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Comentario bíblico de João cap.15
Comentario bíblico de João cap.15

                  Comentario bíblico de João cap.15

 

 verso 1

  1. Eu sou a videira verdadeira. O sentido geral dessa comparação é que somos, por natureza, árida e seca, exceto na medida em que foram enxertados em Cristo, e tirar dele um poder que é novo, e que não procede de nós mesmos. Tenho seguido outros comentaristas na prestação ἄμπελος por vitis , ( uma videira ,) e κλήματα por palmites , ( ramos ). Agora, vitis ( uma videira ) denota estritamente a planta em si, e não um campo plantado com vinha , que os escritores latinos chamar Vinea , ( um vinhedo ;), embora às vezes é tomado por Vinea um vinhedo; como, por exemplo, quando Cícero menciona no mesmo fôlego, pauperum agellos et vlticulas, os pequenos campos e vinhedos pequenos dos pobres Palmites ( filiais ) são o que pode ser chamado os braços da árvore, que ele envia acima do solo. Mas como a palavra grega κλὢμα às vezes denota uma videira , e ἄμπελος , uma vinha , estou mais disposto a adotar a opinião, que Cristo se compara a um campo plantado com vinha , e nos compara às próprias plantas. Quanto a este ponto, no entanto, não vou entrar em um debate com qualquer pessoa; eu apenas gostaria de lembrar ao leitor, que ele deveria adotar esse ponto de vista que aparece para ele para obter uma maior probabilidade a partir do contexto.

 

Em primeiro lugar, deixe-o lembrar a regra que deve ser observado em todas as parábolas; que não devemos examinar minuciosamente todas as propriedades da videira , mas apenas para ter uma visão geral do objeto ao qual Cristo se aplica a comparação. Agora, há três partes principais; em primeiro lugar, que não temos o poder de fazer o bem, mas o que vem de si mesmo; em segundo lugar, que, tendo uma raiz nele, estão vestidos e podado pelo Pai; em terceiro lugar, que ele remove os ramos infrutíferos, para que possam ser lançados ao fogo e queimados.

 

Há mal qualquer um que tem vergonha de reconhecer que todo o bem que ele possui vem de Deus; mas, depois de fazer este reconhecimento, eles imaginam que a graça universal foi dado a eles, como se tivesse sido implantado neles por natureza. Mas Cristo habita principalmente sobre isso, que a seiva vital - ou seja, toda a vida e força (76) - o produto de si mesmo sozinho. Daí segue-se que a natureza do homem é infrutífera e desprovido de tudo de bom; porque nenhum homem tem a natureza de uma videira , até que ele ser implantado nele. Mas isso é dada aos eleitos somente pela graça especial. Assim então, o Pai é o primeiro autor de todas as bênçãos, que nos plantas com a mão; mas o início da vida está em Cristo, uma vez que começamos a criar raízes nele. Quando ele se chama a verdadeira videira o significado é, eu sou verdadeiramente a videira , e, portanto, os homens trabalham para nenhum propósito em buscar força em qualquer outro lugar, pois de nada vai frutas útil prosseguir, mas a partir dos ramos que serão produzidos por mim.

 

verso 2

  1. Toda vara em mim que não dá fruto Como alguns homens corruptos a graça de Deus, outros suprimi-lo de forma maliciosa, e outros sufocam por descuido, Cristo pretende com estas palavras para despertar pergunta ansioso, declarando que todos os ramos que será infrutífera será cortado da videira Mas aqui vem uma pergunta. Pode qualquer um que é enxertada em Cristo seja sem frutos? Eu respondo, muitos são suposto ser na videira , de acordo com a opinião dos homens, que realmente não têm raiz na videira Assim, nos escritos dos profetas, o Senhor chama o povo de Israel da sua videira , porque, por fora profissão, eles tinham o nome da igreja.

 

E toda vara que dá, fruto, ele pruneth. Com estas palavras, ele mostra que os crentes precisam cultura incessante que eles podem ser impedidos de degeneração; e que eles produzem nada de bom, a menos que Deus continuamente aplicar sua mão; por isso não será suficiente para ter sido uma vez tornado participantes de adoção, se Deus não continuar o trabalho de sua graça em nós. Ele fala de poda ou limpeza , (77) porque a nossa carne é rica em coisas supérfluas e vícios destrutivos, e é muito fértil em produzi-los, e porque eles crescem e se multiplicam sem fim, se não estamos purificados ou podadas (78) pela mão de Deus. Quando ele diz que as videiras são podadas , para que possam dar frutos mais abundantes , ele mostra o que deveria ser o progresso dos crentes no curso da verdadeira religião? (79)

 

verso 3

  1. Vós já estais limpos, por causa da palavra. Ele lembra-los que eles já experimentaram em si mesmos o que tinha dito; que foram plantadas nele, e também foram limpos ou podadas Ele ressalta os meios de poda , ou seja, a doutrina; e não pode haver nenhuma dúvida de que ele fala da pregação exterior, pois ele expressamente menciona a palavra, que eles tinham ouvido falar de sua boca. Não que a palavra processo da boca de um homem tem tão grande eficácia, mas, tanto quanto Cristo opera no coração pelo Espírito, a palavra em si é o instrumento de limpeza No entanto, Cristo não significa que os apóstolos são puros de todo pecado, mas ele segura a eles a sua experiência, para que possam aprender com ele que a continuação da graça é absolutamente necessário. Além disso, ele elogia-lhes a doutrina do evangelho a partir do fruto que ela produz, para que possam ser mais fortemente animado para meditá-la continuamente, uma vez que se assemelha a faca do vinhateiro para tirar o que é inútil.

 

verso 4

  1. permanecerdes em mim. Ele novamente exorta-os a ser sério e cuidadoso em manter a graça que eles tinham recebido, para o descuido da carne nunca pode ser suficientemente excitada. E, de fato, Cristo não tem outro objetivo em vista do que para nos manter

 

como a galinha guarda os seus pintinhos debaixo das asas,

( Mateus 23:37 )

 

para que a nossa indiferença deve levar-nos longe, e fazer-nos voar para a nossa destruição. A fim de provar que ele não começou a obra da nossa salvação com o objetivo de deixá-lo imperfeito no meio do curso, ele promete que o seu espírito sempre será eficaz em nós, se não impedi-lo. Permanecei em mim , diz ele, porque eu estou pronto para permanecerem em vós E, novamente, . aquele que permanece em mim dá muito fruto por estas palavras, ele declara que todos os que têm uma raiz de estar nele são frutíferas ramos

 

verso 5

  1. Sem mim nada podeis fazer. Esta é a conclusão e aplicação de toda a parábola. Enquanto estamos separados dele, que não produzem frutos que é bom e agradável a Deus, pois somos incapazes de fazer qualquer coisa boa. Os papistas não só atenuar esta declaração, mas destruir a sua substância, e, na verdade, eles completamente evitá-la; pois, embora em palavras reconhecem que não podemos fazer nada sem Cristo, mas eles tolamente imaginar que eles possuem algum poder, o que não é suficiente em si mesmo, mas, sendo auxiliado pela graça de Deus, co-opera (como eles dizem, ) isto é, trabalha junto com ele; (80) para que eles não podem suportar que o homem deve ser muito aniquilado como não fazer nada de si mesmo. Mas estas palavras de Cristo são demasiado claras para ser evitada tão facilmente como supõem. A doutrina inventada pelos papistas é que não podemos fazer nada sem Cristo, mas que, graças a ele, temos algo de nós mesmos, além de sua graça. Mas Cristo, por outro lado, declara que nada podemos fazer de nós mesmos. O ramo, diz ele, dá não fruto de si mesmo; e, portanto, ele não só exalta a ajuda de sua graça cooperando, mas priva-nos inteiramente de todo o poder, mas o que ele transmite para nós. Por conseguinte, esta frase, sem mim, deve ser explicado no sentido de, com exceção de mim.

