Comentario biblico de João cap.2
verso 1
E a mãe de Jesus estava lá. Ele foi provavelmente um dos parentes próximos de Cristo que casou com uma mulher; para Jesus é mencionado como tendo acompanhado . sua mãe Do fato de que os discípulos também são convidados, podemos inferir como simples e frugal era a sua maneira de viver; pois ele viveu em comum com eles. Pode-se pensar estranho, no entanto, que um homem que não tem uma grande riqueza ou abundância (como será feita evidente a partir da escassez do vinho) convida quatro ou cinco outras pessoas, por conta de Cristo. Mas os pobres são mais pronta e mais franco em seus convites; porque eles não são, como os ricos, com medo de ser desonrado, se eles não tratam os seus hóspedes com grande opulência e esplendor; para os pobres aderem mais zelosamente ao antigo costume de ter um conhecimento alargado.
Mais uma vez, pode-se supor para mostrar uma falta de cortesia, que o noivo permite que seus convidados, no meio do entretenimento, para a falta de vinho; para ele se parece com um homem de pouca consideração para não ter uma suficiência de vinho para seus convidados. Eu respondo, nada é aqui conexo que não acontecem frequentemente, especialmente quando as pessoas não estão acostumados com o uso diário de vinho. Além disso, o contexto mostra, que era para a conclusão do banquete que o vinho ficou aquém, quando, de acordo com o costume, poderia se supor que eles já tinha bebido o suficiente; para o dono da festa fala assim, Outros homens colocar pior vinho antes, a quem bebeu o suficiente , mas guardaste o melhor até agora . Além disso, eu não tenho nenhuma dúvida de que tudo isso foi regulamentado pela Providência de Deus, que pode haver espaço para o milagre.
verso 3
verso 4
As palavras gregas ( Τί ἐμοὶ καὶ σοὶ ) significam literalmente, O que tenho eu contigo ? Mas a fraseologia grega é da mesma importação com o Latin - Quid mecum tibi ? ( O que tens a ver comigo ?) O tradutor de idade levou muitas pessoas em um erro, supondo Cristo ter afirmado, que não era a preocupação de seu ou de sua mãe, se o vinho ficou aquém. Mas a partir da segunda cláusula podemos facilmente concluir quão longe esta é a partir significado de Cristo; pois ele toma sobre si essa preocupação, e declara que ela pertence a ele para fazê-lo, quando ele acrescenta: . a minha hora ainda não chegou Ambos devem ser unidas - que Cristo entende o que é necessário para ele fazer, e ainda que ele não vai agir nesta matéria por sugestão de sua mãe.
É uma passagem notável, certamente; por que é que ele absolutamente recusar-se a sua mãe o que concedido livremente depois, em tantas ocasiões, para todos os tipos de pessoas? Mais uma vez, por que ele não está satisfeito com a recusa nua? e por que ele reduzi-la para o posto normal de mulheres , e nem sequer se dignou a chamá-la de mãe ? Este ditado de Cristo de forma aberta e manifestamente adverte os homens a tomar cuidado para que, por muito supersticiosamente elevando a honra do nome da mãe na Virgem Maria, (45) que transferem a ela o que pertence exclusivamente a Deus. Cristo, portanto, aborda a mãe desta forma, a fim de estabelecer uma instrução perpétua e geral para todas as idades, que a sua glória divina não deve ser obscurecido por honra excessiva paga a sua mãe.
Quão necessário este aviso tornou-se, em consequência das superstições grosseiras e vergonhosas que se seguiram depois, é muito bem conhecido. Para Mary foi constituída a Rainha do Céu, a esperança, a vida ea salvação do mundo; e, em suma, sua fúria e loucura passou tão longe que tiraram Cristo dos seus despojos, e deixou-o quase nu. E quando nós condenamos essas blasfêmias horríveis contra o Filho de Deus, os papistas chamam-nos maligno e invejoso; e - o que é pior - eles maliciosamente difamar-nos inimigos como mortais para a honra da Virgem santa. Como se ela não tinha toda a honra que é devido a ela, a menos que ela fosse feita uma deusa; ou como se fosse a tratá-la com respeito, para adornar-la com títulos de blasfêmia, e para substituir ela na sala de Cristo. Os papistas, portanto, oferecer um insulto grave para Maria, quando, para desfigurar-lhe por falsos elogios, eles levam a Deus o que Lhe pertence.
