Bíblia
Bíblia (anglicizado do Βιβλία grega, pequenos livros ou seja, libelli; latinizado Biblia), a designação popular (geralmente na frase "Bíblia Sagrada") agora em toda parte atual para as Sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento na sua forma coletado presente. Os livros sagrados eram denominados pelos judeus a escrita (כּתִיב, Kethib ', escrita ou מִקרָא, mikra', recitação), um nome do mesmo caráter que o aplicado pelos maometanos (Corão) para indicar o seu volume sagrado. VER ESCRITURAS, SANTO.
A Bíblia está dividida em Antigo e Novo Testamentos, ἡ παλαιά, καὶ ἡ καινὴ διαθήκη. O nome do Antigo Testamento é aplicada aos livros de Moisés por Paulo (2Co 3:14), na medida em que a antiga aliança composta todo o esquema da revelação Mosaic, ea história desta está contido neles. Esta frase, "livro do pacto", feita provavelmente de Ex 24: 7; Ex 1 Macabeus 1:57 (βιβλίον διαθήκης), foi transferido no decurso do tempo por um metonymy-se para significar os escritos. A palavra διαθήκη significa tanto um testamento ou um pacto, mas agora torná-lo testamento, porque os tradutores da versão latina de idade sempre tornava a partir do setembro, mesmo quando foi usado como uma tradução do hebraico, בּרִית, Berith '(aliança), pela palavra Testamentum. Os nomes dados ao Antigo Testamento eram as Escrituras (Mt 21:42), Escritura (2Pe 1:20), as Sagradas Escrituras (Ro 1: 2), as letras sagradas (2 Timóteo 3:15), os livros sagrados (Sanhed . 91, 2), a lei (Jo 12:34), a lei, os profetas e os salmos (Lu 24:44), a lei e os profetas (Mt 5:17), a lei, os profetas, e os outros livros (Prol Ecclus..), os livros da antiga aliança (Ne 8: 8), o livro da aliança (1 Macabeus 1:57; 2 Reis 23: 2). - Kitto, S.V. VER Testamento.
Os outros livros (não no cânon) foram chamados apócrifos, eclesiástico, e deuterocanonical. O termo Novo Testamento tem sido de uso comum desde o século III, e é empregado por Eusébio, no mesmo sentido em que é agora comumente aplicada (Hist. Eccles, 2, 23). Tertuliano emprega a mesma frase, e também a de "o Instrumento Divino" na mesma significação. VER Antilegomena; VER Apocrypha.
concordância ⇒Bible para BÍBLIA.
Segunda Homilia, "Os judeus têm os livros (βιβλία), mas nós temos o tesouro dos livros, pois eles têm as letras (γράμματα), mas temos tanto espírito e da letra." E, novamente, Hom. IX em Epíst. ad Coloss., "Fornecer-se com livros (βιβλία), a medicina da alma, mas se você deseja nenhum outro, pelo menos, obter a nova (καινή), o Apostolos, os Atos, os Evangelhos". Ele também contribui para a palavra βιβλία o divino epíteto na homilia Décimo em Gênesis: "Tomar antes e após as refeições os livros divinos" (τὰ θεῖα βιβλία), ou, como agora devemos expressá-lo, a Bíblia Sagrada. É, portanto, aplicada de uma forma que mostra que esse uso já se tornaram familiares para aqueles a quem ele escreveu. O uso litúrgico das Escrituras, como o culto da Igreja tornou-se organizada, seria naturalmente favorecem esta aplicação. O MSS. a partir do qual eles foram lidos seria enfaticamente os livros de cada igreja ou mosteiro. E quando esse uso da palavra foi estabelecido no Oriente, era natural que ele deve passar gradualmente para a Igreja Ocidental. A terminologia daquela Igreja dá testemunho todo (por exemplo Episcopus, Presbítero, Diácono, Litania, Liturgia, Monachus, Abbas, e outros) à sua origem grega, e a história da palavra Biblia tem seguido a analogia daqueles que foram referidos . Aqui, também, havia menos risco de que seja usado em qualquer outra do que o maior significado, porque não tinha, apesar da introdução mesmo em Latinity clássica de Biblioteca, Bibliopola, tomou o lugar do libri, ou libelli, na fala comum dos homens.
