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manuscritos da biblia(parte n.1)
manuscritos da biblia(parte n.1)

                                            MANUSCRITOS DA BIBLIA

                               

Estes são hebraico ou grego; vamos tratar deles separadamente, referindo-se por detalhes para artigos subordinados, onde são discutidos mais copiosamente. I. Manuscritos judaicos. -

1. Estes são divididos em

(A). rolos Sinagoga ou cópias sagrados, e

(B). privados ou cópias comuns.

(A.) Os rolos sinagoga conter o Pentateuco, as seções nomeados dos profetas, ou o livro de Ester, que no último é usado apenas na festa de Purim. Os três nunca estão juntos, mas são escritos em rolos separados. Eles estão no Caldeu ou caráter hebraico quadrado, sem vogais e acentos, acompanhado com as extraordinaria pontos lacrimais, e tendo as formas inusitadas de certas consoantes. O pergaminho é preparado de uma forma especial, pelas mãos de apenas judeus, e de peles de limpezados animais, que, quando devidamente trabalhado, são unidas por tiras feitas do mesmo material.

 Eles são, então, divididos em colunas, a amplitude de que não deve exceder metade do seu comprimento.Estas colunas, cujo número é prescrito, devem ter o mesmo comprimento e largura entre si, além de conter um determinado número de linhas, cada linha que não tenham mais do que três palavras. O Talmud contém regras estritas sobre o material, a cor, a tinta, as letras, as divisões, instrumento de escrita, etc, que são seguidos de perto, especialmente no Pentateuco. Estas regras são extraídas do Talmud, e traduzido em de Adler Judaeorum Codicis Sacri leges rito scribendi, etc (Hamburgo, 1779, 8vo). A pequenez de tais regulamentos torna uma tarefa mais penosa para o sopher ou escriba para escrever um rolo de sinagoga.

 A revisão da Torah, como o rolo de sinagoga é muitas vezes chamado, deverá ser realizado no prazo de trinta dias após a sua transcrição, então é impróprio para o uso. Trêserros de um lado ou de pele são permitidos; mas se houver befour, ou deveria há que ser um erro nosabertos e fechar seções da lei, na posição das músicas em Êxodo 5 e Deuteronômio 22, que são as únicas partes do Pentateuco escrito em linhas poéticas, em seguida, toda a cópia é inútil. A grande beleza de caligrafia exibido em estas cópias sinagoga sempre foi admirado. Eles são tirados exemplares autênticos, sem o menor desvio ou correção. Raramente eles caem nas mãos dos cristãos; uma vez que, assim que eles deixam de ser empregados na sinagoga, eles são ou enterrados ou cuidadosamente posta de lado, para que não fosse profanado por entrar em posse dos gentios.

(B). MSS privada, estão escritos em parte, na praça ou Caldeu personagem, em parte, na Rabínico.Eles são mantidos em muito menos estima do que os rolos das sinagogas, e estão acostumados a ser denominados profagne (pesulim). Sua forma é totalmente arbitrária . Eles estão em folio, in quarto, oitavo e duodécimo. Desses escritos no personagem quadrado, o maior número é em pergaminho, alguns em papel. A tinta das cartas é sempre negra, mas os pontos vogais são geralmente escrita com tinta de uma cor diferente da das consoantes. Palavras e letras iniciais são freqüentemente decorados com cores de ouro e prata. As partes prosa estão dispostos em colunas; a poética em números paralelos.

 Algumas cópias são sem colunas. As colunas não são sempre ocupados com o texto hebraico só; para uma versão é frequentemente adicionado, o que é escrito no texto, à maneira de versos, ou para o mal uma coluna por si só; ou na margem de um personagem menor. O número de linhas não é prescrito pelo Talmude. A margem superior e inferior são preenchidos com o Grande Masorah, e às vezes com um comentário rabínico; como também com orações, salmos, e assim por diante. A borda externa é para correcções, scholia, variações, avisos do haphtaroth (seções dos profetas), parshioth (seções da lei), os comentários dos rabinos, etc A margem interna, ou que, entre as colunas, é ocupado Com o pouco Masorah. Os livros individuais da OT são separados uns dos outros por espaços. exceto os livros de Samuel, Reis, Crônicas, Esdras e Neemias, que são escritos de forma contínua.

