Translate this Page

Rating: 3.0/5 (905 votos)



ONLINE
4




Partilhe este Site...

 

 

<

Flag Counter


Estudo e comentario de Naum (3)
Estudo e comentario de Naum (3)

Comentário Completo de Matthew Henry sobre a Bíblia

 

Naum 3 

Introdução

Este capítulo prossegue com o fardo de Nínive, e conclui-lo. I. Os pecados de grande cidade são cobrados em cima dele, assassinato ( Naum 3: 1 ), prostituição e bruxaria ( Naum 3: 4 ), e uma medida geral da maldade, Nahum 3:19 . II. A condenação está aqui ameaçados contra ela, sangue por sangue ( Nahum 3: 2,3 ), e vergonha por pecados vergonhosos, Nahum 3: 5-7 . III. Instâncias são dadas das desolações como trazido sobre outros lugares para os pecados, como, Nahum 3: 8-11 . IV. A derrubada de todas aquelas coisas que eles dependiam, e colocar a confiança em, é predito, Nahum 3: 12-19 .

 

versículos 1-7

O julgamento de Nínive.          BC 710.

1Woe da cidade sanguinária! que é toda cheia de mentiras e roubo da presa não há 2O ruído de um chicote, e o barulho do barulho das rodas; e os cavalos pransing, e os carros que saltam. 3O cavaleiro eleva a espada brilhante, a lança reluzente, e há uma multidão de mortos, e um grande número de carcaças e não existe nenhum final de seus cadáveres tropeçam nos cadáveres: 4Because da multidão dos adultérios, da meretriz, da mestra das feitiçarias bem favorecido, que vende nações por seus deleites, e famílias pelas suas feitiçarias. 5 Eis que eu estou contra ti, diz o L ORD dos Exércitos, e eu levantarei as tuas fraldas sobre o teu rosto, e eu às nações mostrarei a tua nudez, e seus reinos a tua vergonha. 6 E lançarei sobre ti imundícias e te faça vil, e irá definir-te como um estoque olhando. 7 E ela deve vir a passar, que todos os que olhar para ti fugirão de ti, e dizer: Nínive está destruída; quem terá compaixão dela? onde devo procurar edredons para ti?

 

Eis, I. Nínive acusado e indiciado. É uma carga alta que está aqui elaborado contra a grande cidade, e nem seus números nem a sua grandeza, deve assegurar-la da acusação. 1. É uma cidade de sangue, em que uma grande quantidade de sangue inocente é derramado pela guerra injusta, ou sob cor e pretensão de justiça pública, ou pelo sofrimento assassinatos bárbaros fiquem impunes por isso, o Deus justo fará inquisição. 2. É toda cheia de mentiras verdade é banido do meio deles não existe tal coisa como a honestidade não se sabe em quem acreditar, nem em quem confiar. 3. É tudo cheio de roubo e rapina ninguém se importa com o mal que ele faz, nem a quem ele faz isso: A presa não se afasta, ou seja, eles nunca sabe quando eles têm o suficiente por despojo e opressão. Eles derramaram sangue, e disse mentiras, em busca da presa, para que pudessem enriquecer. 4. Há uma infinidade de prostituições na mesma, isto é, idolatrias, prostituições espirituais, pelos quais se contaminou, e para o qual ela seduziu as nações vizinhas, como uma prostituta bem favorecido, e vendidos, e destruídas, nações por seus deleites. 5. Ela é uma mestra das feitiçarias, e por eles que ela vende famílias, Nahum 3: 4 . Aquilo que Nínive visa era uma monarquia universal, para ser a metrópole do mundo, e ter todos os seus vizinhos sob seus pés para rodearem isso, ela não usou apenas armas, mas artes, obrigando alguns, enganando os outros, em sujeição a ela e adulação-los como uma prostituta por seus encantos para colocar seus pescoços sob seu jugo, sugerindo-lhes que seria para a sua vantagem. Ela cortejou-los a juntar-se com ela em seus ritos idólatras, para amarrá-los o mais rápido para os seus interesses, e fez uso de sua riqueza, poder e grandeza, para atrair pessoas em alianças com ela, pelo qual ela ganhou vantagens sobre eles, e feita a mão deles. Estas foram as suas prostituições, como os de Tiro, Isaías 23: 15,17 . Estas foram as suas feitiçarias, com o qual ela inexplicavelmente ganhou domínio. E para isso que Deus tem uma briga com ela que, tendo de um só fez todas as raças dos homens, jamais desejou um para ser uma nação de tiranos e outro de escravos, e que afirma-o como sua própria prerrogativa de ser monarca universal.

