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Comentario bíblico de Romanos cap.16
Comentario bíblico de Romanos cap.16

                 Comentario bíblico de Romanos cap.16

 

Verse 1-2

Romanos 16: 1-2 . Recomendo - Em vez disso, recomendamos; vos - isto é, para o seu amor e assistência; a nossa irmã Febe - O portador desta carta, um servo - Ou diaconisa, como a palavra grega significa; da igreja em Cencréia - que parece ter sido uma igreja distante daquela em Corinto. Na verdade, este lugar, estando situado no golfo de Salónica, foi cerca de setenta estádios, perto de nove milhas, distantes daquela cidade; portanto, aqueles cristãos que viviam ali poderia não com conveniência, pelo menos geralmente, montar com tais como residiam em Corinto. Na era apostólica, algumas mulheres graves e piedosos foram nomeados diaconisas em cada igreja; e foi seu cargo, não para ensinar publicamente, mas para visitar os doentes, as mulheres em particular, e para ministrar a eles tanto em suas necessidades temporais e espirituais. O apóstolo chama Phebe sua irmã, porque ela era um verdadeiro cristão, um crente verdadeiro no Senhor Jesus e, consequentemente, uma criança e herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo. Para as denominações de irmão e irmã, que os discípulos deram a uns aos outros na primeira idade, foram fundadas em sua condição de todos os filhos de Deus pela fé, consequentemente, os irmãos e irmãs de Cristo, que reconheceu a relação de publicamente declarar, Mateus 00:50 , qualquer que fizer a vontade de meu Pai, esse é meu irmão, irmã e mãe. Que vos recebê-la - entretê-la e tratá-la com carinho; no Senhor - Pelo amor de Cristo, o Senhor, e no que diz respeito à sua relação com ele, nosso Salvador comum; como convém a santos - De acordo com o dever que os cristãos deve uma direção o outro, e como é bom eles devem agir que professam ser santos, separados do mundo para a honra do nome de Cristo; e que vos ajudeis - com o conselho, e todas as ajudas necessárias, em qualquer coisa que ela tem necessidade de vocês - Isto implica, que ela tinha vindo a Roma em negócios de importância; talvez para buscar o pagamento de uma dívida a ela por alguns dos habitantes de Roma, ou para reclamar de cobranças indevidas por alguns dos oficiais do imperador na província. Para ela tem sido hospedado a muitos - Provavelmente, fornecendo os seus desejos, se também não entretê-los em sua casa. A palavra προστατις significa propriamente um patrono, um nome que os romanos deram às pessoas que ajudaram com os seus conselhos e de interesse aqueles que estavam conectados com eles como clientes. Portanto, como Febe teve este nome dado a ela, é razoável acreditar que ela era uma pessoa de considerável riqueza e influência. Ou, podemos supor que o nome foi dado a ela por conta dos escritórios ela realizados para muitos como uma diaconisa. Direção do apóstolo diz, que todos os fiéis devem estar particularmente atentos ao dar assistência e alívio para aqueles que têm sido notáveis ​​para ajudar e aliviar outros.

 

