Translate this Page

Rating: 2.9/5 (1472 votos)



ONLINE
21




Partilhe esta Página

 

 

<

Flag Counter

mmmmmmmmmmm


// ]]>

how to watch super bowl 2021 for free

BISPO JOÃO CRISOSTOMO
BISPO JOÃO CRISOSTOMO

   Crisóstomo, João, bispo de Constantinopla

 

Crisóstomo, John. O apelido "Boca de ouro", dado ao grande pregador de Antioquia, e bp. de Constantinopla, por conta do magnífico esplendor de sua eloqüência (cf. Petrus Crisólogo), foi inteiramente substituído seu nome pessoal John , que só é encontrada em escritores contemporâneos ou de perto subseqüentes.Quando o epíteto foi aplicada em primeiro lugar é desconhecido. Não há vestígio de que durante a sua vida, mas ela estava em uso comum antes do final da 5 ª cento.

Crisóstomo nasceu em Antioquia, provavelmente, 347 AD Ele era de boa família; seu pai Secundus provimento do lugar de "magister militum" ( στρατηλάτης ), um dos oito homens ilustres rank illustres viros (Veget. de Re Militari, ii. 9) Quem comandava os exércitos imperiais. Sua mãe, Anthusa, também foi uma moça de boa família (Pallad p 40;.. Socr vi 3.). Anthusa, enquanto John era um bebê, ficou viúva com a idade de vinte anos, recusou todas as propostas de casamento, e dedicou-se à educação de seu filho e os cuidados de sua propriedade ( de Sacerdot. lib. ic 55). Sua devoção incessante de seus deveres maternos animado admiração até mesmo dos pagãos ( Ep. anúncio Vid. junho ic 2, p. 340).

A vida de São João Crisóstomo pode ser convenientemente dividido em cinco épocas: ( a ) Sua vida como um leigo em Antioquia até o seu batismo e admissão como leitor, anúncio 347-370; ( b ) a sua ascética e vida monástica, ad 370-381; ( c ) a sua carreira como diácono, presbítero e pregador em Antioquia, ad 381-398; ( d ) o seu episcopado em Constantinopla, ad 398-404; ( e ) o exílio, ad 404-407.

 

a ) A vida como um leigo em Antioquia .,

 

O poder intelectual que se manifesta em uma idade muito precoce o marcou como equipado para uma das profissões liberais. O bar foi escolhido, e em cerca de 18 anos de idade, ele começou a freqüentar as aulas do célebre sofista Libânio, o amigo íntimo e correspondente do imperador Juliano, e tutor de Basílio, o Grande, que tinha vindo para acabar seus dias no seu cidade natal de Antioquia. O gênio ea capacidade do aluno animado a maior admiração em seu mestre, que, sendo perguntado em seu leito de morte, c. 395 dC, que de seus alunos, ele pensou mais digna para sucedê-lo, respondeu: " John , se os cristãos não tinham roubado ele de nós "(Soz. HE lib. viii. c. 2). 

Quando Crisóstomo começou a prática como um advogado, seu dom da palavra exibida em si rapidamente. Seus discursos eram ouvidos com prazer, e foram muito elogiadas por Libânio, nenhum juiz média de retórica. Uma carreira brilhante estava abrindo antes que o jovem, levando tudo o que os homens mais cobiçam, riqueza, fama, lugar alto. Mas uma mudança, gradual, mas poderoso, surgiu em seu espírito, e como um outro jovem estudante da vizinha província da Cilícia, "as coisas que eram ganho para ele que considerei perda por causa de Cristo." 

Como Timóteo se aos pés de Eunice, "de uma criança" Crisóstomo tinha aprendido com sua mãe devota as coisas que eram "capazes de torná-lo sábio para a salvação", e sua alma se revoltaram com o contraste entre a pureza do padrão evangelho ea baixeza dos objectivos e crueldade das práticas predominantes na profissão que tinha escolhido. Para aceitar uma taxa para fazer o pior parecer o melhor porque parecia a sua alma generosa e inocente para ser subornado para mentir-para tirar salários-a de Satanás pecar contra a sua própria alma. Sua aversão à vida de um advogado foi muito aumentado a influência do exemplo de seu amigo íntimo Basil, o companheiro de seus estudos e o compartilhador de todos os seus pensamentos e planos. Os dois amigos haviam concordado em seguir a mesma profissão; mas quando Basil decidiu adotar uma vida monástica, e seguir, nas palavras de Crisóstomo, "a verdadeira filosofia", Crisóstomo foi incapaz de uma vez para resolver a renunciar ao mundo, para as atrações de que sua natureza ardente era de forma insensível, e de que ele estava em algum perigo de se tornar um escravo. Ele era "um assistente que nunca falha nos tribunais, e apaixonadamente apaixonado do teatro" ( de Sacerdot. lib. ic 14, p. 363). Seu amigo de Basil adoção de uma vida ascética causado à primeira de uma interrupção de suas relações.Mas a vida era intolerável separada do seu segundo eu. Ele renovou sua intimidade com Basil. Os prazeres e as perseguições do mundo tornou-se desagradável para ele, e ele logo resolveu abandoná-la completamente, deixar mãe e casa, e encontrar algum refúgio sagrado onde ele e seu amigo poderia dedicar-se a um rigoroso ascetismo ( ib. c. 4).

 Esta mudança Crisóstomo conversão do decisiva que agora deve chamar-se grandemente promovido pelo conhecido formou neste período com a suave e santo Melécio, o bp ortodoxa e legítima. de Antioquia, que recentemente havia retornado ao seu ver depois de um de seus muitos banimentos para a fé. Melécio rapidamente observada a promessa intelectual do jovem advogado, e, encantado com a beleza de sua disposição, buscou oportunidades freqüentes de relações sexuais, e em um espírito profético declarou a grandeza de sua futura carreira (Pallad. P. 40). Até este momento Crisóstomo, embora o filho de pais cristãos, havia permanecido sem batismo, uma prática não unfrequent nesta época. O tempo para a profissão pública da sua fé foi vêm agora, e depois de uma liberdade condicional de três anos, Melécio batizou, e ordenou-leitor. Isso foi em ad 369 ou 370, quando Crisóstomo era cerca de 23 anos de idade (Pallad. P. 41).

 

b ) ascética e Vida Monástica 

 

. Batismo-restaurado o equilíbrio que nos diz Crisóstomo tinha sido tão seriamente perturbado por realizações superiores religiosos de manjericão ( de Sacerdot. lib. ic 3, p. 363).Ele tornou-se no verdadeiro sentido "um novo homem" (Pallad. P. 184). Seu desejo de fugir do mundo, com sua amada Basil, foi criada, e só frustrados pelas súplicas apaixonadas de sua mãe chorando que seu único filho, para quem ela havia desistido de tudo, não iria abandoná-la. A cena toda é narrada por Crisóstomo, em uma passagem de simplicidade requintada e ternura ( de Sacerdot. lib. ic 5, pp. 363-365).Sua natureza afetuosa não podia resistir lágrimas de uma mãe. Apesar da contínua urgência de Basílio, ele cedeu ao ponto de ficar em casa. Mas se fora da relação filial que ele se absteve de abandonar sua casa para um mosteiro, ele iria fazer um mosteiro de sua casa. Ele praticou o ascetismo mais rígida, comia pouco e raramente, e que do mais simples, dormia no chão nu, e levantou-se com freqüência para oração. Ele raramente saía de casa, e, para evitar o seu velho hábito de calúnia, manteve silêncio quase ininterrupta. Não é surpreendente que seus antigos companheiros o chamavam de rabugento e arredio (ib. lib. vi. c. 12, p. 431).

Após alguns desses associados, no entanto, a sua influência começou a contar. Dois de seus companheiros de alunos sob Libânio, Maximus, depois pb. de Selêucia, e Theodorus, pb. de Mopsuéstia, adotou a vida ascética sob a superintendência de Diodoro e Carterius, que presidiu um mosteiro em ou perto de Antioquia.

 De Diodoro Crisóstomo aprendeu o modo claro bom senso de interpretar a Sagrada Escritura (repudiando o princípio alegoria), da qual ele e Theodore ficou tais ilustres representantes. A incapacidade de seu amigo Theodore se separar definitivamente com o mundo, e reprimir os instintos naturais, foi a ocasião da composição dos primeiros tratados existentes de Crisóstomo.

