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Bible comentary comentario biblico 2 Timótio (1)
Bible comentary comentario biblico 2 Timótio (1)

Exposição da Bíblia inteira de John Gill 

2 Timóteo 1 

INTRODUÇÃO AO 2 Timóteo 1

 

Neste capítulo, após a inscrição e saudação, o apóstolo expressa seu carinho muito grande por Timóteo, e altamente elogia-lo; exorta-o a várias coisas relativas ao seu escritório, como um pregador do Evangelho; e conclui com a tomada de conhecimento da bondade mostrada a ele pelo Onesíforo. A inscrição e saudação estão em 2 Timóteo 1: 1 e, em seguida, segue o prefácio da carta, na qual o apóstolo testifica seu grande amor a Timóteo, e louva-lo; declarando a sua gratidão a Deus, que ele tinha razão sempre se lembrar dele nas suas orações; pelo seu desejo de vê-lo novamente, que tinha derramado tantas lágrimas por ele, que sua alegria pode ser preenchido; e tomando conhecimento de sua fé não fingida, o mesmo com o que tinham habitado seus antepassados, 2 Timóteo 1: 3 . E então ele passa a exortá-lo para o exercício e melhoria do seu dom ministerial; para mostrar uma fortaleza de espírito e um espírito varonil na causa de Cristo; e sofrer alegremente para o bem dela, 2 Timóteo 1: 6 e, a fim de animar e incentivá-lo para o mesmo, ele dá um resumo do Evangelho, como contendo nele as grandes doutrinas da salvação e vida eterna, de acordo à livre graça de Deus através de Jesus Cristo, 2 Timóteo 1: 9 e observa, que ele próprio fui constituído pregador do mesmo para os gentios, 2 Timóteo 1:11 e as instâncias em si mesmo, como sofrendo por ele, sem ter vergonha; e como tendo uma forte confiança em Cristo, como capaz de mantê-lo, e que ele tinha cometido a ele, 2 Timóteo 1:12 e, em seguida, retorna à sua exortação a Timóteo para segurar rápido o Evangelho de Cristo; para a qual ele exorta-o a partir da consideração da natureza e do valor da mesma, sendo uma forma de palavras de som, e que famosa boa coisa, e dos meios e maneira em que ele chegou ao conhecimento dele; e principalmente de seu ser cometido a ele pelo Espírito Santo, que habitava nele; e também por causa da deserção geral dos professores asiáticos a partir dele, 2 Timóteo 1:13 mas ele excetua uma pessoa, Onesíforo pelo nome, a quem ele elogia por sua bondade para ele, tanto em Éfeso e em Roma; e, portanto, roga do Senhor misericórdia, tanto para ele e sua casa, no grande dia, 2 Timóteo 1:16 .

 

verso 1

Paulo, apóstolo de Jesus Cristo , .... não de homens, nem por homens, mas por Jesus Cristo, de quem ele foi enviado; por quem ele era qualificado; em nome de quem ele veio, e ministrou; e quem ele pregou. De seu nome Paul, e de seu escritório, como um apóstolo; Veja comentários sobre Romanos 1: 1 em que o escritório que ele veio

 

pela vontade de Deus ; não pela vontade do homem, não, não é o melhor dos homens, de Tiago, Cefas, ou João, ou qualquer um dos outros apóstolos; nem por sua própria vontade, ele não empurrou-se a este escritório, ou tomar esta honra para si; nem era devido a quaisquer méritos da sua, que ele sempre renuncia, mas segundo a vontade e graça de Deus; foi pela vontade determinar segredo de Deus, que ele era desde toda a eternidade separado para o evangelho de Cristo; e foi pela vontade revelada de Deus para a igreja, que ele, com Barnabé, foi separado para o ministério da palavra; veja Romanos 1: 1 .

 

De acordo com a promessa da vida que está em Cristo Jesus ; ou "em relação a ela"; isso aponta para a soma e substância, ou assunto, e no final do seu apostolado, para a qual foi dada esta graça para ele, que era publicar a promessa livre de vida e salvação por Jesus Cristo. Por "vida" aqui se entende, não desta vida corporal, o que, e uma continuação do mesmo, foi prometido no pacto de obras, sob condição de obediência do homem para com ele; mas a vida eterna, a promessa de que é uma promessa livre feita por Deus, de sua própria vontade soberana livre e prazer, no pacto da graça, desde a eternidade; e é absoluta e incondicional, não em todos, dependendo das obras da lei, ou obediência a ela; veja Romanos 14:16 e essa promessa é "em Cristo", em quem todas as promessas são sim e surgem: em que foi feita antes que o mundo começou, Tito 1: 2 , quando as pessoas por causa de quem ela foi feita não estavam em real ser; mas Cristo, a sua cabeça e representante, então existia; e para ele foi dado, e em suas mãos foi colocado para eles, onde é firme a toda a descendência; e não apenas a promessa, mas a própria vida é nele, e que é aqui pretendida. Cristo, como mediador, perguntou-lo de seu Pai para todo o seu povo, e ele deu a ele, onde ele está escondido em segurança. Cristo é o príncipe ou o autor da vida; ele é o contratante causa do mesmo; Ele foi enviado, e veio, que a sua ovelha pode tê-lo; ele deu a sua carne, sua natureza humana para ele; e pelos seus sofrimentos e morte removidos todos os obstáculos que o pecado tinha jogado no caminho, e abriu o caminho para a sua fruição do mesmo; e ele é o doador dela para tantos quantos o Pai lhe deu; nem é para ser tido em qualquer outra forma, ou de qualquer outro; mas dele; e encontra-se no conhecimento dele, a comunhão com ele, e conformidade com ele. Agora é o negócio, de ministros do Evangelho, não para dirigir as pessoas para trabalhar para a vida, ou procurar obter a vida eterna por suas próprias obras de justiça, mas para expor a palavra da vida, ou para mostrar aos homens o caminho da vida e salvação por si só Cristo.

 

verso 2

A Timóteo, meu amado filho , .... Não de uma forma natural, mas em um sentido espiritual; e não por conta de seu ser um instrumento de sua conversão, mas em razão de que a instrução nas doutrinas do Evangelho, que lhe deu, sendo usual para chamar discípulos crianças; e ele o chama assim, porque, como um filho, ele, ser jovem em anos, servido com ele, e sob ele, como pai, no Evangelho de Cristo; por quem tinha uma grande afeição, por conta de sua tendo sido um companheiro com ele em suas viagens, e muito útil para ele no ministério, e por causa de seus dons singulares e eminentes, grande graça, religião e santidade: Graça , misericórdia e paz, & c. Veja Gill em 1 Timóteo 1: 2 .

