Translate this Page

Rating: 3.0/5 (890 votos)



ONLINE
3




Partilhe este Site...

 

 

<

Flag Counter


poesia cristã gospel editora betania
poesia cristã gospel editora betania

             NOTAS DE EXPERIENCIAS COM POESIAS DO POETA   E                                              COMPOSITOR   MAURICIO BERWALD/
                                 BLOG DO ESCRITOR 
Não podemos esquecer que as poesias é um meio de comunicar as verdades da palavra do Senhor. Há uma porcentagem de séculos, também cristão que também apareciam a poesia cristã, os trechos poéticos ou poemas ilustra, enriquece nosso entendimento da bíblia sagrada nos seus temas variados. Deve haver entre os cristãos do Brasil e outros países uma maior conscientização sobre o valor da poesia cristã bíblica literária. Produzida por poetas, escritores cristãos. Há poetas escritores sem serem reconhecidos por alguns lideres por motivo de terem conceitos e opiniões erradas e muitos que escrevem poesia cristã, não são reconhecidos por não terem espaço e oportunidades de recitá-los na igreja, na radio, no jornal, no boletim, no site da igreja ou no mural de avisos, ou até mesmo nas festas da igreja local, ou nas sedes.
As poesias devem ser colocadas nas programações das festas para serem recitadas durante o culto das igrejas em época de festividades de acordo com o tema da festividade. Os poetas cristãos podem recitá-las adaptadas em forma de varias vozes no radio, revista, no jornal, no mural da igreja, nos cultos de uma evangelização, etc.
É útil a poesia cristã para edificar, ilustrar, mas também a poesia deve servir para evangelizar. Quando lida, recitada, publicada no jornal, revista, igreja ou boletim, etc. os hinos tem sua mensagem musical bíblica, a poesia tem também um propósito variado, sendo bem utilizada com criatividade em varias situações BA obra do senhor nos ambientes cristãos.

Os judeus são simpatizantes das poesias bíblicas do antigo testamento. Mas na verdade a poesia bíblica faz parte da cultura do povo judeu, nas escolas de rabinos, universidades, na vida do dia a dia. As crianças desde sedo, tendo cinco anos já vão aprender na sinagoga. Eles aprendem nas aulas sobre poesia nos livros poéticos do antigo testamento. Exemplo, Jô, Salmos, Provérbios, aprendem de modo que faz parte da vida diária, no decorrer da história dos judeus, no período medieval também houve poetas judeus que escreveram poesias, para serem recitadas e cantadas. Temos por exemplo o rabino IBN EZRA, que foi um estudioso e pesquisador na linguagem hebraica. IBN EZRA escreveu 2.000 obras variadas, seus poemas litúrgicos estiveram presentes cantados por eles nas sinagogas. Escreveu temas sagrados e seculares. IBN EZRA marcou o fim do período clássico da poesia secular judaica e sua transição a um novo período na literatura hebraica. O objetivo primordial dos poetas judeus é exaltar a grandeza do criador, a natureza desse tipo de poesia, era muito mais didática e era recitada em coro nas reuniões sociais e nas sinagogas.

As meditações vocacionais em versos dos extraordinários poetas judeus do período medieval, ainda conservam o brilho e em vários pontos. Equipam-se a melhor poesia nos salmos hebraicos. Seus hinos para orações nas sinagogas são famosas até hoje de IBN EZRA. Uma vez organizados o culto coletivo adquiram grande importância, os hinos, poesias, liturgias (Pitytim...), caracterizados pela exuberância que seriam cultivados por todos os judeus nos dias fora da Europa Ocidental, na Espanha (no período medieval).
Entendemos que a poesia faz parte da cultura judaica, no dia a dia, na sinagoga, nos cultos, nas festas judaicas e entre os judeus seculares. Precisamos também como cristãos deixar de desprezar as poesias, não significa que todos desprezam, mas têm sim uma porcentagem de pessoas, editoras que desprezam a literatura poética cristã. A poesia cristã deve fazer parte da nossa vida diária também não só os hinos, você deve comprar livros dos poetas cristãos, também para que haja um equilíbrio; os judeus ouvem hinos judaicos mais também compram livros de poesia judaica. Vamos fazer o mesmo, pois você vai enriquecer sua cultura de cristão lendo livros de poesia cristã.

