TEOLOGIA SISTEMATICA DOUTRINA DA SALVAÇÃO
Salvação Salvar Salvador
Léxicos
σωτήρ ( "salvador"), usado nos Evangelhos de Deus ( Lucas 1:47 ) e Cristo ( Lucas 2:11 , João 4:42 ), da mesma forma nos Atos e as epístolas refere-se a Deus em 1 Timóteo 1: 1 ; 1 Timóteo 2: 3 ; 1 Timóteo 4:10 , Tito 1: 3 ; Titus 2:10 ; Tito 3: 4 , juízes 1:25 ; e Cristo em Atos 5:31 ; Atos 13:23 , Efésios 5:23 ( "o salvador do corpo"), Filipenses 3:20 , 2 Timóteo 1:10 , Tito 1: 4 ; Tito 2:13 ; Titus 3: 6 , 2 Pedro 1: 1 ; 2 Pedro 1:11 ; 2 Pedro 2:20 ; 2 Pedro 3: 2 ; 2 Pedro 3:18 , 1 João 4:14 .
σωτηρία ( "salvação"), usado nos Evangelhos para a libertação espiritual em geral, mas relacionado com a ideia de salvação através do Messias ( Lucas 1:69 ; Lc 1:71 ; Lc 1:77 ; Lucas 19: 9 , João 4 : 22 ), que ocorre pela libertação do Egito, em Atos 7:25 , para a libertação da morte no naufrágio em Atos 27:34 , para a libertação de Noah em Hebreus 11: 7 . Ele é usado para a libertação espiritual em Atos 4:12 ; Atos 13:26 ; Atos 13:47 ; Atos 16:17 , Romanos 1:18 ; Romanos 10: 1 ; Romanos 10:10 ; Romanos 11:11 ; Romanos 13: 11 , 2 Coríntios 1: 6 ; 2 Coríntios 6: 2 ; 2 Coríntios 7:10 , Efésios 1:13 , Filipenses 1:19 ; Filipenses 1:28 ; Filipenses 2:12 , 1 Tessalonicenses 5: 8-9 , 2 Tessalonicenses 2:13 , 2 Timóteo 2:10 ; 2 Timóteo 3:15 , Hebreus 1:14 ; Hebreus 2: 3 ; Hebreus 2:10 ; Hebreus 5: 9 ; Hebreus 6: 9 ; Hebreus 9:28 , 1 Pedro 1: 5 ; 1 Pedro 1: 9-10 ; 1 Pedro 2: 2 , 2 Pedro 3:15 , juízes 1: 3 . Onze ( Romanos 10: 1 ; Romanos 13:11 , Filipenses 1:19 ; Filipenses 2:12 , 1 Tessalonicenses 5: 8-9 , 2 Timóteo 2:10 , Hebreus 1:14 ; Hebreus 5: 9 ; Hebreus 9:28 , 1 Pedro 1: 5 ; 1 Pedro 2: 2 ) desses casos referem-se ao futuro e salvação final; os outros casos referem-se, de qualquer modo, em parte, à salvação nesta vida. Em Apocalipse 7:10 ( "Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro") Apocalipse 12:10 ( "Agora é chegada a salvação, eo poder, eo reino do nosso Deus, ea autoridade do seu Cristo ') Apocalipse 19: 1 ( "Salvação, e glória, e poder pertencem ao nosso Deus'), há uma maneira especial de usar a palavra.
σωτήριον ( "salvação"), usado nos Evangelhos para a libertação espiritual através da Encarnação ( Lucas 02:30 ; Lucas 3: 6 ), ocorre no discurso de São Paulo em Atos 28:28 para libertação espiritual, através da Encarnação, e em Efésios 06:17 por libertação espiritual, o futuro sendo em grande parte à vista. Em Lucas 02:30 ; Lucas 3: 6 , Atos 28:28 é a partir de Isaías 40: 5 ; Isaías 52:10 (Septuaginta ); em Efésios 6:17 é a partir de Isaías 59:17 (Septuaginta ).
σωτήριος ( "trazendo salvação ') ocorre em Tito 2:11 para a libertação espiritual através da Encarnação.