 

  1. Nínive condenado à ruína sobre esta acusação. Ai esta cidade sanguinária! Nahum 3: 1 . Veja o que esse ai é.

 

  1. Nínive teve com suas crueldades sido um terror e destruição para os outros, e, portanto, destruição e terror deve ser levado em cima dela. Aqueles que são para derrubar tudo o que vem à sua maneira, mais cedo ou mais tarde, encontrar-se com o seu jogo. (1.) ouvir o alarme com o qual Nínive será aterrorizado, Nahum 3: 2 . É um formidável exército que avança contra ele você pode ouvi-los a uma distância, o barulho do chicote, que conduz o Chariot-cavalos de fúria Você pode ouvir o barulho do barulho das rodas, os cavalos empinando, e os carros que saltam o próprio ruído é assustadora, mas muito mais quando eles sabem que tudo esta força está vindo com toda essa velocidade contra eles, e eles não são capazes de fazer a cabeça contra ela. (2) Ver o abate com o qual Nínive serão devastadas ( Naum 3: 3 ), a espada desembainhada com o qual a execução deve ser feito, a espada brilhante levantou-se, a lança reluzente, o brilho ofuscante de que é muito terrível aqueles a quem eles são levantadas para cima de encontro. Veja o que estragos estes fazem quando eles são encomendados para matar: Há um grande número de carcaças, os mortos da terra serão muitos , não há fim de seus corpos é que existe tal uma multidão de mortos que é em vão que ir prestes a tomar o número deles se encontram tão espessa que os passageiros estão prontos para tropeçar nos cadáveres a cada passo. A destruição do exército de Senaqueribe, as quais, na parte da manhã, eram todos cadáveres, talvez seja encarado aqui como uma figura da destruição como essa deve ser seguida em Nínive para aqueles que não vai demorar aviso por julgamentos à distância deve tê-los chegar mais perto.

 

  1. Nínive teve com as suas prostituições e feitiçarias desenhada outros a maldade vergonhosa, e, portanto, Deus irá carregar-la com vergonha e desprezo ( Nahum 3: 5-7 ): O Senhor dos exércitos é contra ela, e então ela deve ser exposto ao mais alto grau de desgraça e ignomínia, não só perderá todos os seus encantos, mas deve ser feito para aparecer muito odiosa. Quando se deve-se observar que, enquanto ela cortejou seus vizinhos foi com design para arruinar a sua liberdade e propriedade, quando todos os seus artifícios perversos serão trazidos à luz, então sua vergonha é descoberto para as nações. Quando seus orgulhosos pretensões estão confusos, e suas esperanças altas vãs de um domínio absoluto e universal reduzido a nada, e ela parece não ter sido tão forte e considerável como ela teria sido pensado para ser, em seguida, para ver a nudez da terra que eles vêm, e parece ridículo . Em seguida, eles lançaram imundícias sobre ela, como em cima de uma prostituta carted, e fazê-la vil como a escória de todas as coisas dessa grande cidade, que todas as nações tinham feito tribunal para e cobiçados uma aliança com, tornou-se um estoque olhando, um chacota. Aqueles que antigamente viam, e fugiu com ela, na esperança de proteção contra ela, agora olhar para ela e fugir dela, por medo de ser arruinada com ela. Observe, aqueles que abusam de sua honra e de juros vai ser justamente desgraçados e abandonados, e, por causa miserável, será feita desprezível, e, assim, tornar-se mais miserável. Quando Nínive está destruída quem terá compaixão dela? Seu problema será tão grande, e seu senso de tão profundo, para não admitir alívio de simpatia, ou quaisquer considerações reconfortantes ou, se fosse, ninguém poderá fazer qualquer bom escritório : Quando eu deve procurar edredons para ti? Nota, Aqueles que não mostrou piedade no dia de seu poder pode esperar encontrar nenhuma piedade no dia da sua queda. Quando aqueles sobre Nínive, que tinha sido enganado por suas artimanhas, venha a ser desenganado em sua ruína, cada um a insultar sobre ela, e nenhuma compaixão dela. Este foi o destino de Nínive, quando ela foi feito um espetáculo, ou olhando-estoque. Note-se, mostrar os maiores dos homens foi no dia da sua prosperidade abusado maior será a sua vergonha estar no dia da sua ruína merecido. Farei de ti um exemplo tão Druso lê-lo. Nota: Quando orgulhosos pecadores são humilhados e derrubou ele é projetado que os outros devem assumir exemplo por eles não levantar-se em segurança e insolência quando eles prosperam no mundo.