Tem pessoas que só compram CDs, porque não aprenderam a ler mensagem poética cristã deve também fazer parte normalmente da vida cristã, ou seja, os evangélicos devem adquirir livros de poesias, principalmente quem já esta exercendo a chamada no louvor, cântico, instrumental, ou é maestro de musica sacra, o resultado em ler poesias cristãs é que vai ter uma melhora na formação cultural, pois com uma certa porcentagem te ajudara também na parte de conhecimento bíblico.
Interessante ressaltar uma frase de Mario B. França, que pois publicado em um encarte de uma revista da C.P.A.D. no ano de 1982 que diz, “recomendo aos apreciadores de poesia evangélica a prestigiarem o esforço artístico lendo, e divulgando à obra poética, pedindo á Deus que os mantenha fiel a sua palavra e ao seu ideal, exaltando-o com entusiasmo á fé na palavra, na doce harmonia dos seus versos.”



Entendemos que tem pessoas que precisam valorizar o gênero literário (livros de poesias cristãs, dos poetas evangélicos) são obras publicadas, pois quem escreve poesias genuinamente bíblica tem um espaço na obra de Deus, chamado para um propósito especifico. Como disse anteriormente (ainda existem os que não apreciam e não valorizam), os que escrevem poesia cristã, a poeta genuinamente cristão, está enriquecendo e contribuindo para o crescimento da cultura bíblica, isso não pode ser esquecido nunca.
Os seculares reconhecem que a poesia em um bom recurso para aumentar o universo cultural das crianças, mas também dos adultos, enfim aumentará a cultura bíblica. Também use os recursos dos livros de poesias cristã, reconheço os poetas evangélicos que escrevem, recitam mensagens baseados na bíblia. Deus os escolheu servos para escrever mensagens poéticas para edificação.
Esse artigo escrito com um propósito de conscientização cristã de valorizar as obras de literatura poética que são editados pelas editoras, não com propósito materialista, mas com propósito de despertar a muitos a respeito da realidade verdadeira. A pessoas que só compram materiais em áudio, quando devem na verdade adquirir livros de poesias, e não somente CDs. Está na hora de haver um pouco de equilíbrio, de entender, de aceitar que poesias são recursos didáticos aos que tem chamadas para musica sacra, os escritores de literatura cristã, etc., citam trechos de poesias como ferramenta teológica doutrinaria para quem não sabia é algo novo, pois já tive oportunidade de ver vários livros, dezenas de livros com trechos de poesias, e outras obras teológicas com poesias inteiras, que enriquece o entendimento dos assuntos e ajudam na qualidade literária também.

A frase já diz: “Poesia Bíblica”, nada tem haver com as poesias profanas de certas literaturas seculares. Se há poesia secular, há poesias cristãs escrita por cristãos, presentes também nas letras de hinos evangélicos também. O reformador protestante Calvino escreveu poesias. Calvino foi profundo estudioso dos livros poéticos da bíblia, era apreciador da poesia, ele sabia bem que Davi foi o poeta mais prolifero da bíblia. As literaturas poéticas da bíblia alem de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos, têm versos inspirados em Êxodo, Deuteronômio, lamentações, os registros de poesias nesses livros, por inspiração divina do céu, elevam, confortam e exaltam o nome de Deus, santificam o homem, pois palavra de Deus cantada são poemas sacros. Poesia bíblica não é só o que está nos livros poéticos. Poesia bíblica vem a ser a soma de todos os versos cantados na bíblia, tanto no antigo testamento, como no novo testamento.
Percebemos que a própria bíblia contêm os livros chamados “poéticos” e então há também poetas cristãos que escrevem poesias com base na bíblia sagrada. Chamamos por Deus e muitas poesias continuam a serem utilizadas por meio dos compositores. Um compositor também é denominado de poeta. Os hinos no geral são poesias e também poemas. Existem os que escrevem hinos e são gravados pelos cantores, contem poesias, e existem os que escrevem poesias para serem publicadas em vários livros. E a casos que as poesias publicadas em livros com o tempo, certas poesias são musicalizadas, isso aconteceu muito no período, por exemplo, na musica barroca cristã. Também nos dias de hoje, poesias de livros são musicalizadas mediante uma autorização do poeta cristão, pois tem direitos autorais também nas poesias que escreveu, pois é um gênero literário específico que pode ser utilizado as poesias de modo criativo para gloria de Deus.

