Teologia Sistematica Angeologia
sinônimos
Os anjos são criaturas , como os judeus sempre ensinou (Thackeray, Relação de São Paulo aos Pensamento Judaico , p. 150). Eles foram criados em, através e a Cristo ( Colossenses 1:16Colossenses 1:16 ), que é o início, bem como o fim de todas as coisas (cf. 1 Coríntios 8: 61 Coríntios 8: 6 ). Eles não são divindades inferiores, mas companheiros de serviço ( σύνδουλοι ) com o homem ( Apocalipse 19:10Apocalipse 19:10 ; Apocalipse 22: 9Apocalipse 22: 9 ). Portanto, eles não podem ser adorado ( ib. ); a adoração dos anjos era um dos graves erros em Colossos ( Colossenses 2:18Colossenses 2:18 ). Então idolatria é descrito como um culto dos demônios ( Apocalipse 09:20Apocalipse 09:20 ).
Muita ênfase é colocada, para que não se deve pensar que os anjos eram do algum grau como nosso Senhor, no fato de que Jesus é incomensuravelmente maior do que eles ; como em Hebreus 1: 4Hebreus 1: 4 e ss. (nenhum anjo é chamado de "o Filho"; anjos adoram a Firstborn), Hebreus 1:13Hebreus 01:13 (nenhum conjunto anjo na mão direita de Deus), Hebreus 2: 5Hebreus 2: 5 (o mundo para vir não seja submetido aos anjos, mas para homem-v. 8-F. mostra que o homem Representante se entende, que condescendeu a ser, na sua encarnação, feito um pouco menor do que os anjos). Em 1 Pedro 3:221 Pedro 3:22 "anjos, as autoridades e poderes", sejam submetidos ao Cristo subiu; e assim, em Efésios 1:21Efésios 1:21 . Em Colossenses 2:15Colossenses 2:15 (um verso obscuro), podemos entender tanto que o nosso Senhor, adiando o seu corpo, fez um show de os principados e as potestades, triunfando sobre eles na cruz (assim os Padres latinos); ou, com os gregos, que Ele, depois de ter retirado e guardado os principados, fez um show deles, etc.- ou seja, que Ele repeliu seus assaltos. Aqui os anjos maus são faladas. Mas a completa sujeição dos poderes do mal a Jesus não terá lugar até ao fim do mundo ( 1 Coríntios 15:231 Coríntios 15:23 e ss.).
Os anjos são espíritos ( Hebreus 1: 7Hebreus 1: 7 ; Hebreus 1:14Hebreus 1:14 ); cf. revelação 16:14Apocalipse 16:14 , "espíritos de demônios." Em Atos 23: 8Atos 23: 8 f. eles parecem ser diferenciado de "espíritos" ( "há ressurreição, nem anjo, nem espírito ... E se um espírito lhe falou ou um anjo? '). Mas isso não é assim. O "anjo" é a espécie, o "espírito" do género (Alford). Todos os anjos são espíritos, embora todos os espíritos não são anjos. Em Atos 23: 8Atos 23: 8 os fariseus são disse a confessar 'ambos', ou seja, tanto a ressurreição e angel-espíritos; apenas duas categorias são destinados. Devemos lembrar também que, em Atos 23: 9Atos 23: 9 judeus não-cristãos estão falando.
Mas, embora eles são espíritos, anjos são não onipresente ou onisciente , pois estes são atributos da divindade. Por sua cf. conhecimento limitado Efésios 3:10Efésios 3:10 (seja bom ou ruim anjos existem falado); está implícito em 1 Pedro 1:121 Pedro 1:12 (os anjos desejam bem atentar os mistérios do evangelho) e em 1 Coríntios 2: 61 Coríntios 2: 6 . ff, se 'governantes deste mundo "são os anjos maus (ver Demônio). É expressamente indicado em Mateus 24:36Mateus 24:36 , Marcos 13:32Marcos 13:32 . A limitação do conhecimento dos anjos também é afirmado no Enoch Etíope , xvi. 3 (. 2º cento bc?), Onde os anjos que caíram em Gênesis 6: 2Gênesis 6: 2 (so 'filhos de Deus' são interpretados) são disse não ter tido as coisas ocultas ainda revelado a eles, embora soubessem mistérios sem valor, que que contou às mulheres (ed. Charles, 1893, p. 86f.). Nos Segredos de Enoch . (Eslava), xxiv. 3 (1º cento. Ad?), Deus diz que Ele não tinha dito aos seus segredos, mesmo para os seus anjos. Inácio diz que a virgindade e criança-bearing de Maria e a morte do Senhor foram ocultado ( ἔλαθεν ) o governante desta idade ( Ef 19;. Para esta ideia nos Padres ver a nota de Lightfoot).
