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seitas e heresias unicista
seitas e heresias unicista

 

                             TABERNÁCULO DA FÉ

                                   I - HISTÓRIA

William Marrion Branham nasceu em Kentuchy (EUA) em 6 de abril de 1909. Quando ele nasceu, os pais e a parteira alegaram ter visto uma auréola sobre a cabeça do bebê. Ficaram assustados e sem saber como interpretar tal fenômeno. Os seguidores acreditam que foi um sinal de que Deus tinha sua mão sobre o William desde seu nascimento. A auréola supostamente apareceu novamente em Houston, Texas, em 1950, quando

Branham pregava numa campanha. Uma foto do fenômeno foi enviada para George Lacy, especialista em examinar documentos questionáveis, o qual, depois de examiná-lo, fez a seguinte declaração para Branham, seus seguidores e a imprensa: Rev. Branham, você morrerá como todos os outros mortais; mas, enquanto existir uma civilização cristã, sua foto permanecerá viva. A famosa foto encontra-se em muitas publicações, como o "Dicionário de Movimentos Carismáticos e Pentecostais", publicado em 1988, pela Zondervan (p. 69), citado no ("Dicionário de Religiões, Crenças e Ocultismo", p. 49, de George A. Mather & Larry A Nichols, Editora Vida, 2000). Branham afirma que a primeira vez que Deus falou com ele, foi aos sete anos de idade. Enquanto carregava água para a destilaria ilegal do pai, parou para descansar debaixo de uma árvore. No vento que assobiava entre as folhas do arbusto, ouviu uma voz que dizia: Nunca beba, fume ou profane seu corpo com qualquer meio, pois eu tenho uma obra para você realizar, quando estiver mais velho. A conversão de Branham ao Cristianismo aconteceu por intermédio da pregação de um pastor batista. Logo depois, sentiu a chamada para pregar e começou a fazer planos para dirigir seu primeiro culto na igreja. Em 1933, sob uma tenda em Jeffersonville, Indiana, Branham pregou para aproximadamente três mil pessoas. A morte de sua esposa, Hope Brumback, e de sua filha ainda bebê, ambas em 1937, foi interpretada por Branham como juízo de Deus, por não ter dado atenção ao chamado para ministrar aos pentecostais unicistas. Em 1946, Branham alegou ter conversado com um anjo numa caverna secreta, onde recebeu o poder de discernir qual era a enfermidade das pessoas. Daí para a frente, os cultos de cura e reavivamento dirigidos pelo pregador místico de Indiana eram freqüentados por milhares de pessoas, em auditórios e estádios por todo o mundo. De outubro a dezembro de 1951 Branham viajou pela África do Sul e dirigiu o que foi chamado de a maior de todas as reuniões religiosas. Todos os tipos de milagres e curas foram praticados nessas reuniões, nas quais participaram centenas de milhares de pessoas. Branham morreu em 1965, atropelado por um motorista bêbado. Alguns de seus seguidores esperavam sua ressurreição, enquanto outros edificaram um santuário (uma pirâmide) em sua memória, no seu túmulo em Jeffersonville.

1.1 - O MENSAGEIRO DO APOCALIPSE

O endeusamento do profeta pelos seus seguidores não tem limite. Tanto é assim que o situam como cumprimento de Ap 10.7. Diz o texto: Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas seus servos. A explicação do texto se segue: Esta é uma profecia cumprida, pois os mistérios de Deus têm sido consumados através do ministério do irmão William Marrion Branham. Este profeta foi enviado por Deus para esta era e tem pregado a mensagem que Deus lhe ordenou: a palavra pura de Deus tal qual saiu da boca dos profetas e apóstolos... O irmão Branham desafiou a muitos líderes religiosos em diferentes ocasiões para mostrar ao povo o supérfluo de suas religiões ("De Volta à Palavra Original", pp. 10-11, Goiânia, GO).