versículos 3-5

Romanos 16: 3-5 . Cumprimente - Ou, saudação, como ασπασασθε é geralmente prestados; Priscila e Aquila - Ou seja, declarar-lhes meu amor cristão, e desejos de seu bem-estar. O apóstolo primeiro contato com este excelente par de Corinto, ao qual cidade eles tinham vindo de Roma, em consequência de um decreto do imperador Claudius comandando todos os judeus saíssem dali. Quando Paulo deixou Corinto pela primeira vez, que o acompanhou até Éfeso, Atos 18: 2 ; Atos 18: 18-19 : e quando ele partiu daquela cidade para ir a Jerusalém, eles não ir com ele, mas permaneceu em Éfeso até ele voltou, como resulta do seu enviar seus saudações ao Corinthians na primeira epístola do apóstolo para eles, cap. Romanos 16:19 , escrito de Éfeso, enquanto ali ficou, depois do seu regresso de Jerusalém, mencionado Atos 19: 1 . Mas sobre a morte de Claudius eles aparecem, a partir deste verso, ter voltado a Roma para seguir a sua ocupação, estar lá quando esta saudação foi enviado para eles. Meus companheiros de ajudantes - Ou seja, em propagar o evangelho, estando sempre pronto para esforçar-se ao máximo para ajudar o seu progresso, na medida em que teve oportunidade. Eles haviam sido muito ativo na divulgação do evangelho, tanto em Corinto e em Éfeso; e sem dúvida eles estavam agora em Roma. Quem tem pela minha vida expuseram as suas cabeças - arriscou a própria vida para salvar a minha; talvez na oposição violenta que os judeus fizeram a ele, como mencionado Atos 18: 6-7 ; ou o alvoroço em Corinto, registrado Atos 18:12 ; ou em que em Éfeso, Atos 19:23 . A expressão, que é proverbial, e denota a sofrer os maiores perigos, é usada em alusão ao costume de colocar em blocos no pescoço dos criminosos, cujas cabeças estão a ser cortado. Até que não só eu, mas todas as igrejas os gentios - Mesmo que em Roma; dar graças - Porque a preservação de sua vida redundou em benefício de todos eles. Saudai - Salute; a igreja que está em sua casa - a congregação cristã, que estava acostumado a montar lá para divina adoração. Aquila, ao que parece, realizada a mesma parte em Roma, que ganha fez em Corinto, Romanos 16:23 ; ele abriu sua casa para receber o evangelho, e aqueles que estavam desejosos de participar do ministério dela, e para participar no culto do verdadeiro Deus. Até agora, porém, parece que os cristãos de Roma tinha nem bispos, nem diáconos. Até agora eles foram a partir de qualquer sombra do poder papal. Não, não parece ter sido, em seguida, em toda a cidade mais do que uma destas igrejas domésticas, caso contrário, não pode haver dúvida de Paul teria saudado-los também. Saudação meu amado Epêneto - Embora o apóstolo nunca tinha sido em Roma, no entanto, ele tinha muitos conhecidos lá. É justamente observado por Teofilato, que era um grande elogio a qualquer um para ter sido o amado de Paulo, porque o seu amor não era o efeito de uma parcialidade cega, mas de uma decisão bem fundamentada a respeito verdadeiro caráter da pessoa. quem é as primícias da Acaia - a Alexandrine e Clermont MSS, com o árabe, Etíope, e versões Vulgata, e muitos comentaristas gregos e latinos, têm. ασιας της , da Ásia, neste lugar; que alguns supõem ser a verdadeira leitura, porque, 1 Coríntios 16:15 , o apóstolo chama a casa de Estéfanas, as primícias da Acaia. Mas se Epenetus foi um dos que a casa, ou foi convertida ao mesmo tempo com Estéfanas , era também uma parte dos primeiros frutos de Achaia, pois não há maneira de necessidade de entender por que a expressão o primeiro cristão convertido.

 

verso 6

Romanos 16: 6 . Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós - realizou muitos bons ofícios para os fiéis, especialmente para os pregadores do evangelho. O apóstolo é muito carinhosa nessas saudações, dando quase todos algum epíteto de sinal, que ele poderia tanto recomendá-los para a sua piedade e virtude, e propor-los como exemplos para a imitação de outros; como também que ele pode mostrar sua gratidão a eles, e a estima que ele tinha para eles. E relativamente a estas saudações, e outros nas epístolas apostólicas, é adequada para observação, em geral ", que eram de grande benefício para as pessoas saudaram. Pois, sendo enviados para os indivíduos em cartas endereçadas às igrejas de que eram membros, tais testemunhos públicos de estima do apóstolo não só deu o muito prazer saudado, mas confirmou-los na fé, e encorajou-os a suportar com paciência os sofrimentos presentes a profissão do evangelho. E para nós, estas saudações são um exemplo de que o amor que devemos aos discípulos sinceros de Cristo na conta de seu caráter. Além disso, o apóstolo, ao nomear tantas pessoas em suas epístolas, tem não só transmitida à posteridade um caráter nobre deles, mas deu mobilado uma prova adicional da verdade e autenticidade de suas próprias epístolas. Para todas as pessoas nomeadas nelas foram objecto de recurso como testemunhas das coisas que ele tinha escrito ".