 

Em seguida segue outro sofisma; pois eles alegam que o ramo tem algo da natureza, pois se um outro ramo, que não é frutífera, ser enxertados na videira, que irá produzir nada. Mas isso é facilmente respondida; para Cristo não explicar o que o ramo tem, naturalmente, antes de se unir à videira, mas sim significa que nós começamos a tornar-se ramos no momento em que estamos unidos a ele. E, de fato, a Escritura mostra em outro lugar que, antes de estarmos nele, estamos madeira seca e inútil.

 

verso 6

  1. Se alguém não permanecer em mim. Ele mais uma vez coloca diante deles o castigo da ingratidão, e, ao fazê-lo, excita e exorta-os a perseverança. Na verdade, é o dom de Deus, mas a exortação para o medo não é desnecessário, para que a nossa carne, através muito grande indulgência, deve enraizar-nos para fora.

 

Ele é lançado fora, e murcha, como um galho. Aqueles que estão separado de Cristo são disse a murchar como um galho morto; porque, como o início da força é dele, assim também é a sua continuidade ininterrupta. Não que isso nunca acontece que qualquer um dos eleitos se secou, ​​mas porque há muitos hipócritas que, na aparência externa, florescem e são verdes por um tempo, mas que depois, quando deveriam dar fruto, mostram o oposto daquilo que o Senhor espera e exige do seu povo. (81)

 

verso 7

  1. Se permanecerdes em mim. Os crentes muitas vezes sentem que eles estão famintos, e são muito longe disso rica gordura que é necessário para dar fruto abundante. Por esta razão, é expressamente acrescentou, o que quer que aqueles que estão em Cristo pode precisar, há um remédio prevista a sua pobreza, assim que pedi-lo de Deus. Esta é uma advertência muito útil; porque o Senhor muitas vezes nos sofre com a fome, a fim de nos treinar para fervor na oração. Mas se nós voamos com ele, nunca mais queremos o que perguntar, mas, fora de sua abundância inesgotável, ele vai fornecer-nos com tudo o que precisamos, ( 1 Coríntios 1: 5 ).

 

. Se as minhas palavras permanecerem em vós Ele significa que nós criar raízes nele pela fé; para assim que se afastaram da doutrina do Evangelho, buscamos Cristo separado de si mesmo. Quando ele promete que irá conceder o que quer que nós desejamos, ele não nos dá licença para formar desejos de acordo com nossa própria fantasia. Deus faria o que estava doente equipada para promover o nosso bem-estar, se ele fosse tão indulgente e tão pronta para produzir para nós; pois sabemos muito bem que os homens muitas vezes entrar em concupiscências loucas e extravagantes. Mas aqui ele limita os desejos de seu povo à regra de rezar de uma maneira correta, e que as pessoas em regra, com o beneplácito de Deus, todos os nossos afetos. Isto é confirmado pela conexão em que as palavras se; pois significa que seu povo vai ou desejo não riquezas ou honras, ou qualquer coisa dessa natureza, que a carne deseja tolamente, mas a seiva vital do Espírito Santo, que lhes permite dar frutos.

 

verso 8

  1. Neste meu Pai é glorificado Esta é uma confirmação da declaração anterior; pois ele mostra que não devemos duvidar de que Deus vai ouvir as orações de seu povo, quando eles desejam ser processado frutífera; para isso contribui grandemente para a sua glória. Mas por este fim ou efeito também ele se acende neles o desejo de fazer o bem; pois não há nada que devemos valorizar mais altamente do que o nome de Deus seja glorificado por nós. Para o mesmo efeito é a última cláusula, para que vos torneis meus discípulos; pois ele declara que não tem ninguém no seu rebanho que não dão fruto com a glória de Deus.

 

verso 9

  1. . Como o Pai me amou Ele pretendia expressar algo muito maior do que geralmente se supõe; para os que pensam que ele agora fala do sagrado amor de Deus Pai, que ele sempre teve para com o Filho, filosofar longe do assunto; por isso era bastante o design de Cristo para colocar, por assim dizer, no nosso seio uma garantia segura de Deus de amor para nós. Que o inquérito abstrusa, quanto à maneira pela qual o Pai sempre amou a si mesmo no Filho, não tem nada a ver com o presente passagem. Mas o amor que está aqui mencionado deve ser entendida como referindo-se a nós, porque Cristo testifica que o Pai ama -lo, pois ele é o Cabeça da Igreja. E isso é muito necessário para nós; pois aquele que, sem um mediador, pergunta como ele é amado por Deus, envolve-lo em um labirinto, em que ele vai nem descobrir a entrada, nem os meios de desembaraçar-se. Devemos, portanto, para lançar nossos olhos em Cristo, no qual será encontrado o testemunho e promessa do amor de Deus; pelo amor de Deus foi totalmente derramado sobre ele, para que a partir dele pode fluir para os seus membros. Ele se distingue por este título, que ele é o Filho amado , em quem a vontade do Pai é satisfeita, ( Mateus 3:17 ). Mas devemos observar o fim, que é, para que Deus possa aceitar-nos nele. Assim, então, podemos contemplar nele, como em um espelho, o amor paternal de Deus para todos nós; porque ele não é amado além, ou por sua própria vantagem privado, mas que ele pode unir-nos com ele ao Pai.

 

Permanecei no meu amor. Alguns explicam que isso significa, que Cristo exige de seus discípulos mútuo amor; mas outros explicá-lo melhor, que a entendem como significando o amor de Cristo para nós. Ele quer dizer que devemos continuamente desfrutar de que o amor com que nos amou uma vez, e, por isso, que devemos tomar cuidado para não privar-nos dela; para muitos rejeitam a graça que lhes é oferecido, e muitas jogar fora o que já teve em suas mãos. Assim, então, uma vez que uma vez foram recebidos na graça de Cristo, temos de ver que nós não cair dela por nossa culpa.

 

A conclusão a que alguns tirar dessas palavras, que não há eficácia na graça de Deus. a menos que seja auxiliado por nossa constância, é frívola. Para eu não admitir que o Espírito exige de nós mais do que o que está em nosso próprio poder, mas ele mostra-nos o que devemos fazer, para que, se a nossa força ser deficiente, podemos procurá-lo de alguma outra trimestre. Da mesma forma, quando Cristo nos exorta, nesta passagem, a perseverança, devemos; não confiar em nossa própria força e indústria, mas devemos orar a ele que manda, que iria confirmar-nos no seu amor.