 O amor de Theodore por uma garota chamada Hermione levou-o a deixar a fraternidade ascética e voltar à vida secular. O coração de Crisóstomo foi profundamente agitada a isso. Ele considerou como um pecado se arrepende e abandonado se Theodore não perderia a salvação. Ele enviou duas cartas para ele cheio de eloquência apaixonada, sinceramente chamando-o à penitência e emenda. Seus protestos fervorosos conseguiu. Theodore desistiu de sua contratação, e, finalmente, abandonou o mundo ( ad Theodorum Lapsum, Efésios 1 ii .; Socr. HE VI. 3).

Chegamos agora a uma passagem na vida de Crisóstomo que devemos condenar como totalmente em desacordo com a verdade ea honra. No entanto, devemos ter em mente que o ponto de vista moral dos Padres foi neste ponto diferente da nossa. Foi em geral considerou que a culpabilidade de um ato de decepção dependia de sua finalidade, e que, se isso era bom o engano foi louvável. Crisóstomo se diz: "Não é uma boa mentira, como muitos têm sido enganados por que não se deve mesmo chamar um engano em tudo", que instanciação de Jacó ", que não era um engano, mas uma economia" ( Homil. vi. em Col. 8 ii.). Por este princípio, que cada consciência saudável agora repudia, Crisóstomo passou a planejar e executar uma fraude deliberada para prender seu amigo Basil em consagração ao episcopado. Vários vê agora estavam vagos na Síria, que era desejável para preencher sem demora. Um corpo de prelados encontraram em Antioquia para esta finalidade.

 Entre as adequadas para o episcopado, Crisóstomo e Basílio foram apontados, embora eles ainda nem eram diáconos. Terrível sensação de peso e responsabilidade da função sacerdotal, que respira em cada linha de seu tratado de Crisóstomo de sacerdotio, e de sua própria inaptidão, o fazia tremer com a idéia de ordenação. Basil, pelo contrário; ele considerava ser bem qualificado, e ele foi totalmente resolvido que a igreja não deve perder os serviços de seu amigo. Enquanto, por isso, ele fingiu aquiescência proposição de seu amigo que devem decidir da mesma forma na matéria, ele secretamente resolvido a evitar o temido honra por ocultação.

 Quando o tempo de consagração chegou, e Basílio foi realizada antes de os bispos, e relutantemente forçados a aceitar a ordenação, Crisóstomo foi longe de ser encontrada, e foi representado de Basil que ele já havia sido consagrada. Quando muito tarde Basil descobriu a infidelidade de seu compacto, e censurou Crisóstomo; suas queixas foram recebidos com risos e expressões altos de gratidão com o sucesso de sua trama ( de Sacerdot. lib. ic 3, p. 365). [Ver Basilius.]

Sobre o anúncio 374 Crisóstomo levado a efeito a sua resolução de dedicar-se a uma vida ascética, e deixou sua casa para uma comunidade monástica em uma das serras de S. Antioquia. Como não há nenhuma referência em nenhum dos seus escritos para qualquer oposição de sua mãe, é provável que a morte dela o havia deixado livre. Depois de quatro anos passados ​​na austeridades ininterruptos, ele deixou a sociedade de sua espécie, e, morando em uma caverna de montanha, praticado ainda mais rígida autodisciplina (Pallad. P. 41). No final de dois anos, sua saúde deu tão completamente maneira que ele foi forçado a voltar para sua casa em Antioch. Para estas austeridades pode ser atribuído que debilitado quadro, fraqueza da digestão e irritabilidade de temperamento, para que seus sofrimentos físicos constantes e muitas de suas principais dificuldades e calamidades não são nem remotamente rastreável.

 

c ) um pregador e Presbítero em Antioquia.

 

  Crisóstomo não retornou a Antioquia para ser ocioso. Foi ordenado diácono por Melécio ad 381, pouco antes do último esquerda para presidir o conselho ecumênico de Constantinopla (Pallad. P. 42). Melécio morreu durante a sessão do conselho, e seu sucessor Flaviano levantou Crisóstomo ao presbitério no início de 386 dC ( ib. ). Durante diaconato seus cinco anos ele ganhou grande popularidade pela sua aptidão para ensinar, e sua influência fez-se sentir de forma generalizada em Antioquia. Enquanto diácono compôs o de virginitate ; o Ep. ad Viduam Juniorem,dirigida ao jovem viúva de Therasius ( c. 381); sua seqüência de não Iterando Conjugio ; e as orações de Martyre Babyla. Após sua ordenação ele pregou seu primeiro sermão diante do bispo, e uma grande multidão estava reunida pela fama de sua eloquência ( Sermo, cum Presbyt. FUIT Ordinatus, de se ac de Episcopo, deque Populi Multitudine ) . Os sucessivos 10 anos, abraçar a vida de Crisóstomo como presbítero em Antioquia, foram principalmente dedicadas ao cultivo do dom da eloqüência púlpito em que sua fama repousa principalmente.

 Foi durante este período que a "grande funcionário e pregador piedoso", como os nossos Termos primeira homilia ele, entregou a maior parte dos discursos existentes, que devem ser, mas uma parcela muito pequena dos que pregou, para que ele pregava regularmente duas vezes por semana , no sábado e domingo, além de Quaresma e dias santos, e, à medida que aprendemos a partir de suas homilias sobre Gênesis, por vezes, com cinco dias de sucessão (Tillemont, tom. xi. p. 34). Flaviano nomeou-o com freqüência para pregar na catedral. Sempre que ele pregou a igreja foi densamente apinhado, os ouvintes que testemunham o seu prazer em aplausos e barulhento. Este foi altamente ofensivo para Crisóstomo, que muitas vezes repreendido seu comportamento impróprio ( adv Arian de Incomprehen Dei Natura,... Homil iii c 7, p 471;...... Homil iv § 6, p 480.). A série mais notável de homilias, contendo seus grandiosos vôos de oratória, e evidenciando mais notavelmente o seu poder sobre as mentes e paixões dos homens, são as homilias sobre as estátuas, entregues em março e abril, ad 387, enquanto o destino de Antioquia estava pendurado em terrível suspense sobre a vontade do imperador Teodósio justamente ofendido. A procura de um grande subsídio para pagar um donativo liberal para o exército havia irritado os cidadãos. 

O silêncio sinistro com que o anúncio do edital foi recebido, em 26 de fevereiro, quebrado apenas pelos gemidos das mulheres, logo foi sucedido por gritos amotinados, e todos os sintomas de um surto popular. As paixões da turba foram estimulados por aqueles que não tinham nada a perder e pode ganhar de desordem pública. A influência de Flaviano poderia ter acalmado o tumulto, mas ele era de casa. A plebe, inchaço nos números e fúria, uma vez que correu pela cidade, começou a atos de violência aberta. Os banhos públicos foram saqueados; pretório foi atacado ea multidão com dificuldade repulsa, a salvar-se pela fuga governador pela porta dos fundos, e, finalmente, a sala de julgamento foi tomada de assalto. Este foi o cenário de seu ato culminante da insurreição. Os retratos dos imperadores, que decoravam as paredes do tribunal, foram apedrejados e sujeira, e despedaçado, o Augusti se foram carregados com maldições, e as estátuas de Teodósio e sua falecida esposa, a excelente Flaccilla, foram arrancadas de seus pedestais e ignominiosamente arrastados pelas ruas.Outras atrocidades só foram interrompidos pelo aparecimento de um grupo de arqueiros enviados pelo prefeito. O motim reprimido, reflexão calma colocou diante deles as prováveis ​​consequências desta fúria recente. Pânico medo, como é habitual, conseguiu a loucura popular.

 As explosões de paixão desenfreada, a que o imperador era assunto, eram bem conhecidas. O insulto à sua amada imperatriz seria certo que será profundamente ressentida e terrivelmente vingado. Foi só muito provável que um decreto seria emitido para a destruição de Antioquia ou pelo massacre de seus habitantes, prenunciando a de Tessalônica, que três anos mais tarde atingiu horror para o mundo cristão. Sua única esperança era a intercessão de Flaviano, que, independentemente da sua idade e da doença grave de sua irmã, tinha começado imediatamente para a cidade imperial, para pôr aos pés do imperador a confissão de seu povo e para suplicar perdão. 

Dia após dia, durante este terrível suspense, com duração de três semanas, Crisóstomo dedicado seus dons mais nobres como orador sagrado para despertar o arrependimento entre as multidões dissolutos pendurado em suas palavras apaixonadas. Pouco antes da Páscoa Flaviano voltou com as boas novas de que seu crime foi perdoado. A homilia pronunciada por Crisóstomo no dia de Páscoa (dia 21 da série) descreve a entrevista de Flaviano com Teodósio, apelo comovente do prelado de clemência, e seu efeito imediato sobre a mente impressionável do imperador, que concedeu uma anistia completa e pediu Flaviano de retorno imediato para aliviar os Antiochenes de sua terrível suspense. Um dos resultados dessa crise feliz foi a conversão de um grande número da população ainda pagãos ao cristianismo ( Homil. de Anna. 1 I. c., vol. iv. p. 812).

