Translate this Page

Rating: 3.0/5 (868 votos)



ONLINE
10




Partilhe este Site...

 

 

<

Flag Counter

site, fee epub, link, get pdf, enter link, free book, download book, this link, free book, download pdf,

Estudo e comentario de Sofonias (3)
Estudo e comentario de Sofonias (3)

Comentário Completo de Matthew Henry sobre a Bíblia 

Sofonias 3 

Introdução

Vamos agora retornar a Jerusalém, e deve novamente ouvir o que Deus tem a dizer-lhe: I. A título de reprovação e ameaçador, pela abundância de maldade que foi encontrado dentro dela, dos quais instâncias mergulhadores são dadas, com os agravos deles , Sofonias 3: 1-7 . II. A título de promessa de misericórdia e graça, que Deus tinha ainda em reserva para eles. Duas cabeças gerais de promessas aqui são: - 1. Que Deus traria em uma gloriosa obra de reforma entre eles, purificá-los de seus pecados, e trazê-los para casa para si mesmo muitas promessas desse tipo aqui estão, Sofonias 3: 8- 13 . 2. Que ele traria uma obra gloriosa de salvação para eles, quando ele tinha, assim, preparou-os para ele, Sofonias 3: 14-20 . Assim, o "virá um Redentor a Sião", e para limpar sua própria maneira, deve "desviar a impiedade de Jacó." Essas promessas eram para ter sua plena realização no evangelho vezes e gospel-graças.

 

versículos 1-7

A depravação de Jerusalém. BC 612.

1Woe a ela que é suja e contaminada, da cidade opressora! 2She não obedeceram à voz que ela recebeu não correção não confia na L ORD ela não se aproximou do seu Deus. Príncipes 3Her dentro dela são leões rugidores seus juízes são lobos da tarde eles roem não os ossos até o dia seguinte. Profetas 4Her são luz e pessoas traiçoeiras; os seus sacerdotes profanam o santuário, e fazem violência à lei. 5 O justo L ORD é no meio dela, ele não vai fazer iniqüidade; de todo doth manhã traz o seu juízo à luz, ele desfalece não, mas as conhece injustas vergonha. 6 Eu cortar as nações, as suas torres estão assoladas eu fiz seus resíduos ruas, que ninguém passa por: suas cidades foram destruídas, de modo que não há homem, que não há nenhum habitante. 7 Eu disse: Oxalá que me temer, tu receber instrução assim a sua morada não seria destruída, da forma como forem, castigando-os; mas eles se levantaram de madrugada, e corromperam todas as suas obras.

 

Alguém poderia perguntar que Jerusalém, a cidade santa, onde Deus era conhecido, e seu nome foi grande, deve ser a cidade da qual este personagem negro é dado aqui, que um lugar que gostava de tal abundância dos meios de graça deve tornar-se muito corrupto e cruel, e que Deus deve permitir que seja assim ainda assim é, para mostrar que a lei nenhuma coisa perfeita , mas se for este o verdadeiro caráter de Jerusalém, como sem dúvida é (para os juízos de Deus vai fazer nenhum pior do que eles são), não é de admirar que o profeta começa com ai ela. para o santo Deus odeia o pecado naqueles que estão mais próximos a ele, ou melhor, neles odeia mais. Um estado pecaminoso é, e será, um estado lamentável.

 

  1. Aqui é um personagem muito ruim dado da cidade em geral. Como tem a cidade fiel se tornar uma prostituta! 1. Ela mesma envergonha ela está suja e poluída ( Sofonias 3: 1 ), tornou-se famoso (que alguns lê-lo), o glutão cidade (para a margem), sempre enchendo, e fazer provisão para a carne, para cumprir a concupiscências do mesmo. O pecado é a sujeira ea poluição de pessoas e lugares, e os torna odioso aos olhos do Deus santo. 2. Ela pecar contra seus vizinhos e habitantes, ela é da cidade opressora. Nunca qualquer lugar tinha estatutos e juízos tão justos como esta cidade tinha, e ainda, na administração do governo, nunca foi tão injustiça. 3. Ela é muito irritante para seu Deus, e em todos os aspectos anda contrário a ele, Sofonias 3: 2 . Ele havia dado sua lei, e falado com ela por seus servos, os profetas, dizendo-lhe o que era o bem que deve fazer e do que o mal que ela deveria evitar, mas ela não obedeceu a voz, nem fez a consciência de fazer como ele ordenou ela, em qualquer coisa. Ele a tinha tomado sob uma excelente disciplina, tanto da palavra e da haste, mas ela não recebeu a instrução de um nem a correção do outro, não se submeter à vontade de Deus, nem responder a seu fim em qualquer um. Ele a encorajou a depender dele, e seu poder e promessa, para a libertação do mal e de fornecimento com boa mas ela não confia no Senhor a sua confiança foi colocado em suas alianças com as nações mais do que na sua aliança com Deus. Deu-lhe sinais de sua presença, e instituiu ordenanças de comunhão para ela com ele, mas ela não se aproximou do seu Deus, não encontrá-lo onde ele nomeado e onde ele prometeu ao seu encontro. Ela ficou à distância, e disse ao Todo-Poderoso, Depart.

