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Livro de Proverbios משלי BOOK
Livro de Proverbios משלי BOOK

                        LIVRO DE PROVERBIOS משלי BOOK

 

prov'ẽrbz :

 

  1. O LIVRO 'S CONTA DE SI

 

  1. Título e Títulos

 

  1. Autoria ou Espécies literárias?

 

  1. AS COLETÂNEAS SUCESSIVAS

 

  1. A secção introdutória

 

  1. O Núcleo clássico

 

  1. AB Ody de Solicited Counsel

 

  1. Alguns Preceitos de esquerda-over

 

  1. A coleção Hezekian

 

  1. Palavras de Agur

 

  1. palavras do rei Lemuel

 

  1. um acróstico Eulogy da Mulher

 

III. MOVIMENTO Para uma filosofia

 

  1. Libertação do Mashal

 

  1. Surgimento de Princípios basais

 

  1. A Concepção da Sabedoria

 

  1. CONSIDERAÇÕES DE IDADE e literária KINSH IP

 

  1. No âmbito dos Reis

 

  1. O ponto de concentração

 

  1. Sua Stage em sabedoria Progressive

 

O livro Escritura que, tanto no hebraico e os arranjos gregas do Antigo Testamento Canon sucede imediatamente os Salmos. Na Canon hebraico está em segundo na divisão final ou complementar, denominado Kethubhim Septuaginta Παροιμίαι , Paroimıai ), "escritos"; colocado lá provavelmente porque seria mais natural para começar esta seção com coleções padrão mais à mão, o que naturalmente seria salmos e provérbios. Este livro é uma antologia de provérbios ou lições dos sábios sobre a vida, caráter, conduta; e, como tal encarna a tensão distintamente educativa da literatura hebraica.

 

Conta I. O Livro de si mesmo.

 

  1. Título e Títulos:

 

No início, destina-se, aparentemente, para cobrir todo o trabalho, está o título: ". Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel" Parecia bom para os compiladores, no entanto, para repetir, ou talvez manter uma posição mais velho, "Provérbios de Salomão" em Provérbios 10 , como se em algum sentido especial da coleção há começo merecia; e em Provérbios 25 ainda outra rubrica ocorre: "Também estes são provérbios de Salomão, que os homens de Ezequias, rei de Judá fora." Todos estes atribuem os provérbios a Salomão; mas o título ( Provérbios 30: 1 ), "As palavras de Agur, filho de Jaque, o oráculo", eo título ( Provérbios 31: 1 ), "As palavras do rei Lemuel, o oráculo que sua mãe lhe ensinou," indicam que a autoria diferente daquele de Salomão é representado; enquanto a menção de "as palavras do sábio" ( Provérbios 1: 6 ; Provérbios 22:17 ), assim como a título definitivo, "Também estes são provérbios dos sábios" ( Provérbios 24:23 ), peças atribuem do livro com os sábios em geral. O livro é confessadamente uma série de compilações feitas em momentos diferentes; confessadamente, também, em grande medida, pelo menos, o trabalho de um número, talvez um clã inteiro, de escritores. Provérbios 30: 1Provérbios 31: 1Provérbios 1: 6Provérbios 22:17Provérbios 24:23

 

  1. Autoria ou Espécies literárias ?:

 

É perigoso para argumentar a favor ou contra a autoria específica; nem é minha intenção de fazê-lo. A pergunta surge naturalmente, no entanto, em que sentido este livro, com sua estrutura composta de modo franco, pode reivindicar ser a obra de Salomão. O título referem-se a autoria pessoal real, ou ele nomear uma espécie e tipo de literatura de que Salomão foi o criador e inspirador - "Provérbios de Salomão", como se ele quis dizer Podemos trabalhar em direção a resposta desta questão, observando alguns fatos literários.

 

Fora dos profetas apenas três dos livros do Antigo Testamento são fornecidos no texto original com títulos; e estes três são todos associados com Salomão - dois deles, Provérbios e o Cântico dos Cânticos, direta; o terceiro, Eclesiastes, por um nome falso, o que, no entanto, personifica Solomon. Isto parece indicar na composição desses livros um grau incomum de acabamento literário e auto-consciência, um sentido por parte de escritores ou compiladores que a literatura como uma arte tem suas reivindicações sobre eles. O objecto dos livros, também, confirma isso; eles são, relativamente falando, os livros seculares da Bíblia e não assumir origem divina, como faz a lei e profecia. Para o impulso original para tal cultura literária da história nos direciona para o reinado do rei Salomão; veja 1 Reis 4: 29-341 Reis 4: 29-34 , onde é retratado, por parte do rei e da corte, uma intensa atividade intelectual para seu próprio bem, como a de que ocorre em nenhum outro lugar nas Escrituras. As formas em seguida, especialmente impressionado com base na literatura foram a Mashal (Provérbio) ea música, em ambas as quais o jovem rei versátil foi proficiente; comparar 1 Reis 4:321 Reis 4:32 . Para o cultivo doMashal estes homens de letras aproveitaram-se de uma forma nativa favorito, o ditado popular; mas eles deram a ela um molde literária e acabamento que thenceforth distingui-lo como o salomônicaMashal (Vejo PROVÉRBIO). Isso, então, foi a forma literária na qual desde o tempo de Salomão em diante os sábios da nação colocar seus conselhos de vida, caráter, conduta; tornou-se tão distintamente o molde para esta estirpe didáctica da literatura, como foi o dístico heróico para uma estirpe semelhante na idade de Dryden e Pope.