 

Verse 7-8

Romanos 16: 7-8 . Salute Andronicus e Junia - Ou, Júnias vez, sendo, evidentemente, o nome de um homem, como se depreende do apóstolo chamando-os de ambos os seus parentes - e dizendo, que eram de entre os apóstolos. Meus companheiros de prisão - ou seja, preso por causa do evangelho como eu estava. No momento em que esta carta foi escrita, Paul tinha estado na prisão, muitas vezes, 2 Coríntios 11:23 . Em algumas dessas ocasiões, as pessoas aqui nomeadas tinha sido preso com ele; mas onde ou quando isso aconteceu, não é conhecido. e que estavam em Cristo antes de mim - convertido à fé de Cristo antes de mim. A partir dessas duas pessoas que sejam cristãos antes de Paul, juntou-se com o seu ser de entre os apóstolos, Orígenes infere que eles eram do número dos discípulos setenta, mas que é bastante incerto. Sua sendo chamado do apóstolo parentes, não implica necessariamente que eles eram suas relações: ele poderia chamar-lhes assim, bem como vários outros, mencionados neste capítulo, apenas porque eles eram da mesma nação com ele mesmo. Os nomes, no entanto, de muitos aqui saudou, mostrar-lhes ter sido gregos, ou de origem grega. Podemos, portanto, conjectura, que anteriormente tinha resolvido se em Roma, por uma questão de comércio, ou de exercer suas profissões específicas; mas, sendo posteriormente banido, pelo imperador Claudius, sob a denominação de judeus, tinham aposentado, alguns deles para a Grécia, outros para a Ásia Menor, e outros para a Judéia, onde, supõe-se, tornaram-se conhecidos para o apóstolo no curso de suas viagens através destes países. Estes, com muitos outros, retornou a Roma em consequência da morte de Cláudio, e re-estabeleceu a igreja em seu antigo brilho. Veja no cap. Romanos 1: 7-8 .

 

 

versículos 9-11

Romanos 16: 9-11 . Saudai a Urbano, ou Urbanus vez, o nosso helper - συνεργον , nosso companheiro de trabalho - Mine and Timothy de, Romanos 16:21 . Saudai a Apeles, τον δοκιμον , aprovado em Cristo - Aquele que tem mostrou-se um cristão sincero e fiel servo de Cristo, quando tentou pela aflição e perseguição por causa do evangelho; . um caráter nobre deste, e digno de ser respeitado Saudai aqueles da família de Aristóbulo - Aristóbulo próprio não é saudado, seja porque ele não estava em Roma naquele tempo, ou porque ainda não foi convertido, ou talvez porque ele estava morto . Ele e Narciso, mencionado no versículo seguinte, parecem cada um deles ter tido uma família numerosa; alguns dos quais só foram convertidos, e são aqui saudado pelo apóstolo, a quem a fama de suas virtudes tinha alcançado: para, provavelmente, alguns deles, pelo menos, não eram conhecidos por ele pelo rosto, mas apenas por caráter.

 

versículos 12-15

Romanos 16: 12-15 . Saudai a Trifena ea Trifosa - provavelmente duas irmãs; que trabalham no Senhor - No serviço do Senhor, de acordo com as suas estações como fizeram também Persis, que parece estar aqui denominado amado, porque ela era destaque entre muitos por sua fidelidade e diligência. Salute Rufus - Talvez o mesmo que é mencionado Marcos 15:21 . e sua mãe e minha -. essa expressão só pode denotar o terno cuidado que a mãe de Rufus tinha tomado dele Saudai a Asíncrito, a Flegonte, & c. - Ele parece se juntar aos que juntos aos quais se juntaram parentela, proximidade de habitação, ou alguma outra circunstância. Não podia deixar de incentivar os pobres especialmente para ser saudado pelo nome, que, talvez, não sabia que o apóstolo nunca tinha ouvido falar deles. É observável, que, enquanto o esquece apóstolo nenhum que são dignos, mas ele se ajusta à natureza da sua saudação aos graus de pena naqueles a quem ele saúda. Saudai a todos os santos - Aqui todos os crentes em Roma, masculino e feminino, têm a denominação de santos, ou pessoas santas, dei; como sendo novas criaturas em Cristo Jesus, tendo-lhes a mente que estava nele, e andar como ele andou. Os papistas afirmam, que, na época, o apóstolo escreveu esta carta, Pedro estava em Roma, exercendo o cargo de bispo na Igreja Cristã lá: mas se assim for, Paul, sem dúvida, teria conhecido; e, nesse caso, ele certamente não teria omitido saudá-lo, e ter mencionado tantos outros de nota inferior; e ainda se Pedro não estava lá no momento, toda a tradição romana, no que diz respeito à sucessão de seus bispos, falhar no artigo mais fundamental.

