Translate this Page

Rating: 3.0/5 (865 votos)



ONLINE
12




Partilhe este Site...

 

 

<

Flag Counter

site, fee epub, link, get pdf, enter link, free book, download book, this link, free book, download pdf,

Estudo e comentario livro de Esdras (6)
Estudo e comentario livro de Esdras (6)

Comentário Completo de Matthew Henry sobre a Bíblia 

ESDRAS 10

Introdução

 

Neste capítulo temos que agravo reparado que foi censurado e lamentou no capítulo anterior. Observe, I. Como o coração das pessoas estavam preparados para a reparação do mesmo por sua profunda humilhação para o pecado, Ezra 10: 1 . II. Como foi proposta a Ezra por Secanias, Ezra 10: 2-4 . III. Como a proposta foi posto em execução. 1. Os grandes homens foram empossados para ficar com ele, Ezra 10: 5 . 2. Esdras apareceu pela primeira vez na mesma, Ezra 10: 6 . 3. A Assembléia Geral foi chamado, Ezra 10: 7-9 . 4. Todos eles, de acordo com a exortação de Esdras, concordou com a reforma, Ezra 10: 10-14 . 5. Comissários foram nomeados para sentar "de morrer em diem" - dia após dia, para saber quem havia se casado com mulheres estrangeiras e obrigá-los a colocá-los fora, o que foi feito em conformidade ( Esdras 10: 15-17 ), e um lista dos nomes daqueles que foram considerados culpados dada em, ver. 18-44.

 

versículos 1-5

Reforma de Ezra.          BC 456.

1 Ora, enquanto Esdras orava e fazia confissão, chorando e prostrando-se diante da casa de Deus, ajuntou-se a ele, de Israel, uma grande congregação de homens, mulheres e crianças; pois o povo chorava amargamente. 2 Então Secanias, filho de Jeiel, um dos filhos de Elam, respondeu e disse a Esdras: Nós temos transgredido contra o nosso Deus, e casamos com mulheres estrangeiras dentre os povos da terra: ainda há esperança em Israel tocante a isto, . 3 Agora, pois, façamos um pacto com o nosso Deus de que despediremos todas as mulheres, e os que delas são nascidos, conforme o conselho do meu Senhor, e dos que tremem ao mandamento do nosso Deus e deixá-lo ser feito de acordo com a lei. 4 Levanta-te para esta questão pertence a ti; nós também estará contigo; tem bom ânimo, e faze . It 5 Então Esdras se levantou, e fez os chefes dos sacerdotes e dos levitas, e todo o Israel, a jurar que fariam conforme esta palavra. E eles juraram.

 

Estamos aqui disse,

 

  1. O que boas impressões foram feitas para as pessoas de humilhação e confissão do pecado de Ezra. Mal foi propalado na cidade que o seu novo governador, em quem se alegrou, foi-se em tristeza, e para um grau tão elevado, para eles e para os seus pecados, que atualmente lá reunido a ele, uma grande congregação, para ver o que o assunto foi e se misturar suas lágrimas com a sua, Ezra 10: 1 . Nossa chorando pelos pecados de outras pessoas talvez possam definir os choro por eles próprios que de outra forma continuaria sem sentido e sem remorsos. Veja o que um feliz influenciar os bons exemplos de grandes pode ter sobre seus inferiores. Quando Ezra, um escriba, um estudioso, um homem de autoridade sob o rei, e lamentou profundamente as corrupções públicos, eles concluíram que eles eram de fato muito grave, então ele não teria, assim, pesou para eles e este arrancou lágrimas de todos os olhos: homens, mulheres e crianças, chorava amargamente, quando ele chorou assim.

 

  1. O que um bom movimento Secanias fez nesta ocasião. O lugar era Boquim --um lugar de carpideiras , mas, por alguma coisa que aparece, houve um profundo silêncio entre eles, como entre os amigos de Jó, que não falavam uma palavra a ele, pois viam que a dor era muito grande, até Secanias (um dos companheiros de Esdras da Babilônia, Ezra 8: 3 , 5 ) levantou-se, e fez um discurso dirigido a Ezra, no qual,

 