Minha hora ainda não chegou. Ele quer dizer que ele não tem até agora adiada por descuido ou indolência, mas ao mesmo tempo ele afirma indiretamente que ele vai cuidar do assunto, quando o tempo adequado para ele deve chegar. Como ele repreende a mãe por pressa inoportuna, por isso, por outro lado, ele dá razão para esperar um milagre. A Virgem santa reconhece ambos, para que ela se abstém de se dirigir a ele mais longe; e quando ela aconselha os funcionários a fazer o que quer que ele comanda, ela mostra que ela espera algo agora. Mas a instrução transmitida aqui é ainda mais extensa que sempre que o Senhor nos mantém em suspense, e atrasa sua ajuda, ele não é, portanto, dormindo, mas, pelo contrário, regula todas as suas obras, de tal maneira que ele não faz nada, mas ao prazo adequado. Aqueles que têm aplicado essa passagem para provar que o tempo de eventos é nomeado pelo destino, são demasiado ridículo para exigir uma única palavra a ser dito para refutá-los. A hora de Cristo , por vezes, indica a hora que tinha sido designado a ele pelo Pai ; e por seu tempo ele vai depois designar o que ele encontrou para ser conveniente e adequado para executar os comandos de seu Pai; mas neste lugar que ele reivindica o direito de tomar e escolher o tempo para trabalhar e para a exibição de seu poder divino. (46)
verso 5
verso 6
Surgiu da superstição que os navios tantas e tão grandes foram colocados lá. Eles tiveram a cerimônia da lavagem, de fato, prescrita a eles pela Lei de Deus; Mas como o mundo está propenso a excesso de assuntos exteriores, os judeus, não satisfeito com a simplicidade que Deus lhe tinha ordenado, se divertiam com lavagens contínuas; e como superstição é ambicioso, que, sem dúvida, serviu o propósito de exibição, como vemos nos dias de hoje no papado, que cada coisa que se diz pertencer ao culto de Deus é organizado para exibição pura. Houve, então, um duplo erro: que sem o comando de Deus, eles se engajaram em uma cerimônia supérflua de sua própria invenção; e no próximo, que, sob o pretexto da religião, ambição reinou no meio que a exibição. Alguns canalhas papistas manifestaram um grau surpreendente de maldade, quando eles tiveram o descaramento de dizer que teve entre suas relíquias dessas água-potes com que Cristo realizou esse milagre de Caná, e exibiu alguns deles, (50) que, em primeiro lugar, são de tamanho pequeno, e, em seguida, são desiguais em tamanho. E nos dias de hoje, quando a luz do Evangelho brilha tão claramente em torno de nós, eles não têm vergonha de praticar esses truques, o que certamente não é para enganar pelos encantamentos, mas ousadamente aos homens simulados como se fossem cegos; e do mundo, que não percebe como zombaria grosseira, é, evidentemente, enfeitiçado por Satanás.
verso 7
verso 8
verso 11
E manifestou a sua glória; isto é, porque ele, em seguida, deu uma prova notável e ilustre, pelo qual verificou-se que ele era o Filho de Deus; para todos os sinais que ele exibiu para o mundo havia tantas demonstrações de seu poder divino. O tempo apropriado para a exibição de sua glória, se vêm agora, quando ele quis fazer-se conhecido agradavelmente com o comando de seu Pai. Daí, também, aprendemos o final de milagres ; para esta expressão equivale a uma declaração de que Cristo, a fim de manifestar a sua glória , realizou esse milagre. O que, então, deveríamos pensar daqueles milagres que obscurecem a glória de Cristo?