 

É razoável, portanto, para compreender este título do livro de Provérbios como designando, em vez de uma espécie literários do que a autoria pessoal; nomeia esta antologia da Sabedoria em sua classicamente determinada fraseado, e para a idade e autoria deixa um campo espaçoso o suficiente para cobrir os séculos de sua moeda. Talvez também o provérbio deste tipo foi pelo termo "de Salomão" diferenciado de Mashal de outros tipos, como por exemplo as de Balaão, Jó e Koheleth.

 

  1. Os Compilações sucessivos.

 

  1. A secção introdutória:

 

Que o Livro de Provérbios é composta de várias coleções feitas em momentos diferentes é um fato que se encontra na superfície; até oito delas estão claramente marcados, e talvez subdivisões pode ser feita. O livro não foi originalmente concebido como o desenvolvimento de um tema, ou mesmo como uma unidade; qualquer que seja a unidade que tem foi uma reflexão tardia. Que veio para ficar, no entanto, para um corpo homogéneo de verdade, e para receber um nome e um grau de articulação, como tal, será mantido em uma seção posterior (ver III, abaixo). Enquanto isso, tomaremos as seções em ordem e observar algumas das características mais importantes de cada um. A secção introdutória, Provérbios 1 a 9, tem as marcas de ter sido adicionado mais tarde do que a maioria do resto; e é introdutória, no sentido de concentrar o pensamento para o conceito de sabedoria, e de recomendar a atitude espiritual em que é para ser recebido. Seu estilo - e neste que se distingue do resto do livro - é exortativa; dirige-se a "meu filho" ( Provérbios 1: 8 e muitas vezes) ou "meus filhos" ( Provérbios 4: 1 ; Provérbios 5: 7 ; Provérbios 07:24 ; Provérbios 08:32 ), no tom de um pai ou um sábio, trazendo lojas de sabedoria e experiência para os jovens. Os seis primeiros versos são prefatory, dando a finalidade e utilização de todo o livro. Então Provérbios 1: 7 estabelece como ponto inicial, ou alicerce espiritual de sabedoria, o temor do Senhor, um princípio repetido até o final desta seção introdutória ( Provérbios 9:10 ), e, evidentemente, considerado como muito importante para toda a sabedoria sistema; compare Jó 28:28 ; Sl 111: 10 ; Siraque 01:14. O efeito desta matéria prefatory e-propondo tema é lançar a coleção de provérbios muito à maneira das modernas obras literárias, e no resto da seção confirma isso muito bem. A característica mais marcante da seção, além de seu tom homiletic geral, é a personificação da Sabedoria. Ela é representada como ligando para os filhos dos homens e recomendando-lhes os seus caminhos ( Provérbios 1: 20-33 ; 8: 1-21, Provérbios 8: 32-36 ); ela condescende, para a direita e amor de pureza, para entrar em rivalidade com a "mulher estranha", a tentadora, não em segredo, mas na negociação aberta e destemida (Pv 7: 6 a 8: 9; Provérbios 9: 1-6 , Provérbios 9: 13-18 ); e, em uma passagem extremamente poética ( Provérbios 8: 22-31 ), ela descreve sua relação desde o início com Deus e com os filhos dos homens. Representa o valor que a mente hebraica veio para definir sobre o dom humano da Sabedoria. O filósofo hebreu não pensava em termos da lógica e da dialética, mas em símbolo e personalidade; e, para este posto, quase como a de uma deusa, sua imaginação tem exaltado os poderes intelectuais e espirituais do homem. Vejo Provérbios 1: 8 Provérbios 4: 1Provérbios 5: 7Provérbios 07:24Provérbios 08:32Provérbios 1: 7 Provérbios 9:10Job 28:28Salmo 111: 10; Siraque 01:14Provérbios 1: 20-33Provérbios 8: 32-36); ela condescende, para a direita e amor de pureza, para entrar em rivalidade com a "mulher estranha", a tentadora, não em segredo, mas na negociação aberta e destemida ( Pv 7: 6Provérbios 9: 1-6Provérbios 9: 13-18Provérbios 8: 22-31 SABEDORIA .

 

  1. O clássico Núcleo:

 

A seção de Provérbios 10: 1Provérbios 10: 1 através 22:16, com as repetidas rubrica "Provérbios de Salomão", parece ter sido o núcleo original de toda a coleção. Todos os provérbios desta, a maior seção do livro, são moldadas estritamente à forma dístico (aquele tripleto, Provérbios 19: 7 , sendo apenas uma exceção aparente, devido provavelmente à perda de uma linha), cada um provérbio um paralelismo em fraseado condensada, em que a segunda linha fornece quer alguma contraste com alguns ou de amplificação do primeiro. Este foi, sem dúvida, a norma clássica da arte do salomônica Provérbios 19: 7 Mashal .

 

A seção parece conter o produto desse período de provérbio-cultura durante o qual o sentido do modelo era um pouco rígida e severa, ainda não se aventurar a alongue-se o formulário. Os sinais de uma maior liberdade, no entanto, começam a aparecer, e, possivelmente, dois estratos de compilação estão representados. Em Provérbios 10 a 15 o dístico que prevalece é antitético, que incorpora o circuito mais auto-fechada do pensamento. Fora dos 184 Pv apenas 19 não contêm alguma forma de contraste, e 10 destes estão em Pv 15 . Em Pv 16 através de 22:16, por outro lado, a forma predominante é o chamado par sinónimo ou amplificado, quais deixa o pensamento de circuito mais aberto a adições ilustrativos. Fora de 191 provérbios apenas 18 são antitéticas, e estes contêm contrastes de uma sugestão mais sutil e oculta. Quanto ao objecto, toda a seção é variado; no primeiro semestre, entretanto, onde a antítese prevalece, são os grandes distinções elementares da vida, sabedoria e loucura, a justiça ea maldade, a indústria e preguiça, o discurso sábio e reticências, e semelhantes; enquanto que no segundo semestre há uma tendência decidiu ir mais longe para distinções sutis e menos óbvias. Desta forma, eles parecem refletir uma crescente e refinando desenvolvimento literário, a formação gradual e acumulação de materiais para uma filosofia de vida; como ainda, no entanto, não articulada ou reduzida para a unidade de princípio.