 

versículos 8-19

O julgamento de Nínive.          BC 710.

8 És tu melhor do que Tebas, que foi situar entre os rios, que teve a águas em redor dela, cuja muralha foi o mar, e sua parede era do mar? 9 Etiópia e Egito eram a sua força, que era Put infinito e líbios foram o seu socorro. 10 No entanto, foi ela levada, ela foi para o cativeiro; também os seus filhos foram despedaçados nas entradas de todas as ruas, e lançaram sortes sobre os seus nobres, e todos os seus grandes foram presos em cadeias. 11Thou também serás embriagada serás escondeu: Também tu buscar força por causa do inimigo. 12All tuas fortalezas serão como figueiras com figos: sendo eles sacudidos, estas deverão ainda caem na boca do comedor. 13Behold as tuas tropas no meio de ti são como mulheres; as portas da tua terra estão de todo abertas aos teus inimigos: o fogo os devorará teus bares. 14Draw ti águas para o cerco, fortalecer as tuas fortalezas; entra no lodo, e pisa o barro, fazer forte o tijolo-forno. 15 Não será o fogo consumiu a ti a espada te exterminará, ela te devorará como a locusta: faça te como a locusta, multiplica-te como os gafanhotos. 16 Multiplicaste os teus negociantes mais as estrelas do céu; a locusta, e voará. 17 Os teus príncipes são como os gafanhotos, e os teus capitães como os gafanhotos grandes, que se acampam nas sebes nos dias de frio, mas quando o sol nasce fogem, eo seu lugar não se sabe onde eles estão. 18 Os teus pastores dormem, o rei da Assíria; os teus nobres habitar no pó: o teu povo está espalhado pelos montes, e nenhum homem ajunta . los 19 não há cura para a tua ferida tua chaga é grave: tudo o que ouvir o sopro de ti aplaudir o mãos sobre ti; porque, sobre quem não a tua malícia passou continuamente?

 

Nínive foi dito que Deus é contra ela, e, em seguida, ninguém pode ser para ela, para suportá-la em qualquer lugar mas ela define o próprio Deus em desafio, e seu poder e de justiça, e diz: Terei paz. Pessoas ameaçadas viver por muito tempo portanto, aqui o profeta mostra em grande parte como vão suas confidências provaria e insuficiente para afastar o julgamento de Deus. Para convencê-los a isso,

 