Comentei anteriormente a respeitos das composições, onde tive que separar por estilo literário, agora vou comentar a respeito das poesias.

Minhas primeiras poesias foram nos primeiros anos, elas são poesias métricas de varias estrofes, temas abordados escritos com profundeza de característica didática também totalizando dezenas poesias organizadas em livros, cada livro com 25 poesias, são diversos temas que comunicam também as doutrinas fundamentais do cristianismo, defendendo diretamente a bíblia que é nossa regra de fé, combatendo, por exemplo, a inversão de valores, da injustiça também. Como diz S.M. Horton “a poesia também foi dotada como meio de comunicação para se compartilhar as verdades espirituais”. A poesia comunica nos livros as verdades da fé cristã, quando são escritas pentecostais e por autores da reforma protestante conservadores, a poesia influenciou na doutrina no avivamento no inicio do século XX, conforme afirma a S.M. Horton discorrendo sobre a história do avivamento. Entre os poetas mais conhecidos achavam-se Alice Flow, Jona W. Folle. Já no inicio, havia poetas entre os pentecostais, as poesias foram editadas em jornais, revistas, livros, até mesmo em folhetos, assim as composições comunicam as doutrinas sendo cantadas nas igrejas, também na poesia, eram publicadas já no inicio do século XX. Os hinos cantados contem poesias, mas as poesias que me refiro aqui são poesias para serem lidas e editadas em livros, poesias estas que muitos escritores de livros cristãos citam em suas obras, principalmente na Europa e E.U.A., estes trechos de poesias citados nas literaturas de autores cristãos em vários séculos também no XX e XXI, enriquece também a obra de autores cristãos que citam pequenos trechos nos capítulos de seus livros, e outros porem citam poesias inteiras, pois estas comunicam verdades teológicas, verdades bíblicas.
Há pessoas que não gostam de livros de poesias cristã, em especial no Brasil, por isso é difícil de ver livros específicos de poesias editado por editoras. Mas é a falta de ter um conceito a respeito das poesias cristãs; assim como as composições gravadas comunicam as verdades bíblicas, as poesias também nos auxiliam na observação e conhecimento da palavra de Deus, pois certas poesias nos auxiliam a uma maior meditação para ler mais a respeito dos diversos assuntos, nos dão apetite na meditação da palavra de Deus principalmente quando estamos desmotivados á buscar mais conhecimento. As poesias cristãs podem de acordo com a bíblia formar opinião em vários assuntos da teologia bíblica, as poesias bíblicas têm características também apologéticas.
Os historiadores e biógrafos estão em concordância que Calvino experimentou escrever poesia, mesmo na reforma protestante no século XVI, já surgiu na reforma vários poetas, entre os reformadores. Calvino e Lutero foram os primeiros poetas cristãos que escreveram poesias evangélicas na comunicação das verdades cristãs não só nos hinos, mas também em poesias que também influenciaram na comunicação das doutrinas da reforma protestante do século XVI em diante. Através dos séculos na Europa até os dias de hoje. Como também os poetas pentecostais que surgiram no avivamento do século XX comunicaram as doutrinas pentecostais até os dias de hoje. Em todos os continentes sabemos no decorrer da história da igreja, em especial na reforma protestante e nos avivamentos a importância dos poetas cristãos em influencia os cristãos por meio das literaturas poéticas genuinamente bíblicas.
Se entendermos a importância dos hinos, também devemos valorizar as literaturas poéticas, comprar também livros de escritores poetas neste século também a muitos cristãos que estão ligados a poesia, e a poesia cristã esta liga aos hinos, hinos comunicam as verdades cristãs, as poesias também igual modo comunicam as verdades bíblicas, então se faz necessário lermos livros de poesias cristãs, pois aumentara a cultura cristã também existem poetas seculares, mas também poetas cristãos em nosso país. Embora pouco valor é dado a literatura poética cristã, mas existe poetas, acredito em um dia o conceito errado de quase não valorizar as poesias editadas, um dia no nosso Brasil entre os cristãos vai mudar a situação.
Este de certo modo, preconceito contra as poesias vai mudar, a nova geração vai absorver a literatura poética, pois o avivamento no século XXI vai mudar certos conceitos da pouca valorização da literatura poética, um dia vão acordar e compreender que o texto das poesias pode enriquecer sua cultura cristã, pois os hinos como a poesia são meios de ensinar também a palavra de Deus.
Anteriormente comentei a respeito das poesias que tenho escrito, quero voltar a dizer que as  poesias de nossa autoria não são em vão, assim como Lutero influenciou não só compositores, á tradição de hinologia evangélica, mas também os poetas, assim houve propósito em Calvino, Lutero de Deus de influenciar outros cristãos na comunicação por meio de poesias, assim também creio que o mesmo Senhor que agiu nos reformadores, que agiu nos poetas pentecostais. Deus tem um propósito. Todas as  poesias para a gloria de Deus. Amém!