 

  1. AB Ody de Solicited Counsel:

 

Na seção curta Provérbios 22:17Provérbios 22:17 através 24:22, a literatura provérbio parece, pela primeira vez ter-se tornado como se fosse auto-consciente - a considerar-se como uma linhagem de sábios conselhos a ter em conta para o seu valor educativo. A seção é introduzida por um prefácio ( Provérbios 22: 17-21 ), em que essas "palavras dos sábios" são recomendados para alguma pessoa ou delegação ", que possas levar de volta palavras de verdade aos que te enviar" ( Provérbios 22:21 ). Os conselhos parecem destinados a pessoas em posição de responsabilidade, talvez ligado ao tribunal (compare Provérbios 23: 1-3 ), que, como estão a lidar oficialmente com homens e coisas, precisamos da prudência, pureza e temperança que irá encaixá-los para suas funções. Quanto à forma, o dístico destacada aparece apenas ocasionalmente; a forma preferida é a quadra; mas provérbios de um maior número de linhas são usados ​​livremente, e um, o conselho de beber vinho ( Provérbios 23: 29-35 ), corre para 17 linhas. Em tom e conselhos específicos na seção tem muitas semelhanças com a secção introdutória (Provérbios 1 a 9), e provoca a conjectura de que esta última seção, como a introdução de um corpo compilado da Sabedoria, foi composta não muito depois. Provérbios 22: 17-21Provérbios 22:21Provérbios 23: 1-3Provérbios 23: 29-35

 

  1. Alguns deixaram-Over Preceitos:

 

O pequeno apêndice ( Provérbios 24: 23-34Provérbios 24: 23-34 ) é dirigido, "Também estes são provérbios dos sábios." Eles se referem a relações sábio e indústria ordenada. O pequeno poema sobre o preguiçoso ( Provérbios 24: 30-34Provérbios 24: 30-34 ), com seu refrão ( Provérbios 24:33Provérbios 24:33 , Provérbios 24:14Provérbios 24:14 ), é notável como sendo aparentemente uma estrofe de um poema que se completa com o mesmo refrão na introdutória seção ( Provérbios 6: 6-11Provérbios 6: 6-11 ). As sub-rotinas são do mesmo comprimento e estrutura; e ao que parece o último nomeado foi tanto descoberto tardiamente ou composta como um complemento ao que nesta seção.

 

  1. A coleção Hezekian:

 

O longa seção ( Provérbios 25 a 29) é dirigido, "Também estes são provérbios de Salomão, que os homens de Ezequias, rei de Judá fora." A coleção afirma ser apenas uma compilação; mas se, como já foi sugerido, entendemos o termo "Provérbios de Salomão" como equivalente a "provérbios salomónicas", referindo, em vez de espécies do que a autoria pessoal, a compilação pode ter sido feita não apenas desde a antiguidade, mas a partir dos arquivos da sabedoria alianças. Se assim for, temos uma pista para o estado da literatura sapiencial no tempo de Ezequias. A recolha como um todo, ao contrário segs. 3,4, retorna predominantemente à forma clássica da dístico, mas com um menor grau de compressão e epigrama. Há uma tendência para os números do grupo de provérbios sobre temas como; Observe, por exemplo, o grupo sobre o rei ( Provérbios 25: 2-7 ). O marcante característica-a maior parte da coleção é a prevalência de simile e da analogia, e, em geral, a forte coloração figurativa, especialmente em Provérbios 25 a 27; ele lê como uma nova espécie de provérbio quando notamos que, em todas as seções salomónicas anteriores existem apenas dois símiles claramente definidas ( Provérbios 10:26 ; Provérbios 11:22 ). Em Provérbios 25 a 27 são vários provérbios de três, quatro ou cinco linhas, e no final ( Provérbios 27: 23-27 ) um charmoso pequeno poema de dez linhas sobre agricultura. Provérbios 28; 29 são inteiramente de dísticos, e o provérbio antithetic reaparece em um número considerável. Quanto ao objecto, o pensamento desta seção faz uma vez uma maior procura da Cultura e pensamento poderes do leitor, as analogias ser menos óbvio, mais sutil. É decididamente o reflexo de uma idade mais literário do que a secção 2. Provérbios 25: 2-7Provérbios 10:26Provérbios 11:22Provérbios 27: 23-27

 

  1. Palavras de Agur:

 

