historia do canon do novo testamento
historia do canon do novo testamento
HISTORIA DO CANOS DO NOVO TESTAMENTO
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I. Duas considerações preliminares
1. primeiros cristãos tinham o Antigo Testamento
2. Sem intenção de escrever o Novo Testamento
II. Três Etapas do Processo
1. A partir dos Apóstolos a 170 anúncio
(1) Clemente de Roma; Inácio; Policarpo
(2) Forças de aumentar o valor dos escritos
HISTORIA DO CANON DO NOVO TESTAMENTO
(A) Os apologistas, Justino Mártir
(B) os gnósticos, Marcião
2. A partir de 170 a 220 ad ad
(1) Irineu
(2) Fragmento Muratoriano
3. 3 e 4 Séculos
(1) Origen
(2) Dionísio
(3) Cipriano
(4) Eusébio
(5) Atanásio
(6) Concílio de Cartago; Jerome; Augustine
Literatura
I. Duas considerações preliminares
O cânone é a coleção de 27 livros que a igreja (em geral) recebe como seus Novo Testamento. A história do cânone é a história do processo pelo qual esses livros foram reunidos e seu valor como Sagradas Escrituras reconhecida oficialmente. Esse processo foi gradual, promovido por necessidades concretas, e, embora, sem dúvida, contínuo, está em seus estágios iniciais difícil de rastrear. É sempre bem em voltar-se para o estudo do que ele tem em mente duas considerações que incidem sobre as primeiras fases de todo o movimento. Estes são:
1. primeiros cristãos tinham o Antigo Testamento
Os primeiros cristãos tinham em suas mãos o que era uma Bíblia para eles, ou seja, as Escrituras do Antigo Testamento. Estes foram usados para uma medida surpreendente na instrução cristã. Por todo um século após a morte de Jesus foi este o caso. Estas Escrituras eram lidas nas igrejas es, e poderia haver a princípio nenhuma idéia de colocar ao lado deles novos livros que poderia para um ranking momento com eles em honra e autoridade. Tem sido uma e outra vez discutiu se o cristianismo a partir do primeiro foi um "livro-religião". A decisão da questão depende do que é referido pela palavra "livro". Cristianismo certamente tinha desde o início um livro que reverenciavam - Antigo Testamento - mas anos se passaram antes que ele teve até mesmo o início de um livro de seu próprio país. O que tem sido chamado de "a riqueza de materiais de vida canônica", ou seja, profetas e mestres, fez palavras de valor subordinado escrito. Nesta mesma ensino, no entanto, com as suas tradições orais colocar os primórdios do que o movimento que acabou por ser a emitir em um cânone de escritos.
2. Sem intenção de escrever o Novo Testamento
Quando o trabalho real de escrita começou há ninguém que enviou uma epístola ou moldado um evangelho tinha diante de si o propósito definido de contribuir para a formação do que chamamos de "a Bíblia". Todos os escritores do Novo Testamento olhou para "o fim" tão perto. Suas palavras, por isso, foram para atender às necessidades concretas na vida das pessoas com quem eles estavam associados. Eles não tinham idéia de criação de uma nova literatura sagrada. E, no entanto estes escritos incidental ocasionais têm vindo a ser nosso escolhidos Escritura. As circunstâncias e influências que levaram a este resultado está aqui brevemente exposto.
II. Três Etapas do Processo
Por conveniência de arranjo e definição de impressão de todo o processo pode ser marcadas em três etapas: (1) que, desde o tempo dos apóstolos até cerca de 170 ad; (2) que a dos últimos anos do segundo século e a abertura do 3º (170-220 dC); (3) a do terceiro e quarto séculos. No primeiro, buscar as evidências do crescimento na apreciação do valor peculiar dos escritos do Novo Testamento; no segundo descobrimos o claro reconhecimento, cheio de uma grande parte desses escritos como sagrado e autoritário; no terceiro a aceitação do cânon completo no Oriente e no Ocidente.
