. Comentario bíblico de João cap.16
verso 1
verso 2
Daí, também podemos inferir que os ministros do Evangelho não só são mal tratados pelos inimigos declarados da fé, mas por vezes também suportar as maiores injúrias daqueles que parecem pertencer à Igreja, e que são mesmo considerados como seus pilares. Os escribas e sacerdotes, por quem os apóstolos foram condenados, vangloriou-se de que eles foram nomeados por Deus para ser juízes da Igreja; e, de fato, o governo ordinário da Igreja estava em suas mãos, eo escritório de julgar era de Deus, e não dos homens. Mas por sua tirania, que havia corrompido a totalidade dessa ordem que Deus tinha designado. A conseqüência foi que o poder que tinha sido dado a eles para edificação, havia mais nada espinho uma cruel opressão dos servos de Deus; e excomunhão, que deveria ter sido um medicamento para purificar a Igreja, foi transformado em um propósito oposto, para a condução longe dele o temor de Deus.
Desde os apóstolos sabia disso por experiência, na sua idade, não temos nenhuma razão para estar alarmados com excomunhões do papa, com o qual ele troveja contra nós por causa do testemunho do Evangelho; para que não devemos temer que eles vão fazer-nos mais lesões do que aqueles excomunhões antigas que foram feitas contra os apóstolos. Mais ainda, nada é mais desejável do que ser expulsos de que a montagem a partir do qual Cristo é banido. No entanto, vamos observar que, embora o abuso de excomunhão foi tão gross, ainda não efeito a destruição de que a disciplina que Deus tinha designado na sua Igreja desde o início; pois, embora Satanás dedica seus melhores esforços para corromper todas as ordenanças de Deus, não devemos ceder a ele, de modo a tirar, por conta de corrupções, o que Deus tem designado para ser perpétua. Excomunhão, portanto, não menos de Batismo e da Ceia do Senhor, deve ser trazido de volta, pela correcção dos abusos, ao seu uso puro e legítimo.
Mas a hora vem. Cristo ainda habita mais em grande parte sobre este crime , que os inimigos do Evangelho reivindicar a tanta autoridade, que eles acham que eles estão oferecendo sacrifícios a Deus onde eles matar crentes. É suficientemente difícil em si mesmo, de que pessoas inocentes devem ser cruelmente atormentado, mas é muito mais grave e angustiante que esses ultrajes, que os homens maus cometem contra os filhos de Deus, deve ser contada punições justamente devido a eles por conta de seus crimes . Mas temos de ser tão plenamente assegurada a protecção de uma boa consciência, como a suportar pacientemente para ser oprimido por um tempo, até que Cristo aparece do céu, para defender a sua causa e nossa.
Pode-se pensar estranho, no entanto, que os inimigos da verdade, embora sejam conscientes de sua própria maldade, não só impõem aos homens, mas, mesmo na presença de Deus reivindicar a elogiar pela sua crueldade injusto. Eu respondo, hipócritas, embora sua consciência os acusa, sempre recorrer a lisonjas para enganar a si mesmos. Eles são ambiciosos, cruel e orgulhoso, mas eles cobrem todos esses vícios com o manto de zelo, para que possam entrar em-los sem restrição. A isto se soma o que pode ser chamado de embriaguez furiosa, depois de ter provado o sangue dos mártires.
verso 3
verso 4
E eu disse que não estas coisas no início. Como os apóstolos ainda estavam fracos e concurso, desde que Cristo conversou com eles na carne, sua singularmente bom e indulgente Mestre pouparam e não lhes permitiram ser instados além do que eles foram capazes de suportar. Naquele tempo, portanto, não tinham grande necessidade de confirmação, enquanto eles desfrutaram de lazer e liberdade de perseguição; mas agora ele diz que eles devem mudar seu modo de vida, e, como uma nova condição os espera, também ele exorta-os a se preparar para um conflito.
verso 5
Aqui Cristo repreende os apóstolos para duas falhas; em primeiro lugar, que eles estavam muito apegado à presença visível de sua carne; e, por outro, que, quando este tinha sido tirado, eles foram apreendidos de tristeza, e não levantou os olhos para uma região maior. A mesma coisa acontece para nós; para que sempre mantenha Cristo vinculado por nossos sentidos e, em seguida, se ele não parecem-nos de acordo: o nosso desejo, nós inventar para nós um motivo de desespero.
E nenhum de vós me pergunta: Para onde vais? Pode parecer uma carga infundadas contra os apóstolos, que eles não perguntar se o seu Mestre ia ; pois tinham anteriormente perguntou para ele sobre o assunto com grande seriedade. Mas a resposta é fácil. Quando perguntaram, eles não levantaram suas mentes para a confiança, e este foi o principal dever que foram obrigados a executar. O significado, portanto, é assim que você ouvir da minha partida, você se torna alarmada, e não consideram para onde eu vou , ou para que finalidade eu ir embora. "
verso 7
verso 8
Ele vai convencer o mundo; ou seja, ele não permanecerá trancado em você, mas; seu poder sairá de você para ser exibido para o mundo inteiro. Ele, portanto, promete-lhes um Espírito , que será o Juiz do mundo, e por quem sua pregação será tão poderoso e eficaz, que irá pôr em sujeição aqueles que anteriormente o espectáculo de libertinagem sem limites, e foram contidos por nenhum medo ou reverência.
