dentre os homens que ele deve ser um homem, um de nós mesmos, osso de nossos ossos, carne da nossa carne e espírito de nosso espírito, participante de nossa natureza, e a-porta-estandarte entre dez mil. Isto implica, 1. Que o homem pecou. 2. Que Deus não iria admitir o homem pecador a vir a ele imediatamente e sozinho, sem um sumo sacerdote, que deve ser tomado dentre os homens. 3. Que Deus quis tomar um dentre os homens, pelo qual eles podem se aproximar de Deus na esperança, e ele pode recebê-los com honra. 4. Que cada um deve agora ser bem-vindo ao Deus que vem a ele por este sacerdote.
- Para quem todo sumo sacerdote é ordenado: Para os homens nas coisas concernentes a Deus, para a glória de Deus eo bem dos homens, para que pudesse ficar entre Deus eo homem. Então Cristo fez e, portanto, nunca vamos tentar ir para Deus, mas por meio de Cristo, nem esperar qualquer favor de Deus, mas através de Cristo.
III. Para que finalidade todo o sumo sacerdote foi ordenado: Que ele possa oferecer dons e sacrifícios pelos pecados.
- Que ele pode oferecer presentes ou ofertas voluntárias, trouxe para o sumo sacerdote, então oferecido para a glória de Deus e, como um reconhecimento de que o nosso tudo é dele e dele temos nada, mas o que ele tem o prazer de dar nós, e de sua própria oferecemos a ele uma oblação de reconhecimento. Isto sugere, (1) Que todos nós trazemos a Deus deve ser livre e não forçada deve ser um dom que deve ser dada e não retirado novamente. (2) Que todos nós trazemos a Deus deve passar por mãos do sumo sacerdote, como o grande agente entre Deus eo homem.
- Que ele possa oferecer sacrifícios pelo pecado, isto é, as ofertas que foram nomeados para fazer expiação, que o pecado pode ser perdoado e aceito pecadores. Assim, Cristo é constituído um sumo sacerdote para ambos os fins. Nossas boas obras devem ser apresentados por Cristo, para nos render e eles aceitável e nossas más ações devem ser expiado pelo sacrifício de si mesmo, que não pode condenar e destruir-nos. E agora, como nós valorizamos a aceitação de Deus e do perdão, devemos aplicar-nos pela fé a esta nossa grande sumo sacerdote.
- Como esse sumo sacerdote deve ser qualificado, Hebreus 5: 2 .
- Ele deve ser aquele que pode ter compaixão de dois tipos de pessoas: - (1.) No ignorantes, ou aqueles que são culpados de pecados de ignorância. Ele deve ser alguém que pode encontrar em seu coração a pena deles, e interceder junto a Deus por eles, um que está disposto a instruir aqueles que são maçantes de entendimento. (2.) Por aqueles que estão fora do caminho, fora do caminho da verdade, dever e felicidade e ele deve ser aquele que tem a ternura o suficiente para levá-los de volta dos subprodutos caminhos do erro, do pecado e miséria, no caminho certo: isso vai exigir muita paciência e compaixão, mesmo a compaixão de um Deus.
- Ele também deve ser rodeado de fraqueza e assim ser capaz de si mesmo feelingly a considerar a nossa estrutura, e simpatizar com a gente. Assim, Cristo foi qualificado. Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, sem pecado e isso nos dá grande incentivo para aplicar-nos a ele, debaixo de toda aflição para em todas as aflições do seu povo que ele está aflito.