III. Ordem dos Livros. - A existência de uma coleção de livros sagrados reconhecidos como leads autoritário naturalmente para um arranjo mais ou menos sistemática. O arranjo deve repousar em algum princípio de classificação. Os nomes dados aos vários Looks indicará em alguns casos, o entendimento do seu conteúdo, em outros, o tipo de notação aplicado tanto aos maiores e menores divisões dos volumes sagrados. A existência de uma classificação análoga à adotada pelos judeus mais tarde e ainda retida nas Bíblias hebraicas impressos, é indicado antes mesmo da conclusão do O.T. Canon (Zec 7:12). Quando a Canon foi bloqueado em cima como assente, no período coberto pelos livros apócrifos, ele tomou uma forma mais definida. O Prólogo Eclesiástico menciona "a lei e os profetas e os outros livros." No N.T. existe o mesmo tipo de reconhecimento. "A Lei e os Profetas" é o mais curto (Mt 11:13; Mt 22:40; Ac 13:15, etc.); "A Lei, os Profetas e nos Salmos" (Lu 24:44), a declaração mais completa da divisão popularmente reconhecido. O arranjo dos livros de texto Hebreus sob estas três cabeças requer, no entanto, um aviso mais longe.
(1.) בּרֵאשִׁית. . Γένεσις, Genesis. (2.) שׁמוֹת (ואֵלֶּה). Εξοδος, Exodus. (3.) וִיּקרָא. . . . Λευϊτικόν, Levítico. (4.) בּמִדבִּר. . . Αριθμοί, Numbers. (5.) דּבָרִים. . . Δευτερονόμιον, Deuteronômio.
Os títulos gregos foram aprovados sem alterações, exceto conforme ao quarto, nas versões latinas, ea partir deles desceram para as Bíblias da cristandade moderna.
Nebiim '. נבִיאִים Prophetae.
uma. גּדוֹלִים (majores) Isaías. Jeremias. Ezequiel.
Os títulos hebraicos desses livros correspondentes aos das Bíblias Inglês; assim também na Septuaginta, a não ser que esta versão (como a Vulgata) calcula que 1 e 2 Samuel como 1 e 2 Reis e 1 e 2 Reis como 3 e 4 Reis.
Os motivos pelos quais os livros simplesmente históricos foram classificadas sob o mesmo nome que aqueles que continha os ensinamentos dos profetas, no sentido mais estrito da palavra, não são, à primeira vista, óbvia, mas o O.T. apresenta alguns fatos que possam sugerir uma explicação. Os filhos dos profetas (1 Samuel 10: 5; 2Rs 05:22; 2Rs 6: 1), vivendo juntos como uma sociedade, quase como uma casta (Am 7:14), treinados para uma vida religiosa, cultivando minstrelsy sagrado, deve ter ocupado uma posição como instrutores do povo, mesmo na ausência do chamado especial que lhes enviados como mensageiros de Deus para o povo. Um corpo de homens tão colocados naturalmente se tornam historiadores e analistas, a menos que a atividade intelectual é absorvida no ascetismo. As referências nos livros históricos do O.T. mostram que eles realmente eram tais. O profeta Natã, Gad, o vidente de Davi (1Cr 29:29), Aías e Iddo (2Cr 9:29), Isaías (2Cr 26:22; 2Cr 32:32), são citados como cronistas. O maior antiguidade dos livros históricos anteriores, e talvez a crença tradicional de que eles tinham originado dessa maneira, eram susceptíveis de cooperar na criação deles com um alto lugar de honra no arranjo do cânon judeu, e assim eles foram parecia sobre como tem o caráter profético que foi negado aos livros históricos do Hagiographa. A maior extensão das profecias de Isaías, Jeremias, Ezequiel, não menos do que a posição de destaque que ocupou na história de Israel, conduziu naturalmente a sua sendo reconhecida como a Prophetae majores. A exclusão de Daniel desta subdivisão é um fato mais notável, e um que foi diferente interpretada, a escola racionalista de críticas depois (Eichhorn, De Wette, Bertholdt) vendo nele uma indicação de data posterior, e, portanto, de autenticidade duvidosa, a escola ortodoxa ao contrário, como representado por Hengstenberg (dissert. em Daniel cap. 2, § 4, 5), sustentando que a diferença descansou apenas no facto de, embora o utterer das previsões, ele não tinha exercido, como a outros tinham feito, o escritório de um profeta entre as pessoas. Qualquer que tenha sido a sua origem, a posição deste livro no Hagiographa levou os judeus depois de pensar e falar com desprezo dele, e os cristãos que disputou com eles das suas previsões foram recebidos por comentários depreciativos à sua autoridade (Hengstenberg, 1. c.). O arranjo do Prophetae Minores não ligar para o aviso especial, excepto na medida em que foram contadas, a fim de trazer toda a lista de livros canônicos dentro de um número memorial, respondendo ao das letras no alfabeto hebraico, como um único de volume, e descrito como τὸ δωδεκαπρόφητον.