 As seções da lei e os profetas são geralmente marcados. No MSS. de diferentes países, os livros são dispostos de forma diferente. Estas cópias geralmente passam por várias mãos antes de terminar. As consoantes procede do sopher ou escriba. Quando a mesma pessoa escreve duas consoantes e vogais, como é frequentemente o caso - ele nunca os torna ao mesmo tempo - o ex-terminado antes de começar a acrescentar a este último. Os Keris na margem proceder de maneira uniforme a partir da vogal-writer. É provável que essas cópias estavam em nenhuma instância feito por cristãos.

O personagem praça empregada no MSS. de que falamos tem variedades. Os judeus se destacam nos rolos sinagoga -

1. a letra Tam, com cantos afiados e coronulee perpendicular, usado entre os judeus alemães e poloneses; 2. a letra Velske, mais moderno do que a Tam, e arredondado, com coronulae, particularmente encontrada nas cópias sagrados dos judeus espanhóis e orientais.

2. A idade do hebraico MSS. não é facilmente determinada. É verdade que muitas vezes contêm inscrições que dão conta do tempo em que foram escritos, bem como o nome do escrivão, ou também do possuidor. Mas esses relatos são muitas vezes ambíguo, às vezes incorreto. Onde eles estão completamente querendo ele ainda é mais difícil de descobrir a idade. Neste último caso, o carácter de escrita, a cor da tinta, a qualidade e aparência do pergaminho, a ausência do Massorá, dos pontos vowel-, das letras incomuns, etc, têm sido principalmente repousava sobre. Ainda assim, no entanto, se esses elementos forem incertos marcas da idade.

Os mais antigos MS hebraico. conhecido por Kennicott ou De Rossi foi 634 de De Rossi, um mero fragmento, contendo pequenas porções de Levítico e Números. De acordo com seu ex-possuidor, que pertence ao século 8. Tanta incerteza atribui às marcas internas adotadas por esses dois hebraístas que as idades para que eles atribuem vários hebraico MSS. são gratuitas. Desde Pinner examinou um número de MSS. pertencente à Sociedade Bíblica de Odessa, os mais velhos são agora conhecidos.(Para as datas da sua MSS., Veja abaixo.) Na biblioteca pública imperial em São Petersburgo há uma coleção de hebraico MSS. feita pelo Sr. Firkowicz, contendo vários outros muito antigos. A data mais antiga é encontrada em um rolo em uma sinagoga caraíta na Crimeia, viz. AD 489; mas essa data é muito suspeito. Vários fragmentos de rolos de dar, como as datas de compra ou dedicação, AD 639, 764, 781, 789, 798, 805, 815, 843, 848.

3. Alguns dos mais antigos hebraico MSS. pode ser aqui brevemente descrito. Começamos com o Helaliou Hillel Codex ( סֵפֶר הֵלָאלַי ), um dos códices mais antigos e mais célebres das Escrituras Hebraicas, que seu nome deriva do fato de que ele foi escrito em Hilla ( הֵלָאלָה ), uma cidade construída perto das ruínas da antiga Babel. Outros, porém, sustentam que ela foi chamada Hilaliporque o nome do homem que escreveu foi lillel. Mas qualquer que seja a incerteza pode haver sobre a derivação de seu nome, dificilmente pode haver qualquer dúvida de que ele foi escrito AD 600, para Sakkuto nos diz mais claramente que quando viu o restante dela (cir. AD 1500), o Codex foi de 900 anos de idade. Suas palavras são: "No ano de 4956, no dia 28 de Ab (1196, melhor 1197), houve uma grande perseguição dos judeus no reino de Leon a partir dos dois reinos que chegou a sitiar-lo. Foi então que o vinte e quatro livros sagrados que foram escritos há muito tempo, por volta do ano 600, por R. Moses ben-Hillel (em que a conta foi chamado Codex Hilali), de uma maneira extremamente correta, e após o qual todas as cópias foram corrigidos, foram . tirado eu vi os dois restantes partes dele - . viz as anteriores e posteriores profetas escrito em caracteres grandes e belos, que foram trazidos para Portugal e vendidos na África, onde eles ainda são, depois de ter sido escrito há 900 anos Kimchi. , em sua gramática em Números 15: 4 , diz que o Pentateuco deste Codex era sobrevivente em Toleti "(Juchassin, ed Filipowski, Lond, 1857, p 220.)..