Deve ser observado que nesta passagem Cristo não fala de revelações secretas, mas do poder do Espírito, que aparece na doutrina fora do Evangelho, e na voz dos homens. Para saber como vem-se que a voz proveniente da boca de um homem (94) penetra nos corações, cria raízes lá, e com rendimentos comprimento do fruto, mudando corações de pedra em corações de carne, e renovando homens, mas porque o Espírito de Cristo acelera-lo? Caso contrário, seria uma letra morta e um som inútil, como diz Paulo, em que bela passagem, na qual ele se orgulha de ser um ministro do Espírito , ( 2 Coríntios 3: 6 ,) porque Deus operou poderosamente em sua doutrina. O significado, portanto, é que, embora o Espírito tinha sido dado aos apóstolos, eles seriam dotados de um poder celestial e Divina, pelo qual eles iriam exercer jurisdição sobre todo o mundo. Agora, esta é atribuída ao Espírito, em vez de a si mesmos, porque eles não terão nenhum poder próprio, mas será apenas ministros e órgãos, e do Espírito Santo será seu diretor e governador. (95)
Sob o termo mundo são, penso eu, incluía não apenas aqueles que seriam verdadeiramente convertidos a Cristo, mas hipócritas e réprobos. Pois existem duas maneiras pelas quais o Espírito convence os homens pela pregação do Evangelho. Alguns são movidos para valer, de modo a curvar-se por vontade própria, e concordar voluntariamente ao julgamento pelo qual eles estão condenados. Outros, porém eles estão convencidos da culpa e não pode escapar, mas não sinceramente ceder, ou submeter-se à autoridade e jurisdição do Espírito Santo, mas, pelo contrário, ser subjugado que gememos interiormente, e, sendo oprimido com a confusão, ainda não deixará de valorizar obstinação em seus corações.
Percebemos agora de que maneira o Espírito era convencer o mundo pelos apóstolos. Era, porque Deus revelou o seu julgamento no Evangelho, pelo qual suas consciências foram atingidas, e começou a perceber seus males e da graça de Deus. para o verbo ἐλέγχειν aqui significa convencer ou convencer ; e, para entender esta passagem, não um pouco de luz será obtida a partir das palavras do apóstolo Paulo, quando ele diz:
Se todos profetizarão, e um homem incrédulo ou desaprendido entrar, ele for condenado por todos, ele é julgado por todos, e, portanto, devem os segredos do seu coração se manifeste,
( 1 Coríntios 14:23 ).
Nessa passagem Paulo fala particularmente de um tipo de convicção , ou seja; quando o Senhor traz seus eleitos ao arrependimento pelo Evangelho; mas isso mostra claramente de que maneira o Espírito de Deus, pelo som da voz humana, restringe os homens, que anteriormente não estavam acostumados a seu jugo, para reconhecer e submeter à sua autoridade.
A questão agora é, Com que finalidade que Cristo disse isso? Alguns pensam que ele aponta a causa do ódio que ele tinha mencionado; como se ele tivesse dito, que a razão pela qual eles serão odiados pelo mundo é que o Espírito , por outro lado, vai sinceramente solicitar o mundo por meio deles. Mas prefiro concordar com aqueles que nos dizem que o projeto de Cristo era diferente, como eu disse brevemente no início da exposição deste versículo; para ele foi de grande importância que os apóstolos devem saber que o dom do Espírito , que tinha sido prometido a eles, não tinha valor normal. Portanto, ele descreve sua excelência incomum, dizendo que Deus vai, desta forma, erguer seu tribunal para julgar o todo mundo .
verso 9
verso 10
Por justiça deve aqui ser entendido que é transmitida a nós através da graça de Cristo. Cristo torna a consistir em sua ascensão para o Pai, e não sem uma boa razão; pois, como Paulo declara que ele se levantou para nossa justificação , ( Romanos 4:25 ), de modo que ele agora está sentado à direita do Pai, de tal forma a exercer toda a autoridade que tem sido dado a ele, e, portanto, para preencher todas as coisas , ( Efésios 4:10 ). em suma, a partir da glória celeste, ele enche o mundo com o cheiro suave de sua justiça Agora o Espírito declara, pelo Evangelho, que esta é a única maneira em que somos considerados justos Próximo à convicção de pecado , este é o segundo passo, que o Espírito deve convencer o mundo de que a verdadeira justiça é, ou seja, que Cristo, pela sua ascensão ao céu, estabeleceu o reino da vida, e agora está assentado à destra de Pai, para confirmar a verdadeira justiça
verso 11
verso 12
Mas você não é capaz de suportar agora. Quando ele diz que, se ele a dizer-lhes algo mais, ou o que era mais nobre, eles não ser capaz de suportá-lo , seu objetivo é incentivá-los pela esperança de mais progressos, que eles não podem perder a coragem; pela graça que ele estava a conceder-los não deve ser estimado por seus sentimentos presentes, uma vez que eles estavam em uma distância tão grande do céu. Em suma, ele pede-lhes ser alegre e corajoso, seja qual for a sua fraqueza presente. Mas, como não havia mais nada do que a doutrina em que se podia confiar, Christ lembra-lhes que tinha acomodados-lo para a sua capacidade, mas, de modo a levá-los a esperar que eles iriam logo depois obter instrução mais elevada e mais abundante; como se ele tivesse dito: "Se o que você já ouviu falar de mim ainda não é suficiente para confirmar que você, ter paciência para um pouco; por muito tempo antes que, tendo desfrutado o ensino do Espírito, você terá nada mais; ele irá remover toda a ignorância que agora permanece em vós ".
