Translate this Page

Rating: 2.9/5 (954 votos)



ONLINE
6




Partilhe este Site...

 

 

<

Flag Counter

mmmmmmmmmmm


// ]]>


escola domincal voce é um chamado
escola domincal voce é um chamado

  

  ENSINAR VOCE É UM CHAMADO TAMBÉM ESCOLA DOMINICAL 

 

SEGUNDO A PEQUENA ENCICLOPÉDIA BÍBLICA A PALAVRA DOM SIGNIFICA PRESENTE, DÁDIVA, DONATIVO; FACULDADE, PRIVILEGIO ADQUIRIDO POR UM MODO SOBRENATURAL. FAZ PARTE DA NATUREZA DIVINA, DO SEU CARÁTER E DE SUA ESSÊNCIA, CONCEDER DÁDIVAS OU DONS AO SER CRIADO À SUA IMAGEM, CONFORME A SUA SEMELHANÇA. EXISTE EM TODA A BÍBLIA SAGRADA PELO MENOS QUATORZE PALAVRAS PARA REFERIR-SE A DONS, CINCO DELAS EM HEBRAICO E NOVE EM GREGO. PORÉM O APÓSTOLO PAULO EMPREGA A PALAVRA CHARISMA, PARA INDICAR OS DONS DO ESPÍRITO SANTO, AS SUAS GRAÇAS, GRATUITAMENTE CONFERIDAS PARA OBRA DO MINISTÉRIO (1 CO 12.4,9,28,30,31). 

I – OS DONS NA BÍBLIA 

1.   NO ANTIGO TESTAMENTO.

NO ANTIGO TESTAMENTO, ESCRITO EM HEBRAICO, HÁ VÁRIAS PALAVRAS QUE TRADUZEM O SENTINDO DE “DOM”. DENTRE ELAS, DESTACAREMOS ‘MINCHACH’, A MAIS USADA, QUE APARECE DUZENTAS E NOVE VEZES, COM O SIGNIFICADO DE “OFERTA”, “PRESENTE” (SL 45.12; 72.10). NO ANTIGO TESTAMENTO, OS DONS NÃO ESTAVAM À DISPOSIÇÃO DE TODO O POVO DE DEUS, COMO NO NOVO TESTAMENTO. ELES ERAM CONCEDIDOS A PESSOAS ESPECIFICAS, CHAMADAS POR DEUS PARA CUMPRIR DETERMINADAS MISSÕES. 

2.   NO NOVO TESTAMENTO.

NO NOVO TESTAMENTO, ESCRITO EM GREGO, A PALAVRA “DOM” ASSUME DE IGUAL MODO SIGNIFICADOS DIVERSOS. O TERMO CHARISMA É MUITO UTILIZADO EM ESTUDOS BÍBLICOS, POIS TEM O SIGNIFICADO DE “DONS DO ESPÍRITO”, CONCEDIDOS PELA GRAÇA DE DEUS, COM PROPÓSITOS MUITOS ELEVADOS; É RELACIONADO AO TERMO TA CHARISMATA, UTILIZADO EM 1 CORÍNTIOS 12.4,9,28,30,31, QUE TEM O SENTINDO DE “DONS DA GRAÇA”. HÁ O TERMO GREGO TA PNEUMÁTICA, USADO POR PAULO, EM 1 CORÍNTIOS 12.1; 14.1, QUE SE REFERE A “DONS ESPIRITUAIS”. EM O NOVO TESTAMENTO, OS DONS DE DEUS ESTÃO À DISPOSIÇÃO DE TODOS AQUELES QUE FAZEM A IGREJA DO SENHOR JESUS, OS QUAIS DEVEM SER USADOS COMO FERRAMENTAS DE TRABALHO COM A FINALIDADE DE PROMOVER GRAÇA, PODER E UNÇÃO À IGREJA NO EXERCÍCIO DE SUA MISSÃO, DE FORMA QUE CRISTO SEJA GLORIFICADO.