Provérbios 30 é retomada com "as palavras de Agur, filho de Jaque", uma pessoa de outra maneira desconhecido, que se isenta de conhecimento especializado de lore Sabedoria ( Provérbios 30: 3 ), e confessa uma atitude agnóstica em direção especulações teológicas, mas mostra uma reverência concurso antes do nome e do mistério insondável do Senhor ( Provérbios 30: 6 , Provérbios 30: 9 , Provérbios 30:32 ). Suas palavras elevar-se a um apelo contra uma muito arriscado, para não dizer presunçosa, espírito nos supostos resultados da sabedoria humana e, como tal oferta um contrapeso útil para o orgulho de montagem do estudioso. No entanto, ao longo deste fundamento peculiar é colocado a palavra "Massa" ( המּשּׂא , Provérbios 30: 3Provérbios 30: 6Provérbios 30: 9Provérbios 30:32 ha -massā '); "fardo" ou "oracle", o termo usado para divulgações proféticos; e a palavra "disse" ( "o homem disse:" הגּבר נאם ,ne'um ha -gebher) É a palavra em outro lugar utilizado para enunciado místico ou divino. Este parece marcar uma etapa na auto-consciência da Sabedoria quando sentiu-se que suas declarações podem ser classificados pelo lado de profecia como uma revelação da verdade (compare o que a sabedoria diz de si mesma, Provérbios 08:14Provérbios 08:14 ), e poderia reivindicar o termo oficial "oráculo". Para o resto, para além do humilde reverência com a qual eles estão imbuídos, estas palavras de Agur não subir para um nível elevado de pensamento espiritual; elas tendem sim para o elemento riddling, ou "enigmas" (compare Provérbios 1: 6Provérbios 1: 6 ). A forma de seus provérbios é peculiar, beirando fato sobre a artificial; ele lida principalmente no chamado provérbio numérica ( "três coisas ... sim, quatro"), um estilo de enunciação paralelo em outra parte apenas em Provérbios 6: 16-19Provérbios 6: 16-19 , mas algo de um favorito nos ditos crípticas posteriores do escribas, como pode ser visto emPirḳe 'Ābhōth .

 

  1. palavras do rei Lemuel:

 

Provérbios 31: 1-9Provérbios 31: 1-9 (possivelmente o capítulo inteiro devem ser incluídos) é dirigido: "As palavras do rei Lemuel, o oráculo que sua mãe lhe ensinou." Aqui ocorre novamente a misteriosa palavra "oracle", que parece ser aberta para a mesma interpretação que o dado no parágrafo anterior, embora alguns se tornam este monarca de outra maneira desconhecido um rei de Massa, e referem-se ao nome de um dos os descendentes de Ismael ( Gênesis 25:14 ), presumivelmente uma designação tribal. Os sábios hebreus desde o início estavam em rivalidade e comunhão com os sábios de outras nações (compare 1 Reis 4:30 , 1 Reis 4:31 ); e no Livro de Job, o alcance suprema da expressão sabedoria, todos os sábios, incluídos Job, são de países fora da Palestina. Rei Lemuel, se um personagem real, não era judeu; e provavelmente não era Agur. As palavras de Lemuel são fundamento de uma mãe para o filho real para a castidade, a temperança e justiça, as virtudes régias. A forma é o paralelismo simples hebraico, dísticos não isoladas, mas contínuo. Genesis 25:141 Reis 4:301 Reis 4:31

 

  1. um acróstico Eulogy da Mulher:

 

O Livro dos Provérbios termina de uma forma eminentemente digno de seu alto padrão de sanidade e sabedoria. Sem qualquer posição (possivelmente pode pertencer ao "oráculo" que a mãe de Lemuel ensinou seu filho) nos últimos 22 versos (31: 10-31) constituem um único poema em louvor de uma mulher digna, exaltando especialmente suas virtudes domésticas. Na forma estes versos começam no original com as sucessivas 22 letras do alfabeto hebraico; uma forma de verso favorito hebraico, como pode ser visto (no original) em vários dos salmos, nomeadamente Salmo 119 , e em Lamentações 1 a 4.

 

III. Movimento Para uma filosofia.

 

Ele tem sido muito da moda com os críticos modernos para negar aos Hebreus uma mente verdadeiramente filosófica; isso eles dizer era sim o dom distinto dos gregos; enquanto que para a sua solução do problema da vida hebreus dependia de revelação direta de cima, o que impedia que quase suspenso de conceitos, que a pesagem dos elementos cósmicos e humanos, envolvidos na noção comumente aceita de filosofia. Essa crítica tem em conta apenas um lado da mente hebraico. É verdade que eles acreditavam que sua vida para estar em contato direto com a vontade e palavra do Senhor, revelou a eles em termos que não poderia ser questionada; mas nas conclusões e libertação de seus próprios poderes intelectuais, também, eles tinham uma dependência e confiança que merece o nome de uma autêntica filosofia. Mas a deles era uma filosofia não da tomada de mundo especulativo, mas de conduta e a gestão prática da vida; e foi intuitiva e analógica, não o resultado de raciocínio dialético. Assim, sua sabedoria nome, a própria solução, em vez de filosofia, o amor da sabedoria, a busca de solução. Este livro de Provérbios, começando com máximas isoladas sobre os elementos de conduta, revela, em muitos aspectos sugestivos o surgimento gradual de uma filosofia, uma sabedoria abrangente, por assim dizer, na tomada de decisões; é, portanto, o livro pioneiro do que sabedoria hebraica que vemos desenvolvido para maturer coisas nos livros de Jó e Eclesiastes. Algumas de suas fases mais salientes podem aqui ser rastreada.

 

  1. Libertação do Mashal:

 

Podemos primeira nota-lo, ou para a preparação literária por ele, na abertura do Mashal Ou unidade provérbio, em direção elementos adicionados de ilustração, explicação, amplitude, um desenvolvimento que começa a aparecer, na parte mais antiga (o núcleo clássico, seção 2) a cerca de Provérbios 16 . O antithetic primitiva Mashal contrastado dois aspectos da verdade, de tal forma a deixar o caso fechado; não havia nada a fazer senão ir para um novo assunto. Isto teve o efeito positivo de ajuste sobre um contra o outro os grandes antagonismos elementares da vida: a justiça ea maldade, obediência e anarquia, docilidade e da perversidade, da indústria e da preguiça, prudência e presunção, reticências e proferindo, etc., e até agora em diante ele foi uma análise magistral dos fundamentos de conduta individual e social. Assim, no entanto, como o sinônimo e ilustrativo Mashal prevalece, estamos conscientes de um limbering up e maior penetrativeness da gama do pensamento; ele está aberto a distinções sutis e descobertas mais remotas, e as analogias tendem a empregar as relações menos diretas de causa e efeito. Esta é aumentada à medida que prosseguimos, especialmente pelo maior apelo à imaginação no tecido figurativa da seção Hezekian, e pela decididamente maior tendência para o elemento riddling e paradoxo. o Mashal aumenta em comprimento e amplitude, tanto o agrupamento de assuntos semelhantes e pelo alargamento do dístico à quadra eo poema desenvolvido. Tudo isso, enquanto ainda não é uma filosofia de auto-consciente, é um passo no caminho da mesma.