Agora surge uma pergunta, quais foram as coisas que os apóstolos ainda não foram capazes de aprender? Os papistas, com a finalidade de apresentar as suas invenções como os oráculos de Deus, perversamente abusar desta passagem. "Cristo", dizem-nos ", prometeu aos Apóstolos novas revelações; e, portanto, não devemos obedecer exclusivamente pela Escritura, para algo além da Escritura está aqui prometido por ele a seus seguidores. "Em primeiro lugar, se optar por falar com Agostinho, a solução será facilmente obtida. Suas palavras são: "Uma vez que Cristo está em silêncio, qual de nós deve dizer que foi isso ou aquilo? Ou, se ele deve se aventurar a dizer, como dirá o provar? Quem é tão rash e insolente, apesar de ele dizer o que é verdade, como para afirmar, sem qualquer testemunho Divino, que essas são as coisas que o Senhor naquela época não escolheram a dizer? "Mas nós temos uma maneira mais segura de refutar -los, tomado das próprias palavras de Cristo, que se seguem.
verso 13
Ele irá levá-lo em toda a verdade. Naquele mesmo Espírito teve levá-los em toda a verdade , quando se comprometeram a escrever a substância da sua doutrina. Quem imagina que nada deve ser adicionado à sua doutrina, como se fosse imperfeita e, mas semi-acabados, não só acusa os apóstolos de desonestidade, mas blasfemar contra o Espírito Se a doutrina que se comprometeram a escrita tinha procedido de meros aprendizes ou pessoas imperfeitamente ensinou, uma adição a isso não teria sido supérflua; mas agora que seus escritos podem ser considerados como registros perpétuos de que a revelação que foi prometido e dado a eles, nada pode ser adicionado a eles sem fazer danos graves ao Espírito Santo.
Quando eles vêm para determinar o que essas coisas realmente eram, os papistas desempenhar uma parte altamente ridículo, pois eles definem esses mistérios, que os apóstolos foram incapazes de suportar , para ser certas tolices infantis, as coisas mais absurdas e estúpidas que se pode imaginar. Era necessário que o Espírito deve descer do céu que os apóstolos pode aprender o que cerimônia deve ser usado em consagrar copos com os seus altares, em batizar igreja sinos, para abençoar a água benta, e celebrar a missa? Donde, pois, que os tolos e as crianças obter a sua aprendizagem, que compreenda todas estas questões mais profundamente? Nada é mais evidente do que os papistas zombar de Deus, quando eles fingir que essas coisas veio do céu, que se assemelham tanto os mistérios de Ceres ou Proserpine como eles estão em desacordo com a pura sabedoria do Espírito Santo.
Se não quiser ser ingrato a Deus, vamos descansar satisfeito com que a doutrina de que os escritos dos apóstolos declaram eles sejam os autores, uma vez que nela a perfeição máxima da sabedoria celestial se torna conhecido para nós, equipada para fazer o homem de Deus perfeito ( 2 Timóteo 3:17 .) Além deste, não vamos considerar-nos a liberdade de ir; para a nossa altura e largura e profundidade , consiste em conhecer o amor de Deus , que se manifesta a nós em Cristo. Este conhecimento , como Paulo nos informa, que ultrapassa toda a aprendizagem , ( Efésios 3:18 ;) e quando ele declara que
todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos em Cristo,
( Colossenses 2: 3 ,)
ele não inventar algum Cristo desconhecida, mas aquele que por sua pregação ele pintou para a vida, para que, como ele diz aos Gálatas,
podemos vê-lo, por assim dizer, crucificado diante de nossos olhos,
( Gálatas 3: 1 ).
Mas isso não ambigüidade pode permanecer, o próprio Cristo explica depois por suas próprias palavras o que essas coisas são o que os apóstolos ainda não foram capazes de suportar .
Ele vai dizer-lhe coisas que estão para vir Alguns realmente limitar esse o espírito de profecia; mas, na minha opinião, denota sim a condição futura do seu reino espiritual, como os apóstolos, logo após a sua ressurreição, viu que ele seja, mas naquele tempo foram totalmente incapazes de compreender. Ele não tem, portanto, prometendo-lhes profecias de coisas que aconteceriam após a sua morte, mas significa apenas que a natureza do seu reino será amplamente diferentes, e sua glória muito maior do que suas mentes agora são capazes de conceber. O apóstolo Paulo, na Epístola aos Efésios, desde o primeiro capítulo até o encerramento do quarto, explica os tesouros desta sabedoria oculta, que os anjos celestiais aprender com a admiração da Igreja; e, portanto, não precisamos ir procurá-los dos arquivos ou repositórios do Papa.
