Translate this Page

Rating: 3.0/5 (914 votos)



ONLINE
2




Partilhe este Site...

 

 

<

Flag Counter


Estudo e comentario livro de Ageu (2)
Estudo e comentario livro de Ageu (2)

Comentário Completo de Matthew Henry sobre a Bíblia 

Ageu 2 

Introdução

Neste capítulo temos três sermões pregados pelo profeta Ageu para o encorajamento dos que estão ansiosos para construir o templo. Na primeira, ele garante que os construtores que a glória da casa que estavam construindo agora deve, em aspectos espirituais, embora não no exterior, exceder a do templo de Salomão, em que ele tem um olho para a vinda de Cristo, Habacuque 2: 1 -9 . No segundo, ele assegura-lhes que, apesar de seu pecado, em retardar a construir o templo, tinha retardado o progresso próspero de todos os seus outros assuntos, mas agora que eles haviam definido sobre isso para valer ele iria abençoá-los e dar-lhes o sucesso, Habacuque 2: 10-19 . Na terceira ele assegura Zorobabel que, como recompensa do seu zelo e atividade aqui piedoso, ele deve ser um dos favoritos do Céu, e um dos antepassados de Messias, o Príncipe, cujo reino deve ser estabelecido sobre as ruínas de todos os poderes opostos , Habacuque 2: 20-23 .

 

versículos 1-9

A glória desta última casa.     BC 520.

1in o sétimo mês, em vinte e um dias do mês, veio a palavra do L ORD pelo profeta Ageu, dizendo: 2Speak agora a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, ea Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e ao resto do povo, dizendo: 3Who está entre vós que viu esta casa na sua primeira glória? e como vedes agora? é não em seus olhos, em comparação dele como nada? 4Yet agora ser forte, ó Zorobabel, diz o L ORD e seja forte, Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote e ser forte, todos os povos da terra, diz o L ORD , e trabalho: porque eu sou com você , diz o L ORD dos exércitos: 5 de acordo com a palavra que o pacto que fiz com você quando saístes do Egito, o meu espírito permanece no meio de vós; não temais. 6 Porque assim diz o L ORD dos exércitos Ainda uma vez, isso é um pouco, farei tremer os céus, ea terra, eo mar, e seca terra 7 E farei tremer todas as nações, e o desejo de todos nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o L ORD dos exércitos. 8 A prata é minha, eo ouro é meu, diz o L ORD dos exércitos. 9 A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o L ORD dos exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o L ORD dos exércitos.

 

Aqui está, I. A data desta mensagem, Ageu 2: 1 . Foi enviado no vigésimo primeiro dia do sétimo mês, quando os construtores tinham sido cerca de um mês no trabalho (desde o vigésimo quarto dia do sexto mês), e tinha conseguido isso de alguma forwardness. Nota, aquelas que são farto no serviço de Deus deve receber incentivos frescos dele para continuar na mesma, como seu caso requer-los. Definir as rodas de um vão, e Deus óleo-los.

 

  1. A direcção desta mensagem, Ag 2: 2 . Os incentivos aqui são enviados para as mesmas pessoas a quem as reprovações no capítulo anterior são dirigidos para aqueles que estão feridos pelas convicções da palavra deve ser curada e ligada pelas suas consolações. Fala a Zorobabel, e Josué, e o resíduo do povo, o mesmo que obedeceram à voz do Senhor ( Ageu 1:12 ), e cujo espírito Deus despertou a fazê-lo ( Ageu 1:14 ) que lhes são enviadas estas palavras de conforto.

 

III. A mensagem em si, em que observar,

 

  1. As desânimos que aqueles trabalharam sob que foram empregadas neste trabalho. O que era tal úmido sobre eles, e uma liga para sua alegria, quando a fundação do templo foi colocado, ainda era uma obstrução sobre eles - que eles não podiam construir tal templo agora como Salomão construiu, não tão grande, tão imponente, tão suntuosa, um como que era. Este obtida lágrimas dos olhos de muitos, quando as dimensões do mesmo foram estabelecidas primeiro ( Esdras 3:12 ), e ainda fez o trabalho ir muito - que a glória desta casa, em comparação com a do primeiro, era como nada, Ageu 2: 3 . Era agora cerca de 70 anos desde que o templo de Salomão foi destruído (por que estava no décimo nono ano do cativeiro, e este sobre o XIX depois do cativeiro), de modo que pode haver algum ainda vivo que podia se lembrar de ter visto isso, e ainda que seria censurando a si mesmos e seus irmãos com a grande disparidade entre esta casa e que. Pode-se lembrar o ouro com que foi sobreposto, outro as pedras preciosas com que foi decorado se poderia descrever a magnificência da varanda, outro dos pilares - e onde estão estes agora? Isso enfraqueceu as mãos dos construtores pois, embora o nosso Deus é gracioso satisfeito com a gente, se fizermos com sinceridade, bem como o que pudermos em seu serviço, mas nossos corações orgulhosos dificilmente vamos ficar satisfeitos com nós mesmos se não o fizermos, bem como outros cujas capacidades excedem em muito o nosso. E às vezes é a falta de pessoas idosas para desencorajar os serviços da idade atual de chorar até demais as performances e realizações da ex-idade, com o qual os outros devem ser provocado para a emulação, mas não expostos ao desprezo. Não digas tu que foram os dias passados melhores do que estes ( Eclesiastes 7:10 ), mas graças a Deus que não há qualquer bom nestes, mau como eles são.