 

  1. Surgimento de Princípios basais:

 

Um pressuposto sólida dos sábios, como um axioma, nunca foi posta em questão, a saber: que a justiça e sabedoria são idênticos, que a maldade de qualquer espécie é uma loucura. Isto dá ao mesmo tempo um tipo de coloração profética aos preceitos da Sabedoria, bem representado pelo provérbio abertura na seção original (segundo o prefácio sobre o filho sábio), "Tesouros da impiedade de nada aproveitam; mas a justiça livra da morte" ( Provérbios 10: 2Provérbios 10: 2 ). Assim, desde o início é fornecido um fundo intransigente em que as seduções fascinantes do vício, os caminhos tortuosos de injustiça e desonestidade, os hábitos sóbrios de bondade e de negociação direita, mostrar para o que eles são eo que eles tendem a. Os sábios colocou-se assim, também, em toda harmonia com o que é ensinado por sacerdotes e profetas; não há nenhuma discussão com a lei ou a palavra; eles simplesmente fornecer a terceira vertente do cordão de três dobras de instrução (compare Jeremias 18:18Jeremias 18:18 ). A partir desta basais presunção outros princípios, pouco menos axiomática, vêm em vista: a de que a fonte e na primavera de vida sábia é a reverência, o temor do Senhor; que o quadro de garantia da mente é docilidade, a impedir a perversidade atitude; que é a marca da sabedoria, ou a justiça, para ser destemido e acima da placa, da maldade, o que é uma loucura, a ser torto e secreto. Estes princípios se repetem constantemente, e não, como um sistema, mas em muitos aspectos e aplicações na prática de negócios da vida. Para as suas sanções se referem ingenuamente ao ideal Hebraica de recompensas, por um lado - a riqueza, honra, vida longa, família (compare Provérbios 11:31Provérbios 11:31 ) - e de vergonha e perda e destruição do outro; mas estes são enfatizadas não como bestowments diretos ou inflictions de uma divindade pessoal, mas sim como na lei da natureza humana. A lei de que o mal funciona sua própria destruição, bem traz sua própria recompensa, está a formar-se em razão dos homens como um dos conceitos fundamentais dos quais cresceram a filosofia sabedoria.

 

  1. A Concepção da Sabedoria:

 

Desde os tempos muito antes de Solomon sagacidade em conselho e. habilidade para colocar esse conselho em máxima ou parábola, deram o seu possuidor, seja homem ou mulher, uma liderança natural e reputação nas comunidades locais (compare 2 Samuel 14: 22 Samuel 14: 2 ; 2 Samuel 20:162 Samuel 20:16 ); e dom excepcional de Salomão mostrou-se não apenas em seus gostos literários, mas em sua capacidade, muito estimado entre os orientais, para determinar os méritos de casos trazidos diante dele para julgamento ( 1 Reis 3: 16-281 Reis 3: 16-28 ), e para responder a questões intrigantes ( 1 Reis 10: 11 Reis 10: 1 , 1 Reis 10: 61 Reis 10: 6 , 1 Reis 10: 71 Reis 10: 7 ). Foi de tal estimativa dos poderes intelectuais dos homens, a partir do reconhecimento do estado de alerta mental, sagacidade, aperto, na sua aplicação às questões práticas da vida (compare Provérbios 1: 1-5Provérbios 1: 1-5 ), que a concepção de sabedoria em seu sentido mais amplo surgiu . Como, no entanto, o cultivo de tais sagacidade de enunciação ultrapassado o passatempo de um corte real (compare 1 Reis 4: 29-341 Reis 4: 29-34) Nas mãos dos anciãos da cidade e sábios que alcançaram a muito maior valor; observe como a influência de tais sábio é idealizada ( Jó 29: 7-25 ). Os sábios tinha vocação definitiva e a missão da sua própria, mais potente talvez do que pertenciam aos sacerdotes e profetas; a referência frequente para os jovens e os "simples" ou imatura no Livro de Provérbios poderia indicar que eles eram praticamente os mestres e educadores da nação. Como tal, trabalhando como fizeram em uma bolsa e colaboração uns com os outros, o objecto com o qual eles lidavam não iria permanecer como máximas casual e variado, mas trabalhar em direção a um centro e sistema de doutrina que poderia reivindicar a distinção de forma articulada filosofia de vida, e ainda mais desde que foi tão identificado com o grande ideal hebraica de justiça e verdade. Já notou como neste sentido da dignidade e valor da sua vocação se manifestou no corpo de preceitos enviada em resposta a solicitação (3 acima), com seu apêndice (4 acima) ( Prov 22:17 ) nas mãos dos anciãos da cidade e sábios que alcançaram a muito maior valor; observe como a influência de tais sábio é idealizada (Jó 29: 7-25). Os sábios tinha vocação definitiva e a missão da sua própria, mais potente talvez do que pertenciam aos sacerdotes e profetas; a referência frequente para os jovens e os "simples" ou imatura no Livro de Provérbios poderia indicar que eles eram praticamente os mestres e educadores da nação. Como tal, trabalhando como fizeram em uma bolsa e colaboração uns com os outros, o objecto com o qual eles lidavam não iria permanecer como máximas casual e variado, mas trabalhar em direção a um centro e sistema de doutrina que poderia reivindicar a distinção de forma articulada filosofia de vida, e ainda mais desde que foi tão identificado com o grande ideal hebraica de justiça e verdade. Já notou como neste sentido da dignidade e valor da sua vocação se manifestou no corpo de preceitos enviados em resposta a solicitação (3 acima), com seu apêndice (4 acima) (Pv 22:17 através 24:34). Não demorou muito após esta fase da Sabedoria-cultura, eu acho, que uma nova palavra muito significativa entrou em seu vocabulário, a palavra ( תּוּשיּה , tūshı̄yāh, Um quebra-cabeça para os tradutores, diversas prestados "verdadeira sabedoria", "eficaz operação", e chamado pelos lexicógrafos "um termo técnico da literatura sabedoria", BDB , sob a palavra). Sua primeira aparição, ea única excepto na parte introdutória ( Provérbios 18: 1Provérbios 18: 1 ), é o lugar onde o homem que se separa da opinião dos outros e busca seu próprio desejo é dito para brigar com todostūshı̄yāh. A palavra parece designar sabedoria em seu aspecto subjetivo, como uma visão autêntica ou intuição da verdade, o poder humano a subir na região de verdadeira revelação de baixo, como distinguir a palavra profética ou colectiva falado diretamente de cima. Fora dos Provérbios e Jó a palavra ocorre apenas duas vezes: uma vez em Miquéias 6: 9Miquéias 6: 9 , e uma vez em Isaías 28:29Isaías 28:29 , neste último caso, o profeta compôs deliberadamente uma passagem ( Isaías 28: 23-29Isaías 28: 23-29 ) na característicaMashal idioma, e atribuiu essa estirpe de discernimento ao Senhor. Evidentemente houve um momento na cultura da Sabedoria quando suas declarações atingido na estimativa dos homens para uma paridade com declarações diretas contra o invisível; Talvez isso explique por que as palavras de Lemuel de Agur e poderia ser corajosamente classificado como oráculos (ver acima, 6 e 7). De qualquer forma, uma alta distinção tal, uma autoridade derivada de intimidade com o trabalho criativo do Senhor ( Provérbios 08:30Provérbios 08:30 , Provérbios 08:31Provérbios 08:31 ), é atribuída a Sabedoria ( חכמה ,Hokhmah, Na parte introdutória; "Meu é o conselho," A sabedoria é feita para dizer ", etūshı̄yāh"( Provérbios 08:14Provérbios 08:14 ). Assim, o Livro dos Provérbios revela-nos uma filosofia, por assim dizer, na tomada de decisões e de conselhos espalhados atingindo gradualmente até o cume, onde o intelecto humano pode colocar as suas conclusões ao lado de oráculos divinos.