Para ele não falará de si mesmo Esta é uma confirmação da cláusula, Ele vai levá-lo em toda a verdade. Sabemos que Deus é a fonte da verdade , e que fora Dele não há nada que seja firme ou certeza; e, portanto, que os apóstolos pode colocar com segurança plena confiança nos oráculos do Espírito, Cristo declara que eles serão oráculos divinos; como se ele tivesse dito, que cada coisa que o Espírito Santo trará receitas provenientes próprio Deus. E, no entanto estas palavras não tiram nada a majestade do Espírito, como se ele não fosse Deus, ou como se ele fosse inferior ao Pai, mas são acomodados à capacidade da nossa compreensão; para a razão pela qual a sua Divindade é mencionado expressamente é, pois, por causa do véu que está entre nós, não suficientemente compreender com que reverência que devemos receber o que o Espírito nos revela. Da mesma forma, ele está em outro lugar chamado de sério, pelo qual Deus ratifica a nós a nossa salvação, e o selo, pelo qual veda a nós a sua certeza, ( Efésios 1:13 ). Em resumo, Cristo destina-se a ensinar que a doutrina do Espírito não seria deste mundo, como se fosse produzido no ar, mas que iria proceder a partir dos lugares secretos do santuário celeste.
verso 14
Este erro é seguida por outra igualmente intolerável, que, tendo despedir a Cristo, como se o seu reinado foram encerradas, e ele estavam agora absolutamente nada, eles substituem o Espírito em seu lugar. A partir desta fonte os sacrilégios de papado e Mahometanism fluíram; pois, embora esses dois anticristos diferem umas das outras em muitos aspectos, ainda que eles concordam em manter um princípio comum; e que é, que no Evangelho que recebemos as primeiras instruções para nos levar a fé correta, (97) , mas que devemos procurar em outra parte da perfeição da doutrina, que pode concluir o curso de nossa educação. Se a Escritura é citado contra o Papa, ele afirma que não devemos de nos limitar a isso, porque o Espírito vem, e levou-nos acima Escritura por muitas adições. Mahomet afirma que, sem o seu Alcorão, os homens sempre re-principais crianças. Assim, por um falso pretexto do Espírito, o mundo foi enfeitiçada para se afastar da simples pureza de Cristo; para, assim que o Espírito é separado da palavra de Cristo, a porta está aberta para todos os tipos de delírios e imposturas. Um método semelhante de enganar tem sido tentada, na época atual, por muitos fanáticos. A doutrina escrita apareceu-lhes para ser literal, e, portanto, eles escolheram para inventar uma nova teologia que consistiria em revelações.
Vemos agora que a informação dada por Cristo, que ele seria glorificado pelo Espírito que ele deve enviar, está longe de ser supérflua; por isso foi planejado para nos informar, que o escritório do Espírito Santo não era nada mais do que para estabelecer o reino de Cristo e de manter e confirmar para sempre tudo o que lhe foi dada pelo Pai. Por que então ele fala do ensinamento do Espírito? Não a nós retirar-se da escola de Cristo, mas sim a ratificar essa palavra pela qual somos ordenados a ouvi-lo, caso contrário ele iria diminuir a glória de Cristo. A razão é adicionado, Cristo diz:
Para ele receberá do que é meu. Por essas palavras ele quer dizer que recebemos o Espírito, a fim de que possamos desfrutar de bênçãos de Cristo. Pois, que lhe concede-nos? Que pode ser lavado pelo sangue de Cristo, que o pecado pode ser apagado em nós com a sua morte, que o nosso velho homem pode ser crucificado, ( Romanos 6: 6 ), que sua ressurreição pode ser eficaz em formar-nos novamente para a novidade da vida, ( Romanos 6: 4 ;) e, em suma, para que possamos tornar-nos participantes de seus benefícios. Nada, portanto, é concedida a nós pelo Espírito à parte de Cristo, mas ele tira de Cristo, para que ele possa se comunicar para nós. Devemos ter a mesma vista da sua doutrina; pois ele não nos ilumine, a fim de afastar-nos no menor grau de Cristo, mas para cumprir o que Paulo diz que Cristo é feita para nós sabedoria, ( 1 Coríntios 1:30 ), e da mesma forma para exibir esses tesouros que estão escondidos em Cristo ( Colossenses 2: 3 ). em uma palavra, o Espírito nos enriquece com nenhum outro do que as riquezas de Cristo, para que ele possa exibir sua glória em todas as coisas.
verso 15
Outros comentaristas explicam estas palavras a dizer, que tudo o que o Pai tem pertence igualmente ao Filho, porque ele é o mesmo Deus. Mas aqui ele não fala de seu poder oculto e intrínseco, como é chamado, mas dessa estância qual ele foi nomeado para exercer em nossa direção. Em suma, ele fala de suas riquezas, que ele pode convidar-nos para apreciá-los, e reconhece o Espírito entre os dons que recebemos do sim pela sua mão.