       TODAS POESIAS TEM DIREITOS AUTORAIS

  SELEÇÃO DE POESIAS DO ESCRITOR MAURICIO B.

                     N.1      Poesia "Somos defendidos pelo Senhor

                                 Autor:Mauricio Berwald(11/10/2003)

                                             Poesia cristã

O Senhor é a nossa defesa
Quando o inimigo está de prontidão, pronto a nos atacar
O Senhor é castelo forte
Entra na batalha em prol dos seus filhos
Somos defendidos
O onipotente Senhor com seu poder
Por ele sempre somos defendidos
De muitos que nos atacam diariamente
Todos os dias constantemente
Somos defendidos pelo Senhor
Podemos prosseguir em nosso propósito
Continuando a trabalhar todos os dias na ceara
E vamos progredindo na presença do Senhor
Somos defendidos pelo Senhor
Pelo poder de Deus nós podemos resistir
Muitos laços e tentações que são elaborados
Pelo nosso adversário
Somos defendidos pelo Senhor
As nossas forças são finitas
Nós mesmos não conseguimos nos defender de ataques
Das forças das trevas
Mas nosso Senhor Jesus Cristo
Tem forças infinitas 
Somos defendidos pelo Senhor

A força do homem nada faz

Com certeza sozinhos perderemos a batalha
Consequentemente seremos frustrados
Ficaremos prostrados desencorajados
Sem poder mais a agir
Somos defendidos pelo Senhor
Quando confiamos no poder do alto
Então as coisas mudam
Revestidos das forças do alto
Com ânimo e alegria divina
Temos a certeza de que não estamos sós
Existe a defesa celestial
Somos defendidos pelo Senhor
Ele é a nossa fortaleza
Podemos nos abrigar nesse esconderijo
Os nossos inimigos não nos alcançaram
Todos os dardos, flechas e espadas que lançarem contra nós não irá nos atingir
Somos defendidos pelo Senhor
Temos certeza e confiança
Nada irá nos assustar
Estamos cheios do poder do alto
A paz é abundante
Estamos em paz vendo que o Senhor nos defende
Da fúria do inimigo
Somos defendidos pelo Senhor
Satanás com seus ataques mui malignos
Quer nos fazer pensar que não temos ninguém
Para nos defender
Lembremo-nos que temos Cristo, Ele é a nossa defesa
Somos defendidos pelo Senhor
O Senhor está pronto a qualquer momento
De modo a nos defender
Seja qual for os ataques do inimigo
Mesmo que venha rápido como um trovão nos atacar
Mas antes dele nos atacar
O Senhor já está de prontidão                       .

