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Comentário de Exôdo Exôdus of Commentary (4)
Comentário de Exôdo Exôdus of Commentary (4)

 

             Notas de CH Mackintosh no Pentateuco

                Êxodo 17 versículos 1-16

E toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim, pelas suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acamparam em Refidim; e não havia água para o povo beber. Então o povo contendeu com Moisés, dizendo: Dá-nos água para beber. E Moisés disse-lhes: Por repreender-vos comigo? Por que fazeis tentarás o Senhor "(? Êxodo 17: 1-2 ) Será que nós não saber algo do mal humilhante dos nossos próprios corações, que deve ser bastante em uma perda para explicar maravilhosa insensibilidade de Israel a toda a bondade do Senhor, fidelidade ., e atos poderosos eles tinham acabado de ver o pão que desce do céu para alimentar seiscentas mil pessoas em um deserto, e agora eles estão "prontos a pedra" Moisés, para trazê-los para o deserto para matá-los com sede Nada pode exceder o. descrença desesperada e maldade do coração humano, salvar a graça superabundar de Deus. só que a graça qualquer um pode encontrar alívio sob o crescente sentimento de sua natureza mal que circunstâncias tendem a tornar manifesto. se Israel tivesse sido transportados directamente do Egito para Canaã, eles não teria feito tais exposições tristes do que o coração humano é, e, como consequência, eles não provaram tais como exemplos admiráveis ou tipos para nós, mas seus quarenta anos de peregrinação no deserto nos fornece um volume de aviso , advertência, e instrução, frutífera além da concepção. A partir dele nós aprendemos, entre muitas outras coisas, a tendência invariável do coração a desconfiar de Deus. Qualquer coisa, em suma, para ele, mas Deus. Ele prefere apoiar-se uma teia de aranha de recursos humanos do que sobre o braço de um onipotente, onisciente Deus, infinitamente misericordioso; ea menor em nuvem é mais do que suficiente para se esconder de seu ponto de vista à luz de Sua bendita face. Bem, portanto, pode ele ser chamado de "Um coração mau e infiel" que nunca vai mostrar-se pronto para "afastar-se do Deus vivo".

É interessante notar as duas grandes questões levantadas pela incredulidade, neste e no capítulo anterior. Eles são precisamente semelhantes às que surgem, dentro e em torno de nós, todos os dias, ou seja, "o que vamos comer? Eo que vamos beber?" Nós não encontrar as pessoas que levantam a terceira questão na categoria, Com que nos vestiremos? "Mas aqui estão as perguntas do deserto," O que ! "" Onde "" Como ? "A fé tem uma breve mas a resposta abrangente para todos os três, a saber, Deus! preciosa, perfeito, responder! Oh! que o escritor eo leitor foram mais completamente familiarizado com a sua força e plenitude! Nós certamente precisa se lembrar, quando colocado em uma posição de julgamento, que "não tem nenhuma tentação tomadas nós, mas, como é comum ao homem, mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados acima do que podeis; antes com a tentação dará também o escape, (ou uma "questão" ekbasin ,) que a possais suportar. "( 1 Coríntios 10:13 ) Sempre que entrar em julgamento, podemos sentir-nos confiantes de que, com o julgamento, não é um problema, e tudo o que precisamos é de uma vontade quebrada e um único olho para vê-lo.

"E Moisés clamou ao Senhor, dizendo:?. Que hei de fazer a este povo que ser quase pronto para me apedrejar E o Senhor disse a Moisés: Passa diante do povo, e leva contigo alguns dos anciãos de Israel; e a tua vara, com que feriste o rio, toma na tua mão, e vai. Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairá água para fora do mesmo, que o povo pode beber. assim fez Moisés à vista dos anciãos de Israel. " (Ver. 4-6). Assim tudo é cumprida pela graça mais perfeito. Cada murmúrio traz um display fresco. Aqui temos o fluxo refrescante jorrando da rocha ferida - Tipo bela do Espírito dado como fruto do sacrifício consumado de Cristo. Em Êxodo 16: 1-36 temos um tipo de Cristo descer do céu para dar a vida ao mundo. Em Êxodo 17: 1-16 temos um tipo do Espírito Santo "derramou", em virtude da obra consumada de Cristo. "Eles bebiam da pedra espiritual que os seguia, e que, Rocha era Cristo." ( 1 Coríntios 10: 4 ) Mas quem poderia beber até a Rocha foi ferida? Israel poderia ter olhou naquela pedra e morreu de sede enquanto admira; mas, até ferido pela vara de Deus, poderia não produzir refresco. Este é bastante clara. O Senhor Jesus Cristo era o centro eo fundamento de conselhos de amor e misericórdia de Deus todos. Através dele todas bênção foi a fluir para o homem. Os fluxos de graça foram projetados para jorrar de "o Cordeiro de Deus"; mas então era necessário que o cordeiro deveria ser morto - que a obra da cruz deve ser um fato consumado, antes que qualquer uma dessas coisas poderia ser actualizada. Foi quando a Rocha Eterna foi fendido pela mão do Senhor, para que as comportas de amor eterno foram escancarada, e perecendo pecadores convidados pelo testemunho do Espírito Santo de "beber abundantemente," beber profundamente, beber livremente . "O dom do Espírito Santo" é o resultado do trabalho realizado do Filho na cruz. "A promessa do Pai" não pôde ser cumprida até que Cristo tomou assento à mão direita da Majestade nos céus, depois de ter feito a justiça perfeita, respondeu a todas as alegações de santidade, engrandeceu a lei e tornou honrosa, borne a ira absoluta de Deus contra o pecado, esgotado o poder da morte, e privados da sepultura de sua vitória. Ele, depois de ter feito tudo isso, "Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Agora que ele subiu-que é, senão que também desceu às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é o mesmo também que subiu muito acima de todos os céus, para que pudesse cumprir todas as coisas ". ( Efésios 4: 8-10 ).