E os seus discípulos creram nele. Se eles fossem discípulos, que já deve ter possuído um pouco de fé; mas como eles tinham até então seguiu-o com uma fé que não era distinta e firme, que começou naquele momento para dedicar-se a ele, de modo a reconhecê-lo como o Messias, como ele já tinha sido anunciado para eles. A paciência de Cristo é grande em acerto de contas como discípulos aqueles cuja fé é tão pequena. E, de fato essa doutrina prolonga-se geralmente para todos nós; pela fé que está agora adulta, a princípio, sua infância, nem é tão perfeito em qualquer para não torná-lo necessário que todos a um homem deve progredir em acreditar . Assim, eles que agora acredita pode ser dito para começar a acreditar , tanto quanto eles diariamente fazer progressos no final da sua fé. Que aqueles que obtiveram os primeiros frutos do trabalho fé sempre a fazer progressos. Estas palavras apontam igualmente a vantagem de milagres; ou seja, que eles devem ser vistos como pretendido para a confirmação eo progresso da fé. Quem torce-los para quaisquer outros corrompe finalidade e degrada todo o uso deles; como podemos ver que papistas se orgulhar de seus milagres pretensos para nenhuma outra finalidade do que para enterrar fé, e para afastar a mente dos homens de Cristo para as criaturas.
verso 12
Para obter uma visão geral da passagem, será necessário examinar brevemente os detalhes em sua ordem. Isso bois, ovelhas e pombas, foram expostos à venda no templo , e que os cambistas estavam ali sentados, não foi sem uma desculpa plausível. Para eles podem alegar que a mercadoria transaccionada não havia irreligiosa, mas, pelo contrário, relacionada com o culto sagrado de Deus, que cada pessoa pode obter, sem dificuldade, o que ele pode oferecer ao Senhor; e, com certeza, foi extremamente conveniente para pessoas piedosas para encontrar oblações, de qualquer tipo descontraído pronto para o seu lado, e, desta forma, ser libertado da dificuldade de correr sobre em várias direções para obtê-los. Estamos aptos a se perguntar, portanto, por que Cristo era tão altamente descontente com ele. Mas há duas razões que merecem a nossa atenção. Em primeiro lugar, como os sacerdotes abusou dessa mercadoria para seu próprio ganho e avareza, tal zombar de Deus não podia ser suportado. Em segundo lugar, o que quer que os homens desculpa pode invocar, assim que eles partem, no entanto ligeiramente, a partir do comando de Deus, que merecem reprovação e precisam de correção. E esta é a razão principal pela qual Cristo se comprometeram a purificar o templo ; para ele afirma claramente que o templo de Deus não é um lugar de mercadorias
Mas pode-se perguntar, por que ele não sim começar com a doutrina? Pois parece ser um método desordenada e imprópria para aplicar a mão para corrigir falhas, antes de ter sido aplicado o remédio da doutrina. Mas Cristo tinha um objeto diferente, tendo em conta: para o momento agora na mão quando ele iria descarregar publicamente o escritório atribuído a ele pelo Pai, ele desejava de alguma forma para tomar posse do templo, e para dar uma prova de seu divino autoridade. E que todos possam estar atentos à sua doutrina, era necessário que algo novo e estranho deve ser feito para despertar suas mentes lento e sonolento. Agora, o templo era um santuário da doutrina celeste e da verdadeira religião. Desde que ele desejava para restaurar a pureza da doutrina, foi de grande importância que ele deveria provar a si mesmo para ser o Senhor do templo. Além disso, não havia outra maneira em que ele poderia trazer de volta sacrifícios e os outros exercícios da religião à sua concepção espiritual do que removendo o abuso deles. O que ele fez naquela época era, portanto, uma espécie de prefácio de que a reforma que o Pai lhe tinha enviado para realizar. Em uma palavra, era bom que os judeus devem ser despertadas por este exemplo que esperar de Cristo algo que era incomum e fora do curso normal; e também foi necessário lembrar-lhes que a adoração a Deus tinha sido corrompida e perversa, para que não se opõe à reforma desses abusos
E seus irmãos. Por que os irmãos de Cristo acompanhavam, não pode ser determinado com certeza, a não ser, talvez, tinham a intenção de ir junto com ele a Jerusalém. A palavra irmãos , é bem sabido, é empregada, na língua hebraica, para designar primos e outros parentes.