  1. Ele é dono da culpa nacional, resume confissão tudo de Ezra em uma palavra, e conjuntos para seu selo que é verdade: " Nós temos transgredido contra o nosso Deus, e casamos com mulheres estrangeiras, Ezra 10: 2 . O assunto é demasiado simples de ser negado e muito ruim para ser dispensado. " Não parece que Secanias foi o próprio culpado nesta matéria (se ele tivesse tido a trave no seu próprio olho, ele não poderia ter visto tão claramente para arrancá-la do olho do seu irmão), mas seu pai era culpado, e vários dos casa de seu pai (como aparece Ezra 10:26 ), e, portanto, ele calcula-se entre os invasores nem procura desculpar ou atenuar o pecado, embora algumas de suas próprias relações eram culpados por isso, mas, na causa de Deus, diz a seu pai, eu não tê-lo conhecido, como Levi, Deuteronômio 33: 9 . Talvez a estranha mulher que seu pai tinha se casado havia sido uma cruel madrasta injusto para com ele, e tinha feito mal na família, e ele supôs que os outros tinham feito semelhante, que fez dele o mais para a frente para aparecer contra essa corrupção se fez assim, esta não foi a única vez que ressentimentos particulares foram mais governado pela providência de Deus para servir o bem público.

 

  1. Ele encoraja si e aos outros a esperança de que, embora o assunto era ruim pode ser alterado: Ainda há esperança em Israel ? (Onde mais deveria haver esperança, mas em Israel aqueles que são estranhos para que comunidade dizem ter nenhuma esperança, Efésios 2:12 ), mesmo no tocante a isto. o caso é triste, mas não é desesperada a doença é ameaçador, mas não incurável. Há esperança de que as pessoas podem ser reformado, o culpado recuperada, uma parada posta à propagação do contágio e assim os preceitos que o pecado merece pode ser prevenida e tudo ficará bem. Agora há esperança agora que a doença é descoberta ele é meio-curado. Agora que o alarme é tomado as pessoas começam a ser sensato do mal, e a lamentar-lo, um espírito de arrependimento parece ser derramado sobre eles, e todos eles estão humilhando-se, assim, diante de Deus para ele, agora há esperança de que Deus perdoará, e tem piedade. O vale de Acor (isto é, de problemas ) é a porta de esperança ( Oséias 02:15 ) para o pecado que realmente nos preocupa não deve arruinar-nos. Há esperança agora que Israel tem um, falso, governador tais prudente zeloso como Ezra para gerir este caso. Nota: (1) Em tempos melancólicos temos de ver e observar o que faz por nós, assim como o que faz contra nós. (2) Pode haver boas esperanças através da graça, mesmo quando não há a sensação de grande culpa diante de Deus. (3) Onde o pecado é visto e lamentou, e bons sejam tomadas medidas no sentido de uma reforma, mesmo os pecadores deve ser incentivada. (4.) Mesmo os grandes santos devem felizmente receber conselho oportuno e conforto daqueles que são muito seus inferiores, como Ezra de Secanias.

 

  1. Ele informa que um curso rápido e eficaz deve ser levado para o divórcio das mulheres estrangeiras. O caso está claro o que foi feito de errado deve ser desfeita novamente, tanto quanto possível nada menos do que este é o verdadeiro arrependimento. Vamos pôr de lado todas as mulheres, e os que delas são nascidos, Ezra 10: 3 . Ezra, embora ele sabia que essa era a única maneira de corrigir a queixa, mas talvez não acho que isso seja viável, e perdido a esperança de nunca levar as pessoas a ele, o que o colocou em que a confusão em que o deixamos no capítulo anterior, mas Secanias , que conversou mais com as pessoas do que ele fez, garantiu-lhe a coisa era possível se eles foram sabiamente para trabalhar. Como para nós agora, é certo que o pecado deve ser posto de lado, uma carta de divórcio deve ser dado, com uma resolução de nunca ter qualquer coisa mais a ver com ele, embora seja caro como a mulher do teu seio, ou melhor , como um olho direito ou mão direita, caso contrário não há perdão, não há paz. O que tem sido injustamente tem não pode ser justamente mantido, mas deve ser restaurada, mas, como para o caso de ser jugo desigual com os incrédulos, o conselho de Secanias, que era então tão claro dentro, não vai segurar agora tais casamentos, é certo, são pecaminosa, e não deve ser feito, mas eles não são nulos. Quod fierinon debuit, factum manobrista - Aquela que não deveria ter sido feito deve, quando feito, respeitar. a nossa regra, sob o evangelho, é, se o irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, que ele não repudiar, 1 Coríntios 7:12 , 13 .