 

  1. Aqui é um muito mau caráter dos homens que conduzem nele aqueles que devem por sua influência reprimir o vício e Profaneness existem os grandes padrões e patronos da impiedade, e aqueles que deveriam ser seus médicos são realmente seu pior doença. 1. Os seus príncipes são voraz e bárbaro como rugindo leões que fazem uma presa de tudo sobre eles, e eles são universalmente temido e odiado eles usam seu poder de destruição, e não para a edificação. 2. Seus juízes, que devem ser os protetores da inocência feridos, são lobos da tarde, gananciosos e ganancioso, e sua crueldade e cobiça tanto insaciáveis: Eles não deixam os ossos até o dia seguinte que eles tomam tanto deleite e prazer na crueldade e opressão que quando eles devoraram um bom homem se reservam os ossos, por assim dizer, para um doce bocado, a ser roído na manhã seguinte, Jó 31:31 . 3. Seus profetas, que pretendem ser mensageiros especiais do céu para eles, são leves e pessoas traiçoeiras, fantasioso, e de uma vã imaginação, espumante e arejado, e de uma conversa solta, homens de nenhuma consistência com eles mesmos, em quem pode colocar nenhuma confiança. Eles estavam tão dado a gracejar que era difícil dizer quando eles estavam falando sério. Suas profecias fingiam eram todos uma farsa, e eles secretamente riu aqueles que foram enganados por eles. 4. Os seus sacerdotes, que são professores de escritório e contam com a carga das coisas santas, são falsas a sua confiança e traí-la. Eles foram para preservar a pureza do santuário, mas fizeram-se poluir , e os escritórios sagrados dele, que estavam a assistir em cima - tais como sacerdotes Hofni e Finéias, que por suas vidas maus feitos os sacrifícios do Senhor devem ser rejeitados. eles estavam a expor e aplicar a lei, e julgar de acordo com ela, mas, em suas explicações e aplicações do mesmo, eles fizeram violência à lei que corrompeu o sentido dele, e perverteram à paternalista de que que foi diretamente contrária a ele. Por construções forçados, eles fizeram o direito de falar o que quisessem, para servir uma vez, e assim, com efeito, invalidada a lei.

 

III. Temos aqui os agravantes desse corrupção geral de todas as ordens e graus de homens em Jerusalém.

 

  1. Eles tiveram os sinais da presença de Deus entre eles, e todas as vantagens que poderiam ser de saber a sua vontade, com os mais fortes incentivos possíveis para fazê-lo, e eles ainda persistiu em sua desobediência, Sofonias 3: 5 . (1.) Eles tiveram a honra eo privilégio de o Shechinah, a morada de Deus na sua terra, de modo que ele não ficou com nenhum outro povo: " O Senhor é justo no meio de ti, para tomar conhecimento de todas as fazes mal e dar rosto a todos fazes bem ele está no meio de ti como um Deus santo, e, portanto, teus poluições são o mais ofensivo, Deuteronômio 23:14 . ele está no meio de vós como um Deus justo e, portanto, vai punir o afrontas você colocar sobre ele, e os erros e lesões que você faz para o outro. " (2.) Eles tinham exemplo do próprio Deus colocou diante deles, na descoberta que ele fez de si mesmo para eles, para que pudessem conformar a ela: " Ele não vai fazer a iniqüidade, e, portanto, você não deve" para isso foi a grande regra de sua instituição, " Seja você santos, porque eu sou santo. Deus será fiel a você não ser você, então falso para ele." (3.) Ele enviou-lhes os seus profetas, madrugando e enviando-os: Todas as manhãs, ele traz o seu juízo à luz, devidamente como a manhã vem ele não falha. Ele lhes mostra claramente o que o bom é que ele requer deles , e coloca-los em mente de que ele acorda todas as manhãs ( Isaías 50: 4 ), desperta seus profetas com o sol nascente, para trazer à luz as coisas que pertencem a sua paz. De modo que, sobre toda a matéria, o que mais poderia ter sido feito para a sua vinha, para torná-la frutífera? Isaías 5: 4 . E ainda, apesar de tudo, os injustos não conhecem vergonha aqueles que foram injustos são injustas ainda, e não têm vergonha de sua injustiça, nem podem corar. Se eles tivessem qualquer senso de honra, nenhuma vergonha esquerda neles, eles não iriam ir tão diretamente contrário à sua profissão e com as instruções dadas eles. Mas aqueles que são passado vergonha são cura passado.