verso 13
verso 16
Casa de meu Pai. Cristo declara-se o Filho de Deus , a fim de mostrar que ele tem o direito e autoridade para purificar o templo. Como Cristo aqui atribui uma razão para o que ele fez, se quisermos retirar qualquer benefício a partir dele, temos de participar, principalmente a esta frase. Por que, então, ele dirige os compradores e vendedores para fora do Templo? É que ele pode trazer de volta à sua pureza original do culto de Deus, que havia sido danificado por causa da maldade dos homens, e desta forma pode restaurar e manter a santidade do Templo. Agora que templo, sabemos, foi erguido, que poderia ser uma sombra daquelas coisas a imagem viva de que é para ser encontrado em Cristo. Tailandês; ele pode continuar a ser dedicado a Deus, era necessário que ela deve ser aplicada exclusivamente a fins espirituais. Por esta razão ele pronuncia que seja ilegal que deve ser convertido em um mercado local; pois ele funda a sua declaração sobre o comando de Deus, que devemos sempre observar. Seja qual for enganos Satanás pode empregar, deixe-nos saber que qualquer partida - ainda que pequena - a partir do comando de Deus é mau. Era um disfarce plausível e imponente, que; a adoração de Deus foi auxiliado e promovido, quando os sacrifícios que deviam ser oferecido pelos crentes foram estabelecidas pronto para sua mão; mas como Deus tinha apropriado o seu Templo para diferentes fins, Cristo ignora as objeções que podem ser oferecidos contra a ordem que Deus tinha designado.
Os mesmos argumentos não se aplicam, nos dias de hoje, aos nossos edifícios para o culto público; mas o que é dito sobre o antigo Templo aplica corretamente e estritamente à Igreja, pois é o santuário celestial de Deus na terra. Devemos sempre, portanto, para manter diante dos nossos olhos a majestade de Deus, que habita na Igreja, que não pode ser contaminado por quaisquer contaminações; ea única maneira em que a sua santidade pode permanecer intacta é, que nada deve ser admitido em que está em desacordo com a palavra de Deus.
verso 17
O zelo da tua casa me devorará. O significado é, que os discípulos de comprimento veio a saber, que o zelo pela casa de Deus, com o qual Cristo queimado, excitou a expulsar dela essas profanações. Por uma figura de linguagem, em que uma parte é tomada pelo todo, David emprega o nome do templo para designar toda a adoração de Deus; para todo o verso diz assim:
o zelo da tua casa me devorará, e as injúrias dos que te injuriavam caíram sobre mim, ( Salmos 69: 9 ).
A segunda cláusula corresponde à primeira, ou melhor, não é nada mais do que uma repetição explicando o que tinha sido dito. A quantidade de ambas as cláusulas é que a ansiedade de David sobre a manutenção da adoração de Deus era tão intensa, que ele alegremente deu a sua cabeça para receber todas as censuras que homens maus jogou contra Deus; e que ele queimou com tal zelo, que este sentimento único engolido todos os outros. Ele nos diz que ele próprio tinha tais sentimentos; mas não pode haver dúvida de que ele descreveu em sua própria pessoa que estritamente pertenciam ao Messias.
Assim, o evangelista diz que esta foi uma das marcas pelas quais os discípulos sabiam que era Jesus quem protegido e restaurado o reino de Deus. Agora observamos que eles seguiram a orientação das Escrituras, a fim de formar um parecer a respeito de Cristo como deveriam para entreter; e, na verdade, nenhum homem vai aprender o que Cristo é, ou o objeto do que ele fez e sofreu, a menos que ele foi ensinado e guiado pela Escritura. Até o momento, então, como cada um de nós deve desejo de progredir no conhecimento de Cristo, será necessário que a Escritura deve ser objecto da nossa meditação diligente e constante. Igor é sem uma boa razão que Davi menciona a casa de Deus, quando a glória divina está em causa; pois, embora Deus é suficiente para si mesmo, e necessidades não os serviços de qualquer, ainda que ele deseja que a sua glória deve ser exibido na Igreja. Desta forma, ele dá uma prova notável de seu amor para conosco, porque ele une sua glória - por assim dizer, por um vínculo indissolúvel - com a nossa salvação.