 

verso 3

Dou graças a Deus , .... Após a inscrição e saudação segue o prefácio da epístola; que contém uma ação de graças a Deus sobre o relato de Timóteo, e tem uma tendência a se envolver sua atenção para o que ele estava prestes a escrever-lhe no corpo da epístola. Deus é o objeto de louvor e ação de graças, tanto como o Deus da natureza e da providência, e como o Deus de toda graça; para cada coisa boa vem dele, e, portanto, ele deve ter a glória dele; não deverão sofrer nenhuma glória, como se não tivesse recebido: e ele é descrito aqui, como se segue,

 

a quem sirvo de meus antepassados com uma consciência pura ; o apóstolo servia a Deus nos preceitos da lei, como nas mãos de Cristo, e como está escrito em seu coração pelo Espírito de Deus, no qual tinha prazer segundo o homem interior, e que serviu com sua mente regenerado; e também na pregação do Evangelho de Cristo, em que ele era muito diligente e laboriosa, fiel e bem-sucedida, e este Deus, a quem servia, era o Deus de seus "antepassados", de Abraão, Isaac e Jacó, e de Benjamim, de cuja tribo ele era, e também de seus ancestrais mais imediatos. A versão Etíope torna, "do meu original"; pois embora ele pregou o Evangelho de Cristo, e afirmou a revogação da lei cerimonial, mas ele adorava o único e verdadeiro, e viver Deus, o Deus de Israel, e não era um apóstata da religião verdadeira, como seus inimigos se insinuar : e este serviço do seu foi realizado com uma "consciência pura": todo homem tem uma consciência, mas a consciência de cada homem natural está contaminado com o pecado; e isso é apenas um puro, que é polvilhado e purgada com o sangue de Cristo; e pelo qual uma pessoa só é equipada para servir o Deus vivo, sem o estorvo de obras mortas e temor servil, e com fé e alegria; e tal consciência o apóstolo tinha, e com tal que ele serviu a Deus. Por isso não se refere a sua porção de Deus e à sua consciência, enquanto que um fariseu e um perseguidor; para no entanto moral era sua conduta e conversa, em seguida, e com que sinceridade e soever retidão ele se comportou, sua consciência não era um puro. Ele passa a observar o que ele agradeceu a Deus por,

 

de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia ; que Deus o havia colocado em seu coração, e que ele tinha tal razão para se lembrar dele ao trono da graça continuamente. Nós aprender disto, que o apóstolo orou constantemente dia e noite; e se tão grande um homem enquanto ele estava na necessidade de oração contínua, muito mais nós; e que em suas orações ele não estava desatento a seus amigos, embora a uma distância dele; e em ambos estes ele está a ser imitado: ela nos torna-se a orar sem cessar: de orar sempre e não desfalecer e dar para fora, para rezar cada dia e noite; e para orar por outros, bem como para nós mesmos, por todos os santos, sim, para os nossos inimigos, bem como para os nossos amigos.

 

verso 4

Desejando muito ver-te , .... Em sua epístola anterior ele havia lhe desejar ficar em Éfeso, havendo algum trabalho para ele fazer, o que tornou necessário que ele deve continuar; mas agora ter respondido propósito do apóstolo, e ele de pé na necessidade de ele, de Roma, sendo sem qualquer assistente de lá, alguns tendo o deixou, e outros foram deixados por ele em outros lugares, e outros foram enviados por ele em outros lugares; e ter sido algum tempo desde que viu Timothy, ele ansiava por uma visão dele:

 

lembrando das tuas lágrimas ; derramado quer nas aflições e sofrimentos do apóstolo, de que Timothy, sendo seu companheiro, foi uma testemunha ocular, e ele sendo de um espírito simpatizante verdadeiramente cristã, chorou com aqueles que chorou; ou sob a sua separação uma da outra, como no Actos 20:37

 

que pode ser preenchido com alegria ; na visão dele, e não com a lembrança de suas lágrimas; para a última cláusula é para ser lido num parêntesis, e estas palavras não suporte ligado com isso, mas com a parte anterior do texto. Os íntimos apóstolo, que uma visão de seu amado filho Timóteo iria enchê-lo de alegria no meio de todas as suas angústias e aflições que ele sofreu por causa do Evangelho: esta é uma instância de afeto caloroso, sincero e forte.

 

verso 5

Quando eu à memória a fé não fingida que em ti há , .... Isto o levou a dar graças a Deus por ele, cujo dom é, e fez dele o mais desejosos de ver um, que era um verdadeiro crente, e um verdadeiro israelita. Isso é para ser entendido da graça da fé, que foi implantado no coração de Timothy pelo Espírito de Deus, e era genuíno e sincero; ele acreditava que com o coração para a justiça; sua fé trabalhou por amor a Deus, e Cristo, e ao seu povo, e contou com as boas obras;

 

qual habitou primeiro em tua avó Loide : quem foi sua avó, e não pelo lado do seu pai, que era um grego, mas pelo lado de sua mãe; e assim a versão Siríaca verte, "a mãe de tua mãe"; que, embora ela pode não saber que o Messias tinha chegado na carne, e que Jesus de Nazaré era ele, ainda acreditava na vinda do Messias, e morreu na fé dele, e em uma dependência de justiça e salvação por ele ; e assim sua fé era do mesmo tipo com Timóteo; e qual habitou nela, e continuou com ela para o último:

 

e em tua mãe Eunice : que era judia, e um crente em Cristo, Atos 16: 1 , embora seu nome é uma grega, e assim é o nome de sua mãe; dela significa "boa vitória", e é o nome de um dos Nereides, as filhas de OceanusF1; e significa de sua mãe "melhor" ou "mais excelente". Ela viveu, ao que parece, se a mãe não o fez, de saber que Cristo estava vindo, e que Jesus, o filho de Maria, era ele; e ela acreditava nele como justiça, vida e salvação; e nela esta fé habitou e ficaram até o fim.

