Translate this Page

Rating: 2.9/5 (954 votos)



ONLINE
14




Partilhe este Site...

 

 

<

Flag Counter

mmmmmmmmmmm


// ]]>


Bible comentary comentario biblico 2 Timótio (3)
Bible comentary comentario biblico 2 Timótio (3)

Exposição da Bíblia inteira de John Gill 

Introdução

INTRODUÇÃO AO 2 Timóteo 3

 

Neste capítulo, o apóstolo fornece uma profecia dos últimos dias, mostrando como perigosa os tempos serão, descrevendo as pessoas que vivem nelas, e qual será o seu fim; e em oposição a estes homens, propõe-se um exemplo na doutrina e sofrimentos; e encoraja Timóteo a perseverar, e altamente elogia os escritos sagrados. A profecia começa 2 Timóteo 3: 1 a descrição dá de hipócritas, professores formais e falsos professores, que devem subir nos últimos dias, sobrevirão tempos trabalhosos e falado, está em 2 Timóteo 3: 2 . E estes são comparados com os magos do Egito para a corrupção de suas mentes, a maldade dos seus princípios e sua oposição à verdade, e para a sua saída, e a questão das coisas; eles vão ser interrompido em seu progresso, e sua loucura exposta, 2 Timóteo 3: 8 e, como o inverso desses homens, o apóstolo dá conta da sua própria doutrina, a conversação, e sofrimentos; que se propõe a Timóteo para a imitação, como sendo bem conhecida a ele, e como também o estado comum de todas as pessoas tementes a Deus nesta vida, sendo a sofrer um, 2 Timóteo 3:10 nem se pode esperar-se que ele deve ser de outra forma, uma vez que os falsos mestres, que são os homens maus e enganadores, crescer cada vez pior, 2 Timóteo 3:13 . E então o apóstolo exorta Timóteo a cumprir, e continuar nas doutrinas do Evangelho, a partir da garantia de que ele tinha da verdade deles, a partir da consideração de que ele tenha aprendido do apóstolo, e especialmente de seu acordo com o santo Escrituras, que tinha conhecimento do de uma criança, 2 Timóteo 3:14 que Escrituras são elogiados, em parte, do efeito útil deles, fazendo com que os homens sábios para a salvação; e, principalmente, a partir do autor deles, sendo pela inspiração de Deus; e também do profitableness deles, tanto para a doutrina e costumes, e, especialmente, para fornecer um ministro do Evangelho para o trabalho, ele é chamado até, 2 Timóteo 3:15 .

 

verso 1

Esse know também , .... que não só os homens de princípios e práticas maus estão nas igrejas agora, como antes descritos no capítulo anterior, mas que, em séculos subseqüentes haveria homens pior, se possível, e os tempos seria ainda pior; este o apóstolo tinha, e entregue por um espírito de profecia, e informou Timothy, e outros do mesmo, que ele e eles poderiam estar preparado para tais eventos, e fortificou contra eles:

 

que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos ; "ou disco" e tempos difíceis para viver; não pela razão das calamidades exteriores, como a maldade do comércio, a escassez de provisões, os estragos da espada, & c. mas por causa da maldade dos homens, e que não são do mundo profano, mas de professores de religião; pois eles são as pessoas mais tarde descritas, que fará as vezes em que vivem difícil para os outros, para viver sóbria, justa e piedosa; os dias serão mal, por causa desses maus, ou eles vão ser tempos "perturbadoras", muito afligem e angustiantes para as mentes piedosas; como os lugares e tempos, e homens e costumes deles foram a Lot, David, Isaías e outros: e também "perigosos" queridos para as almas dos homens; que será seduzido por seus belos discursos, e pretextos capciosos, que seguirão as suas dissoluções, o que trará destruição sobre eles; suas doutrinas vai comer como uma gangrena, e suas comunicações malignos corrompem os bons costumes, antes observado. E nestes tempos será "nos últimos dias" da era apostólica, e para a frente até o fim do mundo: os judeus geralmente entendem por esta frase, quando usado no Antigo Testamento, os dias do Messias; e quais são os últimos dias do mundo, em comparação das vezes perante a lei, desde Adão até Moisés, e nos termos da lei, a partir daí para Cristo; e até mesmo nos tempos dos apóstolos, pelo menos para o fim deles, um grande número de homens se levantaram sob o nome Christian, a quem os seguintes personagens bem de acordo, como os gnósticos, e outros; e quem abriu o caminho para o homem do pecado, o anticristo romano, cujos sacerdotes e devotos são aqui da mesma forma descrita para a vida, de modo que estes últimos dias pode tomar a deserção geral e apostasia da igreja de Roma, bem como aqueles vezes, que acompanharam os apóstolos, e os que vai inaugurar a segunda vinda de Cristo. A versão Etíope torna, "nos últimos dias virá um ano mau, ou mau".