Agora, como Paulo nos informa que, no exemplo da cabeça, uma doutrina geral é apresentada a todo o corpo, ( Romanos 15: 3 ), que cada um de nós aplicar ao convite de Cristo, que - tanto quanto esteja ao nosso poder - nós não pode permitir que o templo de Deus a ser de qualquer forma poluída. Mas, ao mesmo tempo, temos de ter cuidado para que ninguém transgredir os limites de sua vocação. Todos nós devemos ter zelo em comum com o Filho de Deus; mas todos não têm a liberdade de aproveitar um chicote , para que possamos corrigir vícios com as nossas mãos; para nós não recebemos o mesmo poder, nem fomos confiados com a mesma comissão.
verso 18
No entanto, eles têm alguns pontos para colocar a questão; para ele não pertence a cada homem a mudar de repente, se alguma coisa é defeituoso ou desagrada a ele no templo de Deus. Todos são, de fato, a liberdade de condenar corrupções; mas se um homem privado, estendendo a mão para removê-los, ele será acusado de imprudência. Como o costume de vender no templo tinha sido recebido geralmente, Cristo tentou o que era novo e incomum; e, portanto, corretamente chamá-lo para provar que ele foi enviado por Deus; pois eles encontraram sua argumentação sobre este princípio, que na administração pública não é lícito fazer qualquer mudança sem uma vocação inegável e comando de Deus. Mas errou em outro ponto, recusando-se a admitir o chamado de Cristo, a menos que ele tinha realizado um milagre; pois não era uma regra invariável que os profetas e outros ministros de Deus deve realizar milagres; e Deus não se limitou a essa necessidade. Eles fazem errado, portanto, em que estabelece uma lei para com Deus, exigindo um sinal. Quando o evangelista diz que os judeus lhe perguntou , ele, sem dúvida, quer dizer com esse termo a multidão que estavam ali de pé, e, por assim dizer, todo o corpo da Igreja; como se ele tivesse dito, que não era a fala de uma ou duas pessoas, mas do povo.
verso 19
Mas pode-se perguntar, uma vez que ele se apresentou tantos milagres, e de vários tipos, por que ele agora mencionar apenas um? Eu respondo, ele não disse nada sobre todos os outros milagres, primeiro, porque a sua ressurreição sozinha foi suficiente para calar a boca: Em segundo lugar, ele não estava disposto a expor o poder de Deus para a sua ridicularização; pois mesmo respeitando a glória de sua ressurreição ele falou alegoricamente: Em terceiro lugar, eu digo que ele produziu o que era apropriado para o caso em questão; para, por estas palavras, ele mostra que toda a autoridade sobre o Templo pertence a ele, já que seu poder é tão grande na construção do verdadeiro Templo de Deus.
Este templo . Embora ele usa a palavra templo em alojamento até o presente ocorrência, mas o corpo de Cristo é justa e apropriadamente chamado de um templo . O corpo de cada um de nós é chamado de tabernáculo , ( 2 Coríntios 5: 4 ; 2 Pedro 1:13 ), porque a alma nele habita; mas o corpo de Cristo foi a morada de sua Divindade. Porque sabemos que o Filho de Deus se vestiu com a nossa natureza de tal maneira que a eterna majestade de Deus habitou na carne que ele assumiu, como no seu santuário.
O argumento de Nestório, que abusou essa passagem para provar que não é um eo mesmo Cristo que é Deus e homem, pode ser facilmente refutada. Ele argumentou assim: o Filho de Deus habitava na carne, como em um templo ; portanto, as naturezas são distintas, de modo que a mesma pessoa não era Deus e homem. Mas este argumento pode ser aplicado a homens; para ele seguirá que não é um homem cuja alma habita no corpo como em um tabernáculo; e, portanto, é loucura para torturar esta forma de expressão com a finalidade de tirar a unidade da pessoa de Cristo. Deve ser observado que os nossos corpos são também chamados de templos de Deus, ( 1 Coríntios 3:16 e 1 Coríntios 6:19 ; 2 Coríntios 6:16 ), mas é em um sentido diferente, ou seja, porque Deus habita em nós pelo poder e graça de seu Espírito; mas em Cristo a plenitude da Divindade habita corporalmente, para que ele realmente é Deus manifestado em carne , ( 1 Timóteo 3:16 ).