 

E estou certo de que também habita em ti ; não só que a fé estava nele, e que isso era verdadeiro, mas que também habitavam, manteve-se, e continuaria com ele até o fim da vida; para a verdadeira fé é uma graça permanente, é um dom de Deus, que é irrevogável, e sem arrependimento; Cristo é o autor e consumador da mesma, e reza para que não falham, cujas orações sempre são ouvidas; é começado, continuou, e executada pelo poder de Deus, e tem a salvação inseparavelmente ligado a ele. Agora, quando a mesma fé é dito que habitam, pela primeira vez em sua avó, e em sua mãe, e nele, isso não é para ser entendido como se esta graça foi transmitida de um para outro por geração natural; por graça não vem dessa maneira, único pecado; os homens não nascem de sangue, mas de Deus; mas o sentido é que a mesma fé preciosa como foi obtido por um, como por outro. Esta foi uma misericórdia família rica, e mereceu atenção especial, como sendo uma coisa incomum, e exigiu uma ação de graças particular; e é projetado como um motivo e estímulo para agitar a Timóteo para o exercício da graça, e todos os outros dons que Deus tinha dado a ele, como no verso seguinte.

 

verso 6

Portanto, eu porei em memória , .... Por causa do grande afeto o apóstolo tinha de Timothy, e por isso a confiança que tinha nele, que a fé não fingida habitava nele, bem como porque este tinha um lugar em sua relações antes dele; portanto, ele faz o papel de um monitor gentil com ele, e, após estas considerações, dúvidas não de ter sucesso em sua seguinte advertência:

 

que te reavivar o dom de Deus que está em ti ; por "o dom" entende-se o seu dom ministerial; para o que qualifica os homens para o ministério, não é nada natural em-los, nem adquiridas por eles, mas o que é dado a eles, e que de Deus; e esta era "in" ele; que continuou com ele; não foi perdida por ele, nem tirado dele, como presentes pode ser, quando não são usadas; e, no entanto, parece que houve algum declínio, alguns atraso e indiferença quanto ao exercício do mesmo: ele pode ser muito negligente, negligente, e esquecido dela; Por isso o apóstolo coloca-lo em mente para "agitar"-lo: não há na palavra usou uma metáfora tirada de brasas de fogo coberto de cinzas, como se quase extinto, e precisam de ser explodido em uma chama, e um muito apt um que é; uma vez que os dons do Espírito, especialmente aqueles que lhe são extraordinários, como ministros naqueles tempos tinham, são comparados ao fogo: ver Mateus 3:11 e estas podem ser reinflamed ou aumentado, quando eles parecem em declínio, através da leitura, meditação, da oração e do exercício freqüente deles. Agradavelmente a esta a versão Árabe verte, "para que te acender o fogo do dom de Deus que está em ti"; e os vez o apóstolo tomou esta liberdade com Timothy, não só por causa de sua idade superior e escritório, mas porque este dom era através de seus meios;

 

pela imposição das minhas mãos ; embora não só, mas com o resto da mor; Veja Gill em 1 Timóteo 4:14 .

 

verso 7

Porque Deus não nos deu o espírito de temor , .... Um pusilânime, covarde espírito, de modo a ter medo de homens ou demônios, sobre o que eles vão dizer ou fazer; e de modo a ser desencorajado em, pia abaixo, ou ser impedido de o trabalho do Senhor, a pregação do Evangelho, opondo-se os erros dos falsos mestres, e os homens reprovar por seus pecados, e fazer outras partes da função ministerial; como um espírito não é de Deus, e tal medo traz um laço;

 

mas de poder , e tal é o Espírito de Deus, que é chamado de "poder do alto"; Lucas 24:49 pelo qual as mentes dos servos de Cristo são fortificados contra injúrias e perseguições por causa dele, e são reforçados para resistir às tentações de Satanás, para suportar as dificuldades como bons soldados de Cristo, para sair-se como homens, em oposição aos falsos mestres, e para fazer a vontade ea obra de Deus:

 

e de amor ; a Deus, e Cristo e sua igreja, e que é um fruto do Espírito Santo; e tal que a têm não busco a sua própria vontade e de crédito, mas a glória de Deus, o interesse de Cristo, e o bem das almas; e ter um tal espírito, e disparou com tanto amor, eles não são facilmente intimidados pelo adversário;

 

e de uma mente sã : nos princípios e doutrinas do Evangelho; e que se manifesta em uma conduta e comportamento prudente; na sobriedade, a moderação, a temperança, a pureza e honestidade; tudo o que pode ser representada pela palavra usada aqui, e aqueles que têm tais disposições e qualidades de Deus, não será fácil dar lugar aos inimigos da religião, ou recusar o seu dever por medo deles.

 

verso 8

Seja não, então, portanto, envergonhes do testemunho de nosso Senhor , .... Ou isso testemunho que Cristo levou pessoalmente por sua doutrina e milagres, e por seus sofrimentos e morte; ou melhor, o Evangelho assim chamado, porque ele vem de Cristo, e porque é um testemunho a respeito dele; a respeito de sua pessoa, seus escritórios, a sua justiça, sangue, sacrifício e satisfação; a respeito de sua obediência, sofrimentos, morte, ressurreição, ascensão, sessão à destra de Deus, intercede por seu povo, e segunda vinda ao julgamento; e acerca da vida e salvação por ele, e que nenhum pregador ou professor de Cristo tem razão para se envergonhar, que seja tão verdadeiro em si, tão grande, tão gloriosa e tão útil; e quem quer que seja, Cristo se envergonhará dele outro dia:

 

nem de mim seu prisioneiro ; por Paul era agora um prisioneiro em Roma, mas não para qualquer crime capital, ou para qualquer imoralidade, mas por causa de Cristo, e por pregar o Evangelho; portanto nenhum de seus amigos tinham qualquer razão para ter vergonha dele; ele estava sofrendo de uma causa gloriosa, e estabelecendo um nobre exemplo para os outros; parece que Timóteo foi um pouco censurável a este respeito.

 

Mas participes te das aflições do Evangelho ; o Evangelho é aqui representado como uma pessoa que sofre as aflições, e o apóstolo teria Timothy sofrem los como que fez, e junto com ele; ele quer dizer essas aflições que vêm em cima dos homens para pregar e professar o Evangelho; para que o Evangelho é um Evangelho de paz, ainda, através da corrupção e depravação dos homens, traz uma espada, divisão e problemas. Tribulação surge por causa disso; e isso deve ser suportado pacientemente, e constantemente, para o bem dela:

 

de acordo com o poder de Deus ; que é apenas suficiente para permitir às pessoas a suportá-las; e é mencionado para o incentivo de Timóteo e outros, para suportá-las alegremente.