 

verso 2

Porque haverá homens amantes de si mesmos , .... Não no bom sentido, como os homens podem ser, e como tal são que amam seu próximo como a si mesmos, e fazer isso com outras pessoas que teriam feito a si mesmos; e que tomam todos os cuidados prudente e lícito para preservar a vida ea saúde de seus corpos, e procuram em um caminho certo a salvação de suas almas imortais, mas no mau sentido, como tal, pode-se dizer que, que só amam a si mesmos; o seu amor a Deus, e Cristo e aos santos, sendo apenas em fingimento, não na realidade; e que fazem tudo o que eles fazem de uma forma religiosa, a partir de um princípio de auto-amor e egoísta e mercenário termina; seja para ganhar glória e aplausos dos homens, ou para merecer algo para si nas mãos de Deus, sem qualquer visão para a glória de Deus, a honra eo interesse de Cristo, e para o bem dos outros; e atribuem todos eles têm e fazer a si mesmos, para a sua indústria, diligência, poder, vontade, valor e mérito, e não à graça de Deus, e este personagem pode ser visto nos princípios e práticas da Igreja de Roma , em suas doutrinas de mérito e livre arbítrio, em obras de supererogation & c. "Coveteous"; Os amantes de prata, cobiçoso de torpe ganância, sem fazer nada, mas para o dinheiro; todos à procura de seu ganho do seu quarto; tornando mercadoria das almas dos homens; e que são contados entre as mercadorias da Babilônia, o anticristo romano, Apocalipse 18:13 . "Nenhum centavo, sem Pater noster".

 

presunçosos ; de sua riqueza e riqueza, da sua honra e grandeza; Estou assentada como rainha, & c. Apocalipse 18: 7 , de seus números, de sua santidade, da infalibilidade de seus papas, de terem o conhecimento verdadeiro e certo sentido das Escrituras, e de ter todo o poder no céu e na terra.

 

orgulhoso ; como foram os papas de Roma; exaltar-se acima de tudo que se chama Deus, acima de todos os príncipes, reis e imperadores da terra; depor um, excomungando outro, pisando em cima de seus pescoços, obrigando-os a realizar os seus estribos enquanto eles montaram em seus cavalos; o orgulho dos papas, cardeais, padres, e todo o clero da igreja de Roma, é notório.

 

blasfemos ; de Deus e de seu Filho Jesus Cristo; sentado no templo como Deus, como anticristo faz, mostrando-se que ele é Deus; assumindo que a si mesmo, que pertence ao único Deus, que é a de perdoar o pecado; chamando-se vigário de Cristo na terra; tomando sobre si a promulgar novas leis, e dispensar as leis de Deus, e Cristo; e tem uma boca que falava grandes coisas e blasfêmias contra Deus, seu nome, o seu tabernáculo, e dos que habitam no céu, 2 Tessalonicenses 2: 4 .

 

Desobedientes aos pais : como muitos dos devotos da igreja anticristã ter sido; que se retirou de sob os cuidados de seus pais e suas fortunas muito fora de suas mãos, quando eles estiveram em seu poder; e fecharam-se em claustros, mosteiros e conventos, sem a licença e consentimento ou conhecimento de seus pais.

 

Ingratos : a Deus, para o que é apreciado por eles, atribuindo tudo a si mesmos e ao seu mérito e boas obras; e para os homens, para os príncipes da terra, por quem eles foram criados primeiro a, e apoiados na sua dignidade; como as papas de Roma foram pelos imperadores romanos, e quem, em troca tiranizado, e destronado pelo prazer.

 

Unholy ; apesar de sua santidade o papa na cabeça deles o seu santo pai, e santa mãe Igreja, e sacerdotes santos e santas ordens eles falam de; ainda estão sem o medo de Deus, ou qualquer relação com ele, vivendo vidas e conversas mais profanos, Daniel 11:37 .

 

verso 3

Sem afeto natural , .... Para os pais, ou filhos, ou mulher; pais empurrando seus filhos para religiosa casas, claustros, & c. contra a sua vontade; crianças que deixam os seus pais sem o seu conhecimento ou consentimento; bispos e padres casados serem obrigadas a sair de suas esposas, e declarar seus filhos espúrios; com muitos outros tais ações não naturais.

 

irreconciliáveis ; ou disjuntores Pacto; mexendo até príncipes de romper os seus tratados e convênios com o outro; dissolvendo a fidelidade dos sujeitos aos seus soberanos, e movê-los à rebelião contra eles; perder o vínculo conjugal entre marido e mulher; invalidando todos os juramentos, contratos e acordos, entre os homens, que se interpõem no caminho de seus projetos; ensinando que nenhuma fé é para ser mantido com os hereges.

 

Acusadores falsos ; ou demônios, ser como Satanás, o acusador dos irmãos, cobrando todos os que partem de sua comunhão com o cisma e heresia.

 

incontinentes ; embora eles fingem o dom da continência, ainda se entregam a toda a lascívia, e trabalhar toda a imundícia com avidez; ou "destemperado" no comer e beber, entregando-se em glutonarias e bebedeiras: "ela tem em delícias", Apocalipse 18: 7 .

 

feroz ; como animais de rapina; tal era a Roma pagã, nos tempos dos dez perseguições; e tal tem sido Roma Papal, exercendo as maiores crueldades e barbaridades sobre os santos, sendo bebido com o seu sangue.

 

Inimigos do são bons ; ou sem amor para o bem; tanto para as boas obras, a que são reprovados, apesar de todas as suas pretensões a eles, e bravatas sobre eles; e homens bons, que eles odeiam.

 

verso 4

Traidores , .... Para os seus príncipes e soberanos, cujas mortes eles têm inventado e cercaram, e a quem tinham assassinado e assassinado; e têm sido traidores dos segredos de pessoas, que têm vindo a por confissão auricular para eles; e de seus melhores e mais próximos amigos, para preservar e proteger a si mesmos.

 

heady ; erupção cutânea, ousado, corajoso e atrevido, apto para dizer e fazer qualquer coisa, embora nunca tão vil e perverso.