Eu o levantarei novamente. Aqui Cristo reivindica para si a glória da sua ressurreição, embora, em muitas passagens da Escritura, ele é declarado ser a obra de Deus Pai. Mas essas duas afirmações perfeitamente concordam entre si; para, a fim de nos dar concepções elevados do poder de Deus, a Escritura atribui expressamente ao Pai, que ressuscitou a seu Filho dos mortos; mas aqui, Cristo de uma maneira especial afirma sua própria Divindade. E Paul reconcilia ambos.
Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós,
( Romanos 8:11 ).
Enquanto ele faz o Espírito o autor da ressurreição, ele o chama indiscriminadamente, por vezes, o Espírito de Cristo , e às vezes o Espírito do Pai .
verso 20
Mas por que ele mencionar que templo que havia sido destruído por Herodes cerca de quarenta anos antes que o tempo? Para o templo que tinha naquela época, se tivesse sido construído com grande magnificência e em uma vasta área, tinha sido concluída por Herodes, ao contrário da expectativa dos homens, como é relatado por Josefo, (Ant. Livro 15. capítulo 11.) Eu acho que é provável que esta nova construção do templo foi contado como se o antigo templo tinha sempre se manteve em sua condição original, que pode ser considerado com maior veneração; e que falou da maneira usual e comum, que seus pais, com a maior dificuldade, mal tinha construído o templo em Quarenta e seis anos,
Esta resposta mostra claramente o suficiente o que era a sua intenção de pedir um sinal ; porque, se tivessem sido pronto para obedecer, com reverência, um profeta enviado por Deus, eles não teriam tão desdenhosamente rejeitou o que ele tinha dito a eles sobre a confirmação de seu escritório. Eles desejam ter algum testemunho do poder divino, e ainda assim eles não recebem nada que não corresponde à capacidade fraca do homem. Assim, os papistas no presente milagres demanda dia, não que eles vão dar lugar ao poder de Deus, (pois é um princípio assente com eles a preferir os homens a Deus, e não para mover um fio de cabelo do que eles receberam por usos e costumes;), mas que eles podem não parecem ter nenhuma razão para se rebelar contra Deus, eles se conservarem essa desculpa como uma capa para sua obstinação. De tal maneira fazer as mentes dos incrédulos tempestade em-los com impetuosidade cega, que deseja ter a mão de Deus exibiu a eles e ainda não desejo que ele deve ser divino.
. Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos Essa lembrança foi semelhante ao anterior, que o evangelista recentemente mencionado, (versículo 17.) O evangelista não entendia Cristo, quando ele disse isso; mas a doutrina, que parecia ter sido inútil, e ter desaparecido no ar, frutas posteriormente produzidos em seu próprio tempo. Embora, por isso, muitas das ações e palavras de nosso Senhor são obscuros por um tempo, não devemos dar-lhes-se em desespero, ou desprezar o que nós não todos ao mesmo tempo entender. (52) Devemos observar a conexão de as palavras, que creram na Escritura e na palavra que Jesus tinha falado; para o evangelista significa que, comparando a Escritura com a palavra de Cristo , eles foram ajudados em progredir na fé.
verso 23
No entanto, esta não era uma fé pretendido pelo qual eles queriam ganhar reputação entre os homens; pois eles estavam convencidos de que Cristo era algum grande Profeta, e talvez eles ainda atribuída a ele a honra de ser o Messias, de quem havia naquele momento, uma confiança forte e geral. Mas, como eles não entenderam o escritório peculiar do Messias, sua fé era um absurdo, porque foi dirigida exclusivamente para o mundo e as coisas terrenas. Foi também uma crença de frio, e não acompanhada pelos verdadeiros sentimentos do coração. Para hipócritas parecer favorável ao Evangelho, não que eles podem dedicar-se em obediência a Cristo, nem que, com sincera piedade eles podem seguir a Cristo quando ele os chama, mas porque eles não se aventuram a rejeitar totalmente a verdade que eles têm conhecido e, especialmente, quando eles podem encontrar nenhuma razão para se opondo a ela. Porque, assim como eles não voluntariamente, ou por vontade própria, fazer a guerra com Deus, por isso, quando eles percebem que sua doutrina se opõe à sua carne e seus desejos perversos, eles são imediatamente ofendido, ou pelo menos retirar-se da fé que eles já tinha abraçado.