O Codex teve as vogais e acentos Tiberian, Masorah e nikud glosses, e serviu até AD 1500 como um modelo a partir do qual foram feitas cópias. O Codex que Haja teve na Babilônia cerca de 1000 AD foi transportado para Leon, na Espanha, onde a maior parte do que se tornou uma presa para a fúria dos exércitos marciais que saquearam as casas judaicas em 1197. O gramático célebre, Jacob ben-Eleazar , fixa as retribuições do texto bíblico de acordo com este Codex, e os mais velhos frequentemente philologians citá-lo. Comp. Gr ä tz, Geschichte der Juden (Lpz 1859.), 6: 132, 229; F ü primeiro, Geschichte des Kar ä erthums (Leipzic, 1869), 1:22, 138; Kimchi, Radicum Liber ed. Biesenthal et Lebrecht (Berolini. 1847), p. 26 .

 

No. 1, Pinner. Este é um rolo Pentateuco em couro, contendo os cinco livros mosaico completo. Ela não tem vogais, acentos, ou Masorah. O rolo é composto por quarenta e cinco peças. Como para a forma de letras, difere consideravelmente do presente modelo. Isto é particularmente מלז ג ב Aleph . As variações no texto da recensão Massorético são poucos e desprezível. As MS., De acordo com o serviço, foi corrigido no ano 580, por conseguinte, o rolo deve ter sido escrito mais de 1280 anos. Ele foi trazido de Derbend, no Daguestão, e agora está em São Petersburgo. Se a subscrição ser genuíno, é o MS mais antigos. conhecida, exceto que um na coleção Firkowicz datado 489 (Ver regra, Karaites, p. 100 sq.)

No. 634, De Rossi, in quarto. Este é apenas o fragmento de um MS, contendo. Levítico 21:19 -Números 01:50 . É em pergaminho, sem os pontos de vogal, Masorah, ou Keris. É, também tem nenhum intervalo entre a parshioth ou seções. Mas às vezes há pontos entre as palavras. Pertence, na opinião de De Rossi, do século 8, e é corroído pela idade. O caráter das letras é intermediário, aproximando-se do alemão. É agora em Parma. No. 5, Pinner. Este é um rolo do Pentateuco, mas incompleto. A escrita começa com Números 13:19 . A forma das letras é muito diferente do atual estilo. É descuidada escrito, palavras e letras sendo freqüentemente omitida. A subscrição afirma que ele foi escrito AD 843.

No. 11, Pinner. Este é um fragmento de um rolo sinagoga, começando com Dt 31: 1 . A data é 881.

No. 503, De Rossi, in quarto. Este é um MS. do Pentateuco, composto de diferentes peças. Ela começa com Gênesis 42:15 , e termina com Deuteronômio 15:12 . Há um abismo em que a partir de Levítico 21:19 a Números 01:50 , porque De Rossi separado esta parte, pensando ser mais velho do que o resto, e caracterizou-o como um fragmento independente do n º 634 da vogal-pontos estão ligados, mas não em todo, evidentemente, pela mesma mão que escreveu as consoantes. Não há vestígios do Masorah ou Keris. Às vezes, suas leituras têm um acordo notável com as do texto samaritano e versões antigas. De Rossi coloca as várias peças das quais ela é composta nos séculos 9 e 10.