 

  1. Deus colocou diante de seus olhos alguns monumentos notáveis da sua justiça, que foram projetados para advertência a eles ( Sofonias 3: 6 ): Eu cortar as nações, as sete nações de Canaã, que a terra vomitou porque a sua malícia , sobre a qual eles tinham esse cuidado dado a eles, tomar cuidado para que não vomitar-los também, Levítico 18:28 . Ou pode se referir a algumas das nações vizinhas que foram feitas desolado para a sua maldade, especialmente para as nações de Israel, as dez tribos. As torres foram desolado, suas altas torres, suas torres fortes, seu orgulho e poder quebrado suas ruas eram desperdiçado, de modo que nenhum repassados através deles as suas cidades foram destruídas e em ruínas nenhum homem podia ser encontrada neles, nenhum habitante, todos foram mortos ou levados em cativeiro. Os inimigos fizeram isso, mas Deus confessa-lo: Eu cortá-los, diz ele. E Deus projetei este para uma exortação para Jerusalém ( Ezequiel 23: 9 , 11 ): " Eu disse: Oxalá que me temer certamente estes juízos sobre os outros vão impedir-te das práticas perversas como Oxalá que recebem instrução por estas providências que deveria de se esperar que não queres continuar a pecar como as nações, quando vires a ruína que o seu pecado trouxe sobre eles ". Eles não podia deixar de ver a sua própria casa em perigo quando seu vizinho estava em chamas e, quando estamos com medo, Deus deveria ser temido.

 

  1. Ele tinha estabelecido antes deles a vida ea morte, o bem eo mal, tanto em sua palavra e na sua providência. (1.) Ele lhes tinha assegurado a continuidade da sua prosperidade se eles temem e recebe a correção, pois assim a sua morada não seria cortado como do vizinho estava se eles tomaram o aviso dado a eles, e reformado, o que era passado deve ser perdoado, e sua tranquilidade alongado para fora. (2.) Ele fez-lhes sentir o smart da haste, ainda que tolerados-los da espada: Howsoever, castigando-os, que, por ser castigado, eles podem não ser condenado. Esses vários métodos que Deus demorou com eles, para recuperá-los, mas tudo em vão que não foram ganhos em cima de métodos suaves, nem tinha os graves qualquer efeito, para que eles se levantaram de madrugada, e corromperam todas as suas obras eram mais firme e ansioso em seus cursos piores do que nunca, mais estudiosa e solícitos em fazer provisão para as suas concupiscências, e deixou escapar nenhuma oportunidade para a satisfação deles. Deus se levantou de madrugada, para enviá-los seus profetas, para reduzir e recuperá-los, mas eles estavam diante dele, para fechar e fecha a porta contra eles. Sua maldade era universal: todas as suas obras foram corrompidos e foi tudo devido a si mesmos não poderia colocar a culpa sobre o tentador, mas somente eles devem suportar eles mesmos deliberadamente e intencionalmente corrompido todas as suas obras para cada um é tentado quando ele é desviados pela sua própria concupiscência e seduzido.

 

versículos 8-13

Julgamento e Promises mercê de Misericórdia.          BC 612.

8 Por isso, espere-me a mim, diz o L ORD , até o dia em que eu me levantar para o despojo; porque o meu intento é ajuntar as nações, para que eu possa montar os reinos, para sobre eles derramar a minha indignação, até mesmo todo o meu feroz raiva: porque toda a terra será consumida pelo fogo do meu zelo. 9 Pois então darei ao povo uma linguagem pura, para que todos invoquem o nome do L ORD , para servi-lo com um consentimento. 10 De além dos rios da Etiópia os meus adoradores, até mesmo a filha dos meus dispersos, trarão a minha oferta. 11in que dia não te ter vergonha de nenhuma das tuas obras, com que te transgrediram contra mim; porque então tirarei do meio de ti os que exultam na tua soberba, e tu nunca mais te ensoberbecerás no meu santo montanha. 12 Mas deixarei no meio de ti um povo humilde e pobre; e eles confiarão no nome do L ORD . 13 O remanescente de Israel não praticam a iniqüidade, nem falam mentiras nem língua enganadora ser encontrada na sua boca, porque eles se alimentam e deitar-se, e não haverá quem lhes medo.

 

As coisas pareciam muito mal com Jerusalém no Sofonias 3: 1-7 ela tem em um nome muito ruim, e parece ser, mercê à prova incurável incorrigível e à prova de julgamento. Agora, alguém poderia pensar que deve seguir, portanto, esperar que nenhuma outra, mas que ela deve ser completamente abandonado e rejeitado como Prata rejeitada , uma vez que não será feito em cima pelos profetas ou providências, deixá-los ser feita uma desolação como seus vizinhos ter sido. Mas eis e admirar as riquezas da graça divina, que aproveita a ocasião da maldade do homem a aparecer tanto mais ilustre. Eles ainda ficou pior e pior, portanto, esperar que você em cima de mim, diz o Senhor, Sofonias 3: 8 . "Desde que a lei, ao que parece, vai fazer nada perfeito, a sorte é introduzida uma melhor esperança é. Que aqueles que lamentam a corrupção da igreja esperar em Deus, até que ele enviou o seu Filho ao mundo, para salvar o seu povo dos seus pecados, até que ele envie o seu evangelho para reformar e aperfeiçoar a sua igreja, e purificar para si um povo todo, tanto de judeus e gentios ". E havia aqueles que, de acordo com esta orientação e incentivo, esperou por redenção, para este redenção de Jerusalém e longo olhou-a veio no passado, Lucas 2:38 . Porque o juízo Cristo veio a este mundo, João 9:39 .

