APOCRIFOS
(Ἀπόκρυφα, sc. Βιβλία, oculto, misterioso), um termo em teologia, aplicado em vários sentidos para denotar certos livros que reivindicam um caráter sagrado. A palavra ocorre no N.T. no seu sentido comum (Marcos 4:22). Pode ser encontrada em primeiro lugar, como denotando uma certa classe de livros, em Clemente de Alexandria (Stromata, 13, c. 4, ἐκ τινὸς ἀποκρύφων).
Nos primeiros séculos da Igreja cristã, este termo era frequentemente usado para designar livros de um autor incerto ou anônimo, ou de alguém que tinha escrito sob um nome falso. Sua aplicação, no entanto, nesse sentido está longe de ser distinta, como, a rigor, seria incluir livros canônicos cujos autores foram desconhecido ou incerto, ou mesmo pseudepigraphal. Orígenes, em Mateus 22: 1-46, tinha aplicado o termo apócrifo de forma semelhante: "Esta passagem é para ser encontrado em nenhum livro canônico" (regulari, pois temos o trabalho de Orígenes apenas na tradução para o latim por Rufino), " mas no livro apócrifo de Elias "(Secretis Elioe). E "," Isto é simples, que muitos exemplos foram apresentados pelos apóstolos e evangelistas, e inserido no Novo Testamento, o que nós não lemos nas Escrituras canônicas que possuímos, mas que são encontrados no Apocrypha "(Orígenes , Proef. em CANTIC.). Assim também Jerome, referindo-se as palavras (Efésios 5:14) "Desperta, tu que dormes, e levanta-te de entre os mortos", observa que "o apóstolo citou que isso ocultos (reconditis) profetas, e como parece ser apócrifo, como tem feito em várias outras instâncias. " Epifânio pensei que este termo foi aplicado a livros como não foram colocados na Arca da Aliança, mas guardou em algum outro lugar (veja a enciclopédia de Suicer para a verdadeira leitura da passagem neste pai). Sob o termo apócrifos foram incluídos livros de caráter religioso, que estavam em circulação entre os cristãos particulares, mas não foram autorizados a ser lido nas assembléias públicas; tais como 3 e 4 Esdras 3: 1-13 e 4 Macabeus. (Veja Stare, De apocryphor. Appellatione, Greifsw. 1766.)
Em relação ao Novo Testamento, o termo tem sido aplicado geralmente aos livros inventados pelos hereges para favorecer seus pontos de vista, ou pelos católicos sob assinaturas fictícios. Desta descrição muitos evangelhos espúrios ou apócrifos (veja abaixo). É, provavelmente, em referência a tal que Basil, Cirilo de Jerusalém, e Jerome deu adverte contra a leitura de livros apócrifos; embora seja possível, a partir do contexto, que a última pai nomeou alude aos livros que também foram chamados eclesiástica, e depois deutero-canônicos. A seguinte passagem de sua epístola aos Lata, sobre a educação de sua filha, servirão para ilustrar esta parte de nosso assunto: "Todos os livros apócrifos devem ser evitados, mas se ela quiser lê-los, não para estabelecer a verdade das doutrinas , mas com um reverencial feelingfor as verdades que elas significam, ela deve ser dito que eles não são as obras dos autores, cujos nomes sejam distintos, que contêm muita coisa que está com defeito, e que é uma tarefa que exige grande prudência para encontrar ouro no meio do barro. " E, para o mesmo efeito Philastrius: "Entre os quais estão os maniqueístas, gnósticos [etc.], que, tendo alguns livros apócrifos sob nomes dos apóstolos (ou seja, alguns atos separados), estão acostumados a desprezar as Escrituras canônicas, mas estas Escrituras secretos - ou seja, apócrifo - embora eles devem ser lidos pelo perfeito para sua moral, não deveria ser lido por todos, como hereges ignorantes ter adicionado e levado o que quisessem ". Ele então começa a dizer que os livros a que ele se refere são os Atos de André, escritos por "os discípulos que estavam seus seguidores", etc.