(a) A libertação que dá entrada para o estado de salvação está em todos os lugares considerados realizada por Cristo. Em Atos 2: 21-36 'Senhor' dos quais Joel ( Joel 3: 5 Hb .; Joel 2:32 . Eng) declarou que, através invocando o nome dele deve haver salvação é identificado com Cristo. No discurso de São Pedro, em Atos 4:12 , é dito que "em nenhum outro" do que "Jesus Cristo de Nazaré '' há salvação; para nem há qualquer outro nome debaixo do céu dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos ". No discurso de São Pedro e os apóstolos em Atos 5:31 é dito que Jesus que Deus exaltarei com a mão direita para ser um Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento ea remissão dos pecados. " No discurso de São Pedro, no Conselho de Jerusalém em Atos 15:11 crença é expressa 'que através da graça do Senhor Jesus Cristo, nós [judeus] será salvo, mesmo que eles [os gentios].' 'Nosso Senhor Jesus Cristo deu a si mesmo por nossos pecados, para que pudesse para nos livrar do presente século mau "( Gálatas 1: 4 ). "Em Cristo Jesus, os gentios", que antes estavam longe são feitos perto pelo sangue de Cristo "; e Sua obra de paz era susceptível de «reconciliar ambos [judeus e gentios] em um corpo a Deus através da cruz" ( Efésios 2: 13-18 ). "O Senhor Jesus Cristo, que deve formar de novo o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória" é "um salvador" ( Filipenses 3:21 ). "Nosso Salvador Jesus Cristo ... aboliu a morte, e trouxe vida e incorruptibilidade à luz através do evangelho" ( 2 Timóteo 1:10 ). Ele é descrito como "o nosso Salvador" ( Tito 1: 4 ; Tito 2:13 ; Tito 3: 6 ), como 'o autor de' 'salvação' ( Hebreus 02:10 ), e "Salvador" ( 2 Pedro 1: 1 ; 2 Pedro 1:11 ; 2 Pedro 2:20 ; 2 Pedro 3: 2 ; 2 Pedro 3:18 ), e como "o Salvador do mundo" ( 1 João 4:14 ).
(b) Os meios de libertação foi notavelmente paixão e morte de Cristo. De acordo com o discurso de São Pedro, em Atos 2:23 que era "pelo determinado conselho e presciência de Deus" que Cristo foi 'entregue', um fato que implica o propósito realizado por Sua morte. De acordo com o discurso de St. Paul em Éfeso ( Atos 20:28 ) Cristo adquiriu com seu próprio sangue '' a igreja de Deus. ' "A palavra da cruz é '' o poder de Deus '' para nós, que estamos sendo salvos" ( 1 Coríntios 01:18 ). "Cristo crucificado" é "para os que são chamados, tanto judeus como gregos, '' o poder de Deus e sabedoria de Deus" ( 1 Coríntios 1: 23-24 ). Era parte de sua obra que "pela graça de Deus, provasse a morte por todos" ( Hebreus 2: 9 ), de que ele se tornou para todos os que a ele o autor da salvação eterna obedecer "é mencionado em estreita ligação com seus sofrimentos ( Hebreus 5: 8-9 ). 'Com precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, "eram homens" resgatados "( 1 Pedro 1: 18-19 ). Ele nos libertou dos nossos pecados pelo seu sangue "( Apocalipse 1: 5 ). Para o descreveu como o Cordeiro que se diz, 'Tu vasta mortos e compra fizeste a Deus para com os teus homens de sangue de toda a tribo, e língua, e povo e nação "( Apocalipse 5: 9 ). "Eles que saem da grande tribulação ... lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro" ( Apocalipse 07:14 ).
(c) A libertação, assim, conseguido era do pecado. Nos discursos de São Pedro e São Paulo em Atos, e nas palavras dirigidas a São Paulo em sua conversão por Cristo, a obra de Cristo é constantemente associada a remissão dos pecados ( Atos 2:38 ; Atos 3: 19 ; Atos 5:31 ; Atos 10:43 ; Atos 13:38 ; Atos 26:18 ; cf. Apocalipse 1: 5 ).
(d) A libertação foi também das penalidades do pecado. 'Sendo justificados pelo seu sangue, seremos salvos da ira de Deus por meio dele "( Romanos 5: 9 ). Ele destruiu a morte "( 2 Timóteo 1:10 ). Era um propósito de Sua encarnação que "pela morte reduzir a nada o que tinha o poder da morte, isto é, o diabo; e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam toda a vida sujeitos à escravidão "( Hebreus 2: 14-15 ).
(e) A recepção da libertação é possível pela fé. 'Um homem é justificado pela fé sem as obras da lei "( Romanos 3:28 ; cf. Romanos 5: 1 ). "Um homem não é justificado pelas obras da lei salvar mediante a fé em Jesus Cristo" ( Gálatas 2:16 ). "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé" ( Efésios 2: 8 ).