 

Alta, ocupado ; inchado e inchou com uma vaidade de si mesmos, e falando palavras arrogantes de vaidade;

 

mais amigos dos deleites do que amigos de Deus ; os amantes de prazeres pecaminosos, ou os prazeres do pecado, que são, mas para uma temporada, e não Deus; servindo a várias paixões e prazeres, e não a Deus; fazendo um deus de sua barriga; idólatras sensuais, deleitando-se em seus desejos carnais, e não a serviço de Deus.

 

verso 5

Tendo aparência de piedade , .... Ou um mero espetáculo externo da religião, fingindo grande piedade e santidade, sendo exteriormente justos diante dos homens, tendo a máscara e viseira de piedade; ou então um plano de doutrina, uma forma de palavras de som, um esquema de verdades, que os homens podem ter sem participar da graça de Deus; e que, no que diz respeito à doutrina da Trindade, a Igreja de Roma tem; ou então as Escrituras da verdade, que os membros daquela igreja tem, e professam de manter até, manter e preservar; e que contém doutrinas segundo a piedade, e tendem a uma vida piedosa e edificação de Deus;

 

mas negando a mesma potência ; embora em palavras que professam a religião e piedade, o temor de Deus, ea adoração pura dele, ainda em obras o negam todos; e que eles podem ter um conjunto de noções em suas cabeças, mas eles não sentem nada do poder deles no seu coração; e são estranhos à religião experimental e poderosa piedade: ou se eles professam as Escrituras para ser a palavra de Deus, mas negam o uso, o poder ea eficácia deles; negam o uso deles para os leigos, e afirmar que eles não são uma regra suficiente de fé e prática, sem as suas tradições não escritas; e que eles não são capazes de fazer os homens sábios, ou dar-lhes um verdadeiro conhecimento do que é para ser acreditado e feito, sem eles; e que o sentido deles não é para ser entendido por homens privados, mas depende do julgamento infalível da igreja ou papa:

 

Destes afasta-te ; não têm comunhão com eles, afastar-se de sua comunhão, retirar-se-lhes, e saí do meio deles, esta passagem suficientemente justifica as igrejas reformadas em sua separação da igreja de Roma.

 

verso 6

Porque deste número são os que se introduzem pelas casas , .... em segredo e surpresa, de forma clandestina, e insinuar-se em famílias, por bajulação e lisonjeiro, e sob pretextos capciosos ao conhecimento e virtude. A versão Siríaca usa uma palavra, de onde vem חולדא , "Chulda", que significa "uma doninha"; sugerindo que a sua entrada em casas como era a maneira daquela criatura, que às vezes é coberto, e às vezes abrir: havia também um portão do templo, que foi chamado de "Hulda"; se há qualquer alusão na palavra de que, pode ser inquiridoF11.

 

E levam cativas mulheres néscias ; a vinda do Anticristo é segundo a eficácia de Satanás; como Satanás atacou a mulher, e não o homem, e enganou Eva e não Adão, assim que estes seus instrumentos e emissários,-se trabalhar para as afeições do vaso mais frágil, e para o tipo mais fraco de mulheres, como a palavra diminuto significa aqui utilizados ; e ganhar em cima deles, instilar seus princípios para eles, anexá-los aos seus interesses, cativá-los a eles e levá-los como quiserem:

 

carregadas de pecados ; coberto com eles, cheio deles, e assim pronto para receber qualquer conjunto de princípios que incentivá-los a continuar neles; ou então foram pressionado para baixo com um sentido deles, suas consciências ser despertado, e sob alguma preocupação por causa deles, e assim por pessoas aptas para tais enganadores para ganhar em cima, fingindo grande santidade e religião, e, fornecendo-lhes perdões e indulgências, e colocá-los em cima de penitência, & c. embora o primeiro sentido parece mais agradável, e é confirmado pelo que se segue,

 

levadas de várias concupiscências . A cópia Alexandrina acrescenta, "e prazeres"; isto é, os pecadores; embora isso possa ser entendido, não da concupiscências impuras, mas da coceira e do desejo após novos professores e novas doutrinas e práticas, que prevalecem em mulheres fracas, e pelo qual são regidas e levaram embora.

 

verso 7

Sempre aprendendo , .... Alguns nova noção e a prática ou de outra, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade; em parte por causa dos professores, que se amontoar para si mesmos, que são inapto para ensinar, são guias cegos e ignorantes, e não conhecem a verdade, mas são inimigos a ele, e lhe resistem; e em parte por causa de si mesmos, os pecados que eles são carregados e as ambições são levadas de que as impedem de chegar ao conhecimento da verdade.

 

verso 8

E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés , .... Estes não eram judeus, que se levantaram e se opuseram a Moisés, como Datã e Abirão fez, como alguns pensavam; mas magos egípcios, o chefe daqueles que o faraó mandou chamar, quando Moisés e Arão perante ele, e milagres forjados; e que fizeram o mesmo por seus encantamentos, Exodus 7:11 em que lugar o Targum de Jonathan tem estas palavras:

 

"E Faraó chamou os sábios e os magos, e Janis e Jambres, os magos dos egípcios, fê-lo pelos encantamentos das suas adivinhações".