verso 16
E outra vez um pouco, e você vai me ver. No entanto, alguns explicam esta segunda cláusula de forma diferente: Você vai ver, me quando eu tiver ressuscitado dos mortos, mas apenas por um curto período de tempo; pois eu muito em breve ser recebidos no céu. "Mas eu não acho que as palavras arcará com esse significado. Pelo contrário, ele atenua e acalma sua tristeza por sua ausência, por esta consolação, que não vai durar muito tempo; e assim ele amplia a graça do Espírito, pelo qual ele será continuamente presente com eles; como se ele tivesse prometido que, após um curto intervalo, ele voltaria, e que não seria longa privado de sua presença.
Também não devemos achar estranho quando ele diz que ele é visto , quando ele habita nos discípulos pelo Espírito; pois, embora ele não é visto com os olhos corporais, (99) mas a sua presença é conhecida pela experiência inquestionável da fé. O que são ministradas por Paul é verdade, que os crentes,
contanto que eles permanecem na terra, estão ausentes do Senhor, porque eles andam, pela fé e não pela visão,
( 2 Coríntios 5: 6 ).
Mas é igualmente verdade que eles podem com justiça, entretanto, glória em ter Cristo habitando neles pela fé, em se unir a ele como membros à cabeça, em possuir o céu junto com ele pela esperança. Assim, a graça do Espírito é um espelho, no qual Cristo deseja ser visto por nós, de acordo com as palavras de Paulo,
Embora tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, mas nós o conhecemos não mais; se alguém está em Cristo, que ele seja uma nova criatura,
( 2 Coríntios 5:16 )
Porque eu vou para o Pai. Alguns explicam estas palavras no sentido de que Cristo não será mais visto pelos discípulos, porque ele vai estar no céu, e eles na terra. Pela minha parte, prefiro encaminhá-lo para a segunda cláusula, Você vai logo ver-me ; pela minha morte não é uma destruição para me separar de você, mas uma passagem para a glória celeste, a partir do qual o meu poder divino se difundirá em si mesmo para você. "Ele destina-se, portanto, na minha opinião, para ensinar o que seria sua condição após a sua morte, para que pudessem descansar satisfeito com a sua presença espiritual, e não pode pensar que seria qualquer perda para os que ele já não morava com eles como um homem mortal.
verso 19
verso 20
A sua tristeza se converterá em alegria. Ele significa a alegria que sentiu depois de ter recebido o Espírito; não que eles foram depois livre de todo o sofrimento, mas que toda a tristeza que duraria foi, engolido pela alegria espiritual Sabemos que os apóstolos: desde que viveu, sofreu uma guerra grave, que sofreu injúrias base, que eles tinham muitos motivos para choro e lamentação ; mas, renovado pelo Espírito, que tinha deixado de lado sua antiga consciência de fraqueza, de modo que, com heroísmo sublime, eles nobre pisada todos os males que eles suportaram. Aqui, então, é uma comparação entre a sua fraqueza presente e do poder do Espírito, que em breve seria dado a eles; pois, embora eles eram quase esmagada por um tempo, mas depois eles não só lutou bravamente, mas obteve um triunfo glorioso no meio de suas lutas. No entanto, também deveria ser observado que ele aponta não só o intervalo decorrido entre a ressurreição de Cristo e da morte dos apóstolos, mas também o período que se seguiu depois; como se Cristo tivesse dito: "Você vai prostrado, por assim dizer, por um curto período de tempo; mas quando o Espírito Santo deve ter levantado-lo novamente, em seguida, começará uma nova alegria , que vai continuar a aumentar, até que, tendo sido recebido na glória celeste, você terá a perfeita alegria . "
verso 21
Devemos agora se apropriar do uso desta doutrina para nós mesmos. Tendo sido regenerados pelo Espírito de Cristo, que devemos sentir em nós mesmos uma alegria como seria remover todos os sentimentos de nossas angústias. Devemos, eu digo, para se parecer com as mulheres em trabalho de parto , a quem a simples visão de que a criança nasceu produz essa impressão, que sua dor lhes dá a dor não. Mas, como temos recebido nada mais do que os primeiros frutos, e estes, por muito pequena medida, nós mal gosto algumas gotas de que a alegria espiritual, para aliviar a nossa dor e aliviar a sua amargura. E ainda que pequena porção mostra claramente que os que contemplar Cristo pela fé são tão longe de ser a qualquer momento dominado pela dor, que, em meio a seus sofrimentos mais pesados, eles se alegrar com grande alegria.