  1. Ele mostra-lhes que em outros lugares, que tinha sido tão forte e tão seguro quanto eles, não poderia manter o seu terreno contra os juízos de Deus. Nínive cairão unpitied e não confortado (por consoladores miseráveis vai aqueles provar que falam de paz ao aqueles a quem Deus vai prender problemas), e ela não será capaz de ajudar a si mesma: És tu melhor do que Tebas? Nahum 3: 8 . Ele leva-los fora de suas confidências vãs citando precedentes. A cidade mencionada é Não, uma grande cidade na terra do Egito ( Jeremias 46:25 ), No-Amom, por isso, alguns lê-lo tanto lá quanto aqui. Lemos sobre isso, Ezequiel 30: 14-16 . Alguns pensam que foi Diospolis, outros Alexandria. Como Deus disse a Jerusalém, Go, ver o que eu fiz para Shiloh ( Jeremias 07:12 ), de modo a Nínive a grande cidade, Go, ver o que eu fiz para populosa No. Note, Ele vai ajudar a nos manter em um santo temor dos juízos de Deus considerar que não somos melhores do que aqueles que caíram sob esses julgamentos antes de nós. Nós merecemos-los tanto e são tão pouco capaz de lidar com eles. Isso também deve ajudar a reconciliar-nos com aflições. Somos melhores do que tal e tal, que eram da mesma maneira exercida? Não, não eram melhor do que nós, e menos propensos a ser atingidas? Ora, com relação Não, observar, 1. Como empresa-a parada parecia ser, Nahum 3: 8 . Ela foi fortificada tanto pela natureza e arte, foi situar entre os rios. Nilo, em vários ramos, não só regada seus campos, mas guardou sua parede. Sua baluarte o mar, o lago de Mareotis, um mar do Egito, como o mar de Tiberíades. Sua parede era do mar foi vedado com um muro que foi pensado para tornar o lugar inexpugnável. Ele também foi apoiado por seus interesses e alianças no exterior, Nahum 3: 9 . Etiópia, ou Saudita, era sua força, quer pela riqueza trazida para ela de uma forma de comércio ou pelas forças auxiliares equipados para o serviço militar. Todo o país do Egito também contribuiu para a força desta populosa cidade de modo que era infinito, e não houve final do mesmo (para que ele possa ser processado) Ela não estabeleceu limites para a sua ambição e não conhecia o final de sua riqueza e força as pessoas correram para ela sem parar, e ela pensou que nunca haveria qualquer final, mas é prerrogativa de Deus para ser infinita. Coloque e líbios foram o seu socorro, dois países vizinhos da África, Mauritânia e Líbia, ou seja, a Líbia Cyrenica, um país que o Egito tinha muita dependência. Não, portanto, ajudou, parecia a sentar-se como uma rainha, e não era provável ver qualquer tristeza. Mas, 2. Veja como fatal a sua queda provou ser ( Nahum 3:10 ): No entanto, foi ela levada, e sua força falhou-la mesmo que ela era tão forte, tão seguro, ainda . Entrou em cativeiro Isto refere-se a alguma destruição daquela cidade que era então conhecido, e provavelmente fresco na memória, embora não registrados na história para a destruição do mesmo por Nabucodonosor (se devemos entender isso profeticamente) não pôde ser feito um exemplo a Nínive para a redução de Nínive foi um dos primeiros de suas vitórias e que do Egito um dos últimos. A força ea grandeza daquela grande cidade não poderia ser a sua proteção contra a execução militar. (1) Não daquela que foi mais bárbaro para seus filhos pequenos não teve piedade mostrado a eles, mas foram despedaçados nas entradas de todas as ruas pelos conquistadores impiedosos. (2.) Não daquela que foi inglório e vergonhosa: Eles lançaram sortes sobre os seus nobres que foram feitos prisioneiros de guerra, que deve tê-los por seus escravos. Assim, muitos tiveram que deles que eles não sabiam o que fazer com eles, mas eles fizeram esporte com dados de jogo para eles todos os seus grandes homens, que costumavam ser enfeitadas no estado em dia com correntes de ouro, foram agora presos em correntes de ferro foram amarrados ou algemado (de modo a palavra significa propriamente), não só como escravos, mas como malfeitores condenados. O que é uma mortificação era isso para Tebas, para ter seus nobres e grandes homens, que eram o seu orgulho e confiança, assim abusado! Agora, portanto, ele infere contra Nínive ( Nahum 3:11 ), "Tu também serás embriagada, apaixonado: Também tu Rolo e cambalear, como embriagado com o cálice da ira do Senhor, que deve ser posta em tua mão" (veja Jeremias 25 : 17,27 ) " queda Tu e não subir mais. O copo deve ir em volta, e chegar a tua vez, ó Nínive para beber fora no passado, e será para ti como as águas do ciúme!".