 

  1. Para vingar o que foi feito de errado contra a sua igreja, para derrubar e destruir os inimigos dele, seus inimigos espirituais, dos quais a destruição de Babilônia, e outros opressores do povo de Deus, nos tempos do Antigo Testamento-, era um digita, e seria um presságio feliz. Ele vai se levantar para o despojo, para levar cativo o cativeiro ( Salmo 67:18 ), para conquistar e estragar os poderes das trevas, e os poderes da terra que se puseram contra o Senhor eo seu ungido ele vai quebrá-las com uma vara de ferro ( Salmo 2: 5 , 9 , 11 : 5,6 ) sua determinação é ajuntar as nações e congregar os reinos. no evangelho de Cristo pregado a toda criatura todas as nações são convocados, por assim dizer, para aparecer em um corpo antes de o Senhor Jesus, que está prestes a estabelecer o seu reino no mundo. Mas, uma vez que a maior parte da humanidade não vai obedecer à convocação, ele terá sobre eles derramar a sua ira, pois aquele que não crê já está condenado. Na época da criação do reino do Messias, haverá na terra angústia das nações em perplexidade ( Lucas 21:25 ), grande tribulação, tal como nunca foi, nem nunca será, Mateus 24:21 . Então, Deus derrama sobre as nações a sua indignação, e todo o ardor da sua ira, para a sua indignação e ira contra o Messias e seu reino, Salmo 2: 1 , 2 . Em seguida, toda a terra será consumida pelo fogo do seu zelo judeus e gentios será contado por sua inimizade ao Evangelho. Principados e potestades serão destruídas, e fez um show de forma aberta, eo Redentor vitorioso deve triunfar sobre eles. O fim daqueles que continuam a ser da terra, e pensam nas coisas terrenas, depois que Deus criou o reino dos céus entre os homens, será destruição ( Filipenses 3:19 ) Devem ser consumida pelo fogo do ciúme de Deus.

 

  1. Para alterar o que ele acha errado em sua igreja. Quando Deus quer a restauração de Israel, e o renascimento da sua paz e prosperidade, ele abre caminho para a realização de seu propósito pela sua reforma e a revitalização de sua virtude e piedade para este é o método de Deus, ambos com determinadas pessoas e com as comunidades , primeiro a torná-los santos e, em seguida, para torná-los felizes. Estas promessas foram, em parte, realizado após o retorno dos judeus para fora da Babilônia, quando por seu cativeiro foram totalmente curado de sua idolatria e esta foi toda a fruta, até mesmo a remoção do pecado. Mas eles parecem ainda mais, para os efeitos benditos do evangelho e a graça dele, a esses tempos de reforma em que vivemos, Hebreus 09:10 .

 

  1. prometeu-se que haverá uma reforma no discurso dos homens, que tinham sido geralmente corrupto, mas agora deve estar com a graça temperado com sal ( Sofonias 3: 9 ): " Então eu vou voltar para as pessoas uma língua pura eu vou transformar as pessoas para tal língua daquela comunicação mal que quase arruinou todas as boas maneiras entre eles. " Note-se, convertendo graça refina a língua, não fazendo as frases espirituoso, mas a substância sábio. Entre os judeus, depois do cativeiro, não precisava de uma reforma do dialeto, pois eles haviam se misturado a língua de Canaã com a de Ashdod ( Neemias 13:24 ), e que queixa deve ser corrigida. Mas isso não é tudo: a sua língua deve ser purificado de toda profanidade, impureza, e da falsidade. Vou transformá-los em uma linguagem de escolha (por isso alguns lê-lo) Não devem falar precipitadamente, mas com cuidado e deliberação eles devem escolher as suas palavras. Note-se, Um ar de pureza e piedade na conversa comum é um presságio muito feliz em qualquer pessoas outras graças, outras bênçãos, deve ser dada quando Deus dá uma língua pura para aqueles que têm sido um povo de lábios impuros.

 

  1. Que o culto de Deus, segundo a sua vontade, será mais estreitamente aplicada a, e mais, por unanimidade, concordou. Em vez de incenso e sacrifício, devem invocar o nome do Senhor. A oração é a oferta espiritual com a qual Deus deve ser honrado e, para preparar e nos preparar para esse dever, é necessário que tenhamos uma linguagem pura. estamos totalmente incapaz de tomar o nome de Deus em nossos lábios, a menos que sejam lábios puros. A purificação da linguagem na conversação comum é necessária para a aceitabilidade das palavras de nossa boca ea meditação do nosso coração em nossa devoção pois como pode águas doces e amargos vir para fora da mesma fonte? James 3: 9-12 . É também prometeu que a língua deles sendo assim purificado devem servir a Deus com um consentimento, com um ombro (de modo a palavra é), aludindo à bois na canga, que chamar ainda. Quando os cristãos são unânimes no serviço de Deus, o trabalho continua alegremente. Este é o efeito da linguagem pura, purificada a partir de paixão, inveja e mania de censurar. Note, Pureza é o caminho para a unidade a reforma de costumes é o caminho para uma compreensão. A sabedoria do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica.