 

verso 9

Que nos salvou e nos chamou , .... E, portanto, não deve ter vergonha do seu Evangelho, mas deve prontamente participar das aflições de que, dependendo do seu poder para apoiar sob eles. Há uma salvação previamente chamando: há uma salvação física; uma providência especial atende os eleitos de Deus, tão logo nasce; Visitação de Deus de uma maneira muito especial preserva seus espíritos; eles são mantidos de muitos perigos iminentes, e alguns deles a partir das imoralidades grosseiras da vida; e há uma cadeia de providências, como a fixação de suas habitações, elevando para tal lugar, e sob tal ministério, com várias outras coisas, formas e métodos, que levam para a chamada eficaz: e há uma preservação da -los em Cristo Jesus, antecedente à chamada, juízes 1: 1 . Deus tinha uma mente para poupar algum; armou em seu próprio Filho para ser o Salvador deles; ele colocou as pessoas em suas mãos, onde são preservadas em segurança; de modo a não ser condenado, e eternamente perecem, não obstante a sua queda em Adão, a sua corrupção original, e as transgressões atuais, até ser chamado pela graça: sim, que a salvação espiritual e eterna, que é de Jesus Cristo, é antes de chamar; Isto foi resolvido em cima desde a eternidade; um conselho de paz foi formada; um pacto de graça foi feito; uma promessa de vida dada; pessoas estavam fixos para serem salvos; Salvador foi nomeado, e bênçãos da graça foram colocados em suas mãos; e tudo de acordo com um propósito eterno. A salvação não só foi resolvida em cima, mas o esquema do que foi planejado desde a eternidade, de uma forma agradável para todas as perfeições divinas, em que Satanás é mais mortificado, a criatura humilhada e os eleitos efetivamente salvo; ou melhor, a salvação é obtida antes de chamar, Cristo sendo chamados para este trabalho, e tendo comprometeu-lo, estava na plenitude dos tempos enviou para efetivá-la, e se tornou o autor do mesmo: a coisa é feita, e tudo o que resta são os aplicação do mesmo, que é na chamada eficaz e plena posse dele, que estará no céu. O que chama fala aqui não é para um escritório, nem um mero apelo do ministério externo da palavra, mas uma chamada por graça especial, a privilégios especiais, à graça e glória; e é um passo elevado e celestial, e é aqui chamado santo, pois segue-se,

 

com uma santa vocação . As versões Vulgata Latina e Etíope lê, "com sua santa vocação": o autor é santo; é um chamado à santidade, e os meios de que são santas; e nela as pessoas têm princípios de graça e de santidade implantado neles; e são influenciados a viver uma vida santa e conversas:

 

não segundo as nossas obras ; nem salvação, nem vocação estão de acordo com as obras dos homens: não a salvação; obras não são a causa em movimento dele, mas o amor livre e favor de Deus; nem a aquisição de causa disso, mas o Senhor Jesus Cristo; nem o adjuvante ou ajudando causa do mesmo, para o seu próprio braço lhe trouxe a salvação sozinho: nem chamando; que deve ser quer de acordo com trabalhos antes ou depois; não de acordo com obras antes de chamar, para tal não são propriamente boas obras, sendo destituído de fé em Cristo, e procedendo nem de um princípio direita nem para a extremidade direita; não de acordo com obras depois de chamar, uma vez que são depois que eles são os frutos de chamar a graça, e não pode ser a causa, ou regra, e medida em que:

 

mas segundo o seu próprio propósito e graça ; a salvação é de acordo com ambos: é de acordo com o propósito de Deus; Deus resolveu com a salvação de alguns; nos termos da presente resolução, ele montou Cristo como o Mediador; e que era necessário que ele deve ser homem, este foi acordado, e um corpo foi preparado ele; Na época de sua vinda foi fixado, o chamado plenitude dos tempos; e seus sofrimentos e morte, com todas as circunstâncias deles, foram determinadas por Deus. E é de acordo com a graça; a resolução para ele, e o artifício do mesmo, são devido à graça de Deus; e que também aparece na elaboração de um pacto; na criação de Cristo como o Mediador do mesmo; na missão dele a este mundo; e em todas as partes e ramos de salvação: na escolha de pessoas para o mesmo; na redenção deles por Cristo; em sua justificação pela sua justiça; no perdão de seus pecados através de seu sangue; na sua adopção, regeneração, santificação e glória eterna; e o fim de tudo é a glória da graça de Deus. A vocação é também de acordo com tanto o propósito e graça de Deus: é segundo o seu propósito; as pessoas chamadas são fixos por ele; quem predestina ele chama; nenhum são chamados, mas a quem Deus propôs para chamar; e para a sua chamando nenhuma outra razão pode ser atribuída, mas a vontade soberana de Deus, nem qualquer outra razão ser dada por que os outros não são chamados; o tempo da sua chamada é fixa nos decretos de Deus; eo lugar onde, e meios pelos quais, e ocasião do qual, todos são pré-determinadas por ele: e esta é também de acordo com a graça; o autor é o Deus de toda graça; e em que é feita a primeira descoberta da graça aos pecadores; nada fora de Deus poderia movê-lo para fazê-lo, e por isso é graça soberana; é de alguns homens, e não todos, e por isso é distinguir a graça; é dos pecadores, e por isso é livre graça; e é tanto a graça e glória, e assim é rica graça: e é de acordo com a graça

 

que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos ; é um dom e um dom gratuito, não em todos, dependendo das condições em que a criatura, e inteiramente proveniente da vontade soberana de Deus; e foi um presente de eternidade; houve não só um propósito da graça no coração de Deus, e uma promessa de que tão cedo, mas houve uma doação real dele na eternidade: e, embora aqueles a quem foi dado não existia então, pessoalmente, mas Cristo fez, e ele existia como uma cabeça do pacto e representante de seu povo; e eles estavam nele, como membros dele, por ele representada, sendo unidos a Ele; e esta graça foi dada a ele para eles, e para eles nele; em quem eles foram escolhidos, e em quem eles eram abençoados com todas as bênçãos espirituais. A versão Etíope lê, "em Cristo Jesus, que perante o mundo era "; mas sem qualquer fundamento.