Quando o evangelista diz, portanto, que aqueles homens acreditavam, eu não entendo que eles falsificado uma fé que não existia, mas que eles eram, de alguma forma obrigado a inscrever-se como os seguidores de Cristo; e, no entanto, parece que a sua fé não era verdadeiro e genuíno, porque Cristo os exclui o número de pessoas em cujo dependência sentimentos pode ser colocado. Além disso, que a fé dependia unicamente em milagres, e não tinha raízes no Evangelho e, portanto, não poderia ser estável ou permanente. Milagres, de fato, ajudar os filhos de Deus em chegar à verdade; mas não equivale a real acreditar, quando eles admiram o poder de Deus, de modo meramente para acreditar que é verdade, mas não submeter-se inteiramente a ele. E, portanto, quando falamos em geral sobre a fé, deixe-nos saber que há um tipo de fé que é percebida apenas pela compreensão e, depois desaparece rapidamente, porque não é fixo no coração; e que é a fé que James chama mortos ; mas a verdadeira fé depende sempre o Espírito de regeneração, ( Tiago 2:17 ). Observe-se, que todos não derivam lucro igual a partir das obras de Deus; para alguns são levados por eles a Deus, e outros são movidos apenas por um impulso cego, de modo que, enquanto eles percebem realmente o poder de Deus, ainda que eles não deixam de caminhar em sua própria imaginação.
verso 24
Porque ele conhecia todos. Nada é mais perigoso do que a hipocrisia, por esta razão, entre outras, de que é um erro muito comum. Há quase nenhum homem que não está satisfeito consigo mesmo; e enquanto nós mesmos nos enganamos com lisonjas vazias, imaginamos que Deus é cego como nós. Mas aqui somos lembrados de quão amplamente seu julgamento diferente da nossa; pois vê claramente as coisas que não podemos perceber, porque eles estão escondidos por algum disfarce; e ele estima acordo com sua origem oculta, ou seja, de acordo com o sentimento mais secreta do coração, aquelas coisas que deslumbram os olhos por falso brilho. Isto é o que Salomão diz, que
Deus pesa em sua balança os corações dos homens, quando eles mesmos lisonjear em suas maneiras, ( Provérbios 21: 2 ).
Lembremo-nos, portanto, que nenhum são os verdadeiros discípulos de Cristo, mas aqueles a quem ele aprova, porque em tal questão só Ele é competente para decidir e julgar.
A questão agora é: quando o evangelista diz que Cristo conhecia todos eles , que ele quer dizer apenas aqueles de quem ele ultimamente tinha falado, ou a expressão referem-se a toda a raça humana? Alguns estendê-lo para a natureza universal do homem, e acho que o mundo inteiro está aqui condenado por hipocrisia mau e pérfido. E, certamente, é uma afirmação verdadeira, de que Cristo pode encontrar nos homens nenhuma razão para que ele deveria se dignou a colocá-los no número de seus seguidores; mas eu não ver que isso está de acordo com o contexto, e, portanto, limitá-lo aos que tinham sido anteriormente mencionado.
verso 25
A questão colocada por alguns - se também nós somos autorizados pelo exemplo de Cristo para manter as pessoas como suspeitos que não nos deram prova de sua sinceridade - não tem nada a ver com o presente passagem. Existe uma grande diferença entre ele e nós; para Cristo sabia as raízes das árvores, mas, com excepção dos frutos que aparecem exteriormente, não podemos descobrir o que é a natureza de qualquer uma árvore. Além disso, como Paulo nos diz, que a caridade não é suspeito , ( 1 Coríntios 13: 5 ,) não temos o direito de entreter suspeitas desfavoráveis sobre os homens que são desconhecidos para nós. Mas, que nem sempre pode ser enganado por hipócritas, e que a Igreja não pode ser demasiado expostos a suas imposturas maus, ele pertence a Cristo para comunicar-nos o Espírito de discrição.
comentario biblico de João Calvino (N.T)
fonte www.avivamentonosul21.comunidades.net