Estes eventos ocorreram na primavera de AD 387 Durante dez anos a mais Crisóstomo continuou como um pregador e mestre em Antioquia. Para este período pode ser atribuído seus comentários sobre o general e PSS., St. Matt. e St. John , Atos, Rom., Con, Gal., e Ef. Aqueles sobre Tim. i., ii., Tit., e, por outro Epp. de São Paulo, são considerados por Tillemont ter sido certamente entregues em Constantinopla (Till.Mém. eccl. tom. xi. pp. 92-97, 370-376).

 

d ) Episcopado de Constantinopla . 

 

Crisóstomo-residência de em Antioquia terminou em 397 dC Em setembro o bp. de Constantinopla, o Nectarius amável e indolente, morreu. A Sede Vacante foi um dos mais digna e influente na igreja. Expectativa do público estava animado quanto ao seu sucessor. A nomeação cabia ao imperador Arcádio, mas praticamente com o primeiro-ministro Eutrópio. Passando por vários candidatos, decidiu elevar aquele que não pensava em ser candidato em tudo, João de Antioquia, cuja eloquência o tinha impressionado durante uma recente visita a Antioquia no negócio do estado. O nome de Crisóstomo foi recebido com alegria pelos prelados eleição e, uma vez aceito por unanimidade. A dificuldade estava com o próprio Crisóstomo e ao povo de Antioquia. O duplo perigo de um decidido "nolo episcopari" na parte de Crisóstomo e de uma comoção pública entre os Antiochenes foi superado pelo estratagema.

 Astério, o "vem Orientis", de acordo com instruções secretas de Eutrópio, induzidas Crisóstomo para acompanhá-lo à capela de mártir fora das muralhas da cidade. Lá, ele foi preso pelos oficiais do governo, e correu as 800 milhas sob escolta militar de etapa em etapa, e chegou à sua imperial ver um prisioneiro muito bem guardado. Seus protestos eram despercebido; suas investigações encontrou-se com o silêncio obstinado. Resistência sendo inútil, Crisóstomo sentiu mais digna a se submeter. Ele foi consagrado 26 de fevereiro de 398, por Teófilo, patriarca de Alexandria. O dever foi muito desagradável, por Teófilo tinha deixado pedra sobre pedra para garantir a nomeação de Isidoro, um presbítero de Alexandria. A cerimónia foi testemunhada por uma vasta multidão, reunida para ouvir o sermão inaugural de um de cujos eloqüência que tinha ouvido falar tanto. Este "enthronisticus sermo" está perdido (. Socr HE VI 2;.. Soz HE viii 2;... Pallad p 42).

Constantinopla logo aprendeu a diferença entre o novo bispo e seu antecessor. Crisóstomo de uma só vez disfurnished a residência episcopal, e eliminados da placa caro e equipamentos ricos em benefício dos pobres e dos hospitais (Pallad. Pp. 46, 47). Em vez de banquetes com os leigos, ele comeu a tarifa mais simples em seu quarto solitário ( ib. 101 pp., 102). Ele evitou o corte e associação com os grandes, e até mesmo vulgar conversa, exceto quando o dever compelido ( ib. 103 pp., 120-123). Tal comportamento não poderia deixar de ser deturpada. Para a população, acostumada ao esplendor do ex-bispos, simplicidade de Crisóstomo apareceu indigno de sua posição elevada, e ele foi abertamente acusado de parcimônia, morosidade e orgulho (Socr. HE VI 4;.. Soz HE viii. 9). Nem era o contraste mais aceitável para a maioria de seu clero, cujo tom moral estava longe de ser elevada. Crisóstomo, com zelo intransigente, tentou trazê-los de volta à simplicidade da vida e atividade em seu chamado.

 Ele depôs alguns por acusações de homicídio e adultério, e repelido outros da Eucaristia. Ele colocou seu rosto resolutamente contra o costume perigoso de receber "irmãs espirituais" ( συνείσακται ), que era freqüentemente a fonte das imoralidades grosseiras. Para obviar as atrações da arianos que, à noite e de madrugada reuniram grandes multidões por seus hinos antiphonal sob pórticos e ao ar livre, bem como para o benefício daqueles impossibilitados de comparecer à igreja no dia, ele reviveu a velha personalizado de serviços noturnos com canto responsivo, para a indignação dos clérigos para quem facilidade era mais caro do que o aprimoramento espiritual de seus rebanhos (Pallad p 47;.. Soz. HE viii 8;. . Homil em Acta, 26., c 3 , p. 212). Suas medidas disciplinares foram prestados mais impopular por sua falta de forma conciliatória, juntamente com irritabilidade de temperamento e não pequeno obstinação (. Socr HE vi 3, 21;.. Soz HE viii. 3). Ele também foi muito influenciado por seu arquidiácono, Serapião, um homem violento orgulhoso, que é relatado para ter exclamou em uma assembléia do clero: "Você nunca será capaz, bispo, para dominar esses padres rebeldes, a menos que você levá-los antes você com uma única haste "(Pallad 18, 19;.. Socr HE VI 4;. Soz viii 9..).

Mas, enquanto suas relações com o seu clero estavam se tornando cada vez mais amargurado, ele ficou alto em favor com as pessoas, que afluíam aos seus sermões, e bebeu avidamente seus veementes denúncias das loucuras e vícios do clero e da aristocracia (Socr. Vi. 4 , 5). 

Ele não era menos popular com Arcádio e sua imperatriz, a filha do general Franco, Eudoxia, que começava a suplantar o autor de sua elevação, o eunuco Eutrópio, e para fazer seu arco parceiro fraco para ela mais poderosa vontade.Por um tempo o bispo eo imperatriz, entre os quais mais tarde foi tão intransigente uma hostilidade, competiam entre si em expressões de admiração e estima recíproca. Rumo a última parte do 398, não muito tempo depois Crisóstomo tinha tomado posse de seu ver, as relíquias de alguns mártires anônimos foram traduzidos por noite com grande cerimônia para o martyry de St. Thomas, no litoral de Drypia, cerca de nove quilômetros do cidade, que a imperatriz havia instituído em um ataque de emoção religiosa. Então alongado foi a procissão e tão brilhante as tochas, que Crisóstomo compara-o a um rio de fogo. A imperatriz se em diadema real e roxo, com a presença de nobres e damas da distinção, caminhou ao lado do bispo, na parte traseira da caixa colocando os ossos sagrados. Era madrugada quando a igreja foi atingida e Crisóstomo começou seu sermão. Estava cheio de laudations extravagantes de Euxodia e de expressões de êxtase de alegria, que depois formaram um terreno de acusação contra ele ( Homil. Dicta Postquam Reliquiae, etc vol. xii. pp. 468-473). No dia seguinte, o imperador com sua corte visitou o santuário, e, deixando de lado seu diadema, reverenciado os santos mártires. Após a saída de Arcádio Crisóstomo entregue uma segunda homilia entusiasmado em louvor de sua piedade e humildade ( Homil. Dicta Praesente Imperatore, ib. pp. 474-480).

No mesmo período, a largueza de coração de Crisóstomo ea sinceridade de seu amor cristão se manifestaram por seu cuidado com o estado espiritual dos inúmeros godos em Constantinopla. Alguns eram católicos, mas a maioria eram arianos. Ele havia trechos da Bíblia traduzida em sua língua vernácula, e lido por um presbítero Gothic a seus compatriotas na igreja de St. Paul, que depois se dirigiu a eles em sua própria língua ( Homil. 8, vol. xii. pp. 512-526 ). 