No Bibliotheque Sacree, pelo dominicanos Richard e Giraud (Paris, 1822), o termo é definido para significar (1), livros anônimos ou pseudepigraphal; (2), os que não são lidos publicamente, embora possam ser lidos com edificação em privado; (3,) os que não passam de autênticos e de autoridade divina, embora eles passam por ser composto por um autor sagrado ou um apóstolo, como a Epístola de Barnabé; e (4), livros perigosas compostas por hereges antigos para favorecer as suas opiniões. Eles também, aplicar o nome "aos livros, que, depois de ter sido impugnada, são colocados no cânon por consentimento das igrejas, como Tobit, etc." Jahn aplica-lo, em seu sentido mais estrito, e aquilo que ele tem suportado desde o século IV, aos livros que, a partir de sua inscrição, ou o nome do autor, ou o assunto, pode facilmente ser tomadas para livros inspirados, mas não são tão na realidade. Também tem sido aplicado por Jerome para certos livros que não são encontrados no cânon hebraico, mas ainda lido publicamente desde tempos imemoriais na Igreja Cristã para edificação, embora não seja considerado de autoridade em controvérsias de fé. Estes também foram denominados livros eclesiásticos, e foram denominados, pelo amor de distinção, os livros deuterocanônicos, na medida em que não estavam no original ou cânon hebraico. Nesse sentido, eles são chamados por alguns de Antilegomena do Antigo Testamento. "O uncanonical. Livros", diz Atanásio, ou o autor da sinopse, "são divididos em antilegomena e apócrifos." (Ver antilegomena).
Eventualmente, na história da Igreja primitiva, o grande número de produções pseudônimas impingidos sobre os incautos como ao mesmo tempo sagrado e secreto, sob os grandes nomes da história judeu ou cristão, trouxe toda esta classe de obras em descrédito. Aqueles cuja fé descansou no ensinamento da Igreja cristã, e que olhou para o OT Escrituras, quer em hebraico ou a coleção de setembro, não tardaram a perceber que essas produções eram destituídos de toda a autoridade. Eles aplicaram em desprezo que havia sido usado como um título de honra. Os livros secretos (.. Secretiores libri, Orig Comm em Mateus ed Lomm. 4:. 237) foram rejeitados por espúrio. A palavra apócrifo foi logo degradado para a posição a partir da qual ele nunca foi, uma vez ressuscitado. Até agora, como livros como o Testamento dos Doze Patriarcas e da Assunção de Moisés estavam preocupados, a tarefa de discriminação foi relativamente fácil, mas tornou-se mais difícil quando a questão afetou os livros que foram encontrados na tradução setembro do Antigo Testamento ; e reconhecido pelos judeus helenistas; mas não estavam no texto hebraico ou no cânon reconhecido pelos judeus da Palestina. A história desta dificuldade, e da maneira em que afectada a recepção de livros em particular, e não pertencem ao objecto da CANON do que a do presente artigo, mas os seguintes factos pode ser indicado como tendo sobre a aplicação da palavra :
O princípio que tinha sido afirmado por Carlstadt dogmaticamente em seu "de Canonicis Scripturis libellus" (1520) foi tida em conta pelos Luther. Ele falou de livros individuais entre aqueles em questão com uma liberdade tão grande quanto a de Jerônimo, a julgar cada um em seus próprios méritos, elogiando Tobit como uma "comédia agradável", e da Oração de Manasseh como um "bom modelo para os penitentes", e rejeitando os dois livros de Esdras como contendo fábulas sem valor. O exemplo de recolher os livros de liquidação duvidosa em um grupo separado, tinha sido criado na edição Strasburg da Septuaginta, 1526. Na edição completa de Lutero da Bíblia alemão, em conformidade (1534), os livros (Judite, Sabedoria, Tobias, Eclesiástico 1: 1-30 e 2 Macabeus, Adições a Ester e Daniel, e da Oração de Manassés) foram agrupados sob o título geral de "apócrifos, ou seja, livros que não sejam de como vale a pena com a Sagrada Escritura, ainda são boas e úteis para ser lido . " Na história da Igreja Inglês, Wicliff mostrou-se neste como em outros pontos o precursor da Reforma, e aplicou o termo Apocrypha para todos, mas os "vinte e cinco" Canonical livros do Antigo Testamento. O julgamento de Jerome foi formalmente afirmou na sexta artigo. Os livros contestados foram recolhidas e descrita da mesma forma no Inglês Bíblia impressa de 1539 (de Cranmer), e, em seguida, uma vez que não houve nenhuma flutuação como para a aplicação da palavra. (Veja deuterocanônicos).