 

  1. O incentivo que lhes é dada a ir em na obra, não obstante ( Ageu 2: 4 ): No entanto, agora, que esta casa é provável que seja muito inferior ao primeiro, ser forte, ó Zorobabel! e ser forte, Josué! Não deixe esses homens que conduzem dar lugar a esta sugestão, nem desanime por isso, mas fazer tão bem quanto eles podem, quando eles não podem fazer tão bem como o fariam e deixe todos os povos da terra seja forte demais, e de trabalho e, se os líderes têm, mas um bom coração nele, espera-se que os seguidores terá o melhor coração. Note-se, aqueles que trabalham para Deus deve exercer-se com vigor, e, em seguida, para encorajar-se com esperança de que ele vai acabar bem.

 

  1. As razões de esses incentivos. O próprio Deus disse-lhes: Não temais ( Ageu 2: 5 ), e ele dá boas razões para isso.

 

(1.) Eles têm Deus com eles, o seu Espírito e sua presença especial: Seja forte, porque eu sou contigo, diz o Senhor dos exércitos, Haggai 2: 4 . Isso ele tinha dito antes ( Ageu 1:13 ), eu estou com você. Mas precisamos ter essas garantias repetidas, que podem ter forte consolação. A presença de Deus conosco, como o Senhor dos Exércitos, é o suficiente para silenciar todos os nossos medos e para nos ajudar ao longo de todos os desânimos, podemos encontrar-se com no caminho do nosso dever. Os judeus tinham exércitos contra eles, mas eles tinham o Senhor dos exércitos com eles, para tomar a sua parte e pleitear sua causa. Ele está com eles para, [1] que ele adere a sua promessa. Sua aliança é inviolável, e ele será sempre deles, e vai aparecer e agir por eles, de acordo com a palavra que ele fez um acordo com eles quando eles saíram do Egito. Embora ele castiga-los por suas transgressões com a vara, mas ele vai não faça sua fidelidade ao fracasso. [2] Ele habita entre eles pelo seu Espírito, o Espírito de profecia. Quando ele formou-os em povo que deu o seu bom espírito para os ensinar ( Neemias 9:20 ) e ainda o Espírito, embora muitas vezes triste e provocou a retirar, permaneceu entre eles. Foi o Espírito de Deus que despertou seus espíritos para sair da Babilônia ( Ezra 1: 5 ), e agora a construir o templo, Ageu 1:14 . Nota: Nós temos razão para ser encorajados desde que temos o Espírito de Deus permanecendo entre nós para trabalhar em cima de nós, por tanto tempo, temos Deus conosco para trabalhar para nós.

 