 

            N.2 Poesia"Vencendo tristezas e frustações" 

                            Autor :Mauricio Berwald            

 

Poesia cristã 

 

  Existem momentos em nossa vida                   

 Que passamos por muitas tristezas 

E muitas vezes não podemos

 Dizer o que estamos passando

 A determinadas pessoas

 Porque algumas são capazes

 De lançar mais espinhos 

 Nos momentos de tristezas e frustrações

 Até mesmo solidão

 Como é difícil achar alguém

 Que ofereça um ombro amigo

 Amigos não são aqueles

 Que nos atiram flores

 Os amigos verdadeiros

 São aqueles que nos ajudam

 A tirar os espinhos

 Existem momentos tão difíceis

 De muita angústia e tristeza

 Que nem mesmo conseguimos

 Desabafar com um amigo

 Então precisamos da ação divina

 Muitas vezes aflição e angústia

 Tendem nos levar ao extremo

 Demodo que sentimos que estamos

 Como um pingo d’água no meio do oceano 

 O aperto se torna tão grande

 Que vamos nos afogar no mar

 Devido a forte tempestade

 Pois não vemos mais

 Alguém aparecer

 Alguém para estender

 A mão amiga com compaixão

 A impressão nossa é que

 Não vamos conseguir prosseguir

 E que chegou ao fim

 Parentes se afastarem

 Até mesmo os amigos chegados

  Enfim, as cosias já não são

 Como nos dias passados

 Parece que vamos perecer no calabouço

 Por motivo das circunstâncias

 Que são adversas

 O possível se torna impossível

 O que estava claro

 Agora parece estar tudo obscuro

 A sua mente está cheia de confusão 

 Turbulado está seu coração

 A sua fé parece que acabou

 As situações contrárias

 Te causam indignação

 Te dão impressão que estão atados

 Os seus pés e mãos 

 Mas saiba que o amigo dos amigos

 O Seu nome é precioso Jesus Cristo

 Toca em sua vida e em seu coração

 O mal, a tribulação já apareceu

 Ele veio te socorrer o teu ser

 Agora tudo está claro

 Você pode ver mais longe

 Você pode saltar de alegria

 Você pode agora prosseguir

 As tristezas, angústias, a frustração

 Já desapareceram, 

 Ele lhe trouxe consolação 

 Ele estendeu a sua mão

 Você já está fortalecido

 Pode agora prosseguir a longa jornada

 Mesmo no deserto

 Você está protegido

 A presença Dele não vai te faltar

 Te sustentando diariamente

 Mesmo que o deserto seja grande

 Podemos prosseguir

 Pois a nuvem nos fará sombra de dia

 Quando chegar a noite

 A luz do Senhor

 Nos iluminará nas noites da vida 

 Se tiveres que passar

 Pelo vale da sombra da morte

 Sempre ao teu lado está o amigo fiel

 Quando os amigos se tornam inimigos

 Se tornando falsos

 E eles se distanciam de você

 E já não há um ombro amigo

 Mas saiba que não é o fim

 

Se andas chorando

 

Tem dias que as noites são frias

 

As lágrimas descem do seu rosto 

 

A alegria não brilha em tua vida

 Saiba que Jesus Cristo

 

É o fiel amigo

 

Que jamais vai nos decepcionar

 

O Senhor Jesus fala-nos a palavra exata

 

Ele nos toca com Sua mão

 

O Seu olhar é penetrante 

 

O Seu olhar penetra em nosso coração

 

A Sua companhia é cheia de consolo

 