- Como o sumo sacerdote era para ser chamado de Deus. Ele deve ter tanto uma chamada interna e externa para o seu escritório: Para ninguém toma esta honra para si mesmo ( Hebreus 5: 4 ), ou seja, nenhum homem deve fazê-lo, ninguém pode fazê-lo legalmente se houver faz isso, ele deve ser considerada um usurpador, e tratado em conformidade. Aqui observar, 1. O escritório do sacerdócio foi uma honra muito grande. Para ser empregada para ficar entre Deus eo homem, um, enquanto representando Deus e sua vontade aos homens, em outro momento representando o homem e seu caso a Deus, e lidar entre eles sobre assuntos da mais alta importância - confiou em ambos os lados com a honra de Deus e da felicidade do homem - deve tornar o escritório muito honrosa. 2. O sacerdócio é um escritório e honra que nenhum homem deve tomar para si, se o fizer, ele pode esperar nenhum sucesso nisso, nem qualquer recompensa por isso, apenas a partir de si mesmo. Ele é um intruso que não é chamado por Deus, como Aarão. Observe: (1) Deus é a fonte de toda honra, especialmente verdadeira honra espiritual. Ele é a fonte da verdadeira autoridade, seja ele chama qualquer para o sacerdócio de uma forma extraordinária, como fez Aaron, ou de uma forma ordinária, como ele chamou os seus sucessores. (2) Aqueles só pode esperar a ajuda de Deus e aceitação com ele, e sua presença e bênção sobre eles e suas administrações, que são chamados por Deus outros podem esperar uma explosão em vez de uma bênção.
- Como isso é levado para casa e aplicado a Cristo: Assim também Cristo não se glorificou, Hebreus 5: 5 . Observe aqui, embora Cristo contada que sua glória, para se fazer sumo sacerdote, mas ele não assumiria essa glória para si mesmo. Ele poderia realmente dizer, eu não busco a minha glória, John 08:50 . Considerado como Deus, ele não foi capaz de qualquer glória adicional, mas como homem e Mediador ele não executados sem serem enviados e, se ele não o fez, certamente os outros devem ter medo de fazê-lo.
VII. O apóstolo prefere Cristo diante de Arão, tanto na maneira de sua chamada e na santidade de sua pessoa. 1. No modo de sua chamada, em que Deus lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei (citou o Salmo 2: 7 ), referindo-se a sua geração eterna como Deus, a sua maravilhosa concepção como homem, e sua qualificação perfeita como Mediador. Assim Deus declarou solenemente sua querida afeição a Cristo, sua nomeação autoridade dele para o escritório de um Mediador, sua prestação e aprovação dele no cargo, a sua aceitação dele, e de tudo o que ele tinha feito ou deveria fazer no exercício das isto. Agora, Deus nunca disse assim para Aaron. Outra expressão que Deus usado na chamada de Cristo que temos no Salmo 110: 4 , Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque, Hebreus 5: 6 . Deus Pai nomeou um sacerdote de uma ordem mais elevada do que a de Aaron. O sacerdócio de Arão era para ser, mas temporária do sacerdócio de Cristo era para ser perpétua: o sacerdócio de Arão era para ser sucessiva, descendo dos pais aos filhos do sacerdócio de Cristo, segundo a ordem de Melquisedeque, era para ser pessoal, e o sumo sacerdote imortal quanto ao seu escritório, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, como é mais largamente descrito no sétimo capítulo, e será aberto lá. 2. Cristo está aqui preferiu Aaron na santidade de sua pessoa. Outros padres foram para oferecer sacrifícios, como para os pecados dos outros, por isso, por si mesmos, Hebreus 5: 3 . Mas Cristo não precisava oferecer sacrifício pelos pecados para si mesmo, pois ele nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca, Isaías 53: 9 . E tal sumo sacerdote tornou-se nós.
VIII. Temos uma conta de descarga deste seu escritório de Cristo, e das consequências de que a descarga, Hebreus 5: 7-9 .