 

E a mesma paráfrase em Êxodo 01:15 chama-los pelos mesmos nomes; e isso mostra de onde o apóstolo tinha estes nomes, que não são mencionados em qualquer lugar no Antigo Testamento; ou seja, das tradições e os registros dos judeus, com a qual ele estava bem familiarizado: não há necessidade de dizer que ele tinha essa conta por revelação divina, para alguns dos pagãos tinham conhecimento desta história alguma forma. Numenius; o filósofo, fala de Janes e Jambres como escribas egípcios, e famoso por sua habilidade na arte de magia; e que se opõe a Moisés, quando os judeus foram expulsos do EgitoF12. Plínio também faz menção de Janme e Jotape como mágicos; embora ele erroneamente chama de judeus, e coloca Moisés com elesF13, Como Janes mesmo modo é de ApuleioF14. É comumente dito pelos judeusF15, Que estes eram os dois filhos de Balaão, e disse que estão a ser o chefe dos magos do EgitoF16; o último deles é chamado nos Mambres versão Vulgata Latina; e, em alguns escritores judeus o nome dele é MamreF17pelo qual também o primeiro é chamado Jochane ou João; e, na verdade Joannes, Jannes e João, são o mesmo nome; e R. GedaliasF18diz que seus nomes em outras línguas são João e Ambrose, que não é improvável. Menção é feita dos filhos de Jambri na Apocrypha:

 

"Mas os filhos de Jambri saiu Medaba, e levou John, e tudo o que tinha, e se foram com ele. ' (1 Macabeus 9:36)

 

quem JosephusF19chama os filhos de Amaraeus. Estes são disse a ser as pessoas que contavam Faraó, para que uma criança deve nascer entre os israelitas, por quem toda a terra do Egito deve ser destruído, e que foi o motivo de Faraó dar tal ordem às parteiras das hebréiasF20; também o making of do bezerro de ouro é atribuída a elesF21; para, de acordo com os judeus, que depois se tornou prosélitos; mas essas coisas não são para ser dependia: no entanto, certo é que eles resistiram a Moisés por seus encantamentos, e endureceu o coração de Faraó, para que, por um tempo, ele não iria deixar que os filhos de Israel. Agora entre esses magos, e os papistas antes descritas, há um grande acordo; como estes homens eram egípcios, de modo que os papistas pode ser chamado, uma vez que Roma está espiritualmente chama Sodoma e Egito, Apocalipse 11: 8 como o foram, por isso, o outro são idólatras, que adoravam demônios, ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, Apocalipse 09:20 e ambos os feiticeiros, usando a arte mágica; Apocalipse 9:21 e os dois fingiram milagres; embora o que fizeram eram ninguém menos que prodígios de mentira, 2 Tessalonicenses 2: 9 e ambos concordaram em manter o povo de Deus no cativeiro, tanto quanto, e enquanto eles poderiam: e, em particular, como os magos do Egito resistiram a Moisés,

 

assim também estes resistem à verdade ; a verdade de um Deus, pela sua adoração de imagens; e de um mediador, fazendo uso de anjos e santos partiu, para interceder junto a Deus por eles; e da justificação pela justiça de Cristo, através da introdução da doutrina das obras, de mérito e supererogation; e de perdão e purificação pelo sangue de Cristo, e da expiação por seu sacrifício, por seus perdões, indulgências, penitência, purgatório e do sacrifício da missa; sim, eles resistem as Escrituras da verdade, não permitindo que eles sejam uma regra suficiente sem suas tradições não escritas, e mesmo Cristo, que é a própria verdade, em todos os seus escritórios, profético, sacerdotal, e real.

 

Homens corruptos de entendimento , de maus princípios, mantendo doutrinas anticristãs, depreciativos à graça de Deus, e glória de Cristo; dando ouvidos a espíritos enganadores, ea doutrinas de demônios; como Janes e Jambres, que foram dadas a artes mágicas, e estavam sob a influência de Satanás:

 

réprobos quanto à fé ; homens de nenhum julgamento na doutrina da fé; que não têm os sentidos exercitados para discernir o bem eo mal, para tentar coisas que diferem, e aprovar o mais excelente, mas ao mal chamam bem, e ao bem mal: ou como aqueles que são desobedientes e ímpios em suas vidas, estão a ser dito para toda boa réprobos trabalho, Tito 1:16 assim que estes são disse a ser reprovado à fé; isto é, não ter nenhum gosto dele, ou valor para ele, mas desprezá-lo, odiá-lo, e rejeitá-lo; e sobre essa conta, pois eles são como prata réprobos, que Deus tenha rejeitado, eles devem ser rejeitada pelos homens.

 

verso 9

Mas eles devem ir adiante , .... Eles podem proceder a impiedade ainda maior, e cera cada vez pior no erro; mas eles devem proceder mais longe do que os magos do Egito, que fez prodígios da mentira, endureceu o coração de Faraó, e enganou e os egípcios; mas não pode destruir os israelitas, nem dificultar a sua saída do Egito, quando o seu tempo chegou: assim que estes homens maus fazer falsos milagres, endurecer as papas de Roma, e enganar as nações sujeitas aos mesmos; mas eles não podem enganar os eleitos de Deus, nem destruir a igreja de Deus, contra a qual as portas do inferno não prevalecerão; nem poderiam impedir a reforma, ou a saída do povo do Senhor fora da Babilônia.