 

II – OS DONS DE SERVIÇO, ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS

 

1.   DONS RELACIONADOS AO SERVIÇO CRISTÃO.

EM ROMANOS 12 O APÓSTOLO PAULO ACONSELHA A IGREJA, POIS, CADA MEMBRO TEM O SEU PRÓPRIO DOM. PODE SER PARA ESCREVER SERMÕES, CONSTRUIR CASAS, SEMEAR, MANIPULAR NÚMEROS, TOCAR PIANO, CANTAR, ENSINAR. SEJA QUAL FOR, TODOS O TÊM E É UM DOM, ALGUMA COISA EM PARTE, QUE DEUS LHES DEU. ELES O DEVEM A DEUS. A RELAÇÃO DE ROMANOS 12:6-8 ENVOLVE SETE DONS, DENTRE ELES SEIS ESTÃO RELACIONADOS AO SERVIÇO CRISTÃO: 1º) MINISTÉRIO (RM 12.7); 2º) ENSINAR (RM 12.7); 3º) EXORTAR (RM 12.8); 4º) REPARTIR (RM 12.8); 5º) PRESIDIR (RM 12.8); 6º) EXERCITAR MISERICÓRDIA (RM 12.8).POR FIM, QUALQUER QUE SEJA O DOM QUE ALGUÉM TENHA, DEVE USÁ-LO, E O MOTIVO DE SEU USO DEVE SER, NÃO SEU PRESTÍGIO PESSOAL, MAS A CONVICÇÃO DE QUE É AO MESMO TEMPO SEU DEVER E UM PRIVILÉGIO QUE DEUS LHE DEU PARA QUE FAÇA SUA PRÓPRIA CONTRIBUIÇÃO AO BEM COMUM.

 

2.   CONHECENDO OS DONS ESPIRITUAIS.

O APÓSTOLO PAULO DIZ: “PORQUE A UM PELO ESPÍRITO É DADA A PALAVRA DA SABEDORIA; E A OUTRO, PELO MESMO ESPÍRITO, A PALAVRA DA CIÊNCIA; E A OUTRO, PELO MESMO ESPÍRITO, A FÉ; E A OUTRO, PELO MESMO ESPÍRITO, OS DONS DE CURAR; E A OUTRO A OPERAÇÃO DE MARAVILHAS; E A OUTRO A PROFECIA; E A OUTRO O DOM DE DISCERNIR OS ESPÍRITOS; E A OUTRO A VARIEDADE DE LÍNGUAS; E A OUTRO A INTERPRETAÇÃO DAS LÍNGUAS.” (1 CORÍNTIOS 12.8-10). NÃO HÁ CRENTE SEM DOM NEM CRENTE COM TODOS OS DONS (1 CO 12.29-31). O ESPÍRITO SANTO É QUEM DISTRIBUI, A FIM DE QUE NÃO HAJA NENHUMA FALTA, NECESSIDADE OU CARÊNCIA NA IGREJA DE DEUS. A BÍBLIA REGISTRA VÁRIOS DONS. SÓ EM 1CORÍNTIOS 12:8-10 PAULO RELACIONOU TRÊS GRUPOS DE DONS ESPIRITUAIS, A SABER: TRÊS DONS DE SABER (PALAVRA DE SABEDORIA, PALAVRA DE CIÊNCIA - OU CONHECIMENTO - E DO DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS); TRÊS DONS DE FAZER (FÉ, CURA E OPERAÇÃO DE MILAGRES); TRÊS DONS DE FALAR (PROFECIA, VARIEDADE DE LÍNGUAS E INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS). É CERTO QUE EM NENHUMA DELES O OBJETIVO DE PAULO FOI O DE QUANTIFICAR OS DONS, OU SEJA, DEFINIR QUANTOS SÃO, MAS, O DE QUALIFICÁ-LOS, OU SEJA, DISCORRER SOBRE O OBJETIVO E O USO CORRETO DE CADA UM. O HOMEM É APENAS UM INSTRUMENTO, MAS O PODER É DO ESPÍRITO SANTO. 

3.   ACERCA DOS DONS MINISTERIAIS. 

OS DONS MINISTERIAIS SÃO SERVIÇOS OU FUNÇÕES EXERCIDOS NA IGREJA LOCAL, COMO PARTE DO CORPO DE CRISTO, QUE É A SUA IGREJA. SÃO DÁDIVAS VINDAS DA PARTE DE JESUS, PARA O APERFEIÇOAMENTO DOS SANTOS, PARA A OBRA DO MINISTÉRIO, PARA EDIFICAÇÃO DA IGREJA. OS DONS MINISTERIAIS SÃO ENUMERADOS EM EFÉSIOS 4.11 E 1 CORÍNTIOS 12.28,29, A SABER: APÓSTOLOS, PROFETAS, EVANGELISTAS, PASTORES E MESTRES. SÃO OS DONS MINISTERIAIS PROPRIAMENTE DITO. 