Mas já que é uma obrigação imposta
em todas as criaturas para o trabalho até o último dia da redenção,
( Romanos 8:22 ,)
deixe-nos saber que nós também devemos gemer, até que, tendo sido entregues a partir das aflições incessantes da vida presente, obtemos uma visão completa do fruto da nossa fé. Para resumir o todo em poucas palavras, os crentes são como as mulheres em trabalho de parto , porque, tendo nascido de novo em Cristo, eles ainda não entraram no reino celestial de Deus e de uma vida bem-aventurada; e eles são como as mulheres grávidas que estão em trabalho de parto, porque, ainda está sendo mantido em cativeiro na prisão da carne, que por muito tempo para que o estado abençoado que se esconde sob a esperança.
verso 22
Mas eu vou te ver novamente. Quando ele diz que ele vai ver os seus discípulos, ele quer dizer que ele vai visitá-los novamente pela graça do seu Espírito, para que possam continuamente desfrutar de sua presença.
verso 23
É verdade, os apóstolos não deixou de perguntar na boca de Cristo, mesmo quando eles tinham sido elevado ao mais alto grau de sabedoria, mas esta é apenas uma comparação entre as duas condições; como se Cristo tinha dito que sua ignorância seriam corrigidos, de modo que, em vez de ser interrompido - como eles eram agora - pelos menores obstruções, eles iriam penetrar nos mistérios mais profundos, sem qualquer dificuldade. Tal é a importação dessa passagem em Jeremiah,
Já não é todo homem ensinar seu vizinho, dizendo: Conhece ao Senhor porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior, diz o Senhor,
( Jeremias 31:34 ).
O profeta seguramente não tirar ou anular instruções, que devem estar em seu estado mais vigoroso no reino de Cristo; mas ele afirma que, quando todos serão ensinados por Deus, não há espaço será por mais tempo esquerda para esta ignorância bruta, que detém as mentes dos homens, até que Cristo, o Sol da Justiça , ( Malaquias 4: 2 ), deve iluminá-los pelos raios do seu Espírito. Além disso, embora os apóstolos eram extremamente como crianças, ou melhor, eram mais parecidos com os estoques de madeira do que os homens, sabemos bem o que de repente se tornou, depois de ter apreciado o ensino do Espírito Santo.
Tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome. Ele mostra onde eles vão obter esta nova faculdade. É porque eles vão ter em seu poder desenhar livremente de Deus, a fonte da sabedoria, tanto quanto eles precisam; como se ele tivesse dito: "Você não deve ter medo de que você vai ser privado do dom da compreensão; para meu Pai estará pronto, com toda a abundância de bênçãos, para enriquecê-lo em abundância. "Além disso, por estas palavras, ele informa-lhes que o Espírito não está prometido de tal maneira que eles a quem Ele é prometido podem esperar por ele no preguiça e inatividade, mas, pelo contrário, que eles podem ser seriamente empregada na busca da graça que é oferecido. Em suma, ele declara que, nessa altura, descarregar o cargo de mediador, de modo que tudo o que eles pedirem que ele vai obter para eles do Pai abundantemente, e além de suas orações.
Mas aqui surge uma pergunta difícil: Foi esta a primeira vez que os homens começaram a invocar a Deus em nome de Cristo? para nunca poderia Deus ser reconciliado com os homens em qualquer outra forma que não por causa do Mediador. Cristo descreve o tempo futuro, quando o Pai Celestial dará aos discípulos o que eles devem pedir em seu nome Se isto é um favor nova e inusitada, parece que podemos inferir a partir dele que, desde que Cristo habitou na terra, ele ainda não exerceu o cargo de advogado, que através dele as orações dos crentes pode ser aceitável a Deus. Isso ainda é mais claramente expressa pelo que se segue imediatamente.
verso 24
Também não existe qualquer absurdo em dizer que orava a Deus, com a confiança no mediador, de acordo com a injunção da lei, e ainda não claramente e compreendo perfeitamente o que isso significava. O véu do templo ainda estava esticado, a majestade de Deus estava escondida sob a sombra dos querubins, o verdadeiro Sumo Sacerdote não tinha ainda não entraram no santuário celeste para interceder por seu povo, e ainda não detidas consagrada a maneira pela sua sangue. Não precisamos de saber, portanto, se ele não foi reconhecido como o Mediator como ele é, agora que ele aparece para nós no céu diante do Pai, reconciliando-nos com o seu sacrifício, que nós, miseráveis homens, pode aventurar a aparecer diante dele com ousadia; para verdadeiramente Cristo, depois de ter concluído a satisfação para o pecado, foi recebido no céu, e mostrou-se publicamente para ser o Mediador.
Mas devemos atentar para a repetição frequente desta cláusula, que devemos orar em nome de Cristo. Isso nos ensina que é uma profanação mau do nome de Deus, quando qualquer um, deixando Cristo fora da vista, aventura a apresentar-se diante do tribunal de Deus. E se esta convicção ser profundamente impressionado em nossas mentes, para que Deus de bom grado e abundantemente nos dar tudo o que pedirdes em nome de seu Filho, não vamos lá e para cá para chamar em nosso auxílio vários defensores, mas ficará satisfeito com ter esse único advogado, que com tanta frequência e tão gentilmente nos oferece seus trabalhos em nosso favor. Estamos disse a orar em nome de Cristo, quando nós tomá-lo como nosso Advogado, para nos reconciliar, e fazer-nos encontrar favor com o seu Pai, (101) embora não mencione expressamente o nome dele com os nossos lábios.