(2.) Eles terão o Messias entre eles shortly-- ele que deve vir. Para ele deu testemunho todos os profetas, e este profeta particularmente aqui, Ageu 2: 6 , 7 . Aqui está uma sugestão do tempo de sua vinda, que não deve ser longa antes que ele veio: " Ainda uma vez, é um pouco, . E virá a Igreja Velha-Testamento tem apenas um estágio mais (se pudermos dizê-lo) para viajar cinco etapas foram agora passado, de Adão a Noé, seguindo depois para Abraão, dali a Moisés, seguindo depois para o templo de Salomão, daí para o cativeiro, e agora ainda um estágio mais, a jornada de seu sexto dia, e, em seguida, vem a repouso sabático do reino do Messias. deixe o Filho do homem, quando vier, encontrará fé sobre a terra, e deixar que os filhos da promessa ainda continuam procurando por ele, por enquanto, é apenas um pouco de tempo e ele virá prender para fora, fé e paciência, ainda por algum tempo, para aquele que há de vir virá, e não tardará. " E, como ele então disse de sua primeira aparição, então agora do seu segundo, Certamente cedo venho. Ora, quanto a sua vinda é aqui anunciado, [1], que será instituído por um general agitação ( Ageu 2: 6 ) : . Farei tremer os céus, ea terra, eo mar, e a terra seca Esta é aplicada ao estabelecimento do reino de Cristo no mundo, para abrir caminho para que ele julgará entre as nações, Salmo 110: 6 . Deus, mais uma vez fazer por sua igreja como ele fez quando ele trouxe para fora do Egito e abalou os céus e terra no Monte Sinai, com trovões, e relâmpagos, e terremotos sacudiu o mar ea terra seca, quando as pistas foram feitas através do mar e correntes buscado fora da rocha. Isto deve ser feito novamente, quando, aos sofrimentos de Cristo, o sol escurecerá, a terra tremer, as pedras rend - quando, no nascimento de Cristo, Herodes e toda Jerusalém estão preocupados ( Mateus 2: 3 ), e ele está aqui para queda e elevação de muitos. Quando seu reino foi criado, foi com um choque para as nações os oráculos foram silenciados, ídolos foram destruídos, e os poderes dos reinos se abalam e removidos, Hebreus 12: 27 . Ela denota a remoção das coisas móveis. Note, O abalo das nações é, muitas vezes, a fim de o estabelecimento da igreja e o estabelecimento das coisas que não pode ser abalado. [2], que emite em uma satisfação geral. Ele vem como o desejo de todas as nações --desirable a todas as nações, por serem abençoados nele, todas as famílias da terra com a melhor das bênçãos - longa esperados e desejados pelas pessoas boas em todas as nações, que teve alguma inteligência de predições do Antigo Testamento-que lhe dizem respeito. Balaão, na terra de Moab tinha falado de uma estrela que deveria surgir de Jacó e Jó na terra de Uz de seu Redentor viver a multidão de homens piedosos de todas as partes em Jerusalém ( Atos 2: 5 ) estava na expectativa do estabelecimento do reino do Messias sobre esse tempo. Todas as nações que são trazidos a Cristo, e discipuladas em seu nome, tê-lo chamado, e vai chamá-lo, toda a sua salvação e todo o seu desejo. Este título glorioso de Cristo parece referir-se a profecia de Jacó ( Gênesis 49:10 ) , que a ele se congregarão os povos.

 

(3.) A casa que eles agora estão construindo deverá ser preenchido com a glória a um tal grau que a sua glória deve ser superior ao do templo de Salomão. Os inimigos dos judeus seguiu-os com censura, e lança o desprezo sobre a casa que estavam construindo mas poderia muito bem suportar que quando Deus se comprometeu a preenchê-lo com glória. É prerrogativa de Deus para encher de glória a glória que vem dele é satisfatório, e não glória vã. Tabernáculo de Moisés e o templo de Salomão estavam cheios de glória, quando Deus em uma nuvem tomou posse deles, mas esta casa deve ser preenchido com a glória de outra natureza. [1] Que eles não se preocupar, porque esta casa não terá tanta prata e ouro sobre ele como o templo de Salomão tinha, Ageu 2: 8 . Deus precisa não a prata eo ouro para adornar seu templo, para (diz ele), Minha é a prata, e meu é o ouro. Toda a prata e ouro do mundo são a tudo o que está escondida nas entranhas da terra ( para a terra é do Senhor e toda a sua plenitude ), tudo o que é colocado acima dos tesouros públicos, bancos e tesourarias dos filhos dos homens, e tudo o que circula para a manutenção do comércio e do comércio é tudo do Senhor. Cada centavo carrega sua imagem, assim como CAE sar de e, portanto, quando o ouro ea prata são dedicados a sua honra, e empregou em seu serviço, sem adição é feita a ele, pois era o seu antes. Quando Davi e os seus príncipes ofereceram grandes somas para o serviço da casa de Deus, reconheceram, É toda a tua própria e da tua própria, Senhor, que te havemos dado, 1 Crônicas 29:14 , 16 . Portanto, Deus não precisa sacrificar, para todos os animais da floresta é dele, Salmo 50:10 . Nota: Se temos prata e ouro, temos de servir e honrar a Deus com eles, pois eles são todos seus, nós temos, mas o uso deles, a propriedade permanece nele, mas, se não temos prata e ouro para homenageá-lo com, devemos honrá-lo com tal como temos, e ele vai aceitar-nos, pois ele precisa deles nem toda a prata e ouro no mundo são o seu já. a terra está cheia das suas riquezas, por isso é o vasto e espaçoso mar . também [2] Deixe-os ser confortado com isso, que, embora este templo tem menos ouro nele, ele terá maior glória do que de Salomão ( Ageu 2: 9 ): a glória desta última casa será maior do que a ex. Isso nunca foi verdade em relação a glória exterior. Esta última casa era de fato nos seus últimos tempos muito embelezadas e enriquecidos por Herodes, e encontramos os discípulos admirando as pedras e edifícios do templo, como bem eles eram ( Marcos 13: 1 ), mas não foi nada em comparação com o templo de Salomão e, além disso, os judeus possuir que várias das glórias divinas do primeiro templo estavam querendo neste - a arca, o Urim e Tumim, o fogo do céu, eo Schechinah de modo que não podemos conceber como a glória desta última casa deve em qualquer coisa exceder o da primeira, mas no que seria, de fato excel todas as glórias da primeira casa - a presença do Messias em que, o Filho de Deus, o seu que está sendo apresentado não a glória de seu povo Israel , sua assistir lá em doze anos de idade, e depois a sua pregação e os milagres que trabalha lá, e sua condução os compradores e vendedores de fora. Foi necessário, então, que o Messias deveria vir enquanto o segundo templo estava, mas, o que foi muito tempo desde destruídos, devemos concluir que o nosso Senhor Jesus é o Cristo, é ele que deve vir, e nós estamos a olhar para nenhum outro. foi também a glória desta última casa, em primeiro lugar, que, antes da vinda de Cristo, sempre foi mantido livre de ídolos e idolatrias, e nunca se contaminou com essas coisas abomináveis, como o primeiro templo muitas vezes era ( 2 Reis 23: 11 , 12 ), e nesta sua glória destacou toda a glória disso. Nota, a pureza da igreja, e do estrito respeito instituições divinas, são muito mais a sua glória do que a pompa externa e esplendor. Em segundo lugar, isso, depois de Cristo, o evangelho foi pregado nela pelos apóstolos, conforme todas as palavras desta vida, Atos 05:20 . No templo Jesus Cristo foi pregado diária, Atos 05:42 . Agora o ministério da justiça e da vida pelo evangelho era indescritivelmente mais gloriosa do que a lei, que era um ministério da morte e condenação, 2 Coríntios 3: 9 , 10 . Note que é a glória mais valioso que decorre da nossa relação com Cristo e nosso interesse por ele. Como, onde Cristo está, eis que um maior do que Salomão está lá, assim o coração em que ele habita, e faz um templo vivo, eis que é mais glorioso do que o templo de Salomão, e assim será para a eternidade.