 

  1. Que aqueles que foram expulsos de Deus deve retornar a ele e ser aceito por ele ( Sofonias 3:10 ): De além dos rios da Etiópia, isto é, do Egito (assim descrito, Isaías 18: 1 ) ou de alguma outra muito remota país-- meus suplicantes, até mesmo a filha dos meus dispersos, trarão a minha oferta. Aqueles que devido à sua distância tinha quase esquecido Deus, suas obrigações para com ele, deve ser colocado na mente dele, como o filho pródigo foi da casa de seu pai, no país distante. Aqueles que devido à sua dispersão, de acordo com os sinais de seu descontentamento, pode estar com medo de chegar a ele, mas mesmo eles serão reunidos debaixo das suas asas a filha de seu disperso, que é de longe, será encontrado entre aqueles a quem o Senhor nosso Deus chamar e, embora eles estão dispersos, ele irá possuí-los para seu seu chamá-los de meus dispersos puts honrar sobre eles, suficiente para contrabalançar toda a desgraça de sua dispersão. Estes virão: (1) Com suas petições humildes: Eles são meus suplicantes. Note, convertidos verdadeiros são suplicantes a Deus eles não pleitear, mas pedir misericórdia ao seu Juiz ( Jó 09:15 ) e onde quer que estejam, embora além dos rios da Etiópia, uma ótima maneira fora de sua casa de oração, ele tem seu olho sobre eles e seu ouvido aberto para eles são seus suplicantes. (2) Com os seus sacrifícios espirituais: E trarão a minha oferta, devem pôr-se como sacrifícios espirituais a Deus ( Romanos 12: 1 ) a conversão dos gentios é chamado a oferta dos gentios ( Romanos 15:16 ), e com -se que eles devem levar o evangelho-sacrifícios de oração e louvor, e esmolas, com que Deus se agrada.

 

  1. Que pecado e dos pecadores deve ser purgado do meio deles, Sofonias 3:11 . Deus tirará, (1.) A apenas opróbrio . Naquele dia não te ter vergonha para todos os teus feitos Eles serão confundidos como penitentes, e deve continuar a sê-lo (ver Ezequiel 16:63 ), mas eles devem não tenha vergonha como pecadores que retornam à folia novamente. " Tu não ter vergonha, isto é, tu nunca mais te fazer uma coisa vergonhosa, como tu fizeste." A culpa do pecado que está sendo levado por clemente misericórdia, desde a reprovação de que deve ser revolvida própria consciência do pecador, que está sendo purificado, e pacificado, e purificados de obras mortas. Quando a maldade e pessoas más abundam em uma nação aqueles poucos em que são bons têm vergonha deles e de suas terras, mas quando os pecadores são convertidos, ea terra reformada, que vergonha e a causa dele são removidos. (2.) A sua jactância injusto: " Eu tirarei do meio de ti, não só o profano, que são uma vergonha para a tua terra, mas os hipócritas, que parecem belos por fora, e exultam na tua soberba, na santa cidade, a casa do santuário. " Estes eram de fato a glória de Israel, mas eles fizeram-lhes o seu orgulho, e regozijou-se neles, como se fossem um baluarte invencível para fixá-los em seus caminhos pecaminosos que contavam com eles como sua justiça e força, gabando-se de o templo do Senhor, o templo do Senhor ( Jeremias 7: 4 ) eles eram arrogantes por causa da montanha sagrada, foram vaidoso de si mesmos, de desprezo dos outros, e definir até mesmo os juízos de Deus em desafio. Note, a Igreja e privilégios, quando eles não estão devidamente melhoraram como deveriam ser, muitas vezes são feitas a questão de orgulho dos homens e no chão da sua segurança. Mas essa arrogância é o mais ofensivo a Deus, que é apoiado e alimentado pelas pretensões de santidade. Este Deus vai calar e tirar.

 

  1. Que Deus tem um remanescente de santos, humildes, pessoas sérias entre eles, que terá o conforto de sua relação com ele e interesse por ele ( Sofonias 3:12 ): Eu deixarei no meio de ti um aflitos e pessoas pobres. Quando os caldeus levar os judeus para o cativeiro eles deixaram de os pobres da terra para vinhateiros e lavradores, um tipo e figura do remanescente distinto de Deus, que ele diferencia por si mesmo. Eles estão aflitos e pobres, de baixa no mundo como Deus escolheu, James 2: 5 . Os pobres são evangelizados, baixa em seus próprios olhos, afligidos pelo pecado, pobres de espírito. Eles estão deixando de Deus, pois é um remanescente segundo a eleição da graça. Eu tenho reservado-los para mim, diz Deus ( Romanos 11: 4 , 5 ), . E eles confiarão no nome do Senhor Note, Aqueles a quem Deus projeta para a glória do seu nome, ele permite que a confiar em seu nome e do maior a sua aflição e pobreza no mundo são mais uma razão vêem a confiar em Deus, não tendo nada mais a confiança para, 1 Timóteo 5: 5 .