 

  1. Considerações de idade e Literária de parentesco.

 

Para obter a história do Livro de Provérbios, várias perguntas devem ser levantadas. Quando foram os provérbios composta? O livro, como o Livro dos Salmos, é confessadamente uma antologia, contendo vários acumulações, e ambos pelo estilo e pensamento amadurecendo com os sinais de diferentes idades. Quando foram as compilações sucessivas feitas? E, finalmente, quando é que a estirpe da literatura aqui representada chegar a esse ponto de unidade auto-consciente e coordenação, que justificou a sua sendo contada com como uma estirpe por si só e escolher a sabedoria nome abrangente? O que torna estas perguntas difíceis de responder é o fato de que estes provérbios são preceitos para as pessoas comuns, relativas aos assuntos comuns da aldeia, o mercado, e o campo, e mover-se em linhas remoto da política e vicissitudes dinásticas e guerras. Eles são, de uma forma muito mais penetrante e generalizada do que a lei ou profecia, a literatura educativa em que o posto resistente e arquivo da nação foi alimentada. "Onde não há visão, o povo solta", diz um provérbio Hezekian ( Provérbios 29:18Provérbios 29:18 ); mas que eles também são quando não há tónico permanente da convenção social e princípio. Precisamente este último é que este Livro de Rapina em um grande grau revela; e no decorrer do tempo o seu valor foi tão sentida que, como vimos, pode classificar-se como um ativo de vida ao lado da visão. Ela representa, em uma palavra, o movimento humano em direção à auto-diretividade e auto-suficiência, sem dependência supina na régua ou sentimento público (compare Provérbios 29:25Provérbios 29:25 , Provérbios 29:26Provérbios 29:26 ). Quando e como foi esta fibra comum normal, saudável desenvolvido?

 

  1. No âmbito dos Reis:

 