 

(4.) Eles devem ver um fim confortável de seus problemas atuais, e desfrutar do prazer de uma solução feliz: . Neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos exércitos Note, a presença de Deus com o seu povo em suas ordenanças assegura a todos eles bem. Se Deus esteja conosco, a paz é com a gente. Mas os judeus sob o último templo tinha tantos problemas que temos de concluir esta promessa a ter a sua realização em que a paz espiritual que Jesus Cristo tenha comprado por seu sangue para e com a sua última vontade e testamento legou a, todos os crentes ( João 14 : 27 ), que a paz que o próprio Cristo pregou como o profeta da paz, e dá como o príncipe da paz. Deus vai dar a paz neste lugar ele vai dar o seu Filho para ser a paz, Efésios 2:14 .

 

versículos 10-19

Mal Mais Transmissíveis do que o bom incentivo para construir o templo.   BC 520.

10 No vigésimo quarto dia do nono mês, no segundo ano de Dario, veio a palavra do L ORD por intermédio do profeta Ageu, dizendo: 11Thus diz o L ORD dos exércitos Pergunta agora aos sacerdotes relativos a lei, dizendo: 12Se alguém leva carne santa na orla das suas vestes, e com a sua aba tocar no pão, ou no guisado, ou no vinho, ou no azeite, ou qualquer tipo de carne, também será santo? E os sacerdotes responderam, No. 13 Então disse Ageu: Se aquele que é imundo por um corpo morto, tocar nalguma destas coisas, ficará ela imunda? E os sacerdotes responderam: Ficará imunda. 14Then respondeu Ageu, dizendo: Assim é este povo, e assim é esta nação diante de mim, diz o L ORD e assim é toda a obra das suas mãos e que o que ali oferecem é impuro. 15 E agora, peço-vos, considere desde este dia em diante, antes que se lançasse pedra sobre pedra no templo do L ORD : 16 Uma vez que estes dias eram, quando um chegou a um monte de vinte medidas, havia mas dez; quando um veio para a imprensa de gordura para tirar cinqüenta navios longe da imprensa, havia , mas vinte. 17 Feri-vos com crestamento e com ferrugem, e com saraiva, em todas as obras das suas mãos ainda ye transformou não para mim, diz o L ORD . 18 Considere-se agora a partir deste dia em diante, desde o vigésimo quarto dia do nono mês, mesmo a partir do dia em que a fundação do L ORD templo 's, considerai -lo. 19 Está ainda semente no celeiro? sim, Além disso a videira, a figueira, ea romã, a oliveira, não trouxe à luz: a partir deste dia vos abençoarei você.