 

Por sua loucura deve ser manifesto a todos os homens , como também o foi ; como a loucura de Janes e Jambres era, quando a vara de Arão devorou deles; e quando eles não poderiam produzir piolhos, mas foi obrigado a possuir a Faraó, para que aquele peste era o dedo de Deus; e quando eles não podiam parar diante de Moisés, por causa dos tumores que estavam em cima deles, Êxodo 07:12 . E assim a versão Árabe verte, "como é manifestar a loucura, ou loucura destes dois"; e é notória na forma como muitos casos, as fraudes, imposturas, truques e vilanias da igreja de Roma, e seus adeptos, foram detectados e expostos; que têm sido os meios de impedindo-os de avançar mais do que eles têm. A cópia Alexandrina lê, "sua compreensão"; aquilo que fingiu ter das coisas divinas.

 

verso 10

Mas tu tens a minha doutrina , .... Este, com o que se segue, é dito em oposição aos personagens, princípios e práticas dos homens maus acima, e pela imitação e encorajamento de Timothy, e de outros, seja ministros ou crentes privadas: o apóstolo chama a doutrina que ele entregue, "a minha doutrina": não porque ele foi o autor do mesmo, ou que era um esquema de princípios formados e artificial por ele; mas porque era a doutrina que ele tinha recebido de Deus, o que lhe foi dado a pregar, e que ele pregou pura e fielmente; caso contrário, era a doutrina de Cristo, eo mesmo com o que foi pregado por o resto dos apóstolos; e que foi a doutrina das Escrituras, e foi segundo a piedade; e, como pregado por ele, era tudo de uma peça, e sem qualquer adulteração, ou mistura, e foi aberto e manifesto, e bem conhecido por Timóteo, e outros; pois ele não usava coisas ocultas da desonestidade, nem ele esconder seus princípios, ou manter-se para trás tudo o que era rentável. Foi e bem conhecido o seu

 

modo de vida ; tanto a sua vida civil como ele passou seu tempo, e não na facilidade e ócio, mas muitas vezes em trabalho de parto com suas próprias mãos; nem ele viver de uma maneira sensual e voluptuoso, mas frequentemente era com fome e sede, e nudez; e também sua vida religiosa, e conversa, não só na igreja, o que foi gasto no ministério da palavra e ordenanças; mas no mundo, que, pela graça de Deus, estava em simplicidade e sinceridade de Deus, de uma forma muito justa, santa e irrepreensível: sua vida era agradável para a sua doutrina, e ornamental à sua profissão: e até mesmo os segredos de sua mente, seus pontos de vista, seus objetivos e termina em tudo que ele fez, que são significadas pela sua

 

finalidade , foram abertas e manifestas; e que não eram para obter glória e aplausos dos homens, nem para recolher riqueza e riquezas para si mesmo; mas que Deus seja glorificado na salvação dos homens; que Cristo pode ser ampliada, tanto em sua vida e morte; que seu Evangelho possa propagar-se, o seu reino ser ampliada, e que muitas almas pode ser convertido e levado ao conhecimento dele; e, portanto, tornou-se tudo para todos, para que pudesse ganhar alguma. E como a doutrina da

 

fé , abraçou, professada e pregada por ele, era bem conhecido, por isso não menos evidente foi a graça da fé nele, no que diz respeito ao seu interesse no amor eterno de Deus, na salvação por Jesus Cristo, e na glória eterna e felicidade; dos quais se tinha uma plena certeza, e que se manteve constante e firme nele até o fim. A menos que, em vez sua fidelidade no cumprimento de seu trabalho ministerial deve ser aqui concebido, para o qual ele foi muito notável; como também para a sua

 

longanimidade , tanto para com aqueles que estavam sem, os inimigos declarados e perseguidores do Evangelho, e para os que estavam dentro, os irmãos, cujas enfermidades que ele deu à luz; e também para o sucesso do Evangelho como o lavrador tem longa paciência e longas esperas para a chuva anteriores e posteriores à qual é adicionada

 

caridade ; que sofre por muito tempo, é benigno; e pode incluir o seu amor a Deus, a Cristo e às almas dos homens; que foi muito grande e, particularmente, aos seus compatriotas, os judeus, e também para os gentios; e, especialmente, para as igrejas que ele estava mais imediatamente preocupados com, e até mesmo a todos os santos: este é deixado de fora na cópia Alexandrina: segue,

 

paciência ; em suportar todas as indignidades, injúrias, aflições e perseguições, por causa de Cristo e do seu Evangelho; pelo qual ele não estava no menos comovido, mas perseverou com, grande coragem e constância até o fim.

 

verso 11

Perseguições, aflições, que veio a mim em Antioquia , .... Em Pisídia; onde os judeus que contradiziam e blasfemaram sua doutrina, e invejados seu sucesso, despertou o chefe da cidade, homens e mulheres, contra ele, e Barnabé; que perseguiu-os e os lançaram fora, dos seus termos, Atos 13:45 e também em Icônio; onde judeus e gentios fez um assalto em cima deles, para usá-los mal, e apedrejarem, Atos 14: 5 e também em Listra; onde o apóstolo foi apedrejado, e desenhada para fora da cidade, e deixado para morrer, Atos 14:19 . E essas instâncias são o bastante mencionado porque eles foram feitos naquelas partes, onde Timothy tinham vivido, Atos 16: 1 e assim sabia a verdade destas coisas, não só da boca do apóstolo, mas a partir do testemunho de outras pessoas; e, talvez, ele poderia ter sido testemunha de alguns deles a si mesmo;

 

quantas perseguições suportei : não só nos lugares acima, mas em outros lugares; ver um detalhe delas em 2 Coríntios 11:23 ,

 

mas de todas elas o Senhor me livrou ; veja 2 Coríntios 1:10 2 Timóteo 4:17 , este ele diz para a glória da graça e do poder de Deus, a quem ele atribui todos os seus livramentos; e para o incentivo de Timothy, e de outros santos, nos sofrimentos, que podem espero e acredito que o Senhor vai entregá-los em seu próprio tempo e forma, Salmo 34:19 .

