Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 2.9/5 (1469 votos)



ONLINE
12




Partilhe esta Página

 

 

<

Flag Counter

mmmmmmmmmmm


// ]]>

how to watch super bowl 2021 for free

Cristologia"a divindade de Jesus"
Cristologia"a divindade de Jesus"


             

          A DIVINDADE DE CRISTO NO ANTIGO TESTAMENTO


No advento da queda “E o seu descendente”, se referindo a descendência da mulher, note o pronome possessivo “seu” que se refere a terceira pessoa, pois Deus(1ª pessoa) estava falando com a serpente (2ª pessoa) se referindo a mulher (3ª pessoa).Note também que Deus não disse descendente deles (homem e mulher) porque não haveria participação do homem na vinda do Redentor, apenas da mulher. “pagar a pena”, se refere a pena consequente do pecado (a morte), como a humanidade estava pecadora, toda ela deveria morrer para se fazer justiça. Mas Jesus morreu no lugar da humanidade e assim satisfez a justiça.


                        Na predição de seu Nascimento virginal


“Que a virgem conceberia”, naturalmente se uma mulher concebesse então ela não era mais virgem, quando ele diz que uma virgem conceberá, mostra que seria algo milagroso e inédito, os profetas esperavam que em algum momento aparecesse uma virgem grávida. Porém sabemos que José ao saber do fato, temeu pela vida de Maria e preferiu ocultar o fato de que uma virgem apareceu grávida Mt 1.19. “Emanuel (Deus conosco)”, muitos se perguntam por que os profetas o chamaram de Emanuel, mas quando anunciou o nascimento disse que ele se chamaria Jesus Mt 1.21? A resposta é que Emanuel apresentava para os judeus que o Messias seria o próprio Deus presente entre eles, pois isso era tudo o que eles queriam, foi o que Moisés pediu a Deus Ex 33.15, mas o nome Jesus (Deus salva), expressa o que a humanidade inteira precisa, de um Deus que a liberte.- “indubitável”, que não se pode duvidar.
Na predição da localidade do seu nascimento. “patentes”, que pode ser notado, observado, participado.“já habitava os tempos”, é só ler o versículo de Miqueias 5.2 com a classe para comprovar isso. Na descrição profética de seus nomes “governo”, aquele que regerá o mundo inteiro com vara de ferro e reinará eternamente. “Maravilhoso Conselheiro”, aquele que é o exemplo máximo de vida cristã, cujo os passos podem ser seguidos e todas as Suas palavras são de sabedoria. “Deus forte”, aquele a quem foi dado todo poder e a quem foi colocado mais de doze legiões de anjos a Sua disposição, caso Ele quisesse Mt 26.53. “Pai da eternidade”, aquele que possibilitou ao homem passar a eternidade com o Criador e que disse de si mesmo “Eu sou o alfa e o ômega” Ap 22.13.- “Príncipe da Paz”, aquele que nos deu a paz com Deus Rm 5.1.
Na descrição profética de Seu perfil sofredor: “o Messias foi rejeitado”, conforme pode se notar ao ler a referencia de Isaías 53.3-5 é um retrato falado de Cristo pregado na cruz. “voluntariamente”, não foi obrigado, Ele poderia, a qualquer momento ter evitado a crucificação, e não precisaria nem mostrar o Seu poder, somente com simples argumentos Pilatos não o teria entregue Lc 23.20.


              A DIVINDADE DE CRISTO NO NOVO TESTAMENTO


Maneira sobeja, com sobras, quer dizer que falaram bastante da divindade de Cristo. “autor da carta aos Hebreus”, está dessa forma porque ninguém sabe quem escreveu essa carta. Por muito tempo se suspeitou de Paulo, mas depois de analises na estrutura linguística chegou-se a conclusão que não poderia ser Paulo o seu autor. “doutrina basilar”, uma doutrina base, a divindade de Cristo é uma doutrina essencial para a existência do Cristianismo.