 

Este sermão foi pregado dois meses depois que, na primeira parte do capítulo. Os sacerdotes e levitas pregado constantemente, mas falaram os profetas, ocasionalmente, ambos foram boa e necessária. Temos necessidade de ser ensinado nosso dever na temporada e fora de época. As pessoas estavam indo agora em vigor com a construção do templo, e na esperança de em breve para tê-lo pronto para a sua utilização e para ser empregado nos serviços do mesmo e agora Deus lhes envia uma mensagem por seu profeta, o que seria de utilidade para eles.

 

  1. Por meio de convicção e cautela. Eles estavam agora envolvidos em um trabalho muito bom, mas eles estavam preocupados para ver a ele, não só que era bom para o assunto dele, mas que ele foi feito de uma maneira correta, pois de outro modo não seria aceito de Deus . Deus vê há muitos entre eles que estragar este bom trabalho, indo sobre ele com corações não santificados e mãos, e são susceptíveis de ganhar vantagem para si mesmos por ele estes são aqui condenados, e todos são avisados assim para purificar as mãos que empregam neste trabalho, para a pura apenas todas as coisas são puras, e da pura única que vem que é puro. Este assunto é aqui ilustrado pelas regras estabelecidas na lei cerimonial, ao colocar uma diferença entre o limpo eo sujo, sobre o qual muitos dos compromissos da lei estavam familiarizados. Nisto parece que um uso espiritual é para ser feita da lei cerimonial, e que se destina, não apenas como um ritual divino para os judeus, mas para a educação na justiça a todos, até mesmo para nós, para quem os fins dos séculos vim, para descobrir a nós tanto pecado e Cristo, tanto a nossa doença e nossa remédio. Agora observe aqui,

 

  1. O que a regra da lei era. O profeta é ordenado para inquirir dos padres que lhe dizem respeito ( Ageu 2:11 ) para seus lábios deve manter esse conhecimento, e as pessoas devem perguntar a lei em sua boca, Malaquias 2: 7 . -Se Ageu, embora um profeta, deve pedir aos sacerdotes, acerca da lei. Seu negócio, como um extraordinário mensageiro, era expor as providências de Deus, e para dar orientações em matéria de direitos específicos, como tinha feito, Ageu 1: 8 , 9 . Mas ele não tomaria o trabalho dos padres das mãos daqueles que foram os ministros ordinários, e cuja actividade foi para expor as ordenanças de Deus, para ensinar ao povo o significado delas, e dar as regras gerais para a observância deles. Em um caso dessa natureza, Ageu se deve consultá-los. Note, Deus deu aos seus ministros diversidade de dons, e chama-los para fora para fazer diversidade de serviços, para que eles têm necessidade uns dos outros, deve fazer uso uns dos outros, e ser um útil para outro. O profeta, embora divinamente inspirada, não pode dizer ao padre, eu não tenho necessidade de ti, nem pode o sacerdote dizer ao profeta. Talvez Ageu foi , portanto, pedi para consultar os sacerdotes, que fora de suas próprias bocas julgava a eles e as pessoas comprometidas com a sua carga, e condená-los do pior do que a poluição cerimonial. Veja Levítico 10:10 , 11 . Agora as regras da lei, nos casos proposto, são: (1) Que ele que tem carne santa em sua roupa pode não pelo toque de suas roupas comunicar santidade ( Ageu 2:12 ): Se alguém leva carne santa na aba de suas vestes, embora a peça é assim tão longe fez uma coisa consagrada como que não está a ser objecto de uso comum até que primeiro tenha sido lavado no lugar santo ( Levítico 06:27 ), no entanto, não estabelece nenhum transmitir uma santidade de carne ou bebida, de modo a torná-lo sempre o melhor para aqueles que a utilizam. (2) Que aquele que está impuro pelo toque de um corpo morto faz por seu toque comunicar essa impureza. A lei é expressa ( Números 19:22 ), tudo o que o imundo tocar também será imundo ainda este Ageu terá da própria boca dos padres, por respeito às coisas que nós achamos muito claro em nossas Bíblias No entanto, é bom ter a conselho de nossos ministros. A soma destas duas regras é que a poluição é mais facilmente comunicado de santificação que é (diz Grotius), Há muitas maneiras de vício, mas apenas um de virtude, e que uma tarefa difícil. Bonum oritur ex Integris malum ex quolibet defectu- -Boa implica perfeição mal começa com o menor defeito. não deixeis que os homens pensam que viver entre gente boa vai recomendá-los a Deus, se eles não são bons em si, mas deixá-los temem que tocar em coisa impura irá contaminar-los e, portanto, deixá-los manter a uma distância a partir dele.