 

verso 10

  1. Se guardardes os meus mandamentos. Ele nos indica o método de perseverança. seu, a seguir, onde ele chama, pois, como diz Paulo,

 

Eles que estão em Cristo não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito,

( Romanos 8: 1 ).

 

Para essas duas coisas são continuamente unidos, aquela fé que percebe o amor imerecido de Cristo para nós, e uma boa consciência e de novidade de vida. E, de fato, Cristo não conciliar os crentes ao Pai, para que possam entrar na maldade sem reservas, e sem punição; mas que, governando-os pelo seu Espírito, ele pode mantê-los sob a autoridade e domínio de seu Pai. Daí segue-se que o amor de Cristo é rejeitado por aqueles que não comprovar, mediante a verdadeira obediência, que são seus discípulos.

 

Se qualquer um objeto que, nesse caso, a segurança da nossa salvação depende de nós mesmos, eu respondo, é errado dar esse significado para as palavras de Cristo; para a obediência que os crentes rendem a ele não é a causa por que ele continua o seu amor para conosco, mas sim o efeito do seu amor. Pois de onde vem isso que responder ao seu chamado, mas porque eles são guiados pelo Espírito de adoção da livre graça?

 

Mas, novamente, pode-se pensar que a condição imposta sobre nós é muito difícil, que devemos guardar os mandamentos de Cristo, que contêm a perfeição absoluta da justiça, - uma perfeição que ultrapassa a nossa capacidade, - para daí segue-se que o amor de Cristo será inútil, se não ser dotado de pureza angelical. A resposta é fácil; para quando Cristo fala do desejo de viver uma vida boa e santa, ele não exclui o que é o principal artigo na sua doutrina, ou seja, aquilo que faz alusão a justiça sendo imputada livremente, em consequência do qual, através de um perdão gratuito, o nosso deveres são aceitáveis ​​a Deus, que em si merecia ser rejeitado como imperfeito e profano. Crentes, portanto, são contados como guardar os mandamentos de Cristo quando eles se aplicam a sua atenção sério para eles, embora seja muito distante do objeto em que eles visam; pois eles são entregues a partir desse rigorosa sentença da lei,

 

Maldito aquele que não tem confirmou todas as palavras desta lei, para fazê-las,

( Deuteronômio 27:26 ).

 

. Como eu também tenho guardado os mandamentos de meu Pai, como fomos eleitos em Cristo, por isso, nele a imagem do nosso chamado é exibido para nós de uma forma viva; e, portanto, ele justamente se apresenta a nós como um padrão, à imitação da qual todos os piedosos deve ser conformado. "Em mim", diz ele, "é brilhantemente apresentada a semelhança das coisas que eu exijo de você; para você ver como sinceramente estou dedicado a obediência a meu Pai , e como eu perseverar neste curso. Meu Pai , também, me amou, nem por um momento, ou para um curto período de tempo, mas o seu amor para mim é constante. "Este acordo entre a cabeça e os membros deveriam ser sempre colocada diante de nossos olhos, não só que os crentes podem constituir-se, segundo o exemplo de Cristo, mas isso, eles podem entreter uma esperança confiante de que seu Espírito todos os dias formá-los de novo para ser melhor e melhor, para que possam caminhar até o final em novidade de vida.

 

verso 11

  1. Estas coisas vos tenho dito para você. Ele acrescenta, que o seu amor está longe de ser desconhecido para os piedosos, mas que ela é percebida pela fé, de modo que eles gostam abençoada paz de consciência; para a alegria que ele menciona molas de que a paz com Deus, que é possuída por todos os que foram justificados pela graça livre. Como muitas vezes, então, como o amor paternal de Deus para conosco é pregado, deixe-nos saber que não nos é dado solo para a verdadeira alegria , que, com a consciência pacíficos, podemos ter a certeza da nossa salvação.

 

Minha alegria e sua alegria. Ele é chamado de Cristo ' alegria s e nossa alegria em vários aspectos. É Cristo ' s , porque nos é dado por ele; pois ele é o autor e a causa do mesmo. Eu digo que ele é o Causa dele, porque nós foram libertados da culpa, quando

 

o castigo que nos traz a paz estava cair sobre ele, ( Isaías 53: 5 ).

 

Eu chamo-lhe também o autor do mesmo, porque pelo seu Espírito que ele afasta temor e ansiedade em nossos corações, e, em seguida, levanta-se que a alegria calma. Diz-se ser a nossa por um motivo diferente; porque nós apreciá-lo, uma vez que tem sido dado a nós. Agora, já que Cristo declara que ele dizia estas coisas , que os discípulos tenham alegria , podemos concluir a partir destas palavras, que todos os que têm devidamente beneficiado por este sermão tem algo em que eles podem descansar.

 

Que o meu gozo permaneça em vós. Pela palavra respeitar ele quer dizer, que não é uma passageira ou temporária alegria de que fala, mas uma alegria que nunca deixa ou passa longe. Vamos, portanto, aprendemos que devemos procurar na doutrina de Cristo a certeza da salvação, que mantém seu vigor na vida e na morte.

 

Que a vossa alegria seja completa. Ele acrescenta, que esta alegria será contínuo e integral; não que os crentes será inteiramente livre de toda tristeza, mas que o motivo de alegria será muito maior, de modo que nenhum temor, nenhuma ansiedade, nenhuma tristeza, vai engoli-los; para aqueles a quem foi dada a glória em Cristo não será impedido, seja pela vida, seja pela morte, ou por qualquer angústias, do desafio de licitação para tristeza.

 

verso 12

  1. Este é o meu mandamento. Uma vez que é apropriado que nós regulamos nossa vida de acordo com o mandamento de Cristo, é necessário, em primeiro lugar, que devemos entender o que é que ele quer ou comandos Ele agora, pois repete o que ele tinha anteriormente dito, que é sua vontade, acima de todas as coisas, que os crentes devem valorizar o amor mútuo entre si. É verdade, o amor e reverência a Deus vem em primeiro lugar em ordem, mas como a verdadeira prova é o amor para com nossos vizinhos, ele habita principalmente quanto a este ponto. Além disso, como ele anteriormente ocupado-se para fora para um padrão na manutenção da doutrina geral, de modo que agora se apresenta para um padrão em uma instância particular; para ele amava todo o seu povo, para que possam amar uns aos outros. Da razão pela qual ele não estabelece qualquer regra expressa, nessa passagem, sobre os incrédulos amoroso, temos falado ao abrigo do antigo capítulo.

 

verso 13

  1. Ninguém tem maior amor do que este. Christ, por vezes, proclama a grandeza do seu amor para conosco, para que ele possa confirmar mais plenamente a nossa confiança em nossa salvação; mas agora ele passa adiante, a fim de nos inflamar, pelo seu exemplo, a amar os irmãos. No entanto, ele se junta os dois juntos; pois significa que devemos gosto pela fé como inestimavelmente delicioso sua bondade é, e no próximo ele nos atrai, desta forma, para cultivar o amor fraternal. Assim, Paulo escreve:

 

Andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave odor, ( Efésios 5: 2 ).