Os anjos bons são anjos de luz , em oposição aos poderes das trevas ( 2 Coríntios 11:142 Coríntios 11:14 ; contraste Efésios 6:12 ); Assim, quando o anjo veio a São Pedro na prisão, uma luz brilhou na cela ( Atos 12: 7 ). O nome "seraph" talvez significa 'aquele ardor, "embora a etimologia é duvidoso; cf. também Salmos 104: 4 . Efésios 6:12Atos 12: 7Salmos 104: 4
Eles nem se casam nem se dão em casamento ; e assim na vida de ressurreição não há casar, para os homens será "como os anjos no céu" ( Mateus 22:30Mateus 22:30 , Marcos 12:25Marcos 12:25 ), "iguais aos anjos" ( ἰσάγγελοι , Lucas 20:36Lucas 20:36 ). Alguns pensaram que eles têm uma espécie de contraparte dos corpos, descrita em 1 Coríntios 15:401 Coríntios 15:40 como "corpos celestes" (Meyer, Alford), embora este talvez seja improvável; Palavras de São Paulo pode referir-se aos "corpos celestes", no sentido moderno (Robertson-Plummer), ou para os corpos humanos pós-ressurreição (cf. 1 Coríntios 15:481 Coríntios 15:48 ); não bons homens, em oposição ao mau (Crisóstomo e outros dos Padres).
Eles são inumeráveis ( Apocalipse 05:11Apocalipse 05:11 [de Daniel 7:14Daniel 07:14 ], Hebreus 12:22Hebreus 12:22 , "miríades"; na última passagem são talvez descrito como uma "assembleia festiva '[margem Versão Revisada, ἀγγέλων πανηγύρει ]).
Os anjos não caídos são santo ( Apocalipse 14:10Apocalipse 14:10 , Marcos 8:38Marcos 8:38 , Lucas 9:26Lucas 9:26 , e alguns manuscritos de Matthew 25:31Mateus 25:31 ; por isso, talvez 1 Tessalonicenses 3:131 Tessalonicenses 3:13 , juízes 1:14Juízes 1:14 [ver abaixo, 5 ( a ) ]; cf. Zacarias 14: 5Zacarias 14: 5 "todos os santos"). Este é o significado dos anjos 'eleitos' em 1 Timóteo 5:211 Timóteo 5:21 anjos feria escolhidos para proteger a Igreja de Éfeso; eles são mencionados aqui, porque eles vão acompanhar o Senhor para julgamento ou (Grimm), porque eles são escolhidos por Deus para governar.
Os padres cristãos e os professores heréticos elaborado em muito a hierarquia angélica; destes, talvez, o escritor que teve maior influência foi Pseudo-Dionísio ( de Coel Hier. vi.-ix.,. c. [Nota:. circa, aproximadamente.] ad 500), que dividiu o exército celestial em três divisões , com três subdivisões em cada um: (1) tronos, querubins, serafins; (2) poderes ( ἐξουσίαι ), senhorios ( κυριότητες ), mights ( δυνάμεις ); (3) anjos, arcanjos, principados ( ἀρχαί ). Por analogia desta lista, as Igrejas de língua siríaca dividiu o ministério cristão em três classes, cada uma com três sub-classes. Para outras divisões de anjos em tempos pós-apostólicos ver a nota de Lightfoot em Colossenses 1:16Colossenses 1:16 .
Muito poucos nomes de anjos ocorrem no NT. Dos santos anjos apenas Gabriel ( Lucas 1:19Lucas 01:19 ; Lucas 1:26Lucas 01:26 ) e Michael ( Juízes 1: 9Juízes 1: 9 , Apocalipse 12: 7Apocalipse 12: 7 ) são nomeados (de Daniel 8:16Daniel 8:16 ; Daniel 9:21Daniel 9:21 ; Daniel 10:13Daniel 10:13 ; Daniel 10:21Daniel 10:21 ; Daniel 12: 1Daniel 12: 1 ). Temos também o bom nome Satanás (trinta e um de um vezes, dezenove fora dos Evangelhos), Belzebu (Evangelhos apenas, seis vezes), e Belial ou Beliar ( 2 Coríntios 6:152 Coríntios 6:15 ). Veja Diabo, Belial. Nos apócrifos temos Raphael em Tobit 00:15Tobit 00:15, Uriel em 2 Esdras 4: 1 ; 05:20 ; 10:28 , Uriel em 2 Esdras 4: 1; 05:20; 10:28, e Jeremiel em 2 Esdras 4:362 Esdras 4:36 (o último livro, talvez, é para ser datado de c. [Nota:. Circa, aproximadamente.] Ad 90). Muitos outros nomes são encontrados em escritos judaicos; veja D. Stone, Esboços de Chr. Dogma , Londres, 1900, p. 38; Edersheim, Life and Times , Anexo XIII .; Eth. Enoch , 20 (Uriel, Rafael, Raguel, Michael, Saraqael, Gabriel;. A Gr fragmento de [.. Charles, p 356f] tem Sariel para Saraqael, e acrescenta Remiel [= Jeremiel]).