 

verso 16

Romanos 16:16 . Salute uns aos outros com ósculo santo - "Os judeus considerado o beijo como uma expressão da amizade. Assim Joabe, fingindo grande amizade a Amasa, tomando-o pela barba, para o beijar, quando ele matou, 2 Samuel 20: 9 . Nosso Senhor diz a Simão, Lucas 7:45 , e não me deste ósculo; significado, que ele não tinha manifestado tanto carinho a ele como a mulher tinha feito que beijou seus pés. Judas beijou nosso Senhor, fingindo amizade com ele, na época em que o traiu. Esta maneira de expressar amizade uns com os outros, os discípulos de Cristo adotado e praticado em suas assembléias religiosas. Então Justin Martyr nos informa, em seu relato sobre as assembleias religiosas dos cristãos, Apolog. Orações sendo terminou, nós saudamos uns aos outros com um beijo, e depois o pão eo cálice é trazido para o presidente, & c. Isto foi chamado o ósculo santo, para distingui-lo do beijo lascivo; e o beijo da caridade, 1 Pedro 5:14 , para distingui-lo do beijo traiçoeiro de Joabe e Judas; sendo dada como uma expressão de que o amor sincero, puro e espiritual, que os cristãos em dívida para com o outro. Nas ocasiões mencionadas por Justin, os homens e mulheres não se beijam promiscuamente: os homens saudou apenas os homens, e as mulheres ninguém, mas seu próprio sexo beijou; como pode ser conhecido a partir de sua maneira de sentar-se nas assembléias públicas, descrito Apost. Constit., Lib. 2. c. 57. Por outro lado deixar os laicos sentar-se, com toda silêncio e boa ordem; e as mulheres, deixá-los sentar-se também separadamente, mantendo silêncio. Então, depois de uma longa descrição do culto, o autor acrescenta, Então deixe os homens saudar uns aos outros, e as mulheres uns dos outros, dando o beijo no Senhor. Através de comprimento de tempo, ea diferença de forma, este método de sentar em assembléias públicas tem sido alterado. Mas que era o antigo método não pode ser posta em dúvida, sendo derivada da sinagoga. "- Macknight.

 

Verse 17-18

Romanos 16: 17-18 . Rogo - παρακαλω , exorto-vos, irmãos, marcá-los - Observe e apontá-los para o cuidado dos outros. A palavra σκοπειν , rendeu para marcar, significa, para observar atentamente e de forma diligente, como aqueles fazer que são colocados em uma torre de vigia para observar os movimentos dos seus inimigos. Que causam divisões - Ou, separações, como διχοστασιας significa, nomeadamente, por sua falsa doutrina; e delitos - τα σκανδαλα , tropeços, ou ocasiões de cair, por seu espírito faccioso e conduta escandalosa. Dr. Hammond pensa o apóstolo refere-se aos gnósticos, a quem de fato os personagens, dadas no verso seguinte, daqueles aqui significava, fazem bem concordar. É mais provável, no entanto, como diz Teodoreto, que pretende, τους κακους του νομου συνηγορους , os defensores perversos da lei, ou seja, aqueles que pregavam a circuncisão, e a observação das cerimônias da lei, conforme necessário para o salvação dos gentios; e Crisóstomo, Œcumenius e Teofilato, de acordo com Teodoreto no presente parecer. E é certo que estes homens causaram divisões e separações de outros, como impuros e não apto para ser conversado com, Atos 11: 3 ; Atos 15:24 ; Gálatas 2: 12-13 ; Gálatas 2:21 : e configurar separada conjuntos para a adoração a Deus, (ver 01:19 ,) na pretensão de maior ortodoxia e santidade do que outros, e quem iria admitir nenhum em sua comunhão, mas, como se juntou a eles em suas peculiaridades, e que representou todos os outros como errada e ímpia . ao contrário do que a doutrina que aprendestes - de nós, os apóstolos de Jesus Cristo, ou de mim nesta epístola. Muitos dos irmãos romanos, provavelmente, tinha ouvido os apóstolos e outros homens inspirados na Judéia e em outros lugares, de quem eles tinham aprendido as doutrinas verdadeiras do evangelho. Estius Justamente observa aqui, que as pessoas íntimas apóstolo que mesmo as pessoas comuns, com a ajuda de princípios gerais, pode discernir a verdadeira doutrina, aquela que foi entregue pelos apóstolos, de que era falsa e não entregues. Mas isso só poderia então ser feito comparando o que foi declarado pelos apóstolos, e confirmado por seus milagres, com o que foi entregue como diferente, ou em oposição a ela, e não foi assim confirmado. E isso só pode ser feito agora pelos cristãos privadas em geral, comparando todos os pretendentes à doutrina do apóstolo, com aquelas Escrituras que eles escreveram, sob a influência do Espírito Santo. E evitá-los - Evite todas as relações desnecessárias com eles. "É digno de nota", diz Macknight aqui ", que o apóstolo deseja os fiéis para marcá-los que causou divisões, não com o objetivo de disputar com eles, e muito menos com a finalidade de apreender e puni-los com multas, prisão , tortura e morte; mas que eles possam evitar a sua empresa, para que, conversando familiarmente com tal, eles devem estar infectado com seus erros e vícios. Pois, como o apóstolo disse a Timóteo, 2 Timóteo 2:17 , a palavra deles come como o faz um cancro, . Ou gangrena " Para os tais não servem a nosso Senhor Jesus; eles não têm a sua glória em vista, tudo o que eles podem fingir: mas ao seu ventre - o seu objectivo principal e design é fazer avançar os seus interesses seculares, e satisfazer seus desejos carnais. e por boas palavras - χρηστολογιας , falando gentilmente, ou pelo discurso plausível, e lisonjas - ευλογιας , por bênçãos; orando para, ou pronunciando bênçãos sobre seus discípulos, ou louvando e elogiando-os; enganam os corações dos simples - των ακακων , do inofensivo, que, fazendo nenhum mal a si mesmos, não estão sobre a guarda contra os que fazem. A palavra denota pessoas livres do dolo, verticais e insuspeitos; mas que não tenham o discernimento ou a prudência suficiente para lhes permitir ver e evitar as armadilhas que a leigos mau em seu caminho.