 

  1. serão benditas Que este seleto remanescente com pureza e paz, Sofonias 3:13 . (1.) Eles serão abençoados com a pureza, tanto em palavras e ações: Eles devem nem iniqüidade nem falam mentiras. Justiça e veracidade lhes ordenar e governá-los, ainda que são sempre muito contra o seu interesse secular. Eles devem não só não falam uma mentira deliberada direta, mas não haverá uma língua enganadora encontrada em sua boca, não na boca de qualquer um deles não menos equívoco deve vir deles. (2.) Eles serão abençoados com paz. Eles devem, como ovelhas no pasto, de Deus alimentação e deitar-se, e não haverá quem os espante. Eles não devem ter medo si, nem qualquer sobre eles ser assustadora para eles. Nota, Aqueles que são cuidado para não fazer maldade não precisa ter medo de qualquer calamidade, pois não pode machucá-los e, portanto, não deve aterrorizá-los.

 

versículos 14-20

Previsões evangélica.  BC 612.

14Sing, ó filha de Sião exulta, ó Israel, seja feliz e se alegrar com todo o coração, ó filha de Jerusalém. 15 A L ORD tirou teus juízos, ele deitou fora o teu inimigo: o rei de Israel, até mesmo o L ORD , é no meio de ti, tu não vê mal algum. 16 Naquele dia se dirá a Jerusalém Não temas, ó: e Sião, não enfraqueçam as tuas mãos. 17 A L ORD teu Deus, no meio de ti é poderoso, ele vai economizar, ele se deleitará em ti com alegria, ele vai descansar em seu amor, ele vai alegria sobre ti com júbilo. 18 Vou reunir os que estão tristes pela assembléia solene, que são de ti, a quem o opróbrio dela era um peso. 19 Eis que, naquela época eu irá desfazer tudo o que te afligem; e eu o salvarei a que coxeia, e recolherei a que foi expulsa e eu vou levá-los louvor e um nome em toda a terra em que têm sido envergonhados. 20 Naquele tempo vos trarei de novo, mesmo no tempo vos recolherei; porque farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando eu tornar o vosso cativeiro diante dos vossos olhos, diz o L ORD .

 

Após as promessas da remoção do pecado, aí seguir as promessas de tirar a problemas para quando a causa é removida o efeito irá cessar. O que faz um povo santo vai fazê-los felizes, é claro. As preciosas promessas aqui feitas ao povo purificadas estavam a ter a sua plena realização no conforto do evangelho, na esperança, e muito mais no gozo, dos quais, são aqui chamados, 1. Para alegrar e cantar ( Sofonias 3:14 ): cante, ó filha de Sião! cantar de alegria exulta, ó Israel! em um transporte santo e exultação ser feliz e se alegrar com todo o coração deixe a alegria ser para dentro, que seja grande. Aqueles que amam a Deus de todo o coração tem ocasião de todo o seu coração alegrar-se nele. Foi prometido ( Sofonias 3:13 ) que seus pecados deve ser mortificado e seus medos silenciada, e depois segue, cantar e se alegrar. Note, Aqueles que a reforma tem motivos para se alegrar, ao passo que Israel não pode se alegrar de alegria como as outras pessoas, enquanto ela vai se desviam de seu Deus. As promessas de Deus, aplicados pela fé, fornecer os santos com a matéria constante e abundante de alegria que eles estão cheios de alegria e paz na fé deles. 2. Para jogar fora todos os seus desânimos ( Sofonias 3:16 ): Naquele dia se dirá a Jerusalém (Deus dirá que pelos seus profetas, por suas providências, seus vizinhos devem dizê-lo, eles devem dizer isso a um outro ), " tu não temas, ser não dispostos a temer, não facilmente admitir as impressões dele quando as coisas estão ruins, não seu ser pior medo, mas espero que eles vão consertar não assustar-te sobre todas as ocasiões. não deixem que as tuas mãos se enfraqueçam ou fraco torcer não tuas mãos em desespero queda não tuas mãos em despondence disfit não te para o teu trabalho e guerra por dar lugar a dúvidas e medos. arrancar teus espíritos, e, em sinal de que, levanta a tua mãos, as mãos que pendurado para baixo, Hebreus 00:12 . Isa 00:12 . 35: 3 .. levanta as tuas mãos em oração a Deus levante tuas mãos para ajudar a ti mesmo " O medo faz a folga mãos, mas a fé ea esperança torná-los vigorosa, ea alegria do Senhor será a nossa força, tanto para fazer e sofrimento.

 

Vamos agora ver o que essas promessas preciosas são o que são aqui feitas para o povo de Deus, para o banimento de suas tristezas e medos e encorajador de suas esperanças e alegrias e para nós são estas promessas feitas, bem como para eles.