Os livros separados desta coleção são tratados de em artigos distintos. Sua relação com os livros canônicos do Antigo Testamento é discutido sob CANON (Veja CANON). Propomos aqui a considerar apenas a história e personagem da coleção como um todo em sua relação com a literatura judaica.
Seja qual for perguntas podem estar em questão a autoridade destes livros, que têm em todos os casos um interesse, das quais nenhuma controvérsia pode privá-los, como ligado com a literatura, e, portanto, com a história, a dos judeus. Eles representam o período de transição e de decadência que se seguiu no retorno da Babilônia, quando os profetas, que eram então os mestres do povo, havia falecido, e a idade de escribas conseguiu. Incerto como podem ser as datas de livros individuais, poucos, se houver, podem ser lançadas mais para trás do que no início do século III aC O mais recente, o Livro 2d de Esdras, é, provavelmente, o mais tardar em 30 aC, 2 Esdras 7:28 sendo uma interpolação posterior. As alterações do caráter judaico, as diversas fases que o judaísmo apresentados na Palestina e em Alexandria, o bem eo mal, que foram convocados pelo contato com a idolatria no Egito, e pela luta contra ele na Síria, todos estes se apresentam ao leitor dos apócrifos com maior ou menor nitidez. Em meio às diversidades que poderíamos naturalmente esperar encontrar em livros escritos por diferentes autores, em diferentes países, e em intervalos de tempo consideráveis, é possível discernir algumas características que pertencem a toda a coleção.
(1.) as influências da luta contra a idolatria sob Antíoco, como mostrado parcialmente na revitalização do velho espírito heróico, e no registro das obras que ela chamou por diante, como em Macabeus, em parte novamente na tendência de uma narrativa como Judith, e os protestos contra idol- adorar em Baruch e Sabedoria.
(2.) A hostilidade crescente dos judeus em direção ao samaritanos é mostrado pela confissão do Filho de Siraque (Eclesiástico 1: 1-30; Eclesiástico 25: 1-26; Eclesiástico 26: 1-29).
(3.) O ensino de Tobit ilustra a proeminência em seguida e depois atribuído a esmola entre os deveres de uma vida santa (Tobias 4: 7-11; Tobit 12: 9). A classificação dos três elementos de uma tal vida, a oração, o jejum, a esmola, em Tobit 12: 8, ilustra o ensinamento ético tradicional dos escribas, que foi imediatamente reconhecido e purificada a partir dos erros que haviam sido relacionados com ele no Sermão da Montanha (Mateus 6: 1-18).
(4.) O mesmo livro indica também a crescente crença na tutela individual de anjos e os germes de uma daemonology grotesco, descansando, em parte, os fenômenos mais misteriosos da natureza espiritual do homem, como os casos de possessão demoníaco nos Evangelhos, mas associando-se apenas muito facilmente com todas as fraudes e superstições de exorcistas ambulantes.
(5.) O grande livro Alexandrino da coleção, a Sabedoria de Salomão, respira, como seria de esperar, uma cepa de maior humor; e, embora não há absolutamente nenhum motivo para a tradição patrística que ele foi escrito por Philo, a conjectura de que ele poderia ter sido não era sem plausibilidade, que bem poderia recomendar-se a homens como Basílio e Jerome. A personificação da Sabedoria como "o espelho imaculado do poder de Deus e a imagem de sua bondade" (7, 26), como o professor universal de todas as "almas santas" em "todas as idades" (7, 27), como orientador e governar o povo de Deus, aproxima-se o ensino de Philo, e antecipa que do apóstolo João, como para a manifestação do Deus invisível por meio do Logos e do escritório de que a Palavra divina, como a luz que ilumina todo homem. Em relação novamente para o caráter simbólico do Templo como "uma semelhança do santo tabernáculo" que Deus "preparou desde o princípio" (João 9: 8), a linguagem deste livro em si conecta imediatamente com a de Philo e com o ensino do autor da Epístola aos Hebreus. Mas o que é a grande característica do livro, a partir da escola da qual emanou, é a apreensão do escritor do reino de Deus e as bênçãos connectcd com ele como eterna, e de modo independente das concepções de tempo dos homens.