 

  1. Como é aqui aplicada ( Ageu 2:14 ): . Assim é este povo, e assim é esta nação, antes de me Ele não chamá-los de seu povo e sua nação (eles não são dignos de ser possuído por ele), mas este povo, e . desta nação eles têm sido, assim, diante de Deus que eles pensavam que seus sacrifícios oferta sobre o altar que santifica-e desculpar sua negligência para construir o templo, e remover a maldição que por essa negligência que tinham trazido em cima de seus prazeres comuns: "não", diz Deus, "teu santo carne eo teu altar será tão longe de santificar a sua comida e bebida, o vinho eo azeite, para você, que o seu desprezo do templo de Deus trará uma poluição, não só em seus prazeres comuns , mas mesmo em seus sacrifícios também por isso que, enquanto você continuou em que a negligência tudo era sujo para você, ou melhor, e por isso é este povo ainda e assim eles vão ser nestes termos que ainda vai ficar comigo, e em nenhum outro-- que se eles ser profano, e sensual, e moralmente impura, se eles têm corações ímpios, e vivem vidas ímpias, embora eles trabalham sempre tão duro no templo enquanto ele está construindo, e embora eles oferecem sempre tão muitos e custosos sacrifícios lá quando ele é construído, mas que não deve servir para santificar a sua carne e beber a eles, e dar-lhes uma utilização confortável deles ou melhor, a impureza de seus corações e vidas deve fazer mesmo que o trabalho de suas mãos, e todas as suas ofertas, imundo, e uma abominação a Deus ". E o caso é o mesmo com a gente. Aqueles cujas devoções são plausíveis, mas cuja conversa é mau, vai encontrar suas devoções incapaz de santificar os seus prazeres, mas sua maldade que prevalece a poluir-los. Nota: Quando estamos empregada em qualquer bom trabalho que deve ser zeloso de nós mesmos, para que não torná-lo impuro pelo nosso corrupções e mismanagements.

 

  1. A título de conforto e encorajamento. Se seus corações estar bem com Deus, e o seu único olho em seu serviço, eles devem ter o benefício de sua devoção. Deus tirará o julgamento de fome com os quais foram corrigidos para a sua remissness, e irá restaurar-lhes grande abundância. Este são chamados a considerar, e observar se Deus não seria ao máximo tão bom quanto sua palavra, e por sua providência notavelmente semblante e recompensar sua reforma nesta matéria. Para tornar este mais sinal, deixá-los estabelecido o dia em que começou a trabalhar na construção do templo, para levantar a estrutura sobre as fundações que tinham sido impostas algum tempo antes. No vigésimo quarto dia do sexto mês começaram a preparar os materiais ( Ageu 1:15 ), e agora no vigésimo quarto dia do nono mês começaram a colocar uma pedra sobre pedra no templo do Senhor deixe -los tomar nota deste dia, e observar, 1. Como eles tinham ido atrás de mão em suas propriedades antes deste dia. Lembrem-se do momento em que houve uma perda sensível e decadência em tudo o que tinham, Ageu 2:16 . Um homem foi ao seu celeiro, esperando encontrar um monte de vinte medidas de milho, tanto que ele costumava ter a partir de um pedaço tão grande de solo, ou muito usado para ser deixado naquela época do ano, ou tanto que ele tomou é um dado adquirido que havia quando ele foi buscar o último a partir dele, mas ele achou inexplicavelmente diminuiu, e, quando ele veio para medi-lo, havia somente dez medidas que tinha executado em e secos longe na manutenção, ou vermes tinha comido ou ele foi roubado. Da mesma maneira que ele foi para o lagar, esperando para tirar cinquenta vasos de vinho, por tanto ele costumava ter a partir de uma quantidade tão grande de uvas, mas não deu, como de costume, pois ele poderia obter somente vinte. Isto concorda com o que tínhamos, Ageu 1: 9 , . Você olhou para muito, e ele veio a ser pouco Note, ele é a nossa loucura que estamos aptos a aumentar a nossa expectativa da criatura, e que amanhã deve acontecer como neste dia e muito mais abundante, mas que são comumente decepcionado, e quanto mais esperamos que o mais grave a decepção é. Nas lojas e tesouros da nova aliança não precisamos temer estar decepcionado quando chegamos pela fé para desenhar a partir deles. Mas isto não foi tudo. Deus fez visivelmente lidar com eles no tempo ( Ageu 2:17 ): Feri-vos com blastings, ventos e geadas, o que fez cada coisa verde a murchar, e com ferrugem, que sufocou o milho quando ele estava tricotando, e com saraiva, , que golpeado-o para baixo e quebrou-lo quando ele tinha crescido para alguma maturidade, assim, eles ficaram desapontados em todo o trabalho das suas mãos, enquanto eles esqueceram de colocar a sua mão para a obra de Deus e trabalhar nisso. Nota, Enquanto não tomamos cuidado de interesse de Deus, não podemos esperar que ele deve cuidar de nossos. E, quando ele assim caminha contrário a nós, ele espera que devemos voltar para ele e para o nosso dever. Mas este povo quer não viu a mão de Deus nele (imputando-lo ao acaso), ou não viu seu próprio pecado como a causa provocando dele, e, portanto, não se virou para ele. Eles eram muito tempo incorrigível e unhumbled sob estas repreensões, de modo que a mão de Deus foi estendida ainda, para o povo não se voltou para ele que os feriu, Isaías 09:12 , 13 . Eles podem facilmente observar que, enquanto eles continuaram na negligência do trabalho do templo todos os seus assuntos andaram para trás. Mas, 2. Deixe-os agora observar, e eles devem achar que de hoje em diante Deus os abençoaria ( Ageu 2:18 , 19 ): " Considere agora se quando você começar a mudar seu caminho em direção a Deus você não encontrar Deus mudando o seu caminho em direção a você a partir de hoje, quando você cair para trabalhar sobre o templo, considerá-lo, eu digo, e você deve encontrar uma volta notável dado para o melhor para todos os seus assuntos. está ainda semente no celeiro? Sim, é e ainda não jogado no chão. as árvores frutíferas fazer o que ainda não broto, a videira, a figueira, e a oliveira, não têm como ainda levados para fora, de modo que nada parece prometer uma boa colheita ou vintage no próximo ano. a natureza não prometo, mas agora que você começar a aplicar para valer para o seu dever, o Deus da natureza promete que ele disse, a partir deste dia eu vou te abençoe. é um trabalho o melhor dia do que você nunca fez em suas vidas, para, portanto, você pode datar o retorno de sua prosperidade ". Ele não diz o que deve ser, mas, em geral, eu te abençoarei e aqueles que sabem o que são os frutos decorrentes da bênção de Deus sabem que podem desejar não mais fazê-los felizes. " Eu te abençoarei, e então você deve se recuperar em breve todas as suas perdas, deve prosperar tão rápido como antes de ir para trás, para a bênção do Senhor, que enriquece, e aqueles a quem ele abençoa é abençoado de fato. " Nota: Quando começamos a fazer consciência do nosso dever para com Deus, podemos esperar a sua bênção e esta árvore da vida é tão conhecida por seus frutos que se pode discernir quase um dia uma inacreditável guinada de Providence em favor daqueles que retornam em um caminho do dever, para que eles e outros podem dizer que a partir deste dia, eles são abençoados. Ver Malaquias 3:10 . E Quem é sábio observe estas coisas, e compreender por eles a misericórdia do Senhor.