 O apóstolo João  o eterno verbo de Deus, João escreveu o seu evangelho para a Igreja em todas as épocas e nações, por isso ele trás um conceito inédito o “verbo” dessa forma a mensagem da divindade de Jesus seria melhor compreendida por qualquer um que a lesse. O apóstolo Paulo “deidade de Cristo”, é o mesmo que divindade de Cristo. É bom saber que para os judeus Jesus não é o Cristo, pois eles sabem que o Cristo é o mesmo que Messias e sabem também que o Cristo é Deus, pelo texto de Isaias, mas eles acreditam que Jesus tenha sido somente um profeta.
Na Carta aos Hebreus: “preexistência de Cristo”, essa doutrina afirma que Jesus já existia na eternidade com o Pai. “tempos mais remotos”, como os hebreus (judeus) conheciam a manifestação do Senhor pelas Escrituras o autor dessa carta procura apresentar Jesus como sendo o participante das decisões e ações de Deus nos tempos antigos. “exaltação junto ao Pai”, se refere à ascensão ao céu e ocupação do Seu lugar a destra de Deus.


                        PROVAS DA DIVINDADE DE CRISTO


Dá sentido às Escrituras”, obviamente se Jesus não fosse Deus, o Novo Testamento não se encaixara perfeitamente no Antigo. Haveria muito mais divergências e teorias do que há hoje. “ao que Jesus ensinou”, somente Jesus sendo Deus explica os Seus ensinamentos, veja esse: “Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;” Mateus 5:39 somente um Pai amoroso pede que seus filhos vivam em paz uns com os outros. Qualquer outro mandaria revidar, mas o Senhor Jesus mostrou o quanto Ele semelhante ao Senhor dos Exércitos.


As alegações de Jesus: Nesses versículos Jesus declara ser um com o Pai, de estar unido a Ele como um só, quem vê um, vê também o outro. Dessa forma podemos buscar a Jesus através do Espírito Santo, que chegando a Ele chegaremos ao Pai.Os atributos divinos na pessoa de Cristo: “onipotência”, note que a referência ocorre depois que Cristo ressuscitou e não antes. Entendemos que antes da ressurreição Ele não estava revestido desses atributos, pois Ele havia se despido deles. “onisciência”, professor(a) cuidado com a pergunta inteligente: se Jesus era onisciente, como Ele não sabia o dia do arrebatamento? Mc 13.32 A única resposta é: Jesus não estava revestido dos atributos incomunicáveis ao homem, como onipotência, onisciência e onipresença.
As obras de Cristo: “o perdoador de pecados”, em toda a Bíblia somente Jesus perdoa pecados. Em João 8 quando os acusadores da mulher adúltera foram se retirando, somente Jesus ficou, pois Ele era único que estava em condições de atirar pedras, mas ao invés disso Ele usou uma grande característica de Deus, a misericórdia. As obras de Jesus são diferentes de todos os profetas que existiram no passado, são obras de quem é Deus, veja o que Ele disse acerca do sábado:“Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.”, Mt 12.8


Apologistas da fé. significa defensores da fé, aqueles que usam de argumentos dentro e fora da Bíblia para defender a fé cristã. “nem quis nos deixar essa opção”, Jesus sempre se apresentou como quem tem toda autoridade e domínio. Falou de Sua Igreja sabendo de tudo o que iria acontecer e como ela se espalharia pelo mundo. Jesus é o Homem Deus que mudou a história da humanidade para sempre, que dividiu o mundo em antes e depois Dele, que nunca pegou numa arma, mas reuniu um exército de valentes que dão a vida por Ele. Tem um nome conhecido no céu, na Terra e no inferno, só Deus faz isso, Jesus faz porque Ele é Deus.


                            PREESISTÊNCIA DE JESUS

E a doutrina que fala como Cristo existia na eternidade passada e como Ele se manifestava antes de vir em carne. “obras que Ele realizou na terra”, começando pela Criação, onde Ele atuou. “diferentemente de qualquer ser criado”, Jesus não foi criado como os outros seres, Ele pelo contrário, estava presente na criação. “criação dos mundos (visível e invisível)”, não se refere a mundos como planetas habitáveis, como alguns pensam, mas aos mundos que a Bíblia trata, o mundo visível, que é o da nossa dimensão física e a invisível que é o da dimensão espiritual.


               A DOUTRINA DA PREEXISTÊNCIA DE CRISTO


“De forma pontual”, que vai direto ao ponto ou que trata exclusivamente sobre o ponto em questão.“aos condicionamentos da natureza humana”, primeiro para Jesus vir ao mundo como ser humano Ele precisaria deixar a sua glória e os atributos que não são comunicáveis ao homem, como onipotência, onipresença, onisciência, soberania, etc.