1.2 - O SUCESSOR

Willian Soto Santiago afirma que William Marrion Branham o indicou como seu sucessor. Cada palavra dele é recebida como umarevelação divina da mesma forma com que se dava com o seu antecessor. Santiago afirma que a mesma coluna de fogo que seguia William Branham também o guia até hoje, como sinal de confirmação de seu chamado celestial. Alega Santiago que William Marrion Branham errou quando interpretou que a era de Laodicéia seria terminada em 1977. Afirma que a última dispensação é a do Reino de Deus começada em 1977 e ele é então o mensageiro escolhido. O que caracteriza esta nova dispensação do reino é que tudo se fez novo (Ap 22.5) e isso inclui o fim do batismo ministrado com água, sendo necessário tão-somente ouvir a mensagem da Voz da Pedra Angular, grupo religioso formado por ele em 1974, em Porto Rico. Seus seguidores o chamam de Anjo Mensageiro que Jesus Cristo teria prometido em Ap 22.16. O próprio grupo aponta para isso: Jesus é a Pedra

Angular (1 Pe 2.6) e Santiago é a Voz da Pedra ("Dicionário de Religiões,

Crenças e Ocultismo", p. 392, Editora Vida, ano 2000).

II - A EXALTAÇÃO DO SEU FUNDADOR

O fundador do Tabernáculo da Fé engrandeceu o seu nome, colocando-se como profeta mensageiro da última era da história do mundo.Dividiu a História em sete dispensações ou idades. Cada uma delas tem um profeta mensageiro; portanto, há sete profetas mensageiros. Baseou sua idéia em Apocalipse, capítulos 2 e 3. A lista das eras e suas datas é a seguinte:

Éfeso 53-170 a.D. O apóstolo Paulo

Esmirna 170-312 a.D. Irineu

Pérgamo 312-606 a.D. Martinho

Tiatira 606-1520 a.D. Columba

Sardes 1520-1750 a.D. Martinho Lutero

Filadélfia 1750-1906 a.D. João Wesley

Laodicéia 1907-1965 a.D. William Marriom Branham

Esta última dispensação teve o seu tempo de duração interrompido

em virtude da morte de Branham em 1965.Com essa exposição, os adeptos dessa seita ensinam que a Igreja Cristã de hoje está na mesma situação espiritual da igreja de Laodicéia. Dizem: O que vemos é a Escritura se repetindo. A filha de Herodias, representada pelo sistema denominacional dançando frente ao rei, procurando agradá-lo e tomando conselho com sua mãe, contra o profeta [que é Branham] (fascículo, "De Volta à Palavra Original", p. 27, Goiânia, GO). Um dos seus adeptos por nome T. L. Osborn*, no folheto intitulado Um Homem Chamado William Branham, escreveu o seguinte:Esta geração está incumbida: uma geração na qual Deus tem caminhado em carne humana na forma de um Profeta. Deus tem visitado seu povo. Porque Um grande Profeta Tem-se Levantado entre Nós. Osborn trata a pessoa de Branham como se fosse o próprio Deus. Em outro lugar no mesmo folheto, diz: Deus tem enviado o irmão Branham no século 20 e tem feito a mesma coisa. Deus em carne, novamente passando por nossos caminhos, e muitos não o conheceram. Eles tampouco o teriam conhecido se tivessem vivido no tempo em que Deus cruzou seus caminhos no corpo 'chamado Jesus, o Cristo.

Resposta Apologética:

William M. Branham é comparado a Deus ou Jesus. Entretanto, Is 42.8 declara que Deus não reparte sua glória com nenhum outro. O apóstolo Paulo preveniu-nos contra outro evangelho trazido mesmo que fosse por um anjo do céu (Gl 1.6-9; 2 Co 11.4). Se Paulo vivesse hoje, qual seria sua reação face às visões de William Branham e suas próprias reivindicações de ser o anjo de Ap 10.7? E Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo (2 Co 11.13). E você, o que diz? Seja anátema!