( A ) em direção a Deus .-Os anjos são espíritos litúrgicos "( λειτουργικὰ πνεύματα , Hebreus 1:14Hebreus 1:14 ; cf. Daniel 7:10Daniel 7:10 ἐλειτούργουν αὐτῷ [Theodotion;. A versão em nossa Gr OT] para יְשַׁמְּשׁוּנֵהּ , 'o servia' ; o Chigi Septuaginta tem ἐθεράπευον αὐτόν ); o seu ministério é uma ordenou um, diante do trono de Deus: "todo o exército dos anjos ... ministra ( λειτουργοῦσιν ..) até a Sua vontade, de pé por Ele" (Clem Rom Cor .. 34; cf. 4º cento interpolator inaciana , Philad . 9, "os poderes litúrgicos de Deus"). Eles adoram a Deus no céu ( Apocalipse 05:11Apocalipse 05:11 f .; Apocalipse 07:11Apocalipse 7:11 ; Apocalipse 8: 1-4Apocalipse 8: 1-4 ; cf. Jó 1: 6Jó 1: 6 ; Job 2: 1Jó 2: 1 ), e na terra ( Lucas 2:13Lucas 2:13 f.); eles adoram o Primogênito quando Ele é trazido para o mundo ( Hebreus 1: 6Hebreus 1: 6 ), e são testemunhas da Encarnação ( 1 Timóteo 3:161 Timóteo 3:16 "visto de angels', mas Grimm interpreta ἀγγέλοις aqui como os apóstolos, testemunhas de Cristo ressuscitado e Swete acha que a referência é a agonia no Getsémani [ Ascensionado Cristo , 1910, p. 24]). Para esse culto celeste parece haver uma referência em 1 Coríntios 13: 11 Coríntios 13: 1 "línguas dos anjos". No pensamento judaico havia anjos da presença, a mais alta ordem da hierarquia, que estava diante da face de Deus, dentro do véu (Edersheim, Life and Times , i 122;. Tobit 00:15Tobit 00:15 ; . Eth Enoch , 40). Pode haver uma referência a estes em Apocalipse 1: 4Apocalipse 1: 4 'os sete espíritos que estão diante do seu trono "(Swete interpreta isso do trabalho de sete vezes do Espírito Santo); Apocalipse 8: 2Apocalipse 8: 2 ' os sete anjos que estavam diante de Deus" ( cf. Apocalipse 8: 4Apocalipse 8: 4 ); Mateus 18:10Mateus 18:10 "no céu [os pequeninos '] anjos sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus"; e em Lucas 1:19Lucas 01:19 (veja acima).
Eles vão participar no Filho no Juízo Final ( 1 Tessalonicenses 4:161 Tessalonicenses 4:16 , 2 Tessalonicenses 1: 72 Tessalonicenses 1: 7 , Apocalipse 3: 5Apocalipse 3: 5 ); e esta parece ser a referência mais provável em 1 Tessalonicenses 3:131 Tessalonicenses 3:13 ", com todos os seus santos" (ou "santo ones'- τῶν ἁγίων αὐτοῦ ) e em juízes 1:14Juízes 1:14 ", com os seus milhares de santos '(ou' com seus milhares de santos, ' ἐν ἁγίαις μυριάσιν αὐτοῦ ), onde as palavras são de Enoch , i. 9, o texto deste último no fragmento grego Gizeh sendo σὺν τοῖς ( sic ) μυριάσιν αὐτοῦ καὶ τοῖς ἁγίοις αὐτοῦ . As palavras Jude são certamente ser entendido dos anjos, e isso torna a interpretação semelhante de 1 Tessalonicenses 3:131 Tessalonicenses 3:13 mais provável. Mas Milligan ( . Com em loc .) Pensa que a última referência é 'justos aperfeiçoados ", que são ditos para julgar, ou para ser' trouxe com 'Jesus no julgamento ( 1 Tessalonicenses 4:141 Tessalonicenses 4:14 , Mateus 19:28Mateus 19: 28 , Luke 22:30Lucas 22:30 ; cf. Sabedoria de Salomão 3: 8sabedoria de Salomão 3: 8 ; em 1 Coríntios 6: 31 Coríntios 6: 3 veja 7 abaixo). Sem dúvida, os santos hão de governar com Cristo ( Apocalipse 02:26Apocalipse 02:26 f .; Apocalipse 20: 4Apocalipse 20: 4 etc.); mas, como todos os homens se serão julgados ( Romanos 14:10Romanos 14:10 , 2 Coríntios 5:102 Coríntios 5:10 ), a interpretação das passagens acima como implicando que os próprios santos será juízes do Último Dia é um tanto duvidosa. A presença dos anjos na Grande Juiz é mencionado em todos os quatro Evangelhos ( Matthew 13:41Mateus 13:41 ; Mateus 16:27Mateus 16:27 ; Mateus 24:31Mateus 24:31 ; Matthew 25:31Mateus 25:31 , Marcos 8:38Marcos 8:38 ; Mark 13:27Mark 13:27 , Lucas 9:26Lucas 9:26 ; Lucas 12: 8Lucas 12: 8 f e. João 1:51João 1:51 [onde a referência é a Genesis 28:12Genesis 28:12 ]).