 

verso 10

Mas é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo , .... A graça segundo a qual os eleitos de Deus são salvou, e chamou; apesar de ter sido dado a eles em Cristo, antes que o mundo existisse, mas se escondeu no coração de Deus; em seus pensamentos, conselho e convênio; e em Jesus Cristo; e na tipos, sombras, sacrifícios, profecias e promessas do Antigo Testamento; mas agora foi manifesto na clareza, franqueza, e abundância dela pelo aparecimento de Cristo, como Salvador na natureza humana; que veio cheio de graça e de verdade, e através de quem há uma exposição abundante do que para os filhos dos homens:

 

que tem a morte abolida ; da lei do pecado e da morte, que é a causa da morte; e destruiu-lhe que tem o poder dele, o diabo; ele aboliu a morte corporal no que diz respeito ao seu povo, como um mal penal, ele tirou seu aguilhão, e removeu sua maldição, e fez dela uma bênção para eles; e ele tem totalmente, no que diz respeito a eles, aboliu a segunda morte, de modo que isso não tenha poder sobre eles, ou eles nunca ser ferido por ele; tudo o que ele fez ao morrer e ressuscitar novamente: por que ele morreu, mas ele não continuou sob o poder da morte; mas subiu novamente e triunfou sobre ela, como tendo obtido a vitória dele; e as chaves que estão na sua mão;

 

e trouxe vida e imortalidade à luz através do Evangelho . Cristo foi o primeiro que ressuscitou dentre os mortos para uma vida imortal; o caminho da vida, foi exibido pela primeira vez para ele, e trazido à luz por ele; e, embora a doutrina da ressurreição dos mortos era conhecido pelos santos do Antigo Testamento, mas não tão claramente como agora tem sido revelado no Evangelho; e no qual é tão atestada plenamente a ressurreição de Cristo, e de muitos dos santos com ele, assim como a ressurreição geral no último dia: E além disso, a vida eterna, que é o dom gratuito de Deus, estava escondido na sua finalidade, promessa e aliança, e em seu Filho Jesus Cristo, em cujas mãos ele foi colocado; e que ele trouxe à luz de uma forma mais clara do que nunca era antes; por sua aparência na natureza humana, por seu ministério pessoal, com a sua morte e ressurreição de entre os mortos, e por meio do Evangelho, como pregado por seus ministros; que dá conta da natureza dele, mostra o caminho até ele, e aponta e descreve as pessoas que gozam dele.

 

verso 11

Do qual fui constituído pregador , .... ambos desde a eternidade, segundo o conselho eo propósito de Deus, Atos 09:15 e no tempo, pela igreja em Antioquia, e os profetas em que, de acordo com a ordem expressa do Espírito Santo, Atos 13: 2 . E se alguma vez houve um pregador do Evangelho, Paulo era um; ele pregou puramente, poderosamente, publicamente, constantemente, corajosamente, e com toda a fidelidade e integridade:

 

e apóstolo ; isto é, dos gentios, como se segue, e como ele em outro lugar próprio estilos, Romanos 11:13 para ele não é executado de forma suave e fácil de conectar isso com a palavra Evangelho. Em 2 Timóteo 1: 1 , ele é chamado de apóstolo de Jesus Cristo, porque ele foi enviado por ele; e aqui o apóstolo dos gentios, pois, ele foi enviado para eles; e isto pela mesma designação, pela qual ele se tornou um pregador:

 

e um mestre dos gentios ; embora todos os apóstolos, pela sua comissão, foram enviados para ensinar todas as nações, ou os gentios nas diversas partes do mundo, assim como os judeus; ainda o apóstolo foi eminentemente um professor deles; seu trabalho principalmente leigos entre eles; o evangelho da incircuncisão, ou o ministério do Evangelho aos gentios não circuncidados, foi cometida a ele; e ele era um professor deles na fé e na verdade, como em 1 Timóteo 2: 7 . A cópia Alexandrina lê apenas ", e um professor".

 

verso 12

Para o que razão sofro também estas coisas , .... O presente prisão e títulos em que ele era agora; estes, com todas as indignidades, injúrias, angústias e perseguições, veio sobre ele, por uma questão de ele ser um pregador do Evangelho; e particularmente para ele ser um mestre dos gentios: os judeus odiavam-no, e perseguidos, porque ele pregou o Evangelho, e quanto mais porque ele pregou para os gentios, para que pudessem ser salvos; e os gentios incrédulos foram despertou contra ele, para a introdução de uma nova religião entre eles, com a destruição de sua idolatria e superstição; e os sofrimentos que ele suportou eram muitos; e ele foi nomeado para eles, bem como para o Evangelho, que ele pregou.

 

No entanto, não me envergonho ; nem do Evangelho, e as verdades e ordenanças do mesmo, para que sofreu; mas ele continuou a possuir e confessá-lo constantemente, e pregá-la com coragem; nenhuma dessas coisas o moveu a partir dele: nem dos sofrimentos que ele suportou, por causa dele; uma vez que não foram por assassinato, ou roubo, ou sedição, ou qualquer enormidade o que quer, mas por uma boa causa; por isso ele foi tão longe de ser vergonha deles, que ele teve prazer neles, e glorificava deles. Nem era vergonha de Cristo, cujo Evangelho que ele pregou, e para quem sofreu; nem de sua fé e esperança nele. Para que se segue,

 

porque eu sei em quem tenho crido . Um conhecimento espiritual de Cristo é necessário fé nele: um Cristo desconhecido não podem ser objeto de fé, apesar de um Cristo invisível, a visão do corpo, pode ser, e é. Conhecimento e fé caminham juntos: os que realmente conhecem a Cristo, acreditar nele, e quanto mais eles conhecê-lo, o mais fortemente que eles acreditam nele: tal que espiritualmente e savingly sabe Cristo, vimos as glórias de sua pessoa, eo plenitude de sua graça; e eles aprovam dele, como seu Salvador, sendo cada forma adequada para eles, e desaprova todas as outras; eles amá-lo acima de todos os outros, e com todos os seus corações; e eles colocam sua confiança nele, e confiar nele com tudo o que tem; e eles sabem quem eles confiam, o que é um Salvador capazes, dispostos, adequado e completo que ele é. Este conhecimento que temos dele, não é de si mesmos, mas do Pai, que o revela a eles, e neles; e de si mesmo, que lhes dá uma compreensão de que eles possam conhecê-lo; e do espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; e seja ele mais ou menos, é prático, e leva para o cumprimento do dever, de um princípio de amor a Cristo; e é de natureza humilhante alma e se apropria de Cristo para auto de um homem; e tem sempre algum grau de certeza nele; e, embora seja imperfeita, é progressiva; ea menos medida de que está salvando, e tem a vida eterna ligado a ele, e que a fé que o acompanha, e termina no objeto conhecido, é a graça, pela qual o homem vê Cristo nas riquezas da sua graça; vai para ele em um sentido da necessidade dele; apodera dele como um Salvador; recebe e abraça-o; compromete seu tudo a ele; confia nele com todo; inclina-se e vive em cima dele, e caminha sobre nele até que ele recebe no final da fé, mesmo a salvação eterna.