Este é o verdadeiro fundamento da paz, bem-aventurança, e glória da Igreja, para sempre. Até a rocha foi ferida, o fluxo foi reprimida, e o homem não podia fazer nada. O lado humano poderia trazer água de uma pederneira? E assim, podemos perguntar, o que a justiça humana podia pagar um mandado para abrir as comportas do amor divino? Esta é a verdadeira maneira em que para testar a competência do homem. Ele não poderia, pelas suas ações, suas palavras, ou seus sentimentos, fornecer uma base para a missão do Espírito Santo. Deixe-o ser ou fazer o que ele pode, ele não poderia fazer isso. Mas graças a Deus, ele é feito; Cristo tenha terminado o trabalho; a verdadeira Rocha foi ferido e o fluxo refrescante emitiu diante, de modo a que almas sedentas para beber. "A água que eu lhe der", diz Cristo, "fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna." ( João 4:14 ) Mais uma vez; "No último dia, o grande dia da festa, Jesus levantou-se e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Aquele que crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior deve correrão rios de água viva E isto disse ele do Espírito que os que acreditam nele devem receber, porque o Espírito Santo ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado (.. John 7: 37-39 ; comparar, também , Atos 19: 2 )

Assim, como no maná, temos um tipo de Cristo, assim, no jorrando fluxo da rocha nós temos um tipo do Espírito Santo. "Se tivesses conhecido o dom de Deus, (isto é, Cristo) tu terias pedido dele, e ele te daria água viva,...." - Ou seja, o Espírito.

Tal, então, é o ensinamento transmitido à mente espiritual pela rocha ferida; mas o nome do lugar em que este tipo significativa foi apresentado é um memorial permanente da incredulidade do homem. "Ele chamou o nome daquele lugar Massá (ou seja, a tentação,) e Meribá, (ie, repreendendo,) por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós ou não ? " (Ver. 7) Depois de tais repetidas garantias e evidências da presença de Jeová, para levantar tal inquérito comprova a falta de fé profunda do coração humano. Isso foi? na verdade, tentando-o. Assim fizeram os judeus, no dia da presença de Cristo entre eles, buscar-lhe um sinal do céu, Ele tentadora. A fé nunca age assim; ele acredita, e goza, a presença divina, e não por um sinal, mas pelo conhecimento de si mesmo. Ele sabe que ele está lá para ser apreciado, e goza-Lo. Senhor, concede-nos um espírito mais ingênua de confiança.

O próximo ponto sugerido pelo nosso capítulo é um de especial interesse para nós. "Então veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim E disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque;. Amanhã eu vou ficar no topo da colina, com a vara de Deus estará na minha mão. " (Ver. 8, 9) O dom do Espírito Santo leva ao conflito. As repreensões de iluminação e conflito com a escuridão. Onde tudo é escuro não há luta; mas a luta muito mais fraco evidencia a presença de luz. "A carne cobiça contra o Espírito, eo Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, de modo que não deve fazer as coisas que quereis." ( Gálatas 5:17 ) Assim, é no capítulo antes de nós; Nós temos a rocha ferida ea água fluindo, e imediatamente, lemos: "Então veio Amaleque e pelejou contra Israel."

Esta é a primeira vez que Israel são vistas em conflito com um inimigo externo. Até este ponto, o Senhor tinha lutado por eles, como lemos em Êxodo 14: 1-31 . "O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis." Mas agora a palavra é: "Escolhe-nos homens ." É verdade que Deus deve lutar agora em Israel, como, antes, Ele tinha lutado por eles. Esta marca a diferença de, como com o tipo; e quanto ao protótipo, sabemos que há uma imensa diferença entre as batalhas de Cristo para nós, e as batalhas do Espírito Santo em nós. O primeiro, bendito seja Deus, estão por toda parte, a vitória adquirida, e uma gloriosa e uma paz eterna garantido. Este último, pelo contrário, ainda estão em andamento.

Faraó e os amalequitas representam duas forças ou influências diferentes; Faraó representa o obstáculo para a libertação de Israel do Egito; Amalek representa o obstáculo para a sua caminhada com Deus através do deserto. Faraó usou as coisas do Egito para manter Israel de servir ao Senhor; Ele, portanto, prefigura Satanás, que usa o "presente século mau" contra o povo de Deus. Amaleque, por outro lado, está diante de nós como o tipo de carne. Ele era neto de Esaú, que preferiu um prato de lentilhas ao direito de primogenitura. (Veja Gênesis 36:12 ) Ele foi o primeiro que se opôs Israel, depois de seu batismo "na nuvem e no mar." Estes fatos servem para corrigir seu personagem com grande distinção; e, para além destas, sabemos que Saul foi posta de lado a partir do reino de Israel, em consequência de sua falta de destruir Amalek. ( 1 Samuel 15: 1-35 ) E, ainda mais, descobrimos que Haman é o último dos amalequitas dos quais encontramos qualquer aviso nas escrituras. Ele foi enforcado em uma forca, em consequência de sua tentativa mal contra a descendência de Israel. (Veja Esther) n amalequita poderia obter entrada para a congregação do Senhor. E finalmente. no capítulo agora diante de nós, o Senhor declara guerra perpétua contra Amaleque.