 

  1. Ele coloca-los em um bom método para a realização desta reforma, e mostra-lhes que não só deve ser feito, mas como. (1.) "Deixe-Ezra, e todos os que estão presentes nesta assembleia, concordam em uma resolução que isso deve ser feito (passar um voto imediatamente para este efeito: ele vai agora passar contradicente nemine - por unanimidade ), para que dê ser dito para ser feito de acordo com o conselho do meu senhor, o presidente da assembléia, com a concordância unânime dos que tremem ao mandamento do nosso Deus, que é a descrição dos que estavam reunidos com ele, Ezra 9: 4 . Declare que seja o sentido de todas as pessoas sérias sóbrios entre nós, que não podem, mas têm uma grande influência entre os israelitas. " (2.) "Deixe o comando de Deus nesta matéria, o que Ezra recitado em sua oração, ser colocado diante do povo, e deixá-los ver que ele é feito de acordo com a lei , temos que nos justificar, ou melhor, que se liga -nos com o que fazemos não é uma adição de nossa própria à lei divina, mas a execução necessária dela. " (3.) "Enquanto nós estamos em uma boa mente, vamos nos unir por um voto solene e aliança que vamos fazê-lo, para que, quando os atuais impressões são desgastado fora, a coisa ser deixado de lado. Vamos aliança, não só isso, se temos mulheres estrangeiras a nós mesmos, vamos colocá-los fora, mas que, se não tiver, vamos fazer o que pudermos em nossos lugares para obrigar os outros a pôr de lado deles. " (4.) "Deixe-se Ezra presidir nesta matéria, que é autorizada pela Comissão do rei para saber se a lei de Deus ser devidamente observada em Judá e Jerusalém ( Esdras 7:14 ), e deixe-nos toda vontade de ficar ao lado dele nele ( Ezra 10: 4 ): Levanta-te, tem bom ânimo. Weeping, neste caso, é bom, mas a reforma é melhor ". Veja o que Deus disse a Josué num caso como, Josué 07:10 , 11 .

 

III. O que uma resolução boa chegaram a sobre este bom movimento, Ezra 10: 5 . Eles não só concordou que isso deve ser feito, mas se comprometeram com juramento que fariam conforme esta palavra. Ligam-se rápido, rápido achado.

 

versículos 6-14

6 E Esdras se levantou de diante da casa de Deus, e entrou na câmara de Joanã, filho de Eliasibe; e , quando ele chegou lá, não comeu pão, nem bebeu água, porque pranteava por causa da transgressão dos que tinha sido levado. 7 E fizeram passar pregão por Judá e Jerusalém, a todos os filhos do cativeiro, para que se ajuntassem em Jerusalém 8 E que todo aquele que não viria dentro de três dias, de acordo com o conselho dos príncipes e dos anciãos, toda a sua fazenda deve ser perdida, e ele seria separado da congregação dos que tinham sido transportados. 9 Então todos os homens de Judá e de Benjamim se ajuntaram em Jerusalém dentro de três dias. Ele era o nono mês, no vigésimo dia do mês e todo o povo se assentou na praça da casa de Deus, tremendo por causa deste negócio e por causa das grandes chuvas. 10 E Esdras, o sacerdote levantou-se e disse-lhes: Vós tendes transgredido, e casamos com mulheres estrangeiras, aumentando a culpa de Israel. 11 Agora, pois, fazei confissão ao L ORD Deus de vossos pais, e fazei a sua vontade; e apartai-vos dos povos das terras, e das mulheres estrangeiras. 12 Então toda a congregação respondeu em alta voz: Conforme as tuas palavras, de modo que devemos fazer. 13 Mas as pessoas são muitos, e é tempo de grandes chuvas, e não se pode estar aqui sem, nem é esta a obra de um dia nem de dois, pois somos muitos os que transgredimos neste negócio. 14 deixou-se os nossos oficiais de toda a congregação, e deixar todos os que casaram com mulheres estrangeiras em nossas cidades venham em tempos apontados, e com eles os anciãos de cada cidade, e os juízes da mesma, até que o ardor da ira do nosso Deus para esta questão ser transformado a partir de nós.