No. 3, Pinner, pequeno fólio. Este MS. contém os profetas maiores e menores, em 225 folhas. Cada página é escrito em duas colunas, entre as quais, assim como abaixo, e na margem externa, fica o Masorah. Cada coluna contém vinte e uma linhas. Depois de cada verso são dois pontos, aos quais, sem qualquer intervalo, um novo verso bem-sucedida. As vogais e acentos, bem como a maior e menor Masorah, são totalmente diferente do massorético. O ex-são colocados acima das consoantes. A primeira página tem um duplo apontador, viz. acima e abaixo, mas isso não ocorra novamente, exceto, ocasionalmente, em versos ou palavras. De Zacarias 14: 6 a Malaquias 1:13 não há pontuação, e os três primeiros versículos de Malaquias sozinho têm sido apontadas muito mais tarde na forma agora que o habitual. Todo o Codex é muito escrito corretamente. A forma das consoantes difere consideravelmente do presente texto. As várias leituras desta MS., De acordo com o agrupamento de Pinner, são numerosas e importantes.

 A data é 916. Dois outros da mesma coleção, Nos. 15 e 17, tem o mesmo sistema vocálico e acento, ou seja, o babilônico ou oriental, que se originou no século 6, e do qual, no dia 7, a do Ocidental, ou a escola de Tiberíades, foi desenvolvido. Pinsker escreveu habilmente sobre o assunto em Zieitlung das Babylonisch-Hebrsische Punktationsystem, etc, Wien, 1683), revisado por Furst na der Zeifschrsflt cealuschen morgenlandischen Gesellschaft, 18: 314 sq.

No. 13, Pinner, folio. Este é um MS incompleto., Composto de 115 folhas, em bom pergaminho, contendo 2 Samuel 06:10 de até o fim, e os livros dos Reis. Cada página tem três colunas, entre as quais, como também para os lados do texto, está o Masorah. As vogais e acentos são diferentes daquelas agora em uso. O texto tem muitas e importantes leituras; eo Masorah merece ser examinada.Dois pontos se depois de cada verso; e 2d consegue 1 Reis sem um espaço vago entre. Uma inscrição indica que o MS. foi comprado em 938 É, obviamente, uma códice importante.

Codex 590, Kennicott, folio. Este MS. contém os Profetas e Hagiographa em pergaminho. O texto tem os pontos de vogal, mas, aparentemente, a partir de uma mão mais tarde. A margem não exibem o Massorá, mas as variações são anotados aqui e acolá. Alguns livros têm o Masorah final. Os livros separados não têm títulos, e eles estão dispostos na ordem mais antiga, Jeremias e Ezequiel que vem antes de Isaías, e Ruth antes de Salmos. De acordo com o serviço, que foi escrito AD 1019, 1018 ou por outra conta. O MS. está na biblioteca imperial de Viena.

Pinner, pequeno fólio. A MS. contendo o Pentateuco, Profetas e Hagiographa, em bom pergaminho.Cada página tem três colunas, exceto nos Salmos, Jó e Provérbios, onde há apenas dois. O texto é decorado com vogais e acentos, dois pontos de pé após cada verso. As letras e os acentos são como aqueles em n º 3 de Pinner. A Grande ea Pequena Masorah estão nas margens. Sendo um Caraíta MS., Não foi escrito com grande precisão. As palavras e os versos são por vezes repetidos. É altamente ornamentados com as cores ouro e prata. O Codex afirma que ele foi escrito no Egito no ano de 1010.