 

E estou certo de que ele é poderoso para guardar o que eu cometi até aquele dia . Por aquilo que ele havia cometido a ele se destina, e não o grande tesouro de seus trabalhos e sofrimentos de Cristo, como se ele tivesse depositados estes nas mãos de Cristo, a fim de ser trazido à luz no grande dia de conta a seu favor; pois, embora seus trabalhos e sofrimentos eram muitos, mas ele sempre atribuída a força por que ele suportou-lhes a graça de Deus; e ele sabia que não eram dignos de serem comparados, nem fez menção, com a glória que era para ser revelado nele. Em vez isso pode ser entendido das almas daqueles que ele tinha sido instrumental na conversão de, a quem havia elogiado a Cristo, na esperança de encontrá-los como sua alegria e coroa de glória outro dia; embora pareça o melhor de tudo para interpretá-lo, quer da sua vida natural, os cuidados de que ele havia cometido a Cristo, e que ele sabia que era capaz de preservar e preservaria para a utilidade até o dia designado para a sua morte; ou melhor, sua alma preciosa e imortal, e o bem-estar e salvação eterna dele; e o ato de cometer a Cristo, projeta a sua dando-se a ele, deixando-se com ele, confiando nele para a vida eterna e salvação, acreditando que ele era capaz de salvá-lo até ao fim; até o dia da morte, quando ele esperava estar com ele, que é muito melhor do que estar neste mundo; e até o dia da ressurreição, quando a alma eo corpo será glorificado com ele; e para o dia do juízo, quando a coroa da justiça será recebido de suas mãos. E o que poderia induzir o apóstolo, e assim por qualquer outro crente, para concluir a capacidade de Cristo para manter as almas daqueles que estão comprometidos com ele, são, sua deidade, ele tem toda a plenitude da Divindade, ou as perfeições divindade habitando nele; seu ser o criador e sustentador de todas as coisas; o fato de ter conseguido a grande obra de redenção e salvação, pelo seu próprio braço; sua plenitude mediadora de graça e poder; e seu ser a confiança de seu Pai, com todas as pessoas, graça e glória dos eleitos, a quem tem sido fiel. E agora a consideração de tudo isso, como se fosse um apoio ao apóstolo, sob todas as suas tribulações, e sofrimentos pelo Evangelho, e em vista da própria morte, por isso pode ser, como muitas vezes tem sido, um alívio crentes, sob todas as tristezas desta vida, e de uma perspectiva da morte e na eternidade. Philo o judeuF2fala do modo como o apóstolo aqui de παρακαταθηκη ψυχης ", o depositum da alma": embora ele não sabia onde a cometê-lo para a segurança, como o apóstolo fez, e todo verdadeiro crente faz.

 

verso 13

Conserva o modelo das sãs palavras , .... por "palavras" são destinadas, não meras palavras, mas doutrinas; para os servos do Senhor não deve contendas de palavras, que para nada aproveitam, ou ser muito tenaz deles. Na verdade, quando as palavras há muito tempo obtido, e tem sido muito útil para transmitir idéias justas de verdade para a mente, eles não estão a ser facilmente se separaram com, embora eles não são silábico expressa na Escritura, a menos que outros e melhores palavras podem ser substituídos nas suas quarto; e, especialmente, estão a ser tenazmente se firmou por, quando o design aparente por uma queda ou alterá-los é deixar de lado as verdades significados por eles; tais como trindade, unidade, essência, pessoa, justiça imputada, satisfação, & c. Mas aqui palavras projetar doutrinas, as palavras da fé e da boa doutrina, as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo; e que estão a ser dito "som", em oposição às palavras e doutrinas dos falsos mestres, que são corruptos e doentia, e são perniciosas, e comer como fazer um cancro; e porque eles são tão em si mesmos; eles não são apenas doce e agradável, mas salutar e nutritivo; eles são leite às crianças, e carne para homens fortes; eles são alimento para a fé, e nutrir-se para a vida eterna. A "forma" deles também pretende a maneira de ensiná-los, o que deve ser ele, palavras adequadas e aceitáveis, simples e fácil de ser compreendido, e não com as palavras persuasivas de sabedoria dos homens; ou um breve resumo, um compêndio de verdade do Evangelho. Era comum com judeus e cristãos para reduzir os princípios de sua religião em um compasso estreito, em um pequeno formulário ou breviário. O judeu tinha sua "forma de conhecimento e da verdade na lei", Romanos 2:20 , que era uma regra para si mesmo, e uma instrução para os outros; e uma tal forma, ou credo judaica, pode ser visto em Hebreus 6: 1 . O apóstolo Paulo dá um resumo do Evangelho, que ele pregou, e que se reduz a duas cabeças; arrependimento para com Deus ea fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Atos 20:20 e um excelente compêndio e resumo do Evangelho, e uma forma gloriosa de palavras de som, temos em Romanos 8:29 e um tal Timothy tinha ouvido falar e recebeu do apóstolo, como um "padrão" para ele seguir a pregar por, já que esta palavra significa; e como ele é processado em 1 Timóteo 1:16 . Parece haver uma alusão ao pintores, que primeiro fazem seus contornos, e tomar um rascunho antes que eles colocam em suas cores e belos traços; e que o rascunho e primeiras linhas são a regra e padrão de sua após o trabalho; e que eles nunca exceder, mas manter dentro do compasso: para que haja um conjunto de verdades do Evangelho, o que pode ser chamado de analogia ou proporção da fé, que são uma regra e padrão, como para os ouvintes a julgar por, portanto, para ministros para pregar de acordo com, 1 Timóteo 6: 3 e tal forma ou padrão era a doutrina do apóstolo a Timóteo, e que ele muito bem sabia: e esta forma inclui as doutrinas sobre a trindade de pessoas na divindade, Pai, Filho e espírito e a divindade adequada e personalidade distinta de cada um deles; relativo ao amor eterno das três pessoas para os eleitos, o pacto da graça, e as transacções em que se relacionar com eles; sua eleição pessoal e eterna em Cristo, e seus compromissos de caução para eles; o estado e condição dos homens pela queda, e através, pecado, como que o pecado de Adão é imputado a todos os seus descendentes, e uma natureza corrupta propagado a partir dele, e que o homem é totalmente impuro, e inteiramente impotente tudo o que é espiritualmente bom; como também doutrinas como preocupação redenção particular, por Cristo, a satisfação para o pecado pelo seu sacrifício, livre e pleno perdão pelo seu sangue, ea justificação pela sua justiça imputada: regeneração e santificação pela graça poderosa e eficaz do Espírito de Deus; e a perseverança final dos santos para a glória eterna, como o dom gratuito de Deus. E esta é uma forma nunca partiram, mas a ser realizada rapidamente, como Timothy é exortado; o que supõe que ele tinha, como ele teve, não só na sua cabeça, mas em seu coração; e que não havia perigo de deixá-la cair através das tentações que o rodeavam, a censura e perseguição do Evangelho estava sob, e através do engano dos falsos mestres, que estão à espreita para enganar, e aproveitar todas as oportunidades de torcer para fora de seu mãos; e, portanto, tornou-se ele, como ele teve, não só para segurá-la para trás, e publicá-lo, mas para mantê-lo rápido, em oposição a qualquer oscilando sobre ele, ou covardia na mesma, ou saída do mesmo, em qualquer grau. E o argumento para mantê-lo rápido segue,