(A) Salmos, Provérbios, Job. (B) O Cântico dos Cânticos, Ruth, Lamentações, Eclesiastes, Ester. (C) Daniel, Esdras, Neemias, 1 e 2 Crônicas.
Destes, (a) foram distinguidos pela palavra memorial אֶמֶת, "verdade", formada a partir das iniciais dos três livros; (B) como חָמֵשׁ מגַלּוֹת, os cinco rolos, como sendo escrito para uso nas sinagogas em festivais especiais nos cinco rolos separados. Dos títulos hebraicos desses livros, os que são descritivas do seu conteúdo são: תּהַלַּים, Tehilim ", os Salmos; מַשׁלֵי, Mishley ', Provérbios; אֵיכָה, Eykah ', Lamentações (da palavra de lamento em 1 de abertura: 1); Cântico dos Cânticos, שַׁיר הִשַׁירַים, Shir hash Shirim '; Eclesiastes, קֹהֶלֶת, Kohe'leh, o Pregador; 1 e 2 Crônicas, דַּברֵי הִיָּמַים, Dibrey 'feno-yamim', palavras dos dias = registros.
A setembro apresenta os seguintes títulos de estes últimos: Ψαλμοί, Παροιμίαι, Θρῆνοι, Ασμα ἀσμάτων, Εκκλησιαστής, Παραλειπόμενα (isto é, as coisas omitidas, como sendo complementar aos livros de Reis). A versão latina importa alguns dos títulos, e traduz os outros: Psalmi, Proverbia, Threni, Canticum Canticorum, Eclesiastes, Paralipômenos, e estes em sua forma traduzida ter determinado a títulos recebidos do livro em nossas Bíblias Inglês - Eclesiastes, em que o título grego é mantido, e Crônicas, em que o hebraico e não o título grego é traduzido, sendo exceções. A setembro apresenta também algumas variações marcantes na ordem dos livros (seguimos a Sixt ed -... MSS são muito diferentes). Tanto neste e na inserção do ἀντιλεγομενα, o que nós sabemos agora como os apócrifos, entre outros livros, traçamos a ausência de tão forte reverência pela Canon e sua ordem tradicional que distinguia os judeus da Palestina. A Lei, é verdade, está em primeiro lugar, mas a distinção entre os profetas maiores e menores, entre os profetas e os Hagiographa, deixa de ser reconhecido. Daniel, com os acréscimos apócrifos, segue a Ezequiel; 1º apócrifo ou um livro 3d de Esdras entra como um primeiro, anterior à Esdras canônico. Tobit e Judith são colocados depois de Neemias, Wisdom (Σοφία Σαλομών) e Eclesiástico (Σοφία Σειράχ) após Cânticos, Baruch antes e a Epístola de Jeremias após Lamentações, os doze profetas menores diante dos quatro maiores e os dois livros dos Macabeus no fechamento de tudo. O Vulg comum. segue quase o mesmo fim, invertendo a posição relativa dos profetas maiores e menores. A separação dos livros duvidosos sob o título de Apocrypha nas versões protestantes das Escrituras deixou os outros na ordem em que temos agora eles. VER SEPTUAGINTA; VER Vulgata.
(1) A divisão talmúdica está no seguinte plano.