- O exercício das suas funções do sacerdócio ( Hebreus 5: 7 ): O qual, nos dias da sua carne, quando ofereceu orações e súplicas, e c. Aqui observar, (1.) Ele tomou-lhe a carne, e por alguns dias nele habitou ele se tornou um homem mortal, e contado sua vida por dias, aqui definindo-nos um exemplo de como devemos contar a nossa. Se fôssemos contar nossas vidas por dia, seria um meio para estimular-nos a fazer o trabalho de cada dia no seu dia. (2.) Cristo, nos dias da sua carne, sujeita-se à morte teve fome, ele era um Jesus tentado, sangrando, morrendo! Corpo que ele está agora no céu, mas é um corpo glorioso espiritual. (3.) Deus Pai foi capaz de salvá-lo da morte. Ele poderia ter evitado sua morte, mas ele não para, em seguida, o grande projeto de sua sabedoria e graça deve ter sido derrotado. O que teria sido de nós se Deus tivesse salvo Cristo de morrer? Os judeus disseram em tom de censura, Deixe-o agora, se ele vai tê-lo, Matthew 27:43 . Mas foi em bondade para conosco que o Pai não sofreria taça amarga para passar longe dele para então temos de ter bebido a escória da-lo, e foi infeliz para sempre. (4.) Cristo, nos dias da sua carne, ofereceu orações e súplicas ao Pai, como um penhor da sua intercessão no céu. Um grande número de casos que temos de Cristo orando. Isto refere-se à sua oração em sua agonia e cap. XXVII. 46), e que antes de sua agonia ( João 17: 1-26 ), que ele colocou-se de seus discípulos, e todos os que crêem no seu nome. (5) As orações e súplicas que Cristo ofereceu-se se juntaram com gritos fortes e lágrimas, ora definindo-nos um exemplo não só para rezar, mas para ser fervorosa e importuna em oração. Quantas orações secas, como são poucos os molhados, podemos oferecer-se a Deus! (6.) Cristo foi ouvido quanto ao que temia. Quão? Por que ele foi respondido por suportes presentes em e debaixo das suas agonias e, sendo realizado também através da morte, e entregues a partir dele por uma gloriosa ressurreição: Ele foi ouvido quanto ao que temia. Ele tinha um terrível senso da ira de Deus, de o peso do pecado. Sua natureza humana estava prestes a sucumbir sob a carga pesada, e teria afundado, se tivesse sido bastante abandonado no ponto de ajuda e conforto de Deus, mas ele foi ouvido neste, ele foi apoiado sob as agonias da morte. Ele foi realizado através da morte e não há libertação real a partir de morte, mas para ser realizada bem por ela. Podemos ter muitas recuperações de doença, mas nunca são salvos da morte até que sejam realizadas também através dele. E aqueles que são assim salvo da morte será totalmente entregue no passado, por uma ressurreição gloriosa, de que a ressurreição de Cristo foi a sério e primícias.
- As consequências deste exercício das suas funções, Hebreus 5: 8 , 9 , & c.
(1) Por esses seus sofrimentos aprendeu a obediência, embora ele fosse um filho, Hebreus 5: 8 . Aqui observar, [1] O privilégio de Cristo: Ele era um Filho unigênito do Pai. Um teria pensado que isso poderia tê-lo isento de sofrimento, mas isso não aconteceu. Que ninguém, em seguida, que são os filhos de Deus por adoção esperar uma liberdade absoluta do sofrimento. O que filho há que o pai não corrige? [2] Cristo fez melhoria de seus sofrimentos. Por sua obediência passiva, aprendeu a obediência ativa, isto é, ele praticou a grande lição, e fez parecer que ele estava bem e perfeitamente aprendeu na embora ele nunca foi desobediente, mas ele nunca realizado tal ato de obediência como quando ele se tornou obediente até a morte, até a morte de cruz. Aqui ele nos deixou um exemplo, que devemos aprender com todas as nossas aflições um humilde obediência à vontade de Deus. Precisamos de aflição, para nos ensinar a submissão.