Fontes e conexões: “fonte literária”, seria algum outro material, pergaminho ou tábua de pedra que fale algo sobre a preexistência de Jesus. A única fonte para esse conhecimento é a Bíblia, por isso dizemos que nós acreditamos pela fé. “parte vital do cumprimento do plano”, essa é a conexão, a doutrina da preexistência de Cristo tem essa conexão com a doutrina da Salvação.


                                 PROVAS DA PREEXISTÊNCIA


 Arcabouço histórico. conjunto de conhecimento produzido pela experiência histórica. “foram entregues as primeiras revelações”, o embrião do povo hebreu foi o chamado que Deus fez a Abraão ali o Senhor dá as primeiras revelações da preexistência de Cristo. Depois quando Moisés escreve o Pentateuco ele traz várias referências sobre essa preexistência. “tópicos teológicos cardiais”, são cardiais porque orientam, assim como os pontos cardiais orientam as pessoas na geografia.


                        Indicativos da Trindade no Antigo Testamento


Forma plural. a palavra Elohim é um termo no plural usado para o singular, mas isso não aconteceu por acaso, na Criação por exemplo, logo após o escritor dizer: “No princípio criou Elohim o céu e a terra.” Gn 1.1 ele escreve: “E disse Deus: façamos o homem” Gn 1.26


Na criação do homem: “sexto dia da criação”, foi o dia em que o homem foi criado, até hoje muitos irmãos afirmam que o número seis é o número do homem. “principal elemento”, o homem é chamado de a coroa da criação, por ter sido feito pelas mãos de Deus e ter recebido um dom que nenhum ser criado pelo haja de Deus recebeu. “O livre arbítrio.” No pecado adâmico, Na torre de Babel “franca desobediência”, eles desobedeceram a ordem de povoar a terra, eles deveriam se espalhar, mas eles fizeram a torre para que ela servisse de marco, para que eles estivesse sempre perto dela.


Profeta Isaías: “simultaneamente”, ao mesmo tempo, Deus é uno e é trino, na verdade a doutrina Trindade Santa é dificílima de se explicar, devido a esse fato de Ele ser um e ao mesmo tempo ser três. Na verdade esse doutrina na deve ser entendida, ela deve ser aceita, só quem a recebe poderá entendê-la.2.6. Nas aparições do Anjo do Senhor. “manifestações de Deus”, são aparições que eram percebidas por pessoas como Abraão Gn 18, Manoá Jz 13 Gideão Jz 6.22 “totalmente humano”, nessas aparições o Anjo do Senhor podia tocar objetos, comer Gn 18.8 Convém lembrar que o Anjo do Senhor com “A” maiúsculo só aparece assim na Bíblia na versão ARC.


               PROVAS DA PREEXISTÊNCIA NO NOVO TESTAMENTO


 O testemunho de João, o escritor do quarto evangelho “mas também revelar ao mundo”, João foi o que mais ofereceu dados sobre a missão de salvação que Jesus veio consumar aqui na terra. “estava com o Pai desde o princípio”, a narrativa que atesta isso está em João 1.1,2 por isso se acredita que quando Deus disse: “Façamos o homem”, era com Jesus Cristo que Ele estava falando “Unigênito”, quer dizer único gerado.O testemunho de João Batista “tem a primazia”, que está em primeiro lugar, ou que tem direito ao primeiro lugar. Jamais algum profeta falou assim em relação a outro.


Batizaria com o Espírito Santo”, quem poderia ser o homem capaz de ordenar o Espírito Santo sobre a vida de alguém? Somente alguém participante da mesma natureza.. O testemunho dos apóstolos: “o apóstolo foi enfático”, o apóstolo Paulo era um excelente doutrinador e sabia a necessidade de se ensinar o conhecimento da preexistência de Cristo. “ainda antes da fundação do mundo”, quer dizer que antes da fundação do mundo o Senhor Jesus já estava atuando na Eternidade. Em Apocalipse encontramos esse texto: “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” Ap 13.8


As alegações do próprio Cristo: Essas passagens onde Jesus afirma a Sua preexistência no céu deram muitos problemas, pois isso quebrava totalmente o que se pensava sobre religião, dava um nó na cabeça dos ouvintes, porque se Jesus fosse maior do que Abraão então ele poderia livrar Israel dos romanos e não era isso que estava acontecendo. “Sua superioridade a Abraão”, quando Jesus falou isso e muitas outras coisas quase o apedrejaram Jo 8.59 “Ele pedia ao Pai que o glorificasse”, essa foi a oração sacerdotal que Jesus fez com seus discípulos. João 17 o capítulo inteiro é uma oração.