Todas estas circunstâncias pode ser considerado como fornecendo evidência conclusiva de que o facto Amaleque é um tipo de carne. A conexão entre seu conflito com Israel e a água que flui para fora da rocha é mais marcante e instrutivo, e de acordo integral com o conflito do crente com sua natureza má, que o conflito é, como sabemos, na sequência ele ter a nova natureza, e do Espírito Santo habitando nele. O conflito de Israel começou quando eles estavam no poder cheio de redenção, e tinha provado "que a carne espiritual e beberam da pedra espiritual." Até que encontraram os amalequitas, eles não tinham nada para fazer. Eles não lidar com o Faraó. Eles não quebrar o poder do Egito, nem tirar pedaços as correntes da sua escravidão. Eles não dividir o mar ou submergir anfitriões do faraó sob suas ondas. Eles não derrubou o pão do céu, ou desenhar sair água da pederneira. Eles não tinham feito, nem que eles poderiam fazer, qualquer uma dessas coisas; mas agora eles são chamados a lutar contra Amaleque. Todo o conflito anterior tinha sido entre Jeová eo inimigo. Eles tinham, mas para "ficar parado" e contemplar os poderosos triunfos do braço estendido de Jeová e desfrutar os frutos da vitória. O Senhor tinha lutado

para eles; mas agora Ele luta em ou por eles.

Assim é também com a Igreja de Deus. As vitórias em que sua paz e bem-aventurança eterna são fundadas foram obtidas, com uma só mão, por Cristo para ela. Ele estava sozinho na cruz, sozinho no túmulo. A Igreja teve que ficar de lado, pois como ela poderia estar lá? Como ela poderia derrotar Satanás, suportar a ira de Deus, ou a morte roubar o seu aguilhão? Impossível. Essas coisas estava muito além do alcance dos pecadores, mas não fora do alcance daquele que veio para salvá-los, e que só foi capaz de suportar sobre os seus ombros o peso pesado de todos os seus pecados, e rolar a carga afastado para sempre, por seu sacrifício infinito, para que Deus o Espírito Santo, que procede de Deus Pai, em virtude da expiação perfeita de Deus Filho, pode levar até a sua residência na Igreja coletivamente, e em cada um dos seus membros individualmente.

Agora é quando o Espírito Santo retoma, portanto, Sua morada em nós, na sequência da morte e ressurreição de Cristo, que o nosso conflito começa. Cristo lutou por nós; o Espírito Santo luta em nós. O próprio fato de nossa desfrutar deste primeiro despojo rica da vitória, nos coloca em conflito direto com o inimigo. Mas o conforto é que somos vencedores ere entramos no campo de conflito em tudo. O crente abordagens para a batalha cantando "Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo." ( 1 Coríntios 15:57 ) Não, portanto, a luta incerta ou como aqueles que bateu o ar, ao mesmo tempo que procuramos manter sob o corpo e trazê-lo em sujeição. ( 1 Coríntios 9: 26-27 ). "Nós somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou ( Romanos 8:37 ). A graça na qual estamos firmes torna a carne totalmente vazio de poder para dominar sobre nós (Ver Romanos 6 : 1-23 . passim) Se a lei é "a força do pecado," a graça é a fraqueza dos mesmos o primeiro dá poder pecado sobre nós, este último nos dá poder sobre o pecado..

"E disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o topo da colina, com a vara de Deus estará na minha mão fez Josué como Moisés lhe disse:. e pelejou contra Amaleque; e Moisés, Arão e Hur subiram ao topo da colina e sucedeu que, quando Moisés levantava a mão, prevalecia Israel. e quando ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque Mas. as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra ea puseram debaixo dele, e ele sentou-se nela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado eo outro do outro lado; e suas mãos estavam firmes até o pôr do sol. e Josué prostrou a Amaleque ea seu povo, ao fio da espada ". (Versículos 9-13)

Temos, aqui, duas coisas distintas, a saber, o conflito e intercessão. Cristo está em alta para nós, enquanto o Espírito Santo exerce sobre a poderosa luta em nós. As duas coisas andam juntas. É quando entramos, pela fé, na Prevalência da intercessão de Cristo em nosso favor, para que fazer a cabeça contra a nossa natureza maligna. Alguns há que procuram ignorar o fato de conflito do cristão com a carne. Eles olham para a regeneração como uma mudança total ou a renovação da velha natureza. Mediante este princípio, seria, necessariamente, seguir que o crente não tem nada a lutar com. Se minha natureza é renovada, o que eu tenho que lidar com? Nada. Não há nada dentro, na medida em que a minha velha natureza é feita nova; e nada sem pode me afetar, na medida em que não há resposta de dentro. O mundo não tem encantos para aquele cuja carne é totalmente alterada; e Satanás não tem nada por ou sobre a qual agir. Para todos os que mantêm uma tal teoria, pode-se dizer que eles parecem esquecer o lugar que Amalek ocupa na história do povo de Deus. Se Israel tivesse concebido a ideia de que, quando os hosts do Faraó foram embora, o conflito estava no fim, eles teriam sido, infelizmente, colocar sobre quando Amalek veio sobre eles. O fato é que a deles só então começou. Assim é com o crente, para "todas estas coisas aconteceram a Israel, como exemplos, e estão escritas para aviso nosso," ( 1 Coríntios 10:11 ) Mas não poderia haver "tipo," não "ensample," nenhuma admoestação "in" essas coisas ", para aquele cuja natureza velha é feita nova. na verdade, tal pessoa possa ter, mas pouca necessidade de qualquer dessas disposições de graça que Deus fez em Seu reino para aqueles que são os sujeitos dos mesmos.

Estamos ensinado claramente na Palavra que o crente transporta cerca com ele o que responde a Amaleque, isto é, "a carne" - "o velho" - "a mente carnal." ( Romanos 6: 6 ; Romanos 8: 7 ; Gálatas 5:17 ) Agora, se o cristão, ao perceber o despertar de sua natureza má, começa a duvidar de ele ser um cristão, ele não só irá tornar-se extremamente infeliz, mas também privar-se de sua posição vantajosa contra o inimigo. A carne existe no crente e vai estar lá para o final do capítulo. O Espírito Santo reconhece-lo totalmente como existente, como podemos ver facilmente, a partir de várias partes do Novo Testamento. Em Romanos 6: 1-23 lemos: "Não permitam que o pecado, portanto, reine em vosso corpo mortal." Tal preceito seria totalmente desnecessário se a carne não foram existente no crente. Seria fora do personagem para nos dizer para não deixar o pecado reinar, se não fosse, na verdade, que habita em nós. Há uma grande diferença entre habitação e reinando. Ele habita no crente, mas reina em um descrente.