 

Deus poderia ter nos resgatou por uma única palavra, ou por um mero ato de sua vontade, se ele não tivesse achou melhor fazer o contrário para o nosso próprio benefício, que, ao não poupando seu próprio bem-amado Filho, ele poderia testemunhar em sua pessoa o quanto ele se preocupa com a nossa salvação. Mas agora nossos corações, se eles não são suavizadas pela doçura inestimável do amor divino, deve ser mais difícil do que a pedra ou ferro.

 

Mas a questão é colocada. Como Cristo morrer por amigos, uma vez que

 

éramos inimigos, antes que ele nos reconciliou, ( Romanos 5:10 ;)

 

para, por expiar os nossos pecados através do sacrifício de sua morte, ele destruiu a inimizade que havia entre Deus e nós? A resposta a esta pergunta será encontrada no âmbito do terceiro capítulo, em que disse que, em referência a nós, não é um estado de variância entre nós e Deus, até os nossos pecados são apagados pela morte de Cristo; mas que a causa dessa graça, que se manifestou em Cristo, foi o (84) Desta forma, também, Cristo deu a sua vida para aqueles que eram estranhos, mas quem, mesmo quando eles eram estranhos, que ele amava, caso contrário, ele não teria morrido por eles.

 

verso 14

  1. Vós sois meus amigos. Ele não significa que obtemos uma tão grande honra por nosso próprio mérito, mas apenas faz lembrar da condição em que ele nos recebe em favor, e se digna a nos contar entre os seus amigos; como ele disse um pouco antes,

 

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor,

( João 15:10 ).

 

Porque a graça de Deus, nosso Salvador já apareceu, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e os desejos mundanos, devemos viver sóbria, e justa, e piamente, neste mundo,

( Tito 2:11 ).

 

Mas os homens ímpios, que, por meio de desprezo mau do Evangelho, só queremos que se opõem a Cristo, renunciar à sua amizade.

 

verso 15

  1. Daí em diante eu não vou chamo servos. Por outro argumento, ele mostra seu amor para com os discípulos, que era, que ele abriu sua mente totalmente a eles, como a comunicação familiarizado é mantida entre amigos. "Eu condescendeu", diz ele, "muito mais para você do que um homem mortal está acostumado a condescender com seus servos Deixe esta ser considerada por você, portanto, como penhor do meu amor para você, que eu tenho, em um tipo e forma amigável, explicou-lhe os segredos da sabedoria celestial que eu tinha ouvido falar do Pai. "é realmente um elogio nobre do Evangelho, que temos o coração de Cristo aberto (por assim dizer) nele, de modo que não podemos mais dúvida de que ou percebê-lo levemente. Não temos nenhuma razão para desejar a subir acima das nuvens, ou para penetrar no profundo, ( Romanos 10: 6 ) para obter a certeza da nossa salvação. Vamos estar satisfeito com este testemunho de seu amor para conosco, que está contido no Evangelho, por isso nunca vai nos enganar. Moisés disse ao povo antigo,

 

Que nação debaixo do céu é tão altamente favorecido como ter Deus perto deles, como Deus falou, com vocês neste dia?

( Deuteronômio 4: 7 ).

 

Mas muito maior é a distinção que Deus conferido a nós, pois Deus inteiramente transmitida se a nós em seu Filho. Tanto maior é a ingratidão e maldade dos que, não satisfeito com o admirável sabedoria do Evangelho, voar com ânsia orgulho de novas especulações.

 

Tudo o que ouvi de meu Pai. É certo que os discípulos não sabiam tudo o que Cristo sabia, e na verdade era impossível que eles devem alcançar a tão grande altura; e porque a sabedoria de Deus é incompreensível, repartiu a cada um deles uma certa medida de conhecimento, de acordo como ele julgou ser necessário. Por que então ele diz que ele revelou todas as coisas ? Eu respondo, este é limitado à pessoa e escritório do mediador. Ele se coloca entre Deus e nós, tendo recebido fora do santuário secreto de Deus as coisas que ele deveria entregar a nós - como a frase é - de mão em mão. Nenhuma dessas coisas, portanto, que dizem respeito à nossa salvação, e que era de importância para nós saber foi omitido por Cristo nas instruções dadas aos seus discípulos. Assim, tanto quanto ele foi nomeado para ser o Mestre e Professor da Igreja, ele não ouviu nada do Pai, que ele não ensinou fielmente seus discípulos. Vamos só tem um desejo humilde e disposto a aprender, e vamos sentir que Paul tem justamente o chamado do Evangelho a sabedoria para fazer os homens perfeitos , ( Colossenses 1.28 ).

 

verso 16

  1. Você não me escolhido. Ele ainda declara mais claramente que não deve ser atribuída ao seu próprio mérito, mas a sua graça, que eles chegaram a uma tão grande honra; para quando ele diz que ele não foi escolhido por eles , é como se ele tivesse dito, que tudo o que eles têm não obtiveram por sua própria habilidade ou indústria. Homens comumente imaginar algum tipo de concordância para ocorrer entre a graça de Deus ea vontade do homem; mas esse contraste, eu escolhi você , eu não foi escolhido por você , reclamações, exclusivamente, por si só Cristo, o que é normalmente dividido entre Cristo eo homem; como se ele tivesse dito, que o homem não é movido por sua própria vontade para buscar a Cristo, até que ele tenha sido solicitada por ele.

 

É verdade, o assunto agora na mão não é o ordinário eleição dos crentes, pelo qual são adotadas para ser filhos de Deus, mas que especial eleição , pelo qual ele separou seus discípulos para o cargo de pregar o Evangelho. Mas se foi por dom gratuito, e não por seu próprio mérito, que eles foram escolhidos para o cargo apostólico, muito mais é certo que a eleição , pelo qual, de ser os filhos da ira e uma semente amaldiçoada, tornamo-nos filhos de Deus, é de graça. Além disso, nesta passagem Cristo amplia sua graça, pela qual haviam sido escolhido para ser apóstolos, de modo a se juntar a ele que o ex-eleição pela qual haviam sido enxertada no corpo da Igreja; ou melhor, ele inclui as seguintes palavras toda a dignidade e honra que ele tinha conferido sobre eles. No entanto, reconheço que Cristo trata expressamente do apostolado; por seu design é, para excitar os discípulos para executar suas funções de forma diligente e fielmente. (85)

 

Ele toma, como a base de sua exortação, o favor imerecido que tinha concedido a eles; para os maiores nossas obrigações para com o Senhor, o mais sério devemos ser no desempenho das funções que ele exige de nós; caso contrário, será impossível para nós para evitar a acusação de ingratidão base. Por isso, parece que não há nada que deve mais poderosa para acender em nós o desejo de uma vida santa e religiosa, do que quando nós reconhecemos que devemos tudo a Deus, e que não temos nada que é a nossa própria; que tanto o início da nossa salvação, e todas as partes que se seguem a partir dele, fluir de sua misericórdia imerecida. Além disso, como verdadeira esta declaração de Cristo é, pode ser claramente percebida a partir do fato, que Cristo escolheu para serem seus apóstolos aqueles que poderiam ter sido pensado para ser o mais impróprio de tudo para o escritório; embora em sua pessoa que ele pretende preservar um monumento resistindo de sua graça. Pois, como diz Paulo, ( 1 Coríntios 2:16 ), que entre os homens devem ser considerados próprios para descarregar a embaixada pelo qual Deus reconcilia a humanidade para si mesmo? Ou melhor, o mortal é capaz de representar a pessoa de Deus? É Cristo que os torna aptos pela sua eleição. Assim, Paulo atribui o seu apostolado de graça , ( Romanos 1: 5 ,) e novamente menciona que

 

ele havia sido separado do ventre de sua mãe,

( Gálatas 1:15 ).