 

  1. O fim será submetida a todos os seus problemas e angústias ( Sofonias 3:15 ): " O Senhor o tomou teus juízos, removeu todas as calamidades foste gemendo sob, que eram os castigos do teu pecado o ruído de guerra serão silenciados, o opróbrio da fome desfeito, e os cativos trazidos de volta. Apesar de algumas queixas permanecem, eles serão apenas aflições, e não julgamentos, pelo pecado a ser perdoado. Ele expulsou o teu inimigo, que empurrou a si mesmo para a tua terra, e triunfou sobre ti. ele tem varrido o teu inimigo "(por isso alguns lê-lo)", como sujeira é varrido para fora da casa para o monturo ". Quando eles varrer seus pecados com a vassoura da reforma Deus vai varrer os seus inimigos com a vassoura da destruição. Se eles precisam de correção, devem cair nas mãos do Senhor, cujas misericórdias são grandes, e não deverá novamente cair nas mãos do homem, cujas misericórdias são cruel: " Tu não vê mal algum, não tão mal dias como viste. " Nota, a maneira de obter clara do mal do problema é manter-se afastado do mal do pecado e aos que fazê-lo problemas tem nenhum mal real nela.

 

  1. Deus vai dar-lhes os sinais da sua presença com eles embora ele tenha tempo parecia estar a uma distância (tendo eles provocaram-no a retirar-se), ele vai fazer isso para parecer que ele está com eles de uma verdade: "O Senhor está no no meio de ti, ó Sião! de ti, ó Jerusalém! como o sol no centro do universo, para difundir sua luz e influência sobre cada parte. Ele é no meio de ti, para presidir em todos os teus assuntos e cuidar de todos os teus interesses. " E, 1. "Ele é o Rei de Israel ( Sofonias 3:15 ) e está no meio de ti como um rei no meio de seu povo." Com um olho para isso, nosso Senhor Jesus é chamado o Rei de Israel ( João 01:49 ) e ele é, e será, no meio de sua igreja sempre, até o fim do mundo, para receber a homenagem de seus súditos, e para dar a seus favores a eles, mesmo onde , mas dois ou três estiverem reunidos em seu nome. 2. "Ele é o Senhor, teu Deus, o teu na aliança, e ele está no meio de ti como teu Deus, a quem tens um interesse e cuja própria és tu. Ele colocou-se em queridos relações a ti, deitou-se pela promessa sob obrigações a ti, e, para que possas ter conforto abundante em ambos, ele está no meio de ti, quase na mão para responder a ambos ". 3. "Aquele que está no meio de ti como teu Deus e Rei é poderoso, é todo-poderoso, é capaz de fazer tudo isso para ti que necessitas e desejo podes." 4. "Ele se envolveu seu poder para o teu socorro: Ele vai salvar Ele será Jesus,. Responderá o nome, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados."

 

III. Deus vai se deliciar com eles, e ao fazê-las bem. As expressões desta são muito animada e afetando ( Sofonias 3:17 ): Ele se deleitará em ti com alegria, não só será bem satisfeito contigo, sobre o teu arrependimento e reforma, e toma a favor, mas vai demorar um complacência em ti, como o noivo faz com a sua esposa, ou a noiva em seus enfeites, Isaías 62: 3-5 . A conversão dos pecadores e o consolo de santos são a alegria dos anjos, pois eles são a alegria de Deus lhe-auto. A igreja deve ser a alegria de toda a terra ( Salmo 48: 2 ), pois é a alegria de todo o céu. Ele vai descansar no seu amor, será silenciosa no seu amor, assim a palavra é. "Eu não vou te repreenda como eu fiz, porque os teus pecados vou concordar em ti, e na minha relação a ti." Eu não sei onde existe a expressão como do amor de Cristo à sua igreja, a não ser na medida em que Cântico dos Cânticos, Cântico dos Cânticos 4: 9 , Enlevaste meu coração, minha irmã, minha esposa, com um dos teus olhos. o os condescendência da graça divina! O grande Deus não só ama os seus santos, mas ele ama a amá-los, tem o prazer que ele armou sobre esses objetos de seu amor. Ele vai alegria sobre-los com cânticos. Ele que é entristecido pelo pecado dos pecadores se alegra com as graças e serviços dos santos, e está pronto para expressar essa alegria ao cantar sobre eles. O Senhor tem fundamento-sure naqueles que o temem , e neles Jesus Cristo em breve será glorificado e admirado.

 