Pedi, e receber. Isto está relacionado com o tempo de sua manifestação, que devia ter lugar logo depois. Tanto menos desculpável são aqueles que, nos dias de hoje, obscura esta parte da doutrina pelas intercessões pretensos dos Santos. As pessoas, no âmbito do Antigo Testamento, (102) teve de virar os olhos para o sumo sacerdote, (que foi dado a eles para ser uma figura e sombra (103) ) e aos sacrifícios dos animais, sempre que eles queriam rezar. Estamos, portanto, pior do que ingrata, se não manter os nossos sentidos fixo sobre o verdadeiro Sumo Sacerdote, que é exibido a nós como nosso propiciador, que por ele podemos ter acesso livre e pronto para o trono da glória de Deus . Ele acrescenta, por último,
Que a vossa alegria seja completa. Por isso ele quer dizer que nada vai estar querendo o que poderia contribuir para uma abundância perfeita de todas as bênçãos, para a realização de nossos desejos, e para acalmar a satisfação, desde que pedimos de Deus, em seu nome , tudo o que precisa.
verso 25
Vemos agora o que eu mencionei um pouco atrás, que este se destina a incentivar os discípulos estendendo a eles a expectativa de fazer um maior progresso, que não pode rejeitar a doutrina, porque eles ainda não entendem o que significa; para, se não são animados pela esperança de lucrar, o desejo de aprendizagem deve, inevitavelmente, ser resfriado. O fato, no entanto, mostra claramente que Cristo não empregam termos propositadamente obscuros, mas se dirigiu a seus discípulos num estilo simples e até mesmo caseiro mas tal era a sua ignorância que eles penduraram em seus lábios com espanto. Essa obscuridade, portanto, não reside tanto na doutrina como em seus entendimentos; e, na verdade, a mesma coisa acontece para nós nos dias de hoje, por não sem uma boa razão que a palavra de Deus receber esta comenda, que é a nossa luz , ( Salmos 119: 105 ; 2 Pedro 1:19 ;) mas a sua o brilho é tão obscurecida por nossa escuridão, que, o que ouvimos nós consideramos ser alegorias puros. Pois, como ele ameaça pelo profeta, que ele será um bárbaro para os incrédulos e réprobos, como se ele tivesse uma língua tão estranha , ( Isaías 28:11 ;) e Paulo diz que
o Evangelho está oculto de tais pessoas, porque Satanás cegou os seus entendimentos,
( 2 Coríntios 4: 3 ;)
assim os fracos e ignorantes que comumente parece ser algo tão confuso que não pode ser compreendido. Pois, embora os seus entendimentos não são completamente escura, como os dos incrédulos, ainda assim eles são cobertos, por assim dizer, com nuvens. Assim Deus nos permite estar estupefato por algum tempo, a fim de nos humilhar por uma convicção da nossa própria pobreza; mas aqueles a quem ele ilumina pelo seu Espírito que faz com que para fazer tal progresso, que a palavra de Deus é conhecido e familiar a eles. Essa, também, é a importação de cláusula seguinte:
Mas vem a hora ; ou seja, o tempo em breve vir , quando eu nunca mais falar com você em linguagem figurada. O Espírito Santo, certamente, não ensinou a qualquer coisa apóstolos mais do que o que tinham ouvido da boca do próprio Cristo, mas, por iluminar seus corações, ele foi embora sua escuridão, de modo que eles ouviram Cristo falar, por assim dizer, em uma maneira nova e diferente, e assim eles facilmente compreendida seu significado.
Mas lhes falarei abertamente a respeito do Pai. Quando ele diz que ele vai dizer-lhes sobre o Pai , ele nos lembra que o projeto de sua doutrina é levar-nos a Deus, em quem a verdadeira felicidade se encontra. Mas uma outra questão permanece: Como ele diz , em outro lugar, que
foi dado aos discípulos para saber os mistérios do reino dos céus?
( Mateus 13:11 ).
Pois aqui ele reconhece que ele tem falado com eles em linguagem obscura, mas ele estabelece uma distinção entre eles eo resto do povo, que fala ao povo em parábolas , ( Mateus 13:13 ). Eu responder, a a ignorância dos apóstolos não era tão grosseira que eles não tinham, pelo menos, uma ligeira percepção do que seu Mestre queria dizer, e, portanto, não é sem razão que os exclui o número de cegos. Ele agora diz que seus discursos têm até agora sido alegórico, em comparação daquela luz clara da compreensão que ele iria em breve dar a eles pela graça de seu Espírito. Ambas as afirmações são, portanto, verdadeira, que os discípulos estavam muito acima aqueles que não tinham gosto pela palavra do Evangelho, e ainda assim eles eram como crianças que aprendem o alfabeto, em comparação da nova sabedoria que foi concedido a eles pelo Espírito Santo .
verso 26
Além disso, quando Cristo é dito para interceder junto ao Pai por nós , não vamos entrar em imaginações carnais sobre ele, como se ele fosse de joelhos diante do Pai , oferecendo humilde súplica em nosso nome. Mas o valor do seu sacrifício, pelo qual ele uma vez pacificada Deus para conosco, é sempre poderoso e eficaz; o sangue pelo qual ele expiou nossos pecados, a obediência que prestou, é uma contínua intercessão por nós. Esta é uma passagem notável, pelo qual somos ensinados que temos o coração do Pai Celestial, (104) , logo que temos colocado diante dele o nome de seu Filho.
verso 27
Quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho,
( Romanos 5:10 ).