Quando Salomão e sua corte fez a Mashal um elegante moda e edificavam melhor do que eles conheciam. Eles deram à velha forma nativa do provérbio e parábolas, como a redução de moldar epigrammatic e polonês, o Eclat de uma literatura popular. Isso foi feito por via oral no primeiro (Solomon falou seus provérbios, 1 Reis 4:32 , 1 Reis 4:33 ); mas a gravação de tais afirmações cuidadosamente expressas não podia ser demorada; talvez esta breve coupe estilo foi o exercício antecipado mais natural do novo transição do cuneiforme unwieldly ao uso do papiro e um alfabeto mais flexível, o que provavelmente veio com a monarquia. De qualquer forma, aqui foi o meio para a literatura didática prático, aplicado aos assuntos da vida cotidiana e as relações sexuais para que no tempo de Salomão a nação foi entusiasticamente acordado. Não há nenhuma razão válida para negar a Salomão, ou pelo menos ao seu tempo, o início da salomônica 1 Reis 4:321 Reis 4:33 Mashal; e se, como tem sido sugerido, o nome "Provérbios de Salomão" designa espécies em vez literários do que a autoria pessoal, o título do livro inteiro ( Provérbios 1: 1Provérbios 1: 1 ), assim como os títulos de seções ( Provérbios 10: 1Provérbios 10: 1 ; Provérbios 25: 1Provérbios 25: 1 ), pode ser dada em toda boa fé, qualquer que seja o tempo específico ou autoria pessoal dos enunciados. Também não há nada, quer na história ou a probabilidade de o caso para tornar improvável que a atividade dos "homens de Ezequias" significa apenas o que é dito; estes homens de letras foram adicionando esta coleção suplementar (Prov 25 a 29) para um corpo de provérbios que já existiam e foram reconhecidos como Salomão. Isto colocaria a composição do corpo principal dos Provérbios (capítulos 10 a 29) antes do reinado de Ezequias. Eles representam, portanto, a instrução literária chefe disponíveis para as pessoas a longo prazo dos Reis de Solomon para a frente, um período que de outra forma era muito meagerly fornecido. A Lei mosaica, como se reunir a partir da constatação da Lei no tempo de Josias (2 Reis 22), foi a melhor coisa sequestrado na manutenção - ou negligência - de padres e juízes; a palavra profética era uma mensagem específica para grandes emergências nacionais; as acumulações de música sacra eram propriedade do templo e do culto; o que então estava lá para a educação do povo? Havia de fato os contos folclóricos e lendas de catequese de sua história heróica; mas também houve, mais influente de todos, estes ditos sábios dos sábios, corpos crescentes de preceito e parábola, conservados em centros de aldeia, publicados nos lugares abertos pela porta (compare Jó 29: 7Jó 29: 7 ), incorporando os elementos de um de senso comum religião e cidadania, e representando as visões da vida que não eram apenas hebraico, mas em grande medida internacional entre os reinos vizinhos. Entendido assim, esses provérbios salomónicas fornecer incomparavelmente o melhor reflexo que temos das normas religiosas e sociais das pessoas comuns, durante um período de outra forma meagerly retratado. E com isso podemos entender o que uma fibra esterlina do caráter existia afinal, e como vale a pena preservar para uma missão única no mundo, apesar das corrupções idólatras que invadiram os santuários, a indiferença auto-satisfação dos governantes e denúncias pessimistas dos profetas.

 

  1. O ponto de concentração:

 

Para o ponto na história da literatura hebraica, quando esses provérbios salomónicas espalhadas foram reconhecidos como uma tensão homogênea de pensamento e as compilações foram feitas e recomendado como sabedoria, não podemos mais fazer, eu acho, do que para citar a idade de primordial literária de Israel, a idade de Ezequias. Os "homens de Ezequias" fez mais do que acrescentar sua seção suplementar ( Provérbios 25 a 29); as palavras "estes também" ( גּאלּה , gam'ēlleh ) Na sua posição que implica. Vejo EZEQUIAS , OS HOMENS DO .

 

I apreender a ordem e natureza do seu trabalho de alguma forma assim: Começando com o núcleo clássico ( Provérbios 10 através 22:16), que pode ter chegado a eles em duas subseções ((veja acima, II, 2.). Provérbios 10 a 15 ; 16 a 22:16), eles colocar estes juntos como os provérbios mais estreitamente associados com Salomão, sem muita tentativa de sistematizar, substancialmente como estes tinham acumulado ao longo dos tempos na ordem aproximada da sua forma desenvolvimento e pensamento; compilando assim, em seu zelo para os tesouros literários do passado, o corpo de literatura educacional que estava mais à mão, um corpo adaptado especialmente, mas não exclusivamente, à instrução dos jovens e imaturos. Isto feito, há seguinte veio ao seu conhecimento um corpo notável de "palavras do sábio" ( Provérbios 22:17 através 24:22), o que, evidentemente, tinham sido colocados juntos por pedido como um vade-mécum para algumas pessoas em posição de responsabilidade, e que foram prefaciado por uma recomendação deles como "palavras de verdade" destinadas a promover a "confiança no Senhor" ( Provérbios 22: 19-21 ) - sendo que este último, como sabemos por Isaías, foi a grande questão cívica de tempo de Ezequias. Com esta secção vai, naturalmente, o pequeno apêndice do "palavras do sábio" ( Provérbios 24: 23-34 ), adicionado, provavelmente, mais ou menos ao mesmo tempo. Essas duas seções, que parecem abrir a coleção para importa além do salomônica distintivo Provérbios 22:17 Provérbios 22: 19-21Provérbios 24: 23-34Mashal, São, para além do resto do livro, no tom da secção de introdução (Pv 1 a 9), sendo que este último, juntamente com o apêndice Hezekian (Pv 25 a 29), adicionou-se, em parte, como uma nova composição, em parte como incorporando algumas conclusões adicionais (compare, por exemplo, a conclusão do poema sobre o preguiçoso, Provérbios 6: 6-11Provérbios 6: 6-11 ). Assim, a adição desta seção introdutória, o Livro dos Provérbios foi reconhecida como uma unidade, fornecido com um prefácio e proposição inicial ( Provérbios 1: 1-6Provérbios 1: 1-6 , Provérbios 1: 7Provérbios 1: 7 ), e lançado com tal material exortativo como já tinha , em menor escala, introduziu a terceira seção. Esta parte não só contém o elogio da sabedoria é um dom humano, partilhando na mente e no propósito da divina ( Provérbios 8: 22-31Provérbios 8: 22-31 ), mas tornou-se ciente também do valor revelador detūshı̄yāh ( Provérbios 2: 7Provérbios 2: 7 ; Provérbios 03:21Provérbios 03:21 ; Provérbios 08:14Provérbios 8:14 ), ou intuição castigado (ver acima, III, 3), e ousa aspirar, na sua docilidade justo, à intimidade ou amizade secreta do Senhor ( סודו ,ṣōdhō, Provérbios 03:32Provérbios 03:32 ). Tudo isso indica a autoconsciência santo ao qual sabedoria tenha atingido.