 

Mais ainda, uma vez que estamos totalmente servos inúteis, aqueles que parecem ser o mais excelente de todos não estará apto para a menor vocação, até que eles foram escolhidos . No entanto, quanto maior o grau de honra de que qualquer um tenha sido levantada, lembre-se de que ele está sob as obrigações mais profundos para Deus.

 

E te dei. A eleição está escondido até que é realmente dado a conhecer, quando um homem recebe um cargo para o qual tinha sido nomeado; como Paulo, na passagem que citei um pouco atrás, onde ele diz que ele havia sido separado de sua mãe ' ventre s , acrescenta, que ele foi criado apóstolo, pois ele tão satisfeito Deus Suas palavras são:

 

Quando aprouve a Deus, que me separou desde o ventre de minha mãe, e me chamou pela sua graça,

( Gálatas 1:15 ).

 

Assim também o Senhor dá testemunho de que ele sabia Jeremiah antes que ele estava em sua mãe ' ventre s , ( Jeremias 1: 5 ,), embora ele o chama para o escritório profético no momento adequado e nomeados. Pode acontecer, sem dúvida, aquele que está devidamente qualificado entra no escritório de ensino; ou melhor, que geralmente acontece na Igreja que ninguém é chamado até que sejais revestidos e decorados com as qualificações necessárias. Que Cristo declara-se o autor de ambos não é maravilhoso; uma vez que só por ele que Deus age, e age juntamente com o Pai. Assim, pois, tanto a eleição ea ordenação pertencer igualmente a ambos.

 

Que você pode ir. Ele agora aponta a razão pela qual ele mencionou sua graça. Foi, para fazê-los aplicar mais intensamente ao trabalho. O apostolado não era um lugar de honra, sem esforço, mas eles tiveram que enfrentar dificuldades muito grandes; e, portanto, Cristo encoraja-os a não encolher de trabalhos, e aborrecimentos e perigos. Este argumento é desenhada a partir do final que deveria ter em vista; mas razões Cristo dentre o efeito, quando ele diz:

 

Que você pode dar fruto; pois é praticamente impossível que qualquer um iria dedicar-se seriamente e diligentemente para o trabalho, se ele não esperava que o trabalho iria trazer alguma vantagem. Cristo, portanto, declara que os seus esforços não serão inúteis ou mal sucedida, desde que eles estão prontos para obedecer e seguir quando ele chama-los. (86) Por que ele não só ordena sobre os apóstolos que sua vocação envolve e exige, mas promete eles também prosperidade e sucesso, que eles podem não ser frio ou indiferente. É quase impossível dizer o quão grande é o valor desta consolação contra as numerosas provas que acontecem diariamente os ministros de Cristo. Sempre que, então, vemos que estamos perdendo nossas dores, vamos à memória que Cristo, por fim, evitar que os nossos esforços de ser vaidoso ou improdutiva; para o chefe de realização desta promessa está no próprio momento em que não há nenhuma aparência de frutas. escarnecedores, e aqueles a quem o mundo olha para os homens como sábios, ridicularizar as nossas tentativas como tolos, e nos dizem que é em vão para nós tentar se misturam céu e da terra; porque o fruto que ainda não correspondem aos nossos desejos. Mas uma vez que Cristo, ao contrário, prometeu que o resultado feliz, embora escondido por um tempo, vai seguir, vamos trabalhar diligentemente no cumprimento do nosso dever em meio às zombarias do mundo.

 

Eo vosso fruto fique. A questão agora é, por que Cristo disse que este fruto será perpétua? Como a doutrina do Evangelho obtém almas para Cristo para a salvação eterna, muitos pensam que esta é a perpetuidade do fruto Mas eu estender a declaração muito mais longe, no sentido de que a Igreja vai durar até o fim do mundo; para o trabalho dos apóstolos rende frutos até mesmo nos dias de hoje, e nossa pregação não é para apenas uma única idade, mas vai ampliar a Igreja, de modo que novos frutos serão vistos a surgir depois da nossa morte.

 

Quando ele diz, o seu fruto , ele fala como se tivesse sido obtido por sua própria indústria, embora Paulo ensina que os que planta ou de água não são nada , ( 1 Coríntios 3: 7 ). E, de fato, a formação da Igreja é tão excelente obra de Deus, para que a glória não deve ser atribuída aos homens. Mas como o Senhor mostra seu poder pela agência dos homens, que eles não podem trabalhar em vão, ele está acostumado a transferir para eles, mesmo que pertence peculiarmente para si mesmo. No entanto, devemos lembrar que, quando ele tão graciosamente elogia seus discípulos, é para incentivar, e não para inchar-los.

 

. Que o seu pai pode dar-lhe tudo o que pedirdes em meu nome Esta cláusula não foi adicionado de forma abrupta, como muitos poderiam supor; para, uma vez que o ofício de ensinar que ultrapassa o poder dos homens, não são adicionados a ele inúmeros ataques de Satanás, que nunca poderia ser evitado, mas pelo poder de Deus. Que os apóstolos não pode ser desencorajado, Cristo atende-los com a ajuda mais valiosa; como se ele tivesse dito: "Se o trabalho atribuído a você ser tão grande que você é incapaz de cumprir os deveres de seu escritório, meu Pai o não abandonará; para vos designei para ser ministros do Evangelho sobre esta condição, que meu Pai o tem sua mão estendida para ajudá-lo, sempre que você orar com ele, em meu nome , para conceder-lhe assistência. "E, de fato, que o maior parte dos professores quer definhar através de indolência ou totalmente dar lugar através do desespero, surge de nada mais do que eles são lentos no dever da oração.

 

Esta promessa de Cristo, portanto, desperta-nos de invocar a Deus; para quem reconhece que o sucesso de seu trabalho depende de Deus sozinho, vai oferecer seu trabalho para ele com temor e tremor. Por outro lado, se houver um, confiando em sua própria indústria, desconsiderar a ajuda de Deus, ele quer jogar fora a sua lança e escudo, quando ele vem para o julgamento, ou ele vai ser ocupada empregada, mas sem qualquer vantagem. Agora, nós aqui deve se proteger contra duas falhas, orgulho e desconfiança; pois, como a assistência de Deus é sem medo ignorado por aqueles que pensam que o assunto já está em seu próprio poder, tantos rendimento dificuldades, porque eles não consideram que lutam pelo poder e proteção de Deus, sob cuja bandeira eles sair à guerra.