* T. L. Osborn seguiu essa doutrina somente no início do seu ministério. (Nota da digitalizadora)

III -TESTE DE UM PROFETA VERDADEIRO

3.1 - ESTABELECIMENTO DA DATA DA SEGUNDA VINDA DE JESUS

Somos advertidos de que há muitos homens se intitulando profetas

de Deus e dizendo que falam em seu nome. Teria Deus dado meios para se provar entre o falso e o verdadeiro profeta? A resposta à pergunta está em Deuteronômio 18.21-22. O meio mais eficaz de identificar um verdadeiroprofeta é verificar se as profecias por ele vaticinadas se cumprem. Do contrário, não devemos temê-lo, nem seguir os seus ensinos (Dt 18.20-22). Em conexão com os ensinos de Moisés, Jesus também nos advertiu contra os falsos profetas (Mt 7.15-20). Os frutos da árvore são as profecias entregues pelos profetas. Como vivemos em dias que precedem a volta de Cristo, o surgimento de falsos profetas cresce diariamente como dizem as Escrituras (Mt 24.5, 11, 23-24; 2 Pe 2.1-3; 1 Jo 4.1-3). Uma das doutrinas mais importantes da Bíblia é a que se refere à Segunda Vinda de Jesus. A vinda de Jesus é certa (Jo 14.2; At 1.9-11); entretanto, o dia e a hora são desconhecidos (Mt 24.36). Não obstante, existem pessoas que ousam ir além do que está escrito, fixando uma data para o acontecimento, caindo assim no erro de serem tachadas de falsos profetas. É o caso de William Marrion Branhamque em seu livro intitulado

Las Siete Edades De La Iglesia, p. 361, interpretando as palavras de Jesus

em Marcos 13.32, diz: Y, aunque muchas personas juzgam que esto es um pronóstico irresponsable, em vita de que Jesus dijo que Empero de aquel diay de Ia hora, nadie sabe (Marcos 13.32), y todavia me mantengo firme em micrencia despues de treinta anos, porque Jesus no dijo nadie podia conocer al año, mês o semana en que Su venida habria de ser completada. Asi que repito, yo sinceramente creo y mantengo como um estudiante particular de la Palabra, juntamente com la inspiración Divina, que el año de 1977 debe poner fim a los sistemas mundiales e introducir el milênio.

Resposta Apologética: O que aconteceu em 1977? Nem se deu o fim dos sistemas mundiais nem o início do milênio. Com essas palavras proféticas falsas, William Marrion Branham identificou-se como falso profeta, insurgindo-se contraas palavras de Jesus como se lê: Mas da quele dia e hora ninguém sabe,nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. Vigiai, pois porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis (Mt 24.36, 42, 44). Vigiai, pois porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir (Mt 25.13). Aos seus discípulos disse-lhes:Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder (At 1.7). Na vigência da Lei de Moisés, o referido cidadão estaria morto a pedradas (Dt 18.20-22) porque usou em vão o nome do Senhor (Ex 20.7).

IV - REVELAÇÃO ALÉM DA BÍBLIA

O livro já citado - "Las Siete Edades de La Iglesia - contém uma infinidade de registros de visões ocorridas em 1933 (veja o livrete n°5, O Profeta Desta Era) e especificadas à página 360 do primeiro livro mencionado, culminando com a fixação da data para a vinda de Jesus em 1977. Uma visão importante - segundo ele -aconteceu enquanto batizava os seus convertidos num rio. Ouviu a voz de Deus dizer: Como João Batista foi enviado como precursor da minha primeira vinda, também tu e tua mensagem têm sido enviados para preparar minha segunda vinda.

Resposta Apologética:

Para os crentes em Cristo, a revelação de Deus, registrada na Bíblia, é suficiente e por isso não precisam de revelações adicionais e contradizentes. O Senhor disse ao profeta Jeremias: Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam (Jr 14.14). Ao profeta Ezequiel disse o Senhor: Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que profetizam, e dize aos que só profetizam de seu coração: Ouvi a palavra do Senhor; Assim diz o Senhor Deus: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e que nada viram! Os teus profetas, ó Israel, são como raposas nos desertos. Viram vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O Senhor disse; quando o Senhor não os enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra. Porventura não tiveste visão de vaidade, e não falaste adivinhação mentirosa, quando dissestes: O Senhor diz, sendo que tal não falei? (Ez 13.2-4,6-7). Mormente quando faladas por

alguém que declaradamente se revela falso profeta por anunciar uma data

para a Segunda Vinda de Cristo que não se cumpriu.