(f) A fé que permite que o Christian para o prender a libertação inclui a vida e ação. No ensino de St. Paul que 'availeth' é 'a fé que opera pelo amor "( Gálatas 5: 6 ), e" fé "nos escritos de St. Paul habitualmente significa mais do que a mera crença intelectual e inclui a atitude moral da entrega a Deus. St. James diferencia a fé que não tem obras, e é de nenhum proveito, e está morto, e é como a crença dos demônios, e é estéril ( Tiago 2: 14-20 ), a partir da fé que é necessária em oração que é para ser eficaz e que faz com que aqueles que tê-lo rico ( Tiago 1: 6 , James 2: 5 , Tiago 5:15 ).
(g) A salvação é muito mais do que libertação. Ele oferece não só escapar das penalidades do pecado e do próprio pecado, mas também a admissão à união com Cristo, para que os salvos estão habilitados a participar na Sua vida ressuscitado e elevado. 'Todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte. Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida "; "Se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos '; 'Considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus "( Romanos 6: 3 f,. Romanos 6: 8 ; Romanos 6:11 ). "O cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo? ' ( 1 Coríntios 10:16 ); "Em um só Espírito fomos todos nós batizados em um corpo"; 'Vós sois o corpo de Cristo, e individualmente seus membros "( 1 Coríntios 00:13 ; 1 Coríntios 12:27 ). "Porque todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus. . Pois todos vós que fostes batizados em Cristo se revestiram de Cristo ... Vós todos sois um em Cristo Jesus "( Gálatas 3: 27-28 ). "Para que Cristo habite em seus corações pela fé" ( Efésios 3:17 ). "Tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus" ( Colossenses 2:12 ). "Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo"; 'morrestes, ea vossa vida está escondida com Cristo em Deus "( Colossenses 3: 1 ; Colossenses 3: 3 ). Assim, a vida de salvação que vive o cristão é uma vida em que ele foi trazido para Cristo, está vivo em Cristo, participa do corpo e do sangue de Cristo, está unida em Cristo aos outros cristãos, e tem Cristo habitando em seu coração.
(h) Na medida em que está em causa a possibilidade de receber a vida de salvação está aberta a todos os homens, uma vez que "o Deus vivo ... é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem" ( 1 Timóteo 4:10 ), embora isso não deve ser empurrado para uma negação da verdade NT correlato que há possibilidades de rejeição e que não existe punição eterna, bem como a vida eterna.
(i) O poder da salvação, em algum sentido se estende além do homem, de modo a afectar o universo. "Todas as coisas" são, eventualmente, ser "submetida aos '' o Filho" ( 1 Coríntios 15:28 ); é o propósito do Pai 'para resumir todas as coisas em Cristo, as coisas nos céus e as coisas na terra "( Efésios 1:10 ), e que" nele todos devem habitar plenitude; e por Ele fossem reconciliadas si todas as coisas, tendo feito a paz pelo sangue da sua cruz; através dele ... se as coisas sobre a terra, ou as coisas nos céus "( Colossenses 1: 19-20 ).
(a) O Ensino dos Doze Apóstolos contém muito pouco sobre o assunto. A doutrina NT que as boas obras são uma parte necessária da vida de salvação recebe a expressão particular, que lembra os livros deuterocanônicos do AT ( Eclesiástico 17: 22-23 ; Eclesiástico 29: 12-13 ; Eclesiástico 40:24 , Tobit 4: 7-11 ; Tobit 12: 8-9 ; Tobit 14: 10-11 ), que esmola proporciona um resgate pelo pecado: "não sejas achado segurando as tuas mãos para receber, mas atraindo-os a dar [ cf. Eclesiástico 04:31 ]. Se tu deveria passando por tuas mãos, darás um resgate para os teus pecados. Tu não hesite em dar, nem te murmurar ao dar; se tu, saber quem é o bom pagador da tua recompensa "( Eclesiástico 4: 5-7 ). A descrição da Eucaristia como um "sacrifício" ( Eclesiástico 14: 1 ; Eclesiástico 14: 3 ) pode implicar que foi considerado pelo escritor do Ensino como um meio de se apropriar da redenção realizada por Cristo.