Crisóstomo se freqüentemente pregado a eles por um intérprete. Ele ordenou nativas leitores, diáconos, presbíteros e, e despachou missionários para as tribos góticas que ainda permaneciam nas margens do Danúbio, e consagrado bispo de entre si nomeado Unilas (Theod. HE v 30;. Ep. 14, 207) . Tendo aprendido que as tribos nômades citas nas margens do Danúbio estavam desejosos de serem instruídos na fé, ele imediatamente enviado missionários para eles, e se correspondia com Leôncio, pb. de Ancira, no que respeita à selecção de homens capazes de sua diocese para este trabalho ( ib. HE v. 31). Em seu zelo para a supressão da idolatria pagã obteve um edito imperial, ad 399, para a destruição dos templos em Phoenicia, que foi realizada com o custo de algumas senhoras cristãs de Constantinopla, que também forneceu fundos para esforços missionários em que país ( ib. v. 29). Estes esforços para a propagação da fé eram muito caro ao coração de Crisóstomo, e até mesmo durante o seu exílio, ele supervisionou e dirigiu por carta ( Ep. 53, 54, 123, 126). Ele esforçou-se para esmagar a falsa doutrina onde quer que ele estava fazendo a cabeça. Tendo aprendido que a heresia Marcionita estava infectando a diocese de Cyrus, ele escreveu ao então bispo, desejando-lhe para expulsá-lo, e se oferece para ajudá-lo a colocar em vigor os decretos imperiais para esse fim. Ele, portanto, evidenciado, nas palavras de Teodoreto, que, como São Paulo, ele trazia no seu coração "o cuidado de todas as igrejas" ( HE v. 31).

Eutrópio caiu do poder em 399 Ele esperava por um bispo subserviente; mas não só Crisóstomo se recusam a aprovar seus projetos nefastos, mas denunciou seus vícios do púlpito com fidelidade impiedosa. . O homem infeliz, atirou em um momento do auge de sua grandeza, refugiou-se por um tempo na igreja, mas acabou por ser decapitado em Calcedônia (Socr HE vi 5;.. Soz HE viii 7;.. Philost HE XI. 6;. Zósimo, v 18; Chrys. Hom em Eutrop.. vol iii pp 454-460;... . de Capto Eutrop . ib pp 460-482)..

No início de anúncio 400 Gainas, o Goth arrogante que teve uma grande participação na queda de Eutrópio, exigiu a rendição de três ministros principais, Aurelianus o cônsul, Saturnino, e contar Johnprincipal favorito da imperatriz. Para aliviar o imperador de constrangimento, eles se entregaram. Suas vidas estavam em perigo extremo. Crisóstomo recorreu ao acampamento de Gainas, pleiteou a causa dos reféns, e esforçou-se para convencer o Goth para diminuir suas exigências extravagantes para ser feito cônsul e comandante-em-chefe, que teria colocado o imperador à sua mercê. Gainas tinha incitado o seu pedido de uma das igrejas de Constantinopla para a adoração Arian, mas a eloqüência de Crisóstomo e autoridade espiritual dominou-o, e ele desistiu por um tempo, pelo menos em pressionar a demanda (Soz.HE viii 4;.. Socr HE VI. 6; Theod. HE v 32, 33;.. Chrys . Hom cum Saturn et Aurel.. etc, vol iii pp 482-487).... A sequela pertence à história geral. O imperador, como um último recurso, declarou Gainas um inimigo público; os habitantes da cidade se levantou contra os godos; um massacre geral se seguiu, e Gainas foi forçado a fugir para a segurança (Zosim. v. 18-22).

Nesta época o poder ea popularidade do Crisóstomo estava em seu ponto culminante. Temos agora a traçar o seu declínio rápido e completo. O autor de sua queda foi a imperatriz Eudóxia. Seu zelo religioso shortlived queimou-se para fora, e quando ela descobriu Crisóstomo muito lúcida a ser imposta por uma aparência exterior de piedade, e muito inflexível com a conivência com mesmo nos lugares mais altos, fazendo de errado, e que nem mesmo sua classificação como imperatriz poderia salvá-la e seus associados de censura pública, sua antiga ligação foi transformada em inimizade mais implacável. O ciúme da influência de Crisóstomo sobre Arcádio contribuiu para a sua crescente aversão. Crisóstomo era agora o único obstáculo à sua obtenção supremacia indiscutível sobre o marido imbecil, e através dele o mundo oriental. 

Devem ser encontrados meios para se livrar deste obstáculo também. Crisóstomo se a oportunidade em seu excesso de zelo pela pureza da igreja por ultrapassar sua jurisdição episcopal, então não tão estritamente definida como nas dioceses modernos. Propriamente falando, o bp. de Constantinopla não tinha jurisdição para além dos limites de sua própria cidade e diocese. Para Constantinopla, como uma cidade cuja dignidade imperial era da criação moderna, não era uma sede metropolitana, mas sujeitas eclesiasticamente ao metropolitana de Heraclea (caso contrário Perinto), que era exarch da província da Trácia. As reivindicações de Heraclea tornando antiquada, os prelados de Alexandria, como a primeira das Igrejas Orientais, assumiu gradualmente direitos metropolitanas sobre Bizâncio. Mas a sujeição a qualquer outro ver logo foi sentida a ser incompatível com a dignidade de uma cidade imperial, e no terceiro cânone do Concílio ecumênico realizado dentro de seus muros, ad 381, o bispo foi declarado segundo a BP. de Roma, depois dele vem os metropolitas de Alexandria e Antioquia.Mas essa precedência era simplesmente honorário, e embora Nectarius havia estabelecido o precedente seguido por Crisóstomo de exercer jurisdição no Thracian e dioceses asiáticos, a alegação não recebeu autoridade legal até que o Conselho de Calcedônia (cân. 28). 

Em uma conferência de bispos realizado em Constantinopla, na primavera de 400 dC, Eusébio de Valentinopolis acusou o bispo irmão, Antonino de Éfeso, de vender a ordenação ao bispado, derreter a placa de igreja para seu próprio benefício, e outros delitos graves (Pallad. p. 126). A delegacia foi despachado para a Ásia para investigar essas acusações.Muitos atrasos desonestos e vexatórias ocorreu, eo bispo acusado morreu antes de qualquer decisão possa ter surgido ( ib. pp. 130-133). O clero e os bispos de Éfeso do circuito apelou para Crisóstomo para fazer a paz. Avisar no call of duty, Crisóstomo, embora fosse a profundidade do inverno (janeiro 401), e na saúde muito débil, passou a Éfeso. Em sua chegada, ele exercia autoridade metropolitical, depondo seis bispos condenados por simonia, e corrigir com a mão impiedosa a venalidade ea licenciosidade do clero (ib. pp 134-135;.. Socr HE vi 10;. Soz. HE viii 6.) . Sua severidade excessiva não conciliar os eclesiásticos relutantes à autoridade questionável sobre a qual ele atuou. Os resultados da ausência de três meses de Constantinopla de Crisóstomo foram desastrosos. Ele tinha confiado a sua autoridade episcopal para Severiano, pb. de Gabala, que abusou vilmente sua confiança para minar a influência de Crisóstomo na corte. 

A cabala contra Crisóstomo foi chefiada pelo imperatriz e suas damas favoritas, de cuja extravagância dos trajes e as tentativas para melhorar os seus encantos pessoais, o bispo tinha falado com o ridículo de desprezo, e entre os quais os ricos e as viúvas licenciosos Marsa, Castricia e Eugraphia, "que usou para a ruína de suas almas a propriedade de seus maridos tinham ganhado por extorsão" (Pallad. pp. 35, 66), foram mais evidentes. Esta conspiração recebeu uma adesão importante com a chegada de dois bispos da Palestina, Antíoco de Ptolemaida e Acácio de cabelos grisalhos de Bereia (Pallad. 49). [Ver Acácio; Antíoco.] Serapião, arquidiácono de Crisóstomo, manteve seu mestre informada dos processos básicos de Severian, e havia instado continuamente seu rápido retorno. Seu retorno foi o sinal para o início das hostilidades abertas, que a linguagem veemente e subterrâneo de Crisóstomo no púlpito exasperado. Logo após seu retorno, ele escolheu o seu texto a partir da história de Elias, e exclamou: "Reuni-me aqueles sacerdotes de base que comem da mesa de Jezabel, para que eu possa dizer-lhes, como o Elias de outrora," Até quando coxeareis entre duas opiniões? '"( ib. 74). Esta alusão foi por demais evidente. Ele tinha chamado a Jezebel imperatriz.

 O arrogante Eudoxia não poderia tolerar o insulto ea desgraça de Crisóstomo foi selado. Mas até que o enredo era maduro que era necessário para manter a aparência de amizade, e até mesmo de deferência, para aquele que ainda poderia fazer autoridade eclesiástica sentia. Algumas palavras meia-ouvido de Severiano, proferidas em contrariedade a descortesia de Serapião, foram distorcidos pelo arquidiácono numa negação blasfemo da divindade de Cristo (Socr. HE vi 10;.. Soz HE viii 10.). A acusação foi precipitadamente creditado por Crisóstomo, que, sem um inquérito, condenou a excomunhão e expulsão de Constantinopla. Crisóstomo ainda era o ídolo das pessoas comuns. A notícia se espalhou que Severiano havia insultado o seu bispo, ea vida de Severiano estaria em perigo se ele não tivesse rapidamente fugiu para a Calcedônia, e colocar o Bósforo entre ele ea multidão enfurecida. Toda a autoridade do imperador e as súplicas apaixonadas da imperatriz, que chegaram a colocar seu filho bebê sobre os joelhos de Crisóstomo na igreja dos Apóstolos como um apelo irresistível para ceder a sua petição, foram necessários para extorquir perdão por Severiano. Crisóstomo intercedeu por ele com a população ( Hom. de Recipiendo Severiano, vol. iii. pp. 492-494), ea aparência de paz foi restaurada (Socr. e Soz. nós ).