( B ) em relação ao homem .-Os anjos fazer o serviço ( διακονία ) ao homem como herdeiros da salvação ( Hebreus 1:14Hebreus 1:14 ). Eles ministraram a nosso Senhor na terra, em Sua natureza humana, depois da tentação no deserto ( Matthew 04:11Mateus 04:11 , Marcos 1:13Marcos 1:13 , e no Getsêmani (e não em || Lc.) Lucas 22:43Lucas 22:43 : isso não pode fazer parte do Terceiro Evangelho, mas é certamente parte de um 1º cento tradição;. não poderia ter sido inventado pelos escribas [ver Westcott-Hort, NT em grego , ii apêndice. , p 67.] o presente escritor tem. defendeu seu ser mais velho do que Lc., e reflectindo o mesmo estágio de pensamento como Mk. [ Dict. de Cristo e os Evangelhos ii. 124 b ]). Em Matthew 26:53Mateus 26:53 Jesus diz que os anjos teria o serviam, tinha Ele quisesse, quando Judas traiu.
Os anjos são espectadores das nossas vidas : 1 Coríntios 4: 91 Coríntios 4: 9 'um espetáculo ( θέατρον ) aos anjos'; 1 Timóteo 5:211 Timóteo 5:21 "aos olhos de Deus e de Cristo Jesus e dos anjos eleitos"; 1 Pedro 1:121 Pedro 1:12 , os anjos 'olhar para' - 'olhar', ou talvez 'debruçar sobre "(ver Bigg, Com em loc. .) - a Igreja e seu Evangelho; alegram-se sobre o arrependimento do pecador ( Lucas 15:10Lucas 15:10 ).
Eles são mensageiros para o homem . Este é o escritório de anjos que é mais proeminente no NT; veja Atos 7:35Atos 7:35 ; Atos 7:38Atos 07:38 (Moisés) Atos 8:26Atos 08:26 (Philip) Atos 10: 3Atos 10: 3 ; Atos 10: 7Atos 10: 7 ; Atos 10:22Atos 10:22 ; Atos 10:30Atos 10:30 (Peter, Cornelius) Atos 11:13Atos 11:13 (Peter ) Atos 12: 7-11Atos 12: 7-11 (Peter na prisão) Atos 23: 9Atos 23: 9 (Paul) Atos 27:23Atos 27:23 (Paul em sua viagem), Hebreus 13: 2Hebreus 13: 2 (referência a Abraham, Genesis 18), e freqüentemente em Apocalipse ( eg Gênesis 1: 1Gênesis 1: 1 ; Gênesis 22: 6Genesis 22: 6 ). São Paulo faz alusão a essa obra dos anjos em Gálatas 1: 8Gálatas 1: 8 , o que sugere que eles devem ser provado, como espíritos deve ser ( 1 Coríntios 12:101 Coríntios 12:10 , 1 João 4: 11 João 4: 1 , etc .; ver Demônio, § 2) , para ver se elas são verdadeiras ou falsas, e em Gálatas 4:14Gálatas 4:14 , onde há um clímax: ". como um anjo de Deus, ou melhor, como aquele que é maior do que os anjos, como o próprio Cristo Jesus ' Para esta função nos Evangelhos ver Mateus 1:20Mateus 1:20 ; Matthew 02:13Mateus 02:13 ; Matthew 02:19Mateus 02:19 ; Mateus 28: 2-5Mateus 28: 2-5 , Marcos 16: 5-7Marcos 16: 5-7 , Lucas 1:11Lucas 01:11 ; Lucas 1:13Lucas 01:13 ; Lucas 1:19Lucas 01:19 ; Lucas 1:26Lucas 01:26 ; Lucas 1:30Lucas 01:30 ; Lucas 1:35Lucas 1:35 ; Lucas 2: 9Lc 2: 9 f,. Lucas 2:21Lucas 2:21 ; Lucas 24: 4Lucas 24: 4 ; Luke 24:23Lucas 24:23 , João 00:29João 00:29 ; João 20:12João 20:12 ; notamos que o "anjo do Senhor" no NT não é o mesmo como o "anjo de Javé" no AT: ele simplesmente significa um anjo enviado por Deus. Este escritório dos anjos não exclui a mensagem divina vindo diretamente para o homem ( Atos 9: 5Atos 9: 5 ; Atos 22: 8Atos 22: 8 ; Atos 26:14Atos 26:14 , Gálatas 1:12Gálatas 1:12 ).