[1] A Lei foi, em primeira instância, dividido em cinqüenta e quatro פִּרשַׁיּוֹת, parshiyoth. = Secções, de modo a proporcionar uma lição para cada sábado no ano intercalar judaica, estando previsto para o ano mais curta através da combinação de duas das secções mais curtas. Coexistindo com isso, houve uma subdivisão em menor parshiyoth, que serviu para determinar as porções das secções tomadas pelos vários leitores nos, sinagogas. O menor parshiyoth próprios foram classificadas sob duas cabeças-o "open" (פּתוּחוֹת, pethuchoth '), que serviram para indicar uma mudança de assunto análogo àquele entre dois parágrafos na escrita moderna, e começou a conformidade de uma linha fresca nas MS., e o "fechado" (סתוּמוֹת, sethumoth '), o que correspondeu a divisões menores, e que foram marcadas por apenas um espaço dentro da linha. As letras iniciais פ ס e serviu como uma notação, na margem ou no texto em si, para os dois tipos de secções. A tripla inicial פפפ ou ססס foi usada quando o início de um dos parshiyoth coincidiu com a de uma lição sábado (comp. Keil, Einleitung das A.T. § 170, 171).
[2] A terminologia diferente foi empregada para a Prophetme priores e Posteriores, ea divisão foi menos uniforme. A tradição dos judeus que os profetas foram lidas pela primeira vez no serviço da sinagoga, e, consequentemente, dividido em seções, porque a leitura da lei tinha sido proibido por Antíoco Epifânio, repousa sobre uma muito ligeira fundação; mas sua existência é, pelo menos, uma prova de que a Lei se acreditava ter sido sistematicamente divididos antes do mesmo processo foi aplicado para os outros livros. O nome das seções neste caso foi הִפטָרוֹת (haphtaroth ', de פָּטִר, para fechar). Se o nome foram aplicados desta forma porque as lições dos profetas veio no final do culto da sinagoga, e assim foram seguidos pela demissão of'the pessoas (Vitringa, De Synag. 3: 2, 20), a sua história seria pré. enviou uma curiosa analogia ao de "Missa", "Mass", na suposição de que isso também foi derivado do "Ite missa est", pelo qual a congregação estava. formado da conclusão da porção anterior do serviço de a Igreja. O uso peculiar de Missa logo após sua aparição no latino de escritores eclesiásticos em um sentido equivalente ao de haphtaroth ( "sexo Missas de Propheta Esaia facite," Caesar Arelat e Aurelian em Bingham, Ant. 13: 1.) Apresenta, pelo menos, uma coincidência singular. O haphtaroth si mesmos se destinavam a corresponder com o maior parshiyoth da lei, de modo que pode haver uma lição distinta para cada Sabbath no ano intercalar, como antes; mas as tradições do alemão e os judeus espanhóis, ambos de grande antiguidade, apresentam uma considerável diversidade no comprimento das divisões, e mostrar que eles nunca tinha sido determinada pela mesma autoridade como a que se tinha estabelecido o parshiyoth do lei (Van der Hooght, Profat. em Bib. § 35).
(2.) das divisões tradicionais da Bíblia hebraica, no entanto, o que exerceu maior influência na disposição recebeu do texto foi a subdivisão das seções maiores em versos (פּסוּקִים, pesukin '). Estes não parecem ter sido usado até a recensão pós talmúdica do texto pelos massoretas do século 9. Eles foram então aplicadas, primeiro para a prosa, e depois aos livros poéticos da Bíblia hebraica, substituindo neste último o arranjo de (στίχοι, κῶλα, κόμματα, linhas e grupos de linhas, que tinham sido baseadas em considerações métricas. A versos das divisões massoréticos foram preservados com relativamente pequenas variações durante a Idade Média, e chegou ao conhecimento de tradutores e editores quando a atenção dos estudiosos europeus foi direcionado para o estudo do hebraico. no MSS hebraico. a notação tinha sido simplesmente marcada
Os versos das divisões massoréticos foram preservados com relativamente pequenas variações durante a Idade Média, e chegou ao conhecimento de tradutores e editores quando a atenção dos estudiosos europeus foi direcionado para o estudo do hebraico. No MSS hebraico. a notação tinha sido simplesmente marcado pela "SophPasuk" (:) na extremidade de cada verso; e em hebraico Bíblias anteriormente impresso (Sabionetta de, 1557, e Plantin de, de 1566) as numeração hebraica que guiam o leitor ao se referir estão ligados a apenas a cada quinto verso. A Concordância de Rabi Nathan, 1450, no entanto, tinha descansado sobre a aplicação de um numeral a cada verso, e este foi adoptado pela Pagninus Dominicana em sua versão latina; 1528, e levou ao longo de todo o Antigo eo Novo Testamento, coincidindo substancialmente, no que diz respeito ao primeiro, com o Massorético, e, portanto, com a divisão moderna, mas que diferem materialmente, quanto ao Novo Testamento, da que foi adotada por Robert Stephens, e através de suas edições de grande circulação passou para recepção geral.