1. A partir dos Apóstolos a 170 Ad
(1) Clemente de Roma; Ignarius; Policarpo
O primeiro período que se estende de 170 anúncios. - EUt não está dentro do escopo deste artigo para recontar a origem dos vários livros do Novo Testamento. Este pertence propriamente à Testamento Introdução Nova (que ver). Até o final do primeiro século todos os livros do Novo Testamento foram na existência. Eles eram, como tesouros de dados da igreja es, amplamente separados e honrado como contendo a palavra de Jesus ou o ensinamento dos apóstolos. Desde o primeiro a autoridade de Jesus tinha pleno reconhecimento em todo o mundo cristão. Todo o trabalho dos apóstolos era na interpretação dele para o crescimento da igreja . Suas palavras e sua vida foram, em parte, para a iluminação do Antigo Testamento; integralmente para a compreensão da vida e seus problemas. Em cada assembléia de cristãos desde os primeiros dias Ele foi ensinado assim como o Antigo Testamento. Em cada igreja para que uma carta foi escrita que epístola também foi lido. Paulo pediu que suas cartas ser lido dessa maneira ( 1 Tessalonicenses 5:27 ; Colossenses 4:16 ). Neste escuta atenta da exposição de algum evento na vida de Jesus ou para a leitura da epístola de um apóstolo começou a "autorização" das tradições sobre Jesus e os escritos apostólicos. O alargamento da área da igreja e da partida dos apóstolos de terra enfatizado cada vez mais o valor do que os escritores do Novo Testamento deixaram atrás de si. Muito cedo o desejo de ter o benefício de toda a instrução possível levou à troca de escritos cristãos. . Policarpo (? 110 ad) escreve aos Filipenses: "Tenho recebido cartas de você e de Inácio Você me recomendar para enviar em seu para a Síria; vou fazê-lo pessoalmente ou por outros meios Em troca, eu lhe enviar o. . carta de Inácio, assim como os outros que eu tenho em minhas mãos e para o qual você fez pedido eu adicioná-los à atual, pois eles vão servir para edificar sua fé e perseverança "(Epístola aos Filipenses,XIII). Esta é uma ilustração do que deve ter acontecido para aprofundar o conhecimento dos escritos dos apóstolos. Apenas quando e em que medida "coleções" de nossos livros do Novo Testamento começou a ser feita, é impossível dizer, mas é justo inferir que uma coleção das epístolas paulinas existia na época Policarpo escreveu ao Phil e quando Inácio escreveu suas sete cartas às igrejas es da Ásia Menor, ou seja, cerca de 115 anúncios. Há uma boa razão para pensar também que os quatro Evangelhos foram reunidos em alguns lugares tão cedo quanto isso. Uma clara distinção, no entanto, deve ser mantido em mente entre "coleções" e esse reconhecimento como nós implicam na palavra "canonical". A recolha de livros foi uma das etapas preliminares a este. Exame do testemunho do Novo Testamento, neste momento inicial indica também que é dado com a intenção de enquadrar a canonicidade dos livros do Novo Testamento. Em inúmeros casos apenas "ecos" do pensamento das epístolas aparecer; novamente cotações são incompletos; ambos mostrando que as palavras da Escritura são usados como a expressão natural do pensamento cristão. Da mesma forma, os Padres Apostólicos se referem aos ensinamentos e ações de Jesus. Eles testemunham "à substância e não a autenticidade dos Evangelhos". Que tudo isso pode ser mais evidente notemos mais detalhadamente o testemunho da idade subapostolic.
Clemente de Roma , em 95 ad, escreveu uma carta em nome dos cristãos de Roma para aqueles em Corinto. Nesta carta, ele usa material encontrado em Mt, Lc, dando-lhe uma renderização livre (veja os capítulos 46 e 13); ele tem sido muito influenciado pela Epístola aos Hebreus (veja os capítulos 9, 10, 17, 19, 36). Ele sabe romanos, Corinthians, e não são encontrados ecos de 1 Timóteo, Tito, 1 Pedro e Efésios.
As Epístolas de Inácio (115 dC) têm correspondência com os nossos evangelhos em vários lugares (Ef 5; Rm 6; 7) e incorporar a linguagem de quase todas as epístolas paulinas. A Epístola aos Policarpo faz grande uso de Phil, e, além disso cita nove das outras epístolas paulinas. Inácio cita Mateus, aparentemente de memória; Também a partir de 1 Pedro e 1 João. Em relação a todas estas três escritores - Clement, Policarpo, Inácio - não é suficiente para dizer que eles nos trazem reminiscências ou citações deste ou daquele livro. Seu pensamento é tingido por toda com Novo Testamento verdade. À medida que avançamos um pouco mais para baixo os anos que vêm para "O Ensino dos Doze Apóstolos" (cerca de 120 ad na sua forma actual, verDidaqué); a Epístola de Barnabé (cerca de 130 dC) e o Pastor de Hermas (cerca de 130 dC). Estes exibem os mesmos fenômenos que aparecem nos escritos de Clemente, Inácio e Policarpo, tanto quanto as referências ao Novo Testamento estão em causa. Alguns livros são citados, e o pensamento dos três escritos ecoa uma e outra vez os ensinamentos do Novo Testamento. Eles dão testemunho distinto para o valor do "evangelho" e a doutrina dos apóstolos, tanto de modo a colocar estes claramente acima das suas próprias palavras. É na Epístola de Barnabé que primeiro vem sobre a frase "está escrito", referindo-se a um livro do Novo Testamento (Mateus) (veja Epis ., IV.14). Neste profundo senso de valor foi envolvida a sensação de authoritativeness, que lentamente foi encontrar expressão. É bom acrescentar que o que temos descoberto até agora era verdade em partes amplamente separadas do mundo cristão como por exemplo, Roma e na Ásia Menor.