 

que tens ouvido falar de mim ; tanto em conversa privada, e no ministério público da palavra; e que o apóstolo não teve dos homens, mas pela revelação de Cristo; e, portanto, devia ser dependia, e a ser por morada, ou realizada rápida, da maneira seguinte dirigido a:

 

na fé e no amor que há em Cristo Jesus ; no exercício da fé, e de um princípio de amor; que duas graças andam sempre juntos, e ter a Cristo, como aqui, por seu objeto: embora esta cláusula, pode ser conectado com a palavra "ouvido", eo sentido ser, quer que Timóteo tinha ouvido Paul pregar essas doutrinas de som com grande fé e fidelidade, e com muito fervor e afeição a Cristo, e as almas dos homens; ou Timothy tinha ouvido falar deles mesmo, e abraçaram-se e misturou-as com fé, e receberam-los no amor: ou pode ser lido em conexão com "a forma das sãs palavras"; a soma do que é a fé em Cristo e amor a ele; o Evangelho é a doutrina da fé; e coloca os homens em cumprir o seu dever de amor a Cristo.

 

verso 14

Que coisa boa que foi cometida a ti , .... Por que ele significa tanto o seu trabalho ministerial e escritório, que é um bom trabalho, a dispensação de que foi cometido a ele, e que tornou-se ele para observar, como a o ministério não pode ser responsabilizado; ou então não estavam a ser negligenciadas os bons e excelentes dons do Espírito, que o qualificou para a descarga do que o trabalho, e que, mas para ser agitada, exerceu e melhorado, para que não se perca, ou levou; ou melhor, o Evangelho, que foi confiado a ele, para pregar: e isso pode ser chamado de uma coisa boa, desde o autor do mesmo, que é bom, onde ele é chamado o Evangelho de Deus, e o Evangelho de Cristo; e da matéria dele, ele é composto de coisas boas vêm de Cristo, o sumo sacerdote, e que publica, como a paz, o perdão, a justiça ea salvação eterna por ele; e para o fim e uso do mesmo, sendo tanto para a glória de Deus, a magnificar as riquezas da sua graça, a exaltação de Cristo; e também é o poder de Deus na regeneração e santificação para a salvação de todo aquele que crê. E isso sendo dito ser "comprometido com" Timothy, denota a excelência dela; que é um tesouro, como, aliás, é um rico, ele contém as riquezas da graça, mesmo as insondáveis riquezas de Cristo, é mais valioso do que milhares de ouro e prata; e que é uma relação de confiança, e exige fidelidade em ministros , que são os administradores do mesmo; e que é para ser contabilizados. Portanto, muito cuidado deve ser tido em dispensar e mantê-lo:

 

manter pelo Espírito Santo . Ele deve ser mantido puro e incorrupto, livre de todas as adulterações e misturas de homens; e sãos e salvos, para que não seja arrancado das igrejas por falsos mestres. E que o apóstolo sabia, que nem Timóteo, nem qualquer outro, foram suficientes de si mesmos, para estas coisas, ele dirige à detenção de pelo Espírito Santo; que torna os homens dirigiam igrejas, dá presentes sobre eles, para encaixá-los para o seu trabalho, e leva-los em todas as verdades do Evangelho; e sob a sua influência e ensinamentos, e com a ajuda de sua graça, eles são habilitados para desempenhar a sua confiança, respeitar o Evangelho, e perseverar no ministério dele até o fim.

 

Que habita em nós ; em todos os crentes, que são os templos do Espírito Santo; e em todas as igrejas, que são construídos por ele, uma morada para Deus; e em todos os ministros da palavra, dirigir, instruir, apoio e mantê-las; e que mora com eles, e continua neles, e que para sempre, João 14:16 .

 

verso 15

Bem sabes isto, que todos os que estão na Ásia , .... Ou aqueles que se seguiu, o apóstolo da Ásia para a Roma; ou que veio dali para lá, em cima do negócio, e estavam sobre o local quando o apóstolo estava em seus maiores problemas, e ainda que todos o abandonaram e ninguém estavam com ele; ou então as igrejas e ministros na Ásia, isto é, um grande número deles; por isso não pode ser dito de cada ministro e igreja, e de todos os membros das igrejas lá, o que se segue,

 

ser afastado de mim ; tinham vergonha dele, por causa de sua cadeia, e desprezou-o sob as suas tribulações, e fê-lo na aversão e desprezo, e se rebelaram contra a sua doutrina; embora a deserção era muito geral, e as apóstolo apela a Timóteo para a verdade, como um fato bem conhecido para ele: "isso tu sabes"; Timothy estar em Éfeso, que estava na Ásia; e uma vez que não foi tão grande apostasia no país onde ele estava, as exortações acima foram muito oportuno, para manter o modelo das sãs palavras, e manter a boa coisa comprometida com ele; ver tantos foram caindo longe da verdade do Evangelho:

 

dos quais são Figelo e Hermógenes : que muito provavelmente foram ministros da palavra, e que tinha brilhou por um tempo, mas agora eram estrelas caídas do céu, tinha desviaram da fé, e foram se tornar apóstatas, e provou homens corruptos de entendimento, e enganadores do povo; e pode ser que estes eram mais abertos e infame do que alguns outros, ou pode ser mais conhecido por Timóteo, e, portanto, são particularmente mencionados. Eles são ambos disseram ter sido um dos setenta discípulos; Veja comentários sobre Lucas 10: 1 e, posteriormente, os seguidores de Simão, o Mago. O nome do primeiro deles significa um "fugitivo", e tal era ele a partir da causa de Cristo. PlínioF3faz menção de uma cidade na Ásia, chamado Phygella, a partir dos fugitivos que construíram; e este último representa nascidos de Mercúrio; houve um do nome no tempo de Tertuliano, contra quem ele escreveu.

 

verso 16

O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo , .... que parece ter sido um dos Ásia, e de Éfeso, e é uma exceção a partir da apostasia geral, ou daqueles que se afastaram do apóstolo; e, portanto, ele reza para que o Senhor mostrar misericórdia para com sua família; que daria a graça regeneradora e misericórdia para, dentre eles, eram sem ele, ou perdoando graça e misericórdia, ou a grande misericórdia da vida eterna e da salvação por Cristo; e isso, sem dúvida, foi uma oração na fé, nas promessas de Deus, e sobre casos e exemplos, em que Deus tem mostrado notavelmente misericórdia para com as famílias dos bons homens, que serviram fielmente ele, e permaneceu em seu interesse em tempos de angústia ; assim, a casa de Obede Edom foi abençoado por causa da arca, que foi cuidado por eles; as razões desta oração e bons desejos seguir:

 

por muitas vezes ele me refrescou ; ambos com suas visitas cristãos, e conversa espiritual, que ao apóstolo, no calor de sua aflição e perseguição, eram como um fã no tempo quente, arrefecimento e reviver, como a palavra significa; e também fornecendo-o com as necessidades da vida, como alimentos e vestuário, ou dinheiro para comprá-los com. Ele respondeu ao seu nome, que significa "aquele que traz lucro": ele é dito ser um dos setenta discípulos; Veja comentários sobre Lucas 10: 1 e, posteriormente, para ser bispo de Corone:

 

e não se envergonhou das minhas cadeias ; a versão Siríaca acrescenta, "com o qual estou ligado"; em que ele estava, ou pelo qual ele foi detido e conduzido por um soldado; veja Atos 28:16 . Onesíforo não tinha vergonha do apóstolo, embora ele foi amarrado com uma corrente; nem estava envergonhado da causa pela qual ele sofreu, e o apóstolo lhe propõe a Timóteo, como um exemplo digno de imitação, naqueles tempos de deserção. Veja 2 Timóteo 1: 8 .

 

verso 17

Mas quando ele estava em Roma , .... Após algum negócio ou de outra, onde o apóstolo era um prisioneiro:

 

ele procurou-me com muito cuidado , e me encontrou; porque pode haver muitas prisões em Roma, ele passou de um para outro, até que ele o encontrou; e foi um daqueles a quem Cristo dirá a seguir: "Eu estava na prisão e fostes ver-me", Mateus 25:36 ou a razão de seu indo de um lugar para outro em busca dele estava presente; o apóstolo não estava em nenhum lugar em particular de confinamento, mas tinha um alojamento onde ele foi mantido por um soldado, e que com alguma dificuldade Onesíforo descobriu: a maneira de seus títulos era este; ele teve uma longa corrente presa em uma extremidade para seu braço direito, e na outra para o braço esquerdo do soldado que o guardava, que constantemente serviram desta forma, onde quer que fosse; e é possível que desta forma ele poderia ter a liberdade de ir sobre e visitar seus amigos; e este ainda pode torná-lo mais difícil para Onesíforo para encontrá-lo.

 

verso 18

O Senhor lhe conceda que ele pode encontrar a misericórdia do Senhor naquele dia ; .... Em troca de sua busca diligente até que ele encontrou o apóstolo. Por "misericórdia", ele significa a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna; ou que coroa da justiça e glória eterna e felicidade, que será uma concessão do Senhor, ou um dom gratuito através de Jesus Cristo; o efeito de pura graça e misericórdia, e não de mérito. O apóstolo não se propõe a retribuir-lhe a si mesmo; ele sabia que estava fora de seu poder; mas ele tinha um interesse no Senhor, e ao trono da graça; e ele faz uso de que, em seu favor, e ora ao Senhor para que ele possa encontrar misericórdia dele, e o significado é tanto, que ele orou a Deus, para que ele possa encontrar misericórdia dele; ou ele orou especialmente para o Senhor Jesus Cristo para fazer o papel de um mediador para ele com o seu Pai, que ele poderia aproveitar a vida eterna por meio dele; ou ele orou a Deus, o Pai, que ele iria conceder que ele pode encontrar a misericórdia nas mãos de Jesus Cristo, seu Filho, o Juiz dos vivos e dos mortos, que, no grande e último dia, dará a coroa da justiça para todos que o amam, e sua aparência:

 

e em quantas coisas que ele servia-me em Éfeso, tu sabes muito bem : ou "melhor". Timothy estar em Éfeso, de qual cidade Onesíforo parece ter sido, e que quando o apóstolo estava lá, ele muito livremente comunicada a ele, como Timóteo, que estava com ele lá, sabia muito bem: O Apóstolo não esquecer, mas se lembra ex-gentilezas, bem como toma conhecimento de favores presentes, e que mostra uma mente grata. A frase "a mim", não está nas cópias gregas, embora seja na Vulgata Latina e em todas as versões orientais; Portanto, as palavras podem ser entendidas das coisas que Onesíforo havia ministrado a Timóteo, e para a igreja em Éfeso, e aos santos pobres de lá; que Timóteo era "melhor" familiarizado com que o apóstolo poderia ser, ele estando no local: e agora uma vez que havia tantas caído, e tão poucos que permaneceu saudável e fiel, mas um Onesíforo a todos os que estavam na Ásia; o apóstolo exorta a firmeza e constância, em uma dependência do Espírito e da graça de Deus, como se segue.

fonte www.avivamentonosul.com