(3) Os principais fatos que continuam a ser indicado como às divisões em versículos do Antigo Testamento são de que eles foram adoptadas pelo Stephens em sua edição da Vulgata, 1555, e por Frellon no de 1556; que apareceu, pela primeira vez em uma tradução em Inglês, na Bíblia de Genebra de 1560, e foram dali transferido para Bíblia dos Bispos de 1568 e a Versão Autorizada de 1611. Na Bíblia de Coverdale nos encontrarmos com a notação mais velha, que era em uso familiar para outros livros, e manteve, em alguns casos (por exemplo, referências a Platão), para os tempos atuais. As letras A B C D são colocados a distâncias iguais na margem de cada página, e é feita a referência à página (ou, no caso das Escrituras, o capítulo) e da carta de acordo.
(1.) A comparação das narrativas do Evangelho deu origem a tentativas para expor a harmonia entre eles. Destes, o primeiro dos quais temos qualquer registro foi o Diatessaron de Taciano no século 2d (Euseb. H. E. 04:29). Isto foi seguido por uma obra de caráter semelhante de Amônio de Alexandria, no 3d (Euseb. Epist. Ad Carpianvm). O sistema adotado por Amônio, no entanto, que de anexar ao Evangelho de Mateus as passagens paralelas dos outros três, e inserindo os que não foram paralelas, destruiu a forma externa em que a história do Evangelho tinha sido gravado, e foi praticamente inconveniente. seus trabalhos, nem tinha qualquer efeito direto sobre o arranjo do texto grego, a menos que nós adotamos as conjecturas de Mill e Wetstein que é a Amônio ou Taciano que temos de atribuir a notação marginal de κεφάλαια, marcado por Α Β Γ Δ, que são encontrados no MSS mais velhos. A busca após um método mais conveniente de exibir os paralelismos dos Evangelhos levou Eusébio de Cesaréia para formar os dez cânones (κάνονες, registros), que levam o seu nome, e em que as seções dos Evangelhos são classificados de acordo como o fato narrado é encontrado em um evangelista única, ou em duas ou mais. Ao aplicar este sistema para a transcrição dos Evangelhos, cada um deles foi dividido em seções mais curtas de comprimento variável, e cada um deles foram anexados dois números, um indicando o cânon em que ele poderia ser encontrado, eo outro o seu lugar na que a Canon. Lu 3: 21-22, por exemplo, representaria a secção 13 pertencendo à primeira Canon. Esta divisão, porém, estendida somente aos livros que vieram sob o estudo das Harmonists. Lihe epístolas de Paulo foram divididos pela primeira vez em uma maneira similar pelo bispo desconhecido a quem Euthalius atribui o crédito dele (cir. 396), e ele mesmo, por instigação de Atanásio, aplicado o método de divisão para os actos e a Católica epístolas. Andrew, bispo de Cesaréia na Capadócia, completou o trabalho dividindo o Apocalypse (cir. 500). VER HARMONIAS (dos Gopels).
Dos quatro grandes MSS uncial. existentes antes da recente descoberta do Codex Sinaiticus pelo Dr. Tischendorf, A apresenta os números e cânones Ammonian ou Eusebian, C e D Os números sem os cânones. B não tem nem números nem cânones, mas uma notação própria, a principal peculiaridade que é, que as epístolas de Paulo são tratados como um único livro, e trouxe sob uma capitulação contínua. Depois de passar em desuso e assim no esquecimento comparativa, o Eusébio e divisões Euthalian tem recentemente (desde 1827) novamente se familiarizar ao aluno Inglês através de edição do Testamento grego do bispo Lloyd, e outras edições críticas.