No entanto, ainda que habita em nós, temos, graças a Deus, um princípio de poder sobre ele. "O pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça." A graça que, pelo sangue da cruz, pôs de lado o pecado, nos garante a vitória, e nos dá poder presente sobre o seu princípio habitação.

Nós morremos para o pecado, e, portanto, não tem direito sobre nós. "Aquele que morreu está justificado do pecado." "Sabendo isto, que o nosso velho homem foi crucificado em conjunto, que o corpo do pecado seja desfeito, para que não devemos servir pecado". ( Romanos 6: 6 ) "E Joshua Amaleque ea seu povo, ao fio da espada." Tudo foi a vitória; e bandeira de Jeová flutuava sobre o exército triunfante, com a inscrição doce e sustentar-coração, "Jeová-Nissi" (o Senhor meu banner). A garantia da vitória deve ser tão completa quanto o sentido do perdão, vendo ambas são igualmente fundada sobre o grande fato de que Jesus morreu e ressuscitou. É no poder deste que o crente desfruta de uma consciência purificada e subjuga. o pecado que habita. A morte de Cristo, tendo respondido a todas as reivindicações de Deus em referência a nossos pecados, Sua ressurreição se torna a fonte de poder, em todos os detalhes do conflito, depois. Ele morreu por nós, e agora Ele vive em nós. O ex-dá-nos a paz, este último nos dá poder.

É edificante para observar o contraste entre Moisés no monte e Cristo no trono. As mãos de nosso grande Intercessor nunca pode cair para baixo. Sua intercessão não flutua. "Ele sempre vive para fazer intercessão por nós." ( Hebreus 7: 1-28 ) Sua intercessão é incessante e todos prevalecente. Tendo tomado o seu lugar no alto, no poder da justiça divina, Ele age por nós, de acordo com o que Ele é, e de acordo com a perfeição infinita de que Ele tem feito. Suas mãos nunca pode pendurar para baixo, nem Ele pode precisar de qualquer um para segurá-los. Sua defesa perfeita é fundada sobre o seu sacrifício perfeito. Ele apresenta-nos diante de Deus, e vestidos de suas próprias perfeições, de modo que embora possamos sempre tem que manter nossos rostos no pó no sentido do que somos, mas o Espírito só pode testemunhar para nós do que Ele é diante de Deus para nós e do que somos em Elim "" Nós não estamos na carne, mas no Espírito. "(. Romanos 8: 1-39 ) estamos no corpo, quanto ao fato de nossa condição, mas não estamos em a carne, . como ao princípio da nossa posição Além disso, a carne está em nós, embora nós estamos mortos para isso, mas não estamos na carne, porque estamos vivos com Cristo.

Podemos observação complementar, neste capítulo, que Moisés tinha a vara de Deus com ele no monte - a vara com a qual feriu a rocha. Esta vara foi a expressão ou símbolo do poder de Deus, que é visto tanto na expiação e intercessão. Quando a obra de expiação foi realizada, Cristo tomou o seu lugar no céu, e enviou o Espírito Santo para ocupar Sua morada na Igreja; de modo que há uma conexão inseparável entre a obra de Cristo e da obra do Espírito. Existe a aplicação do poder de Deus em cada um.

 

 

                     Notas de CH Mackintosh no Pentateuco

                                 Êxodo 18 versículos 1-27

Nós aqui chegam no final de uma divisão muito marcada do livro de Êxodo. Temos visto a Deus, no exercício da sua graça perfeita, visitando e redimir o seu povo; tirando-os da terra do Egito; entregá-los, em primeiro lugar, da mão de Faraó, e em seguida, do lado dos amalequitas. Além disso, vimos, no maná, um tipo de Cristo que desceu do céu; na rocha, um tipo de Cristo ferido para o seu povo; e no fluxo jorrando, um tipo do Espírito dado. Depois segue-se, de forma impressionante e bonito, uma imagem da glória futura, divididas em seus três departamentos grandes, ou seja, o judeu, o gentio, ea Igreja de Deus.

"Durante o período de Moisés rejeição por seus irmãos, ele foi desmontado e apresentado com uma noiva - o companheiro da sua rejeição Fomos levados a ver, na abertura deste livro, o personagem de Moisés. 'Relacionamento com esta noiva. . ele era "um marido pelo sangue" para ela Este é precisamente o que Cristo é para a Igreja sua conexão com ele é fundada sobre a morte e ressurreição;. e ela é chamada a comunhão com seus sofrimentos é, como se sabe, durante o período de incredulidade de Israel e da rejeição de Cristo, que a Igreja é chamada para fora, e quando a Igreja está completa, de acordo com os desígnios divinos, quando a "plenitude dos gentios chegarem," Israel será novamente posta em aviso prévio.