 

verso 17

  1. Estas coisas eu vos mando. Este também foi apropriadamente acrescentou, que os Apóstolos poderia saber que o amor mútuo entre os ministros é exigida acima de todas as coisas, para que possam ser empregados, com um acordo, na edificação da Igreja de Deus; pois não há maior obstáculo do que quando cada um trabalha à parte, e quando tudo não dirigir seus esforços para o bem comum. Se, então, os ministros não mantêm relações fraternal uns com os outros, eles podem, eventualmente, construir alguns grandes montões, mas, ultimamente, incoerente e confuso; e, ao mesmo tempo, não haverá construção de uma igreja.

 

verso 18

  1. . Se o mundo vos odeia Depois de ter armado os apóstolos para a batalha, Cristo exorta-os igualmente a paciência; para o Evangelho não pode ser publicado sem dirigir instantaneamente o mundo em raiva. Por conseguinte, nunca será possível para os professores piedosos para evitar o ódio do mundo. Cristo dá-lhes informações no início deste, que não pode ser exemplos do que geralmente acontece com recrutas, que, de costume da experiência, são valentes antes de terem visto os seus inimigos, mas que tremem assim que a batalha começou. E não só Cristo prevenirem os seus discípulos, que nada pode acontecer a eles que é novo e inesperado, mas da mesma forma, confirma-os com o seu exemplo; pois não é razoável que Cristo deve ser odiado pelo mundo , e que nós, que representam sua pessoa, deve ter o mundo ao nosso lado, que é sempre como a própria.

 

. Você sabe que eu traduzi o verbo γινώσκετε no modo indicativo, você sabe ; Mas, se alguém preferir traduzi-lo no modo imperativo, sabeis , não tenho nenhuma objeção, pois não faz qualquer mudança no significado. Há maior dificuldade na frase que segue imediatamente, ὑμῶν πρῶτον , antes de você ; para quando ele diz que ele é antes de os discípulos, isso pode ser encaminhado tanto para o tempo ou para classificar O ex-exposição tem sido mais geralmente recebida, ou seja, que Cristo foi odiado pelo mundo antes que os Apóstolos foram odiava Mas eu prefiro a segunda exposição , ou seja, que Cristo, que é muito exaltado acima deles, não estava isento da ódio do mundo e, portanto, os seus ministros não devem recusar-se a mesma condição; para a fraseologia é a mesma que a que temos visto duas vezes antes, em João 1:27 e 30, aquele que vem depois de mim é o preferido para mim , ( ὅτι πρῶτός μου ἦν ), pois ele era antes de mim

 

verso 19

  1. Se você fosse do mundo. Este é mais um consolo, que a razão pela qual eles são odiados pelo mundo é, que tenham sido separado dela. Agora, esta é a sua verdadeira felicidade e glória, pois desta forma eles foram resgatados da destruição.

 

Mas eu vos escolhi do mundo. Para escolher os meios aqui para separar Agora, se eles foram escolhidos para fora do mundo , segue-se que eles eram uma parte do mundo , e que é somente pela misericórdia de Deus que sejam distintos do resto que perecem. Mais uma vez, pelo termo, o mundo , Cristo descreve, nesta passagem, todos os que não foram regenerados pelo Espírito de Deus; para ele contrasta a Igreja com o mundo , como veremos mais detalhadamente no capítulo XVII. E, no entanto esta doutrina não contradiz a exortação de Paulo,

 

Esteja em paz com todos os homens, tanto quanto depender de vós,

( Romanos 12:18 ;)

 

para a exceção que acrescenta equivale a dizer, que devemos ver o que é certo e apropriado para nós que nenhum homem, procurando agradar o mundo , pode entregar-se às suas corrupções.

 

Mas há ainda uma outra objeção que pode ser instado; pois vemos que comumente acontece que os homens maus, que são do mundo , não são apenas odiava , mas amaldiçoado por outros. A este respeito, certamente, o mundo ama não o que é a sua própria . Eu respondo, os homens terrenos, que são regulados pela percepção de sua carne, nunca tem um verdadeiro ódio ao pecado, mas apenas na medida em que eles são afetados pela consideração de sua própria conveniência ou lesão. E, no entanto a intenção de Cristo não era para negar que o mundo espumas e se enfurece dentro de si por brigas internas. Ele só se destina a mostrar, que o mundo odeia nada crentes, mas o que é de Deus. E, portanto, também, se torna evidente quão tola são os sonhos dos anabatistas, que concluir, a partir deste único argumento que eles são os servos de Deus, porque eles desagradar a maior parte dos homens. Pois é fácil de responder, que muitos dos que são do mundo favorecer a sua doutrina, porque eles estão encantados com o pensamento de ter cada coisa em confusão vergonhosa; enquanto muitos que estão fora do mundo odeia, porque eles estão desejosos de que a boa ordem do Estado deve permanecer intacta.

 

verso 20

  1. Lembre-se a palavra. Ele também pode ser lida no modo indicativo, Você se lembra da palavra , eo significado não é muito diferente; mas eu acho que é mais adequado para lê-lo no modo imperativo, vos da palavra. É uma confirmação do que Cristo tinha falado imediatamente antes, quando ele disse que ele era odiado pelo mundo, embora fosse muito mais excelente do que seus discípulos; por isso é razoável que a condição de servo deve ser melhor do que a de seu mestre Tendo falado de pessoas, também ele se faz menção de doutrina.

 

Se eles ouviram a minha palavra, também guardarão a vossa. Nada dá maior desconforto para os piedosos do que quando vêem a doutrina, o que é de Deus, arrogantemente desprezado pelos homens; pois é verdadeiramente chocante e terrível, ea visão de que poderia abalar o mais arrogante coração. Mas quando nos lembramos, por outro lado, que não menos resistência obstinada se manifestou contra o próprio Filho de Deus, não precisamos de saber que a doutrina de Deus é tão pouco reverenciado entre os homens. Quando ele chama sua doutrina e sua doutrina , este refere-se ao ministério. Cristo é o único mestre da igreja; mas ele pretende que a sua doutrina , da qual ele tinha sido o primeiro professor, deve ser depois pregado pelos apóstolos.

 

verso 21

  1. Mas todas estas coisas que eles vão fazer para você. Como a fúria do mundo é monstruoso, quando é tão enfurecido contra a doutrina da sua própria salvação, Cristo atribui a razão de ser, que é apressou-se pela ignorância cega para sua própria destruição; pois nenhum homem deliberadamente se engajar na batalha contra Deus. É cegueira e ignorância de Deus, portanto, que corre no mundo, para que ele não hesita em fazer a guerra com Cristo. Devemos, então, sempre a observar a causa desta conduta, e a verdadeira consolação consiste em nada mais do que o testemunho de uma boa consciência. Ele também deve excitar gratidão em nossas mentes, que, enquanto o mundo perece na sua cegueira, Deus nos deu a sua luz. No entanto, deu a entender que o ódio de Cristo surge da estupidez da mente, quando Deus não é conhecida; pois, como já disse muitas vezes, a incredulidade é cego; Não que os homens maus não entendem ou sabe alguma coisa, mas porque todo o conhecimento que eles têm é confuso, e rapidamente se desvanece. Sobre este assunto chamei em outros tratados mais em grande parte.