 

verso 12

Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus , .... Tudo o que viver segundo a vontade de Deus revelada em sua palavra; e para a glória de Deus, como o fim de todas as suas acções; e que a graça de Deus no Evangelho, e em seus próprios corações, ensina-los; e que têm os princípios de uma vida santa de Cristo, e derivar os novos suprimentos de graça e da vida dele, para mantê-lo; no qual sua vida está escondida, e que vivem pela fé sobre ele; tudo de tal forma que vive, e que vai viver assim, estão desejosos de viver desta maneira; em quem Deus operou neles o querer eo fazer, e estão preocupados quando é o contrário com eles: estes

 

serão perseguidos ; é a vontade de Deus, e a nomeação do céu; Cristo predisse, que assim será; e ele o chefe sofreu ele próprio, e é necessário que seus membros devem, para que possam ser conformados a ele; é o modo próprio Cristo foi para a glória, e através de muitas tribulações seu povo deve entrar no reino; e esta é a sorte comum e certo caso de todos os santos, de uma forma ou de outra; para que todos não sofrem confiscação de bens, batendo, flagelação, prisão, ou uma morte violenta; mas todos são mais ou menos aflito e angustiado por homens ímpios, e não estão sujeitos às suas injúrias e insultos, que são um ramo de perseguição; e que por professar Cristo, e viver uma vida piedosa nele e sob sua influência, e uma vez que tal sofrer como cristãos, e não como malfeitores; e esta é a condição comum do povo de Deus, neste mundo, não deve ser considerado estranho, mas ser alegremente suportou; para incentivar a que é vista do apóstolo nesta passagem.

 

verso 13

Mas os homens e enganadores irão de mal a pior e pior cera , .... por "homens maus" são feitos, não os homens pecadores em comum, como todos são, por natureza e prática; nem aberta apenas pecadores profanos, mas homens em vez más sob uma forma de piedade, como antes; e que estão cheios de maldade e malícia contra pessoas verdadeiramente piedosos, assim como o próprio diabo, dos quais a mesma palavra é usada, quando ele é chamado de maligno; e esta é uma razão pela qual os verdadeiros professores de religião deve esperar perseguição, visto que alguma vez foram, então nunca haverá tal tipo de homens, que não vai crescer melhor, mas cada vez pior. A palavra para "sedutores", significa feiticeiros, encantadores, uma espécie de malabaristas; e como o outro, bem se adapte com os eclesiásticos da Igreja de Roma, que fingem milagres e fazer prodígios de mentira, e com as suas feitiçarias enganar todas as nações, Apocalipse 18:23 e estes "devem cera pior e pior"; em princípio e na prática, na impiedade, e no erro, na maldade e malícia contra os santos, e nas artes de enganar; assim a igreja de Roma é nunca vir a ser melhor, mas pior; no momento da queda de Babilônia, ela será uma morada de demônios, covil de todo espírito imundo, e a gaiola de toda ave imunda e detestável, Apocalipse 18: 2

 

enganar : não Deus, mas a si mesmos e os outros, mesmo todas as nações, exceto os eleitos de Deus; que eles fazem por suas boas palavras e lisonjas, e por sua demonstração de devoção e religião, e por seus milagres e prodígios fingiam:

 

e enganado por a antiga serpente, o diabo, sob cujo poder e influência são, em cuja armadilha são tomadas, e por quem eles são levados cativos, e, finalmente, ter o mesmo destino consigo mesmo, e lança-te o mesmo lago de fogo e enxofre.

 

verso 14

Mas continuam tu nas coisas , .... Ou seja, nas doutrinas do Evangelho, e não ser movido longe deles, seja através da malícia ou perseguições, ou engano astúcia de homens que estão à espreita para enganar; e que é uma exortação adequada ao piamente em todas as idades: eo que se seguem são tantas razões aplicá-la:

 

que tu aprendeu : não apenas de forma teórica, como artes e ciências são aprendidas, mas de uma forma espiritual e experimental; um bom conhecimento e experiência do que ele tinha alcançado até; e não eram como aqueles em 2 Timóteo 3: 7 , que tinha sido sempre aprendendo, mas ainda não conseguiu chegar ao conhecimento da verdade: e desde que, portanto, ele tinha aprendido as verdades do Evangelho, e tinha alcançado a um bom entendimento de eles, que era seu dever, como é dever de todas estas coisas, para cumpri-los:

 

e tens sido a garantia de : as doutrinas do Evangelho são certas coisas; são verdades sem controvérsia; há uma plena certeza da compreensão deles, que os homens podem chegar até, e que os ministros deveriam, uma vez que estão a afirmar-los com certeza. O ceticismo é um muito inconveniente que se chama um ministro do Evangelho; e quando um homem é a certeza da verdade e da realidade das doutrinas do Evangelho, seria vergonhosa nele para deixá-los ou afastar-se delas:

 

sabendo de quem o tens aprendido . O apóstolo significa a si mesmo, embora modestamente antepassados a menção de si mesmo: e é outro argumento por Timothy deve continuar firmemente nas doutrinas do Evangelho, visto que eles tinham aprendido de tão grande apóstolo de Cristo; cuja missão, como tal, foi abundantemente confirmada por milagres e sucesso, e que tinham recebido essas doutrinas por revelação imediata de Cristo; de modo que era coisa como se Timothy deles tinha aprendido com o próprio Cristo. A cópia Alexandrina lê a palavra "quem", no plural, como se o apóstolo referido mais professores de Timothy do que ele; No entanto, ele, sem dúvida, era o principal deles.