(2) Forças de aumentar o valor dos escritos
Os apologistas (A), Justino Mártir
A literatura do período que estamos examinando não foi, no entanto, totalmente do tipo de que estamos falando. Duas forças foram chamando outras expressões do valor singular dos escritos dos apóstolos, seja evangelhos ou epístolas. Estes foram ( a ) a atenção do governo civil , tendo em vista o rápido crescimento do cristão igreja e ( b ) heresia . O primeiro trouxe à defesa ou ao elogio do cristianismo os apologistas , entre os quais estavam Justino Mártir, Aristides, Melito de Sardes e Teófilo de Antioquia. De longe, a mais importante delas foi Justino Mártir, e seu trabalho pode ser considerado como representativo. Ele nasceu por volta de 100 dC, em Siquém, e morreu como mártir em Roma, em 165 anúncios. Seus dois Apologies e do Diálogo com Trifon são as fontes para o estudo de seu testemunho. Ele fala das "Memórias dos Apóstolos chamados evangelhos" (Ap., I.66), que foram lidos no domingo alternadamente com os profetas (i.67). Aqui emerge que a equivalência de valor destas "Evangelhos" com Escrituras do Antigo Testamento que pode realmente marcar o início de canonização. Que esses Evangelhos eram os nossos quatro Evangelhos como temos agora eles é ainda uma questão em causa; mas a evidência é importante que eles eram. (Veja Purves, Testemunho de Justino Mártir para cristianismo primitivo , Lect V.) O fato de que Taciano, seu pupilo, fez uma harmonia dos Evangelhos, ou seja, dos nossos quatro Evangelhos, também pesam sobre a nossa interpretação de Justin "Memórias". (Veja Hemphill, O Diatessaron de Taciano .) O único outro livro do Novo Testamento que menciona Justin é o Apocalipse; mas ele parece ter conhecido os Atos, seis epístolas de Paulo, hebraico e 1 João, e ecos de ainda outras epístolas são perceptíveis. Quando ele fala dos apóstolos É depois dessa forma: "Pelo poder de Deus proclamaram a cada raça de homens que foram enviados por Cristo para ensinar a todos a Palavra de Deus" ( Ap , I.39.). É discutível, no entanto, se esta se refere a mais do que a pregação real dos apóstolos. O início da formação do cânone está na posição e autoridade que os Evangelhos.
(B) gnósticos, Marcião
Enquanto os apologistas eram elogiar ocupado ou defender o cristianismo, heresia , sob a forma de gnosticismo também foi convincente atenção para o assunto dos escritos dos apóstolos. Desde o início mestres gnósticos alegou que Jesus tinha favorecido os escolhidos dos seus apóstolos com um corpo de verdade esotérica que tinham sido transmitidos pela tradição secreta. Esta a igreja negou, e na polêmica que continuou ao longo dos anos a questão do que foram escritos com autoridade se tornou mais e mais pronunciado. Basilides por exemplo, que ensinou em Alexandria durante o reinado de Adriano (AD 117-38), tinha por sua autoridade segredo a tradição secreta do apóstolo Matias e de Glaucias, um suposto intérprete de Pedro, mas ele dá testemunho de Mateus, Lucas, John, Romanos, 1 Coríntios, Efésios, Colossenses e no esforço para recomendar as suas doutrinas, e, o que é mais, dá-lhes o valor das Escrituras, a fim de apoiar de forma mais segura seus ensinamentos. (Veja Philosophoumena de Hipólito, VII, 17). Valentino, traçando a sua autoridade através Theodas para Paul, faz o mesmo uso geral dos livros do Novo Testamento, e Tertuliano diz-nos que ele apareceu para usar todo o Novo Testamento como então conhecido.