(2) Com o Novo Testamento, no entanto, como com o Velho, a divisão em capítulos adotado por Hugh de São Cher substituindo aqueles que tinham sido utilizados anteriormente, apareceu em primeiras edições da Vulgata, foi transferido para o Inglês Bíblia por Coverdale, e assim tornou-se universal. A notação dos versos em cada capítulo, naturalmente, seguido do uso dos versos massoréticos para o Velho Testamento. A superioridade de uma divisão como sobre a notação marginal "A B C D '" na Bíblia de São Cher levado os homens a adotar um sistema análogo para o Novo. Veja os capítulos. Na versão latina de Pagninus nesse sentido, há uma divisão versicular, embora diferindo daquele posteriormente utilizada no maior comprimento de seus versos. A ausência de um padrão autoritário como o dos massoretas deixou mais espaço ao critério individual dos editores ou impressoras, ea atividade dos dois Stephenses causado aquilo que eles adotaram em suas várias edições do Novo Testamento grego e Vulgata ser geralmente recebido. No prefácio da Concordância, publicado por Henry Stephens, 1594, ele dá o seguinte relato sobre a origem dessa divisão. .His Pai, ele nos diz, encontrar os livros do Novo Testamento já divididos em capítulos (τμήματα, ou seções), procedeu a uma subdivisão mais longe em versos. O nome versiculi não recomendar-se a ele. Ele teria preferido τμηματία ou sectiunculae, mas a preferência dos outros para o ex levou a adotá-lo. Todo o trabalho foi realizado "entre equitandum" em sua viagem de Paris a Lyon. Enquanto estava em homens de progresso duvidava de seu sucesso. Mal se soube do que se reuniu com a aceitação universal. A edição em que essa divisão foi adotada primeiramente foi publicado em 1551, outro veio da mesma imprensa em 1555. Foi utilizado para a Vulgata, na edição de Antuérpia Hentenius em 1559, para a versão em Inglês publicada em Genebra em 1560, e desde Nessa altura, com ligeiras variações de pormenor, tem sido universalmente reconhecido. A conveniência de um tal sistema de referência é óbvia; mas pode ser questionado se ele não foi comprado por um sacrifício demasiado grande da percepção pelos leitores ordinárias da verdadeira ordem e conexão dos livros da Bíblia. Em alguns casos, a divisão de capítulos separa porções que estão intimamente unidos (ver por exemplo, Mt 09:38; Mt 10: 1; Mt 19:30; Mt 20: 1; Mr 2: 23-28; Mr 3: 1-5 ; Mr 08:38; Mr 9: 1; Lu 20: 45-47; Lu 21: 1-4;
Ac 7:60; At 8: 1; 1Co 10:33; 1Co 11: 1; 2Co 4:18; 2Co 5: 1; 2Co 6:18; 2Co 7: 1), e em todo dá a impressão de uma divisão formal totalmente em desacordo com o fluxo contínuo de narrativa ou pensou que caracterizou o livro como ele veio das mãos do escritor. A separação dos versos, aliás conduzido em grande parte ao hábito de construir sistemas doutrinários sobre textos isolados. As vantagens do método recebeu unem-se aos de um acordo que representa o original mais fielmente na estrutura do Parágrafo Bíblias, recentemente publicado por diferentes editores e, no Testamento grego de Lloyd, Lachmann e Tischendorf. O estudante deveria, no entanto, de lembrar, em usar estes, que os parágrafos pertencem ao editor, não o escritor, e são, portanto, sujeitos às mesmas vítimas levantam-se fora das peculiaridades subjetivos, viés dogmático, e similares, como os capítulos de nossas Bíblias comum. Praticamente o risco de tais acidentes foi reduzido quase ao mínimo, o cuidado dos editores para evitar os erros em que os seus antecessores têm caído, mas a possibilidade de o mal existe, e deve, portanto, ser protegidos contra pelo exercício de um julgamento independente . (Davidson, em Introd de Horne new ed ii, 27 sq .; Tregelles, ibid 04:30 sq .; Davidson, Bib Crítica, i, 60;.... Ii, 21.) cf. vv.
(notas enciclopedia Strong).
fonte www.avivamentonosul.com