Eles são ajudantes de nossa adoração . Eles oferecem as 'orações de todos os santos sobre o altar de ouro "( Apocalipse 8: 3Apocalipse 8: 3 f.). A sua presença no culto cristão é motivo de decoro e reverência ( 1 Coríntios 11:101 Coríntios 11:10 : a mulher deve ser velado na assembléia dos fiéis "por causa dos anjos", o que parece ser o significado, e não "por causa do clero que estão presentes ", como Ambrose, Ephraim Syrus, Primasius, nem 'por causa dos anjos maus," com uma referência ao Gênesis 6: 1Gênesis 6: 1 . f, como Tertuliano [ . de Virg Vel . 7; cf. 17], nem 'porque os anjos fazê-lo ", ou seja, velar-se perante o seu Superior [ Isaías 6: 2Isaías 6: 2 ], ver Robertson-Plummer, Com em loc. ).. Para a presença de anjos em adoração cf. Salmos 138: 1Salmo 138: 1 Septuaginta e Vulgata , Tobit 00:12Tobit 00:12 ; Tobit 00:15Tobit 00:15 , Three 37.
Eles lutam para o homem contra o mal , sob Michael ( Juízes 1: 9Juízes 1: 9 , Apocalipse 12: 7Apocalipse 12: 7 f,. Apocalipse 19:14Apocalipse 19:14 ; Apocalipse 19:19Apocalipse 19:19 ; Apocalipse 20: 1-3Apocalipse 20: 1-3 ); eles são 'exércitos' ( στρατεύματα , Apocalipse 19:14Apocalipse 19:14 ) e um 'host' ( στρατιά , Lucas 2:13Lucas 2:13 ; não em Hebreus 12:22Hebreus 12:22 Versão Revisada onde μυριάσιν é traduzido 'miríades'). Eles são os 'exércitos' enviados pelo rei da parábola do casamento do filho do rei ( Matthew 22: 7Mateus 22: 7 ).
Eles foram os mediadores da Lei ( Atos 7:53Atos 7:53 , Gálatas 3:19Gálatas 3:19 , Hebreus 2: 2Hebreus 2: 2 ); isto é, eles ajudaram na entrega da Lei. São Paulo e o autor de Hebreus argumentam a partir desta a superioridade do Evangelho como sendo dada sem a interposição de seres criados (Lightfoot em Gálatas 3). A presença dos anjos não é mencionado em Êxodo 19, mas cf. Deuteronômio 33: 2Dt 33: 2 , Salmos 68: 7Salmos 68: 7 ; foi enfatizado pelos judeus como exaltando a Lei (ver Thackeray, op. cit. p. 162), e este é, talvez, o significado em Atos 7:53Atos 7:53 .
Na morte, os anjos levar os fiéis defuntos para o seio de Abraão ( Lucas 16:22Lucas 16:22 ). Esta era uma crença judaica comum ( Dict. De Cristo e os Evangelhos i. 57 a ).
No julgamento eles serão os ceifeiros da colheita ( Apocalipse 14: 17-19Apocalipse 14: 17-19 , Matthew 13:39Mateus 13:39 ; Matthew 13:49Mateus 13:49 ).
Eles são mensageiros de punição ( Atos 00:23Atos 00:23 [Herodes], Apocalipse 14:10Apocalipse 14:10 ), e do juízo ( Apocalipse 8: 6Apocalipse 8: 6 ff; Apocalipse 19: 11-14Apocalipse 19: 11-14 ; cf. o derramamento das taças, Apocalipse 16: 1-17Apocalipse 16: 1 -17 , ea sete anjos, que tinham sete pragas, Apocalipse 15: 1Apocalipse 15: 1 ). Em 1 Coríntios 10:101 Coríntios 10:10 o 'destroyer' ( ὀλοθρευτής ) não é Satanás, bat o anjo enviado por Deus para ferir as pessoas (a referência é a Números 16, onde nenhum anjo é mencionado, mas cf. Êxodo 00:23Êxodo 00:23 , 2 Samuel 24:162 Samuel 24:16 ). Satanás é às vezes chamado de "o destruidor" ( ἀπολλύων , Apocalipse 09:11Apocalipse 09:11 ), mas ὀλοθρευτής não é usado em outros lugares na Bíblia (ver Robertson-Plummer em 1 Coríntios 10:101 Coríntios 10:10 ).