Assim foi com Zípora e Israel de idade. Moisés tinha enviado suas costas, durante o período de sua missão a Israel; e quando esta última nascessem como um povo totalmente entregues, lemos que "Jethro, Moisés sogro, tomou a Zípora, Moisés esposa, depois que ele lha enviara, e seus dois filhos, dos quais o nome de um era Gérson; porque disse: Eu fui peregrino em terra estranha e o nome do outro era Eliézer, pois o Deus de meus pais, disse que foi minha ajuda, e me livrou da espada de Faraó . e Jetro, Moisés pai-de-lei, veio com seus filhos e sua esposa a Moisés, no deserto onde se tinha acampado, junto ao monte de Deus. e ele disse a Moisés: Eu, teu pai-de-lei, Jethro, ., venho a ti, com tua mulher e seus dois filhos com ela e saiu Moisés ao encontro de seu pai-de-lei, e se prostrou, e beijou-o, e perguntaram um ao outro de seu bem-estar; e eles vieram para o tenda. e Moisés contou a seu pai. de-lei tudo o que o Senhor tinha feito a Faraó e aos egípcios por amor de Israel, e todo o trabalho que lhes sobreviera no caminho, e como o Senhor os livrara. E alegrou-se Jetro por todo o bem que o Senhor tinha feito a Israel, a quem ele livrou da mão dos egípcios. E disse: Bendito seja o Senhor, que vos livrou da mão dos egípcios e da mão de Faraó; que livrou o povo de debaixo da mão dos egípcios. Agora eu sei que o Senhor é maior que todos os deuses; porque na coisa em que eles se houveram soberbamente ele estava acima deles. E Jethro Moisés pai-de-lei, tomou holocausto e sacrifícios para Deus; e veio Arão, e todos. os anciãos de Israel, para comerem pão com Moisés 'pai-de-lei diante de Deus "(. Êxodo 18: 2-12 )

Esta é uma cena profundamente interessante. Toda a congregação reunida, em triunfo diante do Senhor - a apresentação de sacrifício Gentile - e, além disso, para completar o quadro, a noiva do libertador, juntamente com os filhos que Deus lhe havia dado, são todos introduzidos. É, em suma, um prenúncio singularmente impressionante do reino vindouro. "O Senhor dará graça e glória." Já vimos, no que viajaram mais deste livro, muito dos atos de "graça"; e aqui temos, Do lápis do Espírito Santo, uma imagem bela de "glória" - uma imagem que deve ser considerado como particularmente importante, como exibindo os variados campos em que essa glória se manifestam.

"O judeu, o gentio, ea Igreja de Deus" são distinções bíblicas que nunca pode ser negligenciado sem estragar essa gama perfeita de verdade que Deus revelou em Sua santa Palavra. Eles têm existido desde o mistério da Igreja foi totalmente desenvolvido pelo ministério do Apóstolo Paulo, e eles existem em toda a era milenar. Assim, cada estudante espiritual da Escritura vai dar-lhes o devido lugar em sua mente.

O apóstolo expressa nos ensina, em sua Epístola aos Efésios, que o mistério da Igreja não tinha sido dado a conhecer, em outras gerações, para os filhos dos homens, como foi revelado a ele. Mas, embora não revelada diretamente, ele havia sido prefigurado, de uma forma ou de outra; como, por exemplo, no casamento de José com um egípcio, e no casamento de Moisés com um etíope. O tipo ou sombra de uma verdade é uma coisa muito diferente de uma revelação direta e positiva dele. O grande mistério da Igreja não foi revelado até que Cristo, na glória celeste, revelou a Saulo de Tarso. Assim, todos os que olham para o pleno desdobramento deste mistério na lei, os profetas, ou os salmos, vão encontrar-se envolvidas em trabalho inteligente. Quando, porém, eles acham que é claramente revelado na Epístola aos Efésios, eles serão capazes, com interesse e proveito, para traçar a sua prefiguração na Escritura do Antigo Testamento.

Assim, temos, na abertura do nosso capítulo, uma cena milenar. Todos os campos de glória estão abertos na visão diante de nós. " O Judeu " permaneceu como o grande testemunho terrena da fidelidade de Jeová, Sua misericórdia e Seu poder. Isto é o que o judeu tem estado em eras passadas, é o que ele é agora, e que ele será, mundo sem fim. "O gentio", diz, no livro do relacionamento de Deus com o judeu, suas lições mais profundas. Ele traça a maravilhosa história de que as pessoas peculiares e elegem - "um povo terrível desde o seu princípio." Ele vê tronos e impérios derrubados - nações abaladas ao seu centro-cada um e tudo obrigado a ceder, a fim de estabelecer a supremacia do que as pessoas a quem o Senhor estabeleceu o Seu amor. "Agora eu sei", diz ele, "que o Senhor é maior que todos os deuses:. Porque na coisa em que eles se houveram soberbamente, ele estava acima deles" (Ver. 11) Tal é a confissão do "gentio", quando a página maravilhosa da história judaica encontra-se aberto à sua frente.

Por último, "A Igreja de Deus coletivamente, como prefigurado por Zípora, e os seus membros individualmente, como visto em filhos de Zípora, são apresentados como ocupando o relacionamento mais íntimo com o libertador. Tudo isso é perfeito em seu caminho. Nós pode ser solicitado . para as nossas provas A resposta é, "falo como a sábios; julgais que eu digo "Nós nunca pode construir uma doutrina sobre um tipo;. mas quando uma doutrina é revelada um tipo dos mesmos, podem ser discernidos com precisão e estudou com lucro Em todos os casos, uma mente espiritual é essencialmente necessário, quer para entender. a doutrina ou discernir o tipo "o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura:. não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente". ( 1 Coríntios 2:14 )

Do versículo 13 até o final do nosso capítulo, temos a designação dos governantes, que eram para ajudar Moisés na gestão dos assuntos da congregação. Esta foi a sugestão de Jetro, que temia que Moisés iria "desgastar" em consequência de seus trabalhos. Em conexão com isso, pode ser rentável para olhar para a designação dos setenta anciãos em Números 11: 1-35 . Aqui encontramos o espírito de Moisés esmagado sob a responsabilidade pesada que recaiu sobre ele, e ele dá expressão a angústia do seu coração nos seguintes acentos. "E Moisés disse ao Senhor: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei graça aos teus olhos, pois que puseste o peso de todo este povo sobre mim? Eu já concebeu todo este povo? Eu o concebi-lhes que tu deves me dizem: Leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança de peito, para a terra que juraste a seus pais..... Eu não sou capaz de suportar todo este povo, porque é muito pesado . para mim e se assim fazes comigo, mata-me, peço-te, do lado, se tenho achado graça aos teus olhos; e não me deixes ver o meu mal ". ( Números 11: 11-15 )