 

Temos aqui um relato do processo mediante as resoluções ultimamente assumidas sobre os estranhos esposas nenhum momento foi perdido feriram quando o ferro estava quente, e logo definir as rodas de reforma de um curso. 1. Ezra foi para o conselho-câmara onde, é provável, os sacerdotes utilizado para atender aos empresários no público e até que chegou lá (assim bispo Patrick acha que deve ser lido), até que ele viu algo feito, e mais propensos a ser feito, para a reparação desta queixa, ele não comeu nem bebida, mas continuou de luto. Tristeza pelo pecado deve ser permanente tristeza certifique-se de deixá-lo continuar até que o pecado ser posto de lado. 2. Ele enviou ordens para todos os filhos do cativeiro para assistir a ele em Jerusalém nos três dias ( Ezra 10: 7 , 8 ), e, estando autorizado pelo rei para impor suas ordens com penas anexas ( Esdras 7:26 ), ele ameaçado que todo aquele que se recusou a obedecer a intimação deve perder a sua propriedade e ser banida. A condenação daquele que não participaria nesta ocasião religiosa deve ser que a sua substância deve, em seu lugar, seja para sempre, segundo apropriado para o serviço de sua religião, e ele próprio, por seu desprezo, deve para sempre após ser excluídos as honras e privilégios da sua religião que ele deve ser excomungado. 3. Dentro do tempo limitado a generalidade das pessoas se reuniram em Jerusalém e fez sua aparição na rua da casa de Deus, Ezra 10: 9 . Aqueles que não tinham zelo pelo trabalho que eles foram chamados para, ou melhor, talvez tivesse uma aversão a ela, sendo eles próprios delinqüentes, mas pagou um tal deferência à autoridade de Ezra, e foram tão impressionado com a pena, que não se atreviam a ficar longe. 4. Deus lhes deu um sinal de seu descontentamento na grande chuva que aconteceu naquela época ( Ezra 10: 9 , 13 ), o que talvez manteve algum afastado, e era muito doloroso para aqueles que conheceu na rua aberta. Quando eles choraram o céu chorou também, o que significa que, se Deus estava zangado com eles por seu pecado, mas ele estava bem satisfeito com o seu arrependimento, e (como é dito, Juízes 10:16 ) sua alma estava triste por causa da desgraça de Israel foi também uma indicação dos bons frutos de seu arrependimento, a chuva torna a terra fértil. 5. Ezra deu a carga a este grande assize. Ele disse-lhes sobre o que conta ele chamou-los juntos agora, que era porque ele descobriu que, desde seu retorno do cativeiro tinham aumentado a culpa de Israel por casando com mulheres estrangeiras, tinha acrescentado aos seus antigos pecados esta nova transgressão, o que certamente ser um meio de novo a introdução de idolatria, o próprio pecado que haviam ardiam e quais ele esperava que eles tinham sido curado de no seu cativeiro e chamou-los juntos para que pudessem confessar seus pecados a Deus, e, depois de ter feito isso, pode declarar-se prontos e dispostos a fazer o seu prazer, como deve ser feita a conhecer a eles (que todos aqueles vai fazer isso verdadeiramente se arrependem do que fizeram a incorrer em seu desagrado), e, particularmente, para que pudessem separar-se de todos os idólatras, especialmente esposas idólatras , Ezra 10:10 , 11 . Por estas cabeças, podemos supor, ele alargada e, provavelmente, fez tal outra confissão do pecado agora como ele fez Esdras 9: 5-15 , para a qual ele exigia que eles dizem Amém. 6. As pessoas submetidas não só para a jurisdição de Ezra em geral, mas para sua inquisição e determinação neste assunto: " Como disseste, de modo que devemos fazer, Ezra 10:12 Pecamos na mistura com as nações, e ter sido assim. em perigo, não só de ser corrompido por eles, pois são frágeis, mas de se perder entre eles, porque somos poucos que são, portanto, convencido de que há uma necessidade absoluta de nossa separando-los novamente. " Há esperança a respeito as pessoas quando elas estão convencidos, que não só é bom se separar de seus pecados, mas que é indispensavelmente necessário: é preciso fazê-lo, ou estamos perdidos. 7. Foi acordado que este assunto deve ser exercida, não em uma assembleia popular, nem que eles devem pensar de passar com tudo de repente, mas que um tribunal de delegados devem ser designados para receber queixas e para ouvir e determinar em cima deles. Ele não poderia ser feito neste momento, pois não foi colocado em um método, nem poderia o povo se destacam por causa da chuva. Os delinquentes eram muitos, e isso exigiria tempo para descobrir e examiná-los. Casos agradáveis surgiria, que não poderia ser julgado sem debate e deliberação, Ezra 10:13 . "E, portanto, deixar a multidão ser descartada, e os governantes têm a receber informações deixá-los prosseguir cidade por cidade, e deixar que os criminosos ser condenado antes deles na presença dos juízes e anciãos de sua própria cidade e deixá-los ser confiada a ver as ordens executadas. Assim levar algum tempo e vamos ter feito o mais cedo que, se fizermos isso com pressa, vamos fazê-lo pela metade, Ezra 10:14 . Se, neste método, uma completa reforma ser feita, o feroz ira de Deus será desvie de nós, que estamos sensível, está pronto para irromper contra nós por essa transgressão ". Ezra estava disposto que seu zelo deve ser guiado pela prudência das pessoas, e colocar o assunto em este método ele não tinha vergonha de confessar que o conselho veio deles, mais do que ele foi para lhe dar cumprimento.