(B) A Epístola de Barnabé fornece mais. A salvação é possuído pelos cristãos no tempo presente como sendo um sinal de que a vida que foi concedido e podem ser perdidos (ii. 10). Ele também é o futuro, uma vez que é esperado para (i. 3) e desejada (xvi. 10) e a santificação completa tem ainda por vir (XV. 7). É a obra de Deus como sendo "Aquele que redimiu" (xix. 2). Ele inclui a libertação "de morte" (ib. 2). Não poderia ter sido se o Filho de Deus 'não tinha vindo na carne "(v. 10). A remissão dos pecados e santificação necessárias para isso são através do sangue de Cristo (v. 1); Seus sofrimentos foram 'por nossa causa, "e" Ele sofreu a fim de que Sua ferida pode nos dar vida "(vii. 2); "Ele ofereceu o navio de seu espírito como um sacrifício em nome de nossos pecados ',' Sua carne em nome dos pecados do" seu "novo povo '(vii. 3) (vii 5.); 'Cruz' tem "graça" (ix. 8). A remissão é aplicado por meio do batismo (xi. 1, 8, 11). A salvação é adquirida através da esperança em Cristo (xii. 3, 7). Almas podem ser salvas por palavras faladas pelos cristãos (xix. 10). Para a posse da salvação há necessidade de justiça e resistência (iv 9-14, vii 11, viii 6, xix 10....); e em uma frase semelhante a que, no Ensino citado acima é dito, 'tu trabalho com teus mãos por um resgate para os teus pecados "(xix. 10). Através da remissão dos pecados são ganhos renovação e regeneração, re-criação e habitação divina: 'Desde então, Ele nos renova na remissão dos pecados, Ele nos fez outro tipo de modo a ter a alma das crianças, como se Ele fosse re- a criação de nós "(vi. 11); "Receber a remissão dos pecados e esperando sobre o nome que se tornou o novo, a ser criado de novo desde o início. Por isso Deus realmente habita em nossa habitação dentro de nós. Quão? A palavra de sua fé, a vocação de sua promessa, a sabedoria das ordenanças, os mandamentos do ensino, Ele próprio profetizando em nós, Ele mesmo habita em nós, abrindo para aqueles que tinham sido escravos de morte a porta do santuário, que é a boca, dando-nos o arrependimento leva ao santuário incorruptível. Para aquele que quer ser salvo não olha para o homem, mas para Aquele que habita e fala nele "(XVI. 8-10).
(c) A Epístola de São Clemente de Roma sublinha fortemente o trabalho de nosso Senhor como o Salvador. Os cristãos são descritos como tendo sido "chamado e santificado pela vontade de Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (Praef.); e bem-aventurança está a ser dito "sobre aqueles que foram escolhidos por Deus através de Jesus Cristo, nosso Senhor" (l. 7). Os cristãos têm "tomado refúgio em 'de Deus' misericórdias, por nosso Senhor Jesus Cristo" (xx. 11). Aqueles que são salvos são "salvos por Jesus Cristo" (LVIII. 2). Jesus Cristo é "o sumo sacerdote da nossa oferta, o Guardian e ajudante da nossa fraqueza", "a maneira em que descobrimos a nossa salvação" (xxxvi. 1, 2), o "Portão do Senhor ', através do qual' os justos entrarão '(xLVIII 3; cf.. Salmos 118: 19-20 ). "O sangue de Cristo '' é precioso a seu Pai, porque foi derramado por causa da nossa salvação e ganhou para o mundo inteiro a graça do arrependimento" (VII. 4). "Através do sangue do Senhor" é "redenção para todos aqueles que acreditam e espero em Deus" (xii. 7). Seu "sangue foi dado em nosso nome" (xxi. 6). "Jesus Cristo, nosso Senhor deu o Seu sangue em nosso nome, pela vontade de Deus, e sua carne em nome da nossa carne, e sua alma em nome de nossas almas" (XLIX. 6). Os cristãos estão a ser dito "justificado pelas obras e não por palavras" (xxx. 3). Preservar o outro lado da antítese NT, o escritor diz também: "Nós, depois de ter sido chamado em Cristo Jesus através da Sua vontade, são justificadas não através de nós mesmos, nem por meio de nossa sabedoria ou entendimento ou piedade ou obras que trabalhava na santidade de coração, mas pela fé, pela qual o Deus todo-Poderoso justifica todos os homens que foram desde o início "(xxxii. 4). A obra da salvação inclui o corpo (xxxvii. 5, xxxviii. 1). Deus é o Salvador daqueles que estão em desespero (lix 3;. Cf. Judith 09:11 ), e dos que estão na tribulação (lix. 4). Os cristãos fiéis têm "conflito dia e noite para toda a fraternidade, que o número dos eleitos podem ser salvos" (ii. 4).
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