 

Verse 19-20

Romanos 16: 19-20 . Pois, & c. - Como se ele tivesse dito: Esta exortação eu vos dou, para conservar-vos da maneira em que até então você andou, para crédito do evangelho: para sua pronta obediência e conformidade com ele, é chegará ao conhecimento de todos os homens - é geralmente tomado conhecimento por todos os que observam tais coisas: veja 1 Tessalonicenses 1: 8 . O grego é, literalmente, a sua obediência vem para todos - Ou seja, a fama de sua obediência. Para que um número tão grande de habitantes da metrópole do império romano havia abandonado os deuses que eles e seus antepassados ​​tinham adorado, e tinha acreditado e agora adoraram o Deus dos judeus, e contou para a salvação, presente e eterno, na uma pessoa que tinha sido crucificado como um malfeitor na Judéia, deve ter sido muito falado por intermédio de todas as províncias, mesmo entre as nações, e deve ter sido observado pelos cristãos com grande alegria e gratidão a Deus. estou contente, portanto, em seu nome - que você manifesta tal prontidão em abraçar o evangelho, e que até agora teve a sua conversa de acordo com ela. mas ainda assim eu teria você - Não só obediente, mas discreta, também, sábio, que diz respeito ao que é bom - como bem informado e sabendo desta possível; e simples no que diz respeito ao que é mal - O mínimo possível familiarizar com ele, ou perfeitamente livre de todos os pontos de vista inadequados e desenhos de todos os tipos. "O argumento do apóstolo é a seguinte: Uma vez que tendes mostrado como prudência e discernimento em receber o evangelho, vos mostrar como prudência e discernimento em seu comportamento sob ela, fazendo tudo o que é bom, e preservando-se não poluído com o mal." e o Deus da paz - Quem fez a paz para nós através do sangue da cruz; Ele, de quem derivam toda a nossa paz e felicidade, que se deleita em ver esse temperamento calmo prevalecer entre os seus servos, e quem é inimigo de essas divisões, mencionados Romanos 16:17 , esmagará a Satanás - Quem, por seus instrumentos, procura para seduzir e perturbá-lo; sob seus pés em breve - deve dar-lhe a vitória sobre ele, e derrotar todos os artifícios de que semeador de joio. É com grande propriedade que este epíteto, o Deus de paz, é usado aqui, porque, a menos que a paz tinha sido feito entre Deus e nós, Satanás teria nos mantido em eterna escravidão e miséria. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo - O favor imerecido de Deus, como a fonte de todo o bem, e as influências do Espírito, como rios que fluem dali, juntamente com o aumento dos mesmos, como bênçãos comprados para nós, e comunicado a nós por Cristo, estar com você, ainda mais constantemente e abundantemente! Amém.