Em tudo isto, vemos Moisés, evidentemente, de se aposentar a partir de um posto de honra. Se Deus fosse o prazer de fazê-lo o único instrumento na gestão da montagem, foi apenas muito mais dignidade e privilégio conferido a ele. É verdade que a responsabilidade era imenso; mas a fé possuiria que Deus era amplamente suficiente para isso. Aqui, porém, o coração de Moisés falhou com ele (abençoado servo como ele era), e ele diz: "Eu não sou capaz de suportar todo esse povo sozinho , porque é muito pesado para mim ." Mas ele não foi convidado para suportá-los sozinho; porque Deus estava com ele. Eles não eram demasiado pesado para Deus. Foi Ele que estava levando-os; Moisés era apenas o instrumento. Ele poderia muito bem ter falado de sua vara como suportando as pessoas; para o que era ele, mas um mero instrumento nas mãos de Deus, como a vara estava no seu? É aqui os servos de Cristo constantemente falham; e o fracasso é ainda mais perigoso porque usa a aparência de humildade. Parece que a desconfiança de uns auto e humildade profunda do espírito, a encolher a partir pesada responsabilidade; mas todos nós precisamos de perguntar é, que Deus impôs essa responsabilidade? Se assim for, ele será seguramente comigo em sustentá-lo; e tê-lo comigo, eu posso sustentar qualquer coisa. Com ele, o peso de uma montanha não é nada; sem Ele, o peso de uma pena é esmagadora. É uma coisa totalmente diferente se um homem, na vaidade da sua mente, empurrou-se para frente e tomar um fardo sobre os seus ombros, que Deus nunca teve a intenção dele de suportar, e, portanto, não lhe caía de suportá-lo; podemos então, certamente, esperava vê-lo esmagado sob o peso; mas se Deus coloca-o em cima dele, ele vai qualificar e fortalecer-lo para levá-lo.

Nunca é o fruto de humildade para se afastar um post divinamente designada. Pelo contrário, a mais profunda humildade vai expressar-se, permanecendo lá em simples dependência de Deus. É uma evidência certa de ser ocupava cerca de auto quando encolher de serviço em razão da incapacidade. Deus não nos chama para serviço em razão da nossa capacidade, mas de Sua própria; Assim, a menos que eu estou cheio de pensamentos sobre mim mesmo, ou com desconfiança positiva Dele, eu não precisam abrir mão de qualquer posição de serviço ou de testemunho por causa das pesadas responsabilidades que lhes são inerentes. todo o poder pertence a Deus, e isso é exatamente o mesmo se esse poder age através de um agente ou através de setenta; o poder ainda é o mesmo: mas se um agente se recusam a dignidade, só é tanto pior para ele. Deus não vai forçar as pessoas a permanecer em um lugar de honra, se eles não podem confiar nele para sustentá-los lá. A forma encontra-se sempre aberta para eles para descer de sua dignidade, e afundar-se no lugar onde a incredulidade de base é a certeza de nos colocar.

Assim foi com Moisés. Ele queixou-se da carga, ea carga foi rapidamente removido; mas com ele a alta honra de serem autorizados a realizá-lo. "E o Senhor disse a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem os anciãos do povo, e seus oficiais; e trazê-los à tenda da congregação, para que estejam ali com . ti e eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, eo porei sobre eles; e eles levarão a carga do povo contigo, para que tu não te sozinho." ( Números 11: 16-17 ) não havia força fresco introduzido. Era o mesmo Espírito, seja em um ou em setenta anos. Não havia mais valor ou virtude na carne de setenta homens do que na carne de um homem. "É o Espírito que vivifica, a carne para nada aproveita". ( João 6:63 ) Não havia nada, em termos de poder, adquirida; mas um grande negócio, no caminho da dignidade, perdida para este movimento por parte de Moisés.

No após parte de Números 11: 1-35 encontramos Moisés dar expressão a toques de incredulidade, que chamou diante do Senhor de uma repreensão severa. "É a mão do Senhor encurtada? Agora verás se a minha palavra se cumprirá a ti ou não." Se o meu leitor vai comparar Números 11: 1-35 ; Números 12: 1-16 ; Números 13: 1-33 ; Números 14: 1-45 ; Números 15: 1-41 com Números 21: 1-35 ; Números 22: 1-41 , ele vai ver uma conexão marcada e solene. O homem que encolhe de responsabilidade, no chão de sua própria debilidade, está em grande perigo de pôr em causa a plenitude e suficiência dos recursos de Deus. Esta cena inteira ensina uma lição mais valiosa para cada servo de Cristo, que podem ser tentados a sentir-se sozinho ou sobrecarregados em seu trabalho. Deixe um tal tenha em mente que, quando o Espírito Santo está trabalhando, um instrumento é tão bom e tão eficiente quanto setenta; e onde Ele não está funcionando setenta não têm mais valor do que um. Tudo depende da energia do Espírito Santo. Com Ele, um homem pode fazer tudo, suportar tudo, sustentar todos. Sem ele, setenta homens não podem fazer nada. Deixe o servo só lembre-se, para o conforto e encorajamento do seu coração afundando, que, desde que tenha a presença eo poder do Espírito Santo com ele, ele não precisa se queixam de sua carga, nem suspirar por uma divisão de trabalho. Se Deus honrar um homem, dando-lhe uma grande quantidade de trabalho a fazer, regozije-se nele e não murmurar; pois se ele murmurar, ele pode muito rapidamente perder sua honra. Deus é, sem qualquer perda de instrumentos. Ele poderia, das pedras, suscitar filhos a Abraão; e Ele pode levantar-se, a partir da mesma, os agentes necessários para levar avante Sua obra gloriosa.