V - REJEIÇÃO DA DOUTRINA DA TRINDADE

Cremos em um só Deus eternamente subsistente em Três Pessoas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19). No terceiro século da nossa era surgiu uma doutrina nova com respeito à natureza de Deus. Sabelius, presbítero da Igreja Cristã no Norte da África, começou a negar a existência da Trindade, ensinando que Deus era uma Pessoa — e não Três

— e que Ele apareceu nos modos ou manifestações como o Pai, como o Filho ou como o Espírito Santo. Ilustrando — como se apresentasse no palco uma vez como o Pai trocando-se e, representando em seguida o Filho e, pela terceira vez, representando o Espírito Santo. Para Sabelius,entretanto, o Pai somente era o verdadeiro Deus, sendo o Filho e o Espírito Santo apenas repetição de si mesmo em outra forma ou manifestação. Ele foi condenado por esse ensino, sua teologia modalística foi refutada e a sua heresia, que houvera sido espalhada, foi rejeitada pela Igreja Primitiva Cristã. A antiga heresia do sabelianismo surgiu num retiro espiritual no campo de Arroyo Seco, ao lado de Los Angeles, Califórnia. Adotaram uma nova interpretação da divindade, parecida com a de Sabelius: Jesus é a um tempo o Pai, o único Deus. Jesus foi um que se manifestou a si mesmo como o Pai, como o Filho e como o Espírito Santo.

Dizem: Se qualquer trinitariano aqui somente se soltasse um minuto, você poderia ver que Pai, Filho e Espírito Santo não são três deuses. São três atributos do mesmo Deus... Deus, expresso em Jesus Cristo, Que era ambos Pai, Filho e Espírito Santo, "a plenitude da divindade corporizada ("A Palavra Falada, vol. 3 n. 11, por W.M. B., Gravações "A Voz de Deus", p. 24 # 157 e 25 # 160).

Assim, a doutrina histórica trinitária foi repudiada como antibíblica, chegando ao cúmulo de William Marrion Branham ensinar que:La marca en la frente significa que tendrán que aceptar la doctrina del sistema mundial de iglesias, o qual es trinitarianismo, etc, y la marca en la mano, significa cumplir com la voluntad de la iglesia ("Las Siete Edades de La Iglesia", p. 428).

Deus precisa de homens que queiram sofrer pelo Seu Nome, não pelo nome Trindade. O que tem Roma de Deus? E, no entanto, os protestantes estão unidos com ela através da doutrina da Trindade ( De Volta à Palavra Original, p. 27, Goiânia, GO).

Assim, dizem que a marca da Besta é aceitar a doutrina da Trindade. Mas — dirá você — em São João 14.23 está escrito: Se alguém me ama guardará a Minha Palavra e o meu Pai o amará e viremos e faremos nele morada. Não pense em três pessoas, mas em três ofícios ("De Volta à Palavra Original, p. 26, Goiânia, GO).

Resposta Apologética:

Se somente Jesus é Deus, e o Pai e o Espírito Santo são apenas manifestações de Jesus, muitas passagens das Escrituras se tornam confusas:

Mateus 3.17 — Imitou Jesus a voz do Pai?

Mateus 17.5 — Onde estava o Filho quando o Pai disse: Este é o meu

Filho amado, em quem me comprazo: a ele ouvi.

João 17.4 — Onde estava o Pai, quando Jesus disse: Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer. A mera existência de Eu e Tu nas palavras de Jesus indicam personalidades distintas e o Tabernáculo da Fé ignora ou torce os textos para perverter o Ego entre os membros da Trindade.

Atos 13.2 — Imitou Jesus a voz do Espírito Santo na ordem de sair

para evangelizar?

Lucas 23.34 —Jesus disse: Pai,perdoa-lhes...

Lucas 23.46 — Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! Seria uma

fraude se não houvesse uma pessoa chamada Pai distinta de uma pessoa

chamada Filho.