 

versículos 20-23

Promessas encorajadores uma promessa de Zorobabel.    BC 520.

20 E mais uma vez a palavra do L ORD veio a Ageu, aos vinte e quatro dias do mês, dizendo: 21Speak a Zorobabel, governador de Judá, dizendo: Farei tremer os céus ea terra 22 E eu vou derrubar o trono dos reinos , e destruirei a força dos reinos das nações e eu destruirei o carro, e aqueles que andar com eles e os cavalos e os seus cavaleiros cairão, cada um pela espada do seu irmão. 23in naquele dia, diz o L ORD dos exércitos, eu tomo a ti, ó Zorobabel, servo meu, filho de Sealtiel, diz o L ORD , e te farei como um anel de selar; porque te escolhi, diz o L ORD dos hospedeiros.

 

Após o sermão de Ageu populum anúncio - ao povo, aqui segue um, no mesmo dia, ad magistratum - aos magistrados, uma palavra dirigida particularmente a Zorobabel, governador de Judá, que era um homem ativo de liderança neste bom trabalho que as pessoas agora definir aproximadamente, e, portanto, ele deve ter algumas marcas específicas colocadas sobre ele ( Ageu 2:21 ): fala a Zorobabel, governador de Judá, falar com ele sozinho. Ele tem pensamentos em sua cabeça muito superiores aos das pessoas comuns, como príncipes sábios estão acostumados a ter que mover-se em uma esfera mais elevada e maior do que os outros. Os povo da terra estão em cuidados sobre suas searas e vinhas Deus assegurou-lhes que eles prosperaram, e esperamos que irá torná-los fácil, mas Zorobabel está preocupado com a comunidade e seus interesses, sobre as nações vizinhas, eo revoluções de seus governos, e o que será dos poucos e fracos judeus nessas mudanças e convulsões, e como um pobre príncipe, como ele é deve ser capaz de manter a sua terra e servir o seu país. "Vá para ele", diz Deus ", e dizer-lhe tudo estará bem com ele e seu remanescente, e deixe que torná-lo fácil."