  1. Deus vai confortar enlutados de Sião, que simpatizam com ela em seus sofrimentos, e assim enxugará suas lágrimas ( Sofonias 3:18 ): Eu vou reunir aqueles que são dolorosa para as assembléias solenes, a quem a acusação de que era um fardo. Veja , 1. Quem são aqueles aos quais Deus se alegrará e fazer para se alegrar. Eles são, como são tristes. Aqueles deve apenas esperar para colher na alegria que semeiam em lágrimas. O triste agora será para sempre alegre. 2. Qual é a grande questão de tristeza para os enlutados de Sião, em que Sião está de luto. Muitas são as suas calamidades. A cidade está em ruínas, e os palácios são demolidas comércio está no fim, e a administração da justiça pública, mas todos estes são nada para eles em comparação com as desolações do santuário, a destruição do templo eo altar, para participar na que, em solenidades, todo o Israel usado para se reúnem três vezes por ano. É por essas assembléias solenes sagradas que estão tristes, (1.) Porque eles estão dispersos não há templo para chegar a, ou, se houvesse, não há pessoas para chegar a ele para que as festas solenes e sábados são esquecidas em Sião, Lamentações 2: 6 . Nota, a restrição de assembleias públicas para culto religioso, a dispersão deles por seus inimigos, ou o abandono deles por seus amigos, de modo que ou não existem montagens ou não aqueles solenes, é uma coisa muito triste para todas as pessoas boas. Se os caminhos de Sião pranteiam, os filhos de Sião chorar também. E nisto eles tornam a aparecer que eles são realmente de Sião, os membros desse corpo vivo com as queixas de que eles são tão sensivelmente afetados. (2.) Porque eles são desprezados a reprovação das assembléias solenes é um fardo para eles. Tinha sido a muitas das assembléias solenes de mentir sob uma grande dose de censura. Satanás e seus instrumentos tendo um Apesar especial para eles, como o grande apoio do interesse do Reino de Deus entre os homens. Caracteres pretos e odiosas foram colocados sobre esses conjuntos e este é um fardo para todos aqueles que têm uma preocupação cordial para a glória de Deus eo bem-estar das almas dos homens. Eles calculam que as injúrias dos que censurar as assembléias solenes cair sobre eles, colidir sobre eles.

 

  1. Deus irá recuperar os cativos das mãos de seus opressores, e trazer para casa os banidos que pareciam ser expulso, Sofonias 3:19 , 20 . 1. Os seus inimigos deve ser desativado para detê-los em cativeiro: " Naquela época, eu irá desfazer tudo o que te afligem, . Quebrará seu poder, e explodir seus conselhos, de modo que eles serão forçados a se render a presa eles tomaram" Conficiam - vou levá-los para a tarefa "Eu vou estar fazendo com eles em breve, e de modo a tornar o fim deles." Observe, aqueles que abusam e oprimir o povo de Deus tomar o caminho pronto para desfazer-se. 2. Eles devem ter a possibilidade de reivindicar e recuperar sua liberdade, e todas as dificuldades no caminho dele deve ser superada. A igreja é fraco e ferido? Vou salvá-la que pára, como foi prometido, Micah 4: 7 . Ele vai ajudá-la quando ela não pode ajudar a si mesma, mesmo os coxos participarão da presa, Isaías 33:23 . Ela está dispersa, e não susceptíveis de incorporar em seu benefício comum? Vou recolherei a que foi expulsa, e trazê-la novamente no momento em que eu reunir-la. Um ato de misericórdia e graça deve servir tanto para coletá-los fora de suas dispersões e conduzi-las à sua própria terra. Quando os corações das pessoas são preparados, o trabalho será feito de repente e que pode impedi-lo se Deus comprometem-se a realizá-lo? " Vou virar o vosso cativeiro diante dos vossos olhos, diz o Senhor que você deve compreender claramente que a mão de Deus nele, e dizer: Isto é obra do Senhor. "

 

  1. Deus por tudo isso put honra sobre eles e ganhar-lhes o respeito de tudo sobre eles. Israel foi a primeira feita acima de todas as nações em louvor e fama, Deuteronômio 26:19 . A acusação trouxe sobre eles foi, portanto, um dos mais doloroso de suas queixas (Nada corta mais profundo para aqueles que estão em honra do que a desgraça faz) e, portanto, quando Deus retornos, em misericórdia, à sua igreja, é aqui prometeu que ela deve recuperar sua de crédito todo o opróbrio será por forma cada vez rolou, como Israel em Gilgal, Josué 5: 9 . A igreja deve ser tão honrada como nunca tinha sido desprezível. 1. Mesmo aqueles que reprovou ela deve ser feita a respeitá-la: " Vou levá-los louvor e um nome em toda a terra, onde eles foram confundidos, que o mesmo que eram as testemunhas da sua desgraça pode ver a causa de mudar a sua importa que lhes dizem respeito. " Aqueles que dizia: "Este é Zion quem nenhum dos homens cuida", dirá: "Este é Zion que o grande Deus cuida." E ela que era considerado ser a escória da terra agora parece ser o queridinho do céu. 2. Mesmo aqueles que nunca soube que ela será levada para honrá-la ( Sofonias 3:20 ): Eu vou fazer-lhe um nome e um louvor entre todos os povos da terra. Então, a igreja judaica foi quando o medo dos judeus caiu sobre seus vizinhos ( Esther 8:17 ), e alguns de todas as nações, disse, vamos ir com você, porque temos ouvido que Deus está com você, Zacarias 08:23 . Assim, a igreja cristã era quando foi feita a florescer no mundo, pois não é que nele, que pode justamente recomendo para o valor e estima de todos os povos da terra. E assim a Igreja Universal do primogênito será no grande dia, quando os santos hão de ser reunidos a Cristo, para que ele possa ser admirado e glorificado neles, e eles admirado e glorificado nele antes de anjos e homens. Em seguida, irá Israel de Deus ser feito um nome e um louvor para a eternidade.
  2. fonte www.avivamentonosul.com