 

verso 15

E que desde a infância sabes as sagradas letras , .... e, portanto, deve saber que as doutrinas que tinha aprendido eram agradáveis para eles; e assim é outra razão pela qual ele deveria continuar neles. Os judeus aprendi muito cedo a seus filhos a Sagrada Escritura. Philo o judeu dizF23, Εκ πρωτης ηλικιας "desde a infância"; uma frase praticamente o mesmo com este aqui utilizado. É uma máxima com os judeusF24, Que quando uma criança tinha cinco anos de idade, era adequada para ensinar-lhe as Escrituras. A mãe de Timothy ser uma judia, treinou-se cedo no conhecimento desses escritos, com os quais ele se tornou muito familiarizados, e sob influência e assistência divina, chegou a uma grande compreensão das mesmas; e é uma prática que se torna altamente pais cristãos; é uma parte da doutrina e admoestação do Senhor eles devem educar os seus filhos em: o conselho do sábio em Provérbios 22: 6 é muito bom. A partir daí o apóstolo aproveita a ocasião para entrar em uma comenda dos escritos sagrados; e aqui, da natureza e do caráter deles, chama-lhes a

 

Sagradas Escrituras ; para distingui-los dos escritos profanos; e que porque o autor deles é o Espírito Santo de Deus; e até mesmo os amanuenses dele, e os Penmen deles, era de homens santos de Deus; o assunto deles é santo, tanto a lei e Evangelho; eo fim de escrevê-los é promover a santidade; Os preceitos, promessas e doutrinas contidas neles são calculados para esse fim; e até mesmo a conta eles dão dos pecados e falhas dos outros, são para a advertência de homens: e ao lado destas Escrituras são elogiados da eficácia deles:

 

que são capazes de fazer-te sábio para a salvação . Os homens não são sábios de si mesmos; eles são naturalmente sem uma compreensão das coisas espirituais; e as coisas do Espírito de Deus não pode ser conhecido pelos homens naturais, porque elas se discernem espiritualmente; particularmente eles não são sábios no negócio da salvação, da qual quer que eles são insensíveis si mesmos, e negligente; ou tolamente construir suas esperanças de que após a sua civilidade, moralidade, justiça jurídico, ou uma profissão externa da religião: mas as Escrituras são capazes de tornar os homens sábios e sabendo a este respeito; para o Evangelho é uma parte das Escrituras, que é o Evangelho da salvação, e mostra aos homens o caminho da salvação. As Escrituras testemunham em grande parte de Cristo, o Salvador; e dar uma conta amplo tanto dele, que é o Salvador capazes, dispostos, adequada, completa e única, e da salvação que é forjado por ele; e descrever as pessoas que o fazem, e goza-lo: não que a leitura nua das Escrituras, ou a audiência deles exposto, são capazes de tornar os homens sábios desta forma; mas estes, quando acompanhado com o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento de Cristo, são; quando ele quem endited as Escrituras remove o véu dos seus olhos, abre seu entendimento, e dá-lhes luz e conhecimento com eles; e depois podem as pessoas ser dito ser sábio para a salvação, quando eles não só têm um esquema dele em suas cabeças , mas estão em seus corações sensíveis de sua necessidade dela, e sei que não há salvação em nenhum outro, mas em Cristo; e quando eles olham para ele por isso, a sua justiça para a justificação, para o seu sangue para a paz, perdão e purificação, para seu sacrifício para a expiação, e à sua plenitude de graça para um fornecimento contínuo, e para ele para a vida eterna e glória; quando nele se alegra e sua salvação, e dar-lhe toda a glória dela: o apóstolo acrescenta:

 

pela fé que há em Cristo Jesus : sabedoria para salvação não está no conhecimento da lei, o judeu se gabava de; nem nas obras de que, pelo menos não em uma relação de confiança e confiança neles para a salvação; pois é por eles que não se justifica diante de Deus, nem a aceitação com ele, nem a salvação, mas a verdadeira sabedoria para a salvação está na fé, que é um conhecimento espiritual de Cristo, e uma santa confiança nele; e que a salvação que as Escrituras deixam os homens sábios para, é recebido e apreciado por aquela fé, que tem Cristo como seu autor e objeto; que vem dele, e centra nele, e é um olhar para ele para a vida eterna.