As intrigas secretas, marcada para a época, logo estourou de novo. A alusão a Jezebel não foi perdoado por Eudoxia, e Severiano foi igualmente implacável. O clero estavam ansiosos para livrar-se de alguém que, nas palavras de Paládio ", como uma lâmpada acesa diante dos olhos doloridos," era intolerável do brilho de suas virtudes. Tudo que eles queriam era um líder poderoso.

Tal líder foi encontrada em Teófilo, pb. de Alexandria, que tinha sido involuntariamente obrigado a consagrar Crisóstomo. Um pretexto para a sua interferência foi conferida pela shewn hospitalidade por Crisóstomo e seus amigos para alguns monges egípcios, conhecidos de sua notável estatura como "os irmãos Tall" [Ver Amônio], a quem Teófilo tinha tratado com grande injustiça e crueldade, nominalmente por causa de seus pontos de vista Origenistic, mas realmente porque eles estavam a par de sua própria avareza e outros vícios (ISID. Pelusiot. Ep i. 142). Crisóstomo tinha recebido amavelmente, e escrito em seu nome a Teófilo, que respondeu com um protesto indignado contra a proteção de hereges e interferir nos assuntos de outra diocese. Os monges reivindicavam o direito de processar os seus difamadores (Pallad pp 51-62;... Socr HE vi 7, 9;.. Soz HE viii 12, 13.). Um apelo pessoal a Eudoxia garantiu-lhes isso.Teófilo foi intimado a comparecer diante de um conselho para a investigação de todo o caso destes monges Nitrian, enquanto seus caluniadores foram chamados para fundamentar suas acusações ou sofrer punição. Teófilo, no entanto, concebeu um esquema para virar a mesa em cima Crisóstomo, e transformando o município em um antes que o próprio Crisóstomo pode ser indiciado (Pallad. P. 64). [Ver Dióscoro.]

Para pavimentar o caminho para a execução deste lote Theophilus induzida Epifânio, o bp venerável. . de Salamina, para visitar Constantinopla, com os decretos de um conselho realizada recentemente em Chipre, por que os princípios de Orígenes, que os monges Nitrian foram acusados ​​de exploração foram condenados, por assinatura de Crisóstomo (Socr HE vi 10-14;. Soz. HE VIII. 14). Epifânio petulância recusou as honras e hospitalidade preparado para ele até Crisóstomo tinha formalmente condenou Orígenes e expulsos "os irmãos de altura." Crisóstomo respondeu que deixou tanto a vinda do conselho, e não deve prejudicar o assunto. As relações entre os dois prelados turvou ainda mais a ordenação de um diácono por Epifânio, em violação dos cânones da igreja (Socr. HE VI. 11). Não há melhor sucesso participaram da tentativa de Epifânio para obter uma condenação de Orígenes dos bispos, em seguida, em Constantinopla. Uma entrevista com os monges acusados, pelo que Epifânio foi obrigado a reconhecer que ele não tinha lido uma página de seus escritos, e os tinha condenado em boatos, parece ter aberto os olhos para o verdadeiro caráter de Teófilo e da natureza da transação em que ele havia se tornado um agente. Ele se recusou a tomar qualquer outra ação nos projetos de Teófilo, e partiu para Chipre, morrendo em sua viagem ou logo após seu retorno (Socr. HE vi 12-14;.. Soz HE viii 14, 15.).

Pouco depois da partida de Epifânio Teófilo chegou a Constantinopla, acompanhado por um guarda-costas de marinheiros em bruto da sua própria cidade de Alexandria, carregado com presentes caros. Ele recebeu uma recepção ruidosa das tripulações dos corn-navios egípcios, mas os bispos e clérigos da cidade manteve distante. Ele recusou todas as comunicações com Crisóstomo, rejeitou todas as suas ofertas de hospitalidade, e, assumindo a posição de um superior, eclesiástico, não de um réu prestes a tomar o seu julgamento, declarou abertamente que ele tinha vindo para depor Crisóstomo por delitos graves.

 Os três semanas entre sua chegada eo início do sínodo foram dedicados a insinuou-se com personagens influentes e do clero descontentes, por bajulação, banquetes suntuosos, e esplêndidos presentes. . Arcádio, provavelmente desconhece os planos da cabala secreta, protestou com Crisóstomo por sua demora em proceder ao julgamento de Teófilo, que Crisóstomo justificados pela sua falta de vontade de usurpar a competência não legitimamente seu (Socr HE vi 15;.. Soz HE VIII. 16; Pallad 65, 66;.. Chrys . Ep ad Inocente. 1). Teófilo não tinha tais escrúpulos. Ele assumiu como patriarca de Alexandria a supremacia sobre todos os bispos do Oriente, e reivindicou o direito de convocar Crisóstomo como sufragânea antes de seu tribunal. Apreensivo da popularidade bem conhecida de Crisóstomo com as classes mais baixas, ele não ousou aventurar a realizar um sínodo em Constantinopla. O local escolhido foi um subúrbio de Calcedônia, no outro lado do Bósforo, conhecido como o "Oak", onde havia uma grande igreja com edifícios contíguos para o clero e os monges. Trinta e seis bispos, dos quais apenas sete eram egípcios, sufragâneas de Teófilo, formaram o conselho. Os bispos asiáticos foram, principalmente, como Crisóstomo tinha feito seus inimigos durante sua visita recente. Nenhum era mais hostil do que Gerontius de Nicomédia, que ele havia deposto. 

A cadeira presidencial foi ocupada pelo bp. de Heraclea, como metropolitana. Para este conselho embalado, cujos membros eram, ao mesmo tempo "juízes, acusadores e testemunhas" (Phot. Cod. 59, anúncio de inicialização. ), em meados de julho, ad 403, Crisóstomo foi chamado a responder a um lista de acusações que contêm 29 artigos elaborados pelo arquidiácono John. Muitos deles eram desprezivelmente frívola, outros grosseiramente exagerado, alguns inteiramente falso (Pallad. P. 66). Eles tinham referência à administração de sua igreja ea suposta malversação de seus fundos; ao seu comportamento violento e tirânico para o seu clero; ao seu hábitos, privado "teve entrevistas privadas com as mulheres" - "jantou gluttonously por ele mesmo como um ciclope comeria"; ao ritual irregularities- ", ele vestiu e unrobed-se no seu trono episcopal, e comeu um losango depois da celebração" (Pallad p 66.)., e violou a regra quanto ao jejum comunhão; a pessoas indignas ele ter ordenado; e deduções heréticas foram retirados de algumas expressões incautos e entusiasmados em seus sermões.

 Uma segunda lista de acusações menores de 18 cabeças foi apresentado por Isaac o monge. Nestes a acusação de violência e falta de hospitalidade foi renovado, e ele foi acusado de invadir a competência de outros prelados (Phot. Cod. 59;. Chrys . Ep 125, . anúncio Cyr ). A acusação mais flagrante foi a de proferir palavras de traição contra a imperatriz, comparando-a a Jezebel (Pallad. P. 74).Isto foi interpretado em emocionantes as pessoas à rebelião, e sobre esta seus inimigos principalmente se baseou. As sessões duraram 14 dias. Quatro vezes foi Crisóstomo convocado para comparecer perante o tribunal de auto-nomeado. 