 

  1. Ele mostra-lhes que todas aquelas coisas que eles reposed uma confiança em deve falhar com eles. 1. Será que os homens de Nínive confiança ao seu próprio magnanimidade e bravura? Seus corações devem afundar e falhar com eles. Eles serão escondidos, deve fugir de vergonha, sendo em desgraça, fugir por medo, estando em perigo e perigo, e não é capaz de enfrentar os inimigos, por causa de cuja força e do terror, não tendo força de sua própria, eles devem procurar força, virá sorrateiramente aos seus vizinhos para pedir sua ajuda em um momento de necessidade. Assim, Deus pode cortar o espírito dos príncipes, e tirar seu coração. 2. Será que eles dependem de sua barreira, as guarnições e fortalezas que tinham, que foram regularmente fortificados e corajosamente tripulado? Aqueles devem provar, mas papel paredes, e como os figos, que, se você der a árvore, mas uma agitação pouco, vai cair na boca do comedor que gapes para eles tão facilmente será feita todas as suas fortalezas para se render para o inimigo avançar, após a primeira convocação, Nahum 3:12 . Nota, Fortalezas, mesmo o mais forte, há cerca de encontro os juízos de Deus, quando eles vêm com comissão. Os bens do rico são a sua cidade forte, e uma parede alta, mas apenas na sua imaginação, Provérbios 18:10 . Eles são supostamente para fazer suas fortalezas tão forte quanto possível, e são desafiados a fazer o seu melhor para que eles defensável, e útil para eles contra o invasor ( Nahum 3:14 ): Tira água para o cerco estava em grandes quantidades de água , que o que é tão necessário para o sustento da vida humana não pode ser querendo ele é colocado aqui para todos os tipos de disposição, com o qual Nínive é ironicamente disse a fornecer ela mesma, na expectativa de um cerco. "Tome sempre muito cuidado para que não poderás ser fome, e forçados pela fome a se render, ainda que não usará. Fortaleça as fortalezas, adicionando fora da fábrica para eles, ou colocando homens e armas para eles," como com -nos com o plantio de canhão em cima deles. " Ir no lodo, pisa o barro, e tornar forte o tijolo-forno tomar todas as dores possas erguer novas fortificações mas deve ser tudo em vão, pois ( Nahum 3:15 ) não deve mesmo o fogo consumiu a ti , se -lo ser levado pela tempestade ". É a ferro e fogo que em tempo de guerra os grandes devastações são feitas. 3. Será que eles colocaram a confiança na multidão de seus habitantes? Eles eram, desde o seu número e valor, contado suas paredes mais fortes e fortificações? Ai de mim! estes estarão los em nenhum lugar que eles devem, mas afundar o mais cedo sob o peso de seus próprios números ( Nahum 3:13 ): O teu povo no meio de ti são como mulheres que não têm sabedoria, sem coragem que deve ser inconstante, fraco, e desanime o teu coração, como as mulheres normalmente estão em tais momentos de perigo e angústia eles serão no final de seus inteligência, acrescentando às suas tristezas e medos pelo poder de sua própria imaginação, e totalmente incapaz de fazer qualquer coisa para si o valente homens passa a ser covardes. o Vere Phrygiæ, neque enim Phryges - dames frígios, não homens frígios. embora eles fazem-se muitos ( Nahum 3:15 ), como locustas e como o gafanhoto, que vêm em grandes enxames, embora Multiplicaste os teus comerciantes acima das estrelas do céu, embora a tua troca de ser repleta de comerciantes ricos, que, tendo tanto dinheiro para levantar-se em defesa da e muito para colocar para fora dos meios de sua defesa, deve, seria de pensar , dar ao inimigo uma recepção calorosa, mas seus corações falhará muito embora sejam numerosos como as lagartas, mas a ferro e fogo os comerá facilmente e irresistivelmente como locustas, Nahum 3:15 . Eles são tão numerosos quanto aqueles desperdiçando insetos, mas seus inimigos devem ser travesso como eles. Ele acrescenta ( Nahum 3:16 ), Os despojos locustas, ou ela mesma se espalha, e voa para longe. Tanto os comerciantes e os inimigos foram comparados ao cancro-lumes. Os inimigos devem estragar Nínive, e levar embora o despojo, sem oposição, ou qualquer esperança de recuperá-lo. Ou os comerciantes ricos, que vieram do exterior para resolver em Nínive, e levantaram vastas propriedades