. Espúrias e Pseudepigraphal Books, distintas das Antilegomena ou eclesiástica. - Entre esta classe são, sem dúvida, a ser considerados os livros 3d e 4 de Esdras; e é, sem dúvida, em referência a estes que, em sua carta aos Vigilantius, Atanásio fala de uma obra de Esdras, que ele diz que nunca tinha sequer ler. Da mesma natureza são também o livro de Enoch, o Testamento dos Doze Patriarcas, a Assunção de Moisés, etc .; que, assim como 3 e 4 Esdras, sendo por muitos considerado como as ficções de cristãos dos séculos II e III, é duvidoso que elas deveriam ser classificados nos Apócrifos do Antigo ou do Novo Testamento. Orígenes, no entanto, acreditava que o Novo Testamento ter contido citações de livros deste tipo escrito antes dos tempos dos apóstolos, como é evidente, a sua referência a essa em seu prefácio à Cânticos. Então, na sua Carta aos Apianus, ele observa que havia muitas coisas mantidos a partir do conhecimento do público, mas que foram preservados nos livros ocultos ou apócrifos, ao que ele refers.the passagem (Hebreus 11:37), "Eles foram serrados ao meio. " Orígenes provavelmente alude aqui para que a descrição de livros que os judeus chamados Genuzim, גְּנוּזִים, uma palavra da mesma significação com apócrifos, e aplicada aos livros deixados de lado, ou não permitido para ser lido ou considerado publicamente, mesmo quando divinamente inspirada, não se encaixam para a circulação indiscriminada: entre estes últimos foram o primeiro capítulo do Gênesis, o Cântico dos Cânticos, e os nossos últimos oito capítulos do profeta Ezequiel. Os livros que temos aqui enumerados, como o livro de Enoch, etc., as quais foram todas do conhecimento dos pais antigos, ter descido aos nossos tempos; e, embora incontestavelmente espúria, são de valor considerável de sua antiguidade, como lançar luz sobre as opiniões religiosas e teológicas dos primeiros séculos. O mais curioso é o 3d e 4 livros de Esdras, e no livro de Enoch, que tem sido, mas recentemente descoberto, e adquiriu interesse peculiar de sua contendo a passagem citada pelo apóstolo Judas. (Ver ENOQUE). Nem são os livros apócrifos do Novo Testamento destituídos de interesse. Embora os atos espúrios existentes deixaram de ter qualquer defensores de sua autenticidade, eles não estão sem o seu valor para o estudante bíblico, e têm sido aplicados com sucesso para ilustrar o estilo e linguagem dos livros originais, a que suportarão uma estreita analogia. O tradutor americano de termos História Eclesiástica de Mosheim eles "ficções inofensivos e engenhosos, destinadas, quer para satisfazer a fantasia ou para silenciar os inimigos do cristianismo."
Alguns dos livros apócrifos não têm sido sem os seus defensores nos tempos modernos. Os Cânones e Constituições Apostólicas, e as várias liturgias atribuídas a São Pedro, São Marcos, etc., e publicado pela Fabricius em seu Codex Apocryphus Novi Testamenti, foram considerados pelo aprendidas e excêntrico William Whiston, eo Grabe não menos aprendeu , de igual autoridade com qualquer uma das composições apostólicos confessedly genuínos (ver primitivo cristianismo de Whiston e Spicilegium de Grabe). Eles são, no entanto, considerado pela maioria como inicialmente não de uma data anterior a do segundo século, e como contendo interpolações que traem o quarto ou quinto; eles podem, portanto, ser considerada apenas como evidência da prática da Igreja no período em que foram escritos. Eles têm sido geralmente apelou para pelo aprendeu como ter preservado as tradições da época imediatamente posterior a apostólica; e, a partir da coincidência notável que é observável nas partes mais essenciais dos chamados liturgias Apostólicas, ele não é de forma improvável que, não obstante as suas interpelações, eles contêm as principais partes das mais antigas formas de culto cristão. A maioria dos evangelhos apócrifos e Atos notado pelos pais, e condenado no catálogo de Gelásio, que são geralmente pensado para ter sido as ficções dos hereges, no segundo século, há muito que caiu no esquecimento. Daqueles que permanecem, embora algumas tenham sido consideradas por homens eruditos como verdadeiras obras da era apostólica, mas a maior parte são universalmente rejeitado como falso, e como está escrito no segundo e terceiro séculos. Alguns são, com grande aparência de probabilidade, atribuído a Leucius Clarinus, deveria ser o mesmo com Leôncio e Seleuco, que era famoso por falsificações semelhantes no final do século III.