O mais importante e mais antigo hebraico MSS. coligidos por Kennicott, Bruns, De Rossi, Pinner, e outros, são descritas na crítica bíblica de Davidson, 1: 346 sq .; e seu texto do Antigo Testamento considerada, etc, p. 98 sq. Veja também a terceira parte de Tentamen de Tychsen svariis Codicum Hebraicorum veterinário. est. SS. generibus, etc (Rostock, 172, 8vo), em que o escritor soube examina as marcas da antiguidade assumido por Simon, Jablonski, Wolf, Houbigant, Kennicott e Lilienthal, e mostra que o Masorah por si só é um certo índice para determinar o idade e bondade de hebraico MSS.Veja também o mesmo escritor Beurtheilung der Jahrzahlen in den Hebriaisch-Biblischen Handschriften(Rostock, 1 786, 8vo), em que o modo de determinar a idade de perder. adotado por Kennicott, Bruns.e Do kossi é rejeitada; e Dissertatio inauguralis de Codicnum Hebraeorumn Vet da Schnurrer. Teste.Cetate. determinandas diculter (T ü Bingen, 1772 4to,), reimpresso em sua Dissertationes Philologico-Criticae (Gotha e Amsterdam, 1790, 8vo).

MSS privada. escrito no caráter Rabínica são muito mais recente do que o anterior, nenhum deles ser mais velho do que 500 anos. Eles são em algodão ou linho papel, em caráter cursiva, sem vogais pontos ou o Masorah, e com muitas abreviações.

O MSS. encontrada entre os judeus chineses são, em parte, rolos sinagoga, em parte cópias privadas, cujo texto não difere do Massorético. O Pentateuco dos judeus Malabar, trazida da Índia para a Inglaterra pelo falecido Dr. Buchanan, e descrito pelo Sr. Yeates, assemelha-se, em geral, os rolos das sinagogas habituais dos judeus, exceto que ele é escrito em peles vermelhas. Seu texto é o Massorético, com alguns desvios sem importância.

Oito exemplares são celebrados entre os judeus pela sua exactidão e valor. Eles agora estão perdidos, mas extratos de eles ainda estão preservados. De escritos judaicos, e da margem de cerca de perder., Onde é feita uma referência a eles, ficamos a saber que eram altamente valorizados por sua precisão singular. Eles formaram a base de cópias posteriores. Eles são,

1. The Codex de Hillel (ver acima); . 2 O Codex babilônico; . 3 O Codex de Israel; . 4 Um Codex egípcio;5 . Codex Sinai; . 6 O Pentateuco de Jericó; . 7 Codex Sanbuki; . 8 O livro Taggin.

Para uma descrição mais abundante do hebraico MSS. referimo-nos a Einleitung de Eichhorn (Introdução), vol. 2; Dissertatio generalis de Kennicott; Prolegômenos de Walton ao Polyglott, editado separadamente por Dathe e Wrangham; Tentamene de Tychsen; Variae Lectiones Vet de De Rossi.Teste. etc .; e sua critica Scholia em libros VT, etc .; De Wette, Lehrbuch der Historisch-Kritischen selinleitun.g; O Tratado de Davidson em Biblical Criticism, e sua Introd. para o Teste Velha., em Horne.(

II. Manuscritos do Novo Testamento grego. -

1. Aqueles que desceram para o nosso tempo ou são em pergaminho ou de papel. O material mais antigo foi o papiro egípcio, mas mesmo assim já no século 4 o NT foi escrito em peles de animais. Este material de escrita continuou em uso até o século 11, quando o papel começou a ser empregado. Até o século 10, MSS. eram geralmente escritas em capitais ou unciais letras; então o personagem cursiva entrou em uso. Maioria das cópias antigas não têm divisão de palavras, ser escrita de uma série continuada de linhas. Acentos, espíritos e iota, postscribed ou subscritas, também está querendo.

2. Todo o NT está contido em poucos MSS. Transcribers geralmente dividida em três partes; o primeiro, que contém os quatro Evangelhos; o segundo, os Atos dos Apóstolos e as Epístolas; o terceiro, o Apocalipse de São João. O maior número de MSS. são aqueles que têm os quatro Evangelhos, porque eles foram os mais lidos nas igrejas. Aqueles que contém os Atos e Epístolas também são numerosos.Tal como tem o livro do Apocalipse só são extremamente poucos, porque raramente foi lida em público.