lá, a partir do qual se esperava que iria contribuir em grande medida para a defesa da cidade, quando vêem o país invadido e a cidade provavelmente ser assediado, vai mandar embora os seus efeitos, e remover para algum outro lugar, vai espalhar suas asas e voar para longe , onde eles podem ser seguros, e Nínive ser nunca o melhor para eles. Nota: É raro encontrar mesmo aqueles que têm compartilhado conosco em nossas alegrias dispostos a compartilhar conosco em nossos sofrimentos também. As aftas-worms continuará sobre o campo enquanto houver alguma coisa tinha de ser, mas eles são ido quando tudo se foi. Aqueles que os homens têm por eles não se importam de perder por. Comerciantes de Nineveh despedir-se dela em sua angústia. Riches si são como as aftas-lumes, que de repente voar longe como a águia para o céu, Provérbios 23: 5 . 4. Será que eles colocaram uma confiança na força de seus portões e grades? ? O muro vai ser aqueles contra a força dos juízos de Deus Nahum 3:13 . As portas da tua terra estão de todo abertas aos teus inimigos, os portões de teus rios ( Naum 2: 6 ), as comportas, ou os passes e avenidas, pelo qual o inimigo faria sua entrada no país, ou os portões das cidades estes, embora nunca tão forte e bem guardado, não deve responder a seu fim: o fogo os devorará teus bares, bares das tuas portas, e depois voarão aberto. 5. Será que eles colocaram uma confiança no seu rei e príncipes? Eles devem fazê-las sem serviço ( Nahum 3:17 ): Teu coroado cabeças são como os gafanhotos aqueles que tinham pompa e poder, como cabeças coroadas, foram enfraquecidos, e não tinha poder para fazer resistência, quando o inimigo veio como uma inundação . " Teus capitães, que deveriam levar as tuas forças no campo, são grandes, de fato, e olhar grande, mas eles são como os grandes gafanhotos, o sic máxima quod - os maiores exemplares dessa espécie ainda são, mas gafanhotos, coisas sem valor, que pode fazer nenhum serviço. eles acamparão nas sebes, no dia frio, o tempo frio, mas, quando o sol nasce, fogem, e se foram, ninguém sabe para onde. Então, esses soldados mercenários que estava adormecidas sobre Nínive, quando qualquer problema surge, obrigados a fugir, e mudar para sua própria segurança. O mercenário foge, porque é mercenário. " O rei da Assíria é contada, e é uma pena que ele precisa ser dito que (que pode observá-lo ele mesmo), que seus pastores dormem eles não têm vida ou espírito para aparecer para o rebanho, e são muito negligente no cumprimento de o dever de seu lugar e a confiança depositada neles: os teus nobres morará na poeira, e ser enterrado em silêncio. 6. Será que eles esperam que ainda deve recuperar-se e reunir de novo? Neste também devem ficar desapontado porque, quando os pastores estão feridos, o ovelhas estão espalhadas as pessoas estão dispersos sobre os montes e ninguém recolhe-los, nem jamais se reúnem em si mesmos, mas vai passear interminavelmente, como ovelhas dispersas fazer . O julgamento eles estão sob é como uma ferida, e é incurável não há alívio para ele, " há cura para a tua ferida, há possibilidade de que a ferida, que é tão grave e doloroso para ti, deve ser tanto como película sobre o teu caso é desesperado ( Nahum 3:19 ) e os teus vizinhos, em vez de dar uma mão para ajudar a ti, deve bater palmas sobre ti, e triunfar na tua queda ea razão é, porque tu tens sido uma forma ou de outra prejudicial para todos eles: sobre quem não tem a tua maldade passou continuamente? tu tens sido sempre fazendo travessuras com aqueles de ti não há nenhum deles, mas o que tu tens abusado e insultado e, portanto, eles devem ser tão longe de ti com pena que eles devem ser feliz em ver-te contar. " Note-se, aqueles que foram abusivo aos seus vizinhos, uma vez ou outra, encontrá-lo voltar para casa para eles são, mas preparando inimigos para se contra seu dia vem a cair: e aqueles que não se atrevem a colocar as mãos sobre eles mesmos se batem as mãos sobre eles, e censurá-los com sua ex-maldade, para o qual eles já estão suficientemente bem servido e pago na sua própria moeda. os perturbadores são perturbados será o fardo de muitos, como é aqui o fardo de Nínive.
  2. fonte www.avivamentonosul.com