A autoria da Epístola de Barnabé (qv) ainda é uma questão de disputa; e não parece mas muita razão para acreditar que não existia fundamento para a acusação feita por Celso contra os primeiros cristãos, que tinham interpolados ou forjou o antigo sibilino Oráculos. Na carta do Papa Inocêncio I para St. Exupere, bispo de Toulouse, escrito por volta do ano 405, depois de dar um catálogo dos livros que formam o cânon das Escrituras (que inclui cinco livros de Salomão, Tobit, e dois livros de Macabeus) , ele observa: "Mas os outros, que são escritos sob o nome de Matthias, ou de Tiago, o Menor, ou aqueles que foram escritas por um Leucius sob o nome de Pedro e João, ou aqueles sob o nome de Andrew por Xenocheris e Leonidas o filósofo, ou sob o nome de Thomas, ou se há algum outro, você deve saber que eles não são apenas para ser rejeitado, mas condenado ". Esses sentimentos foram posteriormente confirmadas pelo Conselho romana de setenta bispos, realizada sob o Papa Gelásio em 494, nos atos de que há uma longa lista de evangelhos apócrifos e age, a maior parte do que se supõe ter perecido. Os atos deste conselho, no entanto, não são geralmente considerados como sendo verdadeira. Mas, seja qual for a autoridade deve ser atribuída a esses documentos, não se pode negar que a Igreja primitiva demonstraram um alto grau de discriminação na difícil tarefa de distinguir o verdadeiro a partir dos livros espúrios, como foi bem observado por Jones (nova e cheia Método, 1, 15) e Baxter (Resto do santo, p. 2). (Veja CANON).
O que se segue é uma lista dos escritos genuínos mencionados no velho teste, mas agora perdeu, ou geralmente pensava assim seja.:
A "profecia de Enoque" (Juízes 1:14). Mas (Veja ENOCH)
O "Livro das Guerras do Senhor" (Números 21:14).
O "Livro dos Justos" (Josué 10:13; 2 Samuel 1:18). (Veja Jasar).
O "Livro da Ordem do Reino", ou da Administração Real, escrito por Samuel (1 Samuel 10:25). VejaKING.
Os "Livros de Natã e Gade" sobre Rei Davi (1 Crônicas 29:29).
O "Livros de NATHAN, Aías, e Ido" sobre King Solomon
(2 Crônicas 9:29). 'S Parábolas SALOMÃO, músicas e tratados sobre História Natural "(1 Reis 04:32 sq), mas (Veja PROVÉRBIOS);. (Veja Cânticos); (Ver Eclesiastes).
O "Livro dos Atos de Salomão" (1 Reis 11:41).
O "Livro de Seraías" sobre o rei Roboão (2 Crônicas 0:15). O "Livro de JEIU" sobre Josafá (2 Crônicas 20:34). O "Livro de Isaías" sobre o rei Uzias (2 Crônicas 26:22)
Mas (ver Isaías). As "palavras dos videntes" para o rei Manassés (2 Crônicas 26:22). O "Livro das Lamentações" sobre o rei Josias (2 Crônicas 35:25). Mas (Ver Lamentações).
O "Volume de Jeremias" queimado por Jeudi (Jeremias 36: 2; Jeremias 36: 6; Jeremias 36:23). Mas (ver Jeremias).
A "Crônica dos Reis de Judá" (1 Reis 14:29; 1 Reis 15: 7). Mas (Veja CHRONICLES).
O Chronicle 'do Kings'of Israel "(1 Reis 14:29). Mas (Veja CHRONICLES).
A seguir, uma lista de ganchos pseudepigraphal relativos ao Antigo Test., Ainda existentes (excluindo as que constam da definitivamente chamado "Apocrypha"), com a língua em que foram descobertas cópias antigas. Veja cada título ou autor professada aqui citado, sob a sua própria cabeça, no corpo deste Cyclopaedia.
A "História de Antíoco" Epifânio (Heb.). Esta parece ser uma versão hebraica ilegível das contas desse tirano nos livros dos Macabeus (ver Fabricius, Codex Pseudepigr. 5,1. 1, 1165 sq., Onde uma tradução latina é dado do mesmo).
A "História da ARENATHI," Esposa de José (Lat. Dado por Fabricius, ib. 1, p. 774 sq
FONTE Cyclopedia de bíblica, teológica e Literatura Eclesiástica,1870
fonte www.avivamentonosul.com