 

  1. Que ele espera ouvir de grandes comoções nas nações da terra, e deixá-los não ser uma surpresa para ele, eis que lhe é dito deles antes ( Ageu 2:21 , 22 ): Farei tremer os céus ea . terra Isso ele tinha dito antes ( Ageu 2: 6 , 7 ), e agora diz-lo novamente a Zorobabel deixá-lo esperar tempos de agitação, concussões universais. O mundo é como o mar, como a roda, sempre em movimento, mas às vezes em uma turbulenta especial maneira. Mas, Bendito seja Deus, se a terra ser abalado, é para agitar o mau fora dele, Job 38:13 . Nas visões apocalípticas terremotos augura nada de nenhum mal para a igreja. Aqui os céus ea terra estão abalados, que opressores orgulhosos pode ser quebrado e trazido para baixo: . Vou derrubar o trono dos reinos A monarquia caldéia, que tinha sido o trono dos reinos um grande tempo, já foi derrubado e os poderes que estão e ainda estão por vir, devem de igual modo ser derrubado seu dia virá a cair. 1. Apesar de ser sempre tão poderoso, mas a força de seus reinos será destruído. Eles confiam em carros e cavalos ( Salmo 20: 7 ), mas os seus carros serão derrubados, e as que andar neles, para que eles não serão capazes de atacar o povo de Deus, a quem perseguem, e não para escapar dos julgamentos de Deus, que os perseguem. 2. Embora não aparecer nenhum propensos a ser os instrumentos de sua destruição, mas Deus vai realizá-lo, porque eles serão trazidos para baixo cada um pela espada do seu irmão. Este lê o castigo de todos os inimigos da igreja de Deus, que não se arrependerá para lhe darem glória parece igualmente concebido como uma promessa de vitória de Cristo sobre os poderes das trevas, sua derrubada do trono de Satanás, para que o trono dos reinos, o trono do deus deste mundo, a tomada dele toda a armadura em que confiava e divide os despojos. e tudo se opor regra, principado, e poder, deve ser colocado para baixo, que o reino pode ser entregue a Deus, o Pai.

 

  1. Deixe-o depender dele que ele deve ser seguro sob a proteção divina no meio de todas estas comoções, Ageu 2:23 . Zorobabel foi ativo para construir uma casa de Deus, e, portanto, Deus faz a mesma promessa a ele como ele fez com David por ocasião como - que ele iria construir-lhe uma casa, e estabelecer que, mesmo naquele dia , quando o céu ea terra são abalada. Esta promessa se refere a este bom homem a si mesmo e à sua família. Ele honrou a Deus, e Deus iria homenageá-lo. Seus sucessores da mesma forma em que o governo de Judá pode levar encorajamento de que embora a sua autoridade era muito precária, como aos homens, mas Deus iria confirmá-la, e isso iria contribuir para a estabilidade das pessoas sobre as quais Deus os havia definido. Mas essa promessa tem uma referência especial a Cristo, que linearmente descendente de Zorobabel, e é o único construtor do evangelho templo. 1. Zorobabel é aqui possuído como servo de Deus, e é uma menção honrosa, que fica feita por ele, como Moisés e David meus servos. Quando Deus destrói seus inimigos, ele vai preferir seus servos. Nosso Senhor Jesus é o servo do Pai na obra da redenção, mas fiel como um filho, Isaías 42: 1 . 2. Ele é de propriedade como eleitos de Deus: Eu te escolhi para este cargo e que Deus faz a escolha de que ele vai fazer uso. Nosso Senhor Jesus é escolhido de Deus, 1 Pedro 2: 4 . E ele é a cabeça do remanescente escolhido nele eles são escolhidos. 3. prometeu-se que, sendo escolhido, Deus vai fazê-lo como um sinete. Jeconias tinha sido como o sinete na mão direita de Deus, mas foi arrancado de lá ( Jeremias 22:24 ) e agora Zorobabel é substituído no quarto dele. Ele deve ser próximo e querido por Deus, preciosa aos seus olhos, e de muito respeito, e sua família deve continuar até a primavera Messias fora dele, que é o anel na mão direita de Deus. Este íntimos, (1.) O prazer do Pai tem em si. Nele declarou ele uma e outra vez se a ser bem satisfeito. Ele é definido como um selo sobre seu coração, um selo sobre o seu braço é trazido chegar a ele ( Daniel 7:13 ), está escondido na sombra da sua mão, Isaías 49: 2 . (2.) O domínio que o Pai lhe confiou. Princes assinar seus editais, subsídios e comissões, com seus sinete-rings, Esther 3:10 . Nosso Senhor Jesus é o sinete na mão direita de Deus, pois todo o poder é dado a ele e derivados a partir dele. Por ele, o grande fundador do evangelho é assinado e ratificado, e é nele que todas as promessas de Deus são sim e amém.
  2. fonte www.avivamentonosul.com