 

versículos 15-44

15 Somente Jônatas, filho de Asael, e Jaseías, filho de Ticvá foram empregados sobre este assunto: Mesulão, e Sabetai, levita, os ajudaram. 16 E os filhos do cativeiro fizeram. E Esdras, o sacerdote, com certa chefes dos pais, segundo a casa de seus pais, e todos pelos seus nomes, foram separadas, e sentou-se no primeiro dia do décimo mês, para examinar o assunto. 17 E eles acabaram de tratar com todos os homens que casaram com mulheres estranhas, até ao primeiro dia do primeiro mês. 18 Entre os filhos dos sacerdotes acharam-se que casaram com mulheres estrangeiras: a saber, dos filhos de Jesuá, filho de Jozadaque, e seus irmãos, Maaséias, Eliézer, Jaribe e Gedalias. 19 E deram a sua mão, comprometendo-se a despedirem suas mulheres e sendo culpado, eles ofereceram um carneiro do rebanho pela sua culpa. 20 E dos filhos de Imer Hanani e Zebadias. 21 E dos filhos de Harim Maaséias, Elias, Semaías, Jeiel e Uzias. 22 E dos filhos de Pasur: Elioenai, Maaséias, Ismael, Netanel, Jozabade e Elasa. 23 E dos levitas Jozabade, Simei, Quelaías (o mesmo é Quelita), Petaías, Judá e Eliezer. 24 dos cantores também Eliasibe; e dos porteiros: Salum, Telem e Uri. 25 E de Israel, dos filhos de Parós Ramiah e Jeziah, Malquias, Miamim, Eleazar, Malquias e Benaia. 26 E dos filhos de Elam Matanias, Zacarias, Jeiel, Abdi, Jerimote e Elias. 27 E dos filhos de Zatu: Elioenai, Eliasibe, Matanias, Jeremote, Zabade e Aziza. 28 E dos filhos de Bebai Joanã, Hananias, Zabai e Atlai. 29 E dos filhos de Bani: Mesulão, Maluque, Adaías, Jasube e Sheal, e Ramot. 30 E dos filhos de Paate-Moabe Adna, Quelal, Benaías, Maaséias, Matanias, Bezalel, Binui e Manassés. 31 E dos filhos de Harim Eliezer, Josias, Malquias, Semaías, Simeão, 32 Benjamim, Maluque e Semarias. 33 Dos filhos de Hasum Matenai, Matatá, Zabade, Elifelete, Jeremai, Manassés e Simei. 34 Dos filhos de Bani Maadai, Amram, e Uel, 35 Benaia, Bedeiah, Chelluh, 36 Vaniah, Meremote, Eliasibe, 37 Matanias, Matenai e Jaasau, 38 Bani, Binui, Simei, 39 E Selemias, e Nathan e Adaías, 40 Machnadebai, Shashai, Sharai, 41 Azarel, Selemias, Semarias, 42 Salum, Amarias e José. 43 Dos filhos de Nebo Jeiel, Matitias, Zabade, Zebina, Jadau, Joel e Benaia. 44 Todos estes tinham tomado mulheres estrangeiras; e alguns deles tinham mulheres de quem tiveram filhos.