Oh! para um coração para servi-Lo! Um paciente, humilde,, coração dedicado auto-esvaziado! Um coração pronto para servir na empresa, pronto para servir sozinho, um coração tão cheio de amor a Cristo que ele vai encontrar a sua alegria - a sua maior alegria - ao serviço Dele, deixe a esfera ou caráter de serviço seja o que for. Este seguramente é a necessidade especial do dia em que a sorte está lançada. Que o Espírito Santo suscita a nossos corações para um sentido mais profundo da preciosidade superior do nome de Jesus, e nos permitem produzir uma mais ampla, mais clara resposta, mais inequívoca para o imutável amor de Seu coração!

 

 

 

                  Notas de CH Mackintosh no Pentateuco

                                Êxodo 19 versículos 1-25

Chegamos agora a um ponto mais importante na história de Israel. Somos chamados a contemplá-los ao pé da "montagem que pode ser tocado, e que queimou com o fogo." A cena milenar feira que abriu diante de nós no capítulo anterior já passou. Foi apenas um breve momento de sol em que uma imagem muito vívida do reino foi concedida; mas o sol foi rapidamente seguido pelas nuvens pesadas que se reuniram em torno de que "palpável montagem", onde Israel, num espírito de legalidade escuro e sem sentido, abandonado pacto de pura graça de Jeová para aliança do homem das obras. movimento desastroso! Um movimento repletas com os resultados mais desanimadores. Até agora, como vimos, nenhum inimigo poderia estar diante de Israel - nenhum obstáculo se lhe permitiu interromper a sua marcha e vitorioso. anfitriões do Faraó foram derrubados - Amaleque ea seu povo foram desconcertado com o fio da espada - tudo foi a vitória, porque Deus estava agindo em nome do seu povo, em cumprimento de Sua promessa a Abraão, Isaac e Jacob.

Nos versículos iniciais do capítulo temos diante de nós, o Senhor recapitula seus atos em relação a Israel na seguinte linguagem comovente e bonita: "Assim dirás à casa de Jacob, e dizer aos filhos de Israel:. Vós tendes visto o que eu . fiz aos egípcios, e como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis um tesouro peculiar a mim acima de todas as pessoas: porque toda a terra é minha. e vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa ". (Ver. 3-6) Observe, é " a minha voz" e " a minha aliança." Qual foi a pronunciação de que "a voz?" eo que fez isso "aliança" envolve? Tinha a voz de Jeová fez-se ouvir com a finalidade de estabelecer as regras e regulamentos de um legislador severo e inflexível? De maneira nenhuma. Ele tinha falado para exigir liberdade para o cativeiro fornecer um refúgio contra a espada do destruidor - para fazer um caminho para os resgatados passar por cima - para derrubar o pão do céu, para chamar a sair água da pederneira. Tais foram as declarações gracioso e inteligíveis de Jeová "voz", até o momento em que "Israel acampados em frente do monte."

E quanto à Sua "pacto", que foi um dos graça sem mistura. Ele propôs nenhuma condição - que não fazia exigências - é colocar o jugo sobre o pescoço - sem carga sobre o ombro. Quando "o Deus da glória apareceu a Abraão," em Ur dos Caldeus, Ele certamente não se dirigem a ele em palavras como, "hás de fazer isso", e "tu não fazer isso." Ah! não; tal linguagem não era segundo o coração de Deus. Lhe convém muito melhor para colocar "uma mitra limpa" sobre a cabeça do pecador, do que "colocar um jugo sobre o pescoço." Sua palavra para que Abraão existisse, "Eu te darei." A terra de Canaã não era para ser comprado por ações do homem, mas a ser dada pela graça de Deus. Assim, ele estava; e, na abertura do livro de Êxodo, vemos Deus descendo na graça de fazer bom sua promessa de descendência de Abraão. A condição em que Ele descobriu que as sementes não fez diferença, na medida em que o sangue do cordeiro forneceu-lhe um terreno perfeitamente justo em que para fazer bom Sua promessa. Ele evidentemente não tinha prometido a terra de Canaã a descendência de Abraão na terra dos deveria que previu neles, por isso teria destruído totalmente a verdadeira natureza de uma promessa. Ele teria feito um compacto e não uma promessa; "mas Deus deu a Abraão pela promessa", e não por compacto. (Leia Gálatas 3: 1-29 )

Assim, no início deste capítulo 19, os povos são lembrados da graça, na qual o Senhor tinha até então lidado com eles; e eles também têm a garantia de que eles ainda devem ser, desde que continuou a dar ouvidos a da misericórdia divina "voz", e para permanecer na "aliança" da graça livre e absoluto. "Sereis um tesouro peculiar a mim acima de todas as pessoas." Como poderiam ser isso? Foi por tropeço até a escada de justiça própria e do legalismo? Eles seriam "um tesouro peculiar" quando atingido por maldições de uma lei quebrada - uma lei que tinha quebrado antes mesmo de recebê-lo? Certamente não. Como, então, eles estavam a ser este "tesouro peculiar?" Por estar nessa posição em que o Senhor observou-os quando Ele obrigou o profeta avarento a exclamar: "Que boas são as tuas tendas, 0 Jacob, e os teus tabernáculos, ó Israel! Como vales, elas se estendem, como jardins à beira dos rios , como árvores de aloés que o Senhor plantou, como cedros junto às águas. Ele deve derramar a água fora de seus baldes, e sua semente estará em muitas águas, e seu rei se mais do que Agague, e o seu reino será exaltado Deus o tirou do Egito;. ele tem como se fosse a força de um unicórnio ". ( Números 24: 5-8 )

No entanto, Israel não estava disposto a ocupar esta posição abençoada. Em vez de alegria em Deus "promessa sagrada", que se comprometeu a efetuar o voto mais presunçoso que os lábios mortais pudesse pronunciar. "Todo o povo respondeu a uma voz, " Tudo o que o Senhor tem, falado, faremos. " ( Êxodo 19: 8 ). Esta foi a linguagem ousada Eles nem sequer dizer:" nós esperamos fazer "ou" vamos esforçar-se por fazer. "isso teria expressado uma medida de auto-desconfiança Mas não;. tomaram o terreno mais absoluta." Nós faremos "Nem era essa a linguagem de alguns vãos, espíritos auto-confiante, que presume-se único. .-se para fora de toda a congregação Não, " todas as pessoas responderam juntos ." Eles foram unânimes no abandono da promessa sagrada "- a" santa aliança ".