Eles intervêm na terra para ajudar o homem : um "anjo do Senhor 'libera os apóstolos ( Atos 5:19Atos 5:19 ) e Peter ( Atos 12: 7Atos 12: 7 ); e, de acordo com um brilho antigo, provavelmente Africano, originários antes do tempo de Tertuliano, que cita ( de Bapt 5.), "um anjo do Senhor" também "perturbada" a água de Betesda ( João 5: 4João 5: 4 ). (Tertuliano aplica este texto para o batismo cristão, sobre a qual ele diz que um anjo preside.) Geralmente, os anjos guardar os homens de mal. Isso nos leva à questão de anjos da guarda . É uma idéia antiga que cada ser humano, ou mesmo todos os animado criatura e inanimados, tem que lhe são atribuídas uma ou mais especiais guardas angelicais. Esta ideia é, em certa medida, confirmada pelas palavras de nosso Senhor sobre os 'anjos dos pequeninos "em Mateus 18:10Mateus 18:10 . Era uma crença popular de que esses guardiães tomou a forma de a pessoa protegida, e as pessoas reunidas na casa de Maria, mãe de Mark pensavam que Pedro, quando escapou da prisão, era "o seu anjo" ( Atos 00:15Atos 00:15 ). Esta concepção judaica foi longa retidos pelos cristãos. Tertuliano achavam que a alma tinha uma "figura", uma certa corporeidade, um "homem interior: diferente do exterior, mas ainda um na dupla condição '( de Anima , 9); isso não é bem a mesma idéia, mas vamos encontrá-lo mais claramente no 4º cento. Ordem da Igreja, o Testamento de nosso Senhor (i. 40), onde todos os homens têm 'figuras de suas almas, que estão diante do Pai da Luz ", e que, no caso dos ímpios" perecem e são levadas para a escuridão para morar . ' Da mesma forma, existem anjos de fogo ( Apocalipse 14:18Apocalipse 14:18 ), de água ( Apocalipse 16: 3Apocalipse 16: 3 e segs .; cf. Apocalipse 7: 1Apocalipse 7: 1 f e. João 5: 4João 5: 4 ), dos ventos ( Apocalipse 7: 1Apocalipse 7: 1 ; cf. Salmos 104: 4Salmo 104 : 4 ), de países ( Daniel 10: 13-20Daniel 10: 13-20 ; cf. Siraque 17:17Eclesiástico 17:17 ); e o anjo do abismo, Abaddon ( qv [Nota: vide quod, o que ver.] ) ou Apollyon ( Apocalipse 09:11Apocalipse 9:11 ; cf. Apocalipse 20: 1Apocalipse 20: 1 ). Para idéias rabínicas ver Thackeray, op. cit. p. 168, e Edersheim, op. cit. Apêndice xiii.
Metaforicamente o 'interesse na carne' é chamado de um anjo (mensageiro) de Satanás ( 2 Coríntios 12: 72 Coríntios 12: 7 ). Veja o artigo Paul.
( A ) A comparação com a de nosso Senhor .-Oesterley ( Hastings 'Single-vol. Dicionário da Bíblia , 32) contrasta o ensinamento de Jesus com a dos evangelistas e outros escritores do NT, e diz que nosso Senhor ensinou que a morada e trabalho dos anjos estão no céu, nem aqui embaixo, enquanto Seus discípulos ensinaram (como os judeus fizeram) que estão ativos na terra. Por outro lado, Marshall ( Dict. De Cristo e os Evangelhos i. 54 a ) mantém a identidade completa do ensino entre Jesus e os Evangelistas. Para o presente autor do último ponto de vista parece ser o caminho certo. É verdade que, em palavras de nosso Senhor o trabalho dos anjos na Terra não é proeminente. Mas, em João 1:51João 1:51 (nosso Senhor está falando) o "ascendente e descendente" ordem mostra que os anjos são "já na terra, embora nós vê-los não '(Westcott, Com., Em loc .). A conta do ministério angélico na tentação, como o da própria tentação, pode, pela sua própria natureza, apenas ter vindo próprios lábios do nosso Senhor. Além disso, em Jesus, o ensino, os anjos vêm à Terra para buscar a alma de Lázaro ( Lucas 16:22Lucas 16:22 ) e fazer a colheita ( Matthew 13:39Mateus 13:39 ; Matthew 13:49Mateus 13:49 ).