Códices gregos não são muitas vezes completa em todas as suas partes. Eles têm muitos abismos.Mais uma vez, alguns contêm porções apenas distanciada do NT, ou seções designados para ser lido em alguns dias nas igrejas. Esses são chamados de códices ἀναγνώσεις ou ἀναγνώσματα em grego; em latim, lectionaria. aqueles que contêm lições dos Evangelhos são chamados evangelistaria;tais como foram retirados dos Atos, πραξαπόστολοι ; os das epístolas, epistolaria ou ἀπόστολοι .

Vários MSS. são acompanhados de uma tradução latina interlined, ou em uma coluna paralela. Tal tem sido chamado bilinigues.

3. Vamos agora anúncio para os unciais MS. do Novo Testamento grego, e aos normalmente citado no exame da passagem controvertida 1 João v 7. Os primeiros são marcados com as letras do alfabeto, A, B, C, etc .; este último pelos algarismos arábicos, 1 2, 3, etc (em alguns críticos final por letras minúsculas, a, b, c, etc).

O número de uncial MSS. remanescente, embora grande quando comparado com o MSS antiga.existentes de outros escritos, é desprezível. (Veja a tabela no 4 abaixo). Tischendorf (NT Praef cxxx.) Calcula 40 nos Evangelhos, dos quais 5 inteira, BK MU; 3 quase toda, EIA; 10 contêm porções consideráveis, ACDFGHVXFA; Do restante, 14 contêm fragmentos muito pequenos, 8 fragmentos mais (IPQRZ) ou menos considerável (NTY). A estes devem ser adicionados א (Cod Sinait..), que é todo; (H), um novo MS. de Tischendorf (... Não Cod Sin p 51-52.), que é quase toda; e Ξ (Cod. Zacynth.),que contém fragmentos consideráveis ​​de Lucas. Tischendorf tem igualmente obtidos nove fragmentos adicionais (1. c.).

 Nos Atos há 12, dos quais 4 contêm o texto inteiro ( א AB), ou quase isso (E2); 5 têm grandes fragmentos (CD II2 G2 = L2 e P2), três pequenos fragmentos. No Epístolas católicas 7, dos quais 5, ל אבּ K2 G2 - lare inteira; 2 (C P2) quase inteiro. No Epístolas Paulinas há 18: 1 ( א ) inteiro; 3 quase toda, D2 L2 P2; 7 têm porções consideráveis, ABC E3 F2 G3 K2 (mas Eis de pouca importância);os restantes 7 alguns fragmentos. No Apocalipse 5: 3 inteira ( א Um B2), 2 quase todo (C P2).

De acordo com a data em que estes MSS. são classificadas como segue:

Século IV: א B.

Século V: AC, e alguns fragmentos.

Século VI: DPRZ E2 D2 H3, e nove fragmentos menores.

Século VII: Alguns fragmentos.

Século VIII: El (A) Ξ B2, e alguns fragmentos.

Século IX: FK em VX rA II H2 G2 = L2 F G2 K2 M2 P2, e fragmentos.

Do século X: G HU (En).

Uma descrição completa desses MSS. é dada nas grandes edições críticas do NT: aqui aqueles só pode ser notado brevemente quais são de importância primordial.

(A). Uncials.

א , Codex Sinaiticus (Cod. Frid. agosto de setembro) em São Petersburgo, obtido por Tischendorf no convento de Santa Catarina, o Monte Sinai, em 1859 Os fragmentos de setembro publicado como Cod.Frid. Agosto (1846) foram obtidas no mesmo local por Tischendorf em 1844 O NT é inteira, ea Epístola de Barnabé e parte do Pastor de Hermas são adicionados. Toda a MS. foi publicado em 1862 por Tischendorf, em detrimento do imperador da Rússia. É, provavelmente, o mais antigo do MSS. do NT, e do século 4 (Tischendorf, não. Cod. Sin. 1.860).

FONTE http://www.escoladominical-ensinar.blogspot.com.br/