Sua resposta foi digna e inabalável. Ele recusou-se a apresentar-se perante um sínodo embalado de seus inimigos, para o qual foi chamado pelo seu próprio clero, e apelou a uma legalmente constituída conselho geral. Mas irregular como o sínodo foi, ele expressou sua prontidão, no interesse da paz, a comparecer perante ele, se seus inimigos declarados, Teófilo, Severiano, Acácio, e Antíoco, foram retirados do número de juízes. Como esta proposta encontrou nenhuma resposta, Crisóstomo convocado um contra-sínodo de bispos ligados a sua causa, em número quarenta, cuja carta de protesto a Teófilo foi tratado com desprezo. Na sua décima segunda sentada uma mensagem do tribunal pediu ao sínodo embalado para chegar a uma decisão rápida. Para isso, ele rendeu obediência pronta. Por unanimidade de votos, condenou Crisóstomo como contumaz e depôs de seu bispado. O encarregado de proferir palavras de traição foi deixado ao poder civil, os seus inimigos secretamente esperando por uma sentença de capital (. Socr HE vi 15;.. Soz HE viii 17.). O rescrito imperial, confirmando a sentença de deposição, no entanto, simplesmente condenou o bispo de banimento para a vida. A indignação das pessoas não conhecia limites, quando, como a noite avançava, a sentença sobre o seu amado bispo tornou-se de conhecimento geral. Uma multidão recolheu rodada residência de Crisóstomo, e guardavam durante 3 dias e as noites em suas portas e os da grande igreja, para que ele não pode ser forçado a sair. A palavra dele teria levantado uma insurreição. Mas os sermões que ele dirigiu aos grandes multidões na catedral defendeu paciência e resignação à Vontade Divina. No terceiro dia, durante a refeição do meio-dia, ele saiu despercebido por uma porta lateral, e silenciosamente se entregou aos oficiais imperiais, por quem ele foi realizado depois do anoitecer até o porto e colocadas a bordo de um navio que lhe transmitiu a Hieron no a foz do Euxine.

 A vitória de seus inimigos parecia completa. Teófilo entrou na cidade no estado triunfal e causou vingança contra partidários do bispo. As pessoas, que lotaram as igrejas para derramar suas lamentações, foram violentamente desalojados, não sem derramamento de sangue. Furioso com a perda de seu venerado professor, eles encheram as abordagens para o palácio imperial, clamando por sua restauração e exigindo que sua causa deve ser ouvido antes de um concílio geral. Constantinopla era quase em revolta (. Socr HE vi 16;.. Soz HE viii 18;.. Theod HE vc 34;. Zosim Hist. v 23;... Pallad p 15). Na noite seguinte, a cidade foi convulsionada por um terremoto, sentido com violência peculiar no quarto de Eudoxia. A imperatriz caiu aos pés de Arcádio, e pediu a ele para evitar a ira do Céu, revogando a sentença de Crisóstomo. Mensageiros foram enviados para descobrir o prelado exilado, tendo cartas redigidas em termos da mais abjeta humilhação. A notícia da recordação de Crisóstomo causou júbilo universal. Tarde como era, toda uma frota de veleiros, estendendo-lhe ao encontro. The Bosphorus brilhou com tochas e ressoaram com cânticos de triunfo (Theod. HE v. 34). Crisóstomo em primeiro parou fora da cidade, reivindicando a ser absolvido por um conselho geral antes de retomar a sua sede.

 As pessoas suspeitas de um outro lote, e em voz alta denunciou o imperador ea imperatriz. Temendo um surto grave, Arcádio enviou um secretário para desejar Crisóstomo para entrar nas paredes sem demora. Como um sujeito leal ele obedeceu. 

Ao passar os portões estava carregadas no alto pela multidão, levada para a igreja, colocada em sua sede episcopal, e forçado a entregar um endereço extemporânea. Seu triunfo era agora tão completa quanto a de seus inimigos, alguns dias antes. Teófilo, e alguns dos líderes da cabala, permaneceram na Constantinopla, esperando sua vez na maré. Mas eles estavam agora a festa impopular e mal podia mostrar-se nas ruas sem serem atacados e maltratados. A pessoa de Teófilo não era mais seguro em Constantinopla;enquanto um perigo mais formidável era para ser apreendido se o Conselho Geral, que Crisóstomo prevaleceu sobre o imperador a convocar, se reuniu e começou a investigar a sua conduta. Sobre o fundamento de que a sua diocese não conseguia mais aturar a sua ausência, Theophilus deixou abruptamente a cidade, e navegou por noite para Alexandria (Socr. HE vi 17;. Soz. HE viii 19;.. Chrys . anúncio Ep Inocêncio. ) . Seu vôo foi rapidamente seguido pela reunião de um conselho de cerca de 60 bispos, que anulou o processo no Conselho de Carvalho, e declarou Crisóstomo ainda bp legítimo. de Constantinopla. Esta sentença judicial removido escrúpulos tudo de Crisóstomo, e retomou as suas funções episcopais (Soz. HE VIII. i9). O primeiro resultado do fracasso das maquinações dos inimigos de Crisóstomo foi uma reconciliação aparentemente completa entre ele ea imperatriz, que parecia ter esquecido completamente sua antiga ressentimento. Mas, dentro de dois meses, as circunstâncias surgiu o que provou a irrealidade da amizade, e despertou uma disputa ainda mais irreconciliáveis. Eudoxia aspirava a honra semi-divinos. Uma coluna de pórfiro foi erguido no fórum menor, em frente à igreja de Santa Sofia, tendo no alto sua estátua de prata para a adoração do povo. Sua dedicação em setembro 403 foi acompanhado por folia violento e imoral. 

O barulho desta alegria indecorosa penetrou na igreja e perturbado os serviços sagrados. Santa indignação de Crisóstomo tomou fogo, e ele subiu ao púlpito e trovejou uma homilia, abraçando em sua invectiva feroz todos aqueles que tiveram qualquer participação nestes divertimentos profanos, acima de tudo, a mulher arrogante, cuja ambição era a causa deles."Herodias", ele foi relatado para Eudoxia ter exclamou, "é mais uma vez de enlouquecer; Herodias é mais uma vez a dança, uma vez mais Herodias exige a cabeça de João em um carregador. " Toda a sua ex fúria reviveu, e ela exigiu da reparação sinal imperador. Autoridade sacerdotal e imperial ficou confrontado. Um ou outro deve ceder (. Socr HE vi 18;.. Soz HE viii 20;. Theophan p 68;.... Zosim v 24). 

Os inimigos de Crisóstomo não tardaram em reaparecer. Acácio, Severiano, Antíoco, com outros membros da antiga cabala, apressou-se a partir de suas dioceses, e logo estavam em estreita conferência com seus antigos aliados entre as damas elegantes e clérigos mundanos e frívolos da cidade. Após deliberações repetidas que decidiu a sua política. Durante meses passados ​​Crisóstomo tinha sido cansar o imperador com as exigências de um concílio geral. Deixe um tal conselho ser chamado, tendo o cuidado de selecionar seus membros discretamente, e deixar essa explosão fresca de língua traiçoeira ser estabelecidas antes, eo resultado não poderia ser duvidoso. Teófilo, muito cauteloso para aparecer de novo na cena de sua derrota, dirigiu as maquinações dos conspiradores. 

Ele colocou uma nova e poderosa ferramenta em suas mãos, na 12 ª cânone do Conselho de mais de ortodoxia duvidosa realizada em Antioquia, 341 dC, pronunciando o ipso facto privação de qualquer bispo que, após a deposição, recorreu ao braço secular para a restauração . O conselho se reuniu no final de 403 No Dia de Natal sucedendo o imperador recusou-se a comunicar, segundo o costume, na catedral, no terreno da legalidade duvidosa da posição de Crisóstomo (Socr., Soz. nós ). Isto foi justamente considerado ameaçador de condenação de Crisóstomo. Crisóstomo, apoiado por 42 bispos, manteve a confiança calma habitual. Ele continuou a pregar para o seu povo, e seus sermões foram caracterizados por mais de vigor comum e unção (Pallad. P. 81). O sínodo decidiu submeter a decisão ao imperador. Uma demanda hábil foi feita em favor de Crisóstomo por Elpidius, o bp idade. de Laodicéia, ele próprio um confessor da fé, que os principais promulgators do cânone de Antioquia, Acácio e Antíoco, deve assinar uma declaração de que eles eram da mesma fé que os seus autores originais, que eram principalmente arianos.

 O imperador era divertido, e ao mesmo tempo concordou com a proposta. Os dois bispos capturados na armadilha ficou lívido de raiva ( ἐπὶ τὸ πελιδνότερον μεταβαλόντες τὴν πορφήν , Pallad. p. 80), mas foram obrigados a prometer uma conformidade que sua astúcia teve pouca dificuldade em fugir. O sínodo continuou sua sessão prolongada. Não temos nenhum registro de qualquer decisão formal ou frase. Nenhum fato era necessário; Violação de Crisóstomo da antioqueno cânone ele tinha deposto: ele não era mais pb. de Constantinopla. Enquanto isso, a Páscoa estava se aproximando rapidamente. Seria intolerável se o imperador fosse uma segunda vez excluídos de sua catedral em um festival principal da igreja. Crisóstomo deve ser imediatamente removido: se possível, em silêncio; se não, à força. Assegurada por Antíoco e seus companheiros que Crisóstomo foi realmente condenado e tinha deixado de ser um bispo, Arcádio foi convencido a pedir o seu afastamento ( ib. p. 81). Um oficial imperial foi enviado ao desejo do bispo ao sair da igreja imediatamente. Crisóstomo respeitosamente, mas com firmeza recusou. "Ele havia recebido a igreja de Deus, e ele não iria desertar.