III. CORINTO: UMA IGREJA PROBLEMÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO DOS DONS ESPIRITUAIS (1CO 12.1-11) 

1.   OS DONS SÃO IMPORTANTES.

OS DONS FORAM DADOS PARA A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO. PELO EXERCÍCIO DOS DONS A IGREJA CRESCE DE FORMA SAUDÁVEL. ASSIM, OS DONS SÃO IMPORTANTÍSSIMOS E VITAIS PARA A IGREJA. ELES SÃO OS RECURSOS QUE O PRÓPRIO ESPÍRITO DE DEUS CONCEDEU A IGREJA PARA QUE ELA PUDESSE TER UM CRESCIMENTO SAUDÁVEL E TAMBÉM SUPRIR AS NECESSIDADES DOS SEUS MEMBROS.

 2.   DIVERSIDADE DOS DONS.

PAULO DIZ: “ORA, HÁ DIVERSIDADE DE DONS” (1 CORÍNTIOS 12.4). A PALAVRA CHARISMATA VEM DE CHARIS, GRAÇA. ASSIM, PAULO ESTÁ FALANDO DA ORIGEM DOS DONS. O DOM ESPIRITUAL PROCEDE DA GRAÇA DE DEUS. NENHUM HOMEM TEM COMPETÊNCIA PARA DISTRIBUIR DONS ESPIRITUAIS. ESSA NÃO É UMA COMPETÊNCIA HUMANA. OS DONS SÃO ORIGINADOS NA GRAÇA DE DEUS E SÃO MINISTRADOS, DOADOS E DISTRIBUÍDOS PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS. NENHUM TEM COMPETÊNCIA DE DISTRIBUIR DONS ESPIRITUAIS. A ORIGEM DOS DONS NUNCA ESTÁ NO HOMEM, MAS SEMPRE NA GRAÇA DE DEUS. 

3.   AUTOSSUFICIÊNCIA E HUMILDADE.

A IGREJA DE DEUS NÃO TEM ESPAÇO PARA DISPUTA DE PRESTÍGIO. OS DONS SÃO RECEBIDOS PELA GRAÇA E NÃO PELAS OBRAS (RM 12.6; 1PE 4.10). A MAIOR PRIORIDADE É CUIDAR DE SEU IRMÃO. NINGUÉM É AUTOSSUFICIENTE, DEPENDEMOS SEMPRE DE DEUS E DO PRÓXIMO. NÃO USE O DOM QUE DEUS LHE DEU COM ORGULHO, VISANDO À EXALTAÇÃO PESSOAL. ISTO É PECADO CONTRA O SENHOR E CONTRA A IGREJA!

 

O ESTUDO DOS DONS É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, O TEMA PRINCIPAL DOS CAPÍTULOS 12 A 14 DE 1 CORÍNTIOS É O SEGUINTE: OS DONS DO ESPÍRITO SANTO. PODEMOS SUBDIVIDI-LOS DA SEGUINTE FORMA: 1º 12.1-11: A FONTE DOS DONS ESPIRITUAIS – O ESPÍRITO SANTO. 2º 12.12-31: UNIDADE E DESPEITO DA DIVERSIDADE – UM ESPÍRITO, UM PROPÓSITO, UM CORPO. 3º 12.31-13.13: AMOR – O INGREDIENTE ESSENCIAL PARA QUE OS DONS ESPIRITUAIS OPEREM COM SUCESSO. 4º 14.1-25: A SUPERIORIDADE DO DOM DE PROFECIA EM RELAÇÃO AO DOM DE LÍNGUAS; CONDIÇÕES E INSTRUÇÕES PARA O CORRETO USO DESSES DONS. 5º 14.26-40: REGRAS E RESTRIÇÕES PARA O USO DOS DONS DE PROFECIA E DE LÍNGUAS NA CASA DE DEUS.