O mais notável dos gnósticos foi Marcião , natural do Ponto. Ele foi para a Roma (por volta de 140 dC), não rompeu com a igreja e se tornou um herege perigoso. Em apoio a suas visões peculiares, ele formou um cânone de seu próprio que consistia do Evangelho de Lucas e dez das epístolas paulinas. Ele rejeitou as Epístolas Pastorais, hebreus, Mateus, Marcos, João, Atos, as epístolas católicas e do Apocalipse, e fez uma recensão de tanto o evangelho de Lucas e as epístolas de Paulo, que ele aceitou. Sua importância, para nós, no entanto, está no fato de que ele nos dá a primeira evidência clara da canonização das epístolas paulinas. Tal uso das Escrituras, inevitavelmente suscitou tanto crítica e uma mais clara marcação fora daqueles livros que eram para ser usado nas igrejas es que se opõem à heresia, e assim "na luta com o gnosticismo o cânon foi feita." Estamos, portanto, trouxe para o final do primeiro período em que marcamos a coleção de livros do Novo Testamento, em maiores ou menores bússola, a crescente valorização de-los como depoimentos da verdade de Jesus e seus apóstolos, e, finalmente, o movimento em direção à reivindicação de sua authoritativeness como defronte ensino pervertido. Nenhuma linha aguçada para um dado ano, pode ser estabelecida entre a primeira fase do processo e o segundo. Forças de trabalho no primeiro ir para o segundo, mas os resultados são realizadas no segundo o que lhe confere o direito de separar consideração.
2. A partir de 170 ad a 220 dC
O período de 170 a 220 anúncio anúncio .- To seu é a idade de uma literatura teológica volumosa ocupado com as grandes questões da igreja canon e credo. É o período dos grandes nomes de Irineu, Clemente de Alexandria, e Tertuliano, que representam, respectivamente, na Ásia Menor, Egito e África do Norte. Na passagem em que entramos na clara luz da história cristã. Não há mais qualquer dúvida quanto a um cânon do Novo Testamento; a única diferença de julgamento é a sua extensão. O que tem sido lenta mas seguramente, moldando-se na consciência da igreja agora vem para limpar expressão.
(1) Irineu
Essa expressão podemos estudar em Irineu como representante do período. Ele nasceu na Ásia Menor, viveu e ensinou em Roma e tornou-se mais tarde bispo de Lyon. Ele tinha, portanto, uma grande familiaridade com as igrejas es, e era peculiarmente competente para falar sobre a decisão geral do mundo cristão. Como um aluno de Policarpo, que foi discípulo de João, ele está conectado com os próprios apóstolos. Um defensor fervoroso da verdade, ele faz com que o Novo Testamento, em grande parte a sua autoridade, e, muitas vezes apela para ele. Os quatro Evangelhos, os Atos dos Apóstolos, as epístolas de Paulo, várias das epístolas católicas e do Apocalipse são para ele Escritura no sentido mais pleno. Eles são genuínos e autoritário, tanto assim como o Antigo Testamento sempre foi. Ele debruça sobre o fato de que existem quatro evangelhos, o próprio número que está sendo prefigurada na quatro ventos e os quatro cantos da terra. Toda tentativa de aumentar ou diminuir o número é uma heresia. Tertuliano leva praticamente na mesma posição ( Adv. Marc ., iv. 2), enquanto Clemente de Alexandria cita todos os quatro Evangelhos como "Escritura". Até o final do século segundo o cânon dos evangelhos foi liquidada. O mesmo é verdade também das epístolas paulinas. Irineu faz mais de duas centenas de citações de Paul, e olha para suas epístolas como Escritura ( Adv. Haer ., iii.12, 12). Na verdade, neste momento, pode-se dizer que o novo cânone era conhecida sob a designação de "O Evangelho e os Apóstolos", em oposição à velha como "a Lei e os Profetas." O título "Novo Testamento" parece ter sido usado pela primeira vez por um escritor desconhecido contra Montanism (cerca de 193 dC). Ela ocorre frequentemente após isso em Orígenes e escritores posteriores. Ao considerar todo este testemunho dois fatos devem ter destaque: (1) a sua vasta extensão: Clement e Irineu representam partes da cristandade, que são amplamente separadas; (2) A relação desses homens para aqueles que vieram antes deles. Suas vidas, juntamente com seus antecessores durou quase todo o tempo dos apóstolos. Eles mas expressou a sentença que silenciosamente, gradualmente foram selecionando a opção "Escritura", que eles livremente e totalmente reconhecido e para que eles fizeram recurso.