( B ) Comparação com a doutrina dos falsos mestres .-Em Colossenses encontramos um angelology elaborado, ensinado por professos cristãos que ataques de St. Paul. Sua heresia era em parte judia, em parte gnóstico, embora alguns pensam que duas seitas diferentes são destinadas. O elemento gnóstica mostra-se na tendência para colocar anjos como intermediários entre Deus eo homem, e fazer anjos emanações de Deus, com uma hierarquia elaborada de poderes, domínios, etc. contra tal ensino St. Paul afirma que Cristo é o único mediador ( Colossenses 1: 15-22Colossenses 1: 15-22 ; Colossenses 2: 9-15Colossenses 2: 9-15 ), e proíbe a adoração de anjos, porque nega isso. Na mediação única de nosso Senhor reside o significado das frases repetidas 'no Senhor', 'para o Senhor "( Colossenses 3:18Colossenses 3:18 ; Colossenses 3:20Colossenses 3:20 ; Colossenses 3.23Colossenses 3.23 ). Jesus é o único ἀρχή , ou "princípio" ( Colossenses 1:18Colossenses 1:18 ; cf. Apocalipse 03:14Apocalipse 03:14 ), de criação, como contra a ideia, dos intermediários angelicais quando o mundo foi feito (veja o ensaio de Lightfoot sobre a heresia de Colossos [ Col . , p. 71ff.]). Talvez também na afirmação da única mediação de Cristo reside a importância da passagem retórica em que São Paulo diz que não há poderes celestiais, boas ou más, pode nos separar do amor de Deus ( Romanos 8:38Romanos 8:38 ). Passagens em Ef. (acima, 4 ) parecem mostrar que a heresia de Colossos era conhecida também na costa asiática.
Uma fase posterior de erro angelológico é encontrada no final da primeira cento. no ensino Cerinthus ', que se assemelhava a dos hereges de Colossos. Cerinthus ( qv [. Nota: vide quod, que ver] ) ensinou que o mundo não foi feito por Deus, mas por um anjo, ou por uma série de poderes ou anjos, que eram ignorantes de Deus; a Lei Mosaica foi dada por eles (cf. acima, 5 ( b )). Cerinthus é o elo entre o gnosticismo em Colossos eo gnosticismo desenvolvido do século 2 (por sua doutrina ver Irineu, Haer i 26;.. Hipólito, Refut vii 21, x 17...). Ele afirmou ter tido visões angelicais, e foi um milenar do tipo mais grosseiro (Caius em Eusébio, HE [Nota: E Historia Ecclesiastica (Eusébio, etc.).] Iii 28.). Veja também Lightfoot, op. cit. , p. 106ff.
Especulações como aqueles atacada por St. Paul encontrou um solo congenial em 'Asia' e da Frígia. Mesmo no 4º cento. no Conselho realizada no frígio Laodicéia (circa, cerca AD 380), os cristãos estão proibidos de deixar a Igreja de Deus e invocar ( ὀνομάζειν ) anjos (lata 35;. ver Hefele, Conselhos ., Eng tradução , iii 317.). É o ciúme apropriado para o único Mediador, por outro lado, o que levou muitos modernos para rejeitar a doutrina da existência de anjos completamente. Mas ambos os seres celestiais e terrestres pode ajudar o homem sem ser mediadores, como podemos ver quando um homem ajuda a outro pela oração de intercessão. O NT ensino sobre auxiliares angélicos, tão potente antídoto ao materialismo, de modo algum afirma que devemos orar a Deus através dos anjos, ou contradiz a doutrina de que Cristo é o único mediador entre Deus eo homem.
( C ) Comparação com o atual ensino judaico e que dos rabinos posteriores .-O ensino apostólico é bastante livre das especulações selvagens de angelologia judaica. (Para diferenças entre ele e ideias judaicas atuais ver Edersheim, .. Op cit ., I 142 e Apêndice . Xiii) Jewish das especulações a mais elaborada foram os dos essênios ( qv [Nota: vide quod, o que ver.] ), que tinha um tom gnóstico decidido. Esta seita judaica teve uma doutrina esotérica dos anjos, e os seus membros não foram autorizados a divulgar seus nomes para os forasteiros (Jos. Bellum Judaicum (Josephus) ii viii 1;.. Lightfoot, Col. , p 87;.. Edersheim, i 330f .). Algumas especulações judeus podem ser mencionados. Pensava-se que os novos anjos estavam sempre sendo criado-uma idéia derivada de uma wresting de Lamentações 3:23Lamentações 3:23 (Thackeray, op. Cit. P. 150). Os anjos ensinou Noah medicina ( Livro dos Jubileus , 10). Os justos se tornam anjos ( Eth. Enoch , li. 4). Um anjo perturbou as águas de Bethesda para a cura (gloss em João 5: 4João 5: 4 ). Um sistema hierárquico e elaborado numerosos nomes foram inventados para eles (acima, 4 ). Contrastado com estas ideias, temos no NT uma reserva prudente, que se recusa a ir além das coisas que estão escritas.