 

verso 22

  1. Se eu não tivesse vindo. Ele tinha dito que os judeus consideravam o Evangelho com ódio, porque eles não conhecem a Deus. Para que ninguém deve pensar que este tende a aliviar a sua culpa, ele acrescenta, que é por maldade que eles são cegos, como se fosse para fechar os olhos, que ele não pode ser obrigado a ver a luz. Pois de outra forma poderia ter sido trazido como uma objeção contra Cristo. "Se eles não conhecem o teu Pai, como ele vem muito que tu não curar sua ignorância? Por que fizeste pelo menos não faça a prova se eles eram totalmente incapaz de ser ensinado, ou não? "Ele responde, que realizou o dever de um bom e fiel do professor, mas sem sucesso, porque a sua malícia não sofreria-los a adquirir sanidade mental. Na pessoa daqueles homens que pretendia atacar o terror em todos os que rejeitam a verdade de Deus, quando é oferecido a eles, ou lutar intencionalmente contra ela, quando se sabe. E, apesar de uma vingança terrível os aguarda, ainda Cristo, nesta passagem, parece principalmente para seus próprios discípulos, para animá-los pela expectativa confiante e bem fundamentada da vitória, para que, a qualquer momento, eles devem ceder à maldade dos ímpios homens; para quando nós aprendemos que tal será a questão, nós já pode triunfar, como se estivéssemos no meio da batalha.

 

Eles não teriam pecado. Pode-se pensar que Cristo destina-se por estas palavras para dizer, que não há nenhum outro pecado, mas a incredulidade; e há alguns que pensam assim. Agostinho fala mais sobriamente, mas ele se aproxima a este parecer; para, uma vez que a fé perdoa e apaga todos os pecados, diz ele, que o único pecado que condena um homem é a incredulidade. Isso é verdade, para a incredulidade não só impede os homens de serem libertados da condenação de morte, mas é a fonte ea causa de todos os males. Mas todo esse raciocínio é inaplicável ao presente passagem; para a palavra pecado não é levado em um sentido geral, mas como relacionado ao assunto que está agora sob consideração; como se Cristo tivesse dito que sua ignorância é absolutamente indesculpável, porque em sua pessoa que eles maliciosamente rejeitaram a Deus; assim como se fôssemos pronunciar uma pessoa ser inocente, justo e puro, quando queríamos apenas para absolvê-lo de um único crime de que era acusado. Absolvição deles de Cristo, portanto, limita-se a um tipo de pecado , porque leva longe dos judeus toda pretensão de ignorância neste pecado , (87) de desprezar e odiar o Evangelho.

 

Mas há ainda uma outra questão que se coloca: "Não foi incredulidade suficiente para condenar os homens antes da vinda de Cristo" Há fanáticos que razão inconclusiva a partir desta passagem, que todos os que morreram antes da vinda de Cristo morreu sem fé, e permaneceu em um estado de dúvida e suspense até que Cristo manifestou-se a eles; como se não houvesse muitas passagens das Escrituras que testemunham que a sua consciência por si só era suficiente para condená-los. Morte , diz Paulo, reinou no mundo, mesmo a Moisés , ( Romanos 5:14 ). E mais uma vez ele declara que

 

os que pecaram sem lei perecerão sem lei,

( Romanos 2:12 ).

 

Qual é, então, que Cristo quer dizer? Há, sem dúvida, uma admissão feita com estas palavras, por que significa que os judeus não têm nada mais a oferecer como atenuante de sua culpa, uma vez que, conscientemente e voluntariamente rejeitado a vida que foi oferecido a eles. Assim, a desculpa que ele faz para eles não libertá-los de toda a culpa, mas apenas extenuates a hediondez do crime, de acordo com aquele ditado: O servo , que conhece a vontade de seu mestre , e despreza-lo , deve ser severamente punido ? (88) para que não era a intenção de Cristo aqui para prometer perdão a qualquer, mas para manter seus inimigos condenado, que obstinadamente rejeitaram a graça de Deus, que poderia ser totalmente evidente que eles não eram dignos de toda perdão e misericórdia.

 

Se eu não tivesse vindo e falado com eles. Deve ser observado que ele não fala de sua vinda, como visto, por si só, mas como conectada com sua doutrina, porque eles não teriam sido considerados culpados de tão grande crime por conta de sua presença corporal sozinho, mas o desprezo da doutrina fez absolutamente indesculpável.

 

"O servo que soube a vontade do seu senhor, e não fazer-se pronto, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites, ( Lucas 12:47 ).

 

- Ed .

 

verso 23

  1. Aquele que me odeia odeia também a meu Pai. Esta é uma passagem notável, que nos ensina que ninguém pode odiar a doutrina do Evangelho sem manifestar sua impiedade contra Deus. Há muitos, de fato, que professam diferente em palavras; pois, embora abominam o Evangelho, ainda que desejam ser pensado muito bons servos de Deus; mas é falso, para um desprezo de Deus está escondido dentro. Desta maneira Cristo descobre a hipocrisia de muitos pela luz da sua doutrina; e sobre este assunto, temos falado mais em grande parte sob essa passagem,

 

Todo aquele que faz o mal odeia a luz (89) ( João 3:20 ,)

 

e sob essa passagem,

 

Aquele que não honra o Filho não honra o Pai, (90)

( João 5:23 ).

 

verso 24

  1. Se eu não tivesse feito entre eles as obras sob a palavra funciona , ele inclui, na minha opinião, todas as provas que deu de sua glória divina; para por meio de milagres, e pelo poder do Espírito Santo, e por outras manifestações, ele claramente provou que ele era o Filho de Deus, para que nele foi visto claramente a majestade do Filho Unigênito , como vimos sob João 1:14 (91) é comumente opôs, que ele não realizar mais milagres ou milagres maiores do que Moisés e os Profetas. A resposta é bem conhecida, que Cristo é mais eminente em milagres, a este respeito, que ele não era apenas um ministro, como o resto, mas era estritamente o autor deles; para ele empregou seu próprio nome, sua própria autoridade, e seu próprio poder, na realização de milagres. Mas, como já disse, ele inclui, em geral, todos os testemunhos do poder celestial e espiritual pelo qual sua Divindade foi exibido.

 

Eles viram e odiado. Ele conclui que os seus inimigos não podem escapar por quaisquer mudanças a que se pode recorrer, uma vez que desprezou o seu poder, o que, evidentemente, era totalmente Divino; porque Deus tinha manifestado abertamente sua Divindade no Filho; e, portanto, não teria nenhuma utilidade para eles para dizer que eles só tinha a ver com um homem mortal. Esta passagem nos lembra a considerar atentamente as obras de Deus, no qual, ao exibir seu poder, ele deseja-nos para tornar a honra que lhe é devida. Daí segue-se que todos os que obscurecer os dons de Deus, ou que desdenhosamente ignorá-los, são ingratos a Deus, e malicioso.