5.1 - MANIFESTAÇÕES SIMULTÂNEAS DE DISTINTOS MEMBROS DA

TRINDADE:

  1. a) No relato da encarnação, temos a participação de toda a Trindade

(Lc 1.35);

  1. b) No batismo de Jesus, houve a manifestação simultânea das três Pessoas. Jesus, o Filho, que subia da água; o Espírito Santo que baixava em

forma de uma pomba, e a voz do Pai, que falava desde os céus (Mt 3.16- 17);

  1. c) As orações de Jesus demonstram sua existência à parte do Pai (Mc

1.35; Lc 5.16; 6.12; 9.28; 11.1; 22.39-44; Jo 11.41).

5.2 - ALGUMAS PROVAS BÍBLICAS DE QUE JESUS NÃO É O PAI:

  1. a) Em todo o tempo em que Jesus esteve na terra, o Pai esteve nos

céus (Mt 5.16,48);

  1. b) Jesus disse que confessaria os homens que O confessassem,

perante o Pai (Mt 10.32-33);

c)Cristo está hoje à destra do Pai (At 7.54-56);

d)Deus é Pai de Jesus e não Jesus é Pai de si mesmo (Ef 1.3,17);

e)Jesus entregou o seu espírito a seu Pai e não a si próprio(Lc 23.46);

  1. f) Jesus se fez carne e sangue (Lc 24.39; Jo 19.34), enquanto que o

Pai é Espírito (Jo 4.24);

  1. g) Simeão reconhecia que o Menino Jesus que tomou nos braços não

era o único membro da Trindade (Lc 2.26-33);

  1. h) João Batista conhecia o Pai, mas não conhecia o Filho (Jo 1.31-

34);

  1. i) Jesus veio para fazer a vontade do Pai e não a sua própria (Jo 5.30;

6.38). Isto implica a existência de duas personalidades distintas;

  1. j) Jesus conhecia o Pai, mas não era o Pai (João 10.15);
  2. k) Jesus era amado pelo Pai como Pessoa, e distinta que era (João

10.17-18);

1) Jesus era o único caminho para o Pai (Jo 14.6);

  1. m) A expressão tanto a mim como a meu Pai prova que eram duas

Pessoas (Jo 15.24);

  1. n) Em Hb 1.1-2 se afirma que o Filho é herdeiro de Deus.

Logicamente, isso requer a existência de duas Pessoas: uma, o testador e

outra o herdeiro. As duas posições não podem ser ocupadas por uma única

Pessoa.

5.3 - ALGUMAS PROVAS BÍBLICAS DE QUE O ESPÍRITO SANTO NÃO E

JESUS:

  1. a) O Espírito Santo é um outro Consolador, procedente do Pai e do Filho (Jo 5.32; 14.16-17,26; 15.26; 6.7,13);
  2. b) Era necessário que Jesus fosse, a fim de que o Espírito Santo

viesse (Jo 16.5-15);

  1. c) O Filho já fora dado antes que o Espírito Santo fosse dado (Jo 3.16; At 2.1-4);
  2. d) O Filho pode ser blasfemado e o pecador culpado disso encontra

perdão. Mas, se o Espírito Santo for blasfemado, essa pessoa não

encontrará perdão. Isto prova haver duas Pessoas (Mt 12.31-32; Mc 3.29-

30 e Lc 12.10); Os samaritanos haviam recebido Jesus, mas ainda não o

Espírito Santo (At 8.5-25);

  1. e) O Espírito Santo não veio falar de si mesmo ou glorificar a si mesmo, mas sim para glorificar a Jesus (Jo 16.7-15);
  2. f) A descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes foi a prova de que Jesus havia chegado ao céu, onde assentou-se à destra de Deus Pai. E mais uma prova da Trindade (Jo 7.39; At 2.33-34);
  3. h) Jesus afirmou, mesmo depois da ressurreição, que Ele não era um

ser em espírito. Portanto, ele não podia ser nem o Pai nem o Espírito

Santo, pois esses são seres espirituais (Lc 24.39; Jo 4.24; 14.16-17,26;

15.26; 16.7,15);

  1. i) Distinção muito clara é feita entre os nomes de todas as Três Pessoas da Trindade (Mt 28.19; 2 Co 13.14 ACF).