Uma especulação judaica ele deve notado mais plenamente. Os rabinos ensinaram que nenhum dos anjos era absolutamente bom, que opôs-se à criação do homem e tinham inveja dele (Edersheim, ii. 754). Thackeray (p. 151f.) Considera que São Paulo também faz todos eles antagônico a Deus. Se assim for, ele contradiz o ensino tanto de nosso Senhor e dos outros escritores do NT (acima, 3 ). Mas esta visão, baseada na linguagem de São Paulo sobre os principados, poderes, etc, e na ideia de que todos os anjos são os inimigos que devem ser colocados sob os pés de Cristo ( 1 Coríntios 15:251 Coríntios 15:25 ), parece ser insustentável. St. Paul, ao afirmar que alguns "poderes" são maus, não diz que todos eles são assim. Veja acima, 4 .
. 10. Os sucessores imediatos dos apóstolos -Angelology era um tema favorito do tempo; mas, a literatura do período de sub-apostólica sendo muito escassa, as referências são poucos. Para Clemente de Roma ver acima, 5 ( a ). Inácio diz que o conhecimento dos mistérios angelicais foi dada aos mártires ( Trall 5.): "Coisas celestiais e as disposições ( τοποθεσίας ) de anjos, e musterings de governantes ( συστάσεις ἀρχοντικάς ), visível e invisível" (cf. Colossenses 1:16Colossenses 1:16 ). As "disposições" seria nos sete céus. O ἄρχοντες , dos governantes, "seria de São Paulo ἀρχαί isto é, anjos (Lightfoot, Ign . Ii. 165). Em Smyrn . 6, é dito que os anjos, se não crer no sangue de Cristo, são julgados; Isto parece implicar que a sua prisão preventiva ainda não terminou. Sea também acima, 3 . Papias (citado por Andreas de Cesaréia, em Apoc. , Cap 34, serm 12;.. Lightfoot-Harmer, . Apostol Padres ., P 521) diz que para alguns dos anjos Deus deu o domínio sobre o arranjo ( διακοσμήσεως ) de o universo ... mas a sua array ( τάξιν ) deu em nada, pois o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana toda a terra, foi lançado por terra, sim, foi precipitado na terra, e seus anjos "(citação do Apocalipse 12: 9Apocalipse 12: 9 ). Papias parece datar a queda dos anjos após a criação do mundo. Hermas (para seu encontro, possivelmente, mais cedo ver Salmon, . Introd ao NT ., XXVI) descreve a construção da torre [a Igreja] sobre as águas por seis homens jovens (cf. Marcos 16: 5Marcos 16: 5 ), enquanto inúmeros outros homens trazem o pedras; e os primeiros são considerados os santos anjos de Deus, que foram criados em primeiro lugar; estes últimos são também anjos, mas a seis são superiores a eles ( Vis . III. 1, 2, 4). No Martírio de Policarpo , 2, mártires são disse para se tornar anjos depois da morte (ver acima, 8 ). Na Epístola a Diogneto , 7, é dito que Deus enviou aos homens um ministro ( ὑπηρέτην ) ou anjo ou régua ( ἄρχοντα ). Justin interpreta Salmos 24: 7Salmos 24: 7 ; Salmos 24: 9Salmos 24: 9 [Septuaginta ] como dirigida aos governantes nomeados por Deus nos céus ( Dial 36.). Para anjos foi confiado o cuidado do homem e de todas as coisas debaixo do céu, mas eles transgrediram através do amor das mulheres ( Apol ii 5, referindo-se.. Gênesis 6: 1Gênesis 6: 1 . Ff). Anjos, como os homens, têm livre-arbítrio ( Dial . 141).
Literature.-A. Edersheim, Vida e Tempos de Jesus o Messias 9 , Londres, 1897, i. 142, II. 748 (Apêndice, xiii.), Etc .; H. St. J. Thackeray, A Relação de São Paulo aos Contemporary Jewish Thought , fazer. 1900; AB Davidson no Dicionário da Bíblia de Hasting (5 vols) , o artigo 'Angel' (quase inteiramente OT); W. Fairweather no Dicionário da Bíblia de Hasting (5 vols) , vol. v., artigo «Desenvolvimento de Doutrina no Período apócrifo, '§ iii .; JT Marshall em Dict. de Cristo e os Evangelhos , o artigo 'Angels'; e os comentários, esp. HB Swete, Apocalipse de São João , Londres, 1906; BF Westcott, Hebreus 3 , fazer. 1906; G. Milligan, Tessalonicenses , fazer. 1908; JB Lightfoot, Colossenses e Filemom , fazer. 1900 (1ª ed 1.875.); A. Robertson e A Plummer, 1 Coríntios , Edimburgo, 1911.
Dicinario hasting 1918
fonte www.avivamentonosul21.comunidades.net