 

O método de proceder nesta matéria a ser concluído em, ea congregação demitidos, que cada um em seu respectivo lugar pode obter e dar informações para facilitar o assunto, estamos aqui disse, 1. Quem eram as pessoas que se comprometeu a gerenciar o assunto e trazer as causas regularmente antes do commissioners-- Jonathan e Jaseías, dois homens ativos, quer dos padres ou das pessoas não aparecer, provavelmente, eles eram os homens que fizeram essa proposta ( Ezra 10:13 , 14 ) e, portanto, mais apto para vê-lo perseguido dois levitas honestas se juntaram com eles, e ajudou-os, Ezra 10:15 . Dr. Lightfoot dá um sentido contrário disto: única (ou no entanto) Jonathan e Jaseías estava contra esta matéria (que lendo o original vai muito bem urso), e estes dois levitas ajudou na luta contra o problema, quer da própria coisa ou esse método de proceder. Era estranho que uma obra deste tipo foi realizado em e se reuniu com nenhuma oposição. 2. Quem eram os comissários que estava assentado sobre este assunto. Ezra foi presidente, e com ele certos principais homens dos pais que foram qualificados com sabedoria e zelo acima dos outros para este serviço, Ezra 10:16 . Ele estava feliz por eles que eles tinham um homem como Ezra para dirigir-lhes que não poderia ter feito isso bem sem sua direção, mas ele não iria fazê-lo sem a sua anuência. 3. Quanto tempo eles estavam sobre ele. Eles começaram o primeiro dia do décimo mês, para examinar o assunto ( Esdras 10:16 ), que era, mas dez dias depois este método foi proposto ( Ezra 10: 9 ), e terminou em três meses, Ezra 10:17 . Eles se sentaram perto e ocuparam-se de seus negócios, caso contrário, eles não poderiam ter despachado tantas causas como eles tinham antes deles em tão pouco tempo para podemos supor que todos os que sofreram impeachment foram bastante perguntou o que causa que pudesse mostrar por que eles não devem ser separados, e, se podemos julgar por outros casos, desde que a mulher foram convertida à religião judaica que ela não estava a ser posto de lado, o julgamento de o que exigiria muito cuidado. 4. Quem as pessoas foram que foram considerados culpados deste crime. Seus nomes estão aqui registrado às suas perpétuo desprezo muitos dos sacerdotes, ou melhor, da família de Josué, o sumo sacerdote, foram considerados culpados ( Esdras 10:18 ), embora a lei não particularmente desde que, para a preservação de sua honra no seus casamentos, que, sendo santo-se que não deve se casar, como eram profano, Levítico 21: 7 . Aqueles que deveriam ter ensinado outros a lei quebrou por si próprios e por seu exemplo encorajado outros a fazer o mesmo. Mas, depois de ter perdido a sua inocência neste assunto, eles fizeram bem a retratar-se e dar um exemplo de arrependimento para eles prometeram sob a sua mão para arrumar suas esposas estranhos (alguns pensam que eles fizeram juramento de fazê-lo com suas mãos levantadas ), e tomaram o caminho apontado de obter o perdão, elevando o carneiro, que foi nomeado pela lei para expiação da culpa ( Levítico 6: 6 ), de modo que possuir a sua culpa e do deserto dela, e humildemente processando por perdão. Cerca de 113 em todo estão aqui chamado que tinha mulheres estrangeiras casadas, e alguns deles, é dito ( Esdras 10:44 ), tiveram filhos por eles, o que implica que muitos deles não tinha, Deus não coroando esses casamentos com a bênção de aumentar. Se as crianças foram desligados com as mães, como Secanias proposta, não parece ele não deve parecer: no entanto, é provável que as mulheres que foram postas fora foram bem previstos, de acordo com a sua classificação. Alguém poderia pensar que esta queixa foi agora completamente corrigida, ainda nos encontramos com ele novamente ( Neemias 13:23 ; Malaquias 2:11 ), para essas corrupções são facilmente e insensivelmente trouxe, mas não sem grande dificuldade purgado para fora outra vez. Os melhores reformadores pode, mas fazer o seu esforço, mas, quando o próprio Redentor deve chegar a Sion, ele deve efetivamente desviar a impiedade de Jacob.

fonte www.avivamentonosul.com