 

verso 21

Romanos 16:21 . Timóteo, meu trabalho-companheiro - Ou cooperador, e Lúcio, & c ., Vos saúdo - Desejo que o amor sincero ea amizade cristã pode servir de testemunho para você. Como Timothy nunca tinha sido em Roma, ele não é chamado no início da epístola. Do primeiro encontro de Paulo com Timóteo, ver em Atos 16: 1-3 . Nós encontramos uma pessoa do nome de Lúcio, falado de Atos 13: 1 , como um dos profetas da igreja de Antioquia; mas que Lucius, sendo nenhum lugar mencionado como companheiro de Paulo na viagem, Orígenes foi da opinião de que o Lúcio aqui mencionado foi Lucas, o evangelista, quem o apóstolo chamado Lucius , à maneira romana, como ele a chamava Silas, Silvanus. Mas não temos prova de que Lucas estava com o apóstolo em Corinto quando escreveu esta carta. Jason é provavelmente a pessoa assim chamada, com quem Paul apresentada na Tessalônica, Atos 17: 7 ; e que, por essa razão, foi acusado aos magistrados de abrigar pessoas sediciosas. Sosípatro é a pessoa chamada Sopater de Berea, Atos 20: 4 : ele e Jason provavelmente são chamados do apóstolo parentes, simplesmente porque eram judeus.

 

versículos 22-24

Romanos 16: 22-24 . Eu, Tércio, que escrevo esta carta - Enquanto o apóstolo ditou a mim; ou ele pode significar que ele transcreveu-lo de autógrafos do apóstolo: vos saúdo no Senhor - O Senhor Cristo, nosso Mestre comum. Este Tertius frase inserido pelo conselho do apóstolo, ou, pelo menos, a permissão. Gaio, meu hospedeiro, por quem eu estou entretido aqui em Corinto; veja 1 Coríntios 01:14 : e de toda a igreja - Para todos os membros do qual ele mostra uma grande hospitalidade. Ou o significado pode ser, que os membros da igreja de Corinto conheceu por algum tempo em sua casa. Erastus o camareiro da cidade - Ou seja, de Corinto, Saúda-vos - A expressão original, οικονομος της πολεως , é, literalmente, o steward da cidade, mas na versão Vulgata é traduzido, civitatis arcarius, tesoureiro da cidade. E Quartus um irmão - Ou seja, um irmão cristão; ou, como alguns pensam a expressão indica, um ministro cristão:., sem dúvida, ele era uma pessoa de alguma nota entre os primeiros cristãos, caso contrário, o seu nome não teria sido inserido aqui . A graça de nosso Senhor, & c, seja com todos vós - esta bênção apostólica, (que o apóstolo aqui repete a depor ainda mais a sua grande afeição por eles, e seu desejo sincero de seu bem-estar), ele sempre escreveu com sua própria mão, para distinguir suas epístolas verdadeiras daqueles que foram forjados em seu nome , 2 Tessalonicenses 3:17 ; e ele comumente terminou suas cartas com ele. Mas nesta ocasião, acrescentou, também, (parece em sua própria mão-escrito,) que grande doxologia contidas nos três versos seguintes; no qual ele oferece uma solene acção de graças a Deus pelo chamado dos gentios pelo apóstolo está pregando-lhes Cristo, de acordo com a revelação de que o mistério que lhe foi feita, e de acordo com o mandamento expresso de Deus nos escritos proféticos dos judeus. E como ele tinha explicado estes assuntos na epístola anterior, esta doxologia foi colocado na conclusão de que com grande propriedade, e não podia deixar de ser muito aceitável para todas as nações.