Por este motivo, é dito que somos amados por Deus , quando amamos a Cristo ; porque temos a promessa do amor paterno daquele de quem anteriormente recuou como nosso Juiz ofendido.
verso 28
para nós sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,
( 1 Coríntios 1:30 ).
Mais uma vez, deixo o mundo e vou para o Pai. Por esta segunda cláusula ele aponta-nos que este poder é perpetual- para os discípulos devem ter pensado que era uma bênção temporária, que ele foi enviado ao mundo para ser um Redentor. Portanto, ele disse que ele retorna ao Pai , para que possam ser plenamente convencido de que nenhuma dessas bênçãos que ele trouxe são perdidos por sua partida, por causa da sua glória celestial que ele lança sobre o mundo o poder ea eficácia da sua morte e ressurreição. Ele, portanto, deixou o mundo em que, deixando de lado as nossas fraquezas, ele foi recebido no céu; mas a sua graça para nós ainda é em toda a sua força, porque ele está sentado à direita do Pai, que ele pode influenciar o cetro de todo o mundo. (106)
verso 29
Assim, devemos entender que os apóstolos tinham consciência de ter feito alguns progressos, para que eles pudessem dizer com verdade, que eles não encontram agora as palavras de Cristo para ser totalmente obscura; mas que eles foram enganados a esse respeito, que eles pensavam que entendia mais do que eles fizeram. Agora, a fonte de seu erro foi que eles não sabiam o que o dom do Espírito Santo seria. Eles, portanto, entregar-se à alegria antes do tempo, como se uma pessoa deve pensar-se rico com uma única peça de ouro. Eles concluem, a partir de certos sinais, que Cristo veio de Deus, e eles glória na mesma, como se nada mais eram necessários. No entanto, eles ainda estavam longe de que o conhecimento, contanto que eles não entenderam o que Cristo seria para eles no futuro.
verso 31
A questão colocada por Cristo é, portanto, irônico; como se ele tivesse dito: "Você se vangloriar como se estivesse cheio de fé? Mas o julgamento está na mão, que irá divulgar o seu vazio. "Desta forma, devemos restringir a nossa confiança tolo, quando se entrega-se muito livremente. Mas pode ser pensado, quer que os discípulos não tinham fé em tudo, ou que ele foi extinto, quando eles tinham abandonado Cristo, e foram espalhados em todas as direções. Eu respondo, embora sua fé estava enfraquecida e quase tinha dado lugar, ainda que algo estava à esquerda, a partir do qual ramos frescos pode depois brotar.
verso 32
Porque o meu Pai está comigo. Quando ele diz que o pai estará comigo , o significado é que Deus estará do seu lado, de modo que ele não terá necessidade de pedir qualquer coisa de homens. Quem deve meditar sobre isso de uma forma adequada irá manter-se firme, embora o mundo inteiro deve ser agitado, e a revolta de todos os homens não vai derrubar sua fé; para nós não dar a Deus a honra que lhe é devida, se não estiver satisfeito com ter só Deus.
verso 33
Mas tende bom ânimo. Como a nossa lentidão deve ser corrigido por várias aflições, e à medida que deve ser despertada para buscar um remédio para a nossa angústia, assim o Senhor não tem a intenção de que nossas mentes devem ser abatidos, mas sim que devemos lutar sutilmente, o que é impossível, se não estamos certos do sucesso; pois se deve lutar, enquanto não temos certeza quanto ao resultado, todo o nosso zelo vai rapidamente desaparecer. Quando, portanto, Cristo nos chama para o concurso, ele nos braços com certeza de confiança da vitória, mas ainda temos que trabalham duro.
Eu venci o mundo. Como sempre há em nós muita razão para tremer, ele mostra que devemos ser confiantes por esta razão, que ele obteve uma vitória sobre o mundo , não para si mesmo individualmente, mas por nossa causa. Assim, embora em nós mesmos quase esmagada, se se contempla a magnífica glória a que a nossa cabeça foi exaltado, podemos ousadamente desprezam todos os males que pairam sobre nós. Se, portanto, desejamos ser cristãos, não devemos buscar isenção da cruz, mas deve estar satisfeito com esta única consideração, que, lutando sob a bandeira de Cristo, que estão além de qualquer perigo, mesmo no meio do combate . Sob o termo mundo, Cristo aqui inclui tudo o que se opõe à salvação dos crentes, e especialmente todas as corrupções que abusos Satanás com o propósito de lançar armadilhas para nós.
Comentario de João Calvino (N.T)
Fonte www.avivamentonosul21.comunidades.net