 O imperador pode expulsá-lo à força, se ele quisesse. Sua violência seria sua desculpa diante de Deus para deixar o cargo." Quando o tempo chegou para a grande função de batismo na noite de Páscoa, quando se esperava nada menos que 3.000 catecúmenos, ele calmamente deixou a sua residência, apesar das ordens do imperador, e procedeu-se à catedral. Os guardas imperiais, proibidos de usar a força, não se atreveu a interferir. O imperador perplexo convocado Acácio e Antíoco, e repreendeu-os para os seus conselhos. Eles responderam que "Crisóstomo, deixando de ser um bispo, estava agindo ilegalmente na administração dos sacramentos, e que eles iriam tomar seu depoimento sobre suas próprias cabeças" ( ib. p. 82). 

O imperador, muito feliz por ter a responsabilidade de condenação do bispo removido de si mesmo, ao mesmo tempo ordenou alguns guardas para arrastar Crisóstomo da catedral como funções usurpando não a dele, e reconduct-lo para sua prisão doméstica. A grande multidão se reuniu na igreja de St. Sophia, para manter a vigília da Ressurreição. O sacramento do batismo era administrado aos longos arquivos de catecúmenos. De repente, o fragor das armas quebrou o silêncio solene. Um corpo de soldados, espada na mão, estourar, e correu, uns para os batistérios, alguns até a nave para o bema sagrado eo altar. Os catecúmenos foram expulsos da fonte na ponta da espada. Muitos foram feridos, e, como uma testemunha ocular, "as águas de regeneração estavam manchadas de sangue" ( ib. p. 81).

 Os batistérios apropriados para as fêmeas foram invadidas pelos rude, soldados licenciosos, que dirigiam as mulheres, meio vestido, gritando para as ruas. Outros soldados forçados a abrir as portas santas, eo santuário foi profanado pela presença de pagãos, alguns dos quais, foi sussurradas com horror, se atreveu a olhar para e até mesmo para lidar com os elementos eucarísticos. O clero, vestidos com seus mantos sagrados, foram violentamente expulsos e perseguidos pelas ruas escuras pela soldadesca brutal. Com santa coragem os catecúmenos dispersos foram remontados por seu clero nos banhos de Constantino, que, apressadamente abençoada pelos sacerdotes, tornou-se batistérios sagrados. Os candidatos foram novamente aproximando banho da regeneração, quando foram uma vez mais dispersos à força pelos emissários de Antíoco. Os soldados, rudes bárbaros da Trácia, executado a sua comissão com ferocidade indiscriminado. O sacerdote ministrando recebeu uma ferida na cabeça; um golpe no braço causado o diácono para largar o galheteiro de crisma. As mulheres foram despojadas de suas vestes e ornamentos; o clero de suas vestes, eo altar improvisou de seus vasos sagrados. Os fugitivos foram maltratados e espancados, e muitos levado a uma prisão. Os horrores daquela noite permaneceu indelevelmente gravada na mente de quem os testemunhou, e foram ditas de muito tempo depois com tremor. 

Cenas semelhantes foram promulgadas onde as congregações espalhadas esforçado para reunir.Para a maior parte da semana da Páscoa Constantinopla era como uma cidade que tinha sido invadido.Residências particulares foram invadidas para descobrir assembléias clandestinas. Os partidários de Crisóstomo-o Joannites, quando começaram a ser chamados foram presos na menor suspeita, e açoitado e torturado até a obrigá-los a comprometerem outras (Chrys. Ep. anúncio Inocêncio. ap. Pallad. pp. 17- 20;. Pallad pp 82-88).. Durante dois meses o Arcádio tímida não puderam ser persuadidos a assinar o decreto de banimento de Crisóstomo, e Crisóstomo continuou a residir em seu palácio, que foi novamente guardado por destacamentos sucessivos de seus adeptos. Sua vida foi duas vezes tentada por assassinos (Soz. HE VIII. 21).

e ) Exile. -At último, em 5 de junho, ad 404, Arcádio foi convencido a assinar o decreto de banimento.Crisóstomo, após a oração final na catedral com alguns de seus bispos fiéis, preparado com submissão calma para cedê-lo prompt de obediência. Para se proteger contra um surto popular, ele ordenou que seu cavalo deve ser selado e levado para a grande entrada oeste, e depois de uma despedida concurso de sua amada Olímpia e suas diaconisas atendente, ele desmaiou não observado em um pequeno postern e entregou-se ao guarda, que lhe transmitiu, com dois bispos que se recusaram a abandoná-lo, a um navio que imediatamente começou a coberto da noite para o costa asiática (Pallad. pp. 89-90. Ele mal tinha saído da cidade quando a igreja tinha apenas quitted pegou fogo, as chamas, que se diz ter saído em primeiro lugar no trono episcopal, apanhado no telhado, e da conflagração se espalhar para o senado e edifícios públicos adjacentes ( ib. pp 91-92;.. Socr HE VI. 18;. Soz HE viii 22;.... Zosim v 24) A suspeita, no entanto injustamente entretido, que este fogo foi devido a adeptos de Crisóstomo, resolveu que a igreja de seu amado professor nunca deve ser possuído por seus inimigos, levou a uma perseguição implacável dos Joannites sob a aparência de uma investigação judicial. Pessoas inocentes de todas as idades e sexo foram postas à tortura, na vã esperança de que eles iriam inculpe principais membros de seu partido. O presbítero Tigrius eo jovem leitor Eutrópio expirado sob as mãos de seu torturador. 

Outros mal escaparam com vida, mutilados e mutilado (Soz. HE VIII. 22-24). O coração terno de Crisóstomo foi espremido ao saber dos sofrimentos infligidos a seus amigos, especialmente sobre o seu amado Olímpia. Para a acusação de incêndio criminoso que foi acrescentado da resistência contumaz à vontade do imperador, ao recusar-se a realizar a comunhão com Arsacius e Atticus, que em sucessão tinha sido empurrado para ver de Crisóstomo. [Ver Arsacius e Atticus] Isso foi um crime punível com a degradação da classificação oficial, multa e prisão. Os fiéis clero Crisóstomo foram depostos, e banido, com todas as circunstâncias da brutalidade. Alguns não chegaram a seu lugar de banimento vivo. Os esforços mais perseverantes foram feitas para acabar com os adeptos do prelado banido, não só em Constantinopla, mas na Ásia Menor e Síria-empreendimentos que só aprofundaram o seu apego a ele, e confirmaram a sua resolução nunca para produzir (Theod. HE v. 34 ).

Todos os outros tipos de ajuda falha, o partido perseguido apelou para a igreja ocidental, representado por seu Diretor bispos. Foram enviadas cartas dirigidas a Inocêncio, pb. de Roma, Venério de Milão, e Cromácio de Aquiléia, pelo próprio Crisóstomo, pelos 40 bispos amigáveis, e pelo clero de Constantinopla (Pallad. p. 10). Teófilo e seus adeptos enviado contra-representações ( ib. 9 p.). Inocente, sem hesitação, pronunciou o sínodo que havia condenado Crisóstomo irregular, e anulou seu depoimento porque pronunciada na ausência do acusado, e escreveu cartas de autoridade para os principais partidos. Para Theophilus ele se dirigiu a repreensão afiada, ao clero Constantinopolitan simpatia paternal, para si mesmo simpatia e encorajamento Crisóstomo ( ib. pp 23, 24;. Soz. HE viii 26.), e ele convenceu Honório a escrever uma carta para seu irmão Arcádio, pedindo a convocação de um sínodo geral. Esta carta foi transportado para Constantinopla por uma delegação de bispos ocidentais. Mas Arcádio não era um agente livre. Os bispos não foram autorizados a admissão à sua presença. As cartas que levavam foram arrancadas deles, o polegar de um dos bispos que está sendo quebrado na luta. Eles foram insultados, maltratados, e enviado para casa com todos os sinais de injúria (Pallad pp 30-33;... Soz HE viii, 28.).