(2.) Por esses seus sofrimentos ele foi feito perfeito, e tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, Hebreus 5: 9 . [1] Cristo por seus sofrimentos foi consagrada ao seu escritório, consagrada pelo seu próprio sangue. [2] por seus sofrimentos ele consumado que parte de seu gabinete que era para ser realizado na terra, tornando a reconciliação de iniqüidade e, nesse sentido, ele é dito ser aperfeiçoados, como propiciação perfeita. [3] Por este meio, ele tornou-se o autor de eterna salvação para os homens que ele tem pelos seus sofrimentos comprou uma plena libertação do pecado e da miséria, e uma fruição cheio de santidade e felicidade para o seu povo. Desta salvação o aviso foi enviado no evangelho que ele fez uma proposta dele no novo pacto, e enviou o Espírito para permitir que os homens a aceitar esta salvação. [4] Esta salvação é realmente concedido a ninguém, mas aqueles que obedecem a Cristo. Não é suficiente que temos algum conhecimento doutrinário de Cristo, ou que fazer uma profissão de fé nele, mas devemos dar ouvidos a sua palavra, e obedecê-lo. Ele é exaltado para ser um príncipe para nos governar, assim como um Salvador para nos libertar e ele será um Salvador para ninguém, mas para aqueles que ele é um príncipe, e que estão dispostos que ele reine sobre eles o resto ele vai conta os seus inimigos e tratá-los adequadamente. Mas para aqueles que lhe obedecem, dedicando-se a ele, negando-se, e tomando a sua cruz e segui-lo, ele será o autor, aitios --o grande causa de sua salvação, e eles devem possuí-lo como tal para sempre .
versículos 10-14
O Sacerdócio de Cristo. AD 62.
10 Chamado de Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. 11 Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir. 12 Porque, quando para o ye tempo deve ser professores, tendes necessidade de que alguém vos ensine novamente que ser os primeiros rudimentos das palavras de Deus, e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de alimento sólido. 13 Porque todo aquele que alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é menino. 14 Mas o alimento sólido é para os que são de maior idade, até mesmo aqueles que em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem eo mal.
Aqui os retornos apóstolo para o que ele tinha na citada fora de Ps. cx., sobre a ordem peculiar do sacerdócio de Cristo, isto é, a ordem de Melquisedeque. E aqui,
- Ele declara que ele tinha muitas coisas que ele podia dizer a eles relativos a esta pessoa misteriosa chamada Melquisedeque, cujo sacerdócio era eterno, e, portanto, a salvação adquiridos, assim, deve ser eterna também. Temos um relato mais detalhado deste Melquisedeque em Hebreus 7: 1-28 . Alguns pensam que as coisas que os meios apóstolo, que eram difíceis de ser proferidas, não foram muito relativa Melquisedeque-se como a respeito de Cristo, de quem Melquisedeque era o tipo. E, sem dúvida, esse apóstolo tinha muitas coisas a dizer a respeito de Cristo que foram muito misteriosa, difícil de ser pronunciada há grandes mistérios da pessoa e escritórios do Cristianismo Redentor é o grande mistério da piedade.
- Ele atribui a razão pela qual ele não disse todas essas coisas a respeito de Cristo, o nosso Melquisedeque, que ele tinha a dizer, e o que foi que a tornou tão difícil para ele a proferi-las, ou seja, a dulness dos hebreus a quem ele escreveu : Você está surdo de audição. há uma dificuldade nas próprias coisas, e pode haver uma fraqueza nos ministros do evangelho de falar claramente sobre essas coisas, mas geralmente a culpa é nos ouvintes. Ouvintes maçantes fazer a pregação do evangelho uma coisa difícil, e até mesmo muitos que têm alguma fé são apenas ouvintes sem brilho, sem brilho de compreensão e lentos a acreditar que a compreensão é fraca, e não apreende essas coisas espirituais a memória é fraca, e faz não retê-los.