 

Não vejo nenhuma razão convincente para adiar a conclusão substancial do Livro dos Provérbios para além do tempo de Ezequias. As palavras de Agur e do rei Lemuel, com o poema acróstico final, pode ser aditamentos posteriores; mas a sua diferença de tom e de fabricação é tão provável que seja devido ao fato de que eles são admitidos, no espírito liberal dos compiladores, a partir de lojas estrangeiras de sabedoria. Para maior clareza e intensidade espiritual que não se levantem à altura da consciência hebraica nativa; e eles se inclinam para uma estrutura artificial que sugere que o interesse do escritor é dividido entre sincera tūshı̄yāh e habilidade literária. Por uma questão de vizinhos like-minded, no entanto, algo pode ser perdoado.

 

  1. Sua Stage em sabedoria Progressive:

 

É muito cedo na história da sabedoria a considerar este Livro dos Provérbios como um sistema articulado e coordenado. É apenas o que pretende ser, um corpo recolhidos da literatura que influenciam comum e propósito; uma literatura de auto-cultura reverente e inteligente, movendo-se entre as relações comuns da vida, e não assumindo a incorporar quaisquer divulgações místicas de verdade além do alcance da razão humana. Como tal, tem um vocabulário e gama de idéias próprias, que o distingue de outras cepas de literatura. Isto é visto nas passagens fora do Livro de Provérbios, que deliberadamente assumir, por algum propósito específico, o dialeto sabedoria. Em Isaías 28: 23-29Isaías 28: 23-29 , o profeta, a quem os governantes perversos ter insultado com baby-talk ( Isaías 28: 9Isaías 28: 9 , Isaías 28:10Isaías 28:10 ), os recursos a eles com a chamada sabedoria característica a atenção ( Isaías 28:23Isaías 28:23 ), e em ilustrações extraídas de criação prova a eles que isso também vem do Senhor dos exércitos, 'que é transcendente em conselho de destaque na tushı̄yah ' ( Isaías 28:29Isaías 28:29 ) - ensinando-lhes, assim, em seu próprio idioma alardeada. Em Miquéias 6: 9-15Miquéias 6: 9-15 , da mesma forma, pôr emtūshı̄yāh para corroborar profecia ( "a voz do Senhor", יהוה קול ,Kol Yahweh, ותוּשׁיּה ,wethūshı̄yāh, Miquéias 6: 9Miquéias 6: 9 ), o profeta fala dos desastres naturais que os homens devem deduzir do seu abuso das relações comerciais, evidentemente atraente para eles em sua própria estirpe favorito de pensar. Ambas as passagens parecem refletir um momento em que o dialeto sabedoria era prevalente e popular, e ambos estão em causa a pôr em som intuição humana como um aliado da profecia. Ao mesmo tempo, como profetas têm o direito de fazer, eles trabalham para dar a revelação do voto de qualidade; a autêntica revelação da verdade da parte do Senhor é o seu objectivo, não a mera luxo de fazer observações inteligentes na vida prática. Tudo isso coincide, na esfera Sabedoria, com o que, em Isaías e do tempo de Miquéias foi a questão suprema do Estado, ou seja, confiar no Senhor, e não em dispositivos humanos tortos (compare Isaías 28:16Isaías 28:16 ; Isaías 29:15Isaías 29:15 ); e é de salientar que este é o empreendimento da Sabedoria instados pelos editores da Provérbios em suas exortações introdutórios (compare Provérbios 22:19Provérbios 22:19 ; Provérbios 3: 5-8Provérbios 3: 5-8 ). Em outras palavras, esses editores estão preocupados com a indução de uma espiritual atitude ; e assim em sua estirpe literária eles fazem seu livro coadjuvante no movimento em direção à espiritualidade que Isaías está trabalhando para promover. Até agora, porém, seus resultados ainda estão em fase de peremptória, declarou como verdades absolutas e não qualificados; não atingiu o teste sóbria da verdade e interrogatório do motivo que deve encontrar, a fim de se tornar uma filosofia experiente da vida. Sua principal tese penetrante - que a justiça no temor de Deus é sabedoria e ligado para o sucesso, que a maldade é tolice e ligado para a destruição - é eternamente som; mas deve tornar-se bom em um mundo onde muitas das empresas da vida parecem sair para o outro lado, e onde há tão pouco apreço pelos valores espirituais. Também não é o momento de ceticismo e de ensaios rígido muito a chegar. Dois salmos deste período (como eu entendo) (Salmos 73 e 49) se preocupam com a anomalia do sucesso dos ímpios e os ensaios dos justos; o último incisivamente adotando a Sabedoria ouMashal estilo de enunciação ( Salmo 49: 3Salmo 49: 3 , Salmo 49: 4Salmo 49: 4 ), ambos trabalhando para induzir uma atitude mais interior e espiritual em relação ao problema. Resta, no entanto, para o Livro de Jó para dar o passo em frente importante de definir a sabedoria sobre o fundamento inabalável da integridade espiritual, o que ele faz, submetendo suas conclusões ao teste rígida do fato e suas motivações para a peneiração Satanic drástica. É, portanto, no Livro de Job, seguido mais tarde pelo livro do Eclesiastes, que a cepa sabedoria da literatura, iniciada por os Provérbios de Salomão, encontra o seu ponto culminante Antigo Testamento.

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fonte www.avivamentonosul21.comunidades.net