5.4 - A PERSONALIDADE E DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO:

Os adeptos do Tabernáculo da Fé afirmam que o Espírito Santo não é

uma pessoa. Perguntam e respondem sobre o Espírito Santo:

Perguntamos: o Espírito é pessoa?A Bíblia diz que não... Espírito

não é pessoa (De Volta à Palavra Original',p. 25, Goiânia, GO).

Na realidade, o Espírito Santo é a terceira Pessoa da Trindade.

Tiram-lhe a personalidade, quando a própria Bíblia emprega pronomes

pessoais e oblíquos para referir-se ao Espírito Santo. Em At 10.19-20: E pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te

buscam. Levanta-te, pois, desce, e vai com eles, não duvidando;porque eu

os enviei. Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei

de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará

de mim (Jo 15.26).

E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado (At 13.2). É um erro grande. Os atributos de personalidade são três:

  1. Inteligência, que é a capacidade de conhecimento, ...porque o

Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus(í Co 2.10);

  1. Vontade própria ou volição, que é a capacidade de escolher,

desejar, Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas,

repartindo particularmente a cada um como quer (1 Co 12.11);

  1. Sensibilidade ou emoção, que é a capacidade de amar, entristecerse,

alegrar-se, E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais

selados para o dia da redenção (Ef 4.30).

5.5 - ATIVIDADES PESSOAIS SÃO ATRIBUÍDAS AO ESPÍRITO SANTO:

  1. a) Fala Ap 2.7 d) Ensina Jo 14.26
  2. b) Testifica Jo 15.26 e) Ordena At 13.2
  3. c) Intercede Rm 8.26 f) Guia Rm 8.14

5.6 - DEVEMOS TER MUITO CUIDADO NA MANEIRA DE TRATAR COM O

ESPÍRITO SANTO:

  1. a) E possível entristecê-lo Is 63.10; Ef 4.30
  2. b) Rebelar-se contra ele Is 63.10
  3. c) Fazer-lhe agravo Hb 10.29
  4. d) Mentir At 5.3,4
  5. e) Blasfemar Mt 12.31-32
  6. f) Resistir Gn 6.3
  7. g) Apagar 1TS5.19

5.7 - A DEIDADE DO ESPÍRITO SANTO

As Escrituras ensinam que o Espírito Santo é Deus. Os atributos

naturais da deidade encontram-se nele:

  1. a) Eternidade (Hb 9.14);
  2. b) Onipotência (Gn 1.2; Lc 1.35; Rm 8.11);
  3. c) Onipresença (Sl 139.7);
  4. d) Onisciência (1 Co 2.10);
  5. e) Obras da criação (Jo 33.4; Sl 104.30).

5.8 - A DOUTRINA DA TRINDADE

Portanto, é insustentável manter o novo sabelianismo de Jesus

somente quando o testemunho das Escrituras a respeito é bem claro. Existe, de acordo com as Escrituras, uma Pessoa que é chamada o Pai, o qual é designado como Deus (Ef 1.2). Há também uma Pessoa chamada o Filho, que é designado como Deus (Jo 1.1; 20.28; 1 Jo 5.20). Há ainda uma

terceira Pessoa chamada o Espírito Santo, que é designado como Deus (At

5.3-4). Todas essas três Pessoas são coexistentes e, na unidade da Divindade, são designadas como um Deus (Dt 6.4). Ademais, quando comparamos a palavra traduzida para um do hebraico de Dt 6.4 com outras passagens como de Gn 2.24; 34.16 e Nm 13.23, encontramos uma unidade composta, não unidade absoluta, como se pode pensar. Isto nada prova para os adeptos do Tabernáculo da Fé. O argumento de João 10.30, que identifica Jesus como uma Pessoa da Divindade em virtude de sua unidade com o Pai, é contestado pelo simples fato de que a palavra traduzida um do grego (en) nesta passagem é neutra - não masculina - e refere-se à unidade de essência ou natureza, não Pessoa. Portanto, na unidade de essência ou  natureza de Deus existem três Pessoas. Outros versículos que revelam pluralidade de Pessoas na divindade (Trindade) podem ser encontrados emGn 1.26; 3.22; Is 6.8; 48.16.

