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A FALSA DOUTRINA QUEBRA DE MALDIÇÃO
Como todo ensino controverso da interpretação hereditaria foi concebida a partir da má da interpretação biblica ,e faz parte de um pacote de novidades que surgem periodicamente em noss meio ,é como um novo produto no mescado.E, essas novidades acabam enraizando ,criando sérios´problemas para a vida da igreja.
A MALDIÇÃO HEREDITÁRIA ,ENGANO DOUTRINÁRIO
Esse ensino diz que qualquer pessoa mesmo aquelas já convertidas á Cristo ,que carregam consigo certos problemas,não conseguirão se libertar deles ,se não quebrar as maldições das gerações passadas(EZ18.20).Se acontecer na vida da pessoa ou de sua fámilia problemas ,porque os seus ancestrais deram lugar ao diabo,e agora a sua familia está sob"maldição""hereditaria",entretanto a biblia afirma ,que os que estão em Cristo Jesus ,são novas criaturas as coisas velhas já passaram ficaram para traz .(2°Cor 5.17).
1°.A punição dos nosso pecados pais e filhos
Esse é um dos textos prediletos dos pregadores que ensinam sobre a crença na maldição hereditaria de EX20.5-6.No entanto ,no texto o que está em foco não são maldições herditaria e sim os efeitos do pecado.A biblia deixa bem claro que a responssabilidade pelos pecados é inidividual.(EZ18.1-4).
2°.Doenças como maldição hereditaria
Assim ,se uma pessoa é acometida de certa enfermidade,como câncer,por exemplo,é porque essa doença se fez presente em gerações passadas,é um maldição herdada que precisa ser quebrada.Jesus certa vez foi arguido pelos seus discipulos sobre um determinado cego de nascença ,respondeu veja(jo 9.2-3).
3°.Maldição de nomes própios
Outra crença desta teologia é de que há nomes própios cujos significados são carregados de uma carga negativa muito grande ,e uma vez que se dá um desses nomes a uma pessoa,o mesmo pode se constituir em fator de maldição de vida.Há inumeros nomes na biblia cujos significados não correspondem á quilo que as pessoas foram na prática:absalão-pai da paz-judas-louvor,apolo-nome de um deus da mitologia grega.O que faz o nome é o caráter da pessoa.Um dia,todos os salvos terão um novo nome(ap 2.17).
HÁ PODER EM SUAS PALAVRAS
Um chavão que se tornou comum no meio evangélico é que "há poder em suas palavras"(pv 18.21).Segundo este astuto ensino ,as palavras estã carregadas de poder,tanto para abençoar,como para amaldiçoar,basta que sejam pronunciadas e assim acontecerão.É certo que todos nós temos que ter cuidado e responssabilidade com aquilo que pronunciamos,até mesmo em pronunciamos,até mesmo em função da nossa condição de filhos de Deus(pv 13.3,21.23),mas não há nenhum apoio biblico para a crençade que a palavra tem poder objetivo em si mesma.
1.O poder de abençoar e amaldiçoar
As condições para as bençãos e as maldições estão fixadas pele palavra de Deus ,e se relacinam diretamente com a obediencia(DT28.1 DT 28.15).Nenhuma palavra tem poder em si mesma de abençoar ou amaldiçoar.
2.Palavras ,poder absoluto ou influencia?
Não podemos ignorar a influencia relativa que a palavra pode exercer na vida das pessoas.Uma criança ,que vive em um ambiente de ódio,discórdia e mentiras tem maires possibilidades de desevolver um carater baseado nestes valores do que uma que vve em um lar cheio de amor ,concordia e verdade(1°co 15.33).
3.O que fazer com os inimigos
Jesus nos ensinou acerca dos nossos inimigos.(MT 5.43-44).As atitudes do cristão em relação ao seu próximo ,mesmo que ele o odeie está expresso nestas célebres palavras de Jesus ,registradas no texto acima.
A RESPONSABILIDADE É INDIVIDUAL
Que culpa tem a pessoa pelos seus pecados que os antepassados praticavam?Deveria ler a biblia,pois ele ensina que a responsabilidade é individual(EZ 18.20).Ao contrário,é preciso que ela creia no poder da salvação,que quebra todas as maldições(RM8.1).
1.Mania de transferência
Em ezequiel 18.1-4,o profeta exorta o povo a tomar consiência da individulidade na responssabiblidade pelo pecado.Ele descreve nesta profecia três gerações para mostrar que cada uma sofreu pelos seus própios pecados.Entretanto,o homem sempre foi buscar fora da vida as razões e os motivos de seus erros(LM3.39).Adão culpou Eva ,que por sua vez culpou a serpente(GN3.12-13).Infelizmente ,a teologia das maldição hereditarias faz parte desta "mania milenar".
2.O medo de assumir
O medo de assumir rsponssabiblidade é uma das atitudes mais desvastadoras da natureza humana(GN 4.9 JS7.10-11).Certamente aí reside a causa de tantas pesoas espirutualmente enfermas,que ao invez de crerem no poder da confissão como unido caminho capaz de quebrar todas as maldições ,ficam adianatando a bençãos do perdão (HB4.14-16).
MALDIÇÃO HEREDITÁRIA OU FALTA DE SANTICAÇÃO
Se o cristão tem problemas que o afligem em sentido geral senteciando-o a viver uma vida de lamúria e sofrimento ,não existe caminho melhor do que confiar em Deus ,em seu amor(HB4.16),chegando com confiança diante do trono da graça e recebendo pela confissão,o perdão de seus pecados(FP 3.13-14).
1.As maldições das atitudes
A porta de entrada das bençãos de Deus em nossas vidas são as nossas atitudes ,principalmente a de abedece-lhe ,mesmo que nos custe algum preço ,assim como fez Moises HB11.24-26).Se o homem preferir uma de distanciamento e desobediância receberá o prêmio da condenação presente em forma de maldição e ,por fim,se não se arrepender ,a condenação eterna(MC 16.16).
2.Uma benção chamada conversão
Na parabola do filho pródigo ,Jesus exemplificou atravcés da vida do filho moço ,as duas condições em que o homem pode se achar:estar em cristo ,ou estar fora dele,nunca nas duas condições ao mesmo tempo.Estar nele é de maior benção(LC 15.18).Estar fora dele é a maior maldição.O que ele determina uma ou outra condição é que o homem toma em relação a Deus(TG 4.8).Assim sendo ,a única maneira de se quebrar a maior de todas as maldições é atravez de uma conversão genuinamente verdadeira(RM8.1).
3.Uma saída chamada santificação
A quebra de maldição herditaria induz o crente a viver irresponssavelmente a sua vida cristã,porque atribui áquilo que ele faz de negativo ,como sendo o reflexo do que as suas gerações passadas praticaram ,ao passo que a biblia nos desafia a uma vida de renuncia ás obras da carne(gl 5.16-21) e o culto de uma vida de profunda devoção a Deus(col 3.1-3).
Conclusão
Temos de ser cautelosos,pois vivemos em um tempo de inverdades em que as experiencias parecem estar mais valorizadas do que a própia Palavra .E para este tempo do fim nada melhor do que submetermos todas as dimenções do nosso viver ao crivo das Escrituras)(AP 2.29).