(2) O Fragmento Muratoriano
Só aqui nos deparamos com o Fragmento Muratoriano, assim chamado porque descoberto em 1740 pelo bibliotecário de Milão, Muratori. Ele data de algum tempo perto do final do século 2, é de interesse vital no estudo da história do cânon, pois nos dá uma lista de livros do Novo Testamento e está preocupado com a questão do próprio cânone. O documento vem de Roma, e Lightfoot atribui a Hipólito. Sua lista contém os Evangelhos (a primeira linha do fragmento é incompleta, começando com Mark, mas Matthew está claramente implícito), os Atos dos Apóstolos, as epístolas paulinas, o Apocalipse, 1 e 2 de John (talvez por implicação a terceira) e Jude. Não menciona hebraico, 1 e 2 Pedro, James. Nesta lista temos praticamente a posição real do cânone na final do século 2. Completa unanimidade não tinha sido alcançado em referência a todos os livros que estão agora entre as capas de nosso Novo Testamento. Sete livros ainda não tinha encontrado um lugar seguro ao lado do evangelho e São Paulo em todas as partes da igreja . Os palestinos e sírios igreja es por um longo tempo rejeitou o Apocalypse, enquanto algumas das epístolas católicas estavam no Egito considerada duvidosa. A história da aceitação final delas pertence ao terceiro período.
3. 3 e 4 Séculos
(1) Origen
O período incluído pelos 3º e 4º séculos - EUt foi dito que "a questão do cânon não fez muito progresso no decorrer do século 3" (Reuss, História da Canon das Sagradas Escrituras , 125). Temos o testemunho de alguns professores notáveis principalmente a partir de um centro, Alexandria. Sua análise da questão do livro disputada serve aqui apenas uma finalidade. De longe o nome mais ilustre do século 3 é Orígenes . Ele nasceu em Alexandria cerca de 185 ad, e antes que ele tinha dezessete anos tornou-se um instrutor na escola para os catecúmenos. Em 203, foi nomeado bispo, experimentou várias fortunas, e morreu em 254. Sua fama repousa sobre sua capacidade como um exegeta, embora ele trabalhou arduamente e com sucesso em outros campos. Seu testemunho é de alto valor, não apenas por causa de seus próprios estudos, mas também por causa de seu amplo conhecimento do que se pensava em outros centros cristãos no mundo de seu tempo. Espaço nos permite apenas para dar de forma resumida as suas conclusões, especialmente no que diz respeito aos livros ainda em dúvida. Os Evangelhos, as epístolas paulinas, os atos, ele aceita sem questionar. Ele discute com algum pormenor a autoria do He, acredita que "só Deus sabe quem o escreveu," e aceita-lo como Escritura. Seu testemunho ao Apocalipse é dado na sentença: "Portanto, João, filho de Zebedeu, diz no Apocalipse." Ele também dá a certeza testemunha Jude, mas oscila em relação a James, 2 Pedro, 2 João e 3 João.
(2) Dionísio
Outro nome observou deste século é Dionísio de Alexandria , discípulo de Orígenes (morto em 265). Sua discussão mais interessante é sobre o Apocalipse, o que ele atribui a um desconhecido John, mas ele não contesta a sua inspiração. É um fato singular que o western igreja aceite este livro a partir do primeiro, enquanto que a sua posição no Oriente era variável. Por outro lado a Epístola aos Ele era mais inseguro no Ocidente do que no Oriente. Em relação às epístolas católicas Dionísio suporta James, John 2, e 3 João, mas não 2 ou Peter Jude.
(3) Cipriano
No Ocidente, o nome de Cipriano , bispo de Cartago (248-58 dC), foi mais influente. Ele estava muito envolvido em polêmica, mas um homem de grande força pessoal. O Apocalipse ele muito honrado, mas ele ficou em silêncio sobre a Epístola aos Hebreus. Ele refere-se a apenas duas das epístolas católicas, 1 Pedro e 1 João.
Estes testemunhos confirmam o que foi dito acima, a saber, que o fim do século 3 deixa a questão do cânon inteiro sobre onde ele estava no início. 1 Pedro e 1 João parecem ter sido em todos os lugares conhecidos e aceitos. No Ocidente, os cinco epístolas católicas ganhou reconhecimento mais lentamente do que no Oriente.