VI - FÓRMULA BATISMAL APENAS NO NOME DE JESUS

No final de Mt 28.19 Jesus deu o seguinte mandamento: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Entretanto, no livro de Atos lemos: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo (At 2.38). O Tabernáculo da Fé interpreta essa aparente discrepância para sustentar sua negação da posição trinitária. Eles dizem que a declaração de Mt 28.19 apóia os três nomes de Cristo que é designado por Pai, Filho e Espírito Santo. Assim, estabelecem que a fórmula correta do batismo é encontrada em At 2.38. Citam mais as seguintes passagens: Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus (At 8.16); E mandou que fossem batizados em nome do Senhor (At 10.48); E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus (At 19.5), como prova de que a Igreja Primitiva batizava apenas em nome de Jesus.

Resposta Apologética:

Analisemos as passagens citadas:

At 2.38 "...seja batizado em nome de Jesus Cristo..."

At 8.16 "...sido batizados em nome do Senhor Jesus..."

At 10.48 "...batizados em nome do Senhor."

At 19.5 "...batizados em nome do Senhor Jesus."

O que se observa da leitura atenta dos versículos citados? Que não se

trata de uma fórmula batismal porque não são uniformes as expressões, variando de em nome de Jesus Cristo (At 2.38), para em nome do Senhor Jesus (At 8.16) e em nome do Senhor (At 10.48). Muito razoável é afirmar que, então, a narrativa de At 2.38, indicada como batismo em nome de

Jesus Cristo, esteja se referindo como pela autoridade de Jesus, como se lê

em At 3.16; 16.18, na qual a autoridade de Jesus é invocada. Não se trata

de fórmula que acompanha tais acontecimentos, desde que em At 19.13 a

invocação do nome de Jesus por exorcistas nada significasse porque os que o fizeram não tinham realmente a autoridade de Jesus. Em outras palavras, o batismo foi ordenado e levado a efeito sob a divina autoridade do Filho, empregando-se a fórmula de Mateus 28.19. Não bastasse o apoio irrestrito à Bíblia Sagrada que torna irrebatível o nosso entendimento, acresce observar o costume da Igreja Primitiva encontrado no livro Os Ensinos dos Doze Apóstolos que diz: Agora, concernente ao batismo, batizai desta maneira: depois de ensinar todas estas coisas, batizai em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Em outra parte do livro já citado se diz que: O bispo ou presbítero deve batizar desta maneira conforme ao que nos ordenou o Senhor, dizendo: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Cipriano (a.D. 200), falando de At 2.38 diz: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo, disse: Pedro menciona aqui o nome de Jesus Cristo, não para omitir o doPai, mas para que o Filho não deixe de ser unido com o Pai. Finalmente, depois da ressurreição, os apóstolos são enviados pelo Senhor às nações, afim de batizarem os gentios em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

VII - NEGAÇÃO DO INFERNO

O inferno foi criado para o diabo e seus anjos, para o anticristo e sua gente; ele foi o diabo encarnado, e por isso foi preparado para destruí-los. De tudo que existe, o mundo e tudo o demais, há um só Eterno; esse é Deus ("A Revelação dos Sete Selos", pp. 27 # 128, Perguntas e Respostas sobre os selos, WMB, 245, março de 1963, A Palavra Original, Goiânia, GO).

Resposta Apologética:

A Bíblia nunca promete que todos serão salvos, pois existe o castigo eterno. Em Mt 25.46, Jesus disse: E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. O adjetivo eterno que qualifica vida (zoem aionios), é o mesmo adjetivo que qualifica o tormento - tormento eterno {aionios). Seria incoerente, em face do texto, afirmar que a vida eterna é uma vida sem fim e admitir-se para o tormento eterno uma duração limitada, restringindo-se à morte física. E verdade que o inferno não foi criado para o homem e sim para o diabo e seus anjos (Mt 25.41), mas para os que rejeitam a vida eterna oferecida como um dom de Deus (Rm 6.26), padecerão eterna perdição (2 Ts 1.7-9).

fonte icp 

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