E agora, observe o resultado. No momento em que Israel expressou seu "voto singular," no momento em que se comprometeu a "fazer", houve uma alteração total no aspecto das coisas. "E o Senhor disse a Moisés: Eis que eu virei a ti em uma nuvem espessa ..... E te limites estabelecidos para com o povo, em redor, dizendo: Guardai-vos, para que não suba ao monte ou toque no termo; todo aquele que tocar o monte, certamente será morto ". Esta foi uma mudança muito acentuada; Aquele que tinha acabado de dizer, "Eu levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim," agora envelopes-se "em uma nuvem espessa", e diz, "definir limites ao povo em redor." Os doces acentos de graça e misericórdia são trocados para os "trovões e relâmpagos" do monte de fogo. O homem tinha presumido para falar de seus miseráveis feitos na presença de magnífica graça de Deus. Israel havia dito, "nós faremos", e eles devem ser colocados a uma distância de modo que ele pode ser totalmente visto o que eles são capazes de fazer. Deus toma o lugar da distância moral; e as pessoas são, mas muito bem disposto para tê-lo assim, pois eles são preenchidos com temor e tremor; E não é maravilha, porque a visão era "terrível" - "tão terrível que Moisés disse: Estou todo aterrorizado e trêmulo." Quem poderia suportar a visão de que "fogo devorador", que era a expressão apt da santidade divina? "O Senhor veio do Sinai, e lhes subiu de Seir; resplandeceu desde o Paran, e veio com dez milhares de santos;. De sua mão direita havia uma lei para eles o fogo" ( Deuteronômio 33: 2 ) O termo "ardente", como aplicado a lei, é expressivo de sua santidade: "O nosso Deus é um fogo consumidor", - perfeitamente intolerante do mal, em pensamento, palavra e ação.

Assim, então, Israel cometeu um erro fatal ao dizer, "vamos fazer." Ele estava tomando sobre si uma promessa que eles não foram capazes, mesmo eles estavam dispostos, para pagar; e nós sabemos que disse: "melhor que tu não devias votes do que tu voto shouldest e não pagar." É da própria essência de um voto que ele assume a competência para cumprir; e onde é competência do homem? Assim pode um falido desenhar um cheque no banco, como um pecador impotente fazer um voto. Um homem que faz um voto, nega a verdade, quanto à sua natureza e condição. Ele está em ruínas, o que ele pode fazer? Ele é totalmente sem força, e não pode nem vai nem fazer nada bom. Será que Israel mantenha sua promessa Será que eles fazem "tudo o que o Senhor ordenou?" Testemunhar o bezerro de ouro, as mesas quebradas, o sábado profanado, as ordenanças desprezados e negligenciados, os mensageiros apedrejado, o Cristo rejeitado e crucificado, o Espírito resistiu. Tais são as evidências esmagadoras de mans votos desonrado. Assim, deve ele nunca ser quando a humanidade caída compromete-se a voto.

leitor cristão, não te alegrar no fato de que sua salvação eterna repousa não um seus pobres votos sombrias e resoluções, mas em "um oferecimento de Jesus Cristo, uma vez?" Oh, sim, "esta é a nossa alegria, que nunca podem falhar." Cristo tomou todos os nossos votos sobre Si, e gloriosamente descarregada deles para sempre. Sua ressurreição da vida flui através de seus membros e produz neles resultados que os votos judiciais e reclamações legais nunca poderia efeito. Ele é a nossa vida, e Ele é a nossa justiça. Que o seu nome seja preciosa aos nossos corações. Que a sua causa nunca comandar as nossas energias. Que seja a nossa carne e nossa bebida para gastar e ser gasto em Sua querida serviço.

Não posso encerrar este capítulo sem notar, a propósito, uma passagem no livro de Deuteronômio, que pode apresentar uma dificuldade para algumas mentes. Ele tem referência direta ao assunto sobre o qual temos vindo a habitação. "E o Senhor ouviu a voz das vossas palavras, quando me falastes, eo Senhor me disse: Eu ouvi a voz das palavras deste povo, que eles têm falado a ti: eles têm bem dito tudo o que eles falei. ( Deuteronômio 05:28 ) a partir desta passagem, pode parecer como se o Senhor aprovou de sua fazendo um voto, mas se o meu leitor se der ao trabalho de ler todo o contexto, de ver 24-27, ele vai ver. ao mesmo tempo que ele não tem nada a dizer ao voto, mas que contém a expressão de terror nas consequências do seu voto. eles não foram capazes de suportar o que se ordenou. "Se," eles disseram, "ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus mais, então nós morrerá. Porque, quem há de toda a carne, que ouviu a voz do Deus vivo falando do meio do fogo, como nós temos, e viveu! Chega-te tu, e ouve tudo o que o Senhor nosso Deus dirá; e dize tudo o que o Senhor nosso Deus falar-te de nós; e vamos ouvi-lo e fazê-lo. "Foi a confissão de sua própria incapacidade de encontrar o Senhor nesse aspecto terrível que a sua legalidade orgulho o levou a assumir. É impossível que o Senhor jamais poderia elogiar um abandono do livre e imutável graça para uma fundação de areia de "obras da lei."

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