 

versículos 25-27

Romanos 16: 25-27 . Ora, àquele que é poderoso, τω δυναμενω , que é capaz, para vos confirmar segundo o meu evangelho - isto é, em sua crença dos grandes e importantes doutrinas nele contidas, particularmente aqueles que o respeito a justificação gratuita de judeus e gentios pela fé. "Estas doutrinas que ele chama de seu evangelho, ou uma boa notícia, não em contradição com a boa notícia dos outros apóstolos, como Locke imagina, para grande descrédito do resto, cuja doutrina era o mesmo com a de Paulo, tanto quanto foi: mas em oposição às doutrinas ensinadas pelos judaizantes, e outros falsos mestres, que acrescentou que a lei do evangelho, na pretensão de que o evangelho estava com defeito em ritos de expiação "Isso não é tudo:. com certeza ele desejar também que eles devem ser estabelecido na posse de todas as graças cristãs, especialmente na fé em que o apenas viver e caminhar; em que a esperança de vida eterna, que é como uma âncora da alma, segura e firme, e que o amor a Deus, seu povo, e toda a humanidade, em que todo aquele que permanece, permanece em Deus, e Deus nele; e em todos outras graças compreendida em, ou que flui a partir destes. Ele desejou-lhes a ser estabelecida também no desempenho constante, perseverante de cada dever cristão, seja para com Deus ou o homem: ou, em busca de glória, honra e imortalidade; por uma perseverança em fazer o bem - Ao ser firmes, inabaláveis, sempre abundantes na obra do Senhor: de acordo com a revelação do mistério - da admissão dos gentios na igreja de Deus, sem as sujeitar à lei de Moisés, que, tão claramente como foi predito nos profetas: ainda estava escondido de muitos, mesmo dos crentes judeus, e, portanto, é chamado um mistério, (em alusão aos mistérios dos pagãos, que costumava ser escondida de todos, mas os iniciados), mantida em segredo desde que o mundo começou - ou, como χρονοις αιωνιοις σεσιγημενου , pode ser processado, guardado em silêncio desde tempos eternos; ou em todas as eras, desde o início do mundo. Mas agora manifesto - pela pregação do evangelho, e por, ou de acordo com, as escrituras de os profetas, o significado do que está agora estabelecido e elucidada pela revelação do Espírito; não por acaso, mas de acordo com o mandamento (que é o principal alicerce do escritório apostolical) do Deus eterno - Um epíteto mais adequada não pôde ser usado. A nova dispensação infere nenhuma mudança em Deus. Conhecido a ele são todas as suas obras, e todas as variações deles, desde toda a eternidade. Dado a conhecer a todas as nações - Para as nações dos gentios, assim como o povo de Israel; para obediência da fé - Que eles possam não só conhecer as bênçãos do evangelho, mas apreciá-los também, crendo em Cristo, e nas verdades e promessas de seu evangelho, como eles são ordenados a fazer. ao único Deus sábio - de quem colector sabedoria é conhecido na igreja através do evangelho, e quem tem tão prudentemente artificial, e assim efetivamente executado, este grande esquema. Dr. Macknight torna a cláusula, Para o Deus sábio sozinho, pensando que é a verdadeira tradução, tanto aqui como em 1 Timóteo 1:17 ; 1:25 ; porque, "se a tradução fosse, ao único Deus sábio, isso implicaria que há alguns deuses que não são sábios. Ou se tornar a cláusula, ao único Deus sábio, . O leitor pode estar apto a pensar que Deus não tem a perfeição, mas a sabedoria "Considerando" significado do apóstolo é, que a glória deve ser atribuída somente a Deus no mais alto grau: ou que só Deus tem o direito à mesma, e de si mesmo, "todos os outros seres, a quem nenhuma glória é devida, derivando seu título a ele a partir da perfeição que Deus comunicou a eles, ou a autoridade que concedeu a eles: ser glória em todas as igrejas na terra, e na assembléia e igreja dos primogênitos no céu, através de Jesus Cristo para sempre - através de sua mediação e de graça, através do qual criaturas sozinho culpado e pecaminosas podem dar glória a Deus de uma maneira aceitável; e deixar que cada crente dizer, Amen!

 

"Assim endeth Epístola de Paulo aos Romanos; uma escrita que, para sublimidade e da verdade do sentimento, por questões de brevidade e força de expressão, de regularidade na sua estrutura, mas acima de tudo, para a importância indizível das descobertas que contém, permanece sem rival por qualquer composição humana; e até excede as produções mais célebres dos gregos e romanos aprenderam, como o brilho do sol exceedeth ao brilho das estrelas. "

comentario biblico Joseph Benson

fonte www.avivamentonosul21.comunidades.net