 

verso 25

  1. Mas que a palavra pode ser cumprida. O que é contrário à natureza parece ser incrível. Mas nada é mais contrário à razão do que odeiam a Deus; e, portanto, Cristo diz que tão grande era a malícia com que suas mentes foram envenenadas, que o odiaram sem causa Cristo cita uma passagem do Salmo 35:19 , que, segundo ele, agora está cumprida Não que a mesma coisa fez não aconteça, anteriormente, a David, mas para reprovar a malícia obstinada da nação, que reinou perpetuamente de geração em geração, sendo continuado de avós para netos em sucessão ininterrupta; como se ele tivesse dito, que eram, em nenhum aspecto melhor do que seus pais, que odiava Davi sem causa.

 

Que está escrita na sua Lei. Pela palavra Lei, ele quer dizer os Salmos; para toda a doutrina dos profetas era nada mais que um apêndice da Lei ; e sabemos que o ministério de Moisés durou até o tempo de Cristo. Ele chama isso de sua Lei , não como uma expressão de respeito por eles, mas para ferir-los mais profundamente por uma indicação que era bem conhecido entre eles; como se ele tivesse dito: "Eles têm uma Lei transmitido a eles por direito hereditário, no qual eles vêem sua moral pintado para a vida."

 

verso 26

  1. . Mas, quando vier o Consolador Depois de ter explicado aos apóstolos que o Evangelho não deve ser menos valorizadas por eles, porque tem muitos adversários, mesmo dentro da própria Igreja; Cristo agora, em oposição à fúria ímpios desses homens, produz o testemunho do Espírito, e se suas consciências descansar sobre este testemunho, eles nunca será abalada; como se ele tivesse dito: "É verdade, o mundo vai raiva contra você; alguns vão zombar, e outros irão amaldiçoar sua doutrina; mas nenhum de seus ataques será tão violento quanto a agitar a firmeza de sua fé, quando o Espírito Santo deve ter sido dado a você para confirmá-los pelo seu testemunho. "E, de fato, quando o mundo grassa em todos os lados, a nossa única proteção é, que a verdade de Deus, escalado pelo Espírito Santo em nossos corações, despreza e desafia tudo o que há no mundo; para, se fosse sujeito às opiniões dos homens, nossa fé seria esmagada cem vezes em um dia.

 

Devemos, portanto, observar cuidadosamente de que maneira devemos permanecer firmes entre tantas tempestades. É porque

 

nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que possamos conhecer as coisas que foram dadas a nós por Deus,

( 1 Coríntios 2:12 ).

 

Esta única testemunha poderosamente afasta, liberalmente, e se vira, tudo o que o mundo eleva-se para obscurecer ou esmagar a verdade de Deus. Todos os que são dotados com este espírito são tão longe de estar em perigo de cair em desânimo por causa do ódio ou desprezo do mundo, que cada um deles vai obter a vitória gloriosa sobre o mundo inteiro. No entanto, devemos ter cuidado de contar com a boa opinião dos homens; por tanto tempo como a fé deve saber desta maneira, ou seja, assim que deve ter ido para fora do santuário de Deus, deve envolver-se na infeliz incerteza. Deve, portanto, ser trazido de volta ao testemunho interior e secreto do Espírito, que, crentes sabem, foi dado a eles do céu.

 

O Espírito é dito para testemunhar de Cristo , porque ele mantém e corrige nossa fé nele sozinho, que não podem procurar outro lugar qualquer parte da nossa salvação. Ele chama-lhe também a Consolador , que, confiando em sua proteção, que talvez nunca se assuste; para por este título Cristo destina-se a fortalecer a nossa fé, que não pode ceder a qualquer tentação. Quando ele chama o Espírito da verdade , devemos aplicar o termo para o assunto em questão; pois devemos pressupor um contraste para o efeito, que, quando eles não têm esta testemunha, os homens são levados ao redor de várias maneiras, e não têm lugar de descanso firme, mas, onde quer que ele fala, ele entrega as mentes dos homens de todas as dúvidas e medo de ser enganado.

 

Quando ele diz que irá mandá-lo do Pai , e, mais uma vez, que ele procede do Pai , ele o faz, a fim de aumentar o peso de sua autoridade; pelo testemunho de o Espírito não seria suficiente contra ataques tão poderoso, e contra os esforços tão numerosas e feroz, se não estivéssemos convencidos de que ele procede de Deus Então é Cristo que envia o Espírito, mas é a partir da glória celeste , para que saibamos que não é um dom de homens, mas uma garantia segura da graça divina. Por isso, aparece como inativo foi a sutileza dos gregos, quando eles argumentaram, no terreno destas palavras, que o Espírito não proceder a partir do Filho; pois aqui Cristo, segundo o seu costume, menciona o Pai , a fim de levantar os olhos para a contemplação da sua Divindade.

 

verso 27

  1. E você também testemunho. Cristo significa que o testemunho de o Espírito não será de tal natureza que os apóstolos devem tê-lo para a sua vantagem privada, ou que só eles devem aproveitar, mas que por eles será amplamente difusa, porque eles serão órgãos do Espírito Santo, como, aliás, ele falou pela sua boca. Vemos agora de que maneira a fé é pelo ouvir , ( Romanos 10:17 ), e ainda que deriva sua certeza do selo e penhor do Espírito , ( Efésios 1:13 ). Aqueles que não são suficientes para conhecer a escuridão da mente humana imaginar que a fé é formada naturalmente pela audição e pregar sozinho; (92) e há muitos fanáticos que desdenham a pregação para fora, e falar em termos elevados sobre revelações secretas e inspirações, ( ἐνθουσιασμοὺς ) Mas vemos como Cristo une esses dois coisas juntas; e, portanto, embora não haja fé até que o Espírito de Deus selar nossas mentes e corações, ainda não devemos ir buscar visões ou oráculos nas nuvens; mas a palavra,

 

que está perto de nós, na nossa boca e no coração,

( Romanos 10: 8 ,)

 

deve manter todos os nossos sentidos ligados e fixos em si, como Isaías diz lindamente:

 

Meu Espírito que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca, nem da boca dos teus filhos, nem da boca diz descendência da tua descendência do Senhor, desde agora e para sempre,

( Isaías 59:21 ).

 

. Porque você está comigo desde o início Esta cláusula foi adicionada a fim de nos informar que tanto maior o crédito é devido aos apóstolos nesta terra, que eram testemunhas oculares de que eles se relacionam; como diz João,

 

o que ouvimos, o que vimos,

o que as nossas mãos tocaram, nós vos anunciamos;

( 1 João 1: 1 )

 

Porque assim o Senhor destina a fornecer para o nosso bem-estar de toda forma possível, que nada pode ser querendo por um total de confirmação do Evangelho.

Comentario João Calvino (N.T)

fonte www.avivamentonosul21.comunidades.net