 

Lugar de Crisóstomo do exílio, selecionado pelo ódio de Eudoxia, foi Cucusus, uma aldeia de montanha solitária na faixa Tauric, na fronteira da Cilícia e da Armênia Menor. Ele tinha um clima mais inclemente e foi exposto a incursões perpétuos de saqueadores isáuricos. Crisóstomo aprendeu em Nicéia o lugar de sua futura morada. Sua decepção foi grave, mas protesto foi em vão. Brisas refrescantes do lago Ascânio revigorado sua constituição gasto, eo ajudou a enfrentar a longa e sensual. 

Era a época em que o calor era mais opressiva, e seus condutores foram instruídos a empurrar com a máxima velocidade, sem levar em conta sua força e conforto. Qualquer tipo consideração poderia fazer para mitigar seus sofrimentos foi feito pelos oficiais responsáveis, Anatólio e Theodorus, que de bom grado executado por ele todos os deveres dos funcionários pessoais. Em 5 de julho Crisóstomo deixou Nicéia para atravessar as planícies escaldantes da Galácia e Capadócia sob um sol pleno verão. Mais morto do que vivo, que chegou a Cesaréia. O bp. Pharetrius, um sucessor digno do grande Basil e um inimigo oculto de Crisóstomo (Pallad. P. 77), ficou perturbada com uma parada a ser fixado em Cesaréia. Seus sacerdotes eram Joannites quase a um homem: se ele tratou mal Crisóstomo, ele iria ofendê-los; se bem, ele incorreria o mais terrível ira da imperatriz. 

Assim, enquanto o envio de mensagens de cortesia, ele cuidadosamente evitado uma entrevista, e usou todos os meios para enviá-lo a partir de Cesaréia o mais rápido possível. Isso não era tão fácil, para um acesso grave de sua habitual ague-febre obrigaram Crisóstomo procurar ajuda médica (Ep. 12). Ele foi recebido com carinho entusiasmado por todas as classes da cidade. Sua apresentação foi atacada por um corpo de monges fanáticos, provavelmente as ferramentas de Pharetrius, que ameaçaram queimar sobre sua cabeça, a menos que imediatamente desistiram dele. Expulsos pela sua fúria, Crisóstomo, que sofre de um novo ataque de febre, encontrou refúgio na casa de campo de uma senhora abastada próximo, chamado Seleucia. Mas as ameaças de Pharetrius prevaleceu em Seleucia transformar Crisóstomo fora de portas no meio da noite, com o pretexto de que os bárbaros estavam à mão, e que ele deve procurar a segurança por vôo. 

Os perigos de naquela noite terrível, quando as tochas dos fugitivos foram extintas por medo dos Isaurians e, sua mula ter caído sob o peso de sua ninhada, ele foi levado por morto e teve de ser arrastado ou melhor realizado ao longo da montanha íngreme faixas, são graficamente descrito em suas cartas para Olímpia ( Epp. 12, 14). Ele chegou Cucusus no final de agosto. Sua recepção foi de natureza para compensar as fadigas do caminho e para mitigar as provações do exílio ( Ep. 14, § 1). Ele encontrou ocupação agradável, por escrito e receber cartas, e no convívio com amigos agradáveis. Nunca sequer como bp. de Constantinopla ele exercer uma influência maior e mais poderoso. O Oriente estava quase governada a partir de uma aldeia de montanha da Armênia.

 Seu conselho foi procurado por todos os lados. Nenhuma medida eclesiástica importante foi realizado sem consultá-lo. Nas palavras de Gibbon, "os três anos passados ​​no Cucusus foram os mais glorioso de sua vida, desde que a solidão Crisóstomo, cuja mente ativa foi revigorado por infortúnios, manteve uma correspondência rigorosa e freqüente com as províncias mais distantes;. Exortou as distintas congregações de seus fiéis seguidores para perseverar em sua fidelidade; pediu a destruição dos templos da Fenícia, eo desaparecimento de heresia na ilha de Chipre; estendeu seu cuidado pastoral para as missões da Pérsia e da Cítia, e negociado pelos seus embaixadores com o Roman pontífice eo imperador Honório ". Sua volumosa correspondência, que tudo pertence a este período, shews como fechar uma conexão, ele manteve-se com o clero e os leigos de sua antiga diocese, e como foi sua incessante vigilância dos interesses de sua igreja (Soz. HE VIII. 27). Sua causa principal do sofrimento era o clima variável e a duração e severidade do inverno. 

No inverno de 405 a inteligência que os bandidos tinham a intenção isáuricos um coup de main em Cucusus levou quase a totalidade dos habitantes da cidade.Crisóstomo juntou os fugitivos. O velho fraco com alguns companheiros fiéis, incluindo o presbítero Evethius ea diaconisa idade Sabiniana, vagou de um lugar para outro, muitas vezes passando a noite em florestas ou ravinas, perseguido pelo terror das Isaurians, até chegarem à montanha forte de Arabissus, cerca de 60 quilômetros de Cucusus, no castelo de que lugar ", mais uma prisão do que uma casa", ele passou um inverno de intenso sofrimento, perseguidos pelo medo da fome e pela peste, incapaz de adquirir seus medicamentos habituais, e privados do conforto de cartas de seus amigos, as estradas bloqueados com neve e assolada pelas Isaurians que devastou toda a região a ferro e fogo ( Epp. 15, 61, 69, 70, 127, 131). 

Uma vez que ele escapou por pouco de cair nas mãos dos saqueadores, que fez um ataque noturno, e todos, mas tomaram a cidade ( Ep. 135). Com o retorno da primavera Isaurians aposentado, e Crisóstomo foi capaz de descer até Cucusus início 406. Após Arabissus esta pequena cidade desolada parecia um paraíso. Sua maior alegria era estar mais perto seus amigos e receber suas cartas mais regularmente ( Epp. 126, 127, 128). Um terceiro inverno trouxe suas dificuldades habituais, mas Crisóstomo foi agora um pouco climatizada e suportou-los sem uma recorrência da doença ( Epp. 4, 142). Sua maravilhosa preservação dos perigos até agora, e da maneira em que sua saúde frágil, em vez de afundar sob as provas acumuladas de seu exílio, tornou-se revigorado, despertou expectativas otimistas, e ele agora com confiança antecipou seu retorno do exílio e sua retomada do cuidado de sua diocese ( Epp. 1, 2, 4). 

Mas isso não era para ser. O infeliz Eudoxia havia precedido vítima de seu ódio para o túmulo, mas deixou outros inimigos igualmente implacáveis ​​para trás. Incomodado com a decepção que os rigores da Cucusus não conseguiu matá-lo, e que a partir de seu banimento montanha exerceu uma influência cresce diariamente, obtiveram um rescrito de Arcádio transferindo-o primeiro a Arabissus (Pallad. P. 96), e depois para o pequena cidade de Pityus as raízes do Cáucaso, às margens NE desertas da Euxine. Este foi escolhido como o local mais ungenial e inóspito em todo o império, e, portanto, o mais certo para livrá-los rapidamente de sua existência odiado, mesmo se, como provou ser o caso, a viagem longa e penosa nunca tinham extinguido o fraco centelha de vida. 

Este propósito homicida foi claramente evidenciado pela seleção de dois guardas pretorianos especialmente ferozes e brutais para transmitir-lo ali, com instruções para avançar com a pressa mais impiedoso, independentemente das condições meteorológicas ou a saúde de seu prisioneiro, uma dica a ser dada particular que poderia esperar promoção, se ele morreu na estrada ( ib. p. 98). A viagem era para ser feita a pé. Cidades onde ele pode desfrutar de qualquer abordagem para o conforto e têm o refresco de um banho quente deviam ser evitadas.

 As paradas necessárias, como poucos e breves quanto possível, deviam estar em aldeias miseráveis ​​ou no país desprotegido. Todas as letras foram proibidos, a menos comunicação com os transeuntes punido com golpes brutais. Apesar de alguma abordagem para consideração por parte de um de seus guardas, a jornada de três meses entre Cucusus e Comana deve ter sido um martírio longo e lento para o homem atingidas pela febre de idade. Seu corpo foi quase calcinados, pelo sol, e, para adotar imagem violenta do Paládio, se assemelhava a uma maçã madura pronta para cair da árvore ( ib. p. 99).Ao chegar Comana era evidente que Crisóstomo foi completamente desgastado. Mas sua guarda impiedoso apressou-lo através da cidade sem parar um momento. Cinco ou seis milhas fora havia uma capela sobre o túmulo do bispo mártir, Basilisco. Aqui eles pararam para passar a noite. Na parte da manhã Crisóstomo pediu uma breve pausa em vão; mas ele tinha ido mal quatro milhas quando um violento ataque de febre compelle.

 

A Dictionary of Early Christian Biografia 1910