 

verso 16

Toda a Escritura é inspirada por Deus , .... Ou seja, todos Sagrada Escritura; para de que somente o apóstolo está falando; e ele significa toda ela; não só os livros do Antigo Testamento, mas do New, a maior parte da qual foi agora escrito; para esta segunda carta a Timóteo é por algum pensamento a ser a última das epístolas de Paulo; e isso também vai realizar boa do que estava para ser escrito; para todos é inspirada por Deus, ou respirava por ele: as Escrituras são o sopro de Deus, a palavra de Deus, os homens e não; eles estão ", escrito pelo Espírito", como a versão Siríaca verte; ou "pelo Espírito de Deus", como a versão Etíope. As Escrituras são aqui elogiados, da autoridade divina deles; e que é atestada e confirmada por vários argumentos; como a majestade e grandeza do seu estilo, o que em muitos lugares é inimitável pelos homens; a sublimidade da matéria neles contidas, que excede todo o entendimento ea capacidade de sempre a chegaram aos e descobriu humana; como a trindade de pessoas na divindade, a encarnação de Cristo, a ressurreição dos mortos, & c. A pureza e santidade deles antes observado, mostrar-lhes a ser a palavra daquele que é tão puro de olhos para contemplar a iniqüidade; como também a sua harmonia e concordância, embora escreveu por diferentes pessoas, em diferentes lugares e idades, e em diversas ocasiões, e de muitas maneiras; o que inconsistências aparentes são observados neles pode, com o trabalho ea indústria, através da assistência divina, ser reconciliados. As previsões de eventos futuros neles, como em especial sobre Josias e Ciro, pelo nome, muito antes de terem nascido e, especialmente, a respeito de Jesus Cristo, e que tiveram a sua realização, e muitos outros no Novo Testamento, tanto por Cristo e seus apóstolos , são uma prova de que eles não poderiam ser os escritos de homens, mas deve ter a Deus onisciente por seu autor; a imparcialidade dos escritores deles, em não esconder o extrato média de alguns deles, os pecados dos outros antes da conversão, e até mesmo seus pecados e falhas posteriormente, bem como os de seus parentes mais próximos e mais queridos amigos, fortalece a prova de sua autoridade divina; ao qual podem ser adicionados, a maravilhosa preservação dos mesmos, através de todas as mudanças e declinações da igreja e Estado judeu, a quem foram confiados os livros do Antigo Testamento; e apesar da violência e maldade dos perseguidores pagãos, particularmente Dioclesian, que procurou destruir todas as cópias das Escrituras, e publicado um edital para o efeito, e não obstante o número de hereges, e que estiveram no poder, como também a apostasia de a igreja de Roma; e, no entanto estes escritos foram preservados, e manteve pura e incorrupta, que não é o caso de outros escritos; nem há qualquer de tal antiguidade como o mais antigo deles: a que podem ser subjoined o testemunho do próprio Deus; seu testemunho para fora por meio de milagres, feito por Moisés e os profetas, em causa, nos escritos do Antigo Testamento, e pelos apóstolos no Novo; eo seu testemunho interno, que é a eficácia destas Escrituras sobre os corações dos homens; a leitura e audição de que, após ter sido detida pela conversão, conforto e edificação de milhares e milhares e dez mil vezes dez mil; e

 

proveitosa para ensinar ; para a descoberta, ilustrando e confirmando qualquer doutrina a respeito de Deus, o ser, as pessoas, e perfeições de Deus; relativa à criação e queda do homem; sobre a pessoa e escritórios de Cristo, o resgate por ele, a justificação pela sua justiça, perdão pelo seu sangue, reconciliação e na expiação por seu sacrifício, ea vida eterna por meio dele, com muitos outros. A Escritura é proveitosa para os ministros para buscar a doutrina de, e estabelecer-lo; e para os ouvintes para tentar provar isso:

 

para a repreensão ; de erros e heresias; esta é a espada do Espírito, que corta todos para baixo. Nunca houve, nem é, nem pode ser qualquer erro ou heresia abordada no mundo, mas não é suficiente uma refutação dele nas Escrituras; que podem ser proveitosamente utilizadas para esse fim, como muitas vezes tem sido por Cristo e seus apóstolos, e outros uma vez que em todas as idades:

 

para a correção ; do vício; não havendo pecado, mas a natureza maligna do que é mostrado, a sua tendência perversa é exposta, e os tristes efeitos e consequências do que são apontados nesses escritos: para instruir em justiça; em todos os ramos do direito Compete homens; seja com respeito a Deus, ou uns aos outros; Pois não há homens duty são obrigados vos, mas a natureza, uso e excelência dela, aqui mostrado: as Escrituras são uma regra perfeita de fé e prática; e, portanto, eles são recomendadas a utilidade e profitableness deles.

 

verso 17

Que o homem de Deus seja perfeito , .... Por que o homem de Deus seja destinado a todos que em uma relação especial pertence a Deus; que é escolhido por Deus Pai, redimidos pelo Filho, e chamou pelo Espírito; mas mais especialmente um ministro do Evangelho; de como era de costume para chamar um profeta sob o Antigo Testamento por este nome, parece ser transferido dali a um ministro do Novo Testamento, veja 1 Timóteo 6:11 eo design das Escrituras eo fim de escrevê-las é, que ambos os pregadores da palavra, e ouvem-la, pode ter um perfeito conhecimento da vontade de Deus; que o primeiro pode ser um ministro completa do Evangelho, e que nada pode ser que desejam para a informação deste último:

 

perfeitamente habilitado para toda boa obra , ou "toda boa obra"; particularmente para o trabalho do ministério, que é um bom; e para todas as partes e ramo dela, uma mobília completa para o qual está nas Sagradas Escrituras; donde, como escribas bem instruído no reino dos céus, que os ministros do Evangelho trazer coisas novas e velhas, tanto para o prazer e lucro: embora este também pode ser aplicado a todas as boas obras em comum, que o ponto até Escrituras, dão instruções sobre, bem como mostrar onde a força é para ser tido para realizá-las.

 fonte www.avivamentonosul.com