III. Ele insiste na faultiness desta enfermidade deles. Não era um mero enfermidade natural, mas era uma enfermidade do pecado, e mais neles do que outros, em razão das vantagens singulares que até então desfrutavam de melhoria no conhecimento de Cristo: Para quando, por vezes, você deveria ser professores, você tem necessidade de que alguém vos ensine novamente quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus, Hebreus 05:12 . Aqui observar,
- O que a proficiência pode ter sido razoavelmente esperado para esses hebreus - que eles poderiam ter sido tão bem instruído na doutrina do evangelho como ter sido professores de outros. Daí saber: (1) Deus toma conhecimento do tempo e ajuda que temos para ganhar escritura-conhecimento. (2.) daqueles a quem muito é dado, muito é esperado. (3.) Aqueles que têm um bom entendimento no evangelho deve ser professores de outros, se não em um público, ainda em uma estação privada. (4.) Ninguém deve tomar sobre si para ser professores de outros, mas aqueles que fizeram uma boa melhora no conhecimento espiritual si.
- Observe a triste decepção dessas justas expectativas: Você precisa que se deve ensinar-lhe de novo, & c. Aqui, note: (1) Nas palavras de Deus, existem alguns princípios básicos, simples de ser compreendida e necessárias a serem aprendidas. (2) Há também mistérios profundos e sublimes, que os deve pesquisar em quem aprendeu os primeiros princípios, que assim eles podem ficar completa em toda a vontade de Deus. (3.) Algumas pessoas, em vez de ir para a frente em conhecimento cristão, esqueça os primeiros princípios que tinham aprendido há muito tempo e, na verdade aqueles que não estão melhorando sob os meios da graça estará perdendo. (4) É um pecado e vergonha para as pessoas que são homens de sua idade e de pé na igreja de ser crianças e bebês em entendimento.
- O apóstolo mostra como as várias doutrinas do evangelho deve ser dispensado a pessoas diferentes. Há nos bebês da igreja e pessoas de maior idade ( Hebreus 5: 12-14 ), e há no leite evangelho e alimento sólido. Observe, 1. Aqueles que são pequeninos, inexperiente na palavra da justiça, devem ser alimentados com o leite devem ser entretido com as verdades mais claras, e estes entregues da maneira mais clara deve haver linha sobre linha, preceito sobre preceito, aqui a pouco, e há um pouco, Isaías 28:10 . Cristo não despreza seus bebês ele forneceu comida adequado para eles. É bom estar de crianças em Cristo, mas nem sempre para continuar nesse estado infantil devemos esforçar-nos para passar o estado infantil devemos sempre permanecer em crianças malícia, mas no entendimento que deve crescer a uma maturidade viril. 2. Há fortes carne para aqueles que são maiores de idade, Hebreus 5:14 . Os mistérios mais profundos da religião pertence a aqueles que são de uma classe mais elevada na escola de Cristo, que aprenderam os primeiros princípios e bem melhorado-los para que, pela prática, eles têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem eo mal, o dever e o pecado, a verdade eo erro. Observe: (1) Houve sempre nas crianças cristãs estaduais, jovens e pais. (2.) Todo verdadeiro cristão, tendo recebido um princípio de vida espiritual de Deus, tem necessidade de alimento para preservar a vida. (3.) A palavra de Deus é alimento e nutrição para a vida da graça: como meninos recém-nascidos o genuíno leite espiritual da palavra que você pode crescer assim. (4.) É a sabedoria de ministros justamente para dividir o palavra da verdade, e para dar a cada um a sua parte - leite para bebês e carne forte para aqueles de maior idade. (5.) Há sentidos espirituais, bem como aqueles que são naturais. Há um olho espiritual, um apetite espiritual, um sabor espiritual da alma tem suas sensações, bem como o corpo estes são muito mais depravado e perdido pelo pecado, mas eles são recuperados pela graça. (6.) É com o uso e exercício que estes sentidos são melhoradas, tornadas mais rápido e forte para saborear a doçura do que é bom e verdadeiro, e a amargura do que é falso e do mal. Não só a razão ea fé, mas sentido espiritual, vai ensinar os homens a distinguir entre o que é agradável eo que está provocando a Deus, entre o que é útil e o que é prejudicial para as nossas próprias almas.
Comentário bíblico Mathew Henrys ,novo testamento
fonte www.avivamentonosul21.comunidades.net