(4) Eusébio
No início do século 4 Eusébio (270-340 dC), bispo de Cesaréia antes de 315, coloca diante de nós em sua Igreja História (III, capítulos iii-XXV) sua estimativa do cânone em seu tempo. Ele não, claro, usar a palavra cânon, mas ele "conduz uma investigação histórica na crença e na prática das gerações anteriores." Ele viveu a última grande perseguição no início do século 4, quando não só os lugares de culto foram arrasadas, mas também as Sagradas Escrituras estavam nas praças públicas entregues às chamas ( Historia ecclesiastica , VIII, 2). Era, portanto, nenhuma pergunta ociosa que livro um cristão fiel deve estar para que seu Escritura. A questão do cânone tido um significado prático sério. Apesar de algumas obscuridade e aparentes contradições, a sua classificação de livros do Novo Testamento, foi o seguinte: (1) Os livros reconhecidos. Seus critérios de cada uma delas foi autenticidade e apostolicidade e ele colocou nessa lista os Evangelhos, Atos, e as epístolas de Paulo, incluindo a Ele. (2) Os livros em disputa, ou seja, aqueles que tinham obtido apenas um reconhecimento parcial, para a qual ele atribuiu Jas, Jude, 2 Pedro e 2 Jo. Sobre o Apocalipse também não tinha certeza. Neste depoimento, não há muito avanço em relação a do século terceiro. É praticamente o cânone de Orígenes. Tudo isso torna evidente o fato de que até agora nenhuma decisão oficial nem uniformidade de uso na igreja deu um cânon completo. O tempo, no entanto, foi com base em quando várias forças de trabalho eram para trazer muito mais perto esta unanimidade e ampliar a lista de livros reconhecidos. Na segunda metade do século 4 foram feitos repetidos esforços para pôr fim à incerteza.
(5) Atanásio
Atanásio , em uma de suas cartas pastorais em conexão com a publicação do calendário eclesiástico dá uma lista dos livros que compõem a Escritura, e em parte do Novo Testamento estão incluídos todos os 27 livros que hoje reconhecemos. "Estas são as fontes da salvação", escreve ele, "de modo que aquele que tem sede pode estar satisfeito com os dizeres em estes. Que ninguém acrescentar a estes. Não deixe que nada será tirado." Gregório de Nazianzo (falecido em 390 dC) também publicou uma lista omitindo Apocalipse, como fez Cirilo de Jerusalém (morto em 386), e muito, no final do século (4) Isidoro de Pelusium fala do "cânone da verdade, o Divino Escrituras . " Por um tempo considerável do Apocalipse não foi aceito nas palestinos ou sírios igreja es. Atanásio ajudou em direção a sua aceitação na igreja de Alexandria. Algumas diferenças de opinião, no entanto, continuou. O Sírio igreja não aceitar todas as epístolas católicas até muito mais tarde.
(6) Concílio de Cartago, Jerome; Augustine
O Concílio de Cartago em 397, em conexão com o seu decreto "que, além do nada Escrituras canônicas é para ser lido na Igreja sob o nome de Sagradas Escrituras ", dá uma lista dos livros do Novo Testamento. Depois desta forma, houve um esforço para garantir a unanimidade, enquanto ao mesmo diferenças de tempo de julgamento e prática continuada. Os livros que tiveram tratamento variado através destes primeiros séculos foram Ele, o Apocalipse e os cinco epístolas católicas menores. O avanço do cristianismo sob Constantino teve muito a ver com a recepção de todo o grupo de livros no Oriente. A tarefa que o imperador deu a Eusébio para preparar "cinqüenta cópias das Escrituras Divinas" estabeleceu um padrão que com o tempo deu reconhecimento a todos os livros de liquidação duvidosa. No Ocidente, Jerônimo e Agostinho foram os factores de controlo da sua liquidação do cânon. A publicação da Vulgata (de Jerome Bíblia latina , 390-405 dC) praticamente determinou o assunto.
Em conclusão note-se o quanto o elemento humano foi envolvido em todo o processo de formação de nosso Novo Testamento. Ninguém gostaria de disputar uma soberana providencial de tudo. Também é bom ter em mente que todos os livros não têm o mesmo título claro para os seus lugares no cânone, tanto quanto a história de sua comprovação está em causa. Clara e completa, por unanimidade, no entanto, tem sido o julgamento desde o início sobre os Evangelhos, os Atos dos Apóstolos, as epístolas de Paulo, 1 Pedro e 1 João.
Enciclopédia Internacional Standard Bible 1915