No vale terrível

 

 

 

O amigo Jesus está ao lado

 

Agora você pode entender

 

Ele é um amigo mais chegado que um irmão 

 

 

 

 

 


N.3"Eles não se prostaram


                            Autor:Mauricio Berwald                             

 

 1.Fizeram uma estátua

 

De rei Nabucodonosor

 

Todos reuniram-se para adorar

 

Pregaram que todos deviam se prostrar

 

Diante da estátua de ouro

 

Quem não obedecesse

 

Certamente morreria

 

Seria lançado na mesma hora

 

Na fornalha de fogo ardente

 

 

 

2.Todos então se prostraram

 

E a adoraram

 

Mas ouve uma grande surpresa

 

O rei repensou que todos

 

Tinham se prostrado diante da imagem

 

Ouve uma grande surpresa para o rei

 

A notícia chegou ao rei

 

Que três jovens de coragem

 

Não se prostrou

 

E nem mesmo ligou para o decreto

 

 

 

3.O rei muito furioso

 

Tentou novamente que eles se prostrassem

 

Mas eles se mantiveram muito firmes

 

 

 

E não se prostraram

 

Foi um grande desafio

 

Para o maior líder

 

Naquele período histórico

 

Quando a música tocou

 

Eles continuaram em pé

 

Sadraque, Mesaque e Abedinego

 

Eles recusaram-se a adorar a imagem

 

Pois creram que o Senhor

 

Os livraria da situação

 

E não prestaram ao rei nenhuma adoração

 

 

 

4.O rei Nabucodonosor ficou frustrado

 

Por eles terem desobedecido a sua ordem

 

O rei não os conseguiram convencer

 

Que deveriam adorá-lo

 

Os três continuaram fiel

 

Mesmo sabendo que seriam

 

Lançado dentro da fornalha de fogo

 

Que era impossível alguém

 

Sobreviver após serem lançados

 

Com certeza o rei ficou perplexo

 

Com tamanha coragem

 

Os três tiveram de se negar,

 

Desobedecer as ordens do rei

 

Muitos admiraram

 

Os três que firmemente

 

Não prestaram adoração

 

Muitos acharam que havia chegado

 

O fim dos três

 

 

 

5.O rei achou que daria fim

 

Aos três e ficaria por isto mesmo

 

Amarraram eles

 

Muitas pessoas estavam vendo a coragem deles

 

Mas eles tranquilos

 

Tinham com eles que o Senhor Soberano os livrariam

 

 

 

6.Então lançaram-nos os três

 

Algo surpreendente e sobrenatural

 

Estava acontecendo

 

Todos viram os três vivos

 

Eles rapidamente  foram

 

Avisar Nabucodonosor

 

Então o rei olhou

 

E muito se maravilhou

 

Viu que os três estavam vivos

 

Viu que os três estão vivos

 

E ainda andavam no meio do fogo

 

 

 

 

 

7.Que nada aconteceu com eles

 

Ainda viu quatro homens

 

Que andavam passeando

 

No meio do fogo

 

Sem sofrer dano algum

 

Reconheceu o Soberano Senhor

 

Eles saíram do fogo ilesos

 

 

 

8.Somente o todo poderoso

 

Pode fazer coisas

 

Que estão além de nossos alcance

 

Os homens viram

 

Que há um Deus soberano

 

Que está acima de todos os deuses

 

Que existiam na Babilônia

 

A supremacia divino

 

Permanece pelos séculos dos séculos

 

Somente há um digno de adoração

 

É o Deus de Jacó, Isaque e Abraão

 

Poderosas são as maravilhas

 

Do único e soberano

 

Ele é o possante de Jacó

 

 

 

9.Nenhum presidente

 

Que qualquer parte do mundo

 

Por mais que se considere superior

 

Ou até mesmo seja de país muito rico

 

Há um superior a eles

 

O que governa o universo

 

Lembre-mo-